×
Feira de Santana / 02 de junho de 2026 - 16H 12m

Regularização fundiária beneficia 458 famílias do bairro Rocinha, em Feira de Santana

Regularização fundiária beneficia 458 famílias do bairro Rocinha, em Feira de Santana
Foto: Divulgação/PMFS

Um importante passo para a garantia da segurança jurídica e da cidadania foi dado nesta terça-feira (2) para os moradores do bairro Rocinha, em Feira de Santana. A Prefeitura Municipal, em parceria com o Tribunal de Justiça da Bahia e a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), realizou a entrega de 458 títulos definitivos de propriedade a famílias da comunidade.

A solenidade aconteceu na Lagoa Grande e contou com a presença do prefeito José Ronaldo (União Brasil), do governador Jerônimo Rodrigues, (PT) autoridades do Judiciário, representantes de instituições parceiras, vereadores, deputados, lideranças comunitárias e moradores beneficiados.

Durante o evento, o prefeito destacou que a área onde está localizado o bairro Rocinha pertence ao Município, fator que contribuiu para agilizar o processo de regularização fundiária. “Aqui é apenas o início da entrega dos títulos. Ainda faltam mais de 2.500 moradias receberem seus documentos”, afirmou.

De acordo com o gestor municipal, o trabalho foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, responsável pela organização e encaminhamento da documentação ao cartório, enquanto a Conder realizou o cadastramento das famílias contempladas.

O governador ressaltou, por sua vez, a importância dos títulos para a vida dos moradores, destacando que a documentação garante maior segurança jurídica e amplia as possibilidades de acesso ao crédito.

Já o desembargador Mário Albiani Júnior enfatizou a relevância da união entre as instituições para a concretização da iniciativa e destacou que a regularização fundiária representa mais do que a posse legal dos imóveis. “Os documentos entregues hoje representam cidadania, dignidade e reconhecimento para essas famílias”, pontuou.

A ação integra o programa de regularização fundiária desenvolvido no município e prevê a continuidade das entregas, beneficiando milhares de moradores que ainda aguardam a documentação definitiva de suas residências.

Cultura / 02 de junho de 2026 - 15H 59m

Complexo Carro de Boi reabre as portas em Feira após investimento de R$ 7,4 milhões

Complexo Carro de Boi reabre as portas em Feira após investimento de R$ 7,4 milhões
Foto: Divulgação/GOVBA

O Complexo Carro de Boi, um dos mais tradicionais equipamentos culturais de Feira de Santana, foi reaberto na noite da segunda-feira (2) após passar por uma ampla reforma promovida pelo Governo da Bahia, com investimento de R$ 7,4 milhões.

A cerimônia de entrega contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, do governador Jerônimo Rodrigues (PT), do secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, além de autoridades, artistas, mestres e mestras da cultura popular e representantes de diversos territórios culturais baianos.

Localizado ao lado do Centro de Cultura Amélio Amorim, o complexo passou por uma completa requalificação, que incluiu a elaboração dos projetos executivos e a execução das obras. Parte dos recursos utilizados é oriunda da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.

Entre as intervenções realizadas estão a reconstrução do Espaço Jerimum, agora climatizado e preparado para múltiplas atividades, a criação de uma arena de encenação ao ar livre com arquibancadas, áreas ajardinadas, pomar, espaços de alimentação e locais destinados a encontros comunitários e atividades de lazer.

O projeto também promoveu a integração do Complexo Carro de Boi ao Centro de Cultura Amélio Amorim, ampliando a circulação entre os espaços e fortalecendo o uso cultural e comunitário da área.

Durante a solenidade, a ministra Margareth Menezes destacou a importância dos investimentos em cultura como instrumento de preservação da memória, fortalecimento da identidade e geração de oportunidades econômicas. “A cultura guarda a memória do nosso povo, inspira novas gerações e movimenta a economia. Espaços como este geram emprego, renda e fortalecem as comunidades”, afirmou.

O secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, lembrou que a recuperação do complexo começou a ser planejada em 2023, após uma visita do governador Jerônimo Rodrigues ao local. Segundo ele, a estrutura original do Jerimum apresentava comprometimentos que tornaram necessária sua reconstrução completa, preservando o conceito arquitetônico concebido originalmente para o equipamento.

Além da recuperação dos símbolos históricos do espaço, como o Carro de Boi e o Jerimum, o novo complexo foi entregue como um parque cultural, equipado com arena multiuso, coreto, dois palcos externos, parquinho infantil, fonte luminosa e áreas de convivência voltadas à valorização da cultura e do lazer.

A programação de reinauguração teve início com uma roda de capoeira e visita à feira de artesanato Mulheres Negras que Produzem. Também foi aberta ao público a exposição “O Sertão de Amélio Amorim”, que reúne objetos, documentos e referências históricas ligadas à criação do complexo e à trajetória de seu idealizador.

