IHEF traz para Feira de Santana um dos exames mais avançados do mundo para pacientes oncológicos

Um dos métodos de diagnóstico por imagem mais avançados do mundo acaba de chegar em Feira de Santana. O IHEF apresentou, na última quinta-feira (14), o primeiro o PET-CT da cidade, um exame de alta precisão, que combina tomografia computadorizada e tomografia por emissão de pósitrons, permitindo imagens detalhadas e detectando alterações metabólicas nas células.
O exame é considerado um dos mais modernos, auxiliando desde a detecção precoce de tumores até a definição do estágio da doença, ajudando médicos a escolherem o tratamento mais adequado para cada paciente, que agora não precisa mais se deslocar para a capital baiana.
Com tecnologia de ponta e excelência no atendimento, o IHEF se consolida como referência em diagnóstico por imagem em Feira de Santana e região, oferecendo confiança e precisão para quem precisa enfrentar doenças complexas. Sócio e Coordenador Técnico do grupo, Marcos Vinicius Miranda dos Santos CRM-BA 13811 | RQE -BA 3926 celebra a conquista.
“O IHEF, na parte de diagnóstico por imagem, é uma referência, se tornando agora o maior complexo de diagnóstico por imagem do interior da Bahia. Nós atendemos o paciente com diversos tipos de serviços: ultrassonografia, raio-x, mamografia, densitometria, ressonância e agora o PET-CT, então a gente fecha agora um ciclo completo com diversos serviços de diagnóstico por imagem”, disse o médico, ao Blog do Velame.
O exame permite diagnósticos rápidos e precisos, representando um importante avanço na qualidade do atendimento, especialmente nas áreas de oncologia e neurologia. Embora amplamente utilizado na oncologia, o equipamento também é fundamental para investigar outras doenças, auxiliando também na detecção e acompanhamento de Alzheimer, epilepsia, doenças degenerativas e até processos inflamatórios ou infecciosos difíceis de diagnosticar.
“O PET é usado basicamente para o diagnóstico oncológico. Ele vai desde o diagnóstico da doença até o controle da doença, passando, principalmente, pelo estadiamento, ou seja, após o diagnóstico, o paciente faz o PET-CT para classificar a doença, isso é uma informação extremamente importante para planejar o tratamento, se é cirúrgico, se o paciente vai para a quimioterapia, se a quimioterapia está eficaz ou não. É um exame que consegue detectar e estadiar a doença de forma muito mais precoce do que os outros métodos de diagnóstico por imagem”, explicou Fabiano Torres CRM-BA 13693 | RQE -BA 9637, médico nuclear e coordenador do exame PET-CT.
O evento de inauguração contou com a presença de diversas autoridades do município, entre elas o prefeito José Ronaldo, o deputado federal Zé Neto e o vice-prefeito Pablo Roberto. O início da operação do serviço inclui Feira de Santana no mapa das cidade que oferecem o que há de mais moderno no diagnóstico médico, transformando a vida de quem precisa enfrentar doenças complexas com precisão e agilidade. O PET-CT pode ser realizado no IHEF Medicina Nuclear, localizado no Edifício Meddi, avenida Getúlio Vargas, 844, 1º andar.