×

Busca

(6857) registro(s) encontrado(s) para a busca: Feira de Santana
Feira de Santana / 08 de junho de 2026 - 09H 32m

Casa do Trabalhador inicia semana com 338 vagas de emprego e oportunidades em Feira de Santana e no Rio Grande do Sul

A Casa do Trabalhador inicia a semana com 338 vagas de emprego disponíveis nesta segunda-feira (8), contemplando oportunidades em diversos setores da economia e também para trabalhadores interessados em atuar fora do estado. As vagas abrangem áreas como construção civil, indústria, comércio, serviços e alimentação.

O maior volume de oportunidades continua concentrado na construção civil. Em Feira de Santana, são oferecidas 80 vagas para contratação imediata na região do bairro SIM, sendo 40 para ajudante de pedreiro e 40 para pedreiro, ambas destinadas a profissionais com experiência na função.

Além das vagas locais, a Casa do Trabalhador segue intermediando o recrutamento de trabalhadores para a cidade de Erechim, no Rio Grande do Sul. Ao todo, são 107 oportunidades para os cargos de pedreiro, servente de obras, armador de estrutura metálica e carpinteiro. Os salários chegam a R$ 2.782,00, além de benefícios oferecidos pelas empresas contratantes.

Entre as demais vagas disponíveis, destacam-se 17 oportunidades para fiel de depósito, 15 para porteiro destinadas a pessoas com deficiência (PCD), 12 para pedreiro, 10 para ajudante de carga e descarga, 10 para auxiliar de linha de produção e 10 para servente de obra. Também há vagas para áreas de alimentação, beleza, manutenção, vendas, recepção e representação comercial.

Os interessados devem comparecer à Casa do Trabalhador com documentos pessoais, currículo atualizado e comprovantes de escolaridade e experiência exigidos para cada função.

A Casa do Trabalhador é vinculada à Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec) e está localizada na Rua Desembargador Filinto Bastos, nº 527A (antiga Rua de Aurora), em Feira de Santana.

Câmara de Feira / 06 de junho de 2026 - 08H 49m

Após despejo de famílias, vereador cobra fiscalização para evitar novos casos em Feira de Santana

Após despejo de famílias, vereador cobra fiscalização para evitar novos casos em Feira de Santana
Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores

O caso de despejo de famílias ocorrido no último dia  2 de junho, no bairro Conceição, em razão de irregularidades relacionadas ao processo de construção das casas, serve de alerta para que as autoridades adotem providências a fim de evitar que situação como esta volte a acontecer em Feira de Santana. A observação é do vereador Jurandy Carvalho (PSDB), que em pronunciamento na Tribuna da Câmara, cobrou intervenção de órgãos como a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) para acompanhar os cidadãos feirenses que foram lesados em empreendimentos habitacionais. Outro caso notório, lembrou ele, é o de Luciana Carneiro, do bairro Mangabeira, que continua sem resolução.

A referida cidadã, conforme informou Jurandy, teve que abandonar o imóvel, financiado pela Caixa Econômica Federal (CEF), em virtude da construção ter sido feita em cima de uma nascente. Em razão disto, vive há mais de um ano pagando aluguel, enquanto a casa está abandonada e prestes a desabar. “Igual a estas famílias de ontem, ela passa dificuldades, pois nem a construtora e nem o banco adotaram providências”, reclamou, pedindo que a Sedur tome iniciativas para impedir que este tipo de erro volte a acontecer. “O terreno em que foram construídas as casas não era da pessoa que construiu. Mas, a Caixa financiou e agora estas pessoas estão na rua”, disse.

Jurandy Carvalho criticou a atitude da CEF de ficar protelando e esperado decisões judiciais, quando deveria entregar outra casa às pessoas para evitar acentuar o sofrimento delas. “Luciana, por exemplo, alega que comprou o imóvel sem saber do problema. E estas famílias despejadas também agiram de boa-fé. A gente precisa cuidar de nossa cidade e das pessoas”, disse, assinalando que a questão tem a ver com irregularidades que resultou em intervenção de cartórios em Feira. “Provavelmente, pegaram o terreno, fizeram o documento errado e até a Caixa acabou sendo enganada”, frisou o parlamentar.

