×

Futebol / 08 de junho de 2026 - 10H 11m

Flu de Feira garante vaga antecipada nas semis e Feira FC vence rival invicto na Série B do Baiano

Flu de Feira garante vaga antecipada nas semis e Feira FC vence rival invicto na Série B do Baiano
Foto: Divulgação/Flu de Feira

O futebol de Feira de Santana teve uma rodada de resultados importantes no domingo (7), pela Série B do Campeonato Baiano. No Joia da Princesa, o Fluminense de Feira venceu o Leônico por 3 a 0, manteve os 100% de aproveitamento e garantiu matematicamente a classificação para as semifinais da competição. Já o Feira FC derrotou o SSA FC por 1 a 0, encerrou a invencibilidade do adversário e segue na disputa por uma vaga no G-4.

Diante de sua torcida, o Fluminense de Feira confirmou a excelente campanha construída desde o início do campeonato. Com mais uma atuação segura, a equipe comandada por Edu Silva chegou à sexta vitória consecutiva em seis partidas disputadas, alcançando os 18 pontos e permanecendo isolada na liderança da Série B.

A classificação antecipada para as semifinais representa o primeiro grande objetivo alcançado pelo clube na temporada. Além da liderança, o Touro do Sertão acumula um saldo positivo de 18 gols e segue como a única equipe com aproveitamento perfeito na competição.

A vitória sobre o Leônico também teve peso histórico. Em 74 confrontos oficiais entre os clubes, este foi o 33º triunfo do tricolor feirense, ampliando a vantagem no retrospecto do duelo.

Com a vaga assegurada na próxima fase, a comissão técnica passa a ter mais tranquilidade para administrar o elenco nas rodadas restantes da primeira fase, mantendo o foco na preparação para os confrontos decisivos que definirão o acesso à elite do futebol baiano.

Enquanto o Fluminense comemorava a classificação, o Feira FC conquistava um resultado igualmente importante para suas pretensões no campeonato. Jogando contra o SSA FC, a equipe feirense venceu por 1 a 0 e colocou fim à invencibilidade do adversário.

O time da capital chegou à rodada ostentando a melhor defesa da competição e sem sofrer gols há 450 minutos. A sequência, porém, foi interrompida pela equipe comandada por Edson Fabiano, que apresentou organização tática e maturidade para construir e sustentar o resultado.

A vitória fortalece a campanha do Feira FC na luta por uma vaga entre os quatro primeiros colocados e aumenta a confiança do elenco para a reta final da fase classificatória.

Os dois clubes voltam a campo nos próximos dias. O Fluminense enfrenta o Jacobina no domingo (14), às 15h, no Estádio José Rocha. Já o Feira FC recebe o Grapiúna no sábado (13), também às 15h, no Estádio Alberto Oliveira.

Com a classificação antecipada do Fluminense e a importante vitória do Feira FC, a rodada reforçou o protagonismo das equipes feirenses na Série B do Campeonato Baiano e manteve vivos os objetivos dos dois clubes na competição.

Eleições 2026 / 08 de junho de 2026 - 09H 48m

José Ronaldo aposta em nome da terra e reafirma apoio ao feirense Thiago Gilleno para deputado estadual

Feira de Santana sediou um grande encontro político neste fim de semana com a realização do evento “Por uma Bahia Melhor”, que reuniu lideranças de diversas regiões do estado, vereadores, prefeitos, suplentes, pré-candidatos e apoiadores. O encontro aconteceu com auditório lotado da Arena Fat e teve como principal destaque a participação do ex-prefeito de Ponto Novo e pré-candidato a deputado, o feirense Thiago Gilleno.

A mobilização contou com a presença do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, além de vereadores e lideranças políticas da região. Entre os presentes estavam os vereadores Pastor Valdemir, Marcos Carvalhal e Jorge Oliveira, que apoiam a pré-candidatura de Gilleno.

Durante o evento, José Ronaldo também manifestou publicamente apoio à pré-candidatura de Thiago Gilleno e destacou a ligação do médico com Feira de Santana.”Eu não sou de Feira de Santana, mas Thiago é genuinamente feirense. Por isso, permiti que meu grupo político o acompanhasse nessa caminhada”, afirmou o prefeito, sendo aplaudido pelos participantes.

Natural de Feira de Santana, Thiago Gilleno aproveitou o encontro para relembrar sua trajetória pessoal e profissional. Filho de Cláudio e Izabel, ele estudou em escola pública, formou-se em Medicina por meio de bolsa do ProUni e construiu carreira na área da saúde, atuando como diretor médico de hospitais, do SAMU e empreendedor do setor.

Após se estabelecer em Ponto Novo, município de origem de sua esposa Fabiane, ingressou na vida pública e foi eleito prefeito. Sua gestão ficou marcada por investimentos em infraestrutura, geração de emprego e desenvolvimento econômico. Ao final do mandato, deixou a prefeitura com altos índices de aprovação.

O evento em Feira de Santana foi a segunda edição do movimento “Por uma Bahia Melhor” e reforçou a estratégia de ampliação da presença política de Thiago Gilleno em diferentes regiões do estado. A participação de lideranças municipais e estaduais também evidenciou o interesse de diversos grupos políticos em acompanhar a construção de sua pré-candidatura para as eleições deste ano.

Para observadores do cenário político baiano, a presença de José Ronaldo e de integrantes de seu grupo político foi um dos fatos mais relevantes do encontro, sinalizando apoio a um nome de Feira de Santana para ampliar sua base de aliados.

Feira de Santana / 08 de junho de 2026 - 09H 32m

Casa do Trabalhador inicia semana com 338 vagas de emprego e oportunidades em Feira de Santana e no Rio Grande do Sul

A Casa do Trabalhador inicia a semana com 338 vagas de emprego disponíveis nesta segunda-feira (8), contemplando oportunidades em diversos setores da economia e também para trabalhadores interessados em atuar fora do estado. As vagas abrangem áreas como construção civil, indústria, comércio, serviços e alimentação.

