Pedro Américo avalia que Governo do Estado está perdido na condução da segurança pública: “As pessoas vivem amedrontadas”
O vereador Pedro Américo (Cidadania) afirmou que o Governo da Bahia está “perdido” na condução da segurança pública, sem capacidade de gestão e sem resultados efetivos no combate à criminalidade.
Segundo o parlamentar, a falta de estratégia e coordenação tem permitido o avanço das facções criminosas em várias regiões do Estado. “Nos últimos dez anos, não houve uma atuação efetiva para combater as facções. As pessoas vivem amedrontadas ao sair de casa, e o governo se encontra perdido, sem capacidade de gerenciamento”, criticou.
Pedro Américo citou que há bairros em Feira de Santana onde o poder público enfrenta dificuldade até mesmo para implementar políticas sociais, devido ao domínio do tráfico.
“Infelizmente, há regiões onde as Polícias Militar e Civil não conseguem atuar sozinhas. É preciso envolver os municípios nesse esforço”, defendeu.
Proposta de Academia de Segurança Pública
Como alternativa, o vereador sugeriu que Feira de Santana siga o exemplo da cidade de São Paulo, que encaminhou à Câmara um projeto para criação de uma Academia de Segurança Pública. A proposta prevê cursos de graduação e pós-graduação em segurança pública e defesa social, além de ações de pesquisa e extensão voltadas à prevenção da violência.
“A Prefeitura de São Paulo mostra que os municípios devem se preocupar com políticas públicas de segurança. Feira de Santana pode adaptar essa iniciativa e construir uma estrutura que fortaleça e qualifique a Guarda Municipal”, pontuou.