Projeto do ‘Trem Feira-Salvador’ é apresentado na Câmara; obra deve durar oito anos
O projeto do “Trem Feira-Salvador”, que vem sendo destaque na imprensa nos últimos meses, foi oficialmente apresentado nesta quinta-feira (4) a vereadores de Feira de Santana, durante reunião realizada na Câmara Municipal.
A iniciativa, idealizada pela empresa Tic Bahia, prevê a construção de uma ferrovia ligando Feira à capital baiana, com pátio de cargas e área destinada ao desembarque de passageiros. De acordo com os sócios-diretores da companhia, Danilo Ferreira e Osvaldo Otan, a expectativa é de que a obra traga transformações profundas para a macrorregião.
No modelo proposto, o trem de caráter expresso faria o trajeto Feira-Salvador em apenas 35 minutos. Os empreendedores solicitaram apoio dos parlamentares para sensibilizar autoridades federais a autorizarem o investimento.
“É muito importante entender o tamanho de Feira neste contexto. Assim como o que a gente está desenvolvendo nesta estrutura nova, baseada em novos caminhos e traçados mais curtos, aproveitando o tracejado da Bahia. Isto pode mudar a cidade para os próximos 100 anos”, afirmou Danilo.
Além da ligação direta com Salvador, o sistema permitiria conexões para cidades como Recife, Caruaru e Salgueiro, ampliando a integração do transporte regional. O projeto já recebeu aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e aguarda autorização do Ministério dos Transportes para ser iniciado.
Segundo a proposta, seriam implantadas nove estações ao longo do percurso, começando em Águas Claras, em Salvador, e passando por municípios como Simões Filho, Candeias, São Sebastião do Passé e Conceição do Jacuípe, esta última apontada como a principal parada do sistema. Em Feira de Santana, estão previstas duas estações: uma na avenida Nóide Cerqueira/Parque de Exposições e outra nas proximidades do Hospital Lopes Rodrigues.
Outro ponto destacado é a possibilidade de estender o serviço para cidades do Recôncavo, como Cachoeira e Cruz das Almas. Para viabilizar essa integração, está prevista a criação de uma Estação Rodoferroviária em Feira, unindo transporte rodoviário e ferroviário no mesmo espaço, substituindo o atual terminal de ônibus.
De acordo com Osvaldo Otan, o investimento, estimado em R$ 8 bilhões, seria custeado pela iniciativa privada, com quatro empresas já estudando a viabilidade. A passagem deverá custar cerca de R$ 45.
“A gente está inserindo Salvador-Feira numa questão estrutural maior. E a solução já está estudada e planejada pela nossa empresa. Fizemos questão de explicar a proposta, porque de repente pode surgir a necessidade de tratar sobre ela em Brasília”, frisou Otan.
Se o aval do governo federal sair ainda este mês, o prazo para conclusão da obra é de oito anos, segundo a empresa.