O maior volume de oportunidades continua concentrado na construção civil. Em Feira de Santana, são oferecidas 80 vagas para contratação imediata na região do bairro SIM, sendo 40 para ajudante de pedreiro e 40 para pedreiro, ambas destinadas a profissionais com experiência na função.

Além das vagas locais, a Casa do Trabalhador segue intermediando o recrutamento de trabalhadores para a cidade de Erechim, no Rio Grande do Sul. Ao todo, são 107 oportunidades para os cargos de pedreiro, servente de obras, armador de estrutura metálica e carpinteiro. Os salários chegam a R$ 2.782,00, além de benefícios oferecidos pelas empresas contratantes.

Entre as demais vagas disponíveis, destacam-se 17 oportunidades para fiel de depósito, 15 para porteiro destinadas a pessoas com deficiência (PCD), 12 para pedreiro, 10 para ajudante de carga e descarga, 10 para auxiliar de linha de produção e 10 para servente de obra. Também há vagas para áreas de alimentação, beleza, manutenção, vendas, recepção e representação comercial.

Os interessados devem comparecer à Casa do Trabalhador com documentos pessoais, currículo atualizado e comprovantes de escolaridade e experiência exigidos para cada função.

A Casa do Trabalhador é vinculada à Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec) e está localizada na Rua Desembargador Filinto Bastos, nº 527A (antiga Rua de Aurora), em Feira de Santana.

Municípios / 07 de junho de 2026 - 10H 35m

Conceição da Feira anuncia programação do São João com Matheus & Kauan, Tarcísio do Acordeon e Alceu Valença

A Prefeitura de Conceição da Feira divulgou a programação oficial do Arrasta Conça 2026, que será realizado entre os dias 20 e 24 de junho. O evento promete movimentar a cidade, localizada a cerca de 32 quilômetros de Feira de Santana, com uma grade que reúne grandes nomes da música nordestina e sertaneja.

Entre as atrações confirmadas estão Matheus & Kauan, Tarcísio do Acordeon, Alceu Valença, Mastruz com Leite, Limão com Mel, Iguinho & Lulinha, Santanna, Toque Dez, Silfarley e Nenho.

A programação principal acontecerá na Praça de Eventos, mas os festejos começam antes, com apresentações de quadrilhas juninas e transmissões dos jogos da Seleção Brasileira nos dias 13 e 19 de junho.

O ponto alto da festa será o período entre os dias 20 e 24, quando milhares de pessoas são esperadas para acompanhar os shows. No dia 22 de junho, sobem ao palco Santanna, Toque Dez e Matheus & Kauan. Já no dia 23, véspera de São João, a programação terá como destaque Alceu Valença. O encerramento acontece no dia 24, com show de Tarcísio do Acordeon.

Além do palco principal, o Arrasta Conça contará com um espaço dedicado à valorização dos artistas locais e regionais. Entre os nomes confirmados estão Pagode SZ, Dayvide e Filipe, Flor do Sertão, Laércio, Gerson e Lucas, Ivan o Barbeiro, Zuh, Papel do Samba, Simone e Lais, além de Preta e Banda.

A expectativa da Prefeitura é que o evento atraia visitantes de diversas cidades da região, fortalecendo o turismo, o comércio e a economia local durante o período junino.

Eleições 2026 / 06 de junho de 2026 - 10H 00m

“Se depender da Chapada, está eleito”, afirma presidente da UPB sobre reeleição de Jerônimo

“Eu posso te garantir: se depender da Chapada, está eleito, e com uma vantagem maior do que há quatro anos”. A declaração foi feita neste sábado (6), em Itaberaba, pelo prefeito de Andaraí e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso (PSB), ao defender a reeleição do governador Jerônimo Rodrigues durante a plenária territorial do Programa de Governo Participativo (PGP) 2026.

Segundo Wilson, o apoio da Chapada Diamantina ao governador é resultado da presença do Governo do Estado nos municípios da região. Ele citou ações em abastecimento de água, saúde, infraestrutura, pavimentação e obras na zona rural como fatores que têm fortalecido a relação de Jerônimo com prefeitos, lideranças locais e moradores.

“Jerônimo deu continuidade às obras de Rui, concluiu projetos que estavam em andamento e iniciou novas intervenções em toda a Bahia. Algumas já foram entregues, enquanto outras seguem em execução”, afirmou o presidente da UPB.

Wilson destacou que os investimentos em abastecimento de água têm impacto direto na vida das comunidades rurais. Para ele, levar água para o campo ajuda a fixar as famílias na zona rural, melhora a produção e impulsiona o desenvolvimento local. O prefeito também apontou a parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal, por meio do PAC, como decisiva para ampliar obras e programas nos municípios baianos.

A fala do presidente da UPB reforça o movimento de prefeitos e lideranças municipais em torno da pré-candidatura de Jerônimo. Na avaliação de Wilson, a continuidade de obras iniciadas em gestões anteriores, somada às novas entregas do atual governo, deve ampliar o desempenho eleitoral do governador na Chapada Diamantina.

“Eu estava conversando com o prefeito de Milagres, e ele me disse que Jerônimo vai ter mais de 90% dos votos no município. Isso é o reconhecimento e a gratidão pelo trabalho realizado”, completou Wilson Cardoso.

Câmara de Feira / 06 de junho de 2026 - 08H 49m

Após despejo de famílias, vereador cobra fiscalização para evitar novos casos em Feira de Santana

Após despejo de famílias, vereador cobra fiscalização para evitar novos casos em Feira de Santana
Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores

O caso de despejo de famílias ocorrido no último dia  2 de junho, no bairro Conceição, em razão de irregularidades relacionadas ao processo de construção das casas, serve de alerta para que as autoridades adotem providências a fim de evitar que situação como esta volte a acontecer em Feira de Santana. A observação é do vereador Jurandy Carvalho (PSDB), que em pronunciamento na Tribuna da Câmara, cobrou intervenção de órgãos como a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) para acompanhar os cidadãos feirenses que foram lesados em empreendimentos habitacionais. Outro caso notório, lembrou ele, é o de Luciana Carneiro, do bairro Mangabeira, que continua sem resolução.

