Busca
(703) registro(s) encontrado(s) para a busca: Colbert MartinsColbert revela que ficou de fora da propaganda eleitoral por estratégia e atribui vitória a Pablo Roberto
Se, por um lado, Colbert Martins (MDB) foi protagonista nos programas eleitorais e na campanha do candidato Zé Neto (PT), por outro, pouco se viu da presença do atual prefeito na campanha de José Ronaldo (União), seu aliado político.
Segundo o emedebista, sua participação discreta, se deu por uma avaliação do marketing, de forma estratégica. “Participei da forma como pude. Não estive à frente dos programas por uma questão tática, estratégica”, explicou.
Por outro lado, nos bastidores, a presença de Colbert Martins foi ativa. Conforme revelou ao programa Transnotícias, o atual prefeito foi peça chave na negociação, por exemplo, para a aliança com Pablo Roberto (PSDB), vice-prefeito eleito, a quem atribui o resultado em primeiro turno.
“Se não tivesse a participação de Pablo, não teríamos seguramente esse resultado agora. No dia 16 de julho, eu, José Ronaldo e Pablo, nos reunimos em uma chácara e batemos o martelo dessa união importante pra que a gente tivesse o resultado de hoje”, contou o prefeito.
Questionado sobre a transição de governo, o atual prefeito garantiu que, em breve, dará início ao processo, buscando entregar a prefeitura “nas melhores condições”. Colbert não titubeou ao afirmar, ironizando os adversários, que ele é Zé Ronaldo, e que Zé Ronaldo é Colbert.
“Está na hora da gente construir o futuro, que é essa transição que vou fazer, deixando a prefeitura nas melhores condições para que José Ronaldo dê prosseguimento a esse trabalho que é meu, que é dele, e aquela história de querer desconstruir que Zé é Colbert e Colbert é Zé, é mesmo. Não tem jeito. Quem perdeu, perdeu”, concluiu.
Na comemoração da vitória, em frente ao comitê central, o prefeito finalmente resolveu aparecer, e foi um dos primeiros a chegar, subindo em um trio entre o cruzamento das avenidas Getúlio Vargas e Maria Quitéria, ao lado do grupo político.
Colbert assina contrato com a Caixa para a construção de 600 unidades do Minha Casa Minha Vida em Feira de Santana
Feira de Santana será contemplada com mais 600 unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida. O contrato foi assinado pelo prefeito Colbert Martins (MDB) com a Caixa Econômica Federal.
A nova etapa do programa será realizada no bairro Lagoa do Subaé. Cada unidade habitacional está avaliada em R$ 106.000, com o contrato totalizando R$ 2 milhões em investimentos sociais e previsão de entrega em até um ano e oito meses.
O processo de reinscrição dos beneficiários está previsto para ser iniciado assim que as obras atinjam metade do prazo de execução. “Estamos comprometidos em entregar essas moradias dentro do cronograma e, com o avanço do projeto, iniciaremos o processo de reinscrição para assegurar que as unidades sejam destinadas a quem mais precisa”, afirmou o prefeito.
Rafael Neiva, representante da Caixa Econômica Federal, ressaltou a importância da parceria com o município e o impacto positivo do programa para melhorar as condições habitacionais na cidade.
“Estamos felizes em contribuir para que essas famílias tenham acesso a uma moradia digna, marcando uma nova etapa nesse processo”, afirmou.
Colbert Filho inaugura uma nova escola em Jaguara que homenageia seu pai
O prefeito Colbert Martins da Silva Filho reinaugurou, na manhã desta quinta-feira (2), no distrito de Jaguara, a escola municipal que leva o nome do seu pai: o ex-prefeito de Feira de Santana Dr. Colbert Martins da Silva. A nova unidade de ensino está mais moderna, ampla e com novos espaços para elevar a qualidade do ensino e aprendizado.
A escola agora dispõe de oito salas [arejadas e equipadas com ventilador e aparelhos de ar-condicionado], biblioteca, laboratório de Ciências e Matemática e uma sala de recursos multifuncionais. Ainda, espaço administrativo com diretoria, sala dos professores e secretaria, cantina, novos banheiros, refeitório e área de serviço.
Ao acompanhar a entrega da escola, a dona de casa, Alane dos Santos, 33 anos, que tem quatro filhos matriculados na unidade de ensino, destacou a nova estrutura do prédio escolar.
“A escola está linda, uma maravilha. Muito mais ampla e com espaços mais acolhedores e confortáveis para as nossas crianças estudarem”.