Demostrando solidariedade com as pessoas atingidas com construções irregulares, Luiz da Feira (PP) apontou a necessidade da administração municipal intensificar a fiscalização. Segundo ele, muitas lagoas estão sendo invadidas, enquanto o poder público faz de conta que não vê. “Que tenhamos mais rigor por parte da Prefeitura e de órgãos competentes, como a Caixa Econômica”, cobrou, reforçando que apesar de pagarem em dia o financiamento, as pessoas acabaram sem ter onde morar.

Já na opinião de Pedro Américo (Cidadania), a crise se relaciona com a falta de gestão do solo do Município. “E existem instrumentos para fazer isto. A secretaria competente pode contratar o mapeamento integral dos terrenos da cidade”, sugeriu, orientando o controle e conhecimento municipal, inclusive das áreas públicas. Também solidarizando-se com as famílias despejadas, José Carneiro (União) discorda de quem atribui o problema à gestão municipal. Para ele, trata-se de “falcatruas” feitas nos cartórios. No entanto, criticou a CEF por não ter enviado sequer o superintendente da área para apoiar as famílias despejadas.

Para Professor Ivamberg (PT), a Caixa se baseou na documentação legal recebida, mais irregularidades devem ser esclarecidas quando a Polícia Federal entrar em ação. O presidente da Câmara Marcos Lima (União) pediu que a Comissão de Direitos Humanos do Legislativo busque verificar os fatos e manter contato com as famílias atingidas.

 

Feira de Santana / 05 de junho de 2026 - 17H 26m

Deputado Angelo Almeida lidera articulação para trazer fornecedoras da BYD e fortalecer polo industrial de Feira de Santana

Uma reunião realizada nesta quinta-feira (4), em São Paulo, apresentou o potencial econômico e logístico da Bahia a representantes da Minth Group Limited, um dos maiores fabricantes de componentes automotivos do mundo. O encontro contou com a participação do deputado estadual Angelo Almeida, do diretor de Novos Negócios da BYD, Alexandre Liu, do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico em exercício, Aécio Moreira, e do diretor de Estratégia Global da Minth Group, William Chin.

A agenda integra o trabalho desenvolvido por Angelo Almeida para atrair empresas fornecedoras da BYD para a Bahia, contribuindo para a formação de um ecossistema industrial ligado à produção de veículos elétricos no estado.

Com atuação nos segmentos de metais, plásticos, sistemas de vedação, componentes automotivos e itens para baterias, a Minth Group possui operações em 15 países e atende montadoras na América do Norte, Europa e Ásia. Durante o encontro, William Chin destacou o processo de expansão internacional da empresa. “Estamos presentes em 15 países, talvez o Brasil seja o 16º”, afirmou.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico em exercício, Aécio Moreira, apresentou os diferenciais competitivos da Bahia para novos investimentos industriais, destacando a infraestrutura, a localização estratégica do estado e os incentivos oferecidos para a implantação de empreendimentos ligados à cadeia automotiva.

A partir do processo de expansão da cadeia produtiva da BYD na Bahia, o diretor de Novos Negócios da montadora, Alexandre Liu, destacou que a empresa tem avaliado municípios no entorno da operação instalada em Camaçari como potenciais localidades para fornecedores, incluindo Feira de Santana, que já recebeu visitas técnicas da companhia.

“Feira de Santana reúne atributos que naturalmente chamam atenção nesse contexto, especialmente por sua posição estratégica e pela proximidade com a planta da BYD na Bahia, aspectos relevantes para empresas que buscam integração logística com a cadeia produtiva”, disse Liu.

