UNIFAN promove Mutirão de Conciliação e Cidadania com serviços gratuitos em Feira de Santana

Entre os dias 21 e 25 de julho, a população de Feira de Santana poderá contar com diversos serviços gratuitos por meio do Mutirão de Conciliação e Cidadania, promovido pelo Centro Universitário Nobre (UNIFAN), em parceria com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e a Prefeitura Municipal. A iniciativa, chamada “Conciliando Cidadania”, será realizada na sede da instituição, na Avenida Maria Quitéria, com atendimentos abertos ao público das 9h às 16h30.
A abertura oficial do evento acontece na segunda-feira (21), às 9h, com presença do prefeito José Ronaldo de Carvalho, desembargadoras do TJBA, além de representantes do Ministério Público, da OAB e outras instituições parceiras.
Justiça mais próxima da população
Durante os cinco dias de ação, serão oferecidos atendimentos jurídicos, serviços de saúde e ações de cidadania. A expectativa é de que cerca de 5 mil processos sejam movimentados nas audiências de conciliação, que abrangem as áreas de família, cível, consumo e fazenda pública. Os atendimentos serão conduzidos por alunos do curso de Direito da UNIFAN, que atuam como conciliadores, sob supervisão.
Além dos estudantes de Direito, o mutirão deste ano também contará com a atuação de alunos de Psicologia, tornando a ação ainda mais abrangente e multidisciplinar.
Serviços oferecidos
O evento também oferecerá:
- Atendimento jurídico gratuito com apoio dos CEJUSCs;
- Audiências de conciliação, mediação e orientação jurídica;
- Exames de DNA para investigação de paternidade, por meio do programa Pai Presente;
- Agendamento para emissão do novo RG;
- Emissão de certidões de nascimento;
- Aplicação de vacinas, aferição de pressão arterial e testes de glicemia.
Reconhecimento nacional
A UNIFAN foi pioneira na formação de estudantes conciliadores em sessões reais, prática reconhecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com uma premiação nacional em 2022. O modelo, iniciado na instituição, se espalhou por todo o país, consolidando-se como exemplo de integração entre ensino superior e prática cidadã.
“O aluno é protagonista no processo de transformação social. Essa é uma ação que une educação, responsabilidade social e compromisso com a comunidade”, destacou o reitor da UNIFAN, Jodilton Oliveira Souza.
Apoio institucional
A iniciativa conta com o apoio direto da Prefeitura de Feira de Santana, que designou o secretário municipal de Governo, Luiz Carlos de Carvalho Bahia Neto, para acompanhar as atividades. Também são parceiros do mutirão o SAC, o Cartório de Registro Civil e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado da Bahia (Arpen-BA).
Para a presidente do TJBA, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, a ação está alinhada aos pilares estratégicos da atual gestão do Tribunal. “Estamos investindo em iniciativas que promovam cidadania, pacificação social e redução dos acervos processuais”, afirmou.