A unidade de ensino também ganhou laboratórios de robótica e games, um auditório com capacidade para 75 pessoas, quadra de esportes coberta e uma área com brinquedos sensoriais e lúdicos. A nova estrutura foi construída com rampas que garantem a acessibilidade.
A aluna da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Maria da Conceição Pereira, 55 anos, enfatizou que seus 10 filhos também estudaram na escola e para ela, ver a escola receber nova estrutura é motivo de grande emoção.
“A melhoria foi completa, tudo de qualidade foi implantado na escola. Um grande benefício e estímulo para o aprendizado de toda a comunidade. Tenho colegas de 72 anos que, assim como eu, estão buscando aprender a ler e escrever”.
O diretor da unidade, Edmundo Carvalho, e morador da comunidade Sete Portas, localidade de Jaguara, enfatizou que a unidade foi construída em 1982 com quatro salas inicialmente. Atualmente tem 376 alunos matriculados.
“A trajetória dessa escola se confunde com a minha própria história de vida. Cheguei como aluno em 1997. Nesta escola pública de Jaguara encontrei professores que acreditaram em mim, me ensinaram e deram formação. Aqui fui professor, vice-diretor e hoje estou na função de diretor. Peço que tenhamos zelo por esse espaço que é produção do saber, uma escola é símbolo da esperança em futuros possíveis”.
Eliane Martins, filha de Colbert Martins e irmã do prefeito, destacou o legado deixado por seu pai. “É realmente um momento de muita emoção. É algo inexplicável como o nome dele se mantém vivo, o seu legado ainda se faz presente. Sou grata por ser filha de um homem que nos ensinou sermos decentes e o meu pai tinha um grande carinho para essa comunidade”.
A secretária de Educação, Anaci Paim, frisou que são mais de 70 escolas que passaram por significativas intervenções em suas estruturas tanto em reformas, ampliações e novas construções.
“A Prefeitura de Feira tem investido na Educação Municipal ofertando o que há de melhor para o aprendizado. São escolas com todas as condições favoráveis, projetos pedagógicos de excelência, dotadas de espaços para prática esportiva e ambientes para garantir o acesso de crianças com algum tipo de necessidade. É uma escola com estrutura semelhante a qualquer outra particular”.
O chefe do Executivo Municipal, Colbert Filho, falou dos recursos disponíveis para garantir a melhoria do aprendizado, como os laboratórios de Ciências e Matemática, e os cromembooks (computadores) com acesso a Internet em salas de aula. Ainda, frisou da alimentação ofertada aos alunos, elaborada por equipes de nutricionistas, que inclui o desjejum.
“Jaguara tem uma escola igualzinha a outras instaladas na sede do município. A Educação é importante e com qualidade para todos, sem distinção. E o futuro já começou. Conseguimos aprovar 34 creches para serem construídas no município no próximo governo”, anunciou.
Ainda, neste ano, está previsto serem entregues à comunidade a Escola Municipal João Marinho Falcão, no bairro Olhos D’agua, o Centro de Formação Continuada e a sede administrativa da Secretaria Municipal de Educação.
Angelo afirma que José Ronaldo “pede socorro jurídico pra tentar apagar história sobre aliança com Colbert”
O deputado estadual e secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Angelo Almeida (PSB) criticou o ex-prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo (União), em postagem no Threads essa manhã comentando o fato do candidato ter acionado a Justiça Eleitoral para não ter o seu nome associado ao do atual gestor da cidade, Colbert Martins.
“Pedir socorro jurídico pra apagar a história, a aliança com Colbert e sua gestão, é querer passar uma borracha no presente e no passado. O povo já tá entendendo que para o tamanho dos problemas que enfrentamos as novas soluções não virão com José Ronaldo, seria mais do mesmo. Feira vai mudar, o povo tá querendo!”, escreveu.
O coordenador da campanha de Zé Neto à Prefeitura de Feira de Santana e ex-secretário de Justiça e Direitos Humanos do Governo do Estado, Felipe Freitas, também mirou no opositor. “Não há qualquer ofensa à honra de Zé Ronaldo dizer que ele é parte do governo e líder do grupo político de Colbert. Isso é parte do debate político da cidade e tem de ser feito de maneira ampla e democrática”.
Kannário declara apoio a Zé Neto, grava jingle e dispara contra Zé Ronaldo e Colbert: “Já deu, esquece essa panela”
O cantor Igor Kannário, conhecido por suas letras engajadas e fortes posicionamentos sociais, declarou apoio e gravou um novo jingle para o candidato da Coligação Pra Fazer o Futuro Acontecer, em Feira de Santana, Zé Neto (PT). Na gravação, o artista não economizou críticas a Zé Ronaldo e Colbert Martins.
