Busca
(3116) registro(s) encontrado(s) para a busca: BahiaGoverno da Bahia pavimentará o acesso à localidade de Barra Grande, em Maraú
Importante destino turístico baiano, o acesso à localidade de Barra Grande, em Maraú, que faz a ligação com o entroncamento da BR-030, passará por obras de pavimentação em 6,2 km de extensão. Realizada pelo Governo da Bahia, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), as ações terão o investimento previsto de R$ 20,1 milhões e beneficiarão na atração de mais visitantes para a Costa do Dendê, uma das zonas turísticas com maior fluxo de pessoas durante o ano, e atenderá mais de 25 mil moradores no município do Litoral Sul do estado. O processo licitatório para contratar a empresa a fim de executar os serviços foi iniciado com a publicação do aviso no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (09).
“O trecho asfaltado irá contribuir na ordenação do tráfego de veículos em Barra Grande, principalmente durante os períodos de alta estação, que são a temporada de verão e as férias de julho. São ações como essa na Costa do Dendê, região por onde passa cerca de 760 mil visitantes por ano, que reforçam o trabalho feito pelo Governo da Bahia nas rotas turísticas e se tornam vetores para o desenvolvimento econômico do estado”, analisa Saulo Pontes, secretário de Infraestrutura, acrescentando que mais dois avisos de licitação para pavimentação também saíram do Diário Oficial do Estado.
Os 6,3 km do trecho entre o distrito de Angico e o povoado de Manguinhas, em Mairi, serão asfaltados na região da Bacia do Jacuípe. No Sudoeste Baiano, os 3,5 km do acesso à Caetanos, para quem vem da BA-959, também serão pavimentados. Ambas as obras fazem parte do programa para a interligação de distritos e povoados à malha pavimentada do estado. Nas três licitações, a abertura das propostas das empresas interessadas, que é a próxima etapa, ocorrerá em 01 de junho.
Vice-presidente Alckmin e Governador Jerônimo participam da abertura oficial do 20° Bahia Farm Show em Luís Eduardo Magalhães
Maior feira de agronegócio do Norte e Nordeste, a Bahia Farm Show foi aberta oficialmente, nesta segunda-feira (8), em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste baiano. Em sua 20ª edição, a feira reúne produtores rurais, empresários, instituições financeiras, pesquisadores e empresas de tecnologia agrícola, consolidando-se como uma das principais vitrines do agronegócio brasileiro e um espaço estratégico para geração de negócios, inovação e troca de conhecimento. A cerimônia contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, além de autoridades federais, estaduais, municipais e representantes do setor produtivo.
Durante o dia, o chefe do Executivo baiano visitou estandes, participou de reuniões com investidores e produtores e representantes do setor, além de realizar inaugurações voltadas ao fortalecimento da agropecuária baiana. A programação também foi marcada por ações de investimento em infraestrutura e logística para ampliar a competitividade das cadeias produtivas do estado.
“Um evento como este dá visibilidade a outros passos de infraestrutura. Quando a gente vem para uma feira dessa dimensão, fica evidente a responsabilidade dos governos com estradas, ferrovias, comunicação e energia. A Bahia Farm Show mostra a força do agro baiano e nos desafia a continuar investindo para garantir competitividade, desenvolvimento econômico e geração de oportunidades”, destacou o governador Jerônimo Rodrigues.
A feira reúne expositores de máquinas, implementos, insumos, serviços e soluções voltadas ao aumento da produtividade no campo. A expectativa é movimentar bilhões em negócios ao longo da programação. “A Bahia Farm Show se consolidou como uma das principais vitrines do agronegócio brasileiro. A presença de autoridades nacionais e estaduais reforça a importância da feira para a geração de negócios, a difusão de tecnologia e o fortalecimento de um setor que produz alimentos, fibras e energia renovável para o Brasil e o mundo.”, afirmou Moisés Schmidt, presidente da Aiba e da Bahia Farm Show.
O Governo do Estado participa da feira com um estande institucional e ações voltadas ao fortalecimento da produção rural, à ampliação das oportunidades para agricultores e ao desenvolvimento sustentável do campo. Entre os destaques está o espaço da agricultura familiar, que reúne empreendimentos dos territórios da Bacia do Rio Grande, Bacia do Rio Corrente e Velho Chico, além de áreas destinadas ao artesanato e à gastronomia regional.
A secretária de Desenvolvimento Rural, Elisabete Costa, destacou a importância das ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar e à ampliação de oportunidades para produtores rurais de diferentes regiões da Bahia. “Trouxemos cooperativas e associações para apresentar seus produtos, ampliar mercados e gerar oportunidades de negócios, reafirmando o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento da produção rural”, afirmou.
