Busca
(6857) registro(s) encontrado(s) para a busca: Feira de SantanaPrefeitura de Feira abre inscrição para júri que vai escolher novas agências de propaganda
Conforme divulgado no Diário Oficial no fim de agosto, a licitação para contratação das novas agências de publicidade da prefeitura de Feira de Santana está marcada para o dia 24 de outubro de 2019, às 8h30min, no Salão de Licitações. Na edição eletrônica do DO desta quarta-feira (02), a Secretaria de Comunicação Social publicou mais uma novidade sobre o certame. Estão as inscrições de profissionais formados em comunicação, publicidade ou marketing para compor a Subcomissão Técnica para análise e julgamento das propostas técnicas a serem apresentadas na licitação. Qualquer profissional de comunicação pode participar desde que não mantenha vínculo direto ou indireto com a prefeitura ou agências interessadas. A participação na subcomissão não será remunerada. As inscrições podem ser feitas nos dias 03, 04 e 07 de outubro de 2019 das 07h30 às 12h e das 14h às 17h na Secretaria de Comunicação Social. Atualmente quatro agências atendem a prefeitura de Feira: Mercado Comunicação, Ativa Propaganda, Cidade Propaganda e ArteCapital. A nova licitação prevê a contratação de uma quinta agência. O orçamento da prefeitura para 2020 prevê pouco mais de R$ 13 milhões para publicidade.
Prefeitura de Feira vai contratar 250 pessoas via REDA
O secretário municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), Pablo Roberto Gonçalves, baixou portaria constituindo Comissão Especial de Coordenação de Seleção Pública dos candidatos para preenchimento de vagas sob o Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). A Portaria 003 foi publicada no Diário Oficial Eletrônico da Prefeitura de Feira de Santana desta quarta-feira, 02. A comissão especial terá a finalidade de acompanhar, fiscalizar, avaliar e coordenar os trabalhos de fiscalização dos candidatos para o preenchimento de vagas sob o Regime de REDA. A seleção é para preenchimento de 250 vagas exclusivamente na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso). A comissão da seleção pública será formada pelos servidores Pedro Américo de Santana Silva Lopes (que também assume a presidência da comissão), Cristiano Queiroz da Silva, Ivone Vitória Fernandes Magalhães e Walter Bastos Silva Filho
Câmara de Feira terá R$ 34 milhões para gastar em 2020; prefeitura R$ 1,4 bi
A proposta orçamentária para o ano 2020 da Prefeitura Municipal de Feira de Santana já se encontra na Câmara Municipal. A receita é bilionária. Segundo o documento entregue, o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) prevê R$ 1.461.798.378,00 de arrecadação. Desse valor, a Secretaria de Saúde deve consumir pouco mais de R$431 milhões e a de Educação R$ 323 milhões A discussão da LOA tem grande importância por causa da sua atribuição, que é a de prever as receitas e fixar as despesas para o exercício financeiro do próximo ano. A Câmara de Feira também teve a sua parte no “pote de ouro” definida. Serão R$ 34 milhões para gastar em 2020 e bancar os altos salários, diárias, iogurtes, celulares, viagens para congressos, vale refeição e diversas outras despesas do inoperante legislativo feirense.
Fenatifs 2019 será aberto nesta terça-feira com atividades no Teatro do Cuca
De 1º a 12 de outubro, a Cia. Cuca de Teatro realiza a 12ª edição do Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (Fenatifs) com espetáculos teatrais, circenses, de dança, teatro de animação, contação de histórias, recital de poesias e oficinas, entre outras ações.
As atividades serão realizadas em espaços variados como o Teatro do Cuca, Museu Regional de Arte, Teatro Margarida Ribeiro, Teatro Sesc Centro, Teatro Ângela Oliveira (Maestro Miro), Museu de Arte Contemporânea (MAC), Centro de Artes e Esportes Unificados (Cidade Nova e Jardim Acácia), além de escolas, praças, asilos e orfanatos.
A programação da abertura do Fenatifs 2019 terá o espetáculo “Maiuei – É do meu jeito!”, da Turma do Biribinha (Arapiraca – AL) às 19 horas, no Teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca).
Logo em seguida haverá a Homenagem Fenatifs, com a instituição do Troféu Cultural Henrique Motté, às 20 horas, e por fim, às 20h30, será realizado o Fala Fenatifs com o tema “O que será de nós?!”. Para ter acesso basta levar 1 kg de alimento estocável.
