Bahia,
 
Página Inicial
Perfil do Velame
Adicionar a Favoritos
RUA VIVA
 
Reportagens
Viva Voz
Cinema
 
 
 
 

Enviado por Da Redação - 14.8.2017 | 15h28m
#Câmara de Feira
Pablo Roberto é empossado na Câmara

Durante sessão ordinária, nesta segunda-feira (14), Pablo Roberto Gonçalves (PHS) foi empossado vereador da Câmara Municipal de Feira de Santana em virtude do falecimento do presidente da Casa, vereador Reinaldo Miranda- Ronny (PHS), na noite da última quinta-feira (10). Obedecendo ao Regimento Interno da Casa, Pablo Roberto, que estava à frente da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev) e era o primeiro suplente da coligação “Pra Frente Feira”, formada pelos partidos PTB, PRP, PV,PEN e PHS, assumiu a vaga fazendo juramento comprometendo-se a exercer com dignidade e dedicação o mandato popular que lhe foi confiado, observando as Constituições Federal, Estadual e a Lei Orgânica Municipal, bem como as Leis Nacionais e Municipais trabalhando para o engrandecimento e o bem geral do povo.
 
 
 
 

Enviado por Rafael Velame - 14.8.2017 | 10h36m
#Câmara de Feira
Câmara suspende os trabalhos legislativos

Câmara suspende os trabalhos legislativos
A primeira sessão da Câmara de Feira de Santana após a morte do presidente, Ronny, foi marcada pela falta de consenso sobre por quantas sessões os trabalhos legislativos deveriam ser suspensos. O vice-presidente Tom (PEN) defendeu que fosse votado um requerimento que suspenderia os trabalhos por três sessões, porém, o líder o governo, o vereador José Carneiro (DEM) conseguiu convencer os colegas governistas a suprimir para apenas uma sessão.  Em discurso, Tom afirmou que acataria, mas que considerava a medida pouco para a importância de Ronny. “Nós não deveríamos estar aqui trabalhando, quem morreu não foi qualquer um foi o presidente do pode legislativo”, disse. O vereador Isaias de Diogo (PSC) fez coro com Tom e acredita que suspender os trabalhos é a melhor forma de homenagem. “Gostaria que fosse 3 dias, 1 dia só é mesquinho”, afirmou. A vereadora Cíntia Machado (PSC) também considerou pouco, mas foi a única que não ficou só no discurso e votou contra. “Acho muito pouco uma sessão, votarei contra o requerimento porque o vereador Ronny merecia muito mais.”, reclamou. 
 
 

Enviado por Da Redação - 14.8.2017 | 6h37m
#Assembleia
Deputado defende distribuição gratuita de leite sem lactose

O deputado Eduardo Salles (PP) apresentou projeto de lei,  na Assembleia Legislativa, que dispõe sobre a distribuição gratuita de leite sem lactose para crianças lactentes, nas condições específicas de tolerância à lactose. O projeto determina que esta lei torna obrigatória a distribuição gratuita de leite sem lactose às crianças lactantes pela Rede Pública Estadual de Saúde. Na justificativa, ele explica que se entende por lactantes a criança de até dois anos de idade. O leite sem lactose será fornecido à criança que sofra de intolerância à lactose comprovada através de prescrição e atestado médico, fornecidos por um profissional do Sistema Único de Saúde (SUS). A solicitação será realizada pelos pais ou responsáveis da criança. Caberá ao órgão competente pela execução zelar para que o fornecimento do leite sem lactose ocorra de maneira ininterrupta e imediata. O consumo de leite comum por crianças portadoras dessa deficiência pode resultar em diversas alterações abdominais e, na maioria das vezes, diarreia, vômitos, perda de peso, podendo ocasionar até uma aguda desidratação. Ao ser constatado, os lactentes necessitam de uma readaptação alimentar composta por produtos livres de lactose. Um alimento indispensável na nova dieta é o leite, pois influencia em todo o desenvolvimento da criança devido ao seu alto valor nutricional.  A Constituição Federal de 1988, reforçado pela adesão e ratificação de Tratados internacionais, e que possui como um dos fatores determinantes e condicionantes a alimentação, cabe ao Poder Público assegurar condições para solucionar esse problema da população. Como se vê, a não observância dos preceitos constitucionais e legais deve ser combatida com rigor, sob pena da manutenção de um estado de risco demasiadamente alto para os cidadãos que necessitam da prestação gratuita dos serviços de saúde e alimentação.  “Assim, o presente projeto de lei é proposto a fim de atender a esses casos específicos de crianças em fase de lactação que possuem intolerância à lactose e sequer podem ser amamentadas. Para tanto, a condição de necessidade será constatada por um profissional do SUS, conforme regulamentação do Ministério da Saúde. Inclusive, preceitua a incumbência ao Estado de garantir que o fornecimento do leite sem lactose ocorra de maneira contínua e de modo imediato, sem que seja admitida qualquer espécie de escusa ou justificativa”, explica.
 