Para o secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Vivaldo Góis, os investimentos realizados pelo Governo do Estado para fortalecer a infraestrutura e ampliar a competitividade do setor agropecuário baiano. “Além dos investimentos em estradas e aeroportos, o Estado apoia o setor por meio de programas como o Fundeagro e o Prodeagro, fortalecendo a produção agropecuária e criando condições para um desenvolvimento cada vez mais sustentável e competitivo”.
A Bahia Farm Show também é uma oportunidade para empreendedores e produtores ampliarem mercados e apresentarem seus produtos a visitantes de diferentes regiões do país e do exterior. “Estar na Bahia Farm Show é uma oportunidade de mostrar um pouco da nossa história e daquilo que produzimos na Bahia. Por ser a maior feira do agronegócio do Norte e Nordeste, ela nos dá visibilidade e nos aproxima de novos clientes e parceiros”, afirmou a produtora Adriely Sena, que viajou mais de mil quilômetros de Ilhéus até Luis Eduardo Magalhães para expor.
Feira de Santana e outras cinco cidades lideram redução da violência na Bahia
Com queda de 12,9% nos crimes contra a vida nos cinco primeiros meses de 2026, Feira de Santana figura entre os municípios baianos que mais reduziram as mortes violentas neste ano. Os números divulgados pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) colocam a cidade entre os destaques do estado no enfrentamento à criminalidade letal.
Entre janeiro e maio, a Bahia registrou uma redução de 20,3% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), categoria que reúne homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Além de Feira, aparecem entre os destaques Salvador, Camaçari, Juazeiro, Eunápolis e Jequié.
A capital baiana apresentou queda de 30,7% nas mortes violentas, enquanto Camaçari registrou redução de 41,8% e Juazeiro de 49%. No Extremo Sul, Eunápolis alcançou diminuição de 58,6%, e Jequié reduziu os índices em 28,6%.
Segundo o secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, os resultados refletem o trabalho integrado das forças de segurança e o uso de inteligência no combate às organizações criminosas.
“A integração entre as Forças Policiais, atuando orientadas pela inteligência, garantindo um combate permanente contra as facções, além das ações transversais do Programa Bahia Pela Paz, foram fundamentais neste processo contínuo de diminuição das mortes violentas”, afirmou.
Cinco municípios baianos alcançaram redução de 100% nos registros de mortes violentas no período: Senhor do Bonfim, São Sebastião do Passé, Acajutiba, Nova Soure e Igrapiúna, que não contabilizaram crimes letais entre janeiro e maio.
Os resultados integram as ações do Programa Bahia Pela Paz, iniciativa do Governo do Estado voltada à prevenção da violência e à redução dos índices de criminalidade entre crianças, adolescentes, jovens em situação de vulnerabilidade social e suas famílias.
Santo Estêvão abre o São João nesta sexta e desponta como um dos destinos mais procurados da Bahia
Santo Estêvão já vive o clima do São João e prepara uma programação especial que promete movimentar o município durante todo o mês de junho, valorizando as tradições culturais, fortalecendo o comércio local e proporcionando momentos de lazer para moradores e visitantes. A abertura da programação junina acontece no dia 06 de junho, com o tradicional Arraiá da Modesto Gusmão. O evento contará com apresentações de Tio Barnabé, Jheovane, Dona Flor e Menina Faceira, dando início aos festejos com muito forró, animação e valorização da cultura nordestina. No dia 13 de junho, acontece a Trezena de Santo Antônio, uma das manifestações religiosas mais importantes do período, reunindo fé, devoção e tradição. Na mesma data, a população poderá acompanhar a transmissão do jogo da Copa do Mundo de Clubes, em um grande telão instalado na Praça 7, proporcionando um momento de confraternização para os torcedores.
Já no dia 14 de junho, será realizado o 3º Concurso de Quadrilhas Juninas, evento que valoriza a cultura popular nordestina e contará com premiação em dinheiro, incentivando a participação dos grupos culturais e fortalecendo as tradições juninas. Os grandes festejos de São João acontecem entre os dias 20 e 23 de junho, período que concentra a programação principal da festa. Durante quatro dias, Santo Estêvão será palco de grandes atrações nacionais e regionais, consolidando-se como um dos destinos mais procurados do interior baiano durante o período junino.
