Bahia,
 
Página Inicial
Perfil do Velame
Adicionar a Favoritos
OUTUBRO ROSA
 
Reportagens
Viva Voz
Cinema
 
 
 
 

Enviado por Da Redação - 6.10.2017 | 6h49m
#Política
Fórum trará nomes nacionais para debate político em Feira

Fórum trará nomes nacionais para debate político em Feira
Debater Política e a importância da participação do cidadão no processo democrático. Esse é um dos objetivos do II Fórum de Conscientização Política que será realizado em Feira de Santana, no próximo dia 28 de outubro. O evento, que é aberto ao público, em especial para estudantes secundaristas e universitários, acontecerá no Teatro Maestro Miro a partir das 08:00h. O Fórum está em sua segunda edição e terá uma programação ampla com convidados locais e também de outros estados. O Procurador da República e chefe da área de cooperação internacional das investigações da Operação Lava Jato, Dr. Vladimir Aras, é um dos palestrantes, bem como o Secretário de Saúde da cidade de São Paulo, o professor Wilson Pollara, que ministrará o tema “Do INSS ao SUS, passado presente e futuro”. Também participará o deputado estadual e líder do governo na Assembleia, José Neto, que abordará o tema “Crescer para promover a inclusão social ou incluir para crescer?”. O vereador da capital paulista e fundador do Movimento Brasil Livre, Fernando Holiday, versará sobre o questionamento “Há espaço para o jovem na Política?”. O geólogo e ex-presidente do Psol, Marcos Mendes, o jornalista Glauco Wanderley e o médico e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana, Cesar Oliveira, também fazem parte do fórum que contará com 15 debatedores. “A ideia é promover uma discussão política consciente, apartidária e sem paixão de ideologias, com políticos, lideranças, gestores públicos, jornalistas, professores que são, antes de mais nada, cidadãos. Acredito que o fórum será extremante produtivo e que vai gerar debates ricos, importantes para a conscientização política fundamental nesse momento de crise moral e ética que atravessa o nosso país”, afirma Eduardo Leite, coordenador da iniciativa. Os interessados em participar podem adquirir o ingressos na Central Mix do Boulevard Shopping, ou através do site sympla.com. Os participantes terão direito a certificado e estudantes pagam meia entrada. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (75) 99841-1414.
 
 

Enviado por Da Redação - 5.10.2017 | 20h50m
#Cultura
Sexta tem Fervura Feira Noise com Far From Alaska

Nesta sexta-feira (6), às 20 horas, no espaço Offsina Music Lounge, em Feira de Santana, será realizado o segundo Fervura Feira Noise de 2017, último evento de aquecimento para festival Feira Noise, um dos mais importantes da Bahia, agendado para novembro. Entre as atrações, está a FarFrom Alaska (RN), banda de stoner rock de grande destaque nacional e internacional que acaba de lançar "Unlikely" — segundo álbum do grupo e um dos mais esperados do ano, gravado e produzido nos Estados Unidos. Além da Far From Alaska, que já havia cativado o público feirense em sua passagem memorável pelo Feira Noise 2015, se apresentarão as bandas baianas Astralplane e Iorigun, também teremos o show de estreia da banda Sofie Jell. A Astralplane é uma banda de rock psicodélico de Salvador que tem conquistado destaque nacional com "Rendevout", álbum de estreia do grupo — indicado, entre outros veículos, pela Rolling Stone Brasil. Será a primeira passagem do quarteto por Feira de Santana. A Iorigun é uma nova aposta feirense que faz dream pop influenciado por The Drums, Beach Fossils e DIIV. Com um single — "Downtown" — e três shows, sendo um deles em Salvador, a banda já é apontada como um nome muito relevante e promissor na cidade. Sofie Jell é a nova banda de Lucas Laudano, ex-That River, e tem influências do grunge e de sonoridades noventistas. Com o primeiro single previsto para setembro, a banda promete lançar seu primeiro EP ainda em 2017.
 
