Feira de Santana /
14 de agosto de 2025 - 01h 03m
Observatório Antares vai passar por reforma e ampliação, após aprovação de projeto do FNDE

Foto: Divulgação
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) aprovou dois projetos reivindicados pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) para o fortalecimento da infraestrutura acadêmica: a construção do Ginásio Poliesportivo padrão olímpico e a reforma e ampliação do Observatório Astronômico Antares. As iniciativas representam um importante passo na oferta de espaços modernos e integrados voltados ao ensino, à pesquisa e à extensão, aponta a instituição.
Além desses projetos, a UEFS também avança na construção do Centro de Apoio aos Trabalhadores. O processo já está em fase de licitação. O novo espaço será destinado a melhorar as condições de trabalho e acolhimento dos profissionais que atuam na universidade, fortalecendo a política institucional de inclusão e valorização.
Com a aprovação das iniciativas, a Universidade inicia os trâmites para a licitação das obras junto à Superintendência Estadual de Administração e Patrimônio (Supat). O Ginásio Poliesportivo será construído com padrão olímpico, ampliando as possibilidades de práticas esportivas, atividades acadêmicas e eventos institucionais.
“A aprovação dos projetos do Ginásio Olímpico e da reforma e ampliação do Antares pelo FNDE, junto ao avanço da licitação do Centro de Apoio aos Trabalhadores, representa uma conquista importante para a UEFS. Essas iniciativas reforçam nosso compromisso com uma universidade mais inclusiva, moderna e acolhedora. São frutos de um trabalho coletivo e da busca constante por excelência e valorização de nossos estudantes, professores, técnicos e colaboradores”, ressalta a reitora Amali Mussi.