Para Angelo Almeida, a chegada da BYD à Bahia abriu uma janela histórica de oportunidades para o desenvolvimento econômico do estado, tornando fundamental a construção de um ecossistema produtivo capaz de atender às demandas da indústria automotiva e de eletromobilidade.

“A instalação da BYD transformou a Bahia em um novo vetor de desenvolvimento da indústria automotiva brasileira. Nosso esforço é para que Feira de Santana participe desse processo de forma protagonista, atraindo empresas fornecedoras, gerando empregos qualificados e ampliando a capacidade industrial do município”, afirmou o deputado.

A Bahia também apresentou aos representantes da empresa as vantagens competitivas oferecidas pelo estado para novos empreendimentos industriais, incluindo sua política de incentivos fiscais e o ambiente favorável para a instalação de negócios. As tratativas terão continuidade com o aprofundamento dos estudos técnicos e das avaliações sobre a possibilidade de instalação da empresa no estado.

Esportes / 05 de junho de 2026 - 11H 04m

Competição inédita de polo aquático coloca Feira de Santana no cenário nacional da modalidade

Competição inédita de polo aquático coloca Feira de Santana no cenário nacional da modalidade
Foto: Divulgação/PMFS

Feira de Santana está sediando, pela primeira vez, o Campeonato Norte-Nordeste e Centro-Oeste de Polo Aquático, competição que reúne cerca de 120 atletas de oito equipes de diferentes estados brasileiros. O torneio começou nesta quinta-feira (4) e segue até domingo (7), na piscina olímpica da Escola Municipal Diva Matos Portela.

Aberto ao público, o campeonato representa um importante passo para o fortalecimento dos esportes aquáticos no município e passa a integrar o calendário esportivo da cidade. Além das disputas na piscina, a programação conta com uma clínica de arbitragem destinada a estudantes de Educação Física, contribuindo também para a formação de novos profissionais da área.

A cidade participa da competição com aproximadamente 45 jovens do projeto social Juventude Saudável, iniciativa que utiliza a estrutura da escola para treinamentos esportivos. O projeto tem desempenhado papel relevante na promoção da inclusão social e no desenvolvimento de crianças e adolescentes por meio do esporte.

Durante a abertura do evento, o prefeito José Ronaldo destacou a importância da competição para o município. Segundo ele, receber atletas de diferentes regiões do país reforça a capacidade de Feira de Santana em sediar grandes eventos esportivos e evidencia a qualidade da infraestrutura pública disponível para a prática esportiva.

“O esporte é uma ferramenta de inclusão, disciplina e formação cidadã. Esta piscina olímpica, instalada em uma escola municipal, atende tanto grandes competições quanto projetos que transformam a vida de jovens atletas”, afirmou.

O presidente da Confederação de Desportos Aquáticos, Diego Albuquerque, também ressaltou a relevância da iniciativa e elogiou a estrutura oferecida pelo município. Para ele, a realização de uma competição nacional em um equipamento público demonstra a importância dos investimentos em esporte e amplia o acesso da população às modalidades aquáticas.

Com partidas programadas até domingo, o campeonato reúne atletas, técnicos e torcedores, fortalecendo o cenário esportivo local e consolidando Feira de Santana como referência na realização de eventos esportivos de alcance nacional.

Feira de Santana / 05 de junho de 2026 - 07H 12m

Expo Portal consolida Feira de Santana como segundo maior polo nacional de criadores de Campolina

A promoção da XV edição da Expo Portal consolida Feira de Santana como segundo maior polo de criadores de cavalos da raça Campolina no Brasil. O evento, promovido no Parque de Exposição João Martins da Silva através de parceria entre a Associação Baiana de Criadores de Cavalos Campolina (ABCCC) e a Prefeitura, foi aberto na noite desta quarta-feira (03), com a presença do prefeito José Ronaldo de Carvalho e criadores de equinos de pelo menos seis estados.