 

Enviado por Da Redação - 5.10.2017 | 16h09m
#Brasília
Lídice quer políticas públicas consistentes para o Velho Chico

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) defendeu, nesta quarta-feira (4), que o Governo Federal adote políticas públicas consistentes para a revitalização do Rio São Francisco. A parlamentar baiana é autora de projeto de lei do Senado que prevê a inclusão de princípios, objetivos e ações prioritárias para revitalizar a bacia, por meio de ações coordenadas. Segundo ela, a adoção de tais medidas garantirá que os recursos arrecadados pela cobrança da água do rio São Francisco sejam aplicados prioritariamente na recuperação de áreas degradadas e que sejam criadas ou ampliadas unidades de conservação naquela bacia. “Não é de hoje que venho falando sobre a seca que assola o semiárido brasileiro, sobre a falta de água que afeta os nordestinos e a importância de se garantir recursos para o programa de revitalização do Rio São Francisco, tema, aliás, de Projeto de Lei de minha autoria, o PLS 86/2015, que transforma o programa de revitalização da bacia do Rio São Francisco em norma permanente, para garantir sua continuidade”. A barragem do Sobradinho registra a menor vazão desde 1970, com apenas 8,69% do volume útil total. “Recentemente, em audiência realizada pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) deste Senado, cobrei do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, que sejam garantidos recursos para o programa de revitalização do Rio São Francisco. Também questionei o ministro se as iniciativas voltadas ao Velho Chico são mesmo prioridade do governo e alertei que a União precisa garantir os investimentos previstos no programa de revitalização, que contemplam cerca de R$ 7 bilhões até 2026”, concluiu.
 
 

Enviado por Da Redação - 4.10.2017 | 9h30m
#Assembleia
Deputado denuncia chantagens contra prefeitos da base do governador Rui Costa

O deputado estadual Alex Lima (Podemos) usou a tribuna nesta terça-feira (03) para denunciar casos de chantagens feitos por Democratas e partidos aliados aos prefeitos e lideranças do interior da Bahia, que se recusam a deixar a base do governador Rui Costa (PT). “A conversa do Democratas e seus aliados é que os trabalhos serão dificultados para aqueles que estão na base do governador. Inclusive, tivemos casos em que Sílvio Pinheiro, amigo pessoal do ACM Neto, afirmou a um prefeito que ‘se não rompesse com o governador não iria liberar nada do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação’. Não podemos permitir este tipo de manobras. Fazer política na base de ameaças é uma crueldade com a democracia e com os baianos”, disse o deputado. Alex Lima ainda aproveitou o tempo de pronunciamento para ressaltar semelhanças entre a atuação política do prefeito de Salvador e o avô Antônio Carlos Magalhães. “Vivemos situações semelhantes no passado. Quando ele (ACM Neto) faz chantagem e atua contra a Bahia, como no caso do veto ao empréstimo do Banco do Brasil, termina seguindo o mesmo caminho do avô. A diferença é que os tempos são outros e a Bahia já não aceita mais truculência e arrogância. A resposta virá das urnas”, disse. “Ainda faço questão de ressaltar que não adianta chantagear minhas lideranças, pois quem me trouxe para esta Casa Legislativa foi o povo da Bahia e somente o povo poderá decidir se serei novamente reconduzindo ou não”, completou.
 