A referida cidadã, conforme informou Jurandy, teve que abandonar o imóvel, financiado pela Caixa Econômica Federal (CEF), em virtude da construção ter sido feita em cima de uma nascente. Em razão disto, vive há mais de um ano pagando aluguel, enquanto a casa está abandonada e prestes a desabar. “Igual a estas famílias de ontem, ela passa dificuldades, pois nem a construtora e nem o banco adotaram providências”, reclamou, pedindo que a Sedur tome iniciativas para impedir que este tipo de erro volte a acontecer. “O terreno em que foram construídas as casas não era da pessoa que construiu. Mas, a Caixa financiou e agora estas pessoas estão na rua”, disse.

Jurandy Carvalho criticou a atitude da CEF de ficar protelando e esperado decisões judiciais, quando deveria entregar outra casa às pessoas para evitar acentuar o sofrimento delas. “Luciana, por exemplo, alega que comprou o imóvel sem saber do problema. E estas famílias despejadas também agiram de boa-fé. A gente precisa cuidar de nossa cidade e das pessoas”, disse, assinalando que a questão tem a ver com irregularidades que resultou em intervenção de cartórios em Feira. “Provavelmente, pegaram o terreno, fizeram o documento errado e até a Caixa acabou sendo enganada”, frisou o parlamentar.

Demostrando solidariedade com as pessoas atingidas com construções irregulares, Luiz da Feira (PP) apontou a necessidade da administração municipal intensificar a fiscalização. Segundo ele, muitas lagoas estão sendo invadidas, enquanto o poder público faz de conta que não vê. “Que tenhamos mais rigor por parte da Prefeitura e de órgãos competentes, como a Caixa Econômica”, cobrou, reforçando que apesar de pagarem em dia o financiamento, as pessoas acabaram sem ter onde morar.

Já na opinião de Pedro Américo (Cidadania), a crise se relaciona com a falta de gestão do solo do Município. “E existem instrumentos para fazer isto. A secretaria competente pode contratar o mapeamento integral dos terrenos da cidade”, sugeriu, orientando o controle e conhecimento municipal, inclusive das áreas públicas. Também solidarizando-se com as famílias despejadas, José Carneiro (União) discorda de quem atribui o problema à gestão municipal. Para ele, trata-se de “falcatruas” feitas nos cartórios. No entanto, criticou a CEF por não ter enviado sequer o superintendente da área para apoiar as famílias despejadas.

Para Professor Ivamberg (PT), a Caixa se baseou na documentação legal recebida, mais irregularidades devem ser esclarecidas quando a Polícia Federal entrar em ação. O presidente da Câmara Marcos Lima (União) pediu que a Comissão de Direitos Humanos do Legislativo busque verificar os fatos e manter contato com as famílias atingidas.

 

Feira de Santana / 05 de junho de 2026 - 17H 26m

Deputado Angelo Almeida lidera articulação para trazer fornecedoras da BYD e fortalecer polo industrial de Feira de Santana

Uma reunião realizada nesta quinta-feira (4), em São Paulo, apresentou o potencial econômico e logístico da Bahia a representantes da Minth Group Limited, um dos maiores fabricantes de componentes automotivos do mundo. O encontro contou com a participação do deputado estadual Angelo Almeida, do diretor de Novos Negócios da BYD, Alexandre Liu, do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico em exercício, Aécio Moreira, e do diretor de Estratégia Global da Minth Group, William Chin.

A agenda integra o trabalho desenvolvido por Angelo Almeida para atrair empresas fornecedoras da BYD para a Bahia, contribuindo para a formação de um ecossistema industrial ligado à produção de veículos elétricos no estado.

Com atuação nos segmentos de metais, plásticos, sistemas de vedação, componentes automotivos e itens para baterias, a Minth Group possui operações em 15 países e atende montadoras na América do Norte, Europa e Ásia. Durante o encontro, William Chin destacou o processo de expansão internacional da empresa. “Estamos presentes em 15 países, talvez o Brasil seja o 16º”, afirmou.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico em exercício, Aécio Moreira, apresentou os diferenciais competitivos da Bahia para novos investimentos industriais, destacando a infraestrutura, a localização estratégica do estado e os incentivos oferecidos para a implantação de empreendimentos ligados à cadeia automotiva.

A partir do processo de expansão da cadeia produtiva da BYD na Bahia, o diretor de Novos Negócios da montadora, Alexandre Liu, destacou que a empresa tem avaliado municípios no entorno da operação instalada em Camaçari como potenciais localidades para fornecedores, incluindo Feira de Santana, que já recebeu visitas técnicas da companhia.

“Feira de Santana reúne atributos que naturalmente chamam atenção nesse contexto, especialmente por sua posição estratégica e pela proximidade com a planta da BYD na Bahia, aspectos relevantes para empresas que buscam integração logística com a cadeia produtiva”, disse Liu.

Para Angelo Almeida, a chegada da BYD à Bahia abriu uma janela histórica de oportunidades para o desenvolvimento econômico do estado, tornando fundamental a construção de um ecossistema produtivo capaz de atender às demandas da indústria automotiva e de eletromobilidade.

“A instalação da BYD transformou a Bahia em um novo vetor de desenvolvimento da indústria automotiva brasileira. Nosso esforço é para que Feira de Santana participe desse processo de forma protagonista, atraindo empresas fornecedoras, gerando empregos qualificados e ampliando a capacidade industrial do município”, afirmou o deputado.

A Bahia também apresentou aos representantes da empresa as vantagens competitivas oferecidas pelo estado para novos empreendimentos industriais, incluindo sua política de incentivos fiscais e o ambiente favorável para a instalação de negócios. As tratativas terão continuidade com o aprofundamento dos estudos técnicos e das avaliações sobre a possibilidade de instalação da empresa no estado.