Outro destaque da cerimônia foi a entrega simbólica de certificados a mestres e mestras da cultura popular do Portal do Sertão. A iniciativa reconhece pessoas responsáveis pela preservação e transmissão de saberes, tradições e manifestações culturais que contribuem para a identidade baiana.

Segundo o Governo do Estado, a proposta é que o Complexo Carro de Boi passe a ter ocupação permanente, com a realização de eventos culturais, atividades educativas e visitas de estudantes das redes pública e privada, consolidando o espaço como referência para a cultura, a memória e o lazer em Feira de Santana.

Feira de Santana / 02 de junho de 2026 - 14H 57m

Shoppings, comércio e serviços terão horários especiais no feriado de Corpus Christi em Feira

Shoppings, comércio e serviços terão horários especiais no feriado de Corpus Christi em Feira
Foto: Divulgação/CDL

O feriado de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (4), terá alterações no funcionamento do comércio, dos shoppings e de alguns serviços em Feira de Santana. Enquanto parte das atividades econômicas estará aberta em horário especial, órgãos públicos e instituições bancárias não funcionarão.

Nos principais centros de compras da cidade, as lojas, praças de alimentação e serviços operarão com horários diferenciados. No Shopping Boulevard, as lojas e quiosques funcionarão das 9h às 22h, mesmo horário da praça de alimentação. Já o Sam’s Club, a Farmácia Brito e a casa lotérica atenderão das 8h às 21h. O restaurante Outback funcionará das 11h30 às 22h30. A Clinos permanecerá fechada, enquanto o Saúde Center atenderá das 7h às 20h. A programação do cinema deve ser consultada diretamente no site do empreendimento.

No Shopping Avenida, lojas, quiosques e praça de alimentação funcionarão das 10h às 22h. O restaurante Detroit abrirá das 11h30 às 22h, enquanto o Lumini Park atenderá das 13h às 22h. A programação do cinema também deverá ser consultada no site.

Já no Shopping Millenium, os quiosques e a praça de alimentação funcionarão das 11h às 22h. As lojas abrirão das 9h às 21h. A Farmácia Caroá atenderá das 7h às 23h, a lavanderia das 8h às 23h e a concessionária das 7h às 20h.

O comércio do centro da cidade está autorizado a funcionar durante o feriado. O Feiraguay abrirá das 9h às 16h. Em contrapartida, o Centro de Abastecimento (Ceasa) permanecerá fechado. As repartições da Prefeitura de Feira de Santana não terão expediente, assim como as agências bancárias, que estarão fechadas durante o feriado.

Feira de Santana / 02 de junho de 2026 - 14H 54m

Expo Portal 2026 reúne criadores de todo o país e fortalece agronegócio em Feira de Santana

Expo Portal 2026 reúne criadores de todo o país e fortalece agronegócio em Feira de Santana
Foto: Divulgação/PMFS

Feira de Santana volta a ocupar posição de destaque no cenário agropecuário nacional com a realização da Expo Portal 2026, que acontece entre os dias 3 e 7 de junho, no Parque de Exposição João Martins da Silva. O evento, com entrada gratuita, é promovido pela Associação Baiana de Criadores do Cavalo Campolina (ABCCC), em parceria com a Prefeitura Municipal.

A exposição reunirá cerca de 250 animais de alto padrão genético, provenientes da Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas e Rio de Janeiro. A expectativa é consolidar ainda mais o município como uma das principais referências brasileiras na criação da raça Campolina.

Segundo o presidente da ABCCC, Jorge Bulus, a Expo Portal representa uma importante oportunidade para fortalecer o setor, incentivar o melhoramento genético dos animais e ampliar as conexões entre criadores de diferentes regiões do país.

A programação inclui etapas oficiais da exposição brasileira da raça Campolina, consideradas fundamentais para o ranqueamento dos animais e para a difusão de novas tecnologias voltadas ao aprimoramento genético. O intercâmbio entre expositores também favorece a geração de negócios e a abertura de novos mercados para o agronegócio.

Além das atividades voltadas à pecuária equestre, a Expo Portal contará com espaços dedicados à agricultura familiar, ao artesanato regional e à gastronomia típica do sertão baiano. O público ainda poderá acompanhar apresentações culturais, com destaque para o tradicional forró pé de serra.

A movimentação econômica será reforçada pelos leilões da raça Campolina e pelos estandes de empresas do setor, que apresentarão máquinas, equipamentos e implementos agrícolas. A expectativa é de geração de empregos temporários, fortalecimento da cadeia produtiva e incremento dos negócios na região.

Política / 02 de junho de 2026 - 12H 06m

Jerônimo anuncia licitação para nova etapa de ampliação do Aeroporto de Feira de Santana

Jerônimo anuncia licitação para nova etapa de ampliação do Aeroporto de Feira de Santana
Foto: Divulgação

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou a publicação do edital de licitação para uma nova etapa das obras de ampliação do Aeroporto de Feira de Santana. A medida, prevista para esta terça-feira (2), contempla a expansão do pátio de aeronaves, estrutura fundamental para que o terminal possa receber aviões de maior porte.