No jingle, Kannário deixa claro seu descontentamento com o grupo político que governa Feira há 24 anos e enfatiza que Zé Ronaldo é Colbert.
“Zé Ronaldo é Colbert, deu mole com a favela, deu mole com Feira de Santana”.
A letra do jingle alega a ideia de que o prefeito Colbert Martins e seu candidato, Zé Ronaldo, falharam ao não atender às necessidades da população e lideraram uma gestão ineficiente. “Deu mole”, destaca o artista.
Na gravação, Kannário aponta para o futuro e defende que a eleição seja definida já no primeiro turno com a vitória de Zé Neto para instituir um governo popular em Feira de Santana.
“Agora é Zé Neto e no primeiro turno, vamos buscar o que é nosso”, afirma o artista.
Em 2020, o artista tinha apoiado o aliado do ex-prefeito.
“Como sintetiza o jingle, já deu, já era, o povo de Feira não aguenta mais o descaso e abandono da nossa cidade, agora é projetar uma Feira melhor pra toda sua gente, pensar no futuro, e o futuro é Zé Neto”, avaliou Felipe Freitas, coordenador da campanha do candidato do PT ao executivo local.
OUÇA O JINGLE GRAVADO POR KANNÁRIO:
Colbert nega paralisação de serviços municipais na saúde: “estamos fazendo o possível para garantir o melhor atendimento”
A Prefeitura de Feira de Santana divulgou uma nota para rebater as informações comunicadas pela direção da Unidade de Pronto Atendimento – UPA Estadual, sobre uma superlotação de 183% devido à paralisação de serviços de saúde municipais.
“É uma mentira do Estado essa informação. Contamos com duas UPAs e sete policlínicas, inclusive na zona rural, todas funcionando 24 horas por dia, equipadas com salas vermelhas, respiradores e ambulâncias para atender os níveis mais graves de necessidade. Além disso, muitos dos médicos que trabalham na UPA do estado também prestam serviços nas nossas unidades municipais. A verdade é que estamos fazendo o possível para garantir o melhor atendimento para a nossa população, já que o Estado não vem cumprindo seu papel. Precisa abrir uma nova UPA e ampliar leitos em Feira de Santana. Esse ano, já registramos 195 mortes na fila da regulação. O Governo do Estado precisa agir”, afirmou Colbert Martins, prefeito de Feira de Santana.
Segundo o comunicado da prefeitura, “as unidades de saúde da rede municipal estão funcionando sem qualquer paralisação que pudesse justificar a alegação de superlotação na UPA Estadual”.
“Em 2023, somente nas UPAs e Policlínicas mais de 2,6 milhões de atendimentos foram efetuados. Esse ano, já somam 2.016.435 (dois milhões, 16 mil, quatrocentos e trinta e cinco) atendimentos”, informou o município.
Em Brasília, Colbert solicita prioridade na requalificação do viaduto Portal do Sertão
O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho, entregou uma solicitação formal ao ministro presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, buscando atenção urgente para a repactuação do contrato referente ao edital nº 001/2008 da ViaBahia Concessionária de Rodovias com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A solicitação tem como objetivo principal priorizar a requalificação do viaduto do Portal do Sertão, situado no Km 518 da BR 324/BA.
De acordo com o pedido, é essencial que as alças do viaduto sejam adequadas às condições atuais, levando em consideração o volume de tráfego, a velocidade diretriz e os raios de giro. O prefeito destacou a importância do atendimento a essas premissas para garantir que as normas técnicas, assim como o Manual de Projetos de Interseções do DNIT/IPR-718, sejam rigorosamente respeitados.
Colbert ressaltou que, embora a ViaBahia tenha realizado a duplicação do contorno sul, amplamente divulgada em diversos meios de comunicação, o trecho em questão não foi readequado conforme as normas técnicas exigidas.
“Isso tem gerado entrelaçamentos no sistema viário local, causando congestionamentos e transtornos diários para os moradores e motoristas que transitam pela área”, pontuou o gestor municipal.
O pedido da Prefeitura de Feira de Santana enfatiza a necessidade de priorização da requalificação do viaduto do Portal do Sertão na repactuação do contrato entre a ViaBahia e a ANTT. A preocupação se intensifica com a duplicação do trecho leste, entre o Portal do Sertão e o bairro Cidade Nova, que está sendo licitado pelo DNIT através do edital nº 0277/24-05.