Esportes / 05 de junho de 2026 - 11H 04m

Competição inédita de polo aquático coloca Feira de Santana no cenário nacional da modalidade

Competição inédita de polo aquático coloca Feira de Santana no cenário nacional da modalidade
Foto: Divulgação/PMFS

Feira de Santana está sediando, pela primeira vez, o Campeonato Norte-Nordeste e Centro-Oeste de Polo Aquático, competição que reúne cerca de 120 atletas de oito equipes de diferentes estados brasileiros. O torneio começou nesta quinta-feira (4) e segue até domingo (7), na piscina olímpica da Escola Municipal Diva Matos Portela.

Aberto ao público, o campeonato representa um importante passo para o fortalecimento dos esportes aquáticos no município e passa a integrar o calendário esportivo da cidade. Além das disputas na piscina, a programação conta com uma clínica de arbitragem destinada a estudantes de Educação Física, contribuindo também para a formação de novos profissionais da área.

A cidade participa da competição com aproximadamente 45 jovens do projeto social Juventude Saudável, iniciativa que utiliza a estrutura da escola para treinamentos esportivos. O projeto tem desempenhado papel relevante na promoção da inclusão social e no desenvolvimento de crianças e adolescentes por meio do esporte.

Durante a abertura do evento, o prefeito José Ronaldo destacou a importância da competição para o município. Segundo ele, receber atletas de diferentes regiões do país reforça a capacidade de Feira de Santana em sediar grandes eventos esportivos e evidencia a qualidade da infraestrutura pública disponível para a prática esportiva.

“O esporte é uma ferramenta de inclusão, disciplina e formação cidadã. Esta piscina olímpica, instalada em uma escola municipal, atende tanto grandes competições quanto projetos que transformam a vida de jovens atletas”, afirmou.

O presidente da Confederação de Desportos Aquáticos, Diego Albuquerque, também ressaltou a relevância da iniciativa e elogiou a estrutura oferecida pelo município. Para ele, a realização de uma competição nacional em um equipamento público demonstra a importância dos investimentos em esporte e amplia o acesso da população às modalidades aquáticas.

Com partidas programadas até domingo, o campeonato reúne atletas, técnicos e torcedores, fortalecendo o cenário esportivo local e consolidando Feira de Santana como referência na realização de eventos esportivos de alcance nacional.

Feira de Santana / 05 de junho de 2026 - 07H 12m

Expo Portal consolida Feira de Santana como segundo maior polo nacional de criadores de Campolina

A promoção da XV edição da Expo Portal consolida Feira de Santana como segundo maior polo de criadores de cavalos da raça Campolina no Brasil. O evento, promovido no Parque de Exposição João Martins da Silva através de parceria entre a Associação Baiana de Criadores de Cavalos Campolina (ABCCC) e a Prefeitura, foi aberto na noite desta quarta-feira (03), com a presença do prefeito José Ronaldo de Carvalho e criadores de equinos de pelo menos seis estados.

Acompanhado da primeira-dama, dona Ivanete Rios de Carvalho, o prefeito José Ronaldo visitou os stands e acompanhou o desfile de animais, destacando a importância do agronegócio para o desenvolvimento do município. Ele avaliou que a promoção do evento coloca Feira de Santana definitivamente em evidência no cenário nacional de criadores de cavalos da raça campolina de alta linhagem e que a iniciativa movimenta o comércio, alimenta o turismo e gera empregos.

O presidente da ABCCC, Jorge Bulus, destacou a importância da Expo Portal e observou que o evento é uma oportunidade ímpar para os criadores promoverem melhoria genética de seus plantéis através da aquisição de animais selecionados dentre os melhores do país. Também destacou que o evento é um momento de encontro dos criadores e que a iniciativa movimenta o comércio de implementos agropecuários e gera oportunidades de bons negócios.

Para a coordenadora da Expo Portal, Lúcia Miranda, a promoção do evento proporciona um lazer para toda a família, já que o Parque de Exposição João Martins da Silva passa a contar neste período com o tradicional Caminho da Roça, onde são comercializados alimentos típicos da região e artesanato, e uma vila gourmet formada por churrascarias. Durante a mostra estará sendo realizado leilão de animais da raça Campolina, desfile, ranqueamento e também a participação de cavalos pônei, uma diversão à parte para a garotada.  Este ano a Expo Portal conta com a participação de cerca de 250 animais de altíssimo padrão genético, vindos da Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Rio de Janeiro e Brasília.

Feira de Santana / 04 de junho de 2026 - 18H 25m

Milhares de fiéis celebram Corpus Christi, levando mensagem de fé às ruas de Feira de Santana

Milhares de fiéis celebram Corpus Christi, levando mensagem de fé às ruas de Feira de Santana
Foto: Divulgação/PMFS

Milhares de fiéis participaram, na manhã desta quinta-feira (4), da Solenidade de Corpus Christi em Feira de Santana, em uma das maiores manifestações públicas de fé da cidade. A Celebração Eucarística foi realizada na Praça Padre Ovídio, ao lado da Catedral Metropolitana de Senhora Sant’Ana, e presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Zanoni Demettino Castro.

Desde a madrugada, paróquias, pastorais, movimentos e comunidades católicas mobilizaram centenas de voluntários para a tradicional confecção dos tapetes de Corpus Christi. As avenidas Presidente Dutra e Senhor dos Passos, além da Rua Conselheiro Franco, foram transformadas em um grande corredor de fé, recebendo desenhos, símbolos religiosos e mensagens que expressavam a devoção ao Santíssimo Sacramento.

Após a celebração, os fiéis seguiram em procissão pelas ruas ornamentadas, acompanhando Jesus Eucarístico em um momento marcado pela oração, pelo testemunho público da fé e pela participação de famílias inteiras. A solenidade contou ainda com a presença de autoridades civis e religiosas, entre elas o prefeito José Ronaldo de Carvalho.

