Destruição de prédios históricos em Feira de Santana é alvo de debate na Câmara

As recentes demolições de antigas construções, em Feira de Santana, tem sido vista com preocupação pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal. Um deles, recentemente, foi o antigo prédio do Colégio Intelecto, na avenida Senhor dos Passos.
Para o presidente da comissão, o vereador Professor Ivamberg (PT), cabe à Secretaria Municipal de Cultura realizar um levantamento para identificar e tombar imóveis que representam o patrimônio histórico do município.
Na sessão desta quinta-feira (6), o petista propôs a medida ao Poder Executivo como forma de preservar a memória da cidade e evitar novas perdas arquitetônicas. Ivamberg destaca que muitos casarões antigos estavam localizados na região central da cidade e foram derrubados, principalmente, para dar lugar a estabelecimentos comerciais ou até estacionamentos pagos.
Segundo ele, esse processo pode apagar parte da história do município e comprometer a identidade cultural local. “Um povo que não tem história é fadado ao insucesso. Vamos chegar ao ponto de Feira não ter nenhum patrimônio arquitetônico antigo. Então, a Prefeitura deve observar essas demolições e tomar as medidas cabíveis”, destacou.