×

Busca

(152) registro(s) encontrado(s) para a busca: COMUNICADO
Feira de Santana / 06 de abril de 2026 - 18H 05m

Vanderson Nascimento vai palestrar no Circuito Sebrae de Comunicadores em Feira de Santana

Feira de Santana recebe, na próxima terça-feira (14), o Circuito Sebrae de Comunicadores, iniciativa voltada a profissionais de imprensa e comunicação que integra a estratégia do Sebrae de fortalecimento da rede de comunicadores e formadores de opinião da Bahia. O encontro será realizado na Agência Sebrae, no edifício Charmant, e é exclusivo para convidados.

Promovido pelo Sebrae, o evento propõe um espaço de troca, atualização e reflexão sobre o papel do jornalismo e da comunicação no contexto atual. A programação tem início às 18h30, com welcome coffee, seguida, às 19h, da palestra “Jornalismo e Comunicação com Propósito”.

A atividade será conduzida por Vanderson Nascimento, apresentador do Bahia Meio Dia, jornalista, mestre em Comunicação e professor universitário. Com atuação em diferentes formatos e veículos de comunicação, o palestrante traz ao debate temas ligados à ética, propósito e impacto social da comunicação, a partir de sua trajetória profissional na Bahia e no Brasil.

O Circuito Sebrae de Comunicadores reforça o compromisso da organização com o diálogo qualificado, a valorização da imprensa e o estímulo à produção de conteúdo responsável e conectado aos desafios da sociedade.

Após a etapa de Feira de Santana, o Circuito Sebrae de Comunicadores seguirá para as cidades de Irecê (16/04), Itabuna (19/05) e Vitória da Conquista (21/05). A iniciativa já passou por Santo Antônio de Jesus e foi realizada, em 2025, nos municípios de Barreiras, Jacobina, Juazeiro e Teixeira de Freitas, reunindo mais de 250 comunicadores ao longo das edições.

Feira de Santana / 27 de março de 2024 - 09H 54m

Sebrae Unbox vai reunir comunicadores de Feira e região para conectar mídia e empreendedorismo

Sebrae Unbox vai reunir comunicadores de Feira e região para conectar mídia e empreendedorismo
Evento promove palestra com a jornalista e professora Thaic Carvalho no dia 9 de abril
Com o tema “Mídia e Empreendedorismo Fora da Caixa”, o Sebrae Unbox chega à cidade de Feira de Santana, no próximo dia 9 de abril, a partir das 19h, no auditório do Hotel Charmant. O evento ressalta a importância da comunicação para o fomento do empreendedorismo.

Exclusivo para profissionais da imprensa, formadores de opinião e comunicadores da região, a iniciativa do Sebrae traz para o público a palestra da jornalista e professora Thaic Carvalho, que vai explorar as conexões entre o jornalismo e a atividade empreendedora.

O gerente regional do Sebrae em Feira de Santana, Isailton Reis, destaca a importância de promover um encontro focado na imprensa e formadores de opinião que vai também dar visibilidade às estratégias do Sebrae na região. “Sendo a segunda maior cidade do Estado da Bahia, Feira de Santana é um importante polo regional para difundir a cultura empreendedora para todos os 71 municípios atendidos pela nossa unidade regional”.

O Sebrae Unbox é gratuito e exclusivo para comunicadores, jornalistas e formadores de opinião convidados. O evento será realizado no auditório do Hotel Charmant, localizado na Avenida João Durval Carneiro, 3801, bairro São João.

Sobre a Palestrante

Jornalista e professora, Thaic é mestra em Estudos Literários. Estudou Comunicação Social com habilitação em Jornalismo em Multimeios, tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Telejornalismo, Radiojornalismo e Assessoria de Comunicação.

Feira de Santana / 31 de outubro de 2022 - 08H 10m

MPT obrigou Prefeitura de Feira a fazer comunicado contra assédio eleitoral

A juíza Marília Sacramento do TRT fixou multa de R$ 200 mil mais R$ 50 mil por trabalhador contra a prefeitura de Feira de Santana caso deixe de cumprir uma série de ações imposta via decisão judicial que visa coibir o Assédio Eleitoral. Na decisão, a Juliana Corbal, procuradora do MPT de Feira determinou que a Prefeitura de Feira divulgasse nas redes sociais e site até o fim do dia 30, domingo de eleição, as seguintes informações:

“Que é assegurado ou garantido o direito de todos os trabalhadores, direta ou indiretamente por meio de qualquer tipo de contrato que prestem serviço ao Município, a livremente escolherem seus candidatos nas eleições independentemente de partido; não terão tomadas medidas retaliatórias de qualquer natureza caso venham a votar em candidatos diversos dos apoiados pelos ocupantes mandatos eleitorais; que nenhum trabalhador deverá agir como fiscal eleitoral”.

No programa Boa Tarde Bahia da TV Band, a procuradora afirmou que a decisão é fruto de denúncias contra a prefeitura feirense junto ao MPT sobre prática de assédio eleitoral.

NOTA DA PREFEITURA 

Apesar de não ter sido intimado oficialmente, o Governo Municipal tomou conhecimento às 13h deste domingo, 30 de outubro, através de noticiários da imprensa local, acerca da decisão da Justiça do Trabalho. Demonstrando a completa boa fé da municipalidade, estamos divulgando nas redes sociais oficiais e no site da Prefeitura a referida decisão. O muncipio reitera que jamais cometeu qualquer assédio eleitoral e jamais obrigou qualquer servidor ou prestador de serviço a fiscalizar, trabalhar, votar, ou praticar atos de campanha seja pra qual candidato for.