 

Enviado por Rafael Velame - 13.8.2017 | 21h42m
#Foguetinho
Vice-presidente quer adiar eleição da Câmara de Feira

Vice-presidente quer adiar eleição da Câmara de Feira

Os bastidores da escolha do novo presidente da Câmara de Feira de Santana estão agitados. Uma fonte revelou ao Blog do Velame que o atual vice-presidente, o vereador Tom (PEN), planeja apresentar nesta segunda-feira (14) um pedido de adiamento da eleição por 30 dias. A medida visa, segundo a fonte ouvida pelo blog, beneficiar o próprio Tom que assumiria a presidência por tempo suficiente pra se fortalecer na tentativa de substituir Ronny. Ele usaria a estrutura da presidência a seu favor para manter os benefícios de alguns, além de cooptar outros. Mas nem tudo vai ser tão simples: os vereadores que atuam em secretarias já ensaiam um retorno à Câmara para tentar dar novos tons a inesperada eleição. Aguardemos.

 
 

Enviado por Da Redação - 13.8.2017 | 21h41m
#Bahia
Rui lança programa esportivo e entrega ambulâncias

Nesta segunda-feira (14), às 9h30, em Lauro de Freitas, o governador Rui Costa participa do lançamento do Programa PELC Bahia - Esporte, Diversão e Lazer para Você. Durante o evento, haverá exibição de vídeo e anúncio da implantação de 100 núcleos do programa destinados a 78 municípios.  O PELC-Bahia tem o objetivo de oferecer a prática de atividades físicas, culturais e de lazer a 40 mil pessoas de todas as faixas etárias. O curso contempla atividades de alongamento, caminhada, ginástica; vôlei, handebol, basquete, futebol e futsal; karatê, judô, jiu-jitsu, hapkido, natação e canoagem; música, coral teatro, artesanato, filmes/fotografia, dança, capoeira, leitura infantil e brinquedoteca; recreação, dama e xadrez. Participarão do evento, que ocorre no Centro Panamericano de Judô, localizado na Praia de Ipitanga, cerca de 400 pessoas, entre coordenadores, agentes dos núcleos, prefeitos, secretários e diretores dos municípios que compõem o PELC Bahia.  Em seguida, já em Salvador, às 11h30, Rui entrega 22 ambulâncias para municípios baianos. A solenidade ocorrerá no estacionamento da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
 
 
 

Enviado por Rafael Velame - 12.8.2017 | 1h39m
#Foguetinho
Fora do Tom

Faltou sensibilidade e bom senso para um determinado vereador durante o enterro do presidente da Câmara de Feira, o vereador Ronny, vítima de uma parada cardíaca na última quinta-feira (10). Completamente fora do tom, o edil, que almeja a presidência do legislativo feirense, usou o delicado momento para abordar colegas em busca de apoio. A insensatez do vereador já seria motivo suficiente para que ele fosse automaticamente carta fora do baralho. Entretanto, comenta-se que as promessas feitas por ele eram bastante tentadoras, principalmente para os novatos.

