Ideb de Feira de Santana cresce 0,5 ponto e chega ao maior índice já registrado
A Rede Municipal de Ensino de Feira de Santana alcançou, em 2025, a nota 4,9 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo resultado é o maior já registrado pelo município e supera a meta de 4,6 estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Em comparação com o último ciclo de avaliação, o município avançou 0,5 ponto. Em 2023, a rede municipal havia obtido nota 4,4. A evolução corresponde a um crescimento de aproximadamente 11,4% e, conforme os dados apresentados pela gestão municipal, também ficou acima da variação média nacional, estimada entre 0,2 e 0,3 ponto.
O desempenho é atribuído a um conjunto de ações voltadas ao acompanhamento da aprendizagem, à formação dos profissionais, à melhoria da infraestrutura das escolas e ao fortalecimento das políticas de alfabetização e inclusão.
Para o prefeito José Ronaldo (União Brasil), o resultado demonstra os avanços alcançados pela educação municipal e o trabalho desenvolvido pelos profissionais da rede. “Recebemos esse resultado com muita alegria e, principalmente, com a certeza de que estamos no caminho certo. Alcançar o maior Ideb da história da nossa rede e superar a meta estabelecida pelo MEC não é obra do acaso. É fruto de muito trabalho, planejamento e do compromisso de milhares de profissionais que acreditam na força da educação”, destacou.
O secretário municipal de Educação, Pablo Roberto (PSDB), destacou que o crescimento do índice também amplia a responsabilidade da gestão de manter e aperfeiçoar as ações educacionais.
“Nossa gestão tem investido em pessoas, infraestrutura, formação, inclusão e em políticas pedagógicas que colocam a aprendizagem dos estudantes no centro de todas as decisões. Esse resultado nos enche de orgulho, mas também amplia nossa responsabilidade de continuar avançando e oferecer uma educação cada vez melhor para nossos estudantes”, avaliou.
Entre as iniciativas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação está o Pacto Feira pela Alfabetização, programa que mobiliza as escolas para garantir que as crianças sejam alfabetizadas na idade adequada. A estratégia envolve acompanhamento pedagógico, monitoramento dos indicadores, formação continuada dos profissionais e ações direcionadas à melhoria da aprendizagem.
Outra frente de atuação foi o fortalecimento das formações continuadas destinadas a professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares. A rede também implantou ações de recomposição das aprendizagens e intensificou o acompanhamento pedagógico das unidades de ensino.