Banco de sangue do Hemoba apresenta estoque crítico; vereadores pedem apoio da Prefeitura de Feira
Com o estoque de bolsas de sangue em nível crítico na unidade da Hemoba (Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia) em Feira de Santana, surge a proposta de realização de uma campanha municipal para incentivar a doação voluntária, especialmente neste período que antecede as festas juninas, quando a demanda tende a aumentar.
A ideia foi apresentada durante sessão da Câmara Municipal desta quinta-feira (12), como forma de apoiar a regularização dos estoques, que seriam suficientes para apenas dois dias de atendimento.
A proposta do vereador Lulinha (União Brasil) prevê que a campanha deve ser conduzida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Comunicação, com ações educativas e de mobilização, seguindo o exemplo do que já está sendo feito pelo Governo do Estado.
A iniciativa também poderia contar com o suporte da legislação municipal, que já prevê, por meio da lei do “Junho Vermelho”, a destinação de recursos públicos para o desenvolvimento e divulgação de campanhas de incentivo à doação de sangue.
Durante a discussão no Legislativo, os vereadores destacaram a importância de envolver a população, familiares e amigos, no esforço coletivo para aumentar o número de doadores. “O Hemoba precisa de sangue e é fundamental que todos façam sua parte para garantir o atendimento aos que necessitam de transfusões”, alertaram.