×
Feira de Santana / 19 de fevereiro de 2024 - 20H 48m

Queda de energia provoca morte de 14 mil peixes em criatório no distrito da Matinha, em Feira

Queda de energia provoca morte de 14 mil peixes em criatório no distrito da Matinha, em Feira
Foto: Reprodução

As chuvas que atingem Feira de Santana deste o sábado (17) passaram deixando alguns transtornos e até prejuízos para a população. É o caso do empresário Ricardo Araújo, que tem um criatório de peixes no distrito da Matinha.

Segundo o psicultor, os raios e trovões provocaram interrupções no fornecimento de energia elétrica. Diante da situação, que durou das 18h às 23h, aproximadamente 14 mil peixes morreram.

A estimativa de prejuízo é em torno de R$ 180 mil reais. Apesar do significativo impacto financeiro, a Neonergia Coelba não se pronunciou até o momento.

O empresário registrou o cenário devastador e o vídeo rapidamente repercutiu nas redes sociais. É possível ver  uma grande quantidade de peixes mortos em um dos tanques do criatório.

Bahia / 19 de fevereiro de 2024 - 20H 20m

Inscrições para concurso da Adab já estão abertas e seguem até 4 de abril

Inscrições para concurso da Adab já estão abertas e seguem até 4 de abril
Foto: Divulgação

Começaram nesta segunda-feira (19) as inscrições para o concurso público da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Realização da Secretaria da Administração do Estado (Saeb) em parceria com a Adab, o certame do Edital Saeb 01/2024 está oferecendo 120 vagas para o cargo de Fiscal Estadual Agropecuário e 40 para o cargo de Técnico em Fiscalização Agropecuária.

Os interessados em concorrer a uma das oportunidades oferecidas para o cargo de Fiscal Estadual Agropecuário podem escolher entre duas áreas de atuação: Defesa Sanitária e Inspeção Animal ou Defesa Sanitária Vegetal. No primeiro caso, é preciso ter graduação em Medicina Veterinária e, no segundo, em Agronomia. Com remuneração inicial de R$ 6.513,00, os aprovados obedecerão a um regime de trabalho de 40 horas semanais.

Já os candidatos ao cargo de Técnico em Fiscalização Agropecuária devem possuir formação de nível técnico em Agropecuária, nos termos definidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico, fixadas por meio de Resolução da Câmara de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC). A remuneração para a classe inicial do cargo será de R$ 2.442,00, também para 40 horas semanais.

Trinta por cento das vagas serão reservadas aos candidatos que se autodeclararem negros (pretos/pardos). O concurso também prevê um percentual de 5% do número de vagas exclusivo para candidatos com deficiência, de acordo com a legislação vigente.

INSCRIÇÕES

As inscrições devem ser realizadas no site da FGV, empresa responsável pelo certame. O período de inscrições se encerra às 16h do dia 04 de abril de 2024.

As provas serão realizadas em Salvador. A seleção contará com três etapas: provas objetivas (caráter eliminatório e classificatório); prova discursiva (caráter eliminatório e classificatório) e prova de títulos (caráter classificatório, somente para o cargo de Fiscal Estadual Agropecuário).

Política / 19 de fevereiro de 2024 - 20H 19m

Deputado apresenta projeto para proibir distinção entre ‘elevador social’ e ‘elevador de serviço’ na Bahia

Deputado apresenta projeto para proibir distinção entre ‘elevador social’ e ‘elevador de serviço’ na Bahia
Foto: Divulgação

A distinção atual entre elevadores sociais e de serviço em prédios privados pode estar com dias contados. Isso porque o deputado Manuel Rocha (UB) acaba de apresentar projeto de lei na Assembleia Legislativa que acaba com a prática.

“Denominar um elevador como de serviço é racismo institucional, que não pode existir em uma sociedade democrática de direito”, explica o parlamentar.

Ele defende que os princípios básicos da dignidade humana passam por uma efetiva igualdade.

“Constatamos que em prédios privados os elevadores são comumente denominados de ‘elevador social’ e ‘elevador de serviço’, gerando reclamações de preconceitos por prestadores de serviços e funcionários de condomínios”, diz Manuel Rocha, ressaltando que a questão tem ocasionado inclusive debates jurídicos no âmbito da justiça do trabalho.

O projeto que passou a tramitar esta semana preconiza que “todas as pessoas entrarão nos elevadores existentes e disponíveis sem qualquer discriminação, cabendo, apenas em casos pontuais, o direcionamento a determinado elevador”. Uma das exceções, apontada no parágrafo primeiro do Art. 1º da proposição, é a destinação de um elevador para carregamento.

O parágrafo seguinte diz que “Somente quando estiverem transportando volumes, cargas, de serviços de obras e reparos, em trajes de banhos, ou transportando animais domésticos de qualquer espécie é que as pessoas poderão ser orientadas a utilizar determinado elevador”.