Com mais de 50 apresentações, de grupos de diversos estados do país, o projeto conta com o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, e tem o intuito de movimentar, valorizar, debater e desenvolver o teatro para a infância e juventude.
Aécio e Tarcízio em Feira
O Blog do Velame aderiu ao #tbt. A sigla em inglês para “throwback Thursday”, algo que em tradução para o português soa como “quinta-feira do retorno” é uma das hastags mais utilizadas nas redes sociais em fotos que tenham sido tiradas no passado. Na estreia do #tbt blog, voltamos ao dia 26 de outubro de 2010 quando um presidenciável esteve em Feira e publicamos a seguinte nota:
O senador eleito Aécio Neves (PSDB-MG) participou nesta terça-feira (26) de uma carreata em Feira de Santana, de apoio a candidatura a presidente de José Serra (PSDB). Além do prefeito Tarcizio Pimenta, participaram do evento também o ex-prefeito José Ronaldo, o ex-governador Paulo Souto, deputados, vereadores e lideranças de Feira e região. (clique AQUI e leia a nota original)
Secretário de Educação comenta ação contra o Feira Tênis Clube
Em resposta a nota “Empresária aciona justiça para barrar obra da prefeitura no Feira Tênis Clube“, o secretário de educação de Feira de Santana, Marcelo Neves disse ao Blog do Velame desconhecer os detalhes do que é reivindicado. “Sei apenas o que saiu na imprensa. Não conheço a ação nem os detalhes do que reivindica. Mas qualquer cidadão pode ir à justiça requerer o que acha seu direito por mais absurdo que pareça”. Neves afirmou ainda que a procuradoria do Município irá se manifestar no momento oportuno.
Empresária aciona justiça para barrar obra da prefeitura no Feira Tênis Clube
Uma empresária de Feira de Santana está questionando na justiça a desapropriação do Feira Tênis Clube, conhecido como “fe-te-cê”. No último dia 16 de julho o prefeito Colbert Filho (MDB) anunciou que desapropriou a área do clube e depositou em juízo 9 milhões e 200 mil reais. O prefeito afirmou ainda que vai investir 30 milhões de reais na construção de um centro educacional no local. Entretanto, os planos de Colbert podem ser barrados pela justiça.
A proprietária de uma academia que funciona no Fetecê há 20 anos alega, no processo, que todo esse tempo é sua atividade econômica que “mantêm os custos estruturais desse marco arquitetônico da cidade, além de propiciar diversos trabalhos sociais desenvolvidos nos equipamentos aquáticos do imóvel, comprovados inclusive por fotografias”.
O advogado da causa, Rafael Pinto Cordeiro, que atua pelo escritório Cândido Sá, afirma que a intervenção processual questiona a urgência da desapropriação, uma vez que “o primeiro decreto municipal que declara o imóvel do FTC como de utilidade pública foi editado em 2009.
“Além disso, não se pode falar em urgência uma desapropriação destinada a construir uma sede administrativa de um órgão público que já se encontra bem instalado e em pleno funcionamento em outro local, muito menos se essa desapropriação ignora a existência de uma atividade econômica que atende todas as funções sociais da propriedade há mais de duas décadas. É um contrassenso!”, alega.
Rafael Cordeiro acrescenta que se o desejo da Prefeitura é a preservação do bem material e imaterial do espaço, a conduta correta e mais econômica para a Administração Pública seria realizar, a custo zero, o tombamento do imóvel.
A verba que será usada na desapropriação é oriunda do Fundeb e também está sendo questionada na justiça pela APLB sindicato, que reivindica 60% dos R$ 248 milhões que foi depositado na conta da prefeitura seja destinado para os trabalhadores da educação municipal.
Ministério Público pede fechamento do Feiraguay
Uma ação civil pública tramita na Vara da Fazenda Pública de Feira de Santana na qual o Ministério Público pede o fechamento do famoso Feiraguay. Segundo reportagem do jornal Folha do Estado, o entreposto comercial que funciona desde 1994, pode ser transferido para o Shopping Popular. O MP alega ausência de licitação e privatização do espaço público. A ação é contra a Prefeitura Municipal e a Associação dos Vendedores Ambulantes de Feira de Santana (AVANFS) e visa apurar a privatização do espaço. O inquérito reivindica o local e alega que a praça é um bem público. O promotor Anselmo Lima alega que a doação da área para construção do Feiraguay viola as leis 6.766/76 e 8.666/93 além de, segundo ele, também ferir o próprio bom senso. Ao jornal, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Antonio Carlos Borges Júnior afirmou que todos os ambulantes da praça estão na legalidade e que não existe risco de reintegração de posse. A Prefeitura e AVANFS têm um prazo de 72 horas para se manifestar.