 

Feira de Santana / 09 de junho de 2026 - 08H 08m

Consórcio é inabilitado em licitação para concessão do novo Hospital Municipal de Feira de Santana

A Comissão Especial de Licitação da Prefeitura Municipal de Feira de Santana publicou no Diário Oficial do Município o resultado de habilitação da Licitação nº 14-2026-11L – Concorrência Presencial nº 14-2026-CP, destinada à concessão administrativa do futuro hospital municipal da cidade. No dia 18 de maio, o Consórcio Saúde Feira de Santana havia sido declarado vencedor da Parceria Público-Privada (PPP), através do leilão realizado na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), para a execução dos serviços, com uma proposta de R$ 6.287.200,00

De acordo com o comunicado oficial, foi considerada inabilitada a participante Consórcio Saúde Feira de Santana, única empresa ou grupo empresarial citado na publicação. A licitação tem como objeto a concessão administrativa para construção e operação dos serviços não assistenciais do hospital, além da realização dos investimentos e demais serviços necessários para implantação e funcionamento da unidade.

O modelo escolhido pelo município prevê que a empresa vencedora seja responsável pela construção da estrutura e pela operação dos chamados serviços não assistenciais, como manutenção, limpeza, tecnologia, segurança, lavanderia, alimentação e outros serviços de apoio ao funcionamento hospitalar.

A assistência direta aos pacientes, como consultas, exames e procedimentos médicos, não faz parte do objeto da concessão.

A Comissão Especial de Licitação informou ainda que as manifestações recursais serão abertas em momento único, conforme previsto no procedimento licitatório. A publicação não detalha os motivos que levaram à inabilitação do consórcio nem informa se existem outros concorrentes aptos a permanecer na disputa.

O resultado foi assinado pela presidente da Comissão Especial de Licitação, Luciana Lima Flores Nascimento, e publicado em 8 de junho de 2026. A licitação é uma das mais relevantes da área da saúde municipal, por estar vinculada à implantação do novo hospital de Feira de Santana, considerado um dos principais projetos estruturantes da administração municipal.

Feira de Santana / 05 de maio de 2026 - 21H 14m

“Quem cuida de quem informa?”: encontro promovido pelo NH Feira de Santana debate saúde mental do jornalista 

Em meio à velocidade das notícias, à sobrecarga de informação e às pressões inerentes ao exercício da profissão, um tema urgente ganhou espaço para escuta e reflexão em Feira de Santana: a saúde mental dos jornalistas. Na noite da última segunda-feira (4), comunicadores da cidade, da região e também de Salvador se reuniram no NH Feira de Santana para participar da palestra “Quem cuida de quem informa? O jornalismo na era da sobrecarga de informação”, conduzida pelo neurologista Ivar Brandi, mestre em Medicina e Saúde com atuação em Neurologia da Cognição e Comportamento.

Mais do que uma homenagem ao Dia do Jornalista, celebrado em 7 de abril, o encontro se consolidou como um convite à pausa, rara na rotina da categoria, para refletir sobre os impactos emocionais e psicológicos de uma profissão que vive em constante estado de alerta.

Durante a palestra, Ivar Brandi contextualizou o cenário contemporâneo em que o jornalista está inserido, marcado por conceitos como “sociedade do cansaço”, “sociedade do desempenho”, “economia da atenção” e “sociedade hiperconectada”. No Brasil, essas pressões se somam a fatores como violência urbana, desigualdade social e instabilidade, ampliando os riscos de adoecimento mental.

Os dados apresentados reforçam a gravidade do quadro: levantamento da Agência Senado (2024) aponta que cerca de 472 mil jornalistas brasileiros foram afastados por transtornos mentais; um aumento de 68% em relação ao ano anterior. Nos Estados Unidos, 84% dos profissionais da área relataram questões relacionadas à saúde mental no mesmo período.

Diante desse cenário, o especialista propôs uma reflexão coletiva sobre responsabilidade e cuidado. “Quem cuida de quem informa são todos nós. Jornalistas, gestores, colegas de profissão. Não existe uma receita individual, o cuidado é coletivo”, destacou.

Ao final, deixou uma provocação que ecoou entre os presentes: “Como construir uma cultura em que ninguém precise adoecer para provar que é competente, comprometido ou apaixonado pelo que faz? Nós não precisamos adoecer em razão do amor pela nossa profissão”.

A identificação com o tema foi imediata entre os participantes. A radialista Lis Braga, de Santo Estêvão, destacou a sensibilidade da iniciativa. “É muito importante reconhecer que essa situação existe e precisa ser discutida. Trazer um profissional com tanta didática e profundidade fez toda a diferença. Valeu muito a pena participar”.

Já o jornalista Danilo Guerra ressaltou a importância de criar espaços de acolhimento dentro da própria categoria. “A gente vive produzindo e consumindo informação o tempo todo. Parar para respirar é essencial. Se não cuidarmos de nós mesmos, como vamos cuidar dos outros? O evento trouxe esse olhar de empatia e reforçou que precisamos cuidar uns dos outros. Os organizadores estão de parabéns pela sensibilidade na escolha do tema e acolhimento proporcionado”.

O diretor da Minor Hotels (rede internacional de hoteis ao qual o NH pertence) no Nordeste brasileiro, João Corte-Real, afirmou que “todos nós sentimos, em algum momento, pressão, cansaço, até sinais de burnout. E, no caso dos jornalistas, isso é ainda mais intenso”. Esse, segundo ele, foi o motivo pelo qual o tema – importante, atual e necessário – foi escolhido para homenagear os profissionais de comunicação.

