‘A Bahia está comprometida em atuar de forma inteligente para enfrentar os desafios da segurança’, diz Jerônimo
Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) esteve em Brasília, na quinta-feira (28), para participar da 15ª reunião do Fórum Nacional de Governadores. Estiveram em pauta o aprimoramento e fortalecimento de políticas públicas nas áreas da segurança, assistência social e saúde.
O encontro reuniu chefes do Executivo estadual, ministros do Governo Federal e especialistas de diferentes áreas para debaterem estratégias conjuntas. Na oportunidade, Jerônimo assegurou mais proteção aos baianos, com o fortalecimento da segurança.
“Acreditamos que, com diálogo e cooperação, vamos construir caminhos para um Brasil mais equilibrado e inclusivo. Nós conversamos sobre estratégias para fortalecer a segurança pública, garantindo mais proteção à população”, explicou o governador.
Um dos principais destaques do encontro foi a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, apresentada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.
A proposta busca a criação de um Sistema Único de Segurança Pública (Susp), nos moldes do SUS, para fortalecer a integração entre União, Estados e Municípios para o combate ao crime organizado, com planejamento orçamentário unificado e mecanismos de monitoramento de resultados.
“A Bahia está comprometida em atuar de forma integrada e inteligente para enfrentar os desafios da segurança pública. Precisamos consolidar um planejamento orçamentário que assegure a autonomia dos estados e garanta investimentos a curto, médio e longo prazo. Este é o momento de avançarmos, aproveitando o alinhamento entre os governos estaduais e federal”, concluiu o petista.