Loja de veículos de luxo em Feira é alvo de fraude em megaoperação da Coelba
Uma loja de veículos de luxo, localizada na Avenida Noide Cerqueira, foi flagrada com fraude no consumo de energia elétrica durante uma megaoperação realizada pela Neoenergia Coelba em Feira de Santana. A irregularidade, segundo a distribuidora, estava embutida na estrutura da parede do imóvel desde a inauguração do estabelecimento.
A ação ocorreu nas últimas semanas e teve como foco o combate ao furto de energia em unidades comerciais. Ao todo, equipes técnicas identificaram e removeram cerca de 70 irregularidades em diferentes pontos da cidade. Academias, frigoríficos, supermercados e outras lojas também foram fiscalizados durante a operação.
Como resultado, a Coelba recuperou aproximadamente 314 mil quilowatts-hora de energia, quantidade suficiente para abastecer cerca de 6 mil residências por um período de 15 dias. As irregularidades foram encontradas na Avenida Nóide Cerqueira e nos bairros Campo Limpo, Cidade Nova, Jardim Cruzeiro, Santa Mônica, Parque Getúlio Vargas e Brasília.
De acordo com a distribuidora, a megaoperação teve como objetivo garantir a segurança da população e evitar sobrecargas no sistema elétrico provocadas por ligações clandestinas, que aumentam o risco de acidentes e interrupções no fornecimento de energia.
Segundo o gerente de Operações da Neoenergia Coelba, Rodrigo Almeida, os responsáveis pelas fraudes poderão responder criminalmente. “Identificamos diversos tipos de irregularidades cometidas pelos proprietários dos imóveis. Essas ações prejudicam o sistema elétrico e afetam diretamente os consumidores que estão regulares”, afirmou.
Ação especial no Centro
Além da fiscalização em estabelecimentos comerciais, a Neoenergia Coelba realizou, no domingo (21), uma operação especial no Centro de Feira de Santana. A iniciativa incluiu a retirada de cabos irregulares de telefonia e internet, fiscalização de ligações clandestinas de energia e a execução de manutenções preventivas na rede elétrica.
Durante a ação, foram removidos cerca de 500 quilos de cabos de internet instalados de forma irregular nos postes, desativadas quatro ligações clandestinas de energia e substituídos equipamentos do sistema elétrico.
As ligações irregulares foram identificadas principalmente em barracas localizadas na região central e representavam risco de choque elétrico e outros acidentes. Equipamentos instalados de maneira inadequada nos postes, como caixas de som, também foram removidos pelas equipes técnicas.
Segundo a Coelba, os cabos retirados pertenciam a operadoras que atuam de forma irregular no município, conhecidas como “gatonet”. Duas caixas utilizadas por essas empresas também foram removidas por apresentarem risco de curto-circuito e incêndio.