O anúncio foi feito na noite de segunda-feira (1º), durante reinauguração do Complexo Cultural Carro de Boi, no Centro de Cultura Amélio Amorim. Na ocasião, o governador destacou que a iniciativa dá continuidade aos investimentos já realizados na infraestrutura aeroportuária do município.

Segundo Jerônimo, as intervenções anteriores permitiram a ampliação da pista de pouso e decolagem, mas o espaço destinado ao estacionamento e à movimentação das aeronaves ainda precisa ser adequado para atender operações de maior capacidade.

A ampliação do pátio integra o conjunto de investimentos do Governo da Bahia voltados ao fortalecimento da infraestrutura aeroportuária do interior do estado. A expectativa é que a obra aumente a capacidade operacional do aeroporto, contribuindo para a melhoria da conectividade aérea e para o desenvolvimento econômico da região de Feira de Santana.

Feira de Santana / 02 de junho de 2026 - 09H 53m

PF faz operação contra fraudes bancárias e cumpre mandados em Feira de Santana

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (2) a Operação Linha Fantasma, que investiga um esquema de fraudes bancárias eletrônicas praticadas por meio de mensagens SMS falsas e centrais telefônicas fraudulentas.

Durante a ação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, sendo dois em Feira de Santana e um em São Paulo. Também foram executados dois mandados de prisão temporária, um em cada estado, além de duas prisões em flagrante.

As investigações começaram após uma operadora de telefonia identificar o envio em massa de mensagens informando supostas compras ou movimentações suspeitas nas contas das vítimas. Os SMS orientavam os usuários a ligar para números iniciados por 0800, apresentados como centrais de atendimento bancário.

Segundo a Polícia Federal, ao entrarem em contato com esses números, as vítimas eram induzidas a fornecer dados pessoais e bancários ou a realizar procedimentos que permitiam o acesso dos criminosos às suas contas. As apurações apontam que o grupo utilizava empresas formalmente constituídas e uma estrutura tecnológica sofisticada para dar aparência de legalidade ao golpe. Também foram identificados indícios de movimentações financeiras fracionadas, supostamente utilizadas para dificultar o rastreamento do dinheiro obtido de forma ilegal.

Em nota, a Polícia Federal informou que os investigados poderão responder pelos crimes de fraude eletrônica, associação criminosa e lavagem de dinheiro, além de outros delitos que possam ser identificados durante o andamento das investigações.

A Operação Linha Fantasma faz parte do Projeto Tentáculos, iniciativa desenvolvida em parceria entre a Polícia Federal, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e instituições financeiras para combater fraudes no sistema bancário. A PF não divulgou o nome dos investigados.

Feira de Santana / 02 de junho de 2026 - 09H 26m

Com ingressos esgotados, Augusto Cury participa de encontro sobre inteligência emocional e liderança em Feira de Santana

Feira de Santana receberá, no próximo dia 12 de junho, um dos maiores nomes da literatura e do desenvolvimento humano do país. O escritor, psiquiatra e pesquisador Augusto Cury estará no Hotel Charmant para um encontro voltado ao crescimento pessoal, profissional e emocional.

Com ingressos já esgotados, o evento acontecerá das 13h às 16h e contará também com a participação da empreendedora Daniela Lacerda. Durante a programação, os participantes terão a oportunidade de acompanhar uma conversa sobre temas como mentalidade, inteligência emocional, liderança, empreendedorismo, gestão das emoções e desenvolvimento humano.

Reconhecido internacionalmente por suas obras sobre psicologia, educação e qualidade de vida, Augusto Cury é autor de diversos best-sellers traduzidos para dezenas de idiomas. Além de sua trajetória como escritor e palestrante, ele também é pré-candidato à Presidência da República pelo partido Avante.

A proposta do encontro é proporcionar reflexões e ferramentas práticas para pessoas que buscam melhorar sua performance profissional, fortalecer relacionamentos e desenvolver habilidades emocionais cada vez mais importantes no mundo contemporâneo.

Todos os ingressos para o evento já foram trocados pela doação de 1 quilo de alimento não perecível,  que serão destinados a instituições de caridade de crianças com autismo.

Feira de Santana / 02 de junho de 2026 - 09H 16m

Nova fábrica de charque vai gerar 300 empregos e investir R$ 30 milhões em Feira de Santana

Feira de Santana está prestes a receber um importante reforço para sua economia e setor industrial. A empresa Metropolitana está finalizando a implantação de uma moderna fábrica de carne de charque no Centro Industrial do Subaé (CIS), às margens da BR-324, com previsão de início das operações em 15 de julho.

O empreendimento representa um investimento de aproximadamente R$ 30 milhões e deverá gerar cerca de 300 empregos diretos, fortalecendo a indústria de alimentos no município e ampliando as oportunidades de trabalho na região.

Com estrutura voltada para atender mercados nacional e internacional, a empresa possui registro que permite a comercialização dos produtos em outros estados e também para exportação.