“A duplicação deve aumentar significativamente o fluxo de veículos na região, o que pode agravar ainda mais os congestionamentos no viaduto”, observa.
A solicitação aguarda agora uma resposta do Tribunal de Contas da União e da ANTT sobre as próximas etapas para a possível requalificação do viaduto.
Moura Pinho, Maurício Carvalho e Sérgio Carneiro voltam para o primeiro escalão do Governo Colbert
O prefeito Colbert Martins Filho empossou nesta segunda-feira (29) o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Sérgio Carneiro, o superintendente de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Maurício Carvalho, e o diretor-presidente da Agência Reguladora de Feira de Santana, Carlos Alberto Moura Pinho.
Eles retornam à titularidade das respectivas pastas após um período de afastamento do Governo Municipal, para tentar espaço na chapa encabeçada pelo pré-candidato a prefeito de Feira, José Ronaldo de Carvalho (UB). Como os três não conseguiram êxito na tentativa, o prefeito Colbert decidiu reacomodar os aliados no primeiro escalão. O ato foi realizado no Gabinete do Prefeito, no Paço Municipal Maria Quitéria.
“Será a continuidade nos projetos e ações que já vinham sendo desenvolvidas nas respectivas áreas”, informou o prefeito.
Colbert empossa novo secretário de Prevenção à Violência
O prefeito Colbert Martins Filho empossou nesta terça-feira (23) o novo secretário municipal de Prevenção à Violência, Saulo Figueiredo. Capitão da reserva da Polícia Militar da Bahia, ele acumula mais de 20 anos de experiência na área da segurança pública. Saulo também já atuou como secretário municipal de Transportes e Trânsito – hoje SEMOB – na atual gestão.
O novo secretário destacou os desafios a frente da pasta, especialmente pelos atuais índices de violência em Feira de Santana e na Bahia. “Estamos enfrentando dias extremamente difíceis em nosso estado e cidade devido à violência, com índices alarmantes. Com mais de 20 anos de experiência na área de segurança pública, buscamos uma integração com outros órgãos de defesa social. Contamos com contatos valiosos, muitos dos quais são contemporâneos que hoje ocupam posições de comando órgãos de segurança pública”, pontua.
Saulo ressalta que os trabalhos já foram iniciados. “Na próxima semana, teremos uma audiência com o secretário estadual de Segurança Pública, Marcelo Werner. Vamos utilizar os recursos tecnológicos disponíveis e buscar convênios com outros órgãos para acessar bancos de dados. Nosso objetivo é fortalecer a Guarda Municipal, nosso principal órgão de defesa social. Durante essa semana, vamos nos reunir com várias pessoas que integram a segurança pública em nossa cidade para avançar nessa missão”, revela.
Vereador solicita a Colbert criação de UPA Animal em Feira de Santana
Depois do anúncio da construção do Hospital Municipal, o prefeito Colbert Martins (MDB) tem outra demanda para lidar: a construção de uma UPA Animal. A solicitação foi apresentada pelo vereador Galeguinho (UB).
Durante encontro nesta segunda-feira (8), o edil apresentou a pauta ao prefeito, destacando a importância de um equipamento do porte “para garantir atendimento veterinário emergencial e de qualidade aos animais, promovendo saúde pública e bem-estar animal”.
Na oportunidade, Colbert evitou prometer a entrega da unidade neste fim de mandato, informando que solicitou consultas ao hospital veterinário de Salvador, para verificar a viabilidade do projeto.
“O que você fala aqui nesse momento é muito importante. Eu vou trabalhar um pouco, não estou prometendo, mas mandei verificar como é que está (na capital) e daqui a pouco a gente vai voltar a conversar com quem gosta de bichinhos”, disse o líder municipal.
Além de beneficiar diretamente os pets e os tutores, a iniciativa tem por objetivo reduzir também a incidência de zoonoses e melhorar a qualidade de vida na comunidade como um todo.
Colbert reabre Complexo Campo do Gado Novo após maior revitalização de sua história
O Complexo do Campo do Gado Novo foi reinaugurado nesta segunda-feira (8), após passar por uma ampla revitalização. Com um investimento de R$ 1 milhão, a revitalização do entreposto é a maior em seus 37 anos de funcionamento. A primeira etapa das obras incluiu pintura, recuperação de banheiros e telhados, paisagismo, pista de vaquejada, remoção de lixo, instalação de vidros em janelas e portas, e aplicação de herbicida.
