×
Política / 26 de junho de 2026 - 14H 30m

Vereador propõe programa itinerante de castração animal para bairros e distritos de Feira

Vereador propõe programa itinerante de castração animal para bairros e distritos de Feira
Foto: Leandro Santana/Blog do Velame

Com o objetivo de ampliar as ações de controle populacional de cães e gatos em Feira de Santana, o vereador Pedro Américo (Cidadania) apresentou uma indicação ao prefeito José Ronaldo (União Brasil) sugerindo o fortalecimento das campanhas de castração animal no município.

A proposta prevê a realização de programas itinerantes em bairros e distritos, ampliando o acesso ao serviço e contemplando também animais em situação de rua. A medida, explica o edil, pode contribuir para a redução do abandono e dos maus-tratos, além de auxiliar no trabalho desenvolvido por entidades e protetores independentes.

De acordo com Pedro Américo, o crescimento da população de cães e gatos tem gerado impactos tanto para a causa animal quanto para a saúde pública. Ele destaca que a castração é uma das principais ferramentas de controle populacional e prevenção de doenças.

O vereador argumenta ainda que a descentralização das campanhas facilitaria o atendimento de famílias que enfrentam dificuldades para acessar o serviço, especialmente em regiões mais afastadas do centro da cidade.

“Ao ampliar e descentralizar essas campanhas, o Município assegura maior segurança à população, especialmente de famílias em situação de vulnerabilidade, além de contribuir significativamente para a saúde pública, ao reduzir riscos sanitários e promover um ambiente urbano mais equilibrado”, afirmou.

Feira de Santana / 26 de junho de 2026 - 14H 12m

Estações do BRT de Feira e terminais sofrem com onda de depredação e roubo de cabos

Estações do BRT de Feira e terminais sofrem com onda de depredação e roubo de cabos
Foto: Divulgação/PMFS

Atos de vandalismo e furtos têm provocado danos em estações do BRT, terminais de transbordo e ônibus do transporte coletivo de Feira de Santana. Entre os principais problemas registrados estão a depredação de estruturas, pichações, quebra de equipamentos e o roubo de cabos elétricos.

As estações localizadas na Avenida João Durval Carneiro estão entre as mais afetadas, segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB). oS brises, estruturas metálicas instaladas nas miniestações, são frequentemente danificados e removidos por vândalos. Já na Avenida Getúlio Vargas, o principal problema é o furto de fiação elétrica. De acordo com a pasta, criminosos retiram cabos das estruturas para comercialização do cobre, deixando as estações sem iluminação e comprometendo parte da infraestrutura do sistema.

Os terminais de transbordo também registram ocorrências recorrentes. Entre os danos relatados estão portas, pias e vasos sanitários quebrados, pichações e furto de materiais. Nos ônibus, há registros de estofados rasgados e marcas feitas com canetas permanentes em assentos e paredes.

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Rodolfo Suzarte, afirmou que os casos ocorrem com frequência tanto nas estações quanto nos terminais e acabam gerando custos para reposição e manutenção dos equipamentos.

Vale ressaltar que a legislação municipal prevê punições para atos de vandalismo contra o patrimônio público. Conforme a Lei Municipal nº 3.849/2018, os responsáveis podem ser submetidos a processo administrativo e multados, com valores que variam de R$ 1 mil a R$ 1 milhão, dependendo da gravidade da infração. A SEMOB orienta que casos de vandalismo ou suspeitas de furto sejam denunciados pelo telefone 156.

Cultura / 26 de junho de 2026 - 14H 00m

José Ronaldo anuncia desapropriação do prédio da Filarmônica Vitória para criar Palácio das Academias de Feira

José Ronaldo anuncia desapropriação do prédio da Filarmônica Vitória para criar Palácio das Academias de Feira
Foto: Divulgação/PMFS

A Prefeitura de Feira de Santana anunciou a desapropriação do prédio histórico da Filarmônica Vitória, localizado na rua Conselheiro Franco, com o objetivo de preservar o imóvel e transformá-lo em um espaço destinado às principais entidades culturais e acadêmicas do município. O anúncio foi feito pelo prefeito José Ronaldo durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (26), com a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade.

A medida será formalizada por meio de decreto a ser publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município neste sábado (27), declarando o imóvel de utilidade pública para fins de desapropriação.

De acordo com o prefeito, o casarão passará a ser denominado Palácio das Academias e reunirá instituições voltadas à produção intelectual, cultural e histórica da cidade. O espaço deverá abrigar a Academia Feirense de Letras, a Academia de Educação de Feira de Santana, a Academia de Letras e Artes de Feira de Santana, a Academia Metropolitana de Artes e Letras e o Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana.

Fundada em 20 de julho de 1873 pelo padre Ovídio de São Boa Ventura, a Filarmônica Vitória adquiriu o imóvel em 18 de setembro de 1894, mantendo-o como patrimônio da instituição ao longo de mais de um século.

O anúncio contou ainda com a presença dos secretários municipais Carlos Brito (Planejamento), Joilton Freitas (Comunicação) e Neto Bahia (Governo), além do presidente da Câmara Municipal, Marcos Lima, do arcebispo emérito Dom Itamar Vian, do procurador-geral do Município, Guga Leal, e de representantes das academias e entidades culturais da cidade.