Além do conteúdo e das reflexões, o encontro também teve um papel afetivo: foi uma oportunidade de reencontro entre colegas e amigos que, na correria do dia a dia, nem sempre conseguem parar para conversar. O ambiente favoreceu trocas, escuta e conexão; elementos fundamentais quando se fala em saúde mental.

“Embora os desafios sejam reais, vimos na palestra que há caminhos possíveis. O autocuidado, o apoio entre colegas, a responsabilidade das empresas em promover ambientes mais saudáveis e a busca por ajuda profissional são passos essenciais para transformar a realidade”, acrescentou João Corte-Real.

Feira de Santana / 24 de abril de 2026 - 07H 00m

Defesa Civil emite alerta para risco de chuvas intensas em Feira de Santana

Defesa Civil emite alerta para risco de chuvas intensas em Feira de Santana
Foto: Divulgação/PMFS

Moradores de Feira de Santana começaram a receber, por meio do WhatsApp, um alerta emitido pela Defesa Civil do Estado da Bahia sobre a previsão de chuvas intensas na região. A mensagem foi enviada diretamente para celulares cadastrados, utilizando um número oficial do governo.

De acordo com o comunicado, há previsão de volume de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia, cenário que aumenta o risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios, especialmente em áreas consideradas vulneráveis.

O alerta, que inclui o primeiro nome do destinatário, é válido até as 23h59 desta sexta-feira (24). Como medida de segurança, a Defesa Civil orienta que a população evite enfrentar o mau tempo, fique atenta a sinais de movimentação em encostas, desligue aparelhos elétricos e proteja objetos importantes em locais seguros.

Em situações de emergência, a recomendação é acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Política / 17 de abril de 2026 - 11H 10m

Carlos Geilson anuncia pré-candidatura a deputado federal pelo Republicanos

O radialista e ex-deputado estadual Carlos Geilson anunciou, nesta sexta-feira (17), sua pré-candidatura a deputado federal pelo Republicanos, durante o Jornal Transbrasil, do qual é âncora.

É a primeira vez que Geilson disputará uma vaga na Câmara Federal. A decisão, segundo ele, foi construída após escuta de aliados e da população local. “Anuncio hoje, para os queridos amigos e amigas, a minha posição política para as eleições de 2026. Depois de ouvir apelos e os amigos na cidade onde vivo, nasci e cresci, resolvi colocar meu nome à apreciação mais uma vez”, disse.

Ao justificar a candidatura, o comunicador destacou a relação com o município. “Nessa cidade que me deu régua e compasso, estou colocando meu nome à apreciação do povo de Feira de Santana, da Bahia e da região. Não me conformo, e nunca me conformei, que uma cidade do porte de Feira de Santana, com quase 450 mil eleitores, tenha apenas um representante na Câmara Federal. É inaceitável”, pontuou.

O pré-candidato ainda abordou a presença de políticos de fora atuando na cidade. “Se há uma invasão de políticos de fora, de alienígenas, sabemos que a culpa é nossa, de modo geral. Mas cabe a gente, enquanto feirenses, apresentar nomes com os quais a população se sinta confortável”, declarou.

Ao comentar sobre o desempenho na última eleição municipal, quando disputou uma vaga na Câmara de Vereadores, Geilson reconheceu que não obteve êxito, tendo recebido apenas 1.741 votos, o equivalente a 0,52% do total, pelo Solidariedade, justificando, no entanto, o desempenho nas urnas por um problema de saúde.

“Alguém vai dizer: ‘mas não logrou êxito na eleição para vereador’. É um fato, mas que precisa também ser pontuado. Lancei meu nome na convenção faltando 45 dias, e tive um problema grave de saúde”, explicou.

Por fim, Geilson afirmou que sua entrada na disputa federal não tem caráter de confronto direto. “Não estamos entrando nessa disputa para tomar a vaga de ninguém, mas para dar mais uma opção ao eleitor feirense”, concluiu.

Feira de Santana / 10 de abril de 2026 - 07H 00m

Alliança Saúde desiste de compra milionária do Grupo Meddi, em Feira de Santana

A Alliança Saúde anunciou, na quinta-feira (9), o encerramento das negociações para a aquisição do Grupo Meddi, operação avaliada em R$ 252 milhões e considerada estratégica para a expansão da companhia no Nordeste. A decisão ocorre em meio ao processo de reestruturação financeira da empresa e foi formalizada sem aplicação de multas ou penalidades entre as partes.

O Grupo Meddi, com forte presença na Bahia, atua nas áreas de diagnóstico laboratorial, exames por imagem e vacinação. A compra havia sido anunciada no início do ano e era vista pelo mercado como um movimento importante para ampliar a atuação regional da Alliança, especialmente no estado baiano.

Em comunicado ao mercado, a companhia informou que, após a conclusão das análises sobre os impactos relacionados aos contratos de compra e venda, incorporação e demais instrumentos firmados, optou pelo distrato amigável da operação. Segundo a empresa, o encerramento foi definitivo e ocorreu sem qualquer ônus financeiro para as partes envolvidas.

O recuo na aquisição acontece em um momento delicado para a saúde financeira da Alliança. No fim de março, a empresa ingressou com uma ação cautelar na Justiça de São Paulo para suspender cobranças e execuções, enquanto iniciou um processo de mediação com credores na tentativa de reorganizar suas finanças e preservar o caixa.

A reestruturação ganhou ainda mais relevância após a mudança no controle acionário da companhia. O fundo Tessai, ligado à gestora Geribá Investimentos, passou a deter 59,84% do capital social, assumindo a liderança do processo de reorganização financeira e revisão da estratégia de negócios.