Peça de teatro sobre Lucas da Feira estreia no Cuca
O Grupo Recorte de Teatro estreia, nos dias 27 e 28 (sexta e sábado), o espetáculo Lucas da Feira: o sujeito antes do mito. O espetáculo será encenado no Teatro do Cuca, a partir das 20 horas. O enredo se baseia na história de uma figura mitológica de Feira de Santana na primeira metade do século XIX, retratando uma cidade colonial e ainda pertencente a Cachoeira. Lucas da Feira, nascido Lucas Evangelista, foi um sujeito que ganhou tanta fama a ponto de chamar atenção da Bahia, do Brasil e ser considerado, por muitos, dono das matas de Feira, Cachoeira e São Gonçalo. O Grupo Recorte de Teatro, formado por atores profissionais de Feira de Santana e indicado ao prêmio Braskem 2019, completa 5 anos e é o responsável por essa montagem. A direção é de Fernando Souza, que também assina o texto.O valor do ingresso é de R$30 (inteira) R$ 15 (meia). Todos professores, estudantes e maiores de 65 anos pagam meia.
Divulgada programação completa da Feira do Livro
A arte literária tem a capacidade de abrir e transformar mentes, revelando novos conhecimentos e distintos universos através das páginas e das palavras. Celebrando a literatura, ocorre no período de 24 a 29 de setembro, a 12ª edição da Feira do Livro de Feira de Santana (Flifs). O evento organizado pela Universidade Estadual Feira de Santana (Uefs), ocupará a Praça Padre Ovídio.
Os espaços ganharam nomes de homenageados como o auditório que se chamará Julieta Carteado; a arena terá nome da professora Rita Brêda; a praça do Cordel recebe o título de Rodolfo Coelho Cavalcante; por fim, Maryzelia será o nome do palco de apresentações artísticas.
Durante a solenidade de abertura da Flifs, dia 24, terça-feira, às 17h, no Auditório Julieta Carteado, haverá interpretação do Hino Nacional e do Hino à Feira, por Cristiane Souza e Alisson de Sousa; além de exibição da Campanha Memórias de Leitura, da Fundação Pedro Calmon. O encerramento do primeiro dia de atividades contará com a apresentação de Jackson Costa, com o Sarau do Poeta, às 19h, no auditório do Serviço Social do Comércio (Sesc/Centro).
Os lançamento dos livros ocorrem na Praça do Cordel Rodolfo Coelho Cavalcante, a partir das 18h, todos os dias. A programação inclui mesas-redondas como ‘Literatura Juvenil’, dia 25, às 18h30, no teatro do Sesc, com mediação de Daniel Farias e Babi Dewet como palestrante.
Às 10h, de quinta, 26, a mesa ‘Livros Fundamentais (depoimentos)’, no Auditório Julieta Carteado reúne os escritores Aleilton Fonseca, Antônio Brasileiro e Luís Pimentel, o mediador será Roberval Pereyr. A mesa também lança a Revista Quanta. Neste dia, Mariana Paim apresenta o Sarau do Leia Mulheres, às 16h, na Arena Rita Brêda. A apresentação cultural ficará por conta de Camareta Bahia Cordas, do Teatro Castro Alves, às 17h, no Palco Maryzelia.
O sábado, 28, conta com a apresentação do Grupo de Samba de Roda de Bonfim de Feira, às 11h, na Praça do Cordel Rodolfo Coelho Cavalcante. No dia 29, o encerramento da Feira será com Maryzelia, que apresenta “A Dona do Pedaço”, às 16h30.
Compõem as atividades também oficinas e exposições, promovidas entre os dias 24 e 28. O evento promovido pela Uefs tem parceria com o Sesc, Arquidiocese, Prefeitura Municipal de Feira de Santana e Governo do Estado da Bahia.
Confira a PROGRAMAÇÃO COMPLETA da Feira do Livro.