A expectativa é que a unidade produza cerca de 90 mil quilos de charque por dia, tornando-se uma das maiores operações do segmento na Bahia. Além da carne de charque, a fábrica também produzirá linguiça calabresa, carne para hambúrguer, produtos salgados de origem suína e outros derivados.

As obras avançam em ritmo acelerado, com equipes trabalhando na montagem dos equipamentos industriais, muitos deles fabricados especialmente para atender às necessidades da unidade. Neste momento, a empresa aguarda a conclusão do processo de ligação da rede elétrica pela Coelba para viabilizar o início da operação.

A chegada da Metropolitana reforça o papel de Feira de Santana como um dos principais polos industriais e logísticos do Nordeste, atraindo novos investimentos e ampliando a capacidade produtiva do município. Além do impacto na geração de empregos, o empreendimento deve movimentar a cadeia de fornecedores, transporte e serviços, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região.

Feira de Santana / 02 de junho de 2026 - 09H 02m

Prefeitura de Feira de Santana firma dois contratos que somam R$ 2,4 milhões para assistência funerária de famílias carentes

A Prefeitura através do Fundo Municipal de Assistência Social publicou no Diário Oficial do Município dois contratos voltados à prestação de serviços funerários para famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pela rede de assistência social de Feira de Santana.

Os contratos foram formalizados por meio do Termo de Credenciamento nº 3-2026-1224CD e contemplam empresas especializadas no fornecimento de urnas mortuárias e na execução de serviços funerários completos.

A primeira contratação foi realizada com a empresa Mais Pax Regional Serviços Funerários de Jequié Ltda, por meio do Contrato nº 158-2026-1224C, no valor de R$ 1.203.553,30. Já o Contrato nº 162-2026-1224C foi firmado com a Companhia Brasileira de Serviços Funerários Ltda, também no valor de R$ 1.203.553,30. Somados, os dois credenciamentos representam um investimento de R$ 2.407.106,60.

Segundo a publicação, os contratos têm como objetivo garantir a prestação de serviços funerários, incluindo o fornecimento de urnas mortuárias e demais itens necessários para a realização de sepultamentos, destinados a famílias sem condições financeiras de arcar com esses custos.

Os atendimentos serão realizados sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio dos programas de assistência social do município. Os dois contratos foram assinados em 4 de maio de 2026 e publicados no Diário Oficial em 1º de junho de 2026, com assinatura da gestora do Fundo Municipal de Assistência Social, Gerusa Maria Bastos Silva Sampaio. O credenciamento de mais de uma empresa permite ao município ampliar a capacidade de atendimento e garantir a continuidade do benefício eventual de auxílio-funeral para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Feira de Santana / 01 de junho de 2026 - 19H 48m

Movê Ortopedia chega a Feira de Santana com proposta inovadora de cuidado integral da saúde do movimento

Feira de Santana acaba de ganhar uma nova opção em ortopedia especializada. A Movê Ortopedia, liderada pela médica ortopedista Danila Feitoza, iniciou suas atividades na cidade trazendo uma proposta que promete ir além do modelo tradicional de atendimento, com foco na investigação da causa da dor, prevenção de lesões e preservação da qualidade de vida dos pacientes.

 

Feira de Santana / 01 de junho de 2026 - 15H 01m

Vereador propõe criação de áreas verdes em escolas municipais de Feira

Vereador propõe criação de áreas verdes em escolas municipais de Feira
Foto: Leandro Santana/Blog do Velame

A criação e ampliação de áreas verdes nas escolas da rede municipal de Feira de Santana poderão entrar na pauta da administração municipal após uma indicação apresentada pelo vereador Pedro Américo (Cidadania) na Câmara Municipal. A proposta sugere a implantação de ações como plantio de árvores, criação de jardins e desenvolvimento de outros espaços verdes nas unidades de ensino.

Segundo o edil, a iniciativa busca aproximar os estudantes do meio ambiente, além de contribuir para a melhoria das condições climáticas nos ambientes escolares, especialmente diante das altas temperaturas registradas no município.

Na justificativa da indicação, Pedro Américo destaca que a presença de áreas verdes pode trazer benefícios para toda a comunidade escolar, favorecendo o bem-estar, o processo de aprendizagem e o desenvolvimento de uma consciência ambiental desde a infância. “Do ponto de vista ambiental, a iniciativa contribui para a melhoria do microclima local, promovendo sombreamento, redução da temperatura e aumento da umidade relativa do ar”, argumentou o vereador.

A proposta também prevê a possibilidade de parcerias com instituições, organizações sociais e a própria comunidade, visando fortalecer tanto a implantação quanto a manutenção dos espaços. A participação de alunos, professores e moradores pode ainda estimular o senso de responsabilidade coletiva e o cuidado com o patrimônio escolar.

Encaminhada ao Poder Executivo, a indicação será analisada quanto à sua viabilidade técnica, estrutural e orçamentária. Caso seja considerada adequada, a Prefeitura poderá desenvolver projetos voltados à criação e ampliação de áreas verdes nas escolas municipais.