Com a desistência, a Alliança mantém sua estrutura atual e adia, ao menos por ora, o plano de expansão mais robusta no mercado nordestino. A operação vinha sendo acompanhada de perto por investidores desde fevereiro e seu cancelamento reforça a prioridade da empresa em estabilizar a situação financeira antes de retomar movimentos de crescimento.

Política / 06 de abril de 2026 - 18H 10m

Após 10 anos no PSB, Ângelo Almeida tem filiação ao PT aprovada e reafirma alinhamento com Lula e Jerônimo

Após 10 anos no PSB, Ângelo Almeida tem filiação ao PT aprovada e reafirma alinhamento com Lula e Jerônimo
Foto: Leandro Santana/Blog do Velame

O deputado estadual e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Ângelo Almeida, teve a filiação ao Partido dos Trabalhadores confirmada pela Executiva Estadual da legenda na tarde desta segunda-feira (6), oficializando, assim, o retorno à sigla após 10 anos de atuação no PSB.

Através de nota, o parlamentar afirmou receber a decisão com alegria, destacando que mantém os mesmos princípios que marcaram sua trajetória política. “Volto ao PT com os mesmos princípios que sempre guiaram minha caminhada política. Levo comigo também a experiência construída no PSB, partido ao qual sou grato por tudo que construímos juntos, externando minha gratidão aos militantes e dirigentes socialistas, em nome da presidente Lídice da Mata”, expressou.

Ainda no comunicado, Ângelo reforçou o alinhamento com o projeto político em curso na Bahia e no país, mencionando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Jerônimo Rodrigues. “Sigo firme no compromisso com o projeto que vem transformando a Bahia, ao lado do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues”, declarou.

Natural de Feira de Santana, o deputado construiu sua trajetória política com forte atuação no município, onde já exerceu mandato de vereador antes de chegar à Assembleia Legislativa da Bahia. Na eleição de 2022, foi reconduzido ao cargo com 59.841 votos, ampliando a votação em relação ao pleito anterior e consolidando sua presença na Alba.

Além da atuação parlamentar, esteve licenciado do mandato para comandar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia, pasta estratégica do governo estadual, retornando posteriormente à Assembleia. Com a filiação confirmada ao PT, Ângelo se firma como um dos protagonistas base petista de olho nas articulações para as eleições de 2026, quando deverá disputar a reeleição para a Assembleia Legislativa da Bahia.

Feira de Santana / 04 de março de 2026 - 15H 39m

Feira de Santana entra em alerta laranja para chuvas intensas até sexta-feira (6)

Feira de Santana entra em alerta laranja para chuvas intensas até sexta-feira (6)
Foto: Blog do Velame

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta laranja de chuvas intensas para Feira de Santana e diversos municípios do Centro Norte Baiano. O aviso meteorológico começou a valer à 0h desta quarta-feira (4) e segue até a 0h de sexta-feira (6), indicando risco de transtornos provocados pelo mau tempo.

De acordo com o instituto, a previsão é de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora, acompanhadas de ventos que podem chegar a 100 km/h. As condições aumentam o risco de corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e danos em plantações.

Além de Feira de Santana, o alerta também inclui cidades da região como Conceição da Feira, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Irará, Ipirá, Itaberaba, Santo Estêvão, São Gonçalo dos Campos, Serra Preta e Tanquinho, entre outros municípios do Centro Norte da Bahia.

O INMET classifica os avisos meteorológicos em três níveis de severidade: perigo potencial (amarelo), perigo (laranja) e grande perigo (vermelho). O alerta laranja indica situação de perigo, com possibilidade de ocorrências que podem causar transtornos à população.

Em caso de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193. Problemas relacionados ao fornecimento de energia devem ser comunicados à concessionária responsável pelo serviço.

Feira de Santana / 25 de fevereiro de 2026 - 07H 00m

Após polêmica, Prefeitura reforça proibição de vendas no canteiro da Fraga Maia e afirma ter chegado a consenso com comerciantes

Após polêmica, Prefeitura reforça proibição de vendas no canteiro da Fraga Maia e afirma ter chegado a consenso com comerciantes
Foto: Reprodução

Após a repercussão envolvendo a retirada de vendedores do canteiro central da Avenida Fraga Maia, a Prefeitura de Feira de Santana informou que chegou a um consenso com pequenos empreendedores do setor de confeitaria durante reunião realizada na terça-feira (24), na Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico.

De acordo com nota oficial, durante o encontro a gestão municipal voltou a reforçar a proibição das vendas no local, alegando cumprimento da legislação e a necessidade de garantir a organização do espaço público e a segurança dos pedestres.

Como alternativa, a secretária Márcia Ferreira apresentou aos comerciantes a proposta de transferência das atividades para um novo espaço. Segundo a Prefeitura, a sugestão foi aceita pelos participantes após diálogo e alinhamento sobre possíveis adequações. Apesar disso, o comunicado não informa qual será o local indicado para a realização das vendas.

A administração municipal afirma que a medida integra ações de ordenamento das atividades comerciais na cidade e busca conciliar o exercício da atividade econômica com as normas vigentes. Ainda conforme a nota, a Secretaria permanece aberta ao diálogo com os empreendedores e segue disponível para esclarecimentos na sede do órgão.

Feira de Santana / 21 de janeiro de 2026 - 07H 00m

Inmet emite alerta amarelo de chuvas intensas para Feira de Santana e região

Inmet emite alerta amarelo de chuvas intensas para Feira de Santana e região
Foto: Divulgação/PMFS

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta amarelo de chuvas intensas para Feira de Santana e municípios da região do Centro Norte Baiano. O aviso de perigo potencial começou a valer na terça-feira (20), às 03h, e segue até o domingo (25), às 03h.

