Oficinas da Caravana FESTAC ocorrem dia 30 de agosto em Feira de Santana

Feira de Santana será o último destino da Caravana FESTAC Ano 7 antes da Mostra Oficial em Salvador, em setembro. No dia 30 de agosto, o município recebe oficinas gratuitas de Produção Cultural, Elementos Técnicos da Cena e Mediação Cultural, com o objetivo de reafirmar o poder da formação artística como ferramenta de transformação social e fortalecimento da cena cultural local.
O FESTAC, realizado pelos coletivos COATO e COOXIA, chega à sua sétima edição em 2025, consolidado como um espaço que promove formação, fruição e difusão da produção cênica estudantil. As oficinas têm 20 vagas cada e as inscrições são gratuitas, podendo ser realizadas via formulário disponível no perfil @festacbahia no Instagram.
Os interessados podem participar da oficina Elementos Técnicos da Cena, com iluminador e diretor teatral Allison de Sá, que ocorrerá no no Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), das 10h às 18h,, Nela, os partícipes poderão explorar algumas técnicas de iluminação, sonoplastia, cenografia, figurino e maquiagem – componentes essenciais da construção estética e narrativa do espetáculo.
Já o Centro Cultural Amélio Amorim receberá duas oficinas da Caravana FESTAC. Uma delas é a de Mediação Cultural – Acesso, Escuta e Presença, das 10h às 18h, com a atriz, produtora e mediadora cultural Silara Aguiar, que trará abordagens metodológicas e práticas para o desenvolvimento de habilidades para elaboração e execução de projetos de mediação artística, incentivando a troca de experiências, dinâmicas coletivas e a reflexão crítica sobre o papel do mediador cultural na democratização do acesso às artes.
A segunda oficina que ocorre no Amélio Amorim é a de “Produção Cultural | Mão na massa – Como transformar uma ideia num acontecimento artístico?”, também das 10h às 18h, com o diretor teatral, ator, cantor e produtor cultural Luiz Antônio Sena Jr.. Aqueles que se inscreverem poderão aprender e partilhar estratégias de planejamento, execução e sustentabilidade, assim como a elaboração de projetos, captação e gerenciamento de recursos, planejamento executivo e organização documental, perpassando pela comunicação.
Ao final da passagem por Feira, três participantes serão escolhidos para estágio remunerado na Mostra Oficial FESTAC Ano 7, com bolsa auxílio e hospedagem em Salvador. Os selecionados terão participação direta em todas as etapas do evento, desde a montagem de espetáculos até a recepção de grupos e artistas, vivenciando intensamente a rotina de um festival.
O FESTAC Ano 7 é um projeto contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia (PNAB) – Lei nº 14.399/2022, com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.