Itaú justifica fechamento de tradicional agência em Feira de Santana, após 31 anos
Seguindo na linha da diminuição de agências bancárias, o Itaú comunicou o fechamento da sua tradicional unidade da avenida Maria Quitéria, em Feira de Santana. A agência foi fundar há 31 anos e encerra as atividades no dia 21 de agosto.
Com o fechamento, os clientes do banco contarão com apenas três agências para atendimentos presenciais. Funcionários e representantes do sindicato protestaram contra a decisão, com cartazes e palavras de ordem.
A estimativa é que o fechamento impacte diretamente 18 mil correntistas, que devem ser transferidos para as duas agências restantes na cidade. Além delas, há uma unidade do tipo personnalité – destinada aos clientes que possuem renda mensal acima de R$ 15 mil. A segunda maior cidade do estado chegou a ter sete agências bancárias do Itaú. As duas restantes estão localizadas na avenida Getúlio Vargas e na rua Conselheiro Franco.
Dados recentes da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revelam que, em 2023, sete a cada 10 transações bancárias foram feitas via celular no país. No ano passado, o Pix foi o meio de pagamento mais utilizado por brasileiros – foram 63,8 bilhões de transações só em 2024.
Por meio de nota, o Itaú informou que a alteração no modelo de atendimento da agência 8233 faz parte da constante adequação da rede de agências às necessidades dos clientes, que têm optado cada vez mais pela utilização de canais digitais, como internet, aplicativos e agências digitais.