Projeto de lei pretende homenagear Walter Salles, cineasta ganhador do Oscar, com a Comenda 2 de Julho

Um projeto de lei, de autoria da deputada Maria del Carmen (PT), foi encaminhado à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), propondo homenagear, com a Comenda 2 de Julho, o cineasta Walter Moreira Salles Júnior, “por sua contribuição para o desenvolvimento da Cultura e do Cinema Brasileiro e, sobretudo, sua defesa pela democracia”.
Segundo a parlamentar, o diretor fez história no cinema mundial ao conquistar o seu primeiro Oscar, na categoria de Melhor Filme Internacional, com “Ainda estou aqui”, definindo a película como uma reflexão dolorosa sobre a memória de um período sombrio dominado por um estado de exceção que durou 21 anos.
“Um lembrete de que o Brasil nunca se desligou de seu passado – um passado que, por mais que tentem esconder, jamais se apagará, pois ele ainda vive nas cicatrizes de uma nação”, refletiu.
De acordo com a petista, o filme é um marco decisivo do Cinema Brasileiro também por dialogar com a história recente do Brasil, “quando sentimos o risco eminente de um golpe de Estado Militar, com a desfaçatez de discursos fascistas e desrespeito aos direitos políticos, sociais e democráticos que nos custaram tão caro em conquistar”.