 
 

Enviado por Da Redação - 4.10.2017 | 9h30m
#Assembleia
Geilson diz que falta comando na Segurança Pública da Bahia

“O avanço da criminalidade na Bahia ocorre em todas as áreas. Cresce o número de homicídios, aumenta o número de ataques a bancos, multiplicam-se os roubos de carros e os assaltos em ônibus”. Quem traz essa afirmação é o deputado estadual Carlos Geilson (PSDB). De acordo com ele, em setembro ocorreram na capital baiana e nos municípios de sua Região Metropolitana nada menos que 392 roubos e furtos de veículos. Uma média de 13 por dia. Em setembro de 2016 foram registrados 82 furtos e roubos de veículos. Em setembro deste ano, foram 392. Ou seja, 310 casos a mais. O número é quase cinco vezes mais que o registrado no mesmo mês do ano passado. “E aqui vêm os deputados governistas dizerem que nunca antes na história da Bahia se investiu tanto em segurança. Dizem eles que o governo contratou mais policiais, que gastou mais dinheiro com a segurança. Ora, se há mais policiais e a criminalidade avança é porque os recursos humanos estão sendo mal administrados. Em síntese, falta comando”, protestou Geilson. Geilson ainda disse que se mais recursos são aplicados na segurança e o crime toma conta da Bahia, então é porque o dinheiro está sendo mal aplicado. “Ou seja, falta gestão. Triste Bahia, diria o celebrado poeta Gregório de Matos. Triste Bahia, onde falta gestão pública e sobra insegurança. Triste Bahia, onde falta governo e a criminalidade campeia”, frisou o deputado.
 
 

Enviado por Da Redação - 3.10.2017 | 16h50m
#Câmara de Feira
Aprovado projeto institui multas para quem pratica trote contra o Samu

Aprovado projeto institui multas para quem pratica trote contra o Samu
O Projeto de Lei de nº 156/2017, de autoria do vereador Gilmar Amorim (PSDC), que dispõe sobre a imputação de multas aos praticantes de trotes  contra o Serviço Móvel de Urgência (Samu), foi aprovado, em segunda discussão e por unanimidade dos presentes, nesta terça-feira (03), na Câmara Municipal de Feira de Santana. De acordo com a proposição, ficam passíveis de multa os proprietários de linhas telefônicas cujos aparelhos sejam utilizados para a prática de trotes contra o Samu.  “Identificado o número de telefone do infrator, este será encaminhado pelo Samu através de um relatório às respectivas empresas telefônicas, para que as mesmas forneçam os nomes dos responsáveis, por esta prática tão prejudicial a nossa sociedade”, diz a matéria.  As ligações originadas de telefones públicos serão anotadas em separado para futuro levantamento de incidência geográfica e posterior identificação pelo órgão competente.  Identificado os responsáveis, os relatórios serão enviados ao órgão competente municipal, que adotará as medidas cabíveis, inclusive a lavratura de auto de Infração.  A multa prevista desta Lei será no valor de um salário mínimo vigente por cada trote realizado, duplicando-se tal valor em caso de reincidência.  Fica a cargo do Poder Executivo regulamentar a presente Lei no que couber. 
 
 

Enviado por Da Redação - 3.10.2017 | 16h48m
#Assembleia
Angelo Almeida vai integrar Comissão para Erradicação do Trabalho Escravo

O deputado estadual Angelo Almeida (PSB) vai integrar a Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae/BA). Entre outras ações, a Coetrae é responsável por avaliar e monitorar as ações, programas, projetos e planos de prevenção ao enfrentamento do trabalho escravo contemporâneo na Bahia. Angelo Almeida e o também deputado estadual Marcelino Galo representarão a Assembleia Legislativa na Comissão. No Brasil, estima-se que cerca de 150 mil pessoas são submetidas ao trabalho escravo. Entre os anos de 1995 e 2015, 49.816 pessoas que viviam em regime de trabalho forçado foram libertadas no país. “Essa é uma realidade não só inconcebível, mas revoltante. Para mim, é mais do que uma missão, é um dever poder contribuir com uma luta legítima que deve ser de todos os baianos e brasileiros”, afirmou o deputado. Com o passar dos anos a prática da escravidão sofreu mudanças e assumiu novas formas. Hoje, a escravidão contemporânea é caracterizada pelo trabalho forçado, jornada exaustiva, servidão por dívida, condições degradantes, além de vigilância ostensiva no local de trabalho, inclusive armada. A próxima reunião da Coetrae está agendada para o dia 10 de outubro, na Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social. Diversas entidades como Organização Internacional do Trabalho, Defensoria Pública da União, Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho e Universidade Federal da Bahia (UFBA) também participam da Comissão.
 