Futebol / 26 de junho de 2026 - 08H 36m

Decreto estabelece turno único nas repartições municipais durante estreia do Brasil no mata-mata da Copa

Decreto estabelece turno único nas repartições municipais durante estreia do Brasil no mata-mata da Copa
Foto: Reprodução/G1

Os servidores públicos municipais de Feira de Santana que não atuam em serviços essenciais terão expediente em turno único na próxima segunda-feira (29), em razão da partida da Seleção Brasileira contra o Japão, válida pelo início da fase eliminatória da Copa do Mundo de 2026.

A medida foi oficializada por meio do Decreto nº 14.572, publicado no Diário Oficial do Município na manhã desta sexta-feira (26), alterando temporariamente o horário de funcionamento das repartições públicas municipais.

De acordo com o decreto, o atendimento ao público e o expediente administrativo ocorrerão das 8h às 12h. A determinação não se aplica aos serviços considerados essenciais, que funcionarão normalmente para garantir a continuidade do atendimento à população.

O texto também deixa claro que não será permitido o encerramento das atividades antes do horário estabelecido. Assim, todos os servidores abrangidos pela medida deverão cumprir integralmente a jornada definida até o meio-dia.

A Prefeitura destaca ainda que o turno único não se confunde com ponto facultativo. Enquanto o ponto facultativo suspende totalmente o expediente, o turno único apenas concentra as atividades em um período reduzido, mantendo o funcionamento dos órgãos municipais.

Como fica o expediente na segunda-feira (29):

• Repartições públicas municipais: funcionamento das 8h às 12h;

• Serviços essenciais: funcionamento normal, sem interrupções.

Feira de Santana / 26 de junho de 2026 - 07H 00m

Força-tarefa da SESP retira mais de 100 caçambas de resíduos da Rua Macário Cerqueira

Força-tarefa da SESP retira mais de 100 caçambas de resíduos da Rua Macário Cerqueira
Foto: Divulgação/PMFS

Uma operação de limpeza urbana conduzida pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP), em parceria com a Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA), retirou mais de 100 caçambas de resíduos da Rua Macário Cerqueira, no bairro Muchila, em Feira de Santana. Realizada ao longo dos últimos 20 dias, a ação busca recuperar uma área que estava tomada pelo descarte irregular de entulho e pelo avanço da vegetação.

O trabalho integra um esforço de ordenamento urbano que antecede as obras de pavimentação previstas para a via. Após a conclusão da limpeza, a SEINFRA dará início à etapa de infraestrutura. O cronograma de remoção de descartes clandestinos já contemplou outros pontos da cidade, como a Avenida Transnordestina, a Alameda 4, no bairro Santa Mônica, e a Rua Lopes Rodrigues.

Para evitar que o local volte a ser utilizado como depósito irregular de resíduos, a SESP implantou uma Estação de Descarte Provisório com três caixas coletoras destinadas ao recebimento de materiais provenientes de pequenos geradores e carroceiros. No local, também foi instalada uma placa educativa incentivando o descarte correto dos resíduos.

Segundo o secretário de Serviços Públicos, Justiniano França, a prioridade neste momento é conscientizar a população, mas a fiscalização será reforçada caso as irregularidades persistam.

“Estamos trabalhando nesta localidade há cerca de 20 dias e pretendemos concluir os serviços até a próxima semana. Inicialmente, nossa atuação é de orientação, mas quem insistir no descarte irregular estará sujeito às penalidades previstas na legislação”, afirmou.

A iniciativa também reforça o cumprimento das Leis Municipais nº 3.785/2017 e nº 3.987/2019, que estabelecem regras para a gestão de resíduos sólidos em Feira de Santana. As normas preveem multas que variam de R$ 500 a R$ 3 mil para infrações leves, podendo ultrapassar R$ 3.100 em casos considerados graves.

A administração municipal orienta a população a utilizar os locais adequados para descarte e a denunciar práticas irregulares, contribuindo para a preservação dos espaços públicos e para a melhoria da limpeza urbana.

Saúde / 26 de junho de 2026 - 06H 35m

Prefeitura de Feira marca chamamento público para definir gestão da UPA de Humildes

Prefeitura de Feira marca chamamento público para definir gestão da UPA de Humildes
Foto: Divulgação/PMFS

A Prefeitura de Feira de Santana realizará, na próxima segunda-feira (30), o chamamento público que irá selecionar a Organização Social (OS) sem fins lucrativos responsável pela gestão emergencial da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h do distrito de Humildes.

A sessão pública está marcada para as 9h, no Salão de Licitações da Secretaria Municipal de Administração, localizado na Avenida Sampaio, nº 344, no Centro da cidade. O chamamento público é o instrumento utilizado pela administração pública para estabelecer parcerias com entidades da sociedade civil na execução de serviços e projetos de interesse coletivo. Neste caso, o objetivo é definir a instituição que assumirá a administração da unidade de saúde.

O edital completo está disponível para consulta no portal oficial da Prefeitura de Feira de Santana e também no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP). Os interessados podem obter mais informações junto à Secretaria Municipal de Saúde, situada na Avenida Getúlio Vargas, nº 3.183, pavimento superior, bairro Santa Mônica, em dias úteis, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h. O atendimento também pode ser feito pelos telefones (75) 3612-6600 e (75) 3625-1068.