Acompanhado da primeira-dama, dona Ivanete Rios de Carvalho, o prefeito José Ronaldo visitou os stands e acompanhou o desfile de animais, destacando a importância do agronegócio para o desenvolvimento do município. Ele avaliou que a promoção do evento coloca Feira de Santana definitivamente em evidência no cenário nacional de criadores de cavalos da raça campolina de alta linhagem e que a iniciativa movimenta o comércio, alimenta o turismo e gera empregos.

O presidente da ABCCC, Jorge Bulus, destacou a importância da Expo Portal e observou que o evento é uma oportunidade ímpar para os criadores promoverem melhoria genética de seus plantéis através da aquisição de animais selecionados dentre os melhores do país. Também destacou que o evento é um momento de encontro dos criadores e que a iniciativa movimenta o comércio de implementos agropecuários e gera oportunidades de bons negócios.

Para a coordenadora da Expo Portal, Lúcia Miranda, a promoção do evento proporciona um lazer para toda a família, já que o Parque de Exposição João Martins da Silva passa a contar neste período com o tradicional Caminho da Roça, onde são comercializados alimentos típicos da região e artesanato, e uma vila gourmet formada por churrascarias. Durante a mostra estará sendo realizado leilão de animais da raça Campolina, desfile, ranqueamento e também a participação de cavalos pônei, uma diversão à parte para a garotada.  Este ano a Expo Portal conta com a participação de cerca de 250 animais de altíssimo padrão genético, vindos da Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Rio de Janeiro e Brasília.

Feira de Santana / 04 de junho de 2026 - 18H 25m

Milhares de fiéis celebram Corpus Christi, levando mensagem de fé às ruas de Feira de Santana

Milhares de fiéis celebram Corpus Christi, levando mensagem de fé às ruas de Feira de Santana
Foto: Divulgação/PMFS

Milhares de fiéis participaram, na manhã desta quinta-feira (4), da Solenidade de Corpus Christi em Feira de Santana, em uma das maiores manifestações públicas de fé da cidade. A Celebração Eucarística foi realizada na Praça Padre Ovídio, ao lado da Catedral Metropolitana de Senhora Sant’Ana, e presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Zanoni Demettino Castro.

Desde a madrugada, paróquias, pastorais, movimentos e comunidades católicas mobilizaram centenas de voluntários para a tradicional confecção dos tapetes de Corpus Christi. As avenidas Presidente Dutra e Senhor dos Passos, além da Rua Conselheiro Franco, foram transformadas em um grande corredor de fé, recebendo desenhos, símbolos religiosos e mensagens que expressavam a devoção ao Santíssimo Sacramento.

Após a celebração, os fiéis seguiram em procissão pelas ruas ornamentadas, acompanhando Jesus Eucarístico em um momento marcado pela oração, pelo testemunho público da fé e pela participação de famílias inteiras. A solenidade contou ainda com a presença de autoridades civis e religiosas, entre elas o prefeito José Ronaldo de Carvalho.

Durante a homilia, Dom Zanoni destacou o significado de Corpus Christi para a vida da Igreja e ressaltou o crescente envolvimento dos jovens na organização e vivência da celebração.

“Há uma presença muito ativa e consciente de comunidades, grupos pastorais e movimentos. É uma tradição que cresce a cada ano, principalmente com a presença dos jovens. De fato, percebemos um crescimento no engajamento, na participação e na presença da juventude, o que fortalece ainda mais esta manifestação pública de fé”, afirmou o arcebispo.

Considerada uma das celebrações mais importantes do calendário católico, Corpus Christi renovou a fé dos participantes e reafirmou uma tradição que há décadas reúne milhares de pessoas nas ruas de Feira de Santana para testemunhar publicamente a presença de Cristo na Eucaristia.

Feira de Santana / 03 de junho de 2026 - 19H 40m

Feriadão de Corpus Christi terá tempo frio e previsão de chuva em Feira de Santana

Feriadão de Corpus Christi terá tempo frio e previsão de chuva em Feira de Santana
Foto: Divulgação/PMFS

O feriadão de Corpus Christi, que começa nesta quinta-feira (4), deverá ser marcado por temperaturas mais amenas e ocorrência de chuvas fracas em Feira de Santana. De acordo com a previsão meteorológica, apenas o sábado não apresenta possibilidade de precipitação.

