Busca
(6869) registro(s) encontrado(s) para a busca: Feira de SantanaCasa do Trabalhador oferece 113 vagas de emprego nesta quarta, com destaque para o restaurante Outback Steakhouse
A Casa do Trabalhador, órgão da Prefeitura de Feira de Santana, está com 113 vagas de emprego disponíveis nesta quarta-feira (14). Desse total, 66 são destinadas à rede de restaurantes Outback Steakhouse, que está aportando em shopping na cidade.
Os interessados em conquistar uma vaga de emprego devem se dirigir à Casa do Trabalhador, à Rua Desembargador Felinto Bastos, 527-A, antiga Rua de Aurora. Para o restaurante Outback Steakhouse estão sendo oferecidas: 6 vagas para auxiliar de cozinha (linha fria); 7 vagas para auxiliar de cozinha (linha quente); 7 vagas de auxiliar de preparo (cozinha); 7 vagas de auxiliar de limpeza de cozinha; 3 vagas de apoio de delivery; 5 atendentes de bar; 5 recepcionistas (salão); 5 auxiliares de limpeza de salão e mais 21 atendentes de restaurante.
O Outback Steakhouse é de origem norte-americana e está presente em 67 cidades de 21 estados brasileiros.
Também estão disponíveis vagas para trabalhar na unidade da rede de supermercados Mix Matheus. Estão sendo oferecidas: 01 vaga de cartazista, 01 vaga de locutor, 3 vagas de auxiliar de açougue, 01 vaga de açougueiro, 01 vaga de forneiro, 01 vaga de gerente de açougue, 01 vaga de gerente de depósito, 01 vaga de gerente de frios e laticínios, 01 vaga de gerente de hortifruti, 01 vaga de gerente de loja, 01 vaga de gerente de padaria, 01 vaga de gerente de peixaria, 01 vaga para gerente de prevenção e perdas, 01 vaga para gerente de reposição, 01 vaga para gerente de vendas e mais 06 vagas para peixeiros.
UEFS abre inscrições para projeto que transforma ‘boas ideias em soluções concretas’
Toda grande empresa ou solução começa com uma ideia simples. Foi assim com a Winflue, que conecta influenciadores digitais a oportunidades de trabalho; com a Verde3D, que transforma materiais descartados em produtos sustentáveis; e com a Fulora Kombucha, que leva sabores típicos do Nordeste para garrafas de bebida saudável.
Agora, é a vez de outras 30 ideias ganharem forma através do programa de aceleração Novatores, que está com inscrições abertas para sua segunda edição. O programa, totalmente gratuito, é voltado para quem está no início do caminho empreendedor – seja com uma ideia ainda em formação, seja com um projeto que já começou a ser testado.
“O Novatores existe para mostrar que boas ideias podem virar negócios reais, independentemente de onde surjam. No ano passado, ajudamos 25 projetos a saírem do papel – desde soluções tecnológicas até produtos que valorizam nossa cultura local. Este ano, queremos ampliar ainda mais esse impacto”, explica Angelo Loula, coordenador do projeto da UEFS.
Durante três meses, os participantes recebem acompanhamento personalizado com especialistas; capacitações práticas sobre como estruturar o negócio; ajuda para apresentar a ideia de forma clara e atraente; e contar com possíveis parceiros e investidores.
“Quando criamos a WInflue, percebemos o quanto é importante ter orientação e conexões certas. Programas como o Novatores são fundamentais para quem está começando”, conta Marcelo Magalhães, fundador da plataforma que hoje trabalha com influenciadores de todo o Nordeste, pioneiro na criação de startups na Bahia.
O programa Novatores é uma realização da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), por meio da Agência de Inovação (InovaUEFS), e conta também com a co-realização da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).
As inscrições já estão abertas pelo site ou pelo Instagram @aceleranovatores. Podem se inscrever pessoas de Feira de Santana e dos territórios do Portal do Sertão, Litoral Norte e Agreste Baiano, Recôncavo, Vale do Jiquiriçá, Bacia do Jacuípe e Sisal.
São João de Santo Estevão terá Solange Almeida, Tarcísio do Acordeon e Magníficos, de 20 a 23 de junho
O clima junino vai esquentar a cidade de Santo Estevão, a cerca de 40 km de Feira de Santana, trazendo grandes artistas nacionais e regionais entre os dias 20 a 23 de junho, na Praça Sete de Setembro.
O anúncio da programação aconteceu nesta semana. O tema dos festejos para este ano é “Quem Ama Cuida”, em homenagem à música do forrozeiro Flávio Leandro.