Feira de Santana / 25 de junho de 2026 - 12H 05m

Feira de Santana institui Plano Municipal da Juventude com ações para os próximos dez anos

Feira de Santana institui Plano Municipal da Juventude com ações para os próximos dez anos
Foto: Reprodução

A Prefeitura de Feira de Santana oficializou o Plano Municipal da Juventude para o período de 2026 a 2036, estabelecendo diretrizes e metas que irão orientar as políticas públicas destinadas aos jovens do município ao longo da próxima década. A iniciativa contempla a população com idade entre 15 e 29 anos e busca ampliar o acesso a oportunidades nas áreas de educação, trabalho, cultura, esporte, saúde e tecnologia.

Alinhado ao Estatuto da Juventude e ao Sistema Nacional de Juventude (SINAJUVE), o plano reúne ações voltadas à promoção de direitos, inclusão social e fortalecimento da participação juvenil nos espaços de decisão.

Entre os principais projetos previstos está a criação do programa Transform@Feira, concebido como um centro de formação e desenvolvimento para jovens. O espaço deverá oferecer reforço escolar, preparação para o Enem, orientação profissional, acompanhamento psicossocial, cursos de qualificação, acesso a ferramentas digitais e atividades voltadas à inserção no mercado de trabalho.

A proposta prevê o atendimento de pelo menos 500 jovens por ano, com a realização de oficinas, cursos, simulados, aulões e transmissões online, ampliando o alcance das atividades para estudantes da zona rural e de comunidades quilombolas.

No campo da empregabilidade, o plano institui programas como Primeiro Passo Feirense, Geração Feira e Treinar para Empregar Feira. As iniciativas têm como objetivo ampliar a qualificação profissional, facilitar o acesso a estágios e vagas de emprego, incentivar o empreendedorismo e desenvolver competências alinhadas às demandas econômicas do município.

O documento também contempla ações voltadas à saúde mental, à promoção dos direitos humanos, à valorização da diversidade, ao incentivo às atividades culturais e esportivas e ao fortalecimento da participação cidadã da juventude.

Entre as medidas previstas estão a implantação da Rede Feira Jovem Participa, da Escola Municipal de Lideranças Juvenis, do Observatório da Equidade Juvenil, dos Jogos da Juventude, do Arraiá da Juventude e do programa Feira Juventude Digital, que oferecerá formação em áreas como programação, robótica, audiovisual e uso responsável das tecnologias.

A execução do plano será acompanhada por diferentes órgãos da administração municipal, em parceria com o Conselho Municipal da Juventude, instituições de ensino e entidades da sociedade civil. O acompanhamento das metas contará com relatórios periódicos, avaliações participativas e indicadores públicos de monitoramento.

Com a implantação do Plano Municipal da Juventude, o município passa a contar com um instrumento de planejamento de longo prazo voltado à ampliação das oportunidades e ao fortalecimento do protagonismo juvenil no desenvolvimento social e econômico de Feira de Santana.

Feira de Santana / 25 de junho de 2026 - 11H 55m

Prefeitura de Feira divulga programação completa do São Pedro de Humildes, Bonfim de Feira, Jaíba e Morrinhos

A Prefeitura de Feira de Santana divulgou a programação completa dos festejos de São Pedro que integram o Arraiá de Feira 2026. Após o sucesso das celebrações de São João nos distritos de São José, Tiquaruçu e Jaguara, a festa continua com uma maratona de shows, apresentações culturais e muito forró nos distritos de Humildes, Bonfim de Feira, Jaíba e Morrinhos.

Neste final de semana, os festejos acontecem nos distritos de Humildes e Bonfim de Feira, reunindo atrações de destaque nacional, regional e artistas locais que ajudam a manter viva a tradição junina no município.

Em Humildes, a programação será realizada entre os dias 26 e 28 de junho. Além das apresentações de quadrilhas juninas, subirão ao palco artistas como Zefa de Zeca, Mastruz com Leite, Kelly Fontelli, Luan Estilizado, Banda Flor de Jurema, Unha Pintada, Ítallo Júnior, Adelmário Coelho, Xamego da Thay, Raça Negra, João Almeida e Buscapé – Arreio de Ouro.

Já no distrito de Bonfim de Feira, os festejos acontecem nos dias 27 e 28 de junho. A programação contará com shows de Anderson Dias, Raio da Silibrina, Capim Molhado, Santana – O Cantador, Gilson Reis e Beth Morena, Tayrone, Forrozão do Capitão e Colher de Pau.

A programação do Arraiá de Feira prossegue no final de semana seguinte, quando os festejos de São Pedro chegam aos distritos de Jaíba e Morrinhos.

Em Jaíba, nos dias 3 e 4 de julho, o público poderá conferir apresentações de Neném do Acordeon, Jeane Lima, Alcymar Monteiro, Igor Rei da Farra, Victor Viotti, Sandro de Castro, Solange Almeida e Caracu com Ovo, além da tradicional apresentação de quadrilha junina.

Também nos dias 4 e 5 de julho, o povoado de Morrinhos, em Jaguara, receberá os últimos festejos do circuito junino deste ano. No sábado (4), a programação terá Neine do Arrocha, Rock Salles, Forrozão Novilha de Prata, Mazinho Venturiny, Jonh Robert e Clovis e Clovinho. Já no domingo (5), as atrações serão França Lima, quadrilha junina, Mequinha do Acordeon, Tico Menezes, Zé Araújo e Jobim Araújo.