Entre os artistas confirmados estão Zé Vaqueiro, Tarcísio do Acordeon, Dorgival Dantas, Zezo, Iguinho e Lulinha, Xanddy Harmonia, Adelmário Coelho, Tayrone, Jonas Esticado, Santana, Manim Vaqueiro e Flávio Leandro, além de outras atrações que irão garantir uma programação diversificada para todos os públicos. A expectativa é de que milhares de pessoas passem pela cidade durante os festejos, impulsionando a economia local, fortalecendo setores como comércio, hotelaria, alimentação e serviços, além de promover a cultura e as tradições nordestinas.
Com uma estrutura preparada para receber moradores e visitantes, o São João de Santo Estêvão 2026 – Cidade Destino reafirma seu compromisso com a valorização da cultura popular, oferecendo uma festa segura, organizada e marcada pela alegria, pelo forró e pela hospitalidade que são características do povo santo-estevense.
Projeto de Angelo Almeida propõe pontos de recarga para veículos elétricos em estacionamentos da Bahia
Tramita na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) um projeto de lei de autoria do deputado estadual Ângelo Almeida que obriga estacionamentos de uso coletivo a disponibilizarem pontos de recarga para veículos elétricos e híbridos plug-in em todo o estado.
A proposta prevê que estabelecimentos com capacidade entre 20 e 50 vagas tenham, no mínimo, um ponto de recarga. Já estacionamentos maiores deverão reservar 10% das vagas para abastecimento de veículos eletrificados. O projeto alcança espaços como shopping centers, supermercados, hotéis, hospitais, universidades, aeroportos e centros empresariais.
Segundo o parlamentar, a medida busca preparar a Bahia para a expansão da eletromobilidade e incentivar a transição energética sustentável. “Os veículos elétricos já são uma realidade no Brasil, mas ainda existe um déficit de infraestrutura de recarga, especialmente no Nordeste. Nosso projeto busca inserir a Bahia nesse processo de modernização, estimulando investimentos, sustentabilidade e inovação”, destacou Angelo.
O texto também estabelece critérios de acessibilidade, normas técnicas de segurança e prazo de até 12 meses para adequação dos estacionamentos já existentes. Além disso, prevê que os recursos arrecadados com multas possam ser destinados a programas de mobilidade sustentável e expansão da infraestrutura energética no estado.
Justiça impõe regras rígidas para propaganda de bets no São João da Bahia
A Justiça da Bahia determinou novas restrições para a publicidade de casas de apostas online durante os festejos juninos realizados no estado. A decisão vale para eventos financiados com recursos públicos, incluindo festas de São João promovidas por prefeituras e pelo Governo da Bahia.
Entre as medidas definidas pela juíza Juliana de Castro Madeira, da 6ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, está a proibição da exibição de marcas de apostas em telões e painéis antes das 22h. Também ficam proibidas ações promocionais como distribuição de brindes, panfletos e divulgação de QR Codes que direcionem o público para plataformas de apostas.
A decisão ainda veta qualquer publicidade de bets em eventos voltados ao público infantil, independentemente do horário. Artistas contratados com verba pública também não poderão fazer propaganda verbal, merchandising ou divulgar códigos promocionais durante os shows.
Outro ponto determinado pela Justiça é que toda publicidade de casas de apostas deverá conter alertas sobre os riscos do vício em jogos e informações sobre atendimento psicológico por meio dos CAPS ou do aplicativo Meu SUS Digital.
A medida foi tomada após uma ação popular que questiona o incentivo indireto à divulgação de apostas em festas financiadas com dinheiro público. Como a decisão é liminar, o Governo da Bahia ainda poderá apresentar defesa no processo.
Lulinha lança pré-candidatura a deputado estadual com presença de ACM Neto e lideranças politicas da Bahia
O vereador Lulinha (União Brasil) realiza, no próximo dia 31 de maio, o lançamento oficial da sua pré-candidatura a deputado estadual. O evento, que acontece às 15h, no Ginásio de Esportes da Escola Vinícius de Moraes, no bairro Mangabeira, deve contar com a presença de importantes lideranças políticas da Bahia, entre elas o ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil).
Também estão confirmados, segundo o edil, o senador Angelo Coronel (Republicanos), o pré-candidato ao Senado João Roma (PL), o prefeito José Ronaldo (União Brasil) e o pré-candidato a vice-governador Zé Cocá (PP), além do deputado federal Gabriel Nunes (PSD) e outras lideranças políticas da sede, da zona rural e do interior do estado.
Em entrevista ao Blog do Velame, o vereador antecipou que a expectativa é de um grande encontro político, reunindo apoiadores, pré-candidatos, autoridades e representantes de diversas cidades baianas.
