Esporte e prevenção: Feira recebe 6ª edição da Corrida de Prevenção ao AVC, com premiação em diversas categorias
A 6ª Corrida de Prevenção ao AVC será realizada no próximo dia 18 de outubro, em Feira de Santana, e entra na reta final de inscrições. A largada está marcada para as 6h, no Centro de Convenções, com percursos de 3 km e 5 km.
Promovida pelo Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), a corrida busca utilizar a prática esportiva como instrumento de conscientização sobre a prevenção do Acidente Vascular Cerebral (AVC), além de estimular hábitos mais saudáveis, qualidade de vida e a redução de fatores de risco associados à doença.
A programação é voltada tanto para corredores quanto para participantes que optarem pela caminhada, além de estarem previstas categorias específicas para pessoas com deficiência, conforme as regras estabelecidas no regulamento da prova.
Idealizadora da corrida e coordenadora do serviço de Neurologia do HGCA, a neurologista Renata Nunes destaca que a realização da sexta edição reforça a consolidação da iniciativa em Feira de Santana.
“Essa corrida é um projeto pelo qual tenho um carinho muito especial, porque nasceu com o propósito de chamar a atenção das pessoas para a prevenção do AVC. Mais do que uma competição esportiva, é uma oportunidade de levar informação e mostrar que muitos fatores de risco podem ser controlados. O AVC ainda é uma doença muito prevalente na nossa sociedade e precisamos falar cada vez mais sobre prevenção e estimular as pessoas a cuidarem da própria saúde”, afirmou.
No percurso oficial de 5 km, os participantes sairão da região do Centro de Convenções e seguirão pela Avenida Maria Quitéria. O trajeto contará com dois pontos de hidratação e passagem pelo túnel da avenida.
Também estão previstos dois pontos de retorno. Um deles ficará antes do Viaduto da Fraga Maia e o outro em frente à Localiza, antes do retorno em direção ao ponto de chegada.
O kit padrão da corrida inclui camisa oficial, número de peito, chip de cronometragem e medalha de participação para os atletas que concluírem a prova dentro das regras previstas no regulamento.
A organização também disponibiliza modalidade específica para pessoas com 60 anos ou mais, com 50% de desconto na inscrição. Nesse caso, o enquadramento é realizado automaticamente no momento do cadastro.
Atletas PCD também têm direito a 50% de desconto, mediante apresentação da documentação exigida, incluindo laudo médico atualizado e documento oficial com foto. A inscrição nessa modalidade fica sujeita à análise e validação da organização.
Na prova de 5 km, haverá premiação com troféus para os três primeiros colocados, masculino e feminino, na classificação geral.
Também serão premiados os três primeiros colocados em cada uma das faixas etárias previstas: 18 a 29 anos, 30 a 39 anos, 40 a 49 anos, 50 a 59 anos e 60 anos ou mais.
Funcionários e terceirizados do Hospital Geral Clériston Andrade também terão categoria própria, com premiação para os três primeiros colocados no masculino e feminino.
A competição contará ainda com categorias especiais para cadeirantes, nas modalidades cadeira tradicional e cadeira especial, ou triciclo, e para pessoas com deficiência intelectual, deficiência visual com guia obrigatório e amputação de membros superiores.
Cada participante poderá receber apenas uma premiação, conforme os critérios estabelecidos pela organização. Não haverá premiação em dinheiro.
Para a diretora-geral do HGCA, Cristiana França, a corrida também amplia a atuação do hospital para além do atendimento aos pacientes dentro da unidade.
“Enquanto gestora, considero muito importante ver o Hospital Clériston Andrade ultrapassando os seus muros e indo ao encontro da população para levar uma causa tão relevante. Somos uma unidade que diariamente recebe e cuida de pacientes vítimas de AVC, mas também temos o compromisso de trabalhar pela prevenção. Chegar à sexta edição dessa corrida mostra a consolidação de uma iniciativa que aproxima o hospital da comunidade e transforma informação em cuidado”, declarou.
A entrega dos kits será realizada na Mega Mersan Boulevard Shopping. No dia 16 de outubro, a retirada acontece das 9h às 19h. No dia 17, o atendimento será das 9h às 13h.
Para retirar o kit, será necessário apresentar documento oficial com foto e comprovante de pagamento. As camisas estarão disponíveis nos tamanhos baby look, P, M, G, GG e XG, conforme disponibilidade.
A organização informa que não haverá entrega posterior ao período estabelecido. Os participantes também devem conferir os dados e os componentes do kit no momento da retirada. Trocas de titularidade ou modalidade realizadas nesse período terão cobrança de taxa de R$ 20.
As inscrições seguem abertas pela plataforma Ticket Sports, mas já estão na fase final de comercialização. A orientação da organização é que os interessados garantam a vaga o quanto antes.