Cultura / 01 de junho de 2026 - 14H 57m

Ministra Margareth Menezes participa de cerimônia de entrega do Complexo Cultural Carro de Boi em Feira de Santana

Ministra Margareth Menezes participa de cerimônia de entrega do Complexo Cultural Carro de Boi em Feira de Santana
Foto: Reprodução

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participa, nesta segunda-feira (1º), em Feira de Santana, da solenidade de entrega da reforma e modernização do Complexo Cultural Carro de Boi (Jerimum/Abóbora), um dos mais importantes equipamentos culturais do interior da Bahia. O evento acontece no Centro de Cultura Amélio Amorim e reúne o governador Jerônimo Rodrigues, o secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, autoridades, artistas, mestres e mestras das culturas populares e representantes dos diversos territórios culturais do estado.

A requalificação do Complexo Cultural Carro de Boi preservou as características originais do projeto concebido pelo arquiteto Amélio Amorim na década de 1970, ao mesmo tempo em que promoveu melhorias estruturais e modernização dos espaços, ampliando as possibilidades de realização de atividades culturais, artísticas e comunitárias.

A agenda também inclui a assinatura da Ordem de Serviço para a reforma do Centro de Cultura Amélio Amorim, considerado um dos principais equipamentos culturais do interior baiano. A obra será executada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, em uma parceria entre a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) e a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).

Além dos atos institucionais, a programação prevê visita à feira de artesanato “Mulheres Negras que Produzem”, apresentações culturais, homenagens a mestres e mestras das culturas populares e uma visita à exposição “O Sertão de Amélio Amorim”, reforçando a valorização da identidade cultural e das tradições do Portal do Sertão.

A presença da ministra em Feira de Santana também evidencia os investimentos realizados pelo Governo Federal no setor cultural baiano desde a recriação do Ministério da Cultura. Por meio da Lei Paulo Gustavo (LPG), a Bahia recebeu R$ 285,6 milhões destinados ao audiovisual e demais segmentos culturais. Desse total, Feira de Santana recebeu R$ 4,6 milhões, com execução superior a 99% dos recursos.

Já por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, o estado recebeu R$ 221,7 milhões no primeiro ciclo da política. No segundo ciclo, estão previstos mais de R$ 797,8 milhões para a Bahia e seus municípios. Feira de Santana recebeu R$ 3,9 milhões no primeiro ciclo e já recebeu a primeira parcela de R$ 3,98 milhões do segundo ciclo, que deverá totalizar mais de R$ 15,9 milhões para o município.

Feira de Santana / 01 de junho de 2026 - 14H 37m

Prefeitura de Feira notifica construtora por transtornos causados por obra de drenagem na Mangabeira

Prefeitura de Feira notifica construtora por transtornos causados por obra de drenagem na Mangabeira
Foto: Divulgação/PMFS

A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), notificou a construtora Pedra devido aos transtornos provocados por uma obra de drenagem realizada na Rua Pavão, localizada na região do Núcleo Habitacional Conder, no bairro Mangabeira.

A medida foi adotada pela Divisão de Controle e Fiscalização da Sedur após a constatação de intervenções que comprometeram a circulação de veículos e pedestres na via pública. A ação teve como objetivo garantir a segurança da população, a mobilidade urbana e condições adequadas de tráfego no local.

Na notificação, a empresa foi intimada a promover a recuperação imediata da rua. O documento também estabelece prazo para a execução dos serviços, alertando para a adoção das medidas legais cabíveis em caso de descumprimento.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, José Braga Neto, a construtora respondeu à notificação e enviou um representante ao local para iniciar os procedimentos de regularização. “A fiscalização da Prefeitura atua para assegurar que obras realizadas no município estejam em conformidade com as normas urbanísticas e não causem prejuízos à população. Após a notificação, a empresa mobilizou uma equipe para corrigir os problemas identificados”, destacou o titular da pasta.

A Sedur informou que continuará acompanhando a execução dos serviços e fiscalizando o cumprimento das determinações estabelecidas, visando restabelecer as condições adequadas de mobilidade e segurança para os moradores da região.

Feira de Santana / 01 de junho de 2026 - 13H 15m

Casa do Trabalhador de Feira de Santana inicia junho com 312 vagas de emprego disponíveis nesta segunda-feira

A Casa do Trabalhador, órgão vinculado à Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), inicia o mês de junho com 312 vagas de emprego disponíveis, nesta segunda-feira (1º), para candidatos de diferentes níveis de escolaridade e áreas de atuação em Feira de Santana.

O maior destaque da lista é a construção civil, que concentra 120 vagas com contratação imediata. São 60 oportunidades para ajudante de pedreiro e outras 60 para pedreiro. Os candidatos devem possuir ensino fundamental completo, experiência na função e disponibilidade para atuar na região do bairro SIM.

