Prefeitura institui Observatório de Segurança Pública para monitorar dados da violência em Feira de Santana
Com a proposta de fortalecer o monitoramento da violência e apoiar a formulação de políticas públicas, a Prefeitura de Feira de Santana instituiu, na quarta-feira (25), o Observatório Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (OSEP), órgão vinculado à Secretaria de Prevenção à Violência e à Segurança Pública (Seprev) que será responsável por reunir e analisar dados sobre a criminalidade no município.
O Observatório terá como principal função organizar informações provenientes de fontes públicas e privadas, cruzando indicadores para transformar dados em conhecimento estratégico. A iniciativa também prevê o acompanhamento da efetividade das ações de segurança pública e defesa social já desenvolvidas na cidade, permitindo uma avaliação mais precisa das políticas implementadas.
De acordo com a proposta, o OSEP funcionará como um instrumento metodológico voltado à produção de análises estatísticas, socioeconômicas e de justiça criminal. A expectativa da gestão municipal é que os estudos subsidiem decisões administrativas e contribuam para o enfrentamento mais eficaz da violência.
As informações coletadas serão mantidas em sigilo e utilizadas, principalmente, para a formação de um banco de dados estatísticos destinado a pesquisas e estudos sobre o fenômeno da violência local e demais situações que demandem análise aprofundada. Entre as atribuições do Observatório está a divulgação periódica de indicadores criminais em escala municipal, por meio da elaboração de relatórios mensais com análises quantitativas, qualitativas e espaciais.
Os servidores que atuarão no OSEP serão integrantes do quadro efetivo da Seprev e indicados pelo secretário da pasta. Eles passarão por treinamento específico com carga horária de 120 horas, voltado às demandas técnicas do Observatório e ao tratamento seguro das informações.
Para garantir a proteção dos dados, o acesso ao espaço onde ficam os equipamentos utilizados nas atividades será restrito apenas aos profissionais autorizados. A prefeitura destaca que o sigilo sobre todas as informações coletadas e analisadas será absoluto, seguindo protocolos de segurança e confidencialidade.