×
Brasil / 21 de maio de 2024 - 01H 05m

Arquidiocese de Feira e Prefeitura destinam uma tonelada de ração animal para o Rio Grande do Sul

Arquidiocese de Feira e Prefeitura destinam uma tonelada de ração animal para o Rio Grande do Sul
Foto: Divulgação

A onda de solidariedade em prol das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul segue contagiando diversos feirenses, que se mobilizam para doar itens essenciais. Além de água mineral, alimentos não perecíveis, roupas, brinquedos e produtos de limpeza, cerca de uma tonelada de ração animal foi doada.

A empresa Vitaly foi a responsável por doar a ração, que já foi enviada para o estado gaúcho, para assistir a tantos animais que também foram impactados diretamente.

Somente na última sexta-feira (17), um total de quatro toneladas de materiais e donativos foram enviados ao Rio Grande do Sul. Essa foi a segunda remessa de itens despachados de Feira de Santana para auxiliar as vítimas da tragédia.

No momento, a doação de roupas está suspensa, sendo solicitados apenas cobertores e toalhas de banho.A população de Feira de Santana pode continuar contribuindo no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, no bairro São João.

Os materiais doados são transportados até a unidade dos Correios no bairro Tomba, de onde serão encaminhados para a capital Porto Alegre. Essa logística garante que as doações cheguem com eficiência e rapidez às mãos daqueles que mais necessitam.

Bahia / 21 de maio de 2024 - 00H 57m

Jerônimo autoriza compra de veículos blindados táticos para Polícias Militar e Civil

Jerônimo autoriza compra de veículos blindados táticos para Polícias Militar e Civil
Foto: Reprodução

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, autorizou nesta segunda-feira (20), a compra de quatro Veículos Blindados Táticos para as Polícias Militar e Civil. Serão investidos R$ 7 milhões nos equipamentos que reforçaram o combate às facções.

O subsecretário da SSP, Marcel de Oliveira, coordena a Comissão que está nos Emirados Árabes Unidos checando se todos os itens solicitados ao fornecedor foram atendidos.

A equipe, composta por integrantes da PM e PC da Bahia, está na cidade de Ras al-Khaimah, visitando a sede da empresa fabricante do veículo.

Acessibilidade, agilidade, capacidade de adaptações de armamentos, entre outros itens são verificados e sugeridos.

“Nosso objetivo é adaptar o equipamento para a realidade topográfica baiana. O nosso maior bem é o policial, é o bombeiro. Vamos proteger aqueles que cuidam e preservam vidas diariamente em todo o estado”, destacou o subsecretário da SSP, Marcel de Oliveira.

Política / 20 de maio de 2024 - 16H 11m

PSOL declara apoio a Zé Neto na disputa pela Prefeitura de Feira de Santana

PSOL declara apoio a Zé Neto na disputa pela Prefeitura de Feira de Santana
Foto: Reprodução

O Diretório do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) de Feira de Santana anunciou na manhã desta segunda (20) apoio à pré-candidatura de Zé Neto nas eleições municipais de 2024.

O anúncio foi realizado através de coletiva de imprensa, na Pousada Central, com a presença do pré-candidato Zé Neto, Jhonatas Monteiro, vereador mais votado em Feira nas Eleições 2020, Bianca Nunes, presidenta municipal do PSOL, Gerinaldo Costa, presidente do PT Municipal, Kleber Rosa, pré-candidato a prefeito de Salvador pelo PSOL, militantes e membros do Partido Socialismo e Liberdade.

A posição se tornou pública após ser discutida e aprovada entre os filiadas e filiados do Partido.

“Chegamos a uma situação limite em Feira e o povo paga um preço altíssimo por isso. Não temos dúvida que o sentimento de rejeição que se passa hoje é da maioria e o que precisamos, enquanto força política, é democratizar Feira e organizá-la. Precisamos transformar esse sentimento de rejeição ao passado que a cidade vive, em uma força de mudança que pode e merece muito mais, e hoje esta força está sendo representada pela pré-candidatura de Zé Neto”, afirmou Jhonatas.

Para Zé Neto, “a vinda do PSOL, que tem um olhar muito sensível para questões, principalmente sociais da cidade, vem pra agregar, e muito, à proposta do Conselho Partidário de diálogo com a nossa gente. E assim como os demais Partidos que já compõem o movimento União por Feira, o PSOL quer também ver nossa cidade sorrir, voltar a ser feliz, com praças cuidadas, transporte coletivo funcionando, atenção básica de saúde de qualidade, acolhimento para a juventude, e tantos outros pontos que tragam melhores dias para nossa gente. Portanto, sejam bem vindos, amigos e amigas do PSOL, e vamos juntos construir essa transformação que a cidade espera”.