“A expectativa tá boa, tá tudo sendo organizado. Vamos receber o candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto, que já confirmou presença, além de Zé Cocá, Angelo Coronel, João Roma, José Ronaldo, Gabriel Nunes e várias lideranças políticas da sede, da zona rural e do interior da Bahia. Estamos convidando todo mundo para participar desse grande evento que acontece no ginásio da Escola Vinícius de Moraes, na Mangabeira”, contou.
O vereador destacou, ainda, que o ato político marca um momento importante da sua trajetória, reforçando que pretende representar Feira de Santana e o interior do estado na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
“Vai ser uma grande festa, principalmente pela presença do povo no lançamento da nossa pré-candidatura a deputado estadual, representando Feira de Santana e a Bahia. Queremos fazer um evento bonito, com a participação popular e com lideranças que acreditam no desenvolvimento da nossa cidade e da Bahia”, disse.
Durante a entrevista, Lulinha também falou sobre as articulações políticas e afirmou que vive uma expectativa diferente em relação às disputas anteriores.
“Sempre estamos indo a Salvador, conversando com o grupo político e com o prefeito de Feira de Santana. Dessa vez, temos a expectativa de ter um apoio que nunca tivemos. No passado fui candidato outras vezes, mas faltou justamente esse apoio maior do grupo político que a gente acompanha. Como o único candidato do União Brasil a deputado estadual representando Feira de Santana e a região, esperamos construir uma candidatura forte. Já são seis mandatos de vereador, várias disputas eleitorais e um trabalho conhecido tanto na sede quanto na zona rural e no interior da Bahia. O povo conhece a atuação do vereador Lulinha”, ressaltou.
Feira de Santana ultrapassa 2,6 mil veículos elétricos e híbridos e ocupa 2ª posição na Bahia
Feira de Santana se consolidou como o segundo município da Bahia com maior número de veículos elétricos e híbridos em circulação, de acordo com dados divulgados pelo Detran-BA, atualizados em maio de 2026. A cidade já soma 2.673 veículos eletrificados registrados.
O levantamento aponta que o município fica atrás apenas de Salvador, que lidera o ranking estadual com 15.716 veículos. Na sequência aparecem Lauro de Freitas, com 2.497 unidades, Vitória da Conquista, com 1.721, e Camaçari, que ocupa a quinta posição com 1.097 veículos.
Os dados reforçam o crescimento da mobilidade elétrica no interior baiano e colocam Feira de Santana em posição de destaque no avanço da transição energética no setor automotivo. Conhecida por sua relevância econômica e localização estratégica, a cidade tem ampliado sua participação nesse mercado impulsionado pela busca por economia de combustível, redução de emissão de poluentes e inovação tecnológica.
Além das cinco primeiras colocadas, o ranking estadual inclui municípios como Itabuna (601), Barreiras (382), Luís Eduardo Magalhães (355), Ilhéus (292) e Porto Seguro (273), completando o top 10 baiano.
No grupo entre a 11ª e a 20ª posição aparecem Santo Antônio de Jesus (270), Simões Filho (264), Juazeiro (254), Alagoinhas (223), Teixeira de Freitas (186), Jequié (184), Paulo Afonso (173), Eunápolis (150), Guanambi (138) e Irecê (122).
Em todo o estado, a Bahia já contabiliza 31.354 veículos elétricos e híbridos em circulação, demonstrando crescimento consistente da frota eletrificada nos últimos anos.
A expansão do setor tem sido impulsionada pela chegada de novas montadoras ao mercado brasileiro, maior variedade de modelos, instalação gradual de pontos de recarga e popularização de tecnologias híbridas, consideradas porta de entrada para muitos consumidores.
Acelen anuncia redução no preço dos combustíveis em até 6,9% na Bahia
A Acelen anunciou, na última quinta-feira (14), uma nova redução nos preços dos combustíveis vendidos às distribuidoras na Bahia. A medida, segundo a Refinaria de Mataripe, prevê queda de até 6,9% nos valores da gasolina, diesel S10 e diesel S500.
Entre os produtos reajustados, a gasolina teve redução de 4,5%, passando de R$ 4,148 para R$ 3,960. Já o diesel S10 caiu 2,2%, com valor reduzido de R$ 5,699 para R$ 5,572. A maior queda foi registrada no diesel S500, que sofreu redução de 6,9%, saindo de R$ 5,482 para R$ 5,107.
De acordo com a Acelen, a definição dos preços leva em conta critérios de mercado, como custo internacional do petróleo, variação do dólar e despesas com frete marítimo.
Apesar da redução anunciada pela refinaria, o consumidor ainda não tem garantia de queda imediata no valor cobrado nas bombas. Isso porque o preço final depende do repasse realizado pelas distribuidoras e da política comercial adotada individualmente pelos postos de combustíveis.