Além das vagas na construção civil, há oportunidades nos setores de comércio, indústria, logística, transporte, alimentação e serviços. Entre as funções com maior número de vagas estão auxiliar de linha de produção para pessoas com deficiência (25 vagas), fiel de depósito (17 vagas), auxiliar de limpeza (15 vagas), porteiro para pessoas com deficiência (15 vagas), pedreiro (12 vagas), servente de obra (10 vagas), auxiliar de linha de produção (10 vagas) e montador de móveis (10 vagas).

O setor de restaurantes também apresenta boas oportunidades para profissionais como garçom, churrasqueiro, cozinheiro, pizzaiolo, barman e masseiro. Já na área industrial, há vagas para soldador, motorista de caminhão, auxiliar de almoxarifado e torneiro mecânico.

As oportunidades destinadas a pessoas com deficiência (PCD) reforçam o compromisso com a inclusão no mercado de trabalho, com vagas para auxiliar de linha de produção e porteiro.

O diretor da Casa do Trabalhador, Magno Felzemburgh, destaca que a abertura do mês com mais de 300 oportunidades representa um cenário positivo para quem busca recolocação profissional. “Começamos junho com uma oferta expressiva de vagas em diferentes segmentos da economia. Isso demonstra a confiança das empresas e o papel da Casa do Trabalhador como ponte entre quem procura uma oportunidade e quem precisa contratar. Nossa expectativa é que muitos trabalhadores iniciem o mês já empregados ou participando de processos seletivos”, afirmou.

Os interessados devem comparecer à Casa do Trabalhador, localizada na Rua Desembargador Felinto Bastos, nº 527A (antiga Rua de Aurora), em Feira de Santana, portando documentos pessoais, currículo atualizado e comprovantes exigidos para cada vaga. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (75) 3614-2551 e 3614-2550.

Saúde / 01 de junho de 2026 - 10H 28m

Vacinação contra a gripe é liberada para toda a população em Feira de Santana

Vacinação contra a gripe é liberada para toda a população em Feira de Santana
Foto: Divulgação/Agência Brasil

A vacinação contra a gripe foi ampliada para toda a população de Feira de Santana a partir desta segunda-feira (1º). Agora, pessoas com idade a partir de seis meses podem receber gratuitamente o imunizante nas 103 salas de vacinação da Rede de Frio do município, distribuídas entre a sede e os distritos.

Até o encerramento da campanha nacional de vacinação, no último sábado (30), a aplicação da vacina era destinada apenas aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Com a ampliação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) busca aumentar a cobertura vacinal e reduzir a circulação do vírus influenza no município.

Mesmo com a liberação para toda a população, a SMS destaca que crianças, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades continuam sendo os grupos mais vulneráveis às complicações causadas pela gripe e devem procurar os postos de saúde o quanto antes. Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação, cartão do SUS e cartão de vacinação.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, entre os dias 24 de março e 29 de maio foram aplicadas 60.277 doses da vacina contra a gripe em Feira de Santana. Deste total, 28.740 foram destinadas a idosos, alcançando cobertura vacinal de 31,97%. Entre as crianças de seis meses a menores de seis anos, foram aplicadas 7.749 doses, representando cobertura de 17,66%. Já entre as gestantes, foram registradas 2.141 aplicações, atingindo 37,18% de cobertura.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, ressaltou a importância da vacinação como principal forma de prevenção contra a doença. “A vacinação é uma medida importante para ampliar o cuidado e reduzir a propagação viral. O vírus da gripe mata e, em Feira de Santana, não é diferente. Para evitar isso, a melhor forma é a vacinação”, afirmou.

Esportes / 01 de junho de 2026 - 10H 04m

Fluminense de Feira vence mais uma e mantém liderança isolada; Feira FC aplica goleada na Série B do Baianão

O futebol feirense teve mais um fim de semana positivo na Série B do Campeonato Baiano. Enquanto o Fluminense de Feira manteve os 100% de aproveitamento e a liderança isolada da competição, o Feira FC aplicou uma goleada e segue firme na luta pelas primeiras posições da tabela.

No domingo (31), o Fluminense de Feira venceu o Barreiras por 3 a 1, no Estádio Joia da Princesa, em confronto direto pela ponta da classificação. O resultado levou o Touro do Sertão aos 15 pontos, consolidando a melhor campanha do campeonato.

Os gols da equipe feirense foram marcados por Zé Gatinha (Alessandro Scheppa), aos 29 minutos do primeiro tempo, Tiago Recife, nos acréscimos da etapa inicial, e Cássio, na segunda etapa. O Barreiras ainda descontou nos minutos finais, mas não conseguiu evitar a derrota.

Com cinco vitórias em cinco jogos, o Fluminense segue como a única equipe com aproveitamento perfeito na Série B e amplia a confiança da torcida na busca pelo retorno à elite do futebol baiano.