Municípios / 25 de junho de 2026 - 11H 48m

Problemas de deslocamento impediram shows de Tayrone e Thiago Aquino no Arraiá do Berimbau

Problemas de deslocamento impediram shows de Tayrone e Thiago Aquino no Arraiá do Berimbau
Foto: Reprodução

Os cantores Tayrone e Thiago Aquino não conseguiram se apresentar no Arraiá do Berimbau 2026, em Conceição do Jacuípe, após enfrentarem problemas de deslocamento durante a intensa maratona de shows do período junino. As apresentações, que estavam previstas para quarta-feira (24), foram remarcadas para o próximo dia 29 de junho.

De acordo com a organização do evento, os artistas não chegaram ao circuito da festa a tempo para cumprir os horários programados. Tayrone seria a última atração da última noite do Arraiá do Berimbau, enquanto Thiago Aquino integrava a grade de apresentações da quarta noite dos festejos.

Em comunicado divulgado nas redes sociais, a prefeitura confirmou uma nova data para os shows. Os dois cantores passarão a integrar a programação da Fan Fest – 2ª Fase, que será realizada na Praça Benjamin Costa, no centro da cidade.

Segundo os organizadores, os adiamentos foram provocados por dificuldades logísticas relacionadas ao deslocamento entre municípios, situação recorrente durante o São João devido ao grande número de apresentações realizadas por artistas em diferentes regiões da Bahia.

Os transtornos na agenda junina não ficaram restritos ao Arraiá do Berimbau. Nesta semana, os cantores Tarcísio do Acordeon, Michele Andrade e Batista Lima também tiveram apresentações canceladas em Serrinha por conta de dificuldades para chegar ao local dos shows.

Feira de Santana / 25 de junho de 2026 - 11H 31m

Sindicato recomenda liberação de trabalhadores em Feira de Santana nos dias de jogos da Seleção Brasileira

O Sindicato do Comércio (Sicomércio) de Feira de Santana orientou os empresários da cidade a liberarem os funcionários durante os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, desde que a medida seja compatível com a atividade da empresa. Segundo a entidade, não existe previsão legal nem cláusula na Convenção Coletiva de Trabalho que obrigue o fechamento do comércio ou a dispensa dos trabalhadores durante as partidas da seleção.

O próximo jogo da Seleção Brasileira está marcado para segunda-feira (29), às 14h.

A recomendação do sindicato é que os empregados sejam liberados uma hora antes do início do jogo e retornem ao trabalho uma hora após o término da partida, caso a empresa decida retomar o expediente.

De acordo com o presidente do Sicomércio, Marco Silva, a orientação leva em conta a importância cultural do futebol para os brasileiros, mas a decisão final cabe a cada empresário. “Não existe nenhuma regra que obrigue o fechamento ou o funcionamento do comércio. No entanto, pela importância do evento, estamos recomendando que o comércio encerre as atividades uma hora antes do jogo e retorne uma hora depois para aquelas empresas em que isso fizer sentido”, afirmou.

Ainda segundo o sindicato, as horas não trabalhadas deverão ser registradas no banco de horas para compensação futura, conforme as regras previstas na Convenção Coletiva de Trabalho.

Marco Silva destacou que diferentes segmentos possuem realidades distintas. Enquanto centros comerciais e shopping centers podem retomar as atividades após a partida, o comércio de rua pode optar por não reabrir, dependendo do horário e das características da operação. A entidade reforçou que o comunicado tem caráter apenas orientativo e não cria qualquer obrigação para os empregadores.

 

Feira de Santana / 25 de junho de 2026 - 11H 21m

Bebês internados no Hospital Estadual da Criança participam de ensaio temático de São João e Copa do Mundo

Bebês internados no Hospital Estadual da Criança participam de ensaio temático de São João e Copa do Mundo
Foto: Divulgação/HEC

Bebês internados nas unidades neonatais do Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, participaram de um ensaio fotográfico especial inspirado nos festejos juninos e na Copa do Mundo. A iniciativa buscou proporcionar momentos de acolhimento às famílias e tornar mais leve o período de internação dos recém-nascidos.

A ação envolveu pacientes da Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa) e da Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo), setores que atuam de forma integrada na assistência aos bebês que necessitam de acompanhamento especializado após o nascimento.

A UCINCa faz parte da terceira etapa do Método Canguru, estratégia do Ministério da Saúde que estimula o contato direto entre o bebê e sua família. A unidade é destinada, principalmente, a recém-nascidos prematuros ou de baixo peso que já apresentam evolução clínica e seguem em processo de ganho de peso, amadurecimento e preparação para a alta hospitalar.

Já a UCINCo atende bebês que necessitam de cuidados intermediários e monitoramento contínuo, oferecendo suporte especializado durante a recuperação clínica, sem a necessidade de internação em unidade de terapia intensiva.

Segundo a coordenadora da UCINCo e da UCINCa, Mariana Machado, iniciativas como essa reforçam a proposta de uma assistência que vai além dos cuidados clínicos. “Promover ações como o ensaio fotográfico reafirma o compromisso da instituição com um atendimento humanizado e acolhedor. Mais do que registrar imagens, esses momentos valorizam a história de cada bebê e fortalecem os vínculos familiares durante a internação. A humanização está presente em cada gesto de cuidado, unindo assistência técnica, sensibilidade e afeto”, destacou.

Além de criar recordações para as famílias, a atividade contribuiu para tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor, reforçando a importância do cuidado humanizado no processo de recuperação e desenvolvimento dos recém-nascidos.