 

Enviado por Da Redação - 3.10.2017 | 15h55m
#Câmara de Feira
Viaduto terá nome do ex-presidente da Câmara

Viaduto terá nome do ex-presidente da Câmara
A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou, em segunda discussão e por unanimidade dos presentes, o Projeto de Lei de nº 160/2017, de autoria de vários vereadores, que determina que o viaduto que liga a avenida Nóide Cerqueira à  BR-324 passe a ser denominado Reinaldo Miranda Vieira Filho.  As despesas decorrentes da aplicação desta Lei correrão por conta de verba existente no orçamento vigente. 
 
 

Enviado por Da Redação - 3.10.2017 | 9h06m
#Assembleia
“O Governo Rui Costa é para proteger bandidos”, diz deputado

Em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) o deputado estadual Targino Machado (PPS) condenou a atitude do governador Rui costa em nomear a ex-prefeita de Barreiras, Jusmary Oliveira, para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) em substituição ao deputado Fernando Torres. Targino lembrou que Jusmary foi condenada por desvio de dinheiro entre os anos de 2009 a 2012, sendo que essa nomeação é para beneficiar a ex-prefeita com foro privilegiado. “Para assumir um cargo público, necessário se faz um currículo compatível com o cargo a ser assumido. No governo Rui Costa essa regra não vale. Para assumir cargo no Governo da Bahia é necessário ficha corrida, prontuário criminal. Como Rui Costa não gosta de Feira de Santana, exonerou o único Secretário de Estado representante de Feira, deputado Fernando Torres e nomeou, para seu lugar, a senhora Jusmary Oliveira, dona de vasta ficha corrida. São 34 ações, 10 na Justiça Federal e 24 na Justiça Estadual. Além disso, foi condenada por fraudes em licitação para compra de remédios, de materiais hospitalares, odontológicos e de laboratório. Foi condenada a três anos de prisão e teve a pena substituída por prestação de serviços à comunidade. Será que a prestação de serviço é como secretária de Desenvolvimento Urbano? A Secretaria se presta a isso agora, ter como chefe uma condenada pela justiça? Essa política, Jusmary Oliveira, condenada por desvio de dinheiro da prefeitura de Barreiras foi nomeada secretária pelo governador Rui Costa para dar a ela o tal do foro privilegiado, para dificultar o prosseguimento das ações contra ela. O governo Rui Costa é um governo que protege bandidos. Roube e procure emprego com Rui Costa que você vai achar para lhe proteger com foro privilegiado”, concluiu.
 
 

Enviado por Rafael Velame - 2.10.2017 | 10h40m
#Foguetinho
Padre, pastor ou vereador?

Padre, pastor ou vereador?
Alguns vereadores de Feira de Santana precisam aprender a separar política de religião. Assim como nas igrejas não deve se tratar de política, no plenário da Câmara também é de bom senso evitar discutir sobre religião. O projeto de lei que propõe a leitura bíblica nas escolas públicas e privadas de Feira de Santana é uma perda de tempo, é uma imposição abusiva aos professores e alunos.  Vereador não foi eleito para ser padre, nem pastor. A Câmara é o lugar onde se deve assegurar direitos aos cidadãos e não de tirar. Amém? 
 
 
 

Enviado por Rafael Velame - 2.10.2017 | 10h26m
#Câmara de Feira
Vereador chora e grita enrolado na bandeira do Brasil

Vereador chora e grita enrolado na bandeira do Brasil
O vereador Edvaldo Lima deu um verdadeiro show na sessão, nesta segunda-feira (02), na Câmara de Feira de Santana. Enrolado na bandeira do Brasil e com direito a chororô, o edil gritou pedindo a prisão do artista nu que foi tocado por uma criança durante exposição no MAM em São Paulo. “Eu amo minha pátria”, disse questionando onde estaria a “ordem” que junto com “progresso” são o lema nacional da República Federativa do Brasil. Edvaldo informou também que apresentou uma moção de repúdio ao Museu de Arte Moderna de São Paulo. 
 