 
 

Enviado por Rafael Velame - 11.8.2017 | 16h08m
#Luto
Rui Costa participa do velório de Ronny

Rui Costa participa do velório de Ronny
Foto: Blog do Velame

O governador Rui Costa (PT) esteve em Feira de Santana nesta sexta-feira (11), no velório do presidente da Câmara Municipal, Ronny (PHS), que faleceu na noite na quinta-feira (10). O governador, se solidarizou com a esposa e filhos do vereador e se disse surpreso com a notícia. Rui revelou ainda o teor do encontro que teve com Ronny há 15 dias no Palácio de Ondina. “Na última vez que ele esteve comigo no meu gabinete, acompanhado de sua esposa, ele sempre falava com muito carinho da Câmara de Feira e dos vereadores. Me parecia ser uma relação muito afetiva, e com muito carinho que ele tinha com os vereadores. Ele estava fazendo planos, falava em ser candidato a deputado federal, gostava de perguntar muito sobre os projetos que eu tinha para o futuro e sobre o planejamento do estado para Feira”, contou. 

 
 

Enviado por Da Redação - 11.8.2017 | 10h16m
#Luto
Prefeito decreta luto oficial de três dias pela morte de Ronny

O prefeito José Ronaldo está consternado com a morte do vereador Reinaldo Miranda Filho, mais conhecido no cenário político de Feira de Santana como Ronny. Presidente da Câmara Municipal, ele morreu vítima de uma parada cardíaca, na noite desta quinta-feira, 10. O Município decreta hoje luto oficial de três dias. Vereador de três mandatos, com mais de 8 mil votos obtidos na última eleição para a Câmara, Ronny era um político promissor, diz o prefeito. "Teria uma longa e certamente vitoriosa trajetória, como já vinha cumprindo. É profundamente lamentável que se vá, assim de forma tão precoce", analisa o prefeito. Ronaldo e Ronny eram aliados políticos desde o início da carreira do vereador, ainda quando ocupava cargos de comando em equipamentos da área de saúde do município. "Como companheiro de jornadas políticas, demonstrava enorme disposição para o trabalho e era muito inteligente. Tanto que galgou rapidamente um elevado patamar na política regional". Como vereador e presidente da Câmara, Ronny "sempre foi muito correto, defendendo com muita determinação o interesse público", avalia o prefeito. "É uma peça que fará enorme falta para muita gente. Muito querido pela família e pelos amigos. Peço a Deus que conforte a todos eles neste momento profundamente triste para todos nós que convivíamos com ele". José Ronaldo cumpre hoje apenas as reuniões que estavam previstas em sua agenda. Suspendeu uma viagem a Vitória da Conquista, onde participaria de solenidade de entrega do título de cidadão conquistense ao seu correligionário prefeito de Salvador, ACM Neto.
 
 

Enviado por Rafael Velame - 11.8.2017 | 0h08m
#Câmara de Feira
Câmara terá cinco dias para escolher substituto de Ronny

Câmara terá cinco dias para escolher substituto de Ronny
A Câmara de Vereadores de Feira de Santana terá o prazo de cinco dias para realizar uma nova eleição para presidente do legislativo. Conforme o regimento interno, o prazo passa a valer após o vice-presidente, o vereador Tom (DEM), declarar vacância na mesa diretiva, o que ocorrerá por conta da morte do presidente, Ronny (PHS). A eleição será exclusivamente para o cargo vago, permanecendo  todos os demais membros da mesa. Nenhum vereador ainda pleiteou o cargo, mas ao passar do luto, a disputa pela presidência deverá ser bastante acirrada. Na vaga de vereador, assumirá o primeiro suplente, Pablo Roberto (PHS). Entretanto como Pablo é atual secretário de Prevenção à Violência, a segunda suplente, Neinha (PHS) deve assumir temporariamente a vaga deixada por Ronny.  
 