Feira de Santana / 25 de junho de 2026 - 10H 10m

Novo centro logístico da Embasa em Feira de Santana recebe investimento de R$ 21,7 milhões

Novo centro logístico da Embasa em Feira de Santana recebe investimento de R$ 21,7 milhões
Foto: Divulgação/Embasa

As obras do novo Centro de Distribuição Logístico da Embasa, em Feira de Santana, seguem em andamento e já ultrapassaram 30% de execução. Com investimento de R$ 21,7 milhões em recursos próprios, o empreendimento tem como objetivo modernizar a gestão de suprimentos da empresa e fortalecer o atendimento às unidades operacionais localizadas no interior da Bahia.

Instalada nas proximidades do anel rodoviário, ao lado da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), a nova estrutura ocupará uma área de aproximadamente 6,5 mil metros quadrados. O complexo contará com galpão de armazenamento, depósito e módulo destinado à logística reversa.

O equipamento será responsável por atender às 13 unidades regionais da Embasa no interior do estado, consolidando uma estratégia de descentralização da distribuição de materiais. Segundo o gerente de Patrimônio, Obras Prediais e Gestão Documental da Embasa, Paulo Henrique Monteiro, a iniciativa responde à crescente demanda operacional da empresa.

“Cerca de 70% da movimentação de materiais da Embasa tem como destino o interior da Bahia, o que evidencia a importância do novo equipamento para garantir maior eficiência operacional e rapidez no atendimento das demandas”, destacou.

O centro será utilizado para armazenar e distribuir materiais hidráulicos e equipamentos elétricos empregados na operação dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A localização estratégica de Feira de Santana, considerada o principal entroncamento rodoviário baiano, permitirá otimizar rotas de transporte, reduzir distâncias percorridas e aumentar a agilidade na entrega de insumos.

A expectativa da empresa é alcançar ganhos de produtividade, redução de custos operacionais e maior eficiência no suporte às ações de manutenção e expansão dos sistemas de saneamento. Atualmente, a Embasa atende mais de 3,4 milhões de ligações de água e mais de 1 milhão de ligações de esgoto no interior da Bahia.

Além dos benefícios operacionais, a obra também contribui para a geração de empregos. No momento, cerca de 65 trabalhadores atuam diretamente na construção, enquanto outros 40 postos indiretos foram criados.

Para o diretor de Gestão Corporativa da Embasa, João Alves Pinto, o empreendimento representa um importante reforço à infraestrutura da empresa. “O novo Centro de Distribuição Logístico foi concebido para atender à dimensão territorial da Bahia e ao crescimento das demandas da Embasa, garantindo mais eficiência, agilidade e capacidade de resposta às unidades do interior, contribuindo diretamente para a melhoria dos serviços prestados à população”, afirmou.

Feira de Santana / 25 de junho de 2026 - 09H 51m

Liquida Feira 2026 começa com descontos de até 50% e sorteio de carros e TVs

Logo após o intenso movimento de compras impulsionado pela campanha São João de Prêmios, o comércio de Feira de Santana se movimenta para manter as vendas aquecidas. A partir desta quinta-feira (25) até o dia 4 de julho, acontece a Liquida Feira 2026, uma das maiores campanhas promocionais do varejo baiano, que neste ano chega com o tema “Desconto de Verdade”.

Realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Feira de Santana, a campanha reúne cerca de mil lojas de diversos segmentos do comércio da cidade, inclusive do Boulevard Shopping, Cidade das Compras, Shopping Avenida e Shopping Millenium. Os descontos chegam a 50% em produtos selecionados e, além das ofertas, os consumidores que realizarem compras nos estabelecimentos participantes também poderão concorrer a prêmios.

A cada R$ 100 em compras, será entregue um cupom para participação nos sorteios. Compras realizadas por meio das maquininhas da Cielo garantem cupons triplos, aumentando as chances de ganhar. Entre os prêmios destinados aos consumidores estão dois carros Fiat Mobi Like e dez televisores de 50 polegadas. O sorteio será dia 7 de julho.

De acordo com o presidente da CDL Feira de Santana, Juscelino Brito, a expectativa é de mais uma edição de grande impacto para o comércio local. “A Liquida Feira já faz parte do calendário dos consumidores e dos lojistas. Este ano, estamos antecipando a campanha para aproveitar o momento logo após o São João, oferecendo descontos reais e criando um ambiente favorável para novas compras. É uma ação que beneficia o consumidor e fortalece toda a cadeia do comércio da nossa região”, destaca.

Já gestora estratégica da CDL Feira, Alana Carvalho, destaca que a campanha também é uma oportunidade para as empresas consolidarem relacionamento com seus clientes. “Temos observado que as empresas que mais crescem em nossa cidade não são apenas aquelas que oferecem os melhores preços, mas as que conseguem proporcionar experiências memoráveis. A Liquida Feira é uma oportunidade para atrair novos consumidores, fortalecer a marca e transformar atendimento em fidelização. Promoção traz o cliente para a loja, mas é o atendimento que faz ele voltar”, destaca.

A Liquida Feira 2026 é uma realização da Câmara de Dirigentes Lojistas de Feira de Santana, com apoio da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana, do Sindicato do Comércio de Feira de Santana, do Centro das Indústrias de Feira de Santana (CIFS) e do Instituto Pensar Feira.