A recomendação é que a população se prepare para dias mais frios que o habitual na região, especialmente durante as noites e nas primeiras horas da manhã, quando o uso de agasalhos pode ser necessário.

A quinta-feira deve concentrar o maior volume de chuva do período, com previsão de 2,3 milímetros e 90% de chance de ocorrência. As precipitações devem acontecer de forma rápida ao longo do dia. Os termômetros devem variar entre 21°C e 25°C.

Na sexta-feira, a previsão indica até 1,4 milímetro de chuva, também com 90% de probabilidade. A temperatura mínima será de 20°C, enquanto a máxima não deve ultrapassar os 23°C, tornando o dia um dos mais frios do feriadão. O sábado terá céu com presença de nuvens, mas sem previsão de chuva. A temperatura deve oscilar entre 19°C e 24°C, registrando a menor mínima do período.

Já no domingo, há previsão de chuva leve, com acumulado de aproximadamente 1 milímetro e 72% de chance de ocorrência. As temperaturas permanecem baixas, variando entre 19°C e 25°C.

A segunda-feira também deverá começar com clima frio. A previsão aponta mínima de 19°C e máxima de 24°C. Além disso, ventos que podem alcançar 29 km/h tendem a reduzir a sensação térmica, aumentando a percepção de frio ao longo do dia.

Feira de Santana / 03 de junho de 2026 - 09H 10m

Após contrato emergencial de R$ 9,2 milhões, Educação de Feira de Santana firma nova terceirização de R$ 41,7 milhões

Após contrato emergencial de R$ 9,2 milhões, Educação de Feira de Santana firma nova terceirização de R$ 41,7 milhões
Pablo Roberto, secretário de educação de Feira de Santana

A Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana publicou no Diário Oficial do Município desta quarta-feira, 3 de junho, dois atos envolvendo a empresa CSC Terceirização e Serviços Ltda, que juntos elevam para mais de R$ 50 milhões os contratos relacionados à terceirização de mão de obra na pasta. A primeira publicação refere-se ao Termo Aditivo nº 180-2026-09AC, que reajusta um contrato emergencial firmado em 2025 para prestação de serviços gerais e administrativos nas escolas e na sede da Secretaria.

O contrato original, celebrado por meio de dispensa de licitação, tinha valor de R$ 8.638.545,60. Com a repactuação autorizada em razão da atualização da convenção coletiva da categoria, foi concedido um reajuste de R$ 615.724,62, elevando o valor para aproximadamente R$ 9,25 milhões. Segundo a justificativa publicada, o reajuste busca restabelecer o equilíbrio econômico-financeiro do contrato diante do aumento dos custos com mão de obra.

Na mesma edição do Diário Oficial, a Secretaria Municipal de Educação homologou a Licitação nº 110-2025-09L – Pregão Eletrônico nº 110-2025-PE, também vencida pela CSC Terceirização e Serviços. O novo contrato prevê a prestação de serviços de apoio administrativo para execução de atividades materiais, acessórias e complementares da Secretaria Municipal de Educação. O valor homologado é de R$ 41.777.604,00. O processo foi homologado em 14 de maio de 2026, enquanto o Contrato nº 161-2026-09C foi assinado em 15 de maio de 2026.

Somando o contrato emergencial reajustado e a nova contratação licitada, os compromissos firmados com a mesma empresa alcançam aproximadamente R$ 51 milhões. As publicações foram assinadas por Pablo Roberto, gestor do Fundo Municipal de Educação e secretário municipal de Educação. O novo contrato substitui a contratação emergencial realizada anteriormente e tem como finalidade garantir a continuidade dos serviços administrativos de apoio à rede municipal de ensino.