Já o Feira FC brilhou na rodada ao golear o Leônico por 6 a 0, na Superbet Arena. Dominando a partida do início ao fim, a equipe construiu uma das maiores vitórias da competição e se manteve entre os principais candidatos ao acesso. O resultado reforça a boa campanha do clube feirense, que segue firme na parte de cima da tabela e na disputa por uma vaga na primeira divisão estadual.

Na próxima rodada, marcada para o domingo (7), o Fluminense de Feira enfrenta o Leônico, enquanto o Feira FC recebe o SSA na Superbet Arena. Com os resultados, as duas equipes de Feira de Santana seguem em destaque na Série B do Baianão.

Política / 01 de junho de 2026 - 09H 57m

ACM Neto promete construir novo hospital regional em Feira de Santana, caso eleito

ACM Neto promete construir novo hospital regional em Feira de Santana, caso eleito
Foto: Divulgação

O ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil), anunciou, no domingo (31) o compromisso de construir um novo hospital regional em Feira de Santana caso seja eleito governador do estado.

A declaração foi feita durante o evento de lançamento da pré-candidatura do vereador Lulinha (União Brasil) à Assembleia Legislativa da Bahia. Em coletiva de imprensa, ACM Neto afirmou que a cidade poderá receber uma das maiores unidades hospitalares do interior do país. “Se Deus permitir que a gente chegue ao governo, o maior hospital do interior do Nordeste brasileiro será construído aqui em Feira de Santana”, declarou.

O ato político reuniu diversas lideranças, entre elas o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (União Brasil), o pré-candidato a vice-governador Zé Cocá (PP), o senador Angelo Coronel (Republicanos), o presidente estadual do PL e pré-candidato ao Senado, João Roma, além do deputado federal Paulo Azi (União Brasil) e representantes políticos de municípios da região.

A proposta, explica Neto, tem como objetivo ampliar a oferta de serviços de saúde e contribuir para a redução da fila da regulação no estado. O pré-candidato destacou que Feira de Santana atende pacientes de diversas cidades baianas, especialmente daqueles municípios que não dispõem de leitos de UTI e serviços especializados.

“Existe uma demanda muito grande porque Feira recebe pacientes de várias regiões da Bahia. Muitas cidades não possuem estrutura suficiente para atendimentos de média e alta complexidade, e acabam encaminhando seus moradores para cá”, afirmou.

Durante o pronunciamento, ACM Neto também criticou a atual estrutura da rede estadual de saúde e apontou a necessidade de investimentos em novas unidades hospitalares para ampliar a capacidade de atendimento.

De acordo com ele, a construção de hospitais regionais é uma das medidas necessárias para enfrentar os desafios da regulação na Bahia. “A forma de combater esse problema é ampliando a rede de atendimento. Por isso, assumo o compromisso de construir em Feira de Santana um grande hospital regional, capaz de atender não apenas a população do município, mas também de toda a região”, concluiu.

Feira de Santana / 31 de maio de 2026 - 23H 17m

Prefeito José Ronaldo lamenta morte do jornalista Zé Coió, aos 88 anos

O jornalista José Carlos Pedreira, ou simplesmente Zé Coió, como se tornou bem popular o decano do jornalismo feirense e fundador do Jornal Noite & Dia, onde contava fatos pitorescos de nossa cidade, faleceu neste domingo (30), aos 88 anos. A passagem do jornalista foi lamentada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, ao ressaltar que a perda abre uma lacuna no jornalismo feirense e deixa a cidade de luto.

O secretário municipal de Comunicação Social, Joilton Freitas, também manifestou pesar pela morte do jornalista. “Feira de Santana perde uma de suas vozes mais marcantes e autênticas do jornalismo. Zé Coió construiu uma trajetória singular, marcada pela irreverência, pelo talento em registrar o cotidiano da cidade e pelo incentivo permanente à comunicação e ao empreendedorismo. Seu legado permanecerá vivo na memória do jornalismo feirense”, destacou.

Conhecido não somente pelo humor e irreverência com que escrevia seus textos, eternizando figuras pitorescas do cotidiano feirense, mas também como um homem do empreendedorismo noturno, Zé Coió teve uma vida marcada pela paixão pelo jornalismo, pelas badaladas festas noturnas e pela valorização do empreendedorismo, através da promoção do Troféu Noite & Dia, destacando os melhores de suas respectivas áreas.

Nascido no dia 29 de agosto de 1937, no vizinho município de São Gonçalo dos Campos, Zé Coió se tornou filho de Feira de Santana pela paixão com que abraçou seu relacionamento intenso com a cidade. Aqui, casou-se com Dona Maria, já falecida, com quem teve os filhos José Carlos Pedreira Filho, mais conhecido como Nengo, Carla Pedreira Ogaratto e Mailin Pedreira, além de netos. Era um apaixonado pela família, à qual fez questão de ter sempre por perto, mantendo a figura patriarcal.

Zé Coió completaria 89 anos no próximo mês de agosto. Estava adoentado nos últimos dias, mas, ainda assim, mantinha acesa sua paixão pelo jornalismo, com o funcionamento do Jornal Noite & Dia em sua própria residência.

