Câmeras vão auxiliar Prefeitura no combate ao descarte irregular de entulho em Feira de Santana
A Prefeitura de Feira de Santana vai utilizar a vigilância eletrônica como aliada no combate ao descarte irregular de entulho e outros refugos. Câmeras serão instaladas em pontos estratégicos da cidade e permitirão flagrar, em tempo real, quem estiver cometendo a infração.
O secretário de Serviços Públicos, Justiniano França, afirma que o principal desafio da limpeza urbana em Feira está no comportamento de parte da população, que ainda faz o descarte inadequado de restos de construção. Para ele, essa prática representa o maior obstáculo à manutenção da cidade limpa.
De acordo com o secretário, o descarte irregular provoca prejuízos significativos, especialmente ao meio ambiente, e tem sido alvo de ações contínuas da equipe de fiscalização da Secretaria de Serviços Públicos (SESP). As câmeras, segundo ele, vão facilitar a identificação dos infratores, principalmente quando o material for transportado por caminhões.
Os veículos utilizados em serviços de transporte de resíduos de construção foram cadastrados na SESP e receberam identificação específica, o que permitirá confirmar com mais facilidade as infrações registradas pelas câmeras.
Como alternativa ao descarte irregular, a Prefeitura está implantando ecopontos, locais adequados para o recebimento de entulho e outros materiais inservíveis. Esses pontos, voltados especialmente para carroceiros, garantirão a destinação correta dos resíduos no Aterro Sanitário Municipal.
O diretor do Departamento de Limpeza Urbana, Pedro Paulo, destacou que os geradores de resíduos também podem levar o material diretamente ao aterro. Ele explicou que, por se tratar de um serviço pago, quem não tiver condições financeiras deve procurar a SESP para receber orientação sobre como solicitar a isenção da taxa.