Em nota, o Sindicombustíveis Bahia informou que a redução ou aumento promovido pela refinaria só impacta diretamente o consumidor caso haja repasse por parte das distribuidoras aos postos e, posteriormente, decisão dos revendedores em alterar seus preços. “O efeito desta medida no preço de venda nos postos depende do repasse realizado ao longo de toda a cadeia de comercialização”, destacou a entidade.
Em reunião com a CDL, Governo da Bahia anuncia investimentos e obras para Feira de Santana
Representantes do setor produtivo de Feira de Santana participaram, na noite de quinta-feira (7), de reunião com o governador Jerônimo Rodrigues, marcada por anúncios de investimentos, assinaturas de ordens de serviço e devolutiva das demandas apresentadas por entidades empresariais do município.
O encontro aconteceu no auditório do NH Feira de Santana e reuniu empresários, lideranças políticas e representantes do Governo do Estado. Também participaram a secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, o deputado federal José Neto, o deputado estadual Angelo Almeida, além de prefeitos, vereadores e representantes de entidades de classe.
Entre os principais anúncios da noite, esteve a assinatura da ordem de serviço para construção do Hospital Baiano de Oncologia (HBO), unidade vinculada à Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana. O projeto prevê investimento total de R$ 85 milhões, sendo R$ 45 milhões provenientes do Governo do Estado.
A nova unidade deverá ampliar em até 70% os atendimentos de urgência na região, além de possibilitar a realização de até 3 mil cirurgias, 6 mil internações e cerca de 50 mil exames por ano.
Durante a agenda, o governador também autorizou o início do processo licitatório para construção do Centro Especializado em Reabilitação (CER) e assinou ordem de serviço para reforma do telhado da Unacon da Casa da Misericórdia.
As entregas e anúncios são resultado de articulação liderada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Feira de Santana, que desde maio de 2023 mantém agenda permanente de reivindicações junto ao Governo do Estado, em parceria com outras entidades empresariais.
Segundo o presidente da CDL Feira, Juscelino Brito, a reunião representou um importante momento de prestação de contas e fortalecimento do diálogo institucional. “Foi um momento de prestação de contas do governador ao empresariado de Feira de Santana, com anúncio de obras de extrema importância, como a construção do Hospital de Oncologia”, afirmou.
O vice-presidente da entidade, Luís Mercês, destacou a relevância política do encontro e avaliou positivamente o retorno dado pelo governo às pautas apresentadas. Para ele, a reunião reforça a capacidade de articulação das entidades empresariais em torno do desenvolvimento da cidade.
Durante seu pronunciamento, Jerônimo Rodrigues ressaltou a importância histórica e econômica de Feira de Santana para a Bahia, reafirmou o compromisso do Governo do Estado com o diálogo permanente com o setor produtivo e relembrou a Missão Brasília como estratégia institucional de defesa dos interesses do município.
Além da saúde, outros temas estratégicos foram debatidos, como investimentos em segurança pública, infraestrutura, cultura, abastecimento de água, modernização da Ceasa, nova rodoviária, atuação da Polícia Federal e melhorias na BR-324, considerada uma das principais demandas do setor produtivo regional.
14 prefeitos do Norte da Bahia reafirmam apoio a Jerônimo Rodrigues
O governador do estado e pré-candidato à reeleição, Jerônimo Rodrigues (PT), recebeu o apoio de 14 prefeitos da região norte da Bahia, durante ato de reafirmação e estratégia de campanha para os territórios realizado nesta segunda-feira (04), no Wall Street Empresarial. Em pré-campanha, Jerônimo já contabiliza apoio de mais de 350 prefeitos dos 417 municípios baianos, reforçando a união do grupo para tratar de ações estratégicas voltadas ao desenvolvimento do estado.
Entre os prefeitos que reafirmaram seu apoio ao governador, estavam Andrei Gonçalves (MDB) – Juazeiro, Marcos Lobo (AVANTE) – Uauá, Cleivynho Sampaio (PSD) – Sobradinho, Emanoel da Farmácia (PT) – Abaré, Emanuel Rodrigues (PCdoB) – Rodelas, Giselda Carvalho (PT) – Sento Sé, Antônio Ferreira do Nascimento (PT) – Jaguarari, Marcos Palmeira (PCdoB) – Remanso, Jilson Cardoso (PSD) – Canudos, Bergue de Josias (PCdoB) – Macururé, Murilo Bomfim (PT) – Curaçá, Tadeu Dias dos Santos (PT) – Campo Alegre de Lourdes, Dilan Oliveira (PCdoB) Chorrochó e Leosmir Gama (PT) – Pilão Arcado.