O Art. 3º estabelece as penalidades para os condomínios que decidirem não se adequar ao novo ordenamento, sendo cabível apenas a advertência durante a primeira autuação.

Constatadas infrações após isso, haverá multa de R$1,5 mil para cada autuação.

Feira de Santana / 19 de fevereiro de 2024 - 20H 17m

Inauguração da maior escola da rede municipal marca início do ano letivo em Feira

Inauguração da maior escola da rede municipal marca início do ano letivo em Feira
Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (19), foi reinaugurada a Escola Municipal José Raimundo Pereira de Azevedo, no conjunto Feira VII. Há 28 anos atendendo a comunidade, passou por uma grande transformação e foi totalmente modernizada.

“A unidade de ensino precisava dessa interferência, há uma demanda muito grande nessa região, visto que são 40 turmas para atender a 1.070 estudantes. Utilizamos materiais de alta resistência, o piso foi substituído, as redes elétrica e hidráulica também foram reestruturadas, todos os ambientes foram climatizados. A quadra de esportes foi reformada, o auditório foi ampliado, além de todo material pedagógico disponibilizado para a realização do trabalho”, explica a secretária Anaci Paim.

A escola tem dois módulos. O primeiro tem dois pavimentos com cômodos administrativos, 13 salas de aula, refeitório, salas multiuso, de vídeo e laboratórios, entre outros, banheiro adaptado e depósito. O módulo 2 conta com sete salas de aula, salas para os setores administrativos, auditório com dois camarins e capacidade para 90 pessoas, biblioteca, almoxarifado, salas de oficina e arquivo, além de banheiros adaptados para pessoas com deficiência. Todos os ambientes são climatizados e possuem aparelhos de ar condicionado instalados.

Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Colbert Martins Filho destacou a importância de dar, cada vez mais, melhores condições para o ensino e aprendizagem.

“Nós investimos aqui mais de 8 milhões de reais, renovamos a escola que presta um serviço extremamente importante para as pessoas que moram aqui nessa região. Temos professores qualificados e comprometidos e toda a estrutura necessária para que a educação de qualidade seja acessível para toda a rede municipal. A prefeitura quer fazer isso e nós vamos fazer isso da melhor forma possível”.

A escola homenageia o professor José Raimundo Pereira de Azevedo, que foi prefeito, vice-prefeito e ocupou o cargo de secretário de Educação de Feira de Santana por três vezes.

Esportes Equestres / 19 de fevereiro de 2024 - 18H 00m

Feira de Santana vai sediar prova oficializada ABQM durante a II Etapa do Campeonato Baiano de Ranch Sorting 2024

Feira de Santana se prepara para sediar a emocionante segunda etapa do Campeonato Baiano de Ranch Sorting 2024, que será realizada no Rancho NV nos dias 8 e 9 de março. Este evento promete reunir os melhores competidores da região em uma disputa acirrada e repleta de adrenalina.

Uma das novidades desta etapa é a inclusão de uma prova oficializada pela ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha) nas categorias aberta, master e 19+, adicionando ainda mais prestígio e competitividade ao evento.

Para os amantes do esporte equestre que não puderem comparecer pessoalmente, a boa notícia é que a competição será transmitida ao vivo no YouTube, através do canal Agenda do Cavalo, proporcionando aos espectadores uma experiência emocionante e imersiva, acompanhando cada lance e estratégia dos competidores.

Com a expectativa de receber mais de 50 competidores, entre homens e mulheres, vindos de diversas cidades da Bahia, a II Etapa do Campeonato Baiano promete ser um verdadeiro espetáculo de habilidade e destreza. Os competidores irão demonstrar todo o seu talento e técnica na arte de apartar o gado em alta, em meio a uma atmosfera de pura emoção.

O Campeonato Baiano de Ranch Sorting é composto por um total de 8 etapas, sendo esta a segunda delas. Além da glória esportiva, os competidores também terão a oportunidade de disputar uma premiação final que ultrapassa os R$50 mil, demonstrando o compromisso e investimento da organização em reconhecer o talento e dedicação dos participantes.

Política / 19 de fevereiro de 2024 - 14H 24m

Governador inaugura colégio em tempo integral em Feira de Santana

Governador inaugura colégio em tempo integral em Feira de Santana
Foto: Divulgação/GOV BA

O ano letivo 2024 da rede estadual de ensino começou nesta segunda-feira (19) para mais de 650 mil estudantes matriculados nas 1.082 escolas e nos 674 anexos em toda a Bahia. Na cidade de Feira de Santana, no Portal do Sertão, a data teve um brilho especial. Isso porque foi inaugurado o Colégio Estadual de Tempo Integral Georgina de Melo Erismann, no bairro Olhos D’água. Esta é a 36ª unidade entregue na gestão de Jerônimo Rodrigues. O governador participou da atividade.

