Vereador apresenta projeto de lei para proibir criação de pássaros em gaiolas, em Feira de Santana

O vereador Galeguinho (União Brasil) apresentou, na Câmara Municipal, um Projeto de Lei que proíbe a criação de pássaros em gaiolas, no âmbito do Município de Feira de Santana.
A proposta, protocolada na semana passada no Legislativo, está em tramitação. Em discurso, na sessão desta quarta (26), o edil classificou a medida como “extremamente importante”.
Para o vereador, é preciso “dar um basta” na prática de maus-tratos às aves. “Fica a impressão de que estarmos vivendo ainda nos séculos XV, XVI ou XVII. E não no século XXI”, disse, na ocasião.
Criados em gaiolas, argumentou Galeguinho, estes pássaros são impedidos de se reproduzir: “Não tem como isto acontecer, devido a estarem presos do início ao fim da vida”.
Pedro Américo (Cidadania) concordou que o tema é bastante delicado. No entanto, manifestou preocupação quanto à existência de diferentes situações, envolvendo a criação de pássaros no ambiente doméstico. Há casos, explicou o vereador, onde indivíduos de determinados setores, os passarinheiros, são autorizados a criar por órgãos de proteção ambiental.