Também marcaram presença no ato, o ex-ministro Rui Costa, o secretário Adolpho Loyola (SERIN), o Coordenador-Geral do Programa Bahia Sem Fome Tiago Pereira e os parlamentares: Daniel Almeida, Bacelar, Zó, Adolfo Menezes, Fátima Nunes, Euclides Fernandes, Matheus Ferreira, Angelo Almeida, Bobô, Júnior Muniz, Mario Negromont Jr. e Felix Mendonça, além dos pré-candidatos Lucas Reis, Juvenilson e Luciano Pinheiro.
O presidente do PT Bahia, Tássio Brito, afirmou que o Governo do Estado mantém diálogo institucional com prefeitos de diferentes partidos, independente da coloração partidária. “O que era o norte da Bahia antes dos governos do PT? Tinha tratamento cardíaco? Tinha hemodinâmica? Os municípios que integram essa região têm outra realidade hoje por conta dos governos do PT e seus investimentos significativos em saúde, infraestrutura e educação. Os prefeitos reconhecem essa transformação, por isso, o grupo segue unido pra Bahia continuar avançando”.
Discussão sobre realidade da educação na Bahia provoca embate entre vereadores do PL e PT na Câmara de Feira
A realidade educação pública na Bahia voltou a ser pauta na Câmara Municipal de Feira de Santana, nesta quarta-feia (29), protagonizando um intenso debate entre os vereadores Ismael Bastos (PL) e Professor Ivamberg (PT).
A discussão teve início após questionamentos sobre a qualidade do ensino ofertado no estado. Durante o pronunciamento, Ismael Bastos argumentou que investimentos em infraestrutura escolar não são suficientes para garantir avanços na aprendizagem dos estudantes e citou o desempenho da Bahia no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
“O que vossa excelência está falando é estrutura física. A estrutura física de várias escolas é até padrão FIFA. Porém, o ensino, vossa excelência conhece a qualificação dos professores? O que eu conheço são os resultados do IDEB”, apontou.
Na sequência, o vereador destacou que a Bahia aparece entre os estados com pior desempenho no índice nacional e questionou a condução das políticas educacionais estaduais. Em resposta, Professor Ivamberg defendeu uma análise mais ampla dos indicadores e ressaltou que a educação não pode ser avaliada apenas pelos resultados finais do ensino médio. Segundo ele, o processo de aprendizagem é construído ao longo de toda a trajetória escolar.
“A educação é um processo contínuo que começa lá na creche e vai até a universidade. É um acumulado de conhecimentos. Nós não devemos jogar apenas nos ombros das séries finais do ensino médio a responsabilidade dos alunos não aprenderem como deveriam”, declarou.
O petista também lembrou que o IDEB considera diferentes fatores, como taxas de aprovação e evasão escolar, além do desempenho em disciplinas como português e matemática. Durante o embate, Ismael Bastos voltou a mencionar o desempenho da Bahia no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), reconhecendo índices positivos de aprovação, mas reforçando críticas à qualidade geral da educação pública estadual.
Pré-candidato à Presidência da República, Augusto Cury cumpre agenda na Bahia neste domingo (3)
O pré-candidato à Presidência da República pelo partido Avante, Augusto Cury, estará na Bahia no próximo domingo, 3 de maio, onde cumpre agenda institucional na Fundação Doutor Jesus, localizada no município de Candeias, região metropolitana de Salvador. A visita faz parte da agenda nacional do pré-candidato, que tem percorrido diferentes estados brasileiros com o objetivo de conhecer iniciativas sociais e dialogar com lideranças locais.
Durante a passagem pela Bahia, Augusto Cury será recebido pelo fundador da instituição, o deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante-BA), além de lideranças regionais. A programação inclui uma visita institucional à Fundação, onde serão apresentados os projetos sociais desenvolvidos pela entidade, reconhecida pelo trabalho de recuperação e acolhimento de dependentes químicos.
Ao final da agenda, o pré-candidato concederá entrevista coletiva à imprensa.
PROGRAMAÇÃO
10h00 – Visita institucional à Fundação Doutor Jesus
Recepção conduzida pelo deputado federal Pastor Sargento Isidório, ao lado de lideranças locais.
Apresentação dos projetos sociais e das ações desenvolvidas pela instituição.