As atividades pedagógicas na segunda maior cidade baiana tiveram início com apresentações culturais, palestra da jornalista pernambucana Jullie Dutra, vencedora do quadro ‘Quem Quer Ser Um Milionário?’, do programa Domingão com Hulk, da Rede Globo, e aula magna do governador, que foi transmitida, virtualmente, para todos os municípios do estado, através do canal Educação Bahia no YouTube e de outros meios. Na oportunidade, ele deixou uma mensagem de boas-vindas aos estudantes, professores e dirigentes para este início de mais uma jornada educacional.

“Nós faremos entregas de escolas como estas em toda Bahia. São mais de 20 escolas prontas. Amanhã, por exemplo, eu estarei em Itaparica, entregando escolas. Esta semana vai ser toda assim. Vamos cortar o Estado para poder fazer novas entregas de escola com esse perfil. Nós vamos anunciar, em março, novos investimentos em escolas. Escolas novas, ampliação, modernização. Com quadra, com laboratório, campos, com site, com restaurante. Possivelmente, o PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] da Educação ultrapassará um bilhão de reais em novas escolas”, disse o governador.

Política / 19 de fevereiro de 2024 - 13H 00m

Ex-vereador, Vando Figueredo anuncia pré-candidatura a prefeito de Serra Preta

Ex-vereador, Vando Figueredo anuncia pré-candidatura a prefeito de Serra Preta
Foto: Blog do Velame

Vereador por quatro mandatos. Presidente da Câmara em duas ocasiões. Ex-secretário de Ação Social. É com essa bagagem que Vando Figueredo anunciou oficialmente a sua pré-candidatura a prefeito de Serra Preta.

O martelo foi batido nesta segunda-feira (19), durante encontro com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Ângelo Almeida, que é o líder estadual do PSB na Bahia, partido pelo qual o ex-vereador pretende concorrer.

No tabuleiro político de Serra Preta, a pré-candidatura é vista como um caminho natural. Isto porque, em 2020, Vando Figueredo abriu mão da disputa, em prol da unidade. Na ocasião ficou acertado entre o grupo que ele seria o próximo a disputar o pleito municipal.

“Antes de tudo, quero agradecer ao secretário Ângelo Almeida por ter aberto as portas do PSB e demonstrado, desde o início, total confiança no trabalho desenvolvido. Agora é a hora de arregaçar as mangas, conversar com quem deseja disputar as cadeiras de vereadores e, principalmente, ouvir o povo. O que apresento não é apenas uma pré-candidatura, mas um projeto que seja capaz de dialogar com a sociedade, construindo uma Serra Preta ainda melhor para todos”, disse, durante visita com o governador Jerônimo Rodrigues.

Em entrevista ao Blog do Velame, o líder serrapretense explicou as ações já desenvolvidas em prol do município, garantindo que a pré-candidatura não é fruto de um desejo pessoal, mas de uma resposta ao apelo do povo.

“Toda a minha vida tem sido dedicada a Serra Preta, mas nunca tive vaidade por cargos. A prova disso é que, mesmo sem mandato nos últimos anos, pude contribuir diretamente para o desenvolvimento da cidade. Então as pessoas têm esse reconhecimento. Por todos os lugares que passo, me encorajam a abraçar a pré-candidatura. Me preparei muito, tenho gastado a sola do sapato, e hoje posso dizer que estou pronto para aceitar essa missão, com a certeza de que podemos fazer ainda mais”, disse o pré-candidato, elencando, em seguida, os feitos já realizados.

“Uma das coisas que mais me orgulho foi saber que devolvemos a dignidade e a esperança para muita gente. Com muito suor conseguimos trazer as fábricas para o nosso município, que eram um desejo antigo. Antes Serra Preta perdia muita mão de obra por falta de oportunidades. Esse tempo está acabando. Já são mais de 300 pessoas empregadas. Chegamos junto também com a mecanização agrícola, com as emendas que possibilitaram as obras de pavimentação, os cursos de capacitação, as reformas de casa, o projeto de eletrificação e muito mais. Ainda temos muito trabalho pela frente”, concluiu ao blog.

Feira de Santana / 19 de fevereiro de 2024 - 12H 48m

Investimento em novas escolas deve ultrapassar um bilhão de reais, anuncia governador em abertura do ano letivo em Feira de Santana 

O ano letivo 2024 da rede estadual de ensino começou nesta segunda-feira (19) para mais de 650 mil estudantes matriculados nas 1.082 escolas e nos 674 anexos em toda a Bahia. Na cidade de Feira de Santana, no Portal do Sertão, a data teve um brilho especial. Isso porque foi inaugurado o Colégio Estadual de Tempo Integral Georgina de Melo Erismann, no bairro Olhos D’água. Esta é a 36ª unidade entregue na gestão de Jerônimo Rodrigues. O governador participou da atividade.