Feira de Santana / 20 de maio de 2024 - 09H 16m

Colbert inaugura primeira Escola Cívico-Militar de Feira de Santana construída com recursos próprios

Na últim sexta-feira, 17, a Prefeitura de Feira entregou a nova estrutura da Escola Cívico-Militar Municipal Quinze de Novembro. Uma unidade escolar construída do zero e que tem capacidade para atender a 1.050 estudantes do 6º ao 9º do ensino fundamental, com turmas de 7º e 8º ano em tempo integral.

Foi difícil para Jussara Fonseca, mãe da estudante Laila Fonseca, controlar as lágrimas durante o evento de inauguração. Muito emocionada, ela falou que   era um sonho ver a filha estudando nesta escola. “Sempre li muito sobre as escolas cívico-militares e eu tinha o sonho de ver minha filha aqui também, matriculada. Esse é o primeiro ano dela na escola e eu me emociono porque é uma conquista muito grande, não só para mim, mas para todos os pais que desejam o melhor para o futuro dos seus filhos”, contou.

Durante a cerimônia cívico-militar na inauguração, a estudante Franciele Alves também não conseguiu conter as lágrimas. “Estar aqui significa muito para mim e em todas as apresentações eu me emociono. A escola está linda, estou muito feliz”, disse.

Após o governo federal decidir encerrar o Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim) em julho de 2023, o governo municipal resolveu manter a escola, que é a primeira do interior do Norte-Nordeste. A nova sede da escola foi construída com 100% dos recursos próprios do município, um investimento de mais de 17 milhões de reais.

“Decidimos manter porque é importante para os estudantes. A escola começou com um dos piores índices de educação básica de Feira de Santana e agora escola está com quase sete de IDEB, isso se deve ao fato de ter um corpo de funcionários, professores e militares comprometidos com o conhecimento e a disciplina. Estamos fazendo o melhor pela educação, empenhados em criar, cada vez mais, oportunidades de crescimento para os estudantes da rede municipal”, destaca o prefeito Colbert Martins Filho.

Para a secretária de Educação do município, Anaci Paim, a comunidade de Jaíba ganha muito com a entrega da nova sede da escola cívico-militar. “A unidade escolar tem uma estrutura ampla, moderna e completa, com laboratórios de Ciências, Matemática e Robótica, uma quadra poliesportiva com placar eletrônico, vestiários e banheiros completos, auditório com camarins, rampas de acessibilidade, com corrimãos e piso tátil, enfim, recursos que, juntos, resultam na excelência educacional”, pontua.

CONSTRUÍDA DO ZERO

A nova estrutura da unidade de ensino conta com 2.535,75m² de área construída e contempla 16 salas distribuídas em dois pavimentos, incluindo espaços para os laboratórios de Ciências, Matemática e Robótica, sala de recursos, além de diretoria, secretaria, sala de reuniões, biblioteca, auditório com dois camarins e capacidade para 180 pessoas, cozinha, refeitório espaçoso e confortável com capacidade para 120 pessoas, pátios externo e interno e quadra poliesportiva.

Priorizando o conforto e a segurança dos estudantes, o prédio conta com uma central de ar que torna mais eficiente o desempenho de refrigeração dos ambientes, além de um acesso na entrada da unidade para o ônibus que faz o transporte escolar dos estudantes.

Feira de Santana / 20 de maio de 2024 - 01H 22m

Com Uefs na coordenação, Feira de Santana terá Fórum de Desenvolvimento

Com Uefs na coordenação, Feira de Santana terá Fórum de Desenvolvimento
Foto: Divulgação

A região de Feira de Santana vai ter um Fórum de Desenvolvimento para potencializar ações, atividades e projetos. O núcleo de articulação para implantação do Fórum se reuniu na sexta-feira (17) na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) para debater demandas, formas de contribuição dos grupos envolvidos e elaboração de um plano de trabalho.

Estiveram presentes representantes de secretarias do Governo do Estado, da academia, do terceiro setor e do setor produtivo, com gestores da indústria e do comércio.

A Uefs é responsável pela coordenação de implantação do Fórum de Desenvolvimento de Feira de Santana e região. Durante o encontro os setores conheceram alguns projetos realizados na instituição que podem contribuir nessa iniciativa.

“A Uefs estar na coordenação é muito importante para que a gente possa compreender todos os dados de ligação, para alargar mesmo as relações e para que a gente possa, a partir disso, realinhar, reestruturar e poder oferecer mais projetos de pesquisa e de extensão que atendam às necessidades sociais”, afirmou a reitora Amali Mussi.

O secretário-executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia, Jonas Paulo Neres, também participou das discussões e defendeu a articulação e a troca de experiências entre os setores para melhor potencializar os investimentos na região. Ainda durante a reunião, o assessor da Casa Civil do Estado, Fábio Viveiros, apresentou o balanço das demandas do setor produtivo e projetos e obras que já estão sendo executados para beneficiar e contribuir ainda mais para o desenvolvimento da região de Feira de Santana.