De acordo com o Inmet, o alerta indica possibilidade de chuvas com volume de até 30 milímetros por hora, acompanhadas de ventos que podem chegar a 60 quilômetros por hora. Apesar de classificado como perigo potencial, o fenômeno pode causar transtornos à população.

Entre os principais riscos apontados pelo instituto estão cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e ocorrência de descargas elétricas.

O Inmet classifica os alertas meteorológicos em três níveis de severidade. O alerta amarelo indica perigo potencial, o laranja representa situação de perigo e o vermelho sinaliza grande perigo, com maior risco à segurança da população.

Segundo o órgão, durante a vigência do alerta, a orientação é evitar abrigo sob árvores em caso de rajadas de vento, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de publicidade e redobrar a atenção em áreas com histórico de alagamentos.

Municípios sob alerta

Além de Feira de Santana, o alerta amarelo de chuvas intensas inclui os municípios de América Dourada, Andorinha, Anguera, Antônio Gonçalves, Baixa Grande, Barra do Mendes, Barro Alto, Boa Vista do Tupim, Caém, Cafarnaum, Caldeirão Grande, Campo Formoso, Canarana, Capim Grosso, Central, Elísio Medrado, Filadélfia, Gentio do Ouro, Iaçu, Ibipeba, Ibiquera, Ibititá, Ipecaetá, Ipirá, Iraquara, Irecê, Itaberaba, Itatim, Itiúba, Jacobina, Jaguarari, João Dourado, Jussara, Lajedinho, Lapão, Macajuba, Mairi, Miguel Calmon, Mirangaba, Morro do Chapéu, Mulungu do Morro, Mundo Novo, Ourolândia, Pindobaçu, Pintadas, Piritiba, Ponto Novo, Presidente Dutra, Quixabeira, Rafael Jambeiro, Ruy Barbosa, Santa Terezinha, Santo Estêvão, São Gabriel, São José do Jacuípe, Saúde, Senhor do Bonfim, Serra Preta, Serrolândia, Souto Soares, Tapiramutá, Uibaí, Umburanas, Várzea da Roça, Várzea do Poço e Várzea Nova.

Orientações à população

Em caso de emergências, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. Problemas relacionados ao fornecimento de energia elétrica devem ser comunicados à Neoenergia Coelba pelo telefone 116.

O Inmet recomenda que moradores acompanhem as atualizações da previsão do tempo e sigam as orientações dos órgãos oficiais enquanto durar o alerta.

Feira de Santana / 07 de janeiro de 2026 - 16H 52m

Câmara de Feira também se solidariza com falecimento do radialista Itajay Pedra Branca

Câmara de Feira também se solidariza com falecimento do radialista Itajay Pedra Branca
Foto: Divulgação/CMFS

Com mais de 50 anos de carreira, o radialista Itajay Pedra Branca faleceu na manhã desta quarta-feira (7), aos 80 anos, em decorrência de complicações respiratórias. A Câmara Municipal manifestou solidariedade aos familiares, amigos e colegas de profissão diante da perda.

Referência histórica da comunicação em Feira de Santana e ícone do rádio baiano, Itajay construiu uma trajetória marcada por uma voz inconfundível e atuação destacada no jornalismo, na narração esportiva e na cobertura de eventos cívicos da cidade. Atuou como apresentador, repórter e narrador, consolidando-se como um dos nomes mais respeitados da radiodifusão local.

Ao longo da carreira, cobriu quatro Olimpíadas, oito Copas do Mundo e esteve entre os primeiros comunicadores a noticiar, em 1981, o atentado contra o Papa João Paulo II. O comunicador deixa um legado pautado pelo profissionalismo, pela ética e pela credibilidade da informação.

Na Câmara Municipal, Itajay atuou como setorista e foi reconhecido com diversas homenagens pela contribuição à comunicação, entre elas o Troféu Arnold Ferreira, concedido a profissionais da área, além de honrarias alusivas ao Dia do Radialista.

O presidente da Casa, vereador Marcos Lima (União Brasil), lamentou o falecimento e destacou a importância de Itajay para a cidade, ressaltando que ele foi uma das vozes mais fortes e marcantes do rádio feirense, deixando uma lacuna na comunicação e um exemplo de compromisso com a notícia. Em reconhecimento à relevância do comunicador para Feira de Santana, a Prefeitura Municipal decretou luto oficial de três dias.

Feira de Santana / 07 de janeiro de 2026 - 12H 55m

Prefeitura de Feira decreta luto oficial de três dias pela morte do radialista Itajay Pedra Branca

Prefeitura de Feira decreta luto oficial de três dias pela morte do radialista Itajay Pedra Branca
Foto: Reprodução

O Governo Municipal de Feira de Santana decretou luto oficial de três dias pela morte do radialista Itajay Pedra Branca, ocorrida na manhã desta quarta-feira (7), após mais de 45 dias de internação no Hospital São Matheus, em Feira de Santana. O decreto reconhece a contribuição histórica do comunicador para o rádio feirense e baiano.

A medida foi assinada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, em homenagem à trajetória profissional de Itajay Pedra Branca, que também era servidor aposentado da Secretaria Municipal de Comunicação Social da Prefeitura de Feira de Santana.

Ao lamentar a morte do radialista, o prefeito destacou a relevância de sua atuação para a cidade e para a comunicação brasileira. Segundo José Ronaldo, Itajay levou o nome de Feira de Santana para além das fronteiras do município e do país, construindo um legado marcado pelo compromisso com a informação e pelo amor ao rádio.