Bahia / 24 de junho de 2026 - 11H 44m

Bahia dá início à contagem regressiva para a Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino 2027

Enquanto a bola rola na Copa do Mundo 2026, a Bahia já prepara a próxima grande jogada: daqui a um ano, as mulheres estarão no centro do campo. Nesta quarta-feira (24), o Governo do Estado deu o pontapé inicial na contagem regressiva de 365 dias para a Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino 2027, em evento realizado no Dique do Tororó, em Salvador.

“Foi com muita alegria que a Bahia disputou e venceu como estado-sede para a Copa do Mundo Feminina de 2027. A seleção masculina está jogando, e a gente está trabalhando de domingo a domingo. São várias secretarias do Governo da Bahia envolvidas nesse processo”, destacou Vicente Neto, diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

O marco da celebração foi a inauguração de uma placa comemorativa dos 365 dias para a abertura da competição, instalada ao lado do monumento em formato de berimbau. A programação incluiu também a entrega da revitalização do monumento, repaginado com as cores da Copa, preservando a homenagem a Moa do Katendê, mestre de capoeira Angola e referência da cultura popular baiana; além de um receptivo especial com as baianas. O ato conectou a preparação para o maior torneio do futebol feminino do planeta à memória e à identidade cultural da Bahia.

A contagem regressiva deverá impulsionar a promoção da Bahia no mercado internacional do turismo esportivo, estimular o comércio e os serviços e contribuir para a atração de eventos e negócios ligados à competição. No campo social, o planejamento busca incentivar a prática do futebol feminino nas comunidades e ampliar o protagonismo das mulheres no esporte e na cultura.

Atletas do futebol feminino baiano participaram da celebração, como Iara Pereira, de 51 anos, jogadora e fundadora do time Remo, da Península Itapagipana de Salvador. O time, por diversas vezes, foi campeão baiano de fut7 e de outras modalidades.

“É uma emoção muito grande viver este momento e lembrar da luta das pioneiras do futebol feminino, que durante muito tempo foram impedidas de jogar. Hoje, além de ocuparmos esses espaços, estamos ajudando outras mulheres e meninas a fazerem o mesmo, dentro e fora de campo. A Copa Loreta Valadares e o apoio do Governo do Estado, por meio da Sudesb, têm sido fundamentais para ampliar oportunidades e dar melhores condições às atletas”, disse Iara.

A edição de 2027 será a primeira Copa do Mundo de Futebol Feminino realizada no Brasil e no continente sul-americano. Salvador estará entre as cidades-sede da competição, ao lado de Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

A preparação da Bahia está sendo organizada de forma transversal por meio do programa Elas em Campo, envolvendo diferentes áreas do Governo do Estado. Mobilidade urbana, turismo, cultura, captação de grandes eventos, ambiente de negócios e políticas para as mulheres integram o planejamento para receber atletas, delegações, torcedores e visitantes e, principalmente, ampliar os benefícios da competição para a população.

A infraestrutura existente e em expansão, com equipamentos como metrô e VLT, soma-se às iniciativas de promoção turística, atividades culturais, rodadas de negócios e ações voltadas para o público feminino.

Para a chefe de gabinete da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Patrícia Barreto, a Copa será uma oportunidade para que mais mulheres protagonizem e se beneficiem dos impactos sociais e econômicos desse grande evento. “É um momento histórico, que reconhece a trajetória de mulheres e meninas que lutaram para conquistar espaço no futebol e em tantos outros ambientes. A realização da competição fortalece as políticas de equidade de gênero no nosso estado e reafirma o compromisso de garantir que as mulheres estejam em todos os espaços que desejarem ocupar”.

Municípios / 23 de junho de 2026 - 09H 52m

Última noite do São João promete maratona de shows até o amanhecer em Santo Estêvão; Santana, Tayrone e Xandy Harmonia são atrações

O São João de Santo Estevão chega ao seu último dia nesta terça-feira (24) com uma programação que promete manter o ritmo de animação até o amanhecer. Considerado um dos festejos juninos mais organizados da região, o evento encerra sua edição de 2026 reunindo grandes atrações e consolidando Santo Estêvão como um dos principais destinos do período junino na Bahia.

A programação começa às 20h com o cantor Beto Botho e segue durante toda a madrugada com apresentações de Baby Ribeiro, Brenno Oliveira, Santana, Manim Vaqueiro, Tayrone e Adelmario Coelho. O encerramento ficará por conta de Xandy Harmonia, que sobe ao palco às 7h da manhã para fechar a festa em grande estilo.

Ao longo dos últimos dias, milhares de pessoas passaram pelo circuito da festa, que tem atraído cada vez mais visitantes de cidades vizinhas, especialmente de Feira de Santana. A estrutura, organização, segurança e a diversidade da programação artística contribuíram para o sucesso de mais uma edição do São João Cidade Destino. “Nossa equipe empenhou bastante trabalho nos últimos dias para que todos pudessem curtir o melhor São João da Bahia aqui na nossa cidade” disse o prefeito Tiago Dias.

Entre as novidades deste ano esteve a implantação do Camarote Inclusivo, espaço exclusivo para Pessoas com Deficiência (PCD). O local contou com acesso para até 30 pessoas por noite, além de acompanhante, respeitando a ordem de chegada. A iniciativa foi elogiada por garantir mais conforto, acessibilidade e inclusão durante os festejos.

