Vereadora cobra da Prefeitura de Feira pagamento do piso nacional da enfermagem

Profissionais de fundamental importância no processo de restabelecimento da saúde de pacientes, os trabalhadores da área de enfermagem ainda necessitam de melhor valorização por parte do poder público. A observação foi feita pela vereadora Lu de Ronny (PV), durante pronunciamento nesta terça-feira (13), alusivo à passagem do Dia Internacional da Enfermagem ou Dia do Enfermeiro, celebrado no dia 12 de maio. Enfermeira de formação e defensora da categoria no Legislativo feirense, a parlamentar cobrou da Prefeitura de Feira o pagamento do piso da enfermagem.
“Além do cuidar, somos responsáveis pelo desfecho [da situação do paciente] na saúde. Mas, entendemos que o Poder Executivo precisa valorizar mais a categoria em Feira. É necessário ver, por exemplo, a questão do piso salarial, pois este ano, ainda não foi pago”, reclamou.
Segundo Lu, apesar dos pagamentos terem ocorrido até dezembro de 2024, houve devolução de valor ao Governo Federal, referente à gestão passada [ex-prefeito Colbert Filho]. “De janeiro em diante, o valor do piso não foi pago ao pessoal da enfermagem. É direito. É lei e precisa ser cumprida”, afirmou. Ao elogiar os colegas de profissão, a vereadora também pontuou a necessidade de maior união da categoria, enquanto buscam por valorização.
Na área de saúde, ela lembrou, é o enfermeiro quem recebe a demanda, faz a triagem e tem a sensibilidade para acolher os pacientes desde a chegada até a sua saída da unidade, após realizar os procedimentos médicos. “Nós estamos em todos os lugares. Mas ainda é preciso ter maior valorização de nossa classe. De minha parte, enquanto estiver aqui, estarei sempre trabalhando e cobrando por melhorias”, garantiu.