O secretário municipal de Comunicação Social, Joilton Freitas, também ressaltou a importância do comunicador para a história do jornalismo local. Ele afirmou que Itajay foi um profissional dedicado, ético e apaixonado pela notícia, pelo esporte e pelas grandes coberturas internacionais, tornando-se referência para várias gerações de comunicadores.

Com décadas de atuação no rádio, Itajay Pedra Branca construiu uma carreira sólida como repórter, apresentador de programas jornalísticos e narrador esportivo. Sua trajetória ganhou projeção nacional na quarta-feira (13), em maio de 1981, quando entrou para a história do rádio brasileiro ao ser o primeiro jornalista a divulgar, no Brasil e possivelmente na América do Sul, o atentado a bala sofrido pelo papa João Paulo II, na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Reconhecido como o mais internacional dos comunicadores de Feira de Santana, Itajay acumulou no currículo a cobertura de oito Copas do Mundo e quatro Olimpíadas.

Itajay Pedra Branca tinha 80 anos e deixa a esposa, a professora Jaci Ferreira Pedra Branca, dois filhos, Itajay Júnior e Andrews Ferreira Pedra Branca, além das netas Laura e Maria Dulce.

Com o decreto de luto oficial, a Prefeitura de Feira de Santana presta homenagem a um profissional que marcou profundamente a história da comunicação no município.

Feira de Santana / 07 de janeiro de 2026 - 12H 10m

Uma voz histórica do rádio brasileiro se cala: Itajay Pedra Branca, “o locutor da maior audiência”, deixa legado marcante na comunicação

Uma voz histórica do rádio brasileiro se cala: Itajay Pedra Branca, “o locutor da maior audiência”, deixa legado marcante na comunicação
Foto: Divulgação/CMFS

Uma voz se calou. E não é qualquer voz. Silencia-se uma das maiores referências da narração esportiva da história do rádio em Feira de Santana e no Brasil. Itajay Pedra Branca, referência incontestável da comunicação, encerra um ciclo marcado por profissionalismo, credibilidade e uma presença sonora que atravessou gerações.

O comunicador faleceu na manhã desta quarta-feira (7), em um hospital particular de Feira de Santana, onde estava internado há 47 dias. Ele deu entrada na unidade de saúde em 20 de novembro de 2025 para tratar uma pneumonia. Após quase 30 dias de internamento, foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde permaneceu por mais 18 dias.

Durante esse período, foi constatado que a pneumonia era de origem fúngica e evoluiu para um quadro de fibrose pulmonar, o que dificultou drasticamente a respiração e a resposta do organismo aos medicamentos. Ainda no leito da UTI, recebeu o sacramento da unção dos enfermos, ministrado pelo arcebispo metropolitano, dom Itamar Vian.

Dono de uma voz forte, grave e inconfundível, Itajay fez companhia diária a milhares de ouvintes — dentro de casa, no trânsito, no trabalho e nos momentos de lazer. Era ouvido tanto na zona urbana quanto na zona rural. Sua narração marcou domingos esportivos e também esteve presente nos feriados, datas festivas e dias comuns, sempre com o compromisso de levar informação, emoção e identidade às ondas do rádio.

Prestes a completar 80 anos — celebrados no dia 28 de novembro, ainda no leito hospitalar —, seguia em plena atividade profissional. Atuava há 31 anos na Rádio Povo, mantendo firme o compromisso com o jornalismo e com os ouvintes que o acompanharam ao longo de décadas.

Foi, entretanto, na Rádio Sociedade de Feira de Santana, administrada pela Ordem dos Frades Capuchinhos — hoje Rádio Sociedade News FM — que sua voz se consolidou, ganhou projeção nacional e se tornou referência. Quem nunca ouviu ecoar pelas ondas do rádio a vinheta marcante: “Itajay Pedra Branca!”?

Na emissora, emprestou sua voz por 27 anos. Foi ali que levou o nome de Feira de Santana ao estádio de Wembley, em Londres, na Inglaterra, na primeira transmissão internacional da rádio. A partir desse marco, ampliou fronteiras e esteve por toda a Europa, com destaque em fatos mundiais em cidades como Paris, Stuttgart e Roma, alem de toda a América Latina consolidando-se como um dos profissionais mais internacionais da imprensa feirense.

A relação de Itajay Pedra Branca com o rádio começou muito cedo, aos oito anos de idade, como cantor em programa de auditório da Rádio Cultura, no tradicional Programa Brasil de Amanhã, exibido aos domingos.

Foi nessa emissora que surgiu a oportunidade de integrar o Departamento de Esportes. Posteriormente, migrou para a Rádio Sociedade, onde construiu a maior parte de sua trajetória profissional.

Costumava dizer que sua grande escola foi a própria vivência no rádio, sempre guiado pela máxima de Edval Souza: “Se não quer que a notícia seja divulgada, não deixe que o fato aconteça.” Com esse espírito, levou o nome de Feira de Santana a 132 países.

Entrou para a história ao se tornar o primeiro repórter do mundo a noticiar, para a América do Sul, diretamente da Praça de São Pedro, no Vaticano, o atentado ao Papa João Paulo II, em 13 de maio de 1981 — época em que ainda não existiam telefones celulares —, por meio das ondas da Rádio Sociedade de Feira de Santana.

Ao longo da carreira, cobriu oito Copas do Mundo e inúmeros outros grandes eventos esportivos, incluindo quatro olimpíadas. Narrava com emoção, estilo próprio e identidade inconfundível. Anunciar um gol ou destacar uma jogada especial era, para ele, um exercício de talento que transformou sua voz em símbolo do rádio esportivo.