Feira de Santana / 20 de maio de 2024 - 01H 21m

‘Parada Segura’: desembarque fora do ponto de ônibus durante à noite está liberado em Feira

A partir de agora, o usuário do transporte público urbano poderá desembarcar fora dos pontos de ônibus regulamentados durante à noite. A norma denominada Parada Segura foi autorizada pela Prefeitura de Feira em decreto publicado no Diário Oficial do Município.

O secretário de Mobilidade Urbana, Sérgio Carneiro explica que a Parada Segura passa a garantir ao passageiro a possibilidade de descer do ônibus, entre 21h e 6h, em local próximo do seu destino que esteja movimentado, iluminado ou mais próximo da residência que o ajude a reduzir a exposição aos riscos que enfrenta diariamente.

“Com a nova regra, pessoas com deficiência, mulheres, idosos, trabalhadores e estudantes poderão evitar áreas vazias, escuras e sem segurança ao desembarcarem de um ônibus”, explica o titular da Semob. Ele acrescenta que a mudança assegura a permissão oficial a motoristas e cobradores atenderem a solicitação do passageiro.

O decreto estabelece que a solicitação do usuário de transporte urbano deverá respeitar o trajeto regular previsto da linha, além de respeitar a legislação de trânsito e não oferecer risco à segurança de veículos e de pedestres.

“A regra determinada pelo prefeito Colbert Filho vai proporcionar mais segurança e comodidade aos passageiros, especialmente os trabalhadores e os estudantes que diuturnamente utilizam o serviço de transporte público”, ressalta Sérgio Carneiro.

A Parada Segura apenas não se aplica ao transporte público nos corredores do BRT (Bus Rapid Transit) e nas rodovias.

Feira de Santana / 18 de maio de 2024 - 12H 58m

Completando 60 anos de fé e tradição, Igreja Senhor dos Passos, em Feira de Santana, se torna oficialmente Santuário

Completando 60 anos de fé e tradição, Igreja Senhor dos Passos, em Feira de Santana, se torna oficialmente Santuário
Foto: Reprodução

Cartão-postal da cidade de Feira de Santana, com uma história que se confunde com a história da própria cidade, a Igreja Senhor dos Passos, no centro, comemora o Jubileu de Diamante, os 60 anos de fundação.

A data ganhou um significado ainda mais solene, isto porque, a igreja passa a se tornar oficialmente Santuário Senhor dos Passos, o primeiro santuário urbano na Princesa do Sertão.

O Arcebispo Emérito de Feira de Santana, Dom Itamar Vian, presidiu a Santa Missa, que contou com a participação de diversos padres e numerosos fiéis, que fizeram questão de marcar presença neste dia histórico.

A elevação a Santuário foi aprovada por Dom Zanoni, levando em consideração a tradição da paróquia e a forte mobilização, que atrai diariamente milhares católicos das mais diversas regiões.

O QUE É O SANTUÁRIO:

Igreja ou paróquia digna de apreço pelas relíquias que contém, normalmente do padroeiro de uma localidade, pela grande movimento de devotos ou sinais visíveis de grandes graças daí obtidas. O local ganha esse título por ser preparado e específico para a peregrinação, na busca dos sinais da experiência de fé, porque ali acolhe muitas pessoas para celebrações eucarísticas, para o atendimento sacramental, para o aconselhamento, sendo um local de afluxo de peregrinos e de romarias.

Feira de Santana / 18 de maio de 2024 - 06H 30m

Projeto Se Ligue no Óleo chega ao Mercado de Arte Popular de Feira de Santana 

Foi lançado nesta semana, o Projeto Se Ligue no Óleo no Mercado de Arte Popular de Feira de Santana. No prédio histórico, que é um dos mais importantes patrimônios culturais da cidade, foram instalados dois pontos de coleta de óleo de cozinha usado, para receber o material dos restaurantes que funcionam no local e também do público que frequenta o espaço.
A iniciativa, realizada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), busca dar a destinação correta ao óleo utilizado no preparo de frituras e alimentos – que é reciclável – encaminhando-o à ong Movimento Água é Vida. O objetivo é evitar o descarte incorreto na pia ou diretamente no meio ambiente e os prejuízos decorrentes dessa prática, como o entupimento das redes de esgoto e a poluição.

O Mercado de Arte Popular hoje possui dez restaurantes. Proprietários e trabalhadores de restaurantes e lanchonetes foram orientados sobre o descarte. “Fizemos uma roda de conversa com as pessoas que trabalham no Mercado e passamos nos estabelecimentos dando orientações sobre o Projeto. Nosso objetivo é mostrar que temos uma opção viável e ambientalmente saudável para o descarte”, destacou a assistente social da Embasa, Cindy Liana.  A estimativa é de coletar 60 litros de óleo usado por semana.