Entre as atrações confirmadas pela Prefeitura estão Tarcísio do Acordeon, Limão com Mel, Heitor Costa, Theuzinho, Solange Almeida, Tony Salles, Magníficos, Kevi Jonny, além de bandas locais.
A expectativa é de que a festa reúna 100 mil pessoas durante o período. O prefeito Tiago da Central (União Brasil), reforçou que o São João de Santo Estevão pretende não apenas celebrar a cultura, mas também fomentar a economia da cidade.
“Santo Estevão se prepara para viver um São João inesquecível, se consolidando como uma das principais rotas do forró na Bahia. Uma festa que celebra a cultura, movimenta a economia e enche de orgulho quem é da terra e quem vem de fora”, destacou o gestor municipal.
Vereadores comemoram saída da ViaBahia, mas manifestam preocupação com problemas recorrentes nas BRs 324 e 116
Durante a última sessão na Câmara de Vereadores de Feira de Santana, os parlamentares manifestaram preocupação de que o fim do contrato de concessão das BRs 324 e 116 sul, à empresa Via Bahia, acabe não significando melhoria dos serviços prestados.
Um dos participantes da audiência pública, organizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que discutiu o assunto em Feira, o vereador Jorge Oliveira (PRD) não percebeu indicativo claros de mudança. “A proposta é de tirar Chico e colocar Francisco”, ironizou.
O edil criticou possíveis valores de pedágio a serem cobrados pela nova concessionária, após instalação de cabines automáticas. “Peço para terem piedade da população que transita nesta via, principalmente no sentido Feira a Salvador. Porque, pelas propostas colocadas naquele momento, o indivíduo que sair daqui para a capital vai pagar mais de R$ 27. Ninguém suportará o pedágio que estarão cobrando. É um absurdo”, disse Jorge Oliveira.
O Governo Federal, assinalou ele, ainda gastará R$ 5 milhões para melhorar as vias, antes da outra empresa assumir. Para o vereador, se não houver forte envolvimento do Estado e municípios da região nas discussões, continuará ocorrendo transtorno em razão de descaso da concessionária. Engarrafamento€ total no Anel de Contorno (sentido Feira VII), problemas na alça do viaduto Portal do Sertão e falta de iluminação de viadutos, são alguns dos problemas cotidianos.
Líder do Govenro, José Carneiro (UB) classificou a concessionária Via Bahia como o “maior retrocesso” já visto no Estado. “Arrecada uma fortuna e não investe um real. E agora em maio, estarão recebendo quase R$ 1 bilhão apenas para abdicar do contrato mal feito pelo governo petista”, pontuou. O líder do Governo Municipal disse esperar que na próxima contratação os governantes pensem no povo. “Esta turma [que está saindo] não construiu via alternativa, não deu manutenção nas pistas e cobrava um preço acima da realidade. Esta Casa tem que se manifestar e dizer não ao governo quanto a esta situação”, disse.
O presidente da Casa, vereador Marcos Lima (UB), deu “graças a Deus que a Via Bahia está saindo”. Enquanto seguia para Salvador, na última terça-feira (6), ele afirmou ter presenciado sete acidentes. Para o dirigente, a ANTT e o DNIT precisam adotar rapidamente as providências necessárias. “Estamos tratando de uma rodovia muito importante para os baianos, principalmente os de Feira”, destacou.
Foguetinhos Velamados
O FORASTEIRO
A Micareta de Feira continua sendo muito mais do que música e alegria — é também um palco político bastante disputado, especialmente por quem já está de olho nas eleições de 2026. Um dos mais animados nos bastidores foi o ex-prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, que não perdeu a chance de tirar uma casquinha da popularidade de José Ronaldo e circular entre os foliões. Com sorrisos, abraços e muita disposição, Elinaldo aproveitou a festa para emplacar seu nome como pré-candidato a deputado federal. Como era de se esperar, Pablo Roberto e Zé Chico torceram o nariz para o visitante.
O NATIVO
Outro nome que se movimentou politicamente durante a Micareta de Feira foi o do petroleiro e sindicalista Deyvid Bacelar. Tido como um dos conselheiros de confiança do presidente Lula, Bacelar tenta agora ganhar visibilidade em sua terra natal para disputar uma vaga na Câmara Federal em 2026. Durante a festa, circulou entre os foliões e fez questão de reforçar laços com lideranças locais, sabendo que terá pela frente uma disputa direta com nomes fortes como o do deputado Zé Neto, que também curtiu bastante a Micareta — com direito a passinhos e muita interação.