Também teve passagem pela Rádio Subaé, em 1987, quando foi convidado a cobrir a Copa América.

Na imprensa feirense oficial é fundador do setor de Comunicação Social da Prefeitura de Feira de Santana à época do prefeito José Falcão da Silva, seu amigo pessoal.

Na Secretaria de Comunicação exerceu também a função de repórter, redator e mestre de cerimônias, atividade que continuou desempenhando mesmo após a aposentadoria no serviço público municipal.

Nos tradicionais desfiles cívicos de 7 de Setembro, Itajay Pedra Branca marcava presença no palanque oficial, ao lado das autoridades, anunciando, com sua voz inconfundível, a passagem de pelotões, fanfarras, estudantes e a participação popular por um período de mais de 40 anos.

Homem simples, avesso a vaidades, mas de presença marcante, mantinha uma rotina discreta e era rigoroso com o trabalho — feriados, para ele, eram dias como quaisquer outros. De fé silenciosa, cultivava uma devoção íntima a Santo Antônio conduzindo sua trajetória com humildade, disciplina e compromisso.

Essa voz tão marcante e admirada agora se cala. Mas sua sonoridade jamais será esquecida. Itajay deixa a esposa, a professora Jaci Ferreira Pedra Branca; dois filhos, o radialista e pedagogo Itajay Júnior e o jornalista e professor Andrews Ferreira Pedra Branca; além das netas Laura e Maria Dulce.

Feira de Santana / 30 de dezembro de 2025 - 07H 29m

Padaria Progresso se manifesta após interdição e afirma que unidade passa por ajustes técnicos

Após ter a unidade da Kalilândia interditada pela Vigilância Sanitária nesta segunda-feira (29), a Padaria Progresso divulgou, nas redes sociais, uma nota de esclarecimento aos clientes e parceiros. A empresa afirma que o fechamento é temporário e que já está adotando as medidas necessárias para atender às exigências dos órgãos fiscalizadores.

Segundo a nota, a loja passa por ajustes operacionais e adequações técnicas, seguindo as orientações apresentadas pela fiscalização. A Progresso destaca que mantém compromisso com “a qualidade, a segurança e o bem-estar” dos consumidores, motivo pelo qual estaria priorizando as correções solicitadas. “Todas as medidas necessárias estão sendo adotadas com prioridade e responsabilidade”, diz o comunicado.

A empresa também afirma estar trabalhando para que o atendimento seja retomado “o mais breve possível”, dentro dos padrões técnicos e regulatórios exigidos. A unidade interditada é uma das mais tradicionais da rede. O estabelecimento, porém, teve o nome preservado no comunicado oficial da prefeitura, que informou que esta foi a terceira interdição de estabelecimento do ramo alimentício registrada apenas neste mês em Feira de Santana.

Bahia / 13 de dezembro de 2025 - 12H 01m

Crianças são flagradas em porta-malas de transporte escolar de Serra Preta e caso gera revolta

Um flagrante envolvendo o transporte escolar no município de Serra Preta gerou revolta e repercussão em toda a Bahia. Imagens divulgadas pelo G1 mostram ao menos dez crianças sendo transportadas dentro do porta-malas de um carro a serviço da rede municipal de ensino, em condições precárias e totalmente irregulares, a caminho da escola.

O caso ocorreu no trajeto entre o povoado da Soraia e a Escola Municipal Papa João Paulo, localizada no povoado de Bravo, na zona rural do município. Além das crianças levadas no compartimento traseiro do veículo, uma delas seguia no banco da frente, sem cinto de segurança e sentada no colo de outra estudante, o que agrava ainda mais a situação.

A cena expôs falhas graves na fiscalização do transporte escolar e colocou no centro das críticas a Prefeitura de Serra Preta e o prefeito Franklin Leite, responsável pela garantia de um serviço básico que assegure a segurança dos alunos da rede municipal.

Nas redes sociais, a indignação foi imediata. “Nos tempos de hoje, não pode acontecer uma situação dessa. Cadê a fiscalização do transporte escolar? Precisa agir fazendo visitas surpresas”, questionou um morador. Outra internauta cobrou diretamente o poder público ao comentar: “Cadê os ônibus?”. Já uma moradora lamentou a situação e fez críticas à gestão municipal: “Só podia ser em Serra Preta, cidade abandonada. Tenho vergonha de dizer que sou filha daqui”.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que tomou conhecimento do transporte inadequado após a divulgação das imagens e afirmou que o prestador do serviço foi suspenso até a conclusão das apurações. A pasta, no entanto, não detalhou como a situação ocorreu sem fiscalização nem por quanto tempo os estudantes vinham sendo transportados dessa forma.

“A Secretaria Municipal de Educação informa que tomou conhecimento, somente neste momento, de um vídeo que registra o transporte de estudantes em condições manifestamente inadequadas, destoando dos padrões de segurança, conforto e regularidade exigidos pela legislação aplicável e pelas normas internas desta Pasta e da Administração Municipal”, consta trecho do comunicado oficial.

O transporte irregular de crianças é classificado como infração gravíssima, além de representar risco direto à vida dos alunos e violar direitos assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Especialistas alertam que, em caso de acidente, as consequências poderiam ser fatais.

Para moradores do município, o episódio não representa um caso isolado, mas evidencia problemas antigos na oferta do transporte escolar na zona rural. “Desde muito tempo que isso existe”, comentou outro internauta, reforçando a cobrança por providências efetivas.