O prefeito Colbert Martins Filho destacou a importância do Complexo para a história e economia de Feira de Santana. “Feira de Santana surgiu com uma feira de gado. Para mim, é fundamental preservar esse espaço que, toda segunda-feira, recebe a feira de gado e movimenta a economia local. Essa revitalização é um marco para a nossa cidade”, salientou.
O secretário de Agricultura, Alexandre Monteiro, ressaltou que a revitalização é apenas o começo de um processo mais amplo. “A segunda etapa das obras segue em andamento. Estamos muito felizes em entregar à população feirense esse entreposto comercial completamente revitalizado. No dia 20 de julho, será realizada aqui no complexo uma cavalgada, um evento privado”, anunciou.

O diretor do Complexo, Gilberto dos Santos, comemorou a conclusão da revitalização. “É um momento de imensa alegria. Essa reforma é a maior já realizada aqui e trará novos ares para o Complexo”.
Juvino Bispo, 87 anos, comerciante de animais no local há décadas, resumiu o sentimento geral: “Para mim, isso aqui é uma vida. Me sinto feliz e honrado em participar desse momento. Essa revitalização vai beneficiar a todos que frequentam o Complexo”, concluiu.
Colbert assina contrato com a Caixa para construção de 400 unidades do Minha Casa Minha Vida em Feira de Santana
Na manhã desta sexta-feira (5), o prefeito Colbert Martins (MDB) assinou junto à Caixa Econômica Federal o contrato para a construção de 400 unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.
Os recursos do FAR (Fundo de Arrendamento Residencial) são no valor de R$ 65.600 milhões no total. Com a entrega das casas, cerca de 1.200 mil pessoas serão beneficiadas com as unidades habitacionais, segundo a Prefeitura.
Os investimentos serão destinados à construção dos residenciais Vivendas Panorama I e Vivendas Panorama II. São villages destinados às famílias de baixa renda, que recebem até R$ 2.400. O prazo de conclusão é de 18 meses e a construtora responsável pela obra será a Cepreng Engenharia.
“Feira de Santana é a primeira cidade baiana a assinar esse contrato. Esse é mais um passo importante para a minha terra, para Feira de Santana. Acho muito necessário que a gente possa avançar e vamos avançar cada vez mais”, explicou o chefe do executivo, completando sobre as adequações realizadas pela Prefeitura.
“Para a construção desses empreendimentos foi necessário a Prefeitura garantir serviços essenciais aos moradores, como o acesso à unidade de saúde, transporte público, creche e escola do ensino fundamental em área próxima aos residenciais”, concluiu Colbert.
Após fortes vaias a Colbert, presidente Lula pede respeito: “Não tem por que fazer isso”
A agenda do presidente Lula (PT) em Feira de Santana, nesta segunda-feira (1), começou com ânimos exaltados. Isto porque a presença do prefeito Colbert Martins (MDB) gerou fortes protestos.
O líder do executivo feirense foi convidado pelo cerimonial do Palácio do Planalto, mas não agradou a militância petista, que marcou presença em peso, no antigo Derba, no bairro do Campo Limpo.
O emedebista foi alvo de fortes vaias e gritos de ordem. Sem conseguir discursar, o presidente precisou intervir, pedindo para que o público pudesse conter os protestos.
“Queria pedir a compreensão de vocês. Todas as pessoas que estão aqui foram convidadas. É muito desagradável a gente convidar uma autoridade municipal e ser tratado com vaias. Não tem por que fazer isso”, disse o petista.
Zé Neto pede que Colbert deixe o palanque e pare de picuinha: ‘Estou me dispondo a passar emenda para o que ele precisar’
Depois de anos de espera, o tão sonhado Hospital Municipal de Feira de Santana dá indícios de que pode, finalmente, sair do papel. E o assunto tem movimentado também o cenário político da cidade.
Em entrevista ao Blog do Velame, o pré-candidato a prefeito Zé Neto (PT) destacou a importância da realização de uma audiência pública, para entender como se dará o funcionamento da unidade.
Ainda na manhã desta sexta-feira (28), o deputado federal alfinetou o prefeito Colbert Martins (MDB), pedindo que o gestor deixe o palanque e pare de “picuinha”, reforçando a necessidade de interlocução com o Governo do Estado.