Pesquisa eleitoral mostra cenário embolado em Feira
Uma pesquisa realizada pelo Grupo de Estudo, Pesquisa e Estatística (GEPE), mostra uma acirrada disputa entre os postulantes à prefeitura de Feira de Santana em 2020. Segundo o blog O Protagonista, o GEPE é um grupo formado por pessoas que se dedicam a realizar estudos e pesquisas sobre assuntos políticos, sociais e educacionais de municípios baianos, para conhecimento próprio ou consumo interno, desde 2004. No levantamento estimulado feito com nove postulantes, Zé Neto (PT) aparece na frente com 26,5%, seguido por Targino Machado (DEM) 14,5%, Carlos Geilson 13,3% e Colbert Filho (MDB) com 12,3%. Os outros citados foram: Irmão Lázaro (4,7%), Jhonatas Monteiro (3,9%), Dayane Pimentel (3,7%), José de Arimatéria (1,9%) e Rafael Cordeiro (0,3%). Branco e nulo somam 5,2% enquanto os indecisos são 13,7%. A pesquisa foi realizada entre 03 e 06 de setembro de 2019 e 1.148 pessoas foram entrevistadas em 71 bairros, na sede do município e 8 distritos.
Câmara Federal realiza sessão em homenagem a Feira
A Câmara Federal vai realizar uma Sessão Solene, requerida pelo deputado Zé Neto (PT), que tem como objetivo comemorar Feira de Santana pelos seus 186 anos de emancipação política. O evento acontecerá nesta quinta-feira (19), às 9h no Plenário principal da Câmara dos Deputados, em Brasília. Na ocasião, será feita uma reflexão sobre os destinos de Feira de Santana, com a finalidade de evidenciar suas belezas e potenciais e apresentar demandas e necessidades do município e da região para o Poder Executivo Federal. O evento contará com a presença do Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, autoridades convidadas; lideranças do setor produtivo e representantes dos empresários de Feira de Santana.
Câmara de Feira já chegou a comprar 616 unidades de iogurte de uma só vez
Dando continuidade a série de postagens que expõe os gastos da Câmara de Feira de Santana, o Blog do Velame descobriu uma despesa curiosa. Entre 2015 e 2017 os edis estavam vorazes consumidores de iogurte e sucos. Nesse período, os alimentos foram adquiridos ao custo de R$ 17.767,60 da empresa Ki-Massa. Em apenas um dos registros de compra feito pela Câmara, foram adquiridos de uma só vez 616 unidades de iogurte semidesnatado com polpa de frutas e leite pasteurizado. Em 2018, contrato praticamente igual foi firmado com a empresa Mega Start no valor de R$ 17.497,60, mas os iogurtes foram retirados do cardápio, restando apenas polpas de frutas. O café dos vereadores e frequentadores do legislativo também não sai barato. Só da empresa Alfa Empreendimentos, em 2018, foi contratado R$ 13 mil de café e adoçante. Também da empresa Mega Start a presidência da Casa contratou R$ 14.099,80 em fornecimento de água mineral sem gás. Recentemente o Blog do Velame revelou também os gastos da Câmara com vale alimentação que ultrapassam os R$ 2 milhões anuais e que virou alvo de investigação no Ministério Público Estadual.
Saque do FGTS vai injetar R$ 95 milhões na economia de Feira
Noventa e cinco milhões de reais, é o volume total de recursos que vai movimentar a economia de Feira de Santana entre o período de 13 de setembro (esta sexta-feira) e março de 2020. O valor se refere ao pagamento que será feito, pela Caixa Econômica Federal, a cerca de 283 mil trabalhadores no município com direito a sacar a quantia de R$ 500,00 do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
É o saque a que tem direito todo trabalhador titular de conta do FGTS, limitado até R$500,00 por conta do Fundo de Garantia, que poderá ser feito em contas ativas e inativas, a partir de setembro de 2019 até março de 2020, de acordo com o cronograma de atendimento da CAIXA.
A informação foi dada ao prefeito Colbert Martins Filho em audiência no seu gabinete com dirigentes da instituição financeira, nesta quinta-feira. Esteve no encontro, entre outros representantes da Caixa, o superintendente regional Ismael Boaventura. “É uma injeção de recursos que vai proporcionar um momento muito interessante para o comércio, serviços e a economia como um todo, em Feira de Santana”, diz o prefeito.
Para trabalhadores nascidos de janeiro a abril que tem poupança individual na CEF aberta até a data de 24 de julho de 2019 , o crédito será feito automaticamente nesta sexta. Para conferir, basta verificar o saldo, acessando a conta por meio do aplicativo da Caixa, Internet Banking ou diretamente em algum serviço de atendimento eletrônico.