O SUMIDO
Quem não apareceu na maior Micareta do Brasil foi ACM Neto. Candidato ao governo da Bahia em 2022 pelo União Brasil, o ex-prefeito de Salvador não deu as caras em Feira de Santana — a maior cidade do interior do estado, governada por um dos seus principais aliados, o prefeito José Ronaldo. A ausência chamou atenção nos bastidores políticos e reforça as especulações de que ACM Neto pode não disputar as eleições de 2026. Para alguns, a falta de articulação com eventos populares e estratégicos como a Micareta é mais um sinal de distanciamento do cenário estadual. E na política, quem não aparece… some mesmo.
FEIJÃO DO TETÊ
Voltando para os bastidores da pré-Micareta, a tradicional Feijoada do Tetê — organizada pelo deputado estadual licenciado e atual secretário de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida — mais uma vez se confirmou como um dos eventos mais prestigiados do circuito político Prefeitos, vereadores, deputados e lideranças do PSB marcaram presença, mostrando que, além de boa comida, o evento segue sendo espaço de articulação e diálogo. Quem também apareceu por lá foi o vice-prefeito de Feira, Pablo Roberto. Mesmo em campos políticos opostos, ele e Ângelo mantêm uma relação cordial e de amizade, provando que, na política, às vezes o tempero certo está na convivência civilizada.
ANULAÇÃO SEM DIVULGAÇÃO
No dia 28 de dezembro de 2024, o Blog do Velame denunciou um contrato milionário firmado pela então secretária de Educação Anaci Paim, no valor de R$ 24.863.816,00, com a empresa RMG Tecnologia Ltda, para implementação de programas de soft skills e hard skills nas escolas da rede municipal. Pouco repercutido na época, o contrato gerou questionamentos pela falta de transparência e pelos valores elevados. No entanto, no dia 25 de março de 2025, o prefeito José Ronaldo, com base em parecer da Procuradoria Municipal, anulou oficialmente a aquisição dos materiais. A decisão foi publicada no Diário Oficial, mas não teve divulgação por parte da prefeitura, o que levanta dúvidas sobre a intenção de dar visibilidade a uma medida que, embora correta, expõe fragilidades da gestão anterior.
PROTEÇÃO SEM PANCADA
Apesar de, em sua maioria, a Micareta 2025 ter transcorrido com tranquilidade no circuito, não faltaram os já conhecidos episódios de excesso por parte da Polícia Militar. Vídeos que circulam nas redes mostram policiais agredindo foliões, repetindo cenas lamentáveis que infelizmente não são novidade em festas anteriores. Embora a segurança pública tenha evoluído em vários aspectos, esse tipo de abordagem ainda precisa ser revisto e discutido com seriedade. A folia precisa de proteção, não de pancada.
MICARETA PLANEJADA
Se por um lado a publicidade da Micareta de Feira 2025 foi elogiada pela qualidade visual e estética das peças, por outro, o curto tempo de divulgação incomodou empresários, artistas e produtores culturais. Muitos alegam que a divulgação tardia atrapalha o planejamento de quem deseja investir ou participar da festa, além de reduzir o potencial de atrair turistas de outras cidades e estados. Há quem defenda que parte das atrações de 2026 já deveria ser anunciada na coletiva de balanço da edição atual, como acontece em eventos de grande porte no Brasil e no mundo. Antecipar as atrações traria benefícios claros pois: aumenta o tempo de exposição da marca Micareta, gerando mais engajamento e expectativa ao longo do ano, facilita a negociação com patrocinadores, que podem planejar campanhas com antecedência e estimula o turismo planejado, atraindo foliões que vêm de fora e movimentam hotéis, bares, restaurantes e comércio local.
PROTESTO NO ZERO HORA
O tradicional Bloco Zero Hora, conhecido por reunir profissionais da comunicação e figuras da política local, voltou a desfilar na Micareta de Feira 2025 — mas não sem polêmica. A mudança da concentração para o Centro de Cultura Amélio Amorim desagradou muitos foliões saudosistas, que defendiam a manutenção da saída tradicional no Bar Ponto do Zequinha, mesmo o local estando fechado. O protesto mais acintoso veio do radialista Jorge Teles, que desfilou com uma placa pendurada no pescoço, deixando claro que, para muitos, o Zero Hora perde parte do charme quando se afasta de suas raízes. Afinal, tradição também é ponto de partida.
HONRA OU ROTINA?