13h00 – Coletiva de imprensa
14h00 – Almoço
Feira de Santana é a 2ª cidade da Bahia com mais títulos de eleitor cancelados; saiba como regularizar
Feira de Santana figura como a segunda cidade da Bahia com maior número de títulos eleitorais cancelados, em um cenário que já soma 453.414 eleitoras e eleitores em situação irregular em todo o estado. Os dados foram divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia e acendem um alerta às vésperas do prazo final para regularização, que se encerra no dia 6 de maio.
Entre os maiores colégios eleitorais baianos, Salvador lidera o ranking com 106.019 títulos cancelados. Logo atrás aparece Feira de Santana. Na sequência estão Vitória da Conquista, com 11.600 registros, e Camaçari, com 7.852.
A regularização pode ser feita de forma presencial em qualquer cartório eleitoral ou unidade da Justiça Eleitoral do domicílio do eleitor, além da opção online, por meio do Autoatendimento Eleitoral disponível no portal do Tribunal. O procedimento é necessário para garantir o direito ao voto nas eleições do dia 4 de outubro e evitar uma série de restrições administrativas.
A diretora-geral do TRE-BA, Mirella Cunha, destacou a importância da regularização e alertou para as consequências da irregularidade. “Com o título cancelado, o eleitor fica impedido de votar e também enfrenta restrições como emissão de passaporte, posse em cargo público e até matrícula em instituições de ensino”, afirmou.
Para regularizar o documento, é necessário apresentar comprovante de residência atualizado, com até três meses de emissão, além de um documento oficial com foto, como CNH, passaporte, carteira de trabalho, Documento Nacional de Identidade ou registros emitidos por conselhos profissionais.
Em grande fase, time feminino do Bahia embala sequência e mira duelo contra o Grêmio em Feira de Santana
Vivendo um dos melhores momentos na temporada, o time feminino do Esporte Clube Bahia chega embalado para o próximo compromisso no Campeonato Brasileiro Feminino A1. Após mais um triunfo convincente, as Mulheres de Aço alcançaram a quinta vitória consecutiva e se firmaram entre as primeiras colocadas da competição.
Na noite de segunda-feira (20), o Tricolor mostrou força fora de casa ao vencer o Clube de Regatas do Flamengo por 3 a 1, no Estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro. Com uma atuação segura, a equipe baiana dominou as ações e confirmou o bom momento na competição nacional, entrando de vez na briga pelo título.
Com a sequência positiva, o Bahia ocupa atualmente a terceira colocação e segue como uma das equipes mais consistentes do campeonato. O desempenho recente tem animado a torcida e reforçado a confiança do elenco na reta inicial da disputa.
O próximo desafio já tem data, hora e local marcados. A equipe volta a campo na próxima terça-feira, às 18h, quando enfrenta o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, na Arena Cajueiro, em Feira de Santana. A expectativa é de bom público, com a torcida tricolor sendo convocada para apoiar mais uma vez as Mulheres de Aço em busca de mais um resultado positivo.
INMET emite alerta de chuva intensa para Feira de Santana e outras 90 cidades da Bahia
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de perigo potencial para chuvas intensas em Feira de Santana e outras 90 cidades da Bahia nesta terça-feira (21). O aviso é válido durante todo o dia, das 0h às 23h59.
A previsão indica chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo alcançar até 50 milímetros ao longo do dia, além de ventos intensos que variam entre 40 e 60 km/h. Apesar disso, o risco de ocorrências mais graves, como alagamentos e deslizamentos, é considerado baixo.
O órgão orienta que, em caso de rajadas de vento, a população evite se abrigar debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Também é recomendado evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Em situações de emergência, a recomendação é acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193). O alerta atinge municípios de diferentes regiões do estado, incluindo o Litoral Norte, o Recôncavo Baiano, a Região Metropolitana de Salvador e o norte da Bahia. Entre as cidades afetadas também estão Alagoinhas, Camaçari, Santo Antônio de Jesus, Valença, Lauro de Freitas e Cruz das Almas.
Incêndio de grandes proporções atinge loja da Casas Bahia no centro de Feira de Santana
Vereadores de Feira aprovam concessão de medalha à primeira-dama da Bahia
A Câmara Municipal de Feira de Santana concederá a Medalha Princesa do Sertão à primeira-dama da Bahia, Tatiana Ribeiro Velloso. A honraria está prevista no Projeto de Decreto Legislativo nº 03/2026, de autoria do vereador Professor Ivamberg (PT), aprovado nesta semana pela Casa Legislativa.
Natural de Salvador e criada em Feira de Santana, Tatiana Velloso é graduada em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Ela atua na área de Políticas de Desenvolvimento Rural, com foco em educação no campo, extensão rural, reforma agrária, agricultura familiar, comunidades quilombolas, tecnologias sociais, economia solidária, cooperativismo popular e associativismo comunitário.