Feira de Santana / 11 de dezembro de 2025 - 07H 07m

Prefeitura de Feira vai pagar deslocamento de professores retidos na pandemia

A Prefeitura de Feira de Santana vai pagar cerca de R$ 16 milhões referentes ao deslocamento de professores de escolas da zona rural que ficaram retidos durante o período da pandemia, no ano de 2020, durante a gestão do ex-prefeito Colbert Filho. O anúncio da liberação dos recursos foi feito pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, nesta quarta-feira (10).

O prefeito José Ronaldo ressaltou que o pagamento dos valores referentes ao deslocamento dos professores lotados em escolas da zona rural durante o período da pandemia será realizado em 10 parcelas, junto com os salários de cada mês. “Começaremos a pagar junto com o salário de janeiro de 2026 e seguiremos com os pagamentos até o mês de outubro do mesmo ano”, explicou.

O comunicado foi feito pelo prefeito José Ronaldo durante reunião com o vice-prefeito e secretário de Educação, Pablo Roberto, a secretária de Administração, Sandra Peggy, e o procurador-geral do Município, Guga Leal. A cada mês, a Prefeitura de Feira de Santana vai injetar cerca de R$ 1,6 milhão na folha de pagamento dos docentes para cobrir as parcelas do acordo.

O secretário de Educação, Pablo Roberto, destacou que a medida assinada pelo prefeito José Ronaldo alcança cerca de 1.200 professores que atuam em escolas da zona rural.

Feira de Santana / 03 de dezembro de 2025 - 17H 34m

Ameaça de surto de zoonoses leva vereadores a defender compra emergencial de medicamentos em Feira

Ameaça de surto de zoonoses leva vereadores a defender compra emergencial de medicamentos em Feira
Foto: Divulgação/Câmara Municipal

Para conter o avanço de zoonoses em Feira de Santana, a Prefeitura pode realizar uma dispensa emergencial de licitação para adquirir medicamentos e insumos destinados ao tratamento de animais e de pessoas infectadas.

A proposta foi apresentada pelo vereador Pedro Américo (Cidadania) na sessão desta quarta-feira (3), quando ele alertou para os surtos de esporotricose e raiva no município, doenças transmitidas de animais para humanos.

O edil afirmou que Feira de Santana já aparece em comunicados de risco da vigilância epidemiológica estadual como uma das cidades em situação de alerta, especialmente em relação à raiva. Segundo ele, a carência de medicamentos, de estrutura e de políticas voltadas à causa animal agrava o cenário.  Américo destacou que cuidadores e protetores independentes também estão adoecendo, já que convivem diariamente com animais infectados sem receber qualquer apoio.

O vereador reforçou que o tema ultrapassa o debate sobre bem-estar animal e configura uma questão de saúde pública, com risco para a população. Além da compra emergencial de medicamentos, ele defende medidas como acolhimento aos protetores, fornecimento de ração e fortalecimento das associações que atuam na proteção animal. Sem ações urgentes, o município poderia enfrentar um agravamento dos casos, com possibilidade de cenário epidêmico.

Durante a discussão, o vereador Luiz da Feira (PP) sugeriu que a Prefeitura firme convênios com clínicas veterinárias para oferecer atendimento gratuito aos animais, como forma de ampliar a capacidade de resposta diante do avanço das zoonoses na cidade.

Feira de Santana / 03 de dezembro de 2025 - 14H 36m

Prefeitura de Feira de Santana afirma transparência e legalidade na contratação da banca do concurso para professores

Prefeitura de Feira de Santana afirma transparência e legalidade na contratação da banca do concurso para professores
Foto: Divulgação/PMFS

Após a circulação de comentários e dúvidas sobre a contratação da banca organizadora do concurso público que vai ofertar 1.000 vagas para professores da Rede Municipal de Ensino, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) divulgou uma nota de esclarecimento afirmando que todo o processo seguiu rigorosamente a legislação vigente e está amplamente documentado.

Segundo a Seduc, a modalidade utilizada — dispensa de licitação — não representa exceção nem irregularidade, sendo expressamente prevista na Lei Federal nº 14.133/2021. O órgão cita o artigo 75, inciso XV, que permite a contratação direta de instituições brasileiras sem fins lucrativos que atuam nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento institucional, desde que possuam reputação ética e profissional comprovada.

A secretaria detalhou ainda que: nove instituições reconhecidas nacionalmente foram consultadas para cotação; o processo seguiu o Decreto Municipal nº 12.830/2023, especialmente no levantamento de preços; o mapa comparativo das propostas está anexado ao processo e disponível para auditoria, a instrução processual inclui pareceres jurídicos, documentação técnica e memória de cálculo.

A gestão afirma que não houve qualquer tentativa de ocultar informações. De acordo com a Seduc, o concurso para 1.000 professores foi amplamente anunciado em entrevistas, matérias jornalísticas e comunicados oficiais do prefeito José Ronaldo e do secretário Pablo Roberto. A prefeitura reforça que o processo tem sido conduzido com total transparência, alinhado ao compromisso de recompor o quadro docente e fortalecer a educação municipal.

A Seduc também esclarece que o valor citado — R$ 6.600.000,00 — não corresponde a um pagamento fixo. Trata-se do teto máximo previsto, como determina a legislação federal para contratos dessa natureza. O modelo utilizado prevê pagamento proporcional ao número de inscritos. Assim, a empresa responsável pelo concurso só receberá pelos candidatos efetivamente inscritos, e não o montante total. A secretaria destaca que esse formato é amplamente adotado em concursos federais, estaduais e municipais, proporcionando segurança jurídica e previsibilidade ao processo.

Histórico

2019
set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2018
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2017
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2016
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2015
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2014
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2013
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2012
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2011
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2010
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2009
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2008
dez | nov