A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou mais dois títulos de Cidadania Feirense: desta vez para a secretária estadual da Educação, Rowenna Brito, e para o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner. As honrarias foram propostas pelos vereadores petistas Ivamberg Lima e Silvio Dias — o primeiro, professor, homenageando Rowenna; o segundo, policial federal, prestando tributo a Werner. Embora as trajetórias dos homenageados tenham relevância estadual, a enxurrada de títulos concedidos pela Câmara tem levado muitos a questionarem: onde está o critério? O que deveria ser um reconhecimento de vínculo e contribuição real à cidade, muitas vezes se transforma em gesto protocolar ou político, banalizando o que deveria ser uma das maiores honrarias do legislativo feirense. Afinal, não basta passar por Feira, é preciso marcar presença de verdade.
Neojiba realiza concerto “Janela Brasileira” no teatro do Sesc
No dia 08 de maio, o NEOJIBA vai realizar o concerto “Janela Brasileira”, que irá imergir em maravilhosas peças musicais do Brasil. O evento será às 19h, no teatro do Sesc, no Centro de Feira de Santana, com entrada a preços acessíveis: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia), com a doação solidária de 1kg de alimento. Os ingressos são limitados e podem ser adquiridos através do site Sympla.
A apresentação terá participação da Orquestra Sinfônica e do Coro Infantojuvenil, além da presença especial da Camerata de Violões, formada por integrantes do Núcleo de Cordas Dedilhadas de Salvador. O repertório será composto pela Suíte Retratos de Ernesto Nazareth e R. Gnattalli, pelo Canto de Xangô, de Baden Powell, por Dr. Sabe Tudo, de Dilermando Reis, Forró Brasil, Trilho Urbanos e Berimbau, entre outras.
O Núcleo Territorial NEOJIBA Feira de Santana – Antônio Gasparini foi criado em 2019 e atende atualmente cerca de 300 crianças, jovens e adolescentes, promovendo o desenvolvimento social por meio da prática musical coletiva. Localizado no Centro Social Urbano (CSU), no bairro Cidade Nova, o núcleo já beneficiou mais de 5 mil crianças, adolescentes e jovens em Feira de Santana e cidades vizinhas.
Serviço:
Concerto Janela Brasileira: Uma viagem musical pelas maravilhas do nosso País
Dia 08/5, às 19h
Teatro do Sesc (R. Cabuçu, 160)
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Vendas no Sympla (sympla.com.br)
Classificação: livre
Sobre o programa NEOJIBA
Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música (IDSM). Em 17 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, cerca de 30 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 2.300 integrantes diretos em seus 13 núcleos, e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.
Carro com o cantor Oh Polêmico capota na BR-324: ‘Achei que tinha acontecido o pior’
Um livramento. Foi assim que Oh Polêmico definiu a situação que enfrentou a caminho de Feira de Santana, para se apresentar na terceira noite da Micareta. O carro do cantor capotou na BR-324, trazendo momentos de pânico.
Segundo ele, o veículo rodou várias vezes na pista, antes de capotar e cair em uma vala. Nas redes sociais, Polly, como é conhecido, desabafou sobre o momento, contando que pensou que aconteceria o pior.
“Um silêncio tomou conta. Por um segundo achei que tinha acontecido o pior, vi tudo acontecer tão rápido, o carro rodando várias vezes na pista até cair na vala. Meu coração disparou, entrei em desespero, achei que ia morrer”, explicou.
O artista precisou aguardar a chegada de seguranças e membros da produção para conseguir sair do carro. Mesmo com o ombro machucado, ele seguiu até o Circuito Maneca Ferreira, se apresentando com uma tipoia.
“Hoje foi um dia muito difícil… estou muito pensativo, a ansiedade me atacou forte, fiquei assustado. Mesmo com tudo isso, fui lá representar vocês o público, meus fãs que estavam esperando pelo show. Fui com dor, preocupado, com medo… Mas fui. Obrigado por estarem comigo sempre. Voltei pra casa muito assustado, pegando no sono e acordando o tempo todo assustado no carro. Que sensação horrível”, concluiu Oh Polêmico.
Olodum celebra resistência e alegria no terceiro dia de folia
Uma explosão de ritmos tomou conta da Circuito Maneca Ferreira neste sábado (3), na Micareta de Feira de Santana. Foi nesta atmosfera de festa que o Olodum celebrou os seus 46 anos de história e tradição, transformando a avenida em um verdadeiro reduto de resistência e celebração.
A banda mostrou que a força dos tambores segue ecoando através das gerações. Quando o Olodum invade a avenida, a alegria toma conta dos foliões, que fazem questão de cantar a plenos pulmões os grandes hits que marcaram época.
Os artistas relembraram as raízes de luta do bloco, exaltando a capacidade do Olodum de se reinventar sem perder a essência. A banda baiana se expandiu e ganhou o mundo, se tornando um verdadeiro patrimônio cultural.