Durante a homilia, Dom Zanoni destacou o significado de Corpus Christi para a vida da Igreja e ressaltou o crescente envolvimento dos jovens na organização e vivência da celebração.

“Há uma presença muito ativa e consciente de comunidades, grupos pastorais e movimentos. É uma tradição que cresce a cada ano, principalmente com a presença dos jovens. De fato, percebemos um crescimento no engajamento, na participação e na presença da juventude, o que fortalece ainda mais esta manifestação pública de fé”, afirmou o arcebispo.

Considerada uma das celebrações mais importantes do calendário católico, Corpus Christi renovou a fé dos participantes e reafirmou uma tradição que há décadas reúne milhares de pessoas nas ruas de Feira de Santana para testemunhar publicamente a presença de Cristo na Eucaristia.

Feira de Santana / 04 de junho de 2026 - 07H 02m

Teatro do Cuca é palco do espetáculo “Não Vão Nos Calar Agora” com três monólogos femininos inéditos

O Centro Universitário de Cultura e Arte da Universidade Estadual de Feira de Santana (Cuca/Uefs) recebe, nos dias 05 e 06 de junho, às 20h, o projeto “Não Vão Nos Calar Agora”, espetáculo que reúne três monólogos inéditos protagonizados por mulheres. Com direção de Karina de Faria, a montagem propõe reflexões sobre raça, gênero, território e resistência feminina a partir de experiências vividas por artistas do interior da Bahia. O projeto será apresentado no Teatro do Cuca e os ingressos com valor meia promocional para todos estão disponíveis na plataforma Sympla.

Os solos são interpretados pelas atrizes Rebecca Braga, que também é idealizadora do projeto, Nanne Santana e Simone Rasslan. Em cena, as artistas utilizam recursos como canto, dança e performance para construir narrativas que atravessam memória, identidade e liberdade.

Inspirado nas reflexões da escritora Jota Mombaça, o espetáculo busca questionar estruturas coloniais e afirmar a potência das vozes femininas por meio da arte. A proposta destaca diferentes trajetórias de mulheres artistas e evidencia a produção cultural desenvolvida no interior baiano.

O projeto “Não Vão Nos Calar Agora” foi contemplado pelo edital da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e conta com apoio financeiro da Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.

Feira de Santana / 03 de junho de 2026 - 22H 56m

Operação da polícia resgata 13 cães mantidos em condições de insalubridade no bairro Tomba, após denúncias de maus-tratos

Operação da polícia resgata 13 cães mantidos em condições de insalubridade no bairro Tomba, após denúncias de maus-tratos
Foto: Reprodução

Treze cães foram resgatados pela Polícia Civil nesta quarta-feira (3), em um imóvel localizado no bairro Tomba, em Feira de Santana. Os animais eram mantidos em condições precárias, em um ambiente marcado pelo acúmulo de fezes e urina, infestação de pulgas e situações que colocavam em risco a saúde e a segurança dos próprios cães.

A ação foi realizada pela Diretoria Regional de Polícia do Interior da Região Leste (Dirpin/Leste), em parceria com a Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Subseção Feira de Santana, após denúncias de maus-tratos. Ao chegarem ao local, os agentes encontraram um cenário considerado incompatível com os padrões mínimos de bem-estar animal.

Durante a inspeção, acompanhada por um médico-veterinário, foram constatadas diversas irregularidades, entre elas alojamentos inadequados, alimentação armazenada em condições impróprias e infestação de pulgas. Segundo o laudo preliminar, o ambiente favorecia a proliferação de doenças e apresentava riscos à integridade física dos animais, inclusive a possibilidade de afogamento em áreas do imóvel.

As investigações apontam que a residência vinha sendo utilizada há pelo menos quatro anos para a reprodução de cães. Conforme a Polícia Civil, o acúmulo excessivo de fezes e urina gerava forte mau cheiro, provocando transtornos aos moradores da vizinhança e aumentando o risco de contaminação por zoonoses.

Outro ponto que será apurado pelas autoridades é a denúncia de que o responsável pelo imóvel teria descartado animais mortos em uma fossa existente no local. De acordo com a polícia, a prática, caso seja confirmada, pode representar risco à saúde pública e configurar outras infrações.

Após o resgate, os 13 cães foram encaminhados para um lar temporário, onde receberão acompanhamento veterinário, alimentação adequada e os cuidados necessários para recuperação. O caso segue sob investigação da Polícia Civil, que busca esclarecer todas as circunstâncias relacionadas às denúncias de maus-tratos.

Feira de Santana / 03 de junho de 2026 - 19H 40m

Feriadão de Corpus Christi terá tempo frio e previsão de chuva em Feira de Santana

Feriadão de Corpus Christi terá tempo frio e previsão de chuva em Feira de Santana
Foto: Divulgação/PMFS

O feriadão de Corpus Christi, que começa nesta quinta-feira (4), deverá ser marcado por temperaturas mais amenas e ocorrência de chuvas fracas em Feira de Santana. De acordo com a previsão meteorológica, apenas o sábado não apresenta possibilidade de precipitação.

A recomendação é que a população se prepare para dias mais frios que o habitual na região, especialmente durante as noites e nas primeiras horas da manhã, quando o uso de agasalhos pode ser necessário.

A quinta-feira deve concentrar o maior volume de chuva do período, com previsão de 2,3 milímetros e 90% de chance de ocorrência. As precipitações devem acontecer de forma rápida ao longo do dia. Os termômetros devem variar entre 21°C e 25°C.

Na sexta-feira, a previsão indica até 1,4 milímetro de chuva, também com 90% de probabilidade. A temperatura mínima será de 20°C, enquanto a máxima não deve ultrapassar os 23°C, tornando o dia um dos mais frios do feriadão. O sábado terá céu com presença de nuvens, mas sem previsão de chuva. A temperatura deve oscilar entre 19°C e 24°C, registrando a menor mínima do período.