O administrador do Mercado de Arte Popular, Valdir Santos, parabenizou a Embasa pelo programa Se Ligue no Óleo. “São esforços para conscientização e promoção de práticas ambientalmente responsáveis de ‘tirar o chapéu’”. Ele destacou que são informações que devem ser divulgadas e compartilhadas por todos e especialmente com estabelecimentos como restaurantes, bares, pastelarias, vendedores de acarajé, dentre outros, com produção contínua de óleo de fritura. “O descarte inadequado deste material nocivo pode resultar em sérios danos ao meio ambiente. Por isso, é fundamental enfatizar a importância de descartar o óleo de fritura de maneira correta, utilizando os locais apropriados. É dever de todos nós contribuir para um futuro mais sustentável e saudável para futuras gerações”, afirmou.

Como destinar – Descartar corretamente o óleo de cozinha usado é fundamental para evitar a obstrução das redes de esgoto. “Quando o óleo é jogado diretamente na pia, acumula nas tubulações e gera entupimento da rede. Jogar diretamente no meio ambiente ou no lixo também não é uma opção, já que o óleo pode chegar aos cursos d’água. Apenas um litro de óleo pode contaminar até 20 mil litros de água” informa o gerente regional da Embasa, Raimundo Neto.
Para descartar corretamente o óleo de cozinha usado, deve-se esperar o óleo esfriar após o uso, coar e colocá-lo em uma garrafa PET. As garrafas podem ser depositadas nos pontos de coleta no Mercado de Arte ou no Supermercado São Roque na Rua Tomé de Souza.
Feira de Santana / 17 de maio de 2024 - 17H 45m

Requalificação da drenagem do Parque da Lagoa chega à fase final

Requalificação da drenagem do Parque da Lagoa chega à fase final
Foto: Divulgação

No último mês, a Superintendência Municipal de Operações e Manutenção (SOMA) iniciou a requalificação do sistema de drenagem na região do Parque Radialista Erivaldo Cerqueira (Parque da Lagoa), localizado às margens da avenida José Falcão da Silva. O projeto inclui a instalação de tubulação de Polietileno de Alta Densidade (PEAD) de 1.300 milímetros no canal que atravessa o parque municipal.

As obras de requalificação abrangem a remoção de resíduos sólidos e vegetação nas áreas adjacentes ao Parque da Lagoa, utilizando retroescavadeiras. A empresa Jotagê Engenharia está responsável pela execução das obras, que incluem aproximadamente 400 metros de rede para desobstrução.

Para a realização dos serviços, foi necessária a interdição de um trecho da pista de cooper, paralelo à Avenida José Falcão. A atualização mais recente informa que a parte de drenagem já foi concluída, e as obras estão agora concentradas na pista de cooper, que possui 238 metros e está em fase de finalização. A previsão é que essa etapa seja concluída até o final deste mês.

Política / 17 de maio de 2024 - 17H 43m

Pré-candidato a prefeito, Zé Neto lança movimento União por Feira; secretário Felipe Freitas coordenará o projeto

Pré-candidato a prefeito, Zé Neto lança movimento União por Feira; secretário Felipe Freitas coordenará o projeto
Foto: Divulgação

O Conselho Político da base ao pré-candidato a prefeito Zé Neto (PT) decidiu, após reunião nesta sexta-feira (17), lançar o movimento União por Feira, composto pelos presidentes dos partidos aliados.

O Secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado, Felipe Freitas, será o coordenador político do movimento, que tem por objetivo realizar uma mobilização social para construir um plano de governo para a cidade.

“Nos próximos dias iniciaremos os encontros do União Por Feira, uma estratégia de mobilização social que visa colher ideias e propostas em favor do desenvolvimento e do progresso da cidade. Queremos reunir partidos, pré-candidatos a vereador, lideranças comunitárias e setores produtivos de Feira em torno dos debates sobre o futuro e os desafios da cidade”, explicou o secretário feirense.

Presidentes municipais dos partidos que compõem a base (PT, PCdoB, PV, PP, Avante, Podemos, PSB, PSD e MDB), secretários de Estado, lideranças políticas e vereadores estiveram presentes. “Essa campanha é um movimento liderado por pessoas que amam Feira de Santana e que querem colocar a cidade em primeiro lugar”, completou Felipe.

O pré-candidato Zé Neto afirmou que a reunião estratégica visa um futuro altivo, dialogando de forma madura e analisando todo o cenário político feirense, para construir em unidade propostas realizáveis.

Eleições 2024 / 17 de maio de 2024 - 10H 18m

Júlia Oliveira lança pré-candidatura a vereadora pelo Partido dos Trabalhadores

No próximo sábado, dia 18 de maio de 2024, às 14h acontecerá o lançamento da pré- candidatura de Júlia Oliveira (PT). Será uma oportunidade de conhecer as ideias, projetos e a história de Júlia. O evento será realizado no auditório do Kilogrill. Júlia, uma professora jovem e determinada, conhecida por sua paixão pela educação e por sua vontade de fazer a diferença na sociedade. Ela acredita no poder da juventude e na importância de representar os interesses da comunidade feirense.