As atividades pedagógicas na segunda maior cidade baiana tiveram início com apresentações culturais, palestra da jornalista pernambucana Jullie Dutra, vencedora do quadro ‘Quem Quer Ser Um Milionário?’, do programa Domingão com Hulk, da Rede Globo, e aula magna do governador, que foi transmitida, virtualmente, para todos os municípios do estado, através do canal Educação Bahia no YouTube e de outros meios. Na oportunidade, ele deixou uma mensagem de boas-vindas aos estudantes, professores e dirigentes para este início de mais uma jornada educacional.

“Nós faremos entregas de escolas como estas em toda Bahia. São mais de 20 escolas prontas. Amanhã, por exemplo, eu estarei em Itaparica, entregando escolas. Esta semana vai ser toda assim. Vamos cortar o Estado para poder fazer novas entregas de escola com esse perfil. Nós vamos anunciar, em março, novos investimentos em escolas. Escolas novas, ampliação, modernização. Com quadra, com laboratório, campos, com site, com restaurante. Possivelmente, o PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] da Educação ultrapassará um bilhão de reais em novas escolas”, adianta o governador, acrescentando: “hoje é um dia especial. Em cada canto da Bahia, hoje, nós vamos começar a colher aquilo que nós preparamos durante todas as férias, para receber os estudantes, para acolher seus familiares, para compartilhar com a comunidade atividades culturais, esportivas, de ciência. E a nossa mensagem é que o ano letivo começa com a missão de acolhimento, de responsabilidade, mas de aprendizagem. Nós vamos superar, com fé em Deus, na Bahia, o analfabetismo, nós vamos trabalhar com jovens e adultos, vamos fortalecer a parceria. Nós haveremos de fazer um ano letivo de 200 dias, com muita firmeza, com muito cuidado e com muito zelo. É um ano letivo de cuidado”.

A abertura das atividades letivas renova as expectativas, trazendo novos projetos e anseios. Para Bruna Borges, do 2º ano do ensino médio, estudar numa escola nova e com uma infraestrutura de qualidade, facilita ainda mais o processo de aprendizagem. “Eu acho que vai ser incrível. Tenho muita esperança deste ano, com esta nova estrutura que o Governo nos ofereceu, com muitas propostas de oficinas e tudo mais. Essas oportunidades contribuem para o nosso desenvolvimento”, comemora.

A volta para a sala de aulas não foi esperada apenas pelos estudantes. Os professores também aguardavam este momento com ansiedade, como afirma o professor de Química, Cléber Vilas Boas: “gente está com duas grandes expectativas. A primeira grande expectativa é o retorno desse ano letivo, que é sempre um recomeço. E a gente está com grandes expectativas de uma escola nova. Com espaço melhorado, espaço adequado para todos os professores. Almejamos que este ano seja repleto de bons trabalhos, que os nossos alunos consigam chegar, ser acolhidos e trazer essa expectativa de que consigamos um ano letivo de bons frutos pra todos nós”.

A chefe de gabinete da Secretaria estadual da Educação (SEC), Rowenna Brito, destacou o planejamento para essa jornada letiva, elencando as principais novidades do setor para 2024. “Estamos muito animados com a chegada deste novo ano para a rede estadual da educação. A gente vem de 2023 com foco na gestão da aprendizagem, olhando para o que os nossos estudantes desenvolveram ao longo do ano, e 2024 traz um olhar dedicado para o sucesso escolar dos nossos estudantes. Tem muita novidade para a nossa rede. Nós temos, por exemplo, a implantação do Diário Digital, para que os professores consigam acompanhar nossos estudantes, a permanência deles no dia a dia da escola”, detalha ela.

 

Aulas inaugurais simultâneas
Em Salvador, o vice-governador Geraldo Júnior marcará presença no Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão, Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito. Já em Ilhéus, a secretária da Educação, Adélia Pinheiro, estará no Colégio Estadual do Iguape. Outros municípios também contarão com a presença de autoridades nas aulas inaugurais.

 

Sobre a nova escola
O Colégio Estadual de Tempo Integral Georgina de Melo Erismann está instalado na antiga Usina de Beneficiamento de Algodão, construção erguida na década de 1940. Apesar de ser uma nova estrutura, a fachada não pôde ser modificada porque o prédio é tombado como patrimônio. Somando os três turnos, 1200 estudantes estão matriculados na unidade.