 

Enviado por Rafael Velame - 10.8.2017 | 22h26m
#Luto
Ronny: de gerente da Policlínica a presidente da Câmara

Ronny: de gerente da Policlínica a presidente da Câmara
O atual presidente da Câmara de Feira, Ronny (PHS), encontrado morto, nesta quinta-feira (10), em sua residência, começou na vida pública em 2002 na gerência administrativa no Centro de Saúde Especializada (CSE) no setor CTA e se destacou na gerência da Policlínica, do bairro Parque Ipê, seu principal reduto eleitoral. Fracassou na sua primeira tentativa como candidato a vereador em 2004, mas chegou à Câmara em 2008 de onde não saiu mais. Na última eleição, em 2016, ele foi o vereador mais votado, obtendo expressivos 8.213 votos. Estava no seu segundo mandato como presidente do legislativo e já havia anunciado que tentaria chegar à Câmara Federal em 2018. Ronny faria 43 anos no dia 17 de outubro, era casado e deixa um casal de filhos. Em seu Facebook, o edil fez uma postagem 3 horas antes de ser declarado morto onde dizia: “Mais um dia chegando ao final e Deus sempre no comando! Boa noite meus amigos”. 
 
 
 

Enviado por Rafael Velame - 10.8.2017 | 22h19m
#Luto
Deputados lamentam a morte de Ronny

O deputado federal Fernando Torres (PSD) e os deputados estaduais Angelo Almeida (PSB) e Carlos Geilson (PSDB) lamentaram a morte do presidente da Câmara de Vereadores de Feira de Santana, Reinaldo Miranda Vieira Filho. Ronny, como era conhecido, morreu na noite desta quinta-feira (10), aos 42 anos de idade. O vereador estava exercendo seu terceiro mandato, deixa mulher e filhos.  "A política feirense perde um de seus representantes. Minha solidariedade à toda família do vereador Ronny", disse Torres. "Lamento profundamente a morte do ex-colega e atual presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador Reinaldo Miranda. Que Deus fortaleça a fé da família e abençoe a todos", declarou Angelo em seu Facebook. Amigo do edil, o deputado estadual Carlos Geilson lamentou a perda através de moção que vai ser apresentada na Assembleia Legislativa. “Lamento profundamente a morte do vereador Ronny Miranda. Na verdade, eu perco um amigo. Participei ativamente da sua primeira eleição, acompanhando os seus eventos de campanha, onde pude conhecer melhor o político que, com certeza, chegaria mais adiante tal o seu talento para a vida pública. Mas essa carreira com futuro brilhante foi interrompida precocemente, o que abala o mundo político feirense... A política perde um homem público que já tinha conquistado projeção em nível estadual. Pedimos a Deus o consolo necessário para todos neste momento de profunda dor, principalmente para sua mulher, Luciane, e seus filhos Vitória e Vítor”, declara Geilson.
 
 

Enviado por Rafael Velame - 10.8.2017 | 19h08m
#Câmara de Feira
Vereador Ronny é encontrado morto em casa

Vereador Ronny é encontrado morto em casa

Foi encontrado morto nesta quinta-feira (10), o presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador Ronny (PHS). De acordo informações do SAMU, uma equipe foi acionada para um atendimento na residência do vereador onde o mesmo teria sido vitima de uma parada cardíaca. Após diversas tentativas de reanima-lo a equipe declarou o óbito.     O corpo foi removido para o necrotério do Hospital Geral Cleriston Andrade. Ronny já havia sido vítima de, aos menos, duas internações com problemas de saúde último ano. 