 

Enviado por Agência Senado - 2.10.2017 | 9h27m
#Brasília
Condutor de ambulância pode ter profissão regulamentada

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado pode votar na quarta-feira (4) o relatório do senador Paulo Paim (PT-RS) favorável à regulamentação da atividade de condutor de ambulância (PLC 82/2017). Pelo texto, o profissional que exercer a atividade deverá ter mais de 21 anos de idade, ter diploma pelo menos de ensino médio e ser habilitado para condução de veículos na categoria D (veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a 8 lugares, excluído o motorista) ou E (para combinação de veículos, cuja unidade articulada tenha 6 mil kg ou mais de peso total). O condutor também deve demonstrar ter recebido treinamento especializado e reciclagem em cursos específicos a cada cinco anos, conforme estabelecido no Código de Trânsito Brasileiro. Em caso de aprovação, a matéria seguirá para análise do Plenário do Senado.
 
 
 

Enviado por Da Redação - 30.9.2017 | 6h01m
#Cultura
A festa do teatro infantil brasileiro vai começar em Feira de Santana

A 10ª edição do Fenatifs – Festival Nacional do Teatro Infantil de Feira de Santana começa neste final de semana, prosseguindo até o dia 12, em Feira de Santana e outras cidades da região, com a realização de mais de 60 apresentações de grupos de nove estados do país. Este ano o Fenatifs faz reverência ao circo, e ao palhaço, como partes integrantes do teatro. Reunindo grandes figuras de renome nacional que trabalham com essa linguagem. Fortalecendo o intuito do festival em valorizar, e reconhecer, a importância da arte circense para a cultura, sem perder o seu fundamento em ser plural, o festival reúne ainda outras grandes atrações de diferentes linguagens artísticas. Além dos espetáculos, teremos quase 30 atividades paralelas, entre debates, oficinas, shows, filmes e rodas de bate-papo. As ações do Fenatifs deste ano serão promovidas em 21 espaços de Feira de Santana e região (teatros, praças, escolas, centros culturais), com a expectativa de atender a mais de 15.000 pessoas.  
 
 
 

Enviado por Da Redação - 29.9.2017 | 20h00m
#Câmara de Feira
Presidente da Câmara se reúne com empresários feirenses

O presidente do Poder Legislativo feirense, vereador José Carneiro Rocha (PSDB), juntamente com os vereadores Roberto Tourinho (PV) e Cadmiel Pereira (PSC) e mais o procurador e ouvidor da Casa, Ícaro Ivvin e Humberto Cedraz, respectivamente, recebeu na manhã desta sexta-feira (29) uma comitiva de empresários para tratarem sobre leis inconstitucionais criadas pela Câmara de Feira de Santana. A reunião aconteceu na sala da Presidência da Casa. A comitiva foi composta por Edson Nogueira, representando a FIEB; Mauro Freitas, representando a ACEFS; Marcos Régis, representando o SIMAGRAN, Luiz Neto, representando o SINDIPLASF;  João Baptista, representando o SIPACEB0- CIFS e André Régis, representando o CIFS. Os empresários argumentaram que a Casa vem criando leis inconstitucionais, que afetam de forma direta muitos setores e apresentaram maior preocupação em relação ao Projeto de Lei nº 76/2017, de autoria da vereadora Cíntia Machado (PMB), que dispõe sobre a contratação de bombeiro civil e manutenção de unidade de combate a incêndio e primeiros socorros, composta por bombeiro civil, em estabelecimentos privados.   Após apresentarem a preocupação, a comitiva solicitou a interseção do presidente da Casa em relação ao Pl e se colocou à disposição da Câmara no sentido de contribuir com o crescimento da cidade. “Queremos sempre manter o diálogo com a Casa. Esse contato é importante para nós também e nosso anseio é contribuir para o crescimento da cidade, mas estamos atentos às leis que, de alguma forma, prejudicam os setores aqui representados”, pontuou o empresário Marcos Régis. Após ouvir atentamente as ponderações dos empresários, o presidente da Casa pontuou que na qualidade de presidente não pode deixar de promulgar as Leis e sugeriu a realização de audiência pública para debater o assunto e discutir com os colegas a possibilidade de revogação da Lei. O procurador da Câmara ressaltou que a Lei supracitada não é inconstitucional, mas fortaleceu a importância de uma audiência pública. “Seria também interessante propor um novo projeto ou a revogação desta Lei. O importante é gerar segurança no âmbito municipal”, afirmou.
 
