Dia de Nossa Senhora Aparecida é celebrado com fé e devoção em Feira de Santana
O feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, foi celebrado com muita fé e devoção em Feira de Santana. A data ganha um significado ainda mais especial para os cristão com a celebração também do Dia das Crianças.
No bairro Feira IX e na Cidade Nova, localidades onde há igrejas dedicadas à padroeira, centenas de fiéis foram às ruas, na tarde do domingo (12), em procissão, pelas principais ruas, entre cantos, orações e gestos de agradecimento.
Arcebispo Emérito de Feira de Santana, Dom Itamar Vian presidiu a Santa Missa na Capela Nossa Senhora Aparecida, das Irmãs do Cenáculo da Caridade. A celebração contou com a presença de mais de mil pessoas.
Do outro lado da cidade, Dom Zanoni celebrou na Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Nas duas celebrações, autoridades do município marcaram presença. O ex-prefeito Colbert Martins participou dos festejos no bairro Cidade Nova, enquanto o atual vice-prefeito prestigiou a solenidade no Feira IX.
A devoção a Nossa Senhora Aparecida teve origem em 1717, quando três pescadores (Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso) encontraram, nas águas do rio Paraíba do Sul, a imagem quebrada de Nossa Senhora da Conceição. Após recolherem a cabeça e o corpo da pequena imagem de barro, lançaram novamente as redes e obtiveram abundante pesca, interpretada como um sinal de graça e proteção.
Desde então, a devoção se espalhou por todo o Brasil, concretizando este símbolo de fé, esperança e unidade do povo brasileiro, sendo Nossa Senhora Aparecida proclamada Rainha e Padroeira do Brasil.
