Oyama Figueiredo e outros seis detidos na Operação Sinete são transferidos ao Conjunto Penal de Feira de Santana
Os sete detidos na Operação Sinete, entre eles Oyama de Figueiredo, passaram por audiência de custódia na manhã desta quinta-feira (27), no Fórum Desembargador Filinto Bastos.
Depois de serem ouvidos, todos foram conduzidos de volta ao Complexo de Delegacias, no Sobradinho, onde permaneceram até a manhã desta sexta-feira (28).
Por volta das 9h30, o grupo foi transferido em duas viaturas da Polícia Civil para o Conjunto Penal de Feira de Santana, já que as celas do complexo não têm condições adequadas para permanência prolongada.
A prisão temporária dos sete segue válida até domingo (30). Com o fim do prazo, a Justiça decidirá se prorroga a medida, se converte em prisão preventiva ou se determina a liberação dos detidos, após análise das manifestações do Ministério Público e da Polícia Civil.
A Operação Sinete cumpriu 47 mandados de busca e apreensão e determinou o bloqueio de bens ligados ao grupo. A investigação apura fraudes documentais, grilagem de terras e lavagem de capitais realizadas por uma rede que, segundo o Draco, contava com servidores de cartórios, empresários, advogados, corretores e agentes de segurança pública.
A apuração aponta uso irregular de documentos e manipulação de decisões judiciais para apropriação clandestina de imóveis, além de registros de coação e porte ilegal de arma.