Foram realizadas adequações físicas para implantação de 20 salas de aula e três laboratórios de informática, matemática e gestão e negócios, administrativo e biblioteca; construção de teatro com 200 lugares, restaurante estudantil, quadra poliesportiva coberta, piscina semiolímpica com vestiário, campo de futebol society com pista de atletismo, guarita, subestação e reservatórios. Entre obras e equipamentos, foram investidos mais de R$ 31 milhões

Vacinação estudantes
Também em Feira de Santana, foi lançado o Projeto Vacinação nas Escolas, uma parceria entre as Secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Saúde (Sesab). O objetivo é ampliar a proteção dos estudantes matriculados na rede pública de ensino.

 

Feira de Santana / 19 de fevereiro de 2024 - 09H 03m

Prefeitura de Feira vai vacinar estudantes durante inauguração de escola

Voltar para a escola é bom e voltar imunizado melhor ainda. Com este objetivo, a Prefeitura de Feira de Santana vai disponibilizar mil doses da vacina contra a dengue para os estudantes da Escola Municipal Professor José Raimundo Pereira de Azevedo, no conjunto Feira VII, nesta segunda-feira, 19, data que marca o início do ano letivo na rede municipal e também a inauguração da unidade escolar.

“Estamos diante do início de um novo ano letivo e há um empenho muito grande em oferecer todas as condições necessárias para que os estudantes possam usufruir de uma educação pública de qualidade e disponibilizar a vacina contra a dengue compõe o nosso planejamento. O Governo Municipal prioriza educar e proteger e a parceria entre as secretarias de Educação e de Saúde é essencial para que isso aconteça”, afirma a secretária municipal de Educação, Anaci Paim.

A aplicação da vacina será destinada aos alunos entre 10 e 14 anos de idade.
“Para que seja realizada é necessário que os responsáveis apresentem o documento de identidade da criança, o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a caderneta de vacinação. O estudante só será vacinado na presença dos pais ou responsável legal”, orienta a secretária de Saúde, Cristiane Campos.
Feira de Santana / 18 de fevereiro de 2024 - 12H 48m

Feira tem previsão de chuvas até terça; Comitê de Crise se reúne para discutir ações

Feira tem previsão de chuvas até terça; Comitê de Crise se reúne para discutir ações
Foto: Divulgação/PMFS

O Comitê de Gerenciamento de Crise se reuniu na manhã deste domingo (18) para avaliar e reforçar as ações de prevenção e correção que estão sendo executadas pela Prefeitura de Feira de Santana para solucionar os efeitos das chuvas que voltaram a cair de forma intensa no município desde a tarde de ontem (17).

O encontro aconteceu no Paço Municipal Maria Quitéria e foi coordenado pelo prefeito Colbert Filho com a presença de representantes de secretarias municipais. A previsão é de chuva é até a próxima terça-feira (20).

O Comitê de Gerenciamento identificou que em alguns pontos do município há a necessidade de intervenções que demandam alto grau de complexidade e custo elevado, a exemplo do Campo Limpo, Panorama e Baraúnas, além de ações de macrodrenagem em canais e lagoas do município.

“A drenagem é um serviço de alto custo, porém é um investimento necessário. É para essa e outras intervenções que a Prefeitura solicita da Câmara Municipal a aprovação de empréstimo no valor de R$ 160 milhões para aplicar em projetos de drenagem e macrodrenagem no município”, afirma o prefeito.

AÇÕES INTENSIFICADAS

Os trabalhos para correção do sistema de drenagem em bairros com maior registro de ocorrências foram intensificados pela Superintendência Municipal de Operações e Manutenção (SOMA) desde o final de janeiro, quando o município foi atingido por fortes chuvas.

“Estamos substituindo manilhas quebradas, refazendo o rejuntamento das redes, desobstrução com hidrojateamento, limpeza de caixas e bocas de lobo, além da continuidade da vídeo inspeção das redes com uso do robô”, afirma o diretor de Execução de Obras, Ianco Pinho.

Outro problema apontado na reunião são as construções irregulares em cima de canais, o que podem provocar alagamentos. Essas casas serão notificadas pelo Município.

A coordenadora da Defesa Civil, Anna Karolinne Rebouças, destacou que o órgão segue monitorando as previsões de chuvas e enfatiza o compromisso do comitê em atender rapidamente as demandas da população.

“É importante que todos fiquem atentos às previsões e caso necessitem da Defesa Civil entre em contato através do número 156. Também é recomendado que as pessoas evitem o contato direto com a água e em caso de alagamento nas residências desligar as fontes de energia”.

Saúde / 18 de fevereiro de 2024 - 01H 09m

Mais de 600 crianças já foram imunizadas contra a dengue em Feira de Santana

Mais de 600 crianças já foram imunizadas contra a dengue em Feira de Santana
Foto: Divulgação/PMFS

A procura pela vacina contra a dengue segue se intensificando aqui em Feira de Santana. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), somente no sábado (17), no Auditório Dr. João Batista de Cerqueira, foram imunizadas 120 crianças.