Mais do que um show, a apresentação do Olodum foi um verdadeiro manifesto da arte, do axé e da alegria, colorindo a avenida Presidente Dutra e escrevendo história na folia momesca.
Tayrone leva sofrência para a Micareta, encerrando a segunda noite
Apesar da forte chuva, o clima esquentou na sexta-feira (2) da Micareta de Feira de Santana 2025, quando Tayrone subiu ao trio no circuito Maneca Ferreira e entregou uma apresentação marcada por romance, sofrência e momentos inesquecíveis.
Dono de uma das vozes mais marcantes do arrocha, o cantor levou o público a uma viagem pelos grandes sucessos da sua carreira. A cada música, uma história. A cada verso, um coro apaixonado. O público se deixou levar por hits como Alô Porteiro, Tá na Sofrência e Volte Amor, que fizeram da avenida um imenso salão de dança sob as estrelas.
Os casais se aproximaram, os solteiros se emocionaram e os amigos dançaram juntos ao som do ritmo que fala direto ao coração. Em um momento inusitado, o cantor convidou o prefeito para cantar junto o som do clássico Morango do Nordeste arrancando gargalhadas.
Carisma não faltou. Tayrone mostrou, mais uma vez, por que é um dos artistas mais queridos do gênero. Sua apresentação não foi apenas um show, mas uma experiência emocional que uniu milhares de pessoas no mesmo compasso: o da sofrência feliz.
Mesmo sob chuva, Lincoln coloca a galera pra meter dança com a swingueira do Parangolé
Em sua estreia como vocalista da banda na Micareta, Lincoln Senna mostrou que chegou com tudo. A noite desta sexta-feira (2), segundo dia oficial da Micareta de Feira de Santana 2025, foi de pura vibração com a passagem eletrizante da banda Parangolé pelo circuito Maneca Ferreira, na Avenida Presidente Dutra.
O cantor levantou o público com hits que marcaram o pagode baiano e a axé music.
Com seu inconfundível “pagodão”, o Parangolé não deixou ninguém parado. Em clima de euforia, os foliões meteram dança sem parar. Nem mesmo a chuva diminuiu a empolgação.
Teve muita quebradeira, muita agachadinha até o chão e, acima de tudo, uma explosão de alegria que tomou conta de todos os cantos do circuito. Lincoln Senna esbanjou carisma, mostrando sintonia total com o público feirense.
A apresentação da banda foi mais uma prova de que a Micareta de Feira continua sendo um dos maiores palcos da música baiana, reunindo energia, tradição e inovação em cada trio que passa.
Haja amor na avenida: Luiz Caldas embala público com grandes sucessos da axé music
Haja amor na Micareta. Com mais de 50 anos de carreira, o cantor Luiz Caldas segue esbanjando muita alegria e energia. Na avenida Presidente Dutra, em Feira de Santana, o artista fez uma apresentação especial, desfilando pela história marcante da axé music.
Autodidata e multi-instrumentista, ele é um dos precursores do ritmo baiano. Mesmo sob chuva, mas com a energia lá no alto, o cantor animou a pipoca com clássicos como ‘Tieta’, ‘Fricote’, ‘Haja Amor’ e ‘Não Tem Lua’.
O público, dos mais jovens à galera de antigos carnavais, cantou em coro, pulou e acompanhou cada sucesso, em uma apresentação que reafirmou sua forte conexão com a folia.
Luiz Caldas tem uma história especial com a Princesa do Sertão. O artista é natural de Feira de Santana e, em toda a sua carreira, fez questão de destacar o orgulho das suas raizes. A apresentação na maior e melhor Micareta do país foi também um regresso às origens.
Armandinho resgata história e embala pipoca no segundo dia de folia
Com sua inseparável guitarra baiana, Armandinho mostrou por que é um dos ícones do carnaval brasileiro. Nem mesmo a chuva foi capaz de esfriar o calor da pipoca que seguia o artista. No comando da lendária banda Armandinho, Dodô e Osmar, o cantor levou um verdadeiro espetáculo ao circuito Maneca Ferreira, na noite desta sexta-feira (2), segundo dia oficial da Micareta de Feira de Santana 2025.
Em meio ao clima nostálgico e ao mesmo tempo vibrante, o trio relembrou clássicos que eternizaram a história da música de trio elétrico e agitaram milhares de foliões que, munidos de capas de chuva e muita disposição, seguiram dançando ao som contagiante do frevo elétrico.
“É sempre uma emoção estar aqui, sentindo essa energia do povo de Feira. A chuva não espantou ninguém, pelo contrário, só lavou a alma. É isso que faz a festa ser tão grandiosa”, disse Armandinho, entre uma canção e outra, celebrando a conexão com o público.