 
 

Enviado por Agência Senado - 10.8.2017 | 9h40m
#Brasília
Projeto destina 2% da arrecadação das loterias federais à segurança pública dos estados

 Projeto destina 2% da arrecadação das loterias federais à segurança pública dos estados
Os fundos de segurança pública dos estados e do Distrito Federal poderão contar com 2% da arrecadação bruta mensal das loterias federais. É o que prevê o Projeto de Lei do Senado (PLS) 248/2017, que aguarda o recebimento de emendas na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Apresentado pelo senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), o projeto estabelece que o percentual de 2% será deduzido dos valores destinados aos prêmios brutos das loterias. Os recursos serão rateados entre os fundos instituídos até o último dia do segundo mês anterior ao da apuração, na proporção dos respectivos coeficientes de participação individual no Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE). Os recursos deverão ser repassados diretamente aos fundos até o quinto dia útil de cada mês. “A destinação desses recursos adicionais para os fundos de segurança pública tem o objetivo de contribuir, em parte, para o fortalecimento da capacidade gerencial dos estados e do Distrito Federal para gerir as ações relacionadas à segurança pública sob sua responsabilidade. Reconhecemos que o volume de recursos ainda é muito baixo diante da necessidade dos estados e do Distrito Federal, mas é uma forma de contribuir para a solução do problema”, explica Caiado na justificativa do projeto. Considerando a arrecadação do exercício de 2016 (R$ 12,85 bilhões) e que todas as unidades da Federação já tenham instituídos seus fundos de segurança pública, uma destinação de 2% resultaria, no exercício, em R$ 257 milhões, a serem divididos entre todos os estados e o Distrito Federal, observa Caiado na justificativa da proposta.
 
 

Enviado por Agência Câmara - 10.8.2017 | 9h20m
#Brasília
Comissão da reforma política aprova "distritão" para eleições de 2018 e 2020

A comissão especial que analisa proposta sobre as regras para as eleições (PEC 77/03) aprovou o chamado “distritão” para as eleições de 2018 e 2020. Por esse sistema, serão eleitos os candidatos mais votados para o Legislativo, sem levar em conta os votos recebidos pelo conjunto dos candidatos do partido, como é o sistema proporcional adotado hoje. A mudança foi aprovada por 17 votos a 15, em destaque do PMDB, com apoio das bancadas do DEM, do PSDB, do PSD e do PP. A ideia é que o voto majoritário ou “distritão” seja um modelo de transição ao distrital misto, que valeria a partir de 2022. “Nós precisamos de um tempo para montar a distribuição dos distritos no Brasil. E o distritão caminha para esse novo sistema, quebrando com o sistema proporcional que gerou um desgaste enorme até hoje”, disse o deputado Celso Pansera (PMDB-RJ). O deputado Marcus Pestana (PSDB-MG) considera a mudança de modelo na votação para o Legislativo essencial. “O modelo atual está esgotado. Não dá pra fingir que está tudo bem e continuar com o sistema atual, vamos de distritão na transição para um sistema misto mais elaborado e transparente a partir de 2022”, afirmou. A deputada Laura Carneiro (PMDB-RJ) considera o modelo atual confuso para o eleitor. “O eleitor só vai entender um sistema em que seja eleito o candidato mais votado”, disse. A deputada Maria do Rosário (PT-RS) considerou o distritão “um modelo elitista, no qual prepondera a presença individual, quando o Parlamento é, por natureza, coletivo na sua atribuição”. O líder da Rede, deputado Alessandro Molon (RJ), argumentou ainda que nada impede que a transição seja o modelo proporcional. “Não é verdade que adotar o distritão seja uma transição, o maior risco é que se torne permanente com a eleição de um congresso em 2018 completamente diferente do atual e que dificilmente vai regulamentar o distrital misto”, alertou. A deputada Luiza Erundina (Psol-SP) criticou o fato de o distritão não ter sido discutido pela comissão nos últimos oito meses. “Surgiu numa articulação clandestina e vai excluir mulheres, índios e negros da política”, disse.
 