Entre 2015 e 2023, exerceu a função de pró-reitora de Extensão e Cultura da UFRB. Nesse período, segundo a justificativa do projeto, manteve atuação destacada em pautas sociais ligadas ao desenvolvimento regional, com presença também em iniciativas na região de Feira de Santana, onde a universidade possui campus.
O vereador destaca que Tatiana Velloso é reconhecida por sua atuação acadêmica e compromisso com temas ligados à democracia e ao desenvolvimento territorial, sendo referência em projetos de extensão universitária.
Desde 2023, já na condição de primeira-dama do Estado da Bahia, ela atua em iniciativas voltadas ao enfrentamento da pobreza, da fome e das desigualdades sociais. Conforme a justificativa do projeto, também tem buscado fortalecer o diálogo com a sociedade civil e apoiar ações institucionais voltadas a produtores locais. A data da sessão solene ainda será definida.
Deputado Ângelo Almeida rebate declarações de Zé Coca sobre obras na Bahia
O deputado estadual Ângelo Almeida (PT) rebateu, por meio das redes sociais, as declarações do ex-prefeito de Jequié e pré-candidato a vice-governador na chapa de ACM Neto (União Brasil), Zé Cocá (PP), que questionou a realização de grandes obras do Governo da Bahia nos últimos três anos. Segundo o parlamentar, as críticas não refletem a realidade dos investimentos feitos no estado.
“A gente na política não pode perder a capacidade de se indignar. Eu estou literalmente indignado de chegar, depois de um fim de semana duro de trabalho, e ver uma entrevista de Zé Cocá dizendo que não existiu uma grande obra do governo na Bahia nos últimos três anos”, declarou.
Na sequência, o petista afirmou que acompanhou de perto as ações da gestão estadual e apresentou dados para contestar a fala do ex-gestor. “Vai estudar um pouco, olha no Caged. Está lá: 251 mil empregos gerados nos três anos do governo, com carteira assinada”, disse.
O deputado também destacou o volume de investimentos realizados pela Bahia. “O investimento da Bahia em 2025 foi maior do que todos os outros estados da federação, superando até São Paulo, com recursos aplicados em saúde, educação, infraestrutura e estradas, melhorando a vida do povo”, afirmou.
Em outro trecho, Ângelo Almeida criticou o posicionamento político de Zé Cocá. “Tentar usar esse perfil agora de pré-candidato a vice-governador para ludibriar o cidadão baiano não é uma boa opção. Sugiro que estude mais, tagarele menos”, concluiu.
Bahia escolhe Feira de Santana como casa para os jogos do Brasileirão Feminino 2026
Feira de Santana passará a ser a casa das Mulheres de Aço na sequência da temporada 2026. Com o fechamento do Estádio de Pituaçu para obras, o Esporte Clube Bahia confirmou que mandará suas partidas na Arena Cajueiro durante a disputa do Campeonato Brasileiro Feminino Série A1.
A mudança acontece em razão da interdição de Pituaçu, em Salvador, que será submetido a uma ampla reforma estrutural visando a preparação para a Copa do Mundo Feminina de 2027. O equipamento esportivo, que servirá como estádio de apoio para o torneio, terá o gramado completamente substituído, além de passar por melhorias nos sistemas de irrigação e drenagem e por outras adequações técnicas exigidas para a competição internacional.
A previsão é de que o estádio permaneça fechado entre abril e dezembro, período em que as Mulheres de Aço precisarão atuar longe da capital baiana. Diante disso, a Arena Cajueiro, em Feira de Santana, foi escolhida como sede temporária dos jogos do time.
A alteração impacta diretamente a logística da equipe, que passará a viajar para o interior do estado em compromissos importantes da temporada. Além dos confrontos pelo Brasileirão Feminino Série A1, o calendário do Bahia também inclui partidas da Copa do Brasil Feminina e do Campeonato Baiano. Há ainda a possibilidade de a Copa Maria Bonita seguir no cronograma da equipe ao longo do ano.
O momento vivido pelo time é positivo. O Bahia iniciou bem a temporada 2026, mantendo o bom desempenho apresentado em 2025 e se consolidando na briga pelas primeiras posições da elite do futebol feminino nacional. A expectativa é de que a mudança de mando não atrapalhe a boa fase da equipe.
Para Feira de Santana, a chegada das partidas representa também um fortalecimento do cenário esportivo local, com a possibilidade de aproximar ainda mais a torcida tricolor do time feminino e movimentar a Arena Cajueiro ao longo da temporada.