No repertório, não faltaram sucessos como Pombo Correio, Chame Gente e Vassourinha Elétrica, que fizeram o público cantar em coro e manter o astral lá no alto.
Mesmo com a chuva persistente, o público respondeu à altura, demonstrando que tradição, musicalidade e paixão popular falam mais alto. A apresentação de Armandinho foi mais do que um show — foi um ato de resistência cultural e celebração da música genuinamente baiana.
Barracões universitários levam animação para o público jovem na Micareta
Na Micareta de Feira de Santana, um dos espaços mais tradicionais e aguardados do circuito é ocupado pelos barracões universitários. Localizados no início do trajeto da folia, os espaços são pontos de encontro animados que reúnem estudantes de cursos como Enfermagem, Educação Física, Direito, Geografia e outros.
Mais do que diversão, os barracões tem o objetivo de arrecadar fundos para as festas de formatura dos universitários, especialmente os que estão nos semestres finais dos cursos.
Entre os atrativos, os barracões oferecem bebidas, refrigerantes, comidas e água, sempre com muito carisma e clima de confraternização. A iniciativa é uma forma criativa de unir lazer, empreendedorismo e cultura acadêmica em uma das maiores festas populares da Bahia.
O clima é de animação, mas também de muito trabalho. Os estudantes se revezam na organização, atendimento e logística dos barracões, garantindo que tudo funcione com segurança e alegria para os foliões.
A estudante Beatriz Santos, do curso de Geografia da Uefs, falou com entusiasmo sobre a importância da iniciativa para a sua turma. “A gente se organizou bastante, montou tudo com carinho e trouxe variedade para agradar geral. Estamos confiantes de que as vendas vão bombar, principalmente nos dias mais cheios da Micareta. A ideia é vender tudo, sim, e se puder, repor o estoque. Cada bebida vendida é um passo mais perto da nossa festa de formatura”, destacou.
‘Estive aqui em quase todas as Micaretas, é uma honra estar nessa cidade’, diz Durval Lelys
Já era noite de quinta-feira (1) quando Durvalino iniciou a sua apresentação no Circuito Maneca Ferreira, para reinar mais uma vez na Micareta de Feira de Santana. Um dos maiores nomes da música baiana, o artista fez bonito na avenida.
Nestes 40 anos de axé music, Durval Lelys trouxe no repertório os principais sucessos da carreira, levando o público ao delírio, que cantava todas as músicas durante as mais de duas horas de pipoca.
Em um dos momentos da apresentação, o artista e ex-vocalista da banda Asa de Águia, falou sobre o privilégio de fazer parte da primeira Micareta do país, destacando a sua história com a Princesa do Sertão.
“Eu sempre frequentei aqui, quase todas as edições da Micareta, e realmente é uma honra, uma gratidão, estar aqui nessa cidade que começa sempre a nossa nova turnê de Carnaval. É aqui, a número um, onde a gente já se prepara para o Carnaval do ano que vem. É aqui que tudo acontece. A Princesinha do Sertão”, exaltou o cantor.
Secretário de Segurança Pública da Bahia receberá título de Cidadão Feirense
Aprovado por unanimidade na Câmara Municipal, um projeto do vereador Silvio Dias (PT) prevê a concessão do título de Cidadão Feirense ao atual secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner Filho.
O homenageado, conforme a justificativa do vereador, terá o reconhecimento ao seu “compromisso e atuação pela melhoria da segurança pública, não só em Feira de Santana, mas também em todo o Estado”. A sessão solene será realizada em data a ser agendada pelo Cerimonial da Casa.
Graduado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL), Werner é soteropolitano e tem uma trajetória marcada pela dedicação à segurança pública. Desempenhou também importante função na Polícia Federal, segundo Silvio Dias, onde contribuiu diretamente para o combate à criminalidade e a implementação de políticas eficazes de segurança.
Sua gestão na pasta de Segurança Pública, continua o vereador, tem se destacado pelo reforço das ações de inteligência, aumento do efetivo policial e melhoria da estrutura da máquina policial, “o que impacta positivamente na qualidade de vida dos cidadãos feirenses”.
Além disso, diz Silvio, a atuação de Marcelo tem sido fundamental para o fortalecimento das instituições de segurança, “promovendo capacitação contínua dos agentes e intensificando o combate ao crime organizado e à violência urbana”. Seu compromisso “reflete-se nas ações implementadas em Feira de Santana, tornando-o merecedor desta honraria”.