Ela traz consigo a experiência de anos de militância no movimento estudantil e no movimento de mulheres. Formada em geografia pela UEFS, Júlia é nascida, criada e moradora da comunidade do Areal na periferia da cidade. Já trabalhou como operadora de telemarketing e comerciária. Atualmente é assessora parlamentar e vice-presidente do PT de Feira de Santana. “Estou orgulhosa por esse momento, onde poderemos apresentar as nossas propostas e a construção de uma pré-candidatura comprometida com a justiça social e a igualdade de oportunidades”, afirma a pré-candidata.

Política / 17 de maio de 2024 - 00H 50m

Atendimento do Planserv em Feira de Santana é motivo de bronca na Câmara de Vereadores: ‘Uma vergonha’

Atendimento do Planserv em Feira de Santana é motivo de bronca na Câmara de Vereadores: ‘Uma vergonha’
Foto: Reprodução

A assistência prestada pelo Planserv – plano de saúde que atende os servidores públicos estaduais -, foi alvo de críticas na Câmara Municipal de Feira de Santana. Uma das reclamações foi a respeito do cancelamento de consultas sem comunicação prévia por parte das clínicas médicas.

O vereador Correia Zezito, que é Policial Militar e beneficiário do plano, alegou que os problemas são muitos, lamentando que a coordenadora geral, Socorro Brito, em entrevista a uma emissora de rádio, tenha dado informações que não corresponderiam à realidade.

Segundo o edil, não há razão para restringir o atendimento, porque o plano é pago mediante desconto diretamente na folha do servidor e, portanto, não tem problema de inadimplência.

“Há 30 anos eu pago o plano, mas hoje, dentro de Feira, a assistência não vem sendo adequada”, explicou, esclarecendo que as áreas de Ginecologia e Pediatria são as que mais registram reclamações por parte dos usuários.

Correia Zezito apelou para o governador Jerônimo Rodrigues e cobrou que os representantes do Governo do Estado. “E a coordenadora diz que está tudo bem… Está uma vergonha”, protestou durante sessão.

Política / 17 de maio de 2024 - 00H 40m

Jurandy Carvalho defende criação de serviço móvel de saúde para atender comunidades da zona rural de Feira

Jurandy Carvalho defende criação de serviço móvel de saúde para atender comunidades da zona rural de Feira
Foto: Divulgação

Diante das dificuldades logísticas para um atendimento de saúde adequado nas comunidades rurais de Feira de Santana, o vereador Jurandy Carvalho (PSDB) defendeu a criação de um serviço móvel na rede municipal para atendimentos nas localidades.

O tucano sugeriu que a Prefeitura de Feira desenvolva o programa “Saúde Móvel Rural”, com o objetivo de levar, no mínimo duas vezes por mês, os procedimentos disponibilizados na rede às localidades que não possuem Unidade de Saúde da Família (USF), ou onde estas fiquem localizadas a grande distância dos usuários.

“Acompanhamos, no dia a dia, a dificuldade que as pessoas passam ao buscar tratamento de saúde na zona rural. Às vezes, chegam a andar entre 15 a 70 quilômetros para conseguir uma vaga. E em razão disto, tem comunidade onde o morador está sem ir ao médico há aproximadamente quatro anos,” explicou Jurandy.

Segundo o edil, Tiquaruçu, Jaguara e Ipuaçu são exemplos de locais onde a população enfrenta o problema. Com equipe composta por médico clínico, odontólogo, enfermeiro e técnico de enfermagem, as visitas aos distritos deveriam ocorrer num intervalo de 15 em 15 dia, acrescentou ele.


Organizada desta forma, a unidade móvel conseguiria atender comunidades longínquas como Amarela e Formosa (Governador João Durval), e Barra e Sete Portas (Jaguara). A proposta detalhada será encaminhada, oficialmente, à secretária Municipal de Saúde, Cristiane Campos.

“É urgente a criação de um serviço deste tipo, pois se trata de um suporte de suma importância para quem precisa de atendimento. Inclusive, já estamos preparando o documento contendo a sugestão para entregar à gestora da pasta”, concluiu o vereador.

Política / 17 de maio de 2024 - 00H 34m

Vereadora denuncia que alunos do fundamental II, da rede municipal, estão sem fardamento há cerca de três anos

Vereadora denuncia que alunos do fundamental II, da rede municipal, estão sem fardamento há cerca de três anos
Foto: Divulgação

Durante sessão na Casa da Cidadania, a presidente da Câmara, Eremita Mota (PP), expôs uma denúncia de professores da rede municipal de que as turmas do ensino fundamental II estariam sem receber as fardas da Prefeitura há quase três anos.

Segundo a vereador, esta foi a segunda professora a questionar, ainda hoje, a entrega do fardamento. Eremita Mota afirmou ter sido perguntada, ainda, sobre a previsão da Prefeitura realizar um novo concurso público para o preenchimento de vagas de professores, nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

A pepista mencionou que, durante a apreciação e votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercicio financeiro de 2024, havia apresentado uma emenda que constava as medidas necessárias para realização de concurso público na área, além da imediata nomeação dos aprovados. A emenda, no entanto, foi vetada pelo prefeito Colbert Martins (MDB).