“Chegando o hospital, talvez ele (Colbert) nem inaugure e o prefeito que virá, que espero que tenha boas surpresas para Feira, vai ter que integrar às necessidades da cidade. Evidentemente a gente vai puxar uma audiência pública, para que explique o que o hospital vai oferecer. Que ele possa deixar o palanque, esquecer o palanque, esquecer a picuinha e sentar com o Estado para a gente poder ajudar também”, opinou o petista.
Zé Neto disse estar à disposição de Colbert para colaborar com a alocação de emendas, visando possibilitar a entrega do equipamento. “A gente quer ajudar, estou aqui me dispondo a passar emenda para o que ele precisar, para a gente ajudar na construção desse hospital e na qualificação dele”, completou ao Blog.
Colbert assina ordem de serviço de requalificação e duplicação da Avenida Artêmia Pires, em Feira de Santana
Um dos maiores vetores de crescimento de Feira de Santana, o bairro SIM, ao que parece, vai receber a tão sonhada requalificação e duplicação da avenida Artêmia Pires. A ordem de serviço para execução das obras foi assinada pelo prefeito Colbert Martins (MDB) na tarde desta quarta-feira (26).
As intervenções incluem a duplicação de trechos estratégicos da avenida, a implantação de uma rede mais moderna de drenagem pluvial e melhorias na infraestrutura ao longo da via.
A obra, sob responsabilidade da empresa P. Jota Construções, abrangerá cerca de 4,5 km da via, partindo do cruzamento com a Avenida Fernando Pinto de Queiroz até o anel de contorno.
“Mais do que duplicar a pista, vamos realizar a implantação de uma rede de drenagem eficiente e promover a requalificação completa da Artêmia Pires, desde o cruzamento com a Fernando Pinto de Queiroz até a Unex. Essa é uma das principais vias da cidade e necessita de infraestrutura adequada para garantir um trânsito fluido e seguro, especialmente em um dos bairros com maior crescimento em Feira de Santana”, destacou o prefeito.

O superintendente municipal de Trânsito, Cleudson Almeida, assegura que as obras não causarão grandes impactos no trânsito local durante a fase inicial.
“As intervenções iniciais, que incluem a construção de rotatórias nas imediações da Unex e a liberação de conversões à direita nas proximidades do Atacadão São Roque, serão realizadas de forma a manter os sentidos de fluxo existentes. A segurança e a fluidez do trânsito serão prioridades durante todo o processo de obra”, garante o superintendente.
Prefeito Colbert Filho empossa nova secretária de Mobilidade Urbana
O prefeito Colbert Martins Filho empossou nesta sexta-feira (14) a nova secretária interina de Mobilidade Urbana (SEMOB), Aline Santos Miranda. Ela assume o cargo em substituição a Sérgio Carneiro, que se encontra afastado de suas atividades. O ato aconteceu no final da manhã, no gabinete do prefeito.
Ao assumir o cargo, Aline Santos Miranda destacou sua gratidão pela confiança depositada pelo prefeito Colbert Filho e enfatizou seu compromisso em dar continuidade ao trabalho iniciado por Sérgio Carneiro, com foco na melhoria da mobilidade urbana em Feira de Santana.
“Primeiramente, quero agradecer ao prefeito pela confiança. Nossas expectativas são de dar continuidade ao excelente trabalho que o secretário anterior vem desenvolvendo ao longo deste ano. Ao longo de sua gestão à frente da SEMOB, foram implementados diversos projetos e ainda há outros em andamento. Alguns deles ficaram pendentes e nosso objetivo é dar continuidade a todos, buscando sempre aprimorar a mobilidade urbana de Feira de Santana”, explicou Aline.
Um dos primeiros atos da nova secretária será a definição do novo local do ponto de vans que funcionava ao lado da Câmara Municipal, na rua Visconde do Rio Branco. A medida visa garantir a segurança dos usuários e a organização do trânsito na região.
“O ponto de transporte alternativo que funcionava ao lado da Câmara dos Vereadores era irregular e representava um risco à segurança dos usuários. O prefeito determinou o seu fechamento e, em seguida, solicitou um estudo de viabilidade técnica para a reabertura do ponto em um local seguro e adequado. Esse estudo foi apresentado e, em breve, o ponto será reaberto, desta vez de forma legal e sob análise técnica”, explicou Aline.
Fundo de Mobilidade Urbana
O prefeito Colbert Filho também aproveitou a oportunidade para destacar um dos principais desafios que a nova secretária terá que enfrentar: a implementação do Fundo de Mobilidade Urbana.
