Polícia Federal prende três mulheres em Feira de Santana por fraude ao INSS

A Operação De Volta Para o Futuro, deflagrada pela Polícia Federal, em conjunto com o Gaeco/MPF e a Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social, resultou na prisão de duas mulheres em Feira de Santana.
Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e 4 mandados de prisão preventiva em Feira de Santana, Itaberaba e Salvador. De acordo com o órgão, as investigações continuam para identificação de outros membros da organização criminosa.
As investigações se iniciaram há seis meses, após a identificação da concessão de diversos benefícios mediante a inserção de vínculos trabalhistas falsos para justificar aposentadorias urbanas e rurais.
As acusadas inseriam no sistema datas retroativas para constar como data de início dos benefícios, além de inserir no sistema ordens de pagamento indevidas, gerando a concessão de créditos de alto valor em duplicidade, referentes a períodos já anteriormente pagos.
Segundo levantamento da Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária, o valor desviado seria superior a R$ 9 milhões. Já o prejuízo evitado (valores que seriam pagos caso não houvesse a desarticulação do grupo criminoso) está calculado em mais de R$ 24 milhões.