A partir de 27 de setembro, de acordo com o calendário de saque do FGTS, é a vez dos trabalhadores nascidos de maio a agosto, e em 9 de outubro começam a receber os que fazem aniversário nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro – do mesmo modo, que tenha poupança individual na CEF aberta até a data de 24 de julho de 2019. No dia 18 de outubro começa o atendimento para quem não tem conta na Caixa e nasceu no mês de janeiro.
Neste primeiro momento (trabalhadores nascidos de janeiro a abril com poupança na CEF) o pagamento atinge R$ 14 milhões. O escalonamento é feito para evitar que uma massa de trabalhadores compareça às agências ao mesmo tempo, dificultando o atendimento. Para saber se tem direito ao saque proporcionado por medida do Governo Federal, o trabalhador deve fazer a consulta (basta o CPF) nos aplicativos ou sites da Caixa e do próprio FGTS ou ainda ligar gratuitamente para o 08007242019.
Deputado diz que exigências da Anac para ampliação do aeroporto de Feira estão sendo cumpridas
O deputado federal Zé Neto (PT) voltou a fazer promessas referentes ao Aeroporto de Feira de Santana. Ele informou via assessoria de imprensa que esteve nesta terça-feira (10) em Brasília, na Anac, para reunião que contou com a participação do diretor do aeroporto Walter de Moraes, do assessor jurídico Breno Gravatá e do corpo técnico da agência que é coordenada pelo Superintendente Rafael Botelho.
A reunião teve como objetivo elaborar um cronograma para resolver definitivamente a situação do IFR (operação por instrumentos) do aeroporto João Durval Carneiro.
Segundo Zé Neto, a reunião também serviu para abrir conversas diretas com a Anac e com as empresas que estão se aproximando do mercado como a Passaredo Linhas Aéreas e recompor conversas com a Azul e com as Low Cost que estão crescendo no mercado brasileiro.
“Nosso aeroporto acabou de receber a autorização de funcionamento regular na estação meteorológica que estava enfrentando algumas dificuldades técnicas. E nos próximos dias estará acontecendo à desapropriação da área que será utilizada para a remoção e ampliação da área de escape do muro, entre o muro e a pista de pouso, estas foram às exigências que foram solicitadas pela Aeronáutica e pela Anac, e que estando cumpridas logo teremos condição plena para voo de grande porte tanto de dia como à noite, viabilizando a nível comercial ainda mais nosso aeroporto”, prometeu.
Campanha solidária “Ser mais do que ter” é lançada em Feira
Nesta terça-feira (10), no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana, aconteceu mais um lançamento da campanha “Ser mais do que ter”, organizado pela Paróquia Senhor dos Passos e coordenada pelo casal Alexandre e Camila Freitas. O lançamento foi direcionado para a imprensa, parceiros e instituições envolvidas. O evento contou com a presença do Arcebispo Dom Zanoni Castro, do Padre Edimundo Almeida, paroquianos da Senhor dos Passos, além do artista Del Feliz, responsável pelo “hino” e “Padrinho” da campanha neste ano. Durante a abertura, o Monsenhor Luiz conclamou a todos para abraçarem essa causa, voltando-se para as duas palavras-chave que ele está exercitando ultimamente: magnanimidade e solidariedade. Camila fez a apresentação da campanha, que visa “suscitar o espírito de solidariedade na comunidade feirense”, destacando as duas ações iniciais que são voltadas para o Projeto “Crer com as Mãos” da comunidade Dulce dos Pobres e para o Centro Social Monsenhor Jessé, descrevendo a programação da I Semana da Solidariedade que acontecerá nos dias 21 a 27 de outubro. Dom Zanoni também usou da palavra e disse sentir-se feliz em ver mãos que se unem numa iniciativa tão grandiosa diante de um mundo em crise de credibilidade.