“A secretária Aline assume a pasta em um momento decisivo para a mobilidade urbana de Feira de Santana. Apesar de termos solicitado a criação do Fundo de Mobilidade Urbana há mais de seis meses, ele ainda não entrou em funcionamento e não recebeu recursos federais. Esta situação tem impedido o avanço de diversos projetos essenciais para a cidade. Estamos empenhados em viabilizar o fundo o mais rapidamente possível, trabalhando incansavelmente para garantir o desenvolvimento de nossa infraestrutura de mobilidade”, salientou
Colbert Filho nomeia novos gestores para Semob, Procon e Agência Reguladora
O prefeito Colbert Martins Filho oficializou nesta segunda-feira (10), através de portarias publicadas no Diário Oficial Eletrônico do Município, a nomeação de novos gestores para comandar importantes pastas da Administração Municipal. A ação visa garantir a continuidade dos serviços públicos e fortalecer a gestão municipal em áreas estratégicas para o desenvolvimento da cidade.
Sérgio Ricardo Portugal Farias, Diretor de Regulação Técnica na ARFES, foi designado para responder interina e cumulativamente pelo cargo de Diretor Presidente da autarquia.
Euclides Artur Costa de Andrade, Diretor do Departamento de Atendimento e Orientação ao Consumidor no PROCON/FSA, foi designado para responder interina e cumulativamente pelo cargo de Superintendente Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor.
Aline Santos Miranda, Chefe de Gabinete da SEMOB, foi designada para responder interina e cumulativamente pelo cargo de Secretária Municipal de Transportes e Trânsito.
Os ex-gestores das pastas, Carlos Alberto Moura Pinho, Maurício Carvalho e Sérgio Carneiro, se desincompatibilizaram dos cargos com vistas à eleição municipal em outubro próximo. Nos bastidores da política feirense, existe a expectativa de que um deles possa compor na chapa majoritária para prefeito de Feira de Santana, como candidato a vice.
Colbert inaugura primeira Escola Cívico-Militar de Feira de Santana construída com recursos próprios
Na últim sexta-feira, 17, a Prefeitura de Feira entregou a nova estrutura da Escola Cívico-Militar Municipal Quinze de Novembro. Uma unidade escolar construída do zero e que tem capacidade para atender a 1.050 estudantes do 6º ao 9º do ensino fundamental, com turmas de 7º e 8º ano em tempo integral.
Foi difícil para Jussara Fonseca, mãe da estudante Laila Fonseca, controlar as lágrimas durante o evento de inauguração. Muito emocionada, ela falou que era um sonho ver a filha estudando nesta escola. “Sempre li muito sobre as escolas cívico-militares e eu tinha o sonho de ver minha filha aqui também, matriculada. Esse é o primeiro ano dela na escola e eu me emociono porque é uma conquista muito grande, não só para mim, mas para todos os pais que desejam o melhor para o futuro dos seus filhos”, contou.
Durante a cerimônia cívico-militar na inauguração, a estudante Franciele Alves também não conseguiu conter as lágrimas. “Estar aqui significa muito para mim e em todas as apresentações eu me emociono. A escola está linda, estou muito feliz”, disse.
Após o governo federal decidir encerrar o Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim) em julho de 2023, o governo municipal resolveu manter a escola, que é a primeira do interior do Norte-Nordeste. A nova sede da escola foi construída com 100% dos recursos próprios do município, um investimento de mais de 17 milhões de reais.
“Decidimos manter porque é importante para os estudantes. A escola começou com um dos piores índices de educação básica de Feira de Santana e agora escola está com quase sete de IDEB, isso se deve ao fato de ter um corpo de funcionários, professores e militares comprometidos com o conhecimento e a disciplina. Estamos fazendo o melhor pela educação, empenhados em criar, cada vez mais, oportunidades de crescimento para os estudantes da rede municipal”, destaca o prefeito Colbert Martins Filho.
Para a secretária de Educação do município, Anaci Paim, a comunidade de Jaíba ganha muito com a entrega da nova sede da escola cívico-militar. “A unidade escolar tem uma estrutura ampla, moderna e completa, com laboratórios de Ciências, Matemática e Robótica, uma quadra poliesportiva com placar eletrônico, vestiários e banheiros completos, auditório com camarins, rampas de acessibilidade, com corrimãos e piso tátil, enfim, recursos que, juntos, resultam na excelência educacional”, pontua.
CONSTRUÍDA DO ZERO
A nova estrutura da unidade de ensino conta com 2.535,75m² de área construída e contempla 16 salas distribuídas em dois pavimentos, incluindo espaços para os laboratórios de Ciências, Matemática e Robótica, sala de recursos, além de diretoria, secretaria, sala de reuniões, biblioteca, auditório com dois camarins e capacidade para 180 pessoas, cozinha, refeitório espaçoso e confortável com capacidade para 120 pessoas, pátios externo e interno e quadra poliesportiva.