 

Enviado por Da Redação - 28.9.2017 | 7h42m
#Assembleia
Geilson diz que descaso do governo fez do aeroporto de Salvador o pior do país

A desclassificação de Salvador na disputa pelo hub da Air France-KLM, com voos diretos para Paris e Amsterdã a partir de abril, vencida por Fortaleza, foi atribuída pelo deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) à precariedade do aeroporto da capital baiana, que foi considerado o pior do país em pesquisa com passageiros feita pela Agência Nacional de Aviação Civil no final do semestre passado. Geilson creditou a situação do aeroporto, que não mais tem condições técnicas para receber aeronaves de grande porte, ao abandono a que o equipamento foi relegado pelo governo federal nos doze últimos anos. “Isso com a complacência do governo estadual, que não consegue ver a indústria do turismo como uma atividade estratégica para o desenvolvimento baiano, embora a atividade responda por mais de 5% do PIB da Bahia”, salientou o deputado. Ele citou ainda outro equipamento importante para o turismo em Salvador, o Centro de Convenções, que foi abandonado pelo governo do Estado e acabou desabando parcialmente por falta de manutenção, em setembro do ano passado.
 
 
 
 


 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
2017
Out | Set | Ago | Jul | Jun |
Mai | Abr | Mar | Fev | Jan |
 
2016
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2015
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2014
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2013
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2012
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2011
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2010
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2009
Dez | Nov | Out | Set | Ago |
Jul | Jun | Mai | Abr | Mar |
Fev | Jan |
 
2008
Dez | Nov |
 
 
 
A Tarde
Abordagem Policial
Acorda Cidade
Agora na Bahia
Agravo
Bahia Já
Bahia Notícias
Bahia.ba
Barbarella Moderna
Bebi Esse
Bicho do Tomba
Blog Daniele Barreto
Blog de Mário Kertész
Blog do Gusmão
Blog do Jair Onofre
Blog do Kuelho
Bocão News
Bom dia Feira
Calila Notícias
Carlos Geilson
Central de Polícia
Cláudio Humberto
Congresso em Foco
Correio da Bahia
Correio Feirense
Edson Borges
Eduardo Leite
Em Busca do Sim
Feirenses
Fernando Torres
Folha do Estado
Generación Y
Improbabilidade Infinita
Jeitosa
Josias de Souza
Klube do Rafa
Luiz Felipe Pondé
Observatório da Blogosfera
Opinião e Política
Pimenta na Muqueca
Polícia é Viola
Política Livre
Por Escrito
Por Simas
Reginaldo Tracajá
Reinaldo Azevedo
Ricardo Noblat
Segurança em Foco
Sid Caricaturas
Tabuleiro da Maria
Tribuna da Bahia
Tribuna Feirense
TV Geral
Valter Vieira
Viva Feira
Vladimir Aras
   
 
 
 
Perfil   Arquivo   Contato   Anuncie   Webmail
Assine o RSS
  Copyright © 2017 Blog do Velame. All rights reserved. by Tacitus Tecnologia  
Página Inicial