Nos últimos três dias, a cidade alcançou a marca de 612 crianças vacinados. A ação continua neste domingo (18), com a caravana de vacinação no distrito de Maria Quitéria (São José), na Praça da Igreja, das 8h às 12h30. A imunização será destinada para crianças com idades entre 10 e 14 anos.

A aplicação da vacina só é realizada, obrigatoriamente, na presença dos pais ou responsável legal pelo menor.

Para receber as doses do imunizante é necessário que os responsáveis apresentem o documento de identidade da criança, o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a caderneta de vacinação.

Feira de Santana / 18 de fevereiro de 2024 - 01H 02m

População enfrenta transtornos diante de fortes chuvas em Feira

População enfrenta transtornos diante de fortes chuvas em Feira
Foto: Reprodução

Quem precisou se deslocar desde o fim da tarde do sábado (17), em Feira de Santana, enfrentrou sérias dificuldades. Isso porque forte pancadas de chuva atingiram diversas regiões da cidade, registrando, em apenas 40 minutos, 23.37 milímetros de água.

As avenidas Fraga Maia, Maria Quitéria e Artêmia Pires ficaram completamente alagadas. Nos bairros do Campo Limpo e do George Américo, alguns moradores tiveram que se virar nos trinta para não ter as casas invadida pela chuva. O Terminal Central ainda registrou problemas no fornecimento de energia elétrica.

No bairro Parque Ipê, uma igreja foi tomada pela água e, também próximo, na rua Água Verde, a pavimentação cedeu, formando uma grande cratera. Um homem se desequilibrou e caiu no buraco. Minutos antes, um veículo atingiu o mesmo local, precisando da ajuda de moradores para retirar o automóvel. Assim que acionada, a SMT se dirigiu para realizar a devida sinalização da via.

Segundo a coordenadora municipal da Defesa Civil, até o momento não houve ocorrências relacionadas às chuvas através do Fala Feira 156. A orientação é para que a população se mantenha em alerta.

“A previsão é de chuva até amanhã. A população deve ficar atenta e qualquer ocorrência deve manter contato através do Fala Feira 156”, destacou Anna Karoline Rebouças.

Saúde / 16 de fevereiro de 2024 - 19H 54m

Veja como será o esquema de vacinação contra a dengue neste fim de semana em Feira

Em 48 horas, 492 crianças foram imunizadas contra a dengue em Feira de Santana. Neste sábado (17), a vacinação continua para o público de 10 a 14 anos, das 8h às 12h, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), localizado na Avenida João Durval Carneiro.

No domingo (18), a vacinação será no distrito de Maria Quitéria (São José), das 8h às 12h30, na Praça da Igreja.

Para receber as doses, deve apresentar documento de identidade, cartão SUS e caderneta de vacinação. Vale destacar que a aplicação será feita somente na presença dos pais ou responsável legal, garantindo um acompanhamento adequado e a segurança das crianças e adolescentes.

Feira de Santana / 16 de fevereiro de 2024 - 16H 13m

Prefeitura de Feira convoca 40 aprovados em Reda para Agentes de Endemias

Nesta sexta-feira (16), a Prefeitura de Feira de Santana convocou por meio do Diário Oficial Eletrônico do Município os candidatos aprovados no Processo Seletivo destinado ao preenchimento de vagas sob o Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), para a função de Agentes de Endemias.

A convocação, de acordo com o documento oficial, segue os critérios estabelecidos no resultado final do processo seletivo, publicado anteriormente no Diário Oficial.

Os candidatos listados devem comparecer ao Departamento de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Administração, localizada na Av. Sampaio, 344, Centro, no prazo máximo de 15 dias corridos, a contar da data de publicação.

Entre os documentos necessários para a contratação, estão o CPF, Cartão PIS ou PASEP, Carteira de Identidade, Certidão de nascimento ou casamento, Certificado Militar (para candidatos do sexo masculino), Título de Eleitor, comprovantes de escolaridade, residência, antecedentes criminais, entre outros.

Além disso, os convocados deverão realizar exames laboratoriais e complementares, incluindo hemograma completo, glicemia, sumário de urina, acuidade visual, raio X do tórax, e, para candidatos com mais de 40 anos, o Antígeno Prostático Específico (PSA), no caso de sexo masculino.

É importante ressaltar que o não cumprimento dos prazos estabelecidos ou a falta de apresentação da documentação exigida resultará na perda do direito à contratação.

