‘Conversas já começaram e estão evoluindo bem’, diz ACM Neto sobre Angelo Coronel
‘Conversas já começaram e estão evoluindo bem’, diz ACM Neto sobre Angelo Coronel
Durante agenda política e cultural em Feira de Santana, na noite de segunda-feira (9), o ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao governo da Bahia pelo União Brasil, ACM Neto, confirmou o avanço das conversas com o senador Angelo Coronel (PSD) para uma possível aliança nas eleições de 2026.
Ao comentar o reposicionamento do senador no tabuleiro político estadual, Neto afirmou que o diálogo foi iniciado logo após Coronel anunciar o afastamento da base do governo. De acordo com ele, havia uma condição clara para a abertura das tratativas, agora atendida, o que permitiu o avanço das negociações.
“Essas conversas começaram na semana passada, logo depois que o senador anunciou o seu afastamento da base do governo. Eu tinha colocado essa pré-condição para o diálogo. Então, estamos conversando. Claro que agora vem o Carnaval, está todo mundo mobilizado em torno da festa, mas nossa expectativa é que ainda em fevereiro a gente tenha condições de anunciar essa aliança, assim como informar por qual partido o senador deverá disputar as eleições deste ano”, explicou.
As declarações foram dadas momentos antes de Neto participar, no distrito de Humildes, de mais uma edição da tradicional Lavagem da Lenha, manifestação cultural e religiosa que integra os festejos em homenagem à padroeira Nossa Senhora dos Humildes. A presença no evento também reforçou a centralidade de Feira de Santana na estratégia política do ex-prefeito para a construção da chapa majoritária.
Nos bastidores, a possível chegada de Angelo Coronel ao grupo de oposição é tratada como um movimento de peso, tanto pelo capital político do senador quanto pelo impacto na reorganização das forças que disputam o governo estadual. Neto evitou antecipar detalhes sobre o desenho final da aliança, mas deixou claro que o diálogo está em curso e com perspectiva concreta de avanço ainda neste mês.