 

Enviado por Da Redação - 9.8.2017 | 16h43m
#Política
Otto e Lídice dizem que governo federal persegue a Bahia

O senador Otto Alencar (PSD-BA) classificou de perseguição odiosa a não assinatura pelo governo federal de um empréstimo de R$ 600 milhões ao Estado da Bahia para investimentos em educação, saúde e infraestrutura pública. Na tribuna do Senado, nesta terça-feira (8/8), ele disse que parlamentares baianos vão marchar até o Palácio do Planalto e cobrar do presidente Michel Temer a liberação dos recursos pelo Banco do Brasil. “Não vai ficar assim. Vamos tomar providências. Vamos marchar ao Palácio do Planalto e perguntar ao presidente se ele vai cumprir com a palavra e com o povo da Bahia”, afirmou. O empréstimo, disse Otto Alencar, não é um favor. É um direito do Estado da Bahia que está organizado do ponto de vista fiscal. “O empréstimo não é bonificação como o concedido pelo governo Temer a estados endividados, caso do Rio de Janeiro”, salientou. Segundo o senador, o governo federal havia se comprometido a liberar o empréstimo exatamente pela capacidade fiscal do Estado da Bahia. No entanto, Otto Alencar afirmou que ouviu na semana passada do próprio presidente Temer, ao questioná-lo sobre a autorização do empréstimo, que a liberação não seria dada por causa da pressão de parlamentares e lideranças do DEM. Retaliação - Em aparte, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA), disse que os atores deste triste episódio deveriam ser destituídos de representar a Bahia, pois não estão fazendo mal ao Governo do Estado, mas ao povo baiano. “Esse DNA da retaliação e perseguição eu conheço de perto. Quero lembrar que votamos aqui a favor do empréstimo solicitado pelo prefeito ACM Neto, pois era um benefício para Salvador, mas nós como representantes da Bahia, temos o dever de denunciar essa situação de sabotagem aos baianos. Não vamos descansar um só dia, na permanente denúncia dessa situação, enquanto não houver a reversão desse quadro. É uma posição contra o povo baiano”, resumiu Lídice.
 
 
 
 


 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
2017
Ago | Jul | Jun | Mai | Abr |
Mar | Fev | Jan |
 
2016
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2015
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2014
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2013
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2012
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2011
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2010
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2009
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2008
Dez | Nov |
 
 
 
A Tarde
Abordagem Policial
Acorda Cidade
Agora na Bahia
Agravo
Bahia Já
Bahia Notícias
Bahia.ba
Barbarella Moderna
Bebi Esse
Bicho do Tomba
Blog Daniele Barreto
Blog de Mário Kertész
Blog do Gusmão
Blog do Jair Onofre
Blog do Kuelho
Bocão News
Bom dia Feira
Calila Notícias
Carlos Geilson
Central de Polícia
Cláudio Humberto
Congresso em Foco
Correio da Bahia
Correio Feirense
Edson Borges
Eduardo Leite
Em Busca do Sim
Feirenses
Fernando Torres
Folha do Estado
Generación Y
Improbabilidade Infinita
Jeitosa
Josias de Souza
Klube do Rafa
Luiz Felipe Pondé
Observatório da Blogosfera
Opinião e Política
Pimenta na Muqueca
Polícia é Viola
Política Livre
Por Escrito
Por Simas
Reginaldo Tracajá
Reinaldo Azevedo
Ricardo Noblat
Segurança em Foco
Sid Caricaturas
Tabuleiro da Maria
Tribuna da Bahia
Tribuna Feirense
TV Geral
Valter Vieira
Viva Feira
Vladimir Aras
   
 
 
 
Perfil   Arquivo   Contato   Anuncie   Webmail
Assine o RSS
  Copyright © 2017 Blog do Velame. All rights reserved. by Tacitus Tecnologia  
Página Inicial