Feira de Santana / 16 de fevereiro de 2024 - 16H 13m

Em Feira de Santana, Jerônimo participa de aula inaugural da rede estadual e entregará novo Colégio em Tempo Integral

O governador Jerônimo Rodrigues vai participar da aula inaugural da rede estadual de ensino ministrada em Feira de Santana, às 8h30 de segunda-feira (19), no novo Colégio Estadual de Tempo Integral Georgina de Melo Erismann, que será oficialmente entregue na mesma data. A mensagem do governador será transmitida ao vivo para a comunidade escolar de outros municípios.

O ano letivo 2024 da rede estadual vai começar para mais de 650 mil estudantes matriculados nas 1.082 escolas e nos 674 anexos, e será marcado por atividades em toda a rede, com aulas inaugurais sendo realizadas simultaneamente, com a presença de demais autoridades.

Também em Feira de Santana, Jerônimo lançará o Projeto Vacinação nas Escolas, uma parceria entre as secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Saúde (Sesab), cujo objetivo é ampliar a proteção dos estudantes matriculados na rede de educação do Estado da Bahia. O governador anunciará, ainda, as principais ações a serem desenvolvidas ao longo do ano letivo, visando aumentar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, que contam com novas unidades escolares construídas, reformadas e adaptadas.

Política / 16 de fevereiro de 2024 - 12H 22m

‘Revólver estava trincando’: Presidente da Câmara de Feira afirma que solicitará presença de policiais militares no espaço provisório do Legislativo

‘Revólver estava trincando’: Presidente da Câmara de Feira afirma que solicitará presença de policiais militares no espaço provisório do Legislativo
Foto: Divulgação

Desde o início das atividades legislativas da Câmara de Vereadores de Feira de Santana, neste ano de 2024, as sessões estão sendo realizadas no Centro de Cultura Amélio Amorim, porque o prédio sede da Casa da Cidadania passa por reformas.

No final da sessão de ontem (15), a presidente da Câmara, Eremita Mota (PSDB), anunciou que vai solicitar a presença de policiais militares no Teatro do Amélio Amorim, porque ela teria constatado uma pessoa armada na plateia do plenário.

“Baseada ainda nas poucas sessões que eu acho que ainda vão acontecer aqui, eu vou solicitar através do poder público, que possam vir dois policiais fardados para nos dar uma segurança aqui. Até porque eu detectei aqui hoje uma pessoa em pleno plenário, o revólver chega estava trincando, aqui no plenário”, revelou Eremita.

O vereador Correia Zezito (Patriota), que é policial militar, interrompeu a presidente para negar que estivesse armado. Ele, inclusive, é autor de uma proposta que proíbe armas no plenário da Câmara. A presidente respondeu o colega negando que tinha citado o nome dele. Eremita ainda se corrigiu e disse que viu a pessoa armada na plateia do teatro e não no palco, onde o local é reservado aos vereadores.

Feira de Santana / 16 de fevereiro de 2024 - 09H 19m

Caravana da Vacinação contra dengue desembarca no distrito de Maria Quitéria neste domingo

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai realizar, neste domingo (18), mais uma caravana para aplicação da vacina contra a dengue em crianças de 10 e 11 anos. Dessa vez, o distrito contemplado será Maria Quitéria (São José).

A imunização será das 8h às 12h30, na Praça da Igreja. As crianças devem ser vacinadas na presença dos pais ou de um responsável legal. Será obrigatório apresentação de cartão SUS ou CPF, RG ou certidão de nascimento e caderneta de vacinação.

Nesta primeira etapa, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, serão aplicadas as primeiras doses em crianças de 10 e 11 anos, devido ao número limitado do imunizante disponível no momento. Conforme a chegada de novos lotes, haverá a ampliação para o público de 12 a 14 anos. O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

Feira de Santana / 16 de fevereiro de 2024 - 09H 11m

Prefeitura de Feira abre consulta pública para PPP do Joia da Princesa

A Prefeitura de Feira de Santana, por meio do Conselho Gestor do Programa de Parcerias Público-Privadas, está convocando a população para participar da consulta pública destinada ao recebimento de contribuições para o aprimoramento da concessão dos serviços de requalificação, modernização, exploração, operação e manutenção do Estádio Alberto Oliveira, popularmente conhecido como Joia da Princesa.

A consulta pública tem como objetivo garantir a ampla participação das comunidades, movimentos e entidades da sociedade civil no processo de concessão do estádio, que terá uma duração prevista de 35 anos e um investimento estimado em R$ 205.204.412,00.

Justificativa do Projeto

A concessão visa realizar reformas, ampliações e melhorias no Estádio Alberto Oliveira, incluindo a modernização das instalações, a implementação de iluminação com tecnologia LED, aprimoramento dos serviços de operação e manutenção, utilização de tecnologias inteligentes de operação e monitoramento remoto, nova comunicação visual, melhorias em termos de segurança, conectividade, eficiência dos serviços e valorização do patrimônio.