Projeto desenvolvido na UEFS ajuda a enfrentar violência em escolas públicas
Considerada como ferramenta eficaz para o desenvolvimento dos alunos e fortalecimento de políticas públicas educacionais, a plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) foi apresentada por uma equipe de educadoras feirenses aos integrantes da Comissão de Educação do Legislativo, na tarde desta terça (29), no plenário da Câmara.
Responsáveis pela demonstração e coordenadoras do Projeto de Extensão Universitário “Trabalhando violência e gênero nas escolas públicas de Feira”, as professoras da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Sônia Lima de Carvalho e Thaís Vieira Góes dos Santos, defenderam o uso do ambiente virtual no intuito de prevenir e enfrentar diversos tipos de violência nas escolas públicas feirenses.
Fundadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres e Relações de Gênero da UEFS (MULIERIBUS) há 38 anos, Sônia de Carvalho acumula mais de uma década de experiência, abordando o tema da violência em escolas públicas. De acordo com ela, todo o evento violento que ocorre nas famílias, geralmente desaba na escola.
“Por isso é muito importante que todas as instituições de ensino trabalhem estas questões. Nosso projeto tem como objetivo, desenvolver ações educativas no ambiente escolar, utilizando o AVA, com foco na prevenção da violência e promoção da igualdade de gênero”, explicou.
A professora ressaltou o importante papel que a educação pode desempenhar na prevenção à violência, diante do cenário que tem marcado o dia a dia do Município. Alto índice de feminicídios, abuso contra crianças, bullying, envolvimento de adolescentes com tráfico de drogas, racismo, intolerância religiosa, dentre outros.
“Podemos contribuir para diminuir esta realidade, bem como para aumentar o autocuidado e a autoestima na comunidade escolar. “A plataforma digital será usada como ferramenta pedagógica para promover uma educação cidadã, ética e inclusiva”, garantiu.
Já funcionando na rede municipal de ensino de Salvador, segundo a professora Thaís dos Santos, o uso do AVA exigiu um trabalho minucioso, mas alcançou um nível “satisfatório e participativo”, por parte de alunos e professores.
“Lá todas as escolas têm Teleduc, todos os alunos têm tablet e participam das iniciativas. E, na sala de aula, eles não entram em outro aplicativo, pois dentro do AVA tem muitos conteúdos na linguagem deles”, pontuou, destacando a possibilidade de criar jogos, desenhos e charges, neste ambiente virtual.
ALUNOS “MERGULHADOS” NA TECNOLOGIA
Se implantado na rede municipal de Feira (o projeto já funcionou em cinco escolas feirenses), além do benefício pedagógico, poderia solucionar o problema de pouca utilização de ferramentas de criatividade na educação. “Os alunos estão ‘mergulhados’ em tecnologia, enquanto professores se encontram tateando, às vezes”, ponderou Thaís dos Santos.
A educadora sinalizou que o AVA pode ser utilizado, dentre outras coisas, para treinar professores na identificação de abusos, fazer formação voltada a estudantes e às suas famílias. “Desenvolvemos este projeto e foi muito gratificante por se tratar de um trabalho com tecnologia na educação destes jovens, que são o futuro do nosso país”, disse.
Publicitário feirense é um dos diretores do documentário “Caminhada Tupinambá”
O documentário Caminhada Tupinambá de Olivença: Memória e Resistência chega em 2025 como um grito de força, ancestralidade e justiça histórica. A produção revisita o massacre de 1559 — um dos maiores das Américas — e mergulha na luta atual do povo Tupinambá pelo reconhecimento de seu território tradicional. A obra também marca a volta ao Brasil do Manto Tupinambá, símbolo espiritual e político de reconexão com os ancestrais. A primeira exibição aconteceu no Museu de Arte Contemporânea da Bahia, em Salvador dia 25 de maio.
A narrativa tem como protagonista a baiana Maria Valdelice Amaral, mais conhecida como Cacique Jamopoty, a primeira mulher a se tornar cacique no Nordeste. Ela lidera 14 aldeias e é referência na articulação do movimento indígena. As gravações aconteceram na Aldeia Itapuã, no sul da Bahia, e no Rio de Janeiro, onde o manto foi recebido com emoção. O documentário propõe uma imersão nos rituais, nas paisagens e nas vozes vivas do povo Tupinambá.
Com exibições previstas em festivais, plataformas digitais e sessões comunitárias, a produção também investe em formação para jovens indígenas, oferecendo oficinas de audiovisual como ferramenta de expressão e valorização cultural. “Não queremos só lembrar o passado. Queremos garantir que ele seja contado com verdade e respeito. Caminhar é afirmar que existimos”, afirma a Cacique Valdelice.