Já no domingo, há previsão de chuva leve, com acumulado de aproximadamente 1 milímetro e 72% de chance de ocorrência. As temperaturas permanecem baixas, variando entre 19°C e 25°C.

A segunda-feira também deverá começar com clima frio. A previsão aponta mínima de 19°C e máxima de 24°C. Além disso, ventos que podem alcançar 29 km/h tendem a reduzir a sensação térmica, aumentando a percepção de frio ao longo do dia.

Feira de Santana / 03 de junho de 2026 - 14H 48m

Licitação para obras no Aeroporto de Feira será realizada no dia 19 de junho

Licitação para obras no Aeroporto de Feira será realizada no dia 19 de junho
Foto: Reprodução

O Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), iniciou o processo licitatório para contratar a empresa que será responsável pelas obras de ampliação e modernização do Aeroporto João Durval Carneiro (SDIY), em Feira de Santana. A iniciativa representa mais uma etapa do projeto de expansão do equipamento, considerado estratégico para o desenvolvimento econômico e logístico da região.

A licitação será realizada de forma eletrônica no próximo dia 19 de junho e terá como critério de julgamento o maior desconto apresentado pelas empresas participantes. Os interessados podem consultar o edital nos portais oficiais do governo estadual ou obter informações diretamente junto à Seinfra, em Salvador.

As intervenções previstas incluem a modernização do pátio de aeronaves e das pistas de taxiamento, melhorias que buscam ampliar a capacidade operacional do aeroporto e preparar a estrutura para futuras demandas do transporte aéreo regional. A abertura da concorrência ocorre após o governador Jerônimo Rodrigues anunciar a autorização para o avanço do projeto, que vem sendo desenvolvido ao longo dos últimos anos.

Em outubro de 2025, a Seinfra obteve junto ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) uma declaração de inexigibilidade de licenciamento ambiental para a ampliação da pista de pouso e decolagem. Segundo o governo estadual, a medida permitiu acelerar os trâmites necessários para a execução das obras, uma vez que o órgão ambiental concluiu que o projeto não apresenta potencial significativo de degradação ambiental.

Além da ampliação da pista, o empreendimento prevê o remanejamento de equipamentos essenciais para a segurança das operações aéreas, como o sistema PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão), o balizamento luminoso, a biruta indicadora de vento e a estação meteorológica.

O processo de modernização também avançou em abril de 2025, quando o Consórcio ATL/MOZART, formado pelas empresas ATL Engenharia Ltda. e Mozart Alemão Consultoria Ltda., foi contratado por R$ 8,2 milhões para elaborar os projetos básicos e executivos da expansão. O contrato contempla ainda os estudos e adequações necessários para a ampliação da pista e a relocação dos sistemas de auxílio à navegação aérea.

A iniciativa faz parte de um planejamento iniciado anteriormente. Em agosto de 2024, o Governo da Bahia publicou decreto determinando a desapropriação de mais de 183 mil metros quadrados de áreas localizadas nas proximidades da Avenida Antônio Sérgio Carneiro. A medida teve como objetivo garantir espaço para a ampliação da pista e para as demais intervenções necessárias à modernização do complexo aeroportuário.

Com a abertura da licitação para execução das obras, o projeto entra em uma nova fase e se aproxima da concretização de uma demanda histórica de Feira de Santana. A expectativa é que as melhorias ampliem a capacidade operacional do aeroporto, reforcem a segurança das operações e contribuam para o fortalecimento da economia regional, consolidando o município como um dos principais polos de desenvolvimento do interior baiano.

Câmara de Feira / 03 de junho de 2026 - 14H 29m

Projeto autoriza Prefeitura de Feira a só contratar empresas que ofereçam plano de saúde aos funcionários

A Prefeitura de Feira de Santana poderá ter respaldo legal para contratar apenas empresas prestadoras de serviços ao Município que ofereçam plano de saúde a todos os seus funcionários. A medida está prevista no Projeto de Lei 237/2025, aprovado nesta quarta-feira (3), em segunda e última votação pela Câmara Municipal. Agora, a proposta de autoria do vereador Lulinha da Gente (União) segue para sanção do Poder Executivo.

De acordo com o projeto, a autorização deverá abranger empresas contratadas pela administração pública direta e indireta do Município. A oferta do benefício aos trabalhadores terceirizados e aos colaboradores contratados pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) deverá constar expressamente nos editais de licitação, contratos e demais instrumentos utilizados pela administração municipal.

Conforme o texto aprovado, o fornecimento do plano de saúde passará a ser uma condição obrigatória para a celebração e manutenção dos contratos firmados entre as empresas prestadoras de serviço e o Município. A proposta também determina que os planos disponibilizados pelas empresas contratadas deverão seguir integralmente as normas e regulamentações estabelecidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão responsável pela fiscalização do setor no país.

Os dispositivos do projeto ainda preveem que contratos firmados sem a observância da exigência terão prazo de 30 dias, a partir da identificação da irregularidade, para se adequar à nova regra. Caso a adequação não ocorra dentro do período estabelecido, a contratação poderá ser anulada.

Política / 03 de junho de 2026 - 14H 01m

Reduzir, manter ou ampliar: debate sobre número de vereadores em Feira volta à discussão na Câmara

A possibilidade de ampliar, manter ou reduzir o número de vereadores da Câmara Municipal de Feira de Santana voltou a ser discutida durante a sessão desta quarta-feira (3), provocando manifestações divergentes e reacendendo um debate que está longe de ter fim.

Durante a discussão, o vereador Pedro Américo (Cidadania), que já se posicionou favoravelmente à redução do número de cadeiras, defendeu a realização de uma ampla consulta popular para que a população participe diretamente do debate. Segundo ele, os feirenses devem ser ouvidos sobre três possibilidades: a ampliação para 27 vereadores, a manutenção dos atuais 21 ou a redução da composição da Câmara.