Após 170 anos, Lucas da Feira terá direito a defesa assegurado pela Defensoria Pública
Robin Hood do sertão, escravo fugitivo em luta pelo abolicionismo ou apenas um assaltante aterrorizando a população? Lucas Evangelista, mais conhecido como Lucas da Feira, será o personagem da 7ª Edição do projeto Júri Simulado – Releitura do Direito na História, realizado pela Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA). A simulação de julgamento acontecerá no dia 25 de setembro (quarta-feira), às 14 horas, no Centro Universitário de Cultura e Arte/UEFS, na cidade de Feira de Santana. Nas simulações, defensores públicos representarão o tripé da Justiça (defesa, acusação e julgamento) e atores serão especialmente convidados para assumirem o papel dos réus. Ficou a cargo do ator Jailton Nascimento, que integra a Companhia Cuca e do Grupo Recorte de Teatro, interpretar Lucas da Feira. Já o júri é escolhido por sorteio, entre as pessoas do público. A proposta do projeto é resgatar os direitos de personagens populares que historicamente não contaram com a prerrogativa de todo acusado: o contraditório e a efetiva ampla defesa. O evento é gratuito. Figura cuja própria vida é objeto de polêmicas historiográficas, Lucas da Feira foi um negro nascido escravo em 1807 na região que viria se constituir na cidade de Feira de Santana, razão aliás da sua alcunha. Por volta dos 20 anos, Lucas da Feira se liberta do cativeiro, juntando-se a um grupo de salteadores que mais tarde chega a ter cerca de 30 integrantes e que ele mesmo irá liderar. Roubando fazendeiros da região e imparável pelas forças policiais, a fama de Lucas da Feira se espalha, servindo de incentivo e estímulo para a luta negra contra a violência da escravidão, assim como razão de pavor e preocupação pelo status quo baiano da época. Preso em janeiro de 1948, Lucas da Feira acabará sendo condenado ao enforcamento no dia 25 de setembro de 1849. Lançado em novembro de 2016, a iniciativa realizou o julgamento de figuras simbólicas e relevantes para a história da Bahia e do Brasil. Luiza Mahin, Zumbi dos Palmares, índio Caboclo Marcelino, Cuíca de Santo Amaro, Carlos Marighela e até mesmo a Lei Áurea. O intuito do projeto é colaborar na construção pedagógica de compreensão da realidade, ao trazer à memória episódios que estruturaram o racismo e a invisibilidade de tradições e lutas de segmentos sociais, como da população negra e indígena.
Câmara de Feira disponibiliza 60 linhas de telefone celular para uso dos vereadores
Despesas com congressos em cidades turísticas, gastos milionários com vale refeição e altos salários parecem não serem suficientes para satisfazer o gosto por regalias dos vereadores de Feira de Santana. Apesar de ser senso comum que um vereador recebe o suficiente para para bancar gastos com telefone celular, a presidência da Casa entende ser necessário bancar mais esse beneficio aos 21 eleitos. Um contrato com a operadora Claro disponibiliza 60 linhas móveis, com fornecimento de 60 aparelhos telefônicos móveis aos vereadores e funcionários. O valor do contrato anual é de R$ 80.045,60 e tem data final em 11/02/2020. Em 2016, esse mesmo contrato ultrapassava os R$ 100 mil. A Casa gasta ainda com linhas de telefone fixo cerca de R$ 40 mil anuais, segundo contrato com a empresa Telemar que consta no Portal da Transparência. O presidente da Câmara, José Carneiro foi procurado pelo blog para esclarecimentos, mas não atendeu as ligações.
Jornal faz raio x do saneamento básico em Feira
Segundo a Lei 11.445/07, saneamento básico significa esgotamento sanitário, abastecimento de água potável, limpeza urbana, coleta e o tratamento dos resíduos sólidos, a drenagem e o manejo das aguas pluviais. Mas, a lei na maioria das vezes não é cumprida. É o que revela reportagem do jornal Tribuna Feirense publicada nesta sexta-feira (06). A matéria releva que Feira de Santana tem esgotamento sanitário em apenas 61% das casas e entre as 100 maiores cidades do país está à frente de capitais como Aracaju (49,43%), Fortaleza (50,72) e Natal (36,78%). O jornal aponta ainda para problemas frequentes como falta d’água em diversos bairros da cidade. Apesar do número divulgado pela Embasa de que 98% dos domicílios feirenses são abastecidos com fornecimento do precioso liquido, a reportagem afirma que muitas famílias continuam a consumir água contaminada, proveniente de lagoas, tanques e outras fontes não potáveis. (Rafael Velame)
Mais vereadores em Feira?
Os vereadores de Feira de Santana preparam mais uma surpresa para os eleitores. Na volta do recesso, um projeto de lei que aumenta o número de vagas na Câmara Municipal das atuais 21 para 26 deve ser proposto. A mudança passará a valer na próxima legislatura.