Comércio de Feira deve gerar cerca de 2 mil empregos temporários no São João
O comércio de Feira de Santana já iniciou os preparativos para o período junino e a expectativa é de forte movimentação nas vendas e nas contratações temporárias nas próximas semanas. De acordo com o Sindicato do Comércio de Feira de Santana (Sicomércio), cerca de 2 mil vagas devem ser abertas durante os festejos de junho.
As oportunidades são voltadas principalmente para atender à demanda gerada por datas importantes do calendário comercial, como o Dia dos Namorados, Arraiá do Comércio, São João, São Pedro e também o início da campanha Liquida Feira, prevista para o começo de julho.
O presidente do Sicomércio, Marco Silva, explicou que o São João representa atualmente a segunda data mais importante para o comércio feirense, ficando atrás apenas do Natal. “O movimento começa a crescer desde o Dia das Mães, mas ganha força mesmo em junho, principalmente após o Dia dos Namorados. Para o comércio, é uma das épocas mais fortes do ano”, destacou.
Ainda conforme Marco Silva, o setor começou 2026 enfrentando um cenário de demissões, mas agora vive um período de recuperação impulsionado pelo aumento do consumo típico das festas juninas. “Todo mundo quer comprar roupa nova, camisa xadrez, chapéu, bota. Isso acaba movimentando bastante as lojas e aumentando a necessidade de contratação temporária”, disse.
Apesar de serem vagas temporárias, muitas delas podem se transformar em empregos efetivos. Segundo o sindicato, mais da metade dos trabalhadores contratados para o período costuma permanecer nas empresas após o fim das festas.
O presidente do Sicomércio também ressaltou a importância da qualificação profissional para quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho. Ele destacou que instituições como o Senac oferecem cursos gratuitos que podem ajudar os candidatos a se destacarem nos processos seletivos.
Em uma loja localizada no centro de Feira de Santana, que possui três unidades na cidade, a seleção para contratação de temporários já começou. Apenas uma das unidades deve contratar quatro funcionários para atuar entre os meses de junho e julho. De acordo com a gerência, diversos currículos já foram recebidos e as entrevistas devem começar na próxima semana. A previsão é de que os aprovados iniciem as atividades na primeira semana de junho.