Priorizando o conforto e a segurança dos estudantes, o prédio conta com uma central de ar que torna mais eficiente o desempenho de refrigeração dos ambientes, além de um acesso na entrada da unidade para o ônibus que faz o transporte escolar dos estudantes.

Prefeito Colbert inaugura nova estrutura da feira livre do Tomba
Em uma manhã de alegria para a comunidade do Tomba, nesta terça-feira (15), a nova estrutura da feira livre da Praça Macário Barreto foi oficialmente inaugurada pelo prefeito Colbert Martins Filho. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, como o secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Alexandre Monteiro; o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro; o secretário de Mobilidade Urbana, Sérgio Carneiro; a secretária da Mulher, Eliene Cerqueira; dentre outros.
A nova estrutura da feira, fruto de um investimento de R$ 6 milhões, resultou em uma revitalização completa. O local foi transformado em um ambiente moderno, seguro e confortável para todos os frequentadores. Cerca de 273 feirantes foram contemplados com as melhorias, que visam impulsionar a economia local e fortalecer a cultura da feira livre.
As obras de revitalização contemplaram diversos aspectos da feira, desde a completa renovação da praça, incluindo drenagem e paisagismo, até a revitalização do entorno e a instalação de novas redes de esgoto e pia no mercado de carnes, peixes e aves. Além disso, a feira ganhou três novos portões laterais, banheiros públicos reformados e teve suas árvores podadas.
Compromisso com o desenvolvimento local
O prefeito Colbert Filho ressaltou a importância da revitalização da feira para a comunidade do Tomba e para o município de Feira de Santana como um todo. “A feira do Tomba sempre foi um importante centro de comércio e cultura para nossa cidade. Com essa revitalização, estamos garantindo que ela continue a prosperar por muitos anos”, afirmou.
“A entrega da feira do Tomba é um marco na história da nossa cidade. É um investimento que vai beneficiar diretamente os feirantes, os moradores da região e todos os que frequentam este importante espaço de comércio e cultura”, complementou o secretário de Agricultura, Alexandre Monteiro.
Novo capítulo para a feira do Tomba
A inauguração da feira livre do Tomba marca o início de um novo capítulo para este importante espaço da comunidade. Com a nova estrutura e o compromisso da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, a feira tem tudo para se tornar ainda mais um polo de desenvolvimento local, promovendo a economia, a cultura e a gastronomia da região.
O diretor do Centro de Abastecimento e de Feiras Livres, Cristiano Gonçalves, expressou sua satisfação com a entrega da obra. “É um momento de grande alegria para todos nós. Agradecemos ao Prefeito Colbert Martins Filho e a toda a sua equipe por terem tornado esse sonho realidade. Estamos confiantes de que a nova feira do Tomba será um sucesso ainda maior”, afirmou Gonçalves.
Colbert diz estar preocupado e consternado com aumento da violência: ‘Feira de Santana pede paz’
Após ser considerada a cidade mais violenta do país e registrar 13 casos de homicídios apenas no último fim de semana, a Prefeitura Municipal divulgou nota manifestando preocupação com o cenário da segurança pública em Feira de Santana.
Já são 152 mortes violentas desde o início do ano. Segundo a administração municipal, “a urgência de ações concretas para lidar com essa questão é evidente”.
O prefeito, Colbert Martins Filho, disse estar consternado com a situação, enfatizando que “os números são inadmissíveis”.
“Centenas de órfãos e famílias estão sofrendo com essa realidade devastadora. A segurança pública é uma obrigação do Governo do Estado, e Feira de Santana está vivendo um clima de medo que não podemos ignorar”, disse o gestor.
De acordo com o prefeito, há um compromisso em colaborar com as autoridades competentes, intensificando o apoio às Polícias Militar e Civil. A doação do prédio para a nova base da 64ª Companhia da PM, em local estratégico ao lado do Centro de Abastecimento e do shopping Cidade das Compras, seria uma dessas ações, assim como ampliação da iluminação pública em pontos de risco, visando coibir ações criminosas.
“Ciente de que a segurança pública é um desafio que exige o engajamento de toda a sociedade, a Prefeitura convida a população a se unir à luta por uma Feira de Santana mais segura. Feira de Santana pede paz”, conclui o documento.