Outro destaque foi o reconhecimento recebido pela Prefeitura de Santo Estêvão com o Certificado de Transparência nos Festejos Juninos, concedido pelo Ministério Público. A certificação atesta a divulgação das informações relacionadas aos investimentos e contratações realizadas para o evento, reforçando o compromisso da gestão municipal com a transparência na aplicação dos recursos públicos.

Feira de Santana / 23 de junho de 2026 - 09H 31m

Estação de Cruz das Almas ganha nova intervenção artística inspirada na Copa do Mundo para o São João 2026

A tradicional Estação Ferroviária de Cruz das Almas recebeu mais uma grande intervenção artística para celebrar o São João da cidade. Em seu sexto ano consecutivo, o projeto Cores do São João, de revitalização do espaço, foi realizado pela equipe do artista Rodrigo Muricy, em uma iniciativa da Matiz Cores e Tintas, em parceria com a Suvinil e Prefeitura Municipal de Cruz das Almas.

Reconhecida como um dos principais cartões-postais do circuito junino, a estação passou por um processo completo de renovação. Diferente dos anos anteriores, a edição de 2026 contou com uma etapa mais aprofundada de restauração, incluindo a raspagem de grande parte dos painéis que apresentavam desgaste natural provocado pela ação do tempo. Após a recuperação da superfície, foi realizado o emassamento e a aplicação de uma nova pintura utilizando as cores amarelo, verde, azul e branco, criando uma identidade visual inspirada na atmosfera da Copa do Mundo.

A proposta deste ano buscou unir a paixão nacional pelo futebol com a força da cultura nordestina e das tradições juninas. No painel principal, a história e os símbolos de Cruz das Almas foram representados por meio de uma linguagem visual mais leve, colorida e cartunizada, proporcionando uma experiência mais acessível e instagramável para moradores e visitantes.

Já nos demais painéis espalhados pelo prédio, foram inseridos elementos que dialogam diretamente com o universo da Copa do Mundo, sem deixar de lado os ícones que representam a identidade cultural do São João. Entre eles estão a sanfona, o milho, as bandeirolas e outros símbolos tradicionais da festa.

Como homenagem ao Rei do Baião, o espaço também recebeu uma frase de Luiz Gonzaga na parte posterior da estação, voltada para a área do palco principal do Circuito Luiz Gonzaga, reforçando a conexão entre arte, memória e tradição.

“A intervenção reafirma o compromisso da nossa equipe em transformar a arte urbana em uma ferramenta de valorização cultural e pertencimento, contribuindo para fortalecer ainda mais a identidade visual de um dos maiores e mais tradicionais festejos juninos do Brasil”, afirma Muricy.

Bahia / 22 de junho de 2026 - 22H 36m

Conta de água e esgoto na Bahia terá reajuste a partir do dia 20 de julho

Conta de água e esgoto na Bahia terá reajuste a partir do dia 20 de julho
Foto: Ag A Tarde

A conta de água e esgoto na Bahia terá reajuste de 3,57%, conforme publicação no Diário Oficial do Estado no último sábado (20). O aumento foi aprovado pela Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia e passa a valer a partir de 20 de julho.

Com a atualização, a tarifa de referência para o consumo de seis metros cúbicos passa de R$ 43,23 para R$ 44,77, um acréscimo de R$ 1,54. O reajuste será aplicado de forma linear em todas as categorias e faixas da tabela de serviços.

Na tarifa residencial social, que considera o consumo mínimo de seis metros cúbicos, o aumento será de R$ 0,56, passando de R$ 15,72 para R$ 16,28. Já na categoria residencial normal, o valor sobe de R$ 43,23 para R$ 44,77.

Segundo a regulação, o reajuste anual segue previsão da Lei Federal nº 11.445/2007, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico. O objetivo é recompor perdas financeiras causadas pela inflação e pelo aumento de custos operacionais, como energia elétrica, materiais hidráulicos, produtos químicos e equipamentos utilizados nos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Cultura / 22 de junho de 2026 - 17H 55m

Encerramento dos festejos juninos em Tiquaruçu reúne grande público e anima moradores do distrito

Encerramento dos festejos juninos em Tiquaruçu reúne grande público e anima moradores do distrito
Foto: Divulgação/PMFS

A última noite dos festejos juninos em Tiquaruçu levou muita animação e um grande público à praça principal do distrito. Moradores e visitantes de diferentes idades participaram do encerramento, que consolidou o evento como um momento de convivência familiar, acolhimento e segurança.

Entre o público, a avaliação foi positiva. A visitante Milena Suzart destacou a organização e a tradição de frequentar o distrito. “A festa está maravilhosa, tudo perfeito. Meu esposo é daqui e eu frequento o distrito há 12 anos. Para mim, é o melhor lugar do mundo, não existe nada igual”, afirmou.

A programação da noite manteve o ritmo do arrasta-pé até o fim, com apresentações de Woltimar, Luxo e Ostentação e da banda Balanço Gostoso, que animou o público com clássicos do forró das antigas, como “Manchete dos Jornais” e “Cobertor”.

O encerramento ficou por conta da banda Menina Faceira, que manteve a energia em alta com um repertório de forró eletrônico, incluindo sucessos como “Love You Baby”, “Longe de Você”, “Só Você”, “Combinado Assim” e “Baby Não Vá”.

Para garantir a tranquilidade do público, a Prefeitura de Feira de Santana montou um esquema especial de segurança e mobilidade. A ação contou com a atuação da Guarda Municipal e das equipes da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), responsáveis pela organização do fluxo de veículos e pelo ordenamento das vias no distrito.