O projeto também contempla a reforma completa do sistema elétrico e hidráulico, a implementação de um auditório, lojas comerciais, museu do futebol, placar de LED, cadeiras na arquibancada e camarotes, visando modernizar o estádio e atender às expectativas e demandas da população, além de valorizar o patrimônio da cidade.

Período da Consulta Pública

Os documentos pertinentes ao projeto de concessão do Estádio Alberto Oliveira estarão disponíveis para consulta entre os dias 19 de fevereiro de 2024 e 18 de março de 2024. Os interessados poderão acessar os documentos na Secretaria de Planejamento, localizada na Avenida Sampaio, nº 344, Centro, Feira de Santana, das 8h às 12h e das 14h às 17h, ou através do site oficial da prefeitura.

Manifestação dos Interessados

Aqueles que desejarem contribuir com sugestões ou críticas aos estudos do projeto de concessão deverão preencher um formulário específico até o dia 18 de março de 2024, último dia da consulta pública. O formulário estará disponível nos locais indicados para consulta dos documentos ou poderá ser encaminhado por e-mail para seplan@pmfs.ba.gov.br.

O presidente do Conselho Gestor do Programa de Parcerias Público-Privadas, Carlos Brito, observa que a participação da comunidade é fundamental. “O objetivo é garantir que o projeto atenda às necessidades e expectativas da população, promovendo o desenvolvimento da cidade e o bem-estar de seus cidadãos”, pontua.

Saúde / 15 de fevereiro de 2024 - 23H 02m

Mais de 150 crianças já foram vacinadas contra a dengue em Feira; Imunização continua nesta sexta

Mais de 150 crianças já foram vacinadas contra a dengue em Feira; Imunização continua nesta sexta
Foto: Divulgação/PMFS

Um total de 155 crianças de 10 e 11 anos foram vacinadas contra a dengue no primeiro dia de vacinação. A imunização ainda continua nesta sexta-feira (16), das 8h às 16h, no auditório da SMS, localizado na Avenida João Durval Carneiro, e no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho Lêda (CSE) localizado na Rua Professor Germiniano Costa, S/N, Centro.

A vacinação também será realizada, das 8h às 16h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) – Cassa, Caseb I, CSU, Dispensário Santana, Irmã Dulce, Mangabeira, Serraria Brasil e Subaé.

As unidades vinculadas ao programa Saúde na Hora, com funcionamento ampliado das 8h às 20h30, são oportunidade para os pais levarem seus filhos para se vacinar no período da noite. São elas: Campo Limpo I, V e VI; Liberdade I, II e III; Queimadinha I, II e III; Parque Ipê I, II e III; Videiras I, II e III; Rua Nova II, III e Barroquinha.

Para receber as doses, deve apresentar documento de identidade, cartão SUS e caderneta de vacinação. Vale destacar que a aplicação será feita somente na presença dos pais ou responsável legal, garantindo um acompanhamento adequado e a segurança das crianças e adolescentes.

Política / 15 de fevereiro de 2024 - 22H 38m

Câmara de Feira aprova projeto que determina que entregadores finalizem o serviço de delivery na portaria dos condomínios

Câmara de Feira aprova projeto que determina que entregadores finalizem o serviço de delivery na portaria dos condomínios
Foto: Reprodução

Trabalhadores vinculados a empresas de aplicativos, de bens e de serviços que ofertam delivery, devem ter acesso disciplinado, em condomínios residenciais, sendo a portaria desses locais o limite para que finalizem a sua atividade no município de Feira de Santana. Este é o principal objetivo do Projeto de Lei 69/2023, aprovado em primeira discussão, durante a sessão desta quinta-feira (15).

A proposta, que visa restringir o acesso dos entregadores às áreas internas dos condomínios, vai ser apreciada em segunda e última votação nas próximas sessões. De autoria do vereador Galeguinho (PSB), o projeto autoriza uma exceção: os clientes com mobilidade reduzida, ou algum tipo de necessidade especial, podem solicitar a entrega nas áreas internas do condomínio, não devendo haver custos extras pelo serviço. Segundo o parlamentar, as medidas estabelecidas pela proposta irão proteger os entregadores e dar maior segurança aos consumidores que residem nesses espacos habitacionais.

Antes de retornar para a segunda e última votação em plenário, a proposta deve sofrer alterações. Apesar de contar com o voto favorável da maioria dos presentes no plenário, orientações para ajustes e melhorias foram feitas pelos vereadores Edvaldo Lima (MDB), Fernando Torres (PSD), Jhonatas Monteiro (PSOL) e Pastor Valdemir (PV).

Histórico

2019
set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2018
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2017
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2016
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2015
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2014
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2013
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2012
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2011
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2010
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2009
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2008
dez | nov