“Essa consulta pública é extremamente importante para a gente poder ouvir as pessoas. A gente precisa saber de verdade qual é o sentimento da população em relação a esta Casa e em relação à representatividade”, afirmou.

Pedro Américo sugeriu ainda que a consulta seja amplamente divulgada nos meios de comunicação e em outros espaços públicos para alcançar o maior número possível de cidadãos.

Já o vereador Jurandy Carvalho (PSDB), que se posiciona a favor do aumento de representantes do legislativo, defendeu que a população seja melhor informada sobre as atribuições dos vereadores antes de qualquer discussão sobre aumento ou redução das cadeiras. “A população precisa saber o que faz o vereador. Muitos não sabem. Essa Casa já cabe 27 vereadores. Essa Casa recebe dinheiro para 27 vereadores”, argumentou.

Em posição contrária ao aumento, o vereador José Carneiro (União Brasil) antecipou acreditar que a população feirense não apoia a ampliação do número de representantes no Legislativo municipal. “Eu tenho convicção de que o povo não defende o aumento do número de vereadores na Câmara Municipal de Feira de Santana”, declarou.

Também favorável à manutenção da atual composição, o vereador Lulinha (União Brasil) avaliou que a discussão não é prioridade para o município neste momento. “Tem coisas mais importantes para a gente discutir nesta Casa. O essencial para Feira de Santana, neste momento, não é aumentar nem diminuir. É manter os 21 vereadores”, disse.

Já o vereador Gean Caverna (Podemos) defendeu que o foco dos debates esteja voltado para demandas consideradas mais urgentes pela população. “Nós, vereadores, precisamos, juntamente com o prefeito, lutar mais pelo nosso povo. Nossa cidade precisa de mais cuidado na educação e na saúde”, afirmou.

Feira de Santana / 03 de junho de 2026 - 11H 49m

Prefeitura de Feira cria comissão para licitação que busca transformar formalização em vantagem para lojistas do Shopping Popular

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana publicou em edição extra do Diário Oficial do Município a Portaria SEADM nº 006/2026, que institui uma Comissão Especial de Avaliação (CEA) responsável por conduzir os preparativos de uma licitação voltada aos comerciantes do Shopping Popular.

Segundo a publicação, o objetivo é selecionar um projeto capaz de transformar a formalização dos negócios em uma vantagem competitiva imediata para os lojistas do Shopping Popular de Feira de Santana.

A iniciativa será conduzida por meio de uma modalidade especial de licitação prevista na Lei Complementar nº 182/2021, conhecida como Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo Inovador, que permite ao poder público contratar soluções inovadoras para desafios específicos.

A Comissão Especial de Avaliação será responsável por analisar propostas, julgar documentos de habilitação e conduzir todas as etapas necessárias à futura seleção do projeto.

Foram nomeados para compor a comissão os servidores:

  • Gabriel Almeida Silva;
  • Sergio Santos de Oliveira;
  • Diego de Oliveira Silva Azevedo;
  • Luiz Ivan dos Santos Silva.

A presidência do grupo ficará a cargo de Gabriel Almeida Silva. Embora a portaria não detalhe quais soluções serão buscadas, o texto indica que a Prefeitura pretende encontrar mecanismos capazes de estimular a formalização dos empreendedores instalados no Shopping Popular, convertendo esse processo em benefícios concretos para os comerciantes. A medida faz parte dos preparativos para a abertura do procedimento licitatório e representa mais um passo na tentativa de fortalecer a atividade econômica do equipamento comercial inaugurado pelo município. A portaria foi assinada pela secretária municipal de Administração, Sandra Peggy Araújo de Carvalho, e entrou em vigor na data de sua publicação, em 2 de junho de 2026.

Feira de Santana / 03 de junho de 2026 - 10H 11m

Diversão em Cena apresenta o espetáculo “São João Chegou?” neste sábado na praça da Kalilândia

Inspirado em uma das festas mais populares do Brasil, o espetáculo “São João Chegou?” chega à Feira de Santana neste sábado (6), às 16h, com acesso totalmente gratuito e acessível em libras e audiodescrição. A apresentação, na Praça da Kalilândia, integra a temporada 2026 do programa Diversão em Cena, promovido pela Fundação ArcelorMittal e a Belgo Arames.

O enredo acompanha a companhia de palhaços Musiclauns, de Salvador, convidada para tocar em uma festa de São João. A trupe finge saber o que acontece, mas, na verdade, ainda precisa descobrir as verdadeiras tradições joaninas. Para dar ritmo, o cancioneiro traz gêneros clássicos da cultura nordestina, como xotes, baiões, xaxados, cocos, galopes e arrasta-pés, incluindo músicas autorais, clássicas e paródias, além de declamação de poesias.

“São João Chegou?” foi criado em 2022 apenas com três integrantes e repertório todo autoral, valorizando e difundindo o forró “pé de serra”. Com essa formação, passou por alguns palcos de Salvador e do interior da Bahia. Em 2024, o espetáculo ganhou novos integrantes e incorporou músicas que compõem o imaginário dos festejos juninos, dentre elas, uma homenagem ao cantor, compositor e multi-instrumentista Luiz Gonzaga, popularmente conhecido como “rei do baião”.

A partir das 14h30 o público também contará com a presença do Mostraê, coletivo de mulheres empreendedoras dedicado à valorização do trabalho criativo, artesanal e gastronômico. O grupo reúne expositoras que apresentam e comercializam uma variedade de produtos, como acessórios, brinquedos, souvenires, adereços e itens de alimentação artesanal, incluindo biscoitos, chocolates e cookies. A iniciativa busca fortalecer o empreendedorismo feminino, estimular a economia criativa e promover espaços de circulação e visibilidade para pequenos negócios locais.

Esta apresentação é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Patrocínio Fundação ArcelorMittal e Belgo Arames. Apoio Prefeitura Municipal de Feira de Santana. Produção e Realização Lima Produções Culturais e Ministério da Cultura, Governo Federal – Do Lado do Povo Brasileiro.

