Abertura da Festa de Sant’Ana, padroeira de Feira, atrai multidão de fiéis à Catedral

Um itinerário de fé, devoção e tradição, que marca o calendário de Feira de Santana e faz bater mais forte o coração dos fiéis. Na noite de quinta-feira, 17 de julho, o Novenário em honra à Senhora Sant’Ana, excelsa padroeira do município, teve início solenemente, com a presença de Dom Vitor Agnaldo de Menezes.
O Arcebispo de Vitória da Conquista foi o pregador da primeira noite, refletindo acerca da “esperança que nasce da Fé”. Em sua exortação, Dom Vitor recordou que o tema da esperança foi um dos grandes legados deixados pelo Papa Francisco, virtude pela qual os cristãos encontram alicerce e mantêm acesa a chama da fé.
“O tema da esperança cristã, que estamos meditando neste Ano Jubilar, é uma herança deixada pelo Papa Francisco. Nestes dias tive a graça de estar diante do seu túmulo e pude agradecer. Ele ofereceu à humanidade desnorteada o caminho da esperança como a âncora a qual temos de estar agarrados para não sucumbirmos. A virtude da esperança, diz o Catecismo da Igreja Católica, corresponde ao desejo de felicidade que Deus colocou no coração de todo homem e de toda mulher. Ela protege contra o desânimo, sustenta no abatimento e dilata o coração na expectativa da bem-aventurança eterna”, explicou o Arcebispo.
Como em todos os anos, logo cedo a Catedral ficou pequena para a quantidade de fiéis, vindos de todas as partes da cidade e região, para participar, com entusiasmo, da primeira noite. A Adoração ao Santíssimo Sacramento foi o momento ápice da abertura, emocionando os devotos, que renovam as suas preces e expressam o agradecimento por tantas graças alcançadas. A apresentação cultural ficou por conta do artista feirense Paulo Bindá.
Todas as noites, paróquias, pastorais, grupos e movimentos da Arquidiocese são homenageados. Nesta abertura, participaram: Forania I, Mães que Oram, Pastoral Litúrgica, Acolhida, Ministério de Catequistas, Ministros Extraordinários da Comunhão, Coral Vozes da Catedral, Grupos de Canto, Conselhos Paroquiais e Funcionários.
Em cada noite, um novo pregador, um novo tema e uma nova oportunidade de ouvir o Evangelho com o coração. A programação segue até o dia 26 de julho, grande dia da padroeira. Nesta segunda noite, o pregador será o Padre Pedro Júnior, Pároco da Paróquia Senhor do Bonfim, no Jardim Cruzeiro. Os comunicadores e os veículos de imprensa serão os homenageados.
Tradição centenária que atravessa gerações, a Festa de Sant’Ana é memória viva. É expressão de um povo que caminha na fé e na esperança, guiado pelos passos daquela que gerou a Mãe do Salvador.