Quedas de energia e falta de água marcam expansão desordenada de loteamentos na zona rural de Feira
A população da zona rural de Feira de Santana tem enfrentado queda constante de energia elétrica e dificuldade no acesso à água, em virtude da crescente venda de terrenos loteados na região.
A denúncia é do vereador Jurandy Carvalho (PSDB). Segundo ele, o problema tem trazido diversos transtornos. Na sessão de quinta-feira (7), o parlamentar disse que são construídos imóveis e condomínios sem a estrutura adequada, sobrecarregando os serviços públicos essenciais.
O edil observou que a Embasa está instalando canos em muitos desses locais, mas ainda não disponibilizou a água. Com isso, há um aumento no valor da conta dos moradores que já viviam na região. Muitas dessas pessoas, conforme Jurandy, vivem da agricultura familiar, que também foi prejudicada pelos loteamentos.
“Perdemos a produção de leite e de hortaliças em virtude dessa favelização”, assinalou, ao fazer um apelo aos governos Federal, Estadual e Municipal: “Pedimos socorro para a nossa zona rural”.
Em apoio, o vereador Pedro Américo (União Brasil) destacou a importância do debate sobre a valorização da zona rural e o uso do solo. Gean Caverna (Podemos) defendeu a ampliação do orçamento da Secretaria de Agricultura e relatou ações recentes, como a escavação de poços para incentivar o cultivo de mandioca e outras culturas.