UNIFACS realiza I Congresso de Igualdade Racial em Feira de Santana
A UNIFACS promove em Feira de Santana seu primeiro Congresso de Igualdade Racial, marcado para o dia 19 de novembro de 2025, no campus Santa Mônica. O evento, que ocorrerá nos turnos matutino e noturno, terá como atração especial a apresentação cultural do grupo “Samba de Mães” e outras atrações artríticas durante o credenciamento, integrando arte e reflexão desde o acolhimento dos participantes.
O congresso tem como objetivo aprofundar a discussão sobre relações raciais no ambiente acadêmico e na sociedade, alinhado com os valores institucionais de formação cidadã e responsabilidade social. A programação contará com palestras, mesas-redondas e atrações culturais, além de estrutura completa de credenciamento e receptivo. Entre os palestrantes confirmados estão profissionais de reconhecida trajetória:
Jhonatas Monteiro, mestre em História pela UEFS e doutorando na USP, com atuação parlamentar e militância em movimentos sociais; Marinho Soares, advogado criminalista e oficial do Exército; Railda Neves, coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UEFS e mestra em História da África; Anhamoná Brito, doutora em Análise Cognitiva pela UFBA e ex-secretária de Políticas de Ações Afirmativas da SEPPIR; Danilo Silva, advogado criminalista e procurador municipal; Alexsandro Reis, economista com MBA pela FGV e EXAME Academy, ex-secretário de Políticas de Ações Afirmativas da SEPROMI; e Mariana Rozario, advogada, escritora, vice-presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/BA e mestranda em Direito pela UEFS. Eles trarão diferentes perspectivas sobre necropolítica, seletividade penal e atuação antirracista no exercício profissional.
“A realização deste congresso reforça nosso compromisso com uma formação jurídica e cidadã que dialogue com as urgentes questões sociais. Discutir igualdade racial na academia é essencial para formar profissionais conscientes e preparados para atuar na transformação positiva da sociedade”, destaca a professora Ticiana Sampaio, coordenadora do curso de Direito da UNIFACS.