Diversão em Cena – A Fundação ArcelorMittal criou o programa Diversão em Cena em 2010, com a proposta de democratizar o acesso à cultura. Neste ano, serão 166 espetáculos gratuitos ou a preços populares, em 29 municípios de cinco estados: Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.

Toda a programação é viabilizada por meio de recursos das Leis de Incentivo e em parceria com produtores culturais. Ao todo, mais de 1 milhão de pessoas já assistiram às apresentações.

“Em um país tão diverso como o Brasil, acreditamos ser essencial valorizar espetáculos que aproximem as pessoas das expressões artísticas populares e promovam o diálogo entre diferentes tradições. Além do patrocínio, buscamos garantir que a pluralidade cultural que nos define, une e transforma continue viva, acessível e valorizada por todos”, afirma a diretora-executiva da Fundação ArcelorMittal, Camila Valverde.

“Mais do que ampliar o acesso à cultura, iniciativas como o Diversão em Cena ajudam a fortalecer vínculos, despertar a imaginação e criar experiências significativas para crianças e famílias. Acreditamos no poder transformador da arte como ferramenta de desenvolvimento social e de aproximação entre as pessoas”, conclui Clarisse Drummond, diretora de Gente, Cultura e Engajamento da Belgo Arames.

Sobre a Fundação ArcelorMittal

Há mais de três décadas, a Fundação ArcelorMittal é a organização dedicada a direcionar os investimentos sociais do Grupo ArcelorMittal, maior produtor de aço do país e líder no mercado global. Com o propósito de criar oportunidades, a Fundação ArcelorMittal busca promover o impacto social positivo, por meio da educação, do esporte e da cultura. Anualmente, cerca de 450 mil pessoas são alcançadas pelas iniciativas promovidas em cidades de todo o país. Saiba mais em famb.org.br.

Sobre a Belgo Arames

Com 50 anos de história, a Belgo Arames é líder brasileira na transformação de arames de aço desde sua criação, fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert. A empresa atua nos segmentos de Agronegócios, Cercamentos, Construção Civil, Automotivo, Solda, Aplicações Especiais e Indústria Petrolífera, oferecendo um mix de produtos e serviços que atendem com expertise e tecnologia de ponta, confiabilidade e qualidade aos mais diversos perfis de clientes. Tem oito unidades pelo país, nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Bahia, e sede em Contagem (MG).

Feira de Santana / 03 de junho de 2026 - 09H 10m

Após contrato emergencial de R$ 9,2 milhões, Educação de Feira de Santana firma nova terceirização de R$ 41,7 milhões

Após contrato emergencial de R$ 9,2 milhões, Educação de Feira de Santana firma nova terceirização de R$ 41,7 milhões
Pablo Roberto, secretário de educação de Feira de Santana

A Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana publicou no Diário Oficial do Município desta quarta-feira, 3 de junho, dois atos envolvendo a empresa CSC Terceirização e Serviços Ltda, que juntos elevam para mais de R$ 50 milhões os contratos relacionados à terceirização de mão de obra na pasta. A primeira publicação refere-se ao Termo Aditivo nº 180-2026-09AC, que reajusta um contrato emergencial firmado em 2025 para prestação de serviços gerais e administrativos nas escolas e na sede da Secretaria.

O contrato original, celebrado por meio de dispensa de licitação, tinha valor de R$ 8.638.545,60. Com a repactuação autorizada em razão da atualização da convenção coletiva da categoria, foi concedido um reajuste de R$ 615.724,62, elevando o valor para aproximadamente R$ 9,25 milhões. Segundo a justificativa publicada, o reajuste busca restabelecer o equilíbrio econômico-financeiro do contrato diante do aumento dos custos com mão de obra.

Na mesma edição do Diário Oficial, a Secretaria Municipal de Educação homologou a Licitação nº 110-2025-09L – Pregão Eletrônico nº 110-2025-PE, também vencida pela CSC Terceirização e Serviços. O novo contrato prevê a prestação de serviços de apoio administrativo para execução de atividades materiais, acessórias e complementares da Secretaria Municipal de Educação. O valor homologado é de R$ 41.777.604,00. O processo foi homologado em 14 de maio de 2026, enquanto o Contrato nº 161-2026-09C foi assinado em 15 de maio de 2026.

Somando o contrato emergencial reajustado e a nova contratação licitada, os compromissos firmados com a mesma empresa alcançam aproximadamente R$ 51 milhões. As publicações foram assinadas por Pablo Roberto, gestor do Fundo Municipal de Educação e secretário municipal de Educação. O novo contrato substitui a contratação emergencial realizada anteriormente e tem como finalidade garantir a continuidade dos serviços administrativos de apoio à rede municipal de ensino.

Feira de Santana / 03 de junho de 2026 - 09H 03m

Parques de Feira de Santana funcionam normalmente durante feriado prolongado de Corpus Christ

Os parques municipais de Feira de Santana manterão o funcionamento normal durante o feriado prolongado de Corpus Christi. Sendo mais uma opção de lazer, esporte e convivência para os feirenses que permanecerem na cidade ao longo do período junino e das celebrações religiosas.

Localizado no bairro Queimadinha, o Parque Municipal Erivaldo Cerqueira, também chamado de  Parque da Lagoa, estará de portas abertas para os visitantes das 5h às 20h. O Parque Frei José Monteiro Sobrinho,  conhecido como Parque da Cidade, situado no bairro Tomba, receberá o público no horário das 5h às 17h.

O fechamento ocorre apenas na segunda-feira subsequente ao feriadão, período em que as equipes realizam os serviços de manutenção preventiva, limpeza geral e cuidados com a arborização e estruturas dos locais.

Histórico

2019
set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2018
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2017
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2016
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2015
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2014
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2013
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2012
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2011
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2010
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2009
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2008
dez | nov