Museu Casa do Sertão lança documentário sobre o samba rural de Feira, em parceria com a FLIFS
O Museu Casa do Sertão, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), será palco do lançamento do documentário Batuques da Fêra, no próximo dia 5 de agosto (terça-feira), às 18h30. O evento, gratuito e aberto ao público, integra a programação itinerante da FLIFS 2025 (Festival Literário e Cultural de Feira de Santana) e contará também com um pocket show de Daniel da Quixabeira e Ramiro Barbosa.
Dirigido por Uyatã Rayra e Pedro Patrocínio, o curta-metragem tem 23 minutos de duração e é conduzido pelo mestre Bel da Bonita, artista já falecido e fundador do grupo Africania. No filme, Bel percorre a cidade de Feira de Santana visitando grandes nomes do samba rural, como Cláudio Costa (Angoleiros do Sertão), Chica do Pandeiro e Guda Quixabeira (Quixabeira da Matinha), além de Luizinho dos 8 Baixos (Samba da Praça do Tropeiro).
Entre prosas e batuques, o documentário revela uma cidade rica em manifestações culturais, com destaque para o samba de roda como expressão da memória coletiva, da resistência e da identidade do povo feirense.
“A intenção é difundir Feira como referência cultural”, afirmam os diretores. “É preciso confrontar a ideia de que Feira não tem nada e fortalecer o nosso sentimento de pertencimento”.
Festival literário
A FLIFS 2025 será realizada entre os dias 23 e 28 de setembro, na Praça Padre Ovídio, em Feira de Santana. A programação é promovida pela UEFS e Sesc, em parceria com a Arquidiocese de Feira de Santana, Prefeitura Municipal, Secretarias de Cultura e de Educação/NTE-19, Casa Amarela – Assessoria e Produção, UFRB e IFBA (Campus Feira de Santana).