Amante da vida noturna, Zé Coió era reconhecido como um dos grandes mentores dos camarotes da Micareta de Feira de Santana, modernizando a cobertura jornalística da festa momesca, fonte de inspiração e escola viva para as gerações de jornalistas feirenses.

Ao longo de sua vida, gerenciou diversas casas de entretenimento marcantes em sua trajetória. No mesmo período, também atuou, por muitos anos, no icônico Jornal Feira Hoje, onde consolidou sua paixão pelas notícias e pela crônica urbana. E, ao fundar o Jornal Noite & Dia, ao lado do parceiro Cironaldo Santos, o Ciró — que o levou ao Jornal Feira Hoje e o inseriu no jornalismo —, escreveu e registrou em seu semanário, por mais de 40 anos, o cotidiano regional e imortalizou figuras ilustrativas da cidade. Também ficou conhecido por sua irreverência como contador de causos, destacando-se pelo seu modo irreverente, leve e bem-humorado de narrar as histórias e personagens do povo feirense.

 

Feira de Santana / 31 de maio de 2026 - 14H 57m

Governo Municipal lamenta morte de Dona Jacira Almeida, mãe do deputado Ângelo Almeida

O prefeito José Ronaldo de Carvalho emitiu nota de pesar pelo falecimento de Dona Jacira Cerqueira de Almeida, ocorrido na manhã deste domingo (30), aos 88 anos. Ela era mãe do deputado estadual feirense Ângelo Almeida e viúva do ex-vereador Antônio Carlos Pinto de Almeida, conhecido como Tatai.

Dona Jacira, como era mais conhecida entre amigos e parentes, deixa filhos, noras, genros, netos e bisnetos. O velório será realizado a partir das 14h, no Pax Bahia, no bairro SIM, e o sepultamento ocorrerá nesta segunda-feira (01), às 10h, no Cemitério Jardim Celestial, após missa de corpo presente.

Dona Jacira nasceu na cidade de Coração de Maria, no dia 9 de novembro de 1937. Deixa os filhos Antonio Carlos Pinto de Almeida Filho, André Luís Cerqueira de Almeida, Ângelo Mário Cerqueira de Almeida, Augusto César Cerqueira de Almeida, Ana Cristina Cerqueira de Almeida e Adriana Maria Cerqueira de Almeida.

Feira de Santana / 30 de maio de 2026 - 10H 00m

Feira de Santana lidera ranking de maior PIB entre cidades do interior do Nordeste

Feira de Santana lidera ranking de maior PIB entre cidades do interior do Nordeste
Foto: Divulgação/PMFS

Feira de Santana ocupa a primeira posição entre os municípios do interior do Nordeste com maior Produto Interno Bruto (PIB), desconsiderando cidades localizadas em regiões metropolitanas. Os dados referentes a 2023 mostram que a economia feirense movimentou R$ 21,8 bilhões, consolidando o município como uma das principais forças econômicas da região.

O valor registrado em Feira de Santana alcançou R$ 21.846.454.667, superando em mais de 60% o PIB de Goiana, em Pernambuco, segunda colocada no ranking, que contabilizou R$ 13,8 bilhões. Para o prefeito José Ronaldo, o resultado reflete o crescimento contínuo do município e o fortalecimento de sua capacidade de atrair investimentos.

“Feira de Santana cresceu muito nos últimos anos e vai continuar na rota do crescimento porque investimentos estão sendo realizados para que o município seja bem visto por investidores, que aqui se instalem e gerem novos empregos”, afirmou.

Os números também revelam um PIB per capita superior a R$ 35 mil, resultado acima da média estadual da Bahia, que gira em torno de R$ 30 mil por habitante.

O setor de serviços e comércio segue como o principal motor da economia local. Juntos, os segmentos representam cerca de 60% de toda a riqueza produzida no município. A força do comércio feirense, reconhecido por atrair consumidores de diversas regiões do Nordeste, e a ampla oferta de serviços, especialmente nas áreas de saúde e educação, contribuem diretamente para esse desempenho.

A indústria também possui papel relevante na composição econômica da cidade. Responsável por 25,9% do PIB, o setor industrial concentra aproximadamente 16% dos empregos formais existentes no município. Já a administração pública responde por 13,5% da formação do PIB, enquanto a agropecuária participa com 0,6%.

Além de Feira de Santana e Goiana, o ranking dos maiores PIBs do interior nordestino inclui cidades como Campina Grande (PB), Vitória da Conquista (BA), Caruaru (PE) e Luís Eduardo Magalhães (BA), todas com mais de R$ 11 bilhões em riquezas produzidas. Também figuram na lista Petrolina (PE) e Mossoró (RN), com cerca de R$ 10 bilhões cada, além de Barreiras (BA) e Imperatriz (MA), que registraram aproximadamente R$ 9 bilhões em PIB.

Histórico

2019
set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2018
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2017
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2016
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2015
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2014
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2013
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2012
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2011
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2010
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2009
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2008
dez | nov