Membro da base governista, o vereador Paulão do Caldeirão (PP) esclareceu que o fardamento deste ano será entregue em breve. De acordo com ele, o material recebido pela secretária de Educação, Anaci Paim, não estava de acordo com o padrão das escolas municipais e foi devolvido para a empresa responsável fazer os devidos ajustes.

Feira de Santana / 16 de maio de 2024 - 09H 06m

Prefeito Colbert inaugura nova estrutura da feira livre do Tomba

Em uma manhã de alegria para a comunidade do Tomba, nesta terça-feira (15), a nova estrutura da feira livre da Praça Macário Barreto foi oficialmente inaugurada pelo prefeito Colbert Martins Filho. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, como o secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Alexandre Monteiro; o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro; o secretário de Mobilidade Urbana, Sérgio Carneiro; a secretária da Mulher, Eliene Cerqueira; dentre outros.

A nova estrutura da feira, fruto de um investimento de R$ 6 milhões, resultou em uma revitalização completa. O local foi transformado em um ambiente moderno, seguro e confortável para todos os frequentadores. Cerca de 273 feirantes foram contemplados com as melhorias, que visam impulsionar a economia local e fortalecer a cultura da feira livre.

As obras de revitalização contemplaram diversos aspectos da feira, desde a completa renovação da praça, incluindo drenagem e paisagismo, até a revitalização do entorno e a instalação de novas redes de esgoto e pia no mercado de carnes, peixes e aves. Além disso, a feira ganhou três novos portões laterais, banheiros públicos reformados e teve suas árvores podadas.

Compromisso com o desenvolvimento local

O prefeito Colbert Filho ressaltou a importância da revitalização da feira para a comunidade do Tomba e para o município de Feira de Santana como um todo. “A feira do Tomba sempre foi um importante centro de comércio e cultura para nossa cidade. Com essa revitalização, estamos garantindo que ela continue a prosperar por muitos anos”, afirmou.

“A entrega da feira do Tomba é um marco na história da nossa cidade. É um investimento que vai beneficiar diretamente os feirantes, os moradores da região e todos os que frequentam este importante espaço de comércio e cultura”, complementou o secretário de Agricultura, Alexandre Monteiro.

Novo capítulo para a feira do Tomba

A inauguração da feira livre do Tomba marca o início de um novo capítulo para este importante espaço da comunidade. Com a nova estrutura e o compromisso da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, a feira tem tudo para se tornar ainda mais um polo de desenvolvimento local, promovendo a economia, a cultura e a gastronomia da região.

O diretor do Centro de Abastecimento e de Feiras Livres, Cristiano Gonçalves, expressou sua satisfação com a entrega da obra. “É um momento de grande alegria para todos nós. Agradecemos ao Prefeito Colbert Martins Filho e a toda a sua equipe por terem tornado esse sonho realidade. Estamos confiantes de que a nova feira do Tomba será um sucesso ainda maior”, afirmou Gonçalves.

Feira de Santana / 15 de maio de 2024 - 23H 44m

OAB Feira se mobiliza contra fechamento de agência da Caixa na Justiça do Trabalho

Se mobilizar contra o fechamento de agência da Caixa Econômica Federal situada na Justiça do Trabalho. Este foi o objetivo da advocacia nesta quarta-feira (15), em ato realizado na unidade.

O presidente da OAB Subseção Feira de Santana, Raphael Pitombo, classificou a medida determinada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5) como um retrocesso.

“Nos mobilizamos hoje num ato contrário ao fechamento da agência da Caixa, que sempre funcionou aqui na dependência da Justiça do Trabalho em Feira. Além disso, o fechamento será um prejuízo não só para a advocacia, como também para os reclamantes e pessoas que tem processos na Justiça do Trabalho e que, em decorrência desses processos, obtém créditos de natureza trabalhista”, explica.

Ainda de acordo com Pitombo, “o banco sempre fez esse trabalho em favor do trabalhador e da advocacia. Então, por esse motivo, nos manifestamos. Vale ressaltar que a agência de Salvador não fechou; continua aberta. Então por que só a agência de Feira precisa ser fechada”, indagou.

Política / 15 de maio de 2024 - 23H 42m

Lei sancionada prevê que empresas de ônibus na Bahia disponibilizem ‘cadeirinhas’ para crianças

O governador Jerônimo Rodrigues sancionou e as empresas de ônibus intermunicipais e estaduais na Bahia têm que disponibilizar assentos infantis, bebês conforto para crianças de até um ano de idade ou 13 quilos, e cadeirinhas de segurança para menores de 1 a 7 anos e meio. Cada ônibus deve reservar no mínimo quatro assentos para instalação dos equipamentos, sendo dois para o bebê conforto e dois assentos para a cadeirinha.