A pesquisa é assinada por Jade Alcântara Lôbo, doutoranda da UFSC com passagem por Harvard. A direção é de Maurício Galvão (Rede Amo), Jade Lobo e do publicitário feirense Arivaldo Publio. Com trabalhos internacionais na Amazon, Netflix e BBC de Londres, Publio comentou sobre a experiência. “Passei dias realizando atividades na aldeia, conversando com as pessoas, muitas vezes até sem a câmera. Isso me aproximou das fontes e facilitou não só a produção audiovisual, mas também minha experiência pessoal”, disse.
Fundador da a Ser Tão Filmes, em 2014, Ari Publio atuou ainda em documentários sobre Irmã Dulce, Canudos, Graffiti na Bahia, Bando Anunciador e com a série documental 8 Distritos, que retrata a história de Feira de Santana pelos seus distritos.

Artista feirense lança música em homenagem à Micareta e anuncia show no Circuito Charles Albert
O cantor Marcionilio Prado, um dos precursores do Axé Music, lançou nesta terça-feira, 29, a canção “Me Queira”, em homenagem à Micareta de Feira de Santana, a maior e mais antiga micareta do Brasil.
A canção, composta em parceria com o jornalista Caíque Marques, que está disponível no YouTube, celebra a energia e a história da festa que completa 88 anos.
O lançamento da música acontece às vésperas da edição 2025 da Micareta, que homenageia os 40 anos do Axé Music. O artista se apresenta na festa, às 18h, na próxima sexta-feira, 2 de maio, no Circuito Charles Albert, na praça da Kalilândia.
“Essa música é um presente para Feira e para todos que fazem da Micareta um espetáculo gigantesco no interior da Bahia. A letra estava pronta desde 2016 e agora decidi grava-lá. A micareta é um pedaço da minha história e da história da música baiana”, afirma Marcionilio.
O cantor, que completa 47 anos de carreira, participou pela primeira vez da Micareta de Feira de Santana em 1984, no icônico Trio Tapajós. Desde então, foram cerca de 20 apresentações na festa. Um dos momentos mais especiais para o artista foi em 1987 quando, pela primeira vez, seu nome brilhou no evento como Marcionilio e Banda Eva. Naquele ano, Daniela Mercury integrava a banda como backvocal e Carlinhos Brown era o percussionista.
Intérpretes de libras se reúnem com secretário para apresentar reivindicações
Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) que atuam nas escolas da rede municipal de Feira de Santana participaram, na tarde desta segunda-feira (28), de uma reunião com o secretário de Educação e vice-prefeito, Pablo Roberto.
O encontro teve como foco o diálogo sobre as condições de trabalho da categoria e a apresentação de propostas para a valorização profissional. Durante a conversa, os intérpretes destacaram a urgência de melhorias salariais, pagamento adequado de horas extras, apoio para o deslocamento entre escolas e a criação de um plano de carreira exclusivo para a função.
Outras pautas também foram levantadas, todas voltadas à melhoria das condições de atuação e reconhecimento do trabalho realizado na inclusão de estudantes surdos.
Pablo Roberto afirmou que a secretaria está disposta a manter o diálogo aberto com os profissionais. Ele se comprometeu a analisar as solicitações e buscar alternativas viáveis dentro do cenário orçamentário do município.
“Sabemos da importância desses profissionais na construção de uma escola mais acessível e vamos nos empenhar em buscar soluções que valorizem essa atuação”, declarou o secretário.
Os intérpretes avaliaram o encontro como um passo positivo e esperam que as demandas apresentadas resultem em ações concretas nos próximos meses.
CEAF terá horário especial nesta segunda e terça para emissão de segunda via do IPTU 2025
O Centro de Atendimento ao Contribuinte (CEAF), em Feira de Santana, funcionará em horário especial na próxima segunda (28) e terça-feira (29), exclusivamente para a emissão de segunda via do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) do IPTU 2025 .
Nestes dois dias, o serviço será disponibilizado também no horário de almoço, das 12h às 14h, de forma excepcional, para facilitar o acesso dos contribuintes ao documento. A medida tem como objetivo ampliar as possibilidades de atendimento aos cidadãos que necessitam regularizar pendências fiscais com o município.
A Prefeitura reforça que o funcionamento regular do CEAF continua inalterado, das 8h às 12h e das 14h às 17h. O atendimento no horário extra (12h às 14h) será exclusivo para emissão de segunda via do DAM e não abrangerá outros serviços. O CEAF está localizado na Rua Barão de Cotegipe, nº 764, Centro. Para mais informações, os contribuintes podem entrar em contato pelo telefone (75) 3617-2500.