Cultura / 22 de junho de 2026 - 14H 16m

Paula Fernandes leva sucessos da carreira ao palco no segundo dia do Arraiá de Feira em São José

Paula Fernandes leva sucessos da carreira ao palco no segundo dia do Arraiá de Feira em São José
Foto: Divulgação/PMFS

A segunda noite do Arraiá de Feira no distrito de São José foi marcada por grande participação popular e por uma apresentação emocionante da cantora Paula Fernandes, uma das principais atrações da programação deste domingo (21). Com a praça principal tomada por moradores e visitantes, a artista protagonizou um dos momentos mais aguardados dos festejos juninos promovidos pela Prefeitura de Feira de Santana.

Dona de uma trajetória consolidada na música sertaneja, Paula Fernandes levou ao palco sucessos conhecidos pelo público, que acompanhou as canções em coro durante toda a apresentação. A interação com os fãs e o clima de emoção transformaram o show em um dos pontos altos da festa.

A programação teve início com a apresentação da Quadrilha Arraiá da Juventude, grupo tradicional do distrito de São José. Com figurinos coloridos e coreografias inspiradas na cultura nordestina, os integrantes arrancaram aplausos do público e reforçaram a valorização das tradições juninas.

Em seguida, Erick Reis animou os presentes com um repertório voltado ao forró e à música regional. Logo depois, a banda Amor Voraz manteve o ritmo da festa e reuniu admiradores em frente ao palco.

Uma das novidades da noite foi o cantor Filho do Piseiro, que se apresentou pela primeira vez no Arraiá de Feira. O artista celebrou a oportunidade de participar dos festejos e destacou o repertório preparado especialmente para o evento.

“Está fazendo esse show incrível aqui com vocês hoje, primeira vez na Feira de Santana. Eu separei um repertório especial, com muito amor, com muita alegria, muita diversão, muito piseiro, muito forró, muita quadrilha. Vai ter de tudo um pouco para todo mundo curtir, se divertir e se balançar”, afirmou.

Encerrando a programação, Lucas Viana manteve a animação do público até os últimos momentos da festa, concluindo mais uma noite de sucesso dos festejos juninos no distrito.

Promovido pela Prefeitura de Feira de Santana, o Arraiá de Feira segue levando atrações musicais, manifestações culturais e entretenimento aos distritos do município, fortalecendo as tradições nordestinas e movimentando os festejos juninos em diversas comunidades.

Feira de Santana / 22 de junho de 2026 - 12H 43m

São João altera funcionamento do comércio e serviços em Feira de Santana; confira o que abre e fecha

São João altera funcionamento do comércio e serviços em Feira de Santana; confira o que abre e fecha
Foto: Divulgação/PMFS

O feriado de São João, celebrado na terça-feira (24), provoca mudanças no funcionamento do comércio, de shoppings, bancos e serviços em Feira de Santana. Na segunda-feira (23), véspera da data festiva, diversos estabelecimentos funcionarão em horário reduzido, enquanto na terça-feira (24) parte das atividades será suspensa.

No Shopping Boulevard, as lojas e quiosques funcionarão das 9h às 16h na segunda-feira (23), mesmo horário da praça de alimentação. O Sam’s Club e a Farmácia Brito atenderão das 8h às 17h, enquanto a casa lotérica funcionará das 8h às 16h. O restaurante Outback abrirá das 11h30 às 17h. A Clinos permanecerá fechada e o Saúde Center funcionará das 7h às 13h.

Já no Shopping Avenida, as lojas, quiosques e praça de alimentação funcionarão das 10h às 16h na véspera do feriado. O restaurante Detroit abrirá das 11h30 às 16h e o Lumini Park atenderá das 13h às 16h.

No Shopping Millenium, lojas, quiosques e praça de alimentação funcionarão das 11h às 16h. A Farmácia Caroá e a lavanderia manterão o atendimento normalmente.

O comércio do centro da cidade tem recomendação para funcionar das 8h às 16h. O Centro de Abastecimento ficará aberto até as 17h, enquanto o Feiraguay funcionará até as 18h. Os bancos terão expediente normal. A Prefeitura de Feira de Santana não terá atendimento ao público.

No dia de São João, terça-feira (24), as lojas, quiosques e a praça de alimentação do Shopping Boulevard permanecerão fechados. O Sam’s Club e a Farmácia Brito funcionarão das 7h às 16h. O Outback abrirá das 11h30 às 22h30. A casa lotérica, a Clinos e o Saúde Center não funcionarão.

No Shopping Avenida, as lojas e quiosques estarão fechados. A praça de alimentação poderá funcionar facultativamente das 12h às 20h. O restaurante Detroit abrirá das 17h às 22h e o Lumini Park permanecerá fechado. No Shopping Millenium, lojas, quiosques e praça de alimentação não funcionarão.

O comércio do centro da cidade, o Centro de Abastecimento e o Feiraguay estarão fechados durante todo o feriado. Os bancos também não terão expediente, assim como a Prefeitura de Feira de Santana.

A programação dos cinemas dos shoppings deve ser consultada diretamente nos canais oficiais de cada empreendimento.

Histórico

2019
set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2018
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2017
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2016
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2015
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2014
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2013
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2012
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2011
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2010
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2009
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2008
dez | nov