O projeto, que agora é lei, é do deputado Marcinho Oliveira (UB), para quem “viajar de ônibus com a criançada pode ser uma experiência em família muito divertida”, ao frisar que “a utilização do bebê conforto e cadeirinha de segurança nos ônibus intermunicipais e estaduais é um direito à vida e um dever da sociedade e dos órgãos competentes com o propósito de proteger e garantir a segurança das crianças”.

O parlamentar questiona se as empresas de transporte coletivo têm adotado medidas para proteger as crianças no interior dos ônibus.

“Como é sabido, em um acidente, o uso do cinto significa a diferença entre sair bem ou ferido, vivo ou não. Mas, e no caso de uma criança, o cinto não asseguraria a total proteção, pois não evitaria a projeção de seu corpo”, explica, destacando que, se estiver a bordo do equipamento correto e apropriado essa mesma criança estará protegida de forma significativa.

“O uso do bebê conforto e da cadeirinha de segurança dá uma mobilidade maior e uma segurança no transporte público como um todo”, defende o parlamentar, que apresentou o projeto de lei levando em conta a Resolução 277, de 28 de maio de 2008, que “dispõe sobre o transporte de menores de dez anos e a utilização do dispositivo de retenção para o transporte de crianças em veículos”. Ele afirma que apresentou a proposição legislativa para adaptar e garantir maior cuidado com as crianças em transportes coletivos principalmente nos ônibus intermunicipais e estaduais.

Por fim, o deputado faz um alerta. “Para a sua tranquilidade e de toda a família, a criança deve ser transportada nos bebês confortos no caso de bebê até 1 ano de idade ou 13 quilos, e nas cadeirinhas de segurança de 1 ano de idade até os 7anos e meio. Imagine que ocorre uma colisão com o ônibus que a transporta ou até um acidente. A criança, não sendo transportada nesses equipamentos, pode sofrer maiores escoriações e ferimentos, sofrer maior deslocamento e até ser arremessada para fora do veículo dependendo do impacto da batida já que viaja solta, ou seja, sem o uso desses equipamentos de segurança”.

A partir de agora, o Estado, através da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) vai fiscalizar e fazer cumprir a lei e a aplicação das penalidades previstas. A fiscalização será feita nos terminais rodoviários, na saída dos veículos, e em blitz realizadas nas estradas. As empresas de transporte que não cumprirem com as determinações terão de pagar multa entre dois e quatro salários mínimos.

Bahia / 15 de maio de 2024 - 23H 26m

Mais 25 bombeiros baianos viajam para ajudar nos trabalhos de resgate do Rio Grande do Sul

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMB) enviou, nesta quarta-feira (15), uma nova tropa com 25 bombeiros para ajudar nos resgates das enchentes no Rio Grande do Sul. A saída aconteceu no quartel do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3º BBM), na região do Iguatemi, em Salvador. Parte da equipe embarca de avião e a outra parte viaja de caminhonete para ajudar no deslocamento nas áreas atingidas. Já o efetivo de 23 bombeiros que está trabalhando no estado gaúcho retorna aos poucos até a sexta-feira (17), devido à dificuldade com a disponibilidade de voos.

“A preocupação é a gente não interromper esse apoio. Enquanto a população do Rio Grande do Sul tiver necessidade do apoio do Estado da Bahia, nós vamos apoiar e o Corpo de Bombeiros se sente orgulhoso em ser um dos representantes. Além dos 25 bombeiros, também estamos mandando mais dois médicos da Secretaria de Saúde (Sesab), para fazer frente a essa nova demanda”, destacou o comandante-geral do CBMB, coronel Adson Marquezini.

Além do efetivo de profissionais, o CBMB vai enviar para o povo gaúcho donativos recolhidos nas unidades de Salvador. Serão enviados em parceria com os Correios, 42 mil litros de água, duas toneladas de alimentos, mil litros de material de limpeza, nove mil unidades de material de higiene pessoal e, aproximadamente, 500 quilos de ração animal.

“À medida que vai chegando material a gente vai levando através dos Correios para o Rio Grande do Sul. Também tem outras pessoas que se apresentam, oferecendo carretas, caminhões, motoristas, empresas, para que possa levar esse material. Pedimos que a população continue ajudando”, completou o comandante-geral.

O comandante da missão, coronel Aloísio Fernandes, explicou que os bombeiros enviados na nova tropa estão viajando com informações prévias da situação atual das enchentes, repassadas pela equipe que está no Rio Grande do Sul.

“A gente tem acompanhado, então nós selecionamos aqui os bombeiros já preparados, equipados para fazer frente à situação. Estamos preparados para atuar em qualquer tipo de missão, tanto na busca ainda, que é real, como numa missão humanitária”, garantiu

Feira de Santana / 15 de maio de 2024 - 23H 25m

Com assentos preferenciais para mulheres e ar-condicionado, concessionária apresenta novos ônibus para Feira

Mais dez novos ônibus com ar-condicionado passam a integrar a frota do transporte público urbano de Feira de Santana. A entrega foi feita pelo prefeito Colbert Filho nesta manhã (15), na presença do secretário de Mobilidade Urbana, Sérgio Carneiro e diretores da Empresa São João.

Com o investimento, o atendimento com o serviço essencial à população com veículos totalmente climatizados salta de dois (Feira X e Feira VII) para 19 bairros contemplados na região sul do município. Mais 21 bairros e localidades passam a ter parcialmente frota com ar-condicionado.

Os ônibus adquiridos pela concessionária São João são dois articulados para o sistema BRT (Bus Rapid Transit) capazes de transportar até 120 passageiros, e mais oito convencionais para circular em dez linhas.

“É muito mais conforto, qualidade e segurança na mobilidade para as pessoas”, ressalta o prefeito Colbert Filho.

Outra novidade é o projeto piloto ‘Primeiro as Damas’ que passa a reservar no primeiro vagão dos ônibus articulados assentos preferenciais para as mulheres.

“A iniciativa levou em consideração um dado do nosso sistema público de transporte que 64% das pessoas usuárias do serviço serem mulheres”, explica Sérgio Carneiro.

O objetivo, acrescenta o titular da Semob, é proporcionar tranquilidade, bem estar e segurança às mulheres diante da proximidade dos assentos preferenciais aos motoristas e cobradores, facilitando assim, o monitoramento da tripação embarcada e também coibir qualquer tipo de assédio contra as mulheres.

“Estamos consolidando, mais uma vez, o compromisso que temos com o município”, afirma Abel Soares, diretor da Empresa São João em Feira.

BICICLETAS NO ÔNIBUS

Os ônibus articulados BRT da Empresa São João também estão equipados com espaços integrados de mobilidade sustentável para o passageiro ciclista urbano guardar a bicicleta enquanto estiver se deslocando através do ônibus.

A Prefeitura de Feira vem implantando novos bicicletários e fomentando a mobilidade ativa nos terminais de transbordo, a exemplo dos equipamentos gratuitos inaugurados recentemente nos Terminais Sul e da Nóide.

BAIRROS/LOCALIDADES COM FROTA 100% AR-CONDICONADO:

Feira IX; ⁠Expansão Feira IX, ⁠Calumbi, ⁠Morada do Sol, Conjunto Luís Eduardo Magalhães; ⁠Jomafa; ⁠Brasília; Subaé; ⁠Cond. Aviário IV; ⁠Subaé/UNEF; Parque da Cidade; ⁠Feira VII; ⁠Oyama; ⁠Eucalipto; Parque Tamandari; ⁠Feira X; ⁠Muchila; Cemitério Piedade; CIS – Acesso 5.

BAIRROS/LOCALIDADES COM FROTA PARCIALMENTE AR-CONDICIONADO:

⁠Praça do Tomba; Boulevard Shopping; ⁠Av. João Durval Carneiro; ⁠Secretaria Municipal de Saúde; HGCA; ⁠Santa Monica; ⁠Capuchinhos; Terminal Rodoviário; ⁠Centro; ⁠Igreja da Matriz; ⁠Palácio do Menor; ⁠Serraria Brasil; ⁠Feiraguay; ⁠Casa de Saúde Santana; ⁠Largo do Marajó; ⁠Conjunto Viveiros; ⁠SIM; Av. ⁠Artêmia Pires;- ⁠Jardim Brasil; ⁠Avenida de Canal e ⁠Av. Thomé de Souza.

Feira de Santana / 15 de maio de 2024 - 23H 22m

Feiraguay mobiliza apoio para vítimas das cheias no Rio Grande do Sul

No coração de Feira de Santana, a solidariedade ganhou grandes proporções. A campanha “Feiraguay apoia o Rio Grande do Sul”, realizada pela Associação do Vendedores Ambulantes de Feira de Santana (AVAMFS), organização administradora do Feiraguay, arrecadou recursos para as comunidades afetadas pelas enchentes no estado.

Realizada durante o período de 8 a 15 de maio, a campanha resultou na coleta de mais de 4,5 mil litros de água potável, além de alimentos, roupas, cobertores e produtos de higiene.

Sandro Santana, administrador do Feiraguay, expressou profunda gratidão pela resposta grandiosa à campanha.

“Em menos de uma semana, iniciamos uma campanha de arrecadação de donativos para ajudar os moradores do Rio Grande do Sul e arrecadamos mais de 500 pacotes, para ser mais preciso, 505 pacotes de água mineral de um litro e meio. Entregamos na tarde de hoje na
unidade dos Correios aqui do Vila Olímpia, para que seja destinada àquelas pessoas que tanto precisam”, declarou.

Santana ressaltou ainda que o apoio não cessará, pois, a AVAMFS tem planos para continuar a arrecadação, com foco especial em cobertores para a próxima remessa de ajuda.

As doações, agora empacotadas e entregues, serão encaminhadas por meio da parceria estabelecida com os Correios.

Histórico

2019
set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2018
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2017
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2016
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2015
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2014
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2013
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2012
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2011
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2010
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2009
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2008
dez | nov