Feira de Santana / 03 de junho de 2026 - 09H 03m

Parques de Feira de Santana funcionam normalmente durante feriado prolongado de Corpus Christ

Os parques municipais de Feira de Santana manterão o funcionamento normal durante o feriado prolongado de Corpus Christi. Sendo mais uma opção de lazer, esporte e convivência para os feirenses que permanecerem na cidade ao longo do período junino e das celebrações religiosas.

Localizado no bairro Queimadinha, o Parque Municipal Erivaldo Cerqueira, também chamado de  Parque da Lagoa, estará de portas abertas para os visitantes das 5h às 20h. O Parque Frei José Monteiro Sobrinho,  conhecido como Parque da Cidade, situado no bairro Tomba, receberá o público no horário das 5h às 17h.

O fechamento ocorre apenas na segunda-feira subsequente ao feriadão, período em que as equipes realizam os serviços de manutenção preventiva, limpeza geral e cuidados com a arborização e estruturas dos locais.

Política / 02 de junho de 2026 - 17H 12m

Câmara de Vereadores aprova criação da Secretaria Municipal de Infraestrutura em Feira de Santana

Câmara de Vereadores aprova criação da Secretaria Municipal de Infraestrutura em Feira de Santana
Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores de Feira

A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou, em segunda votação, nesta terça-feira (2), o projeto de lei encaminhado pelo Poder Executivo que transforma a Superintendência de Operações e Manutenção (Soma) em Secretaria Municipal de Infraestrutura.

Com a aprovação do Legislativo, o texto segue agora para sanção do prefeito José Ronaldo (União Brasil) e posterior publicação no Diário Oficial do Município, etapa que oficializa a mudança na estrutura administrativa da Prefeitura.

A nova pasta conta com orçamento próprio e terá a responsabilidade de coordenar importantes serviços de infraestrutura urbana e rural. Hoje, a Soma atua em áreas como pavimentação e manutenção de vias públicas, recuperação de pavimentos, patrolamento de estradas vicinais, drenagem e revitalização de praças.

De acordo com a administração municipal, a elevação da Soma à condição de secretaria atende a uma demanda antiga do prefeito José Ronaldo, que defende uma estrutura mais robusta e ágil para enfrentar os desafios relacionados à infraestrutura da cidade e dos distritos.

A mudança não acarretará a criação de novos cargos públicos, segundo o Paço Maria Quitéria, estando os cargos atualmente existentes na Soma adequados à nova configuração administrativa da Prefeitura. O órgão é comandado pelo engenheiro João Vianey, que permanece à frente da estrutura durante o processo de transição.

A expectativa da gestão municipal é que a transformação fortaleça a capacidade de planejamento e execução de obras e serviços essenciais para o desenvolvimento urbano e a melhoria da qualidade de vida da população.

Feira de Santana / 02 de junho de 2026 - 16H 12m

Regularização fundiária beneficia 458 famílias do bairro Rocinha, em Feira de Santana

Regularização fundiária beneficia 458 famílias do bairro Rocinha, em Feira de Santana
Foto: Divulgação/PMFS

Um importante passo para a garantia da segurança jurídica e da cidadania foi dado nesta terça-feira (2) para os moradores do bairro Rocinha, em Feira de Santana. A Prefeitura Municipal, em parceria com o Tribunal de Justiça da Bahia e a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), realizou a entrega de 458 títulos definitivos de propriedade a famílias da comunidade.

A solenidade aconteceu na Lagoa Grande e contou com a presença do prefeito José Ronaldo (União Brasil), do governador Jerônimo Rodrigues, (PT) autoridades do Judiciário, representantes de instituições parceiras, vereadores, deputados, lideranças comunitárias e moradores beneficiados.

Durante o evento, o prefeito destacou que a área onde está localizado o bairro Rocinha pertence ao Município, fator que contribuiu para agilizar o processo de regularização fundiária. “Aqui é apenas o início da entrega dos títulos. Ainda faltam mais de 2.500 moradias receberem seus documentos”, afirmou.

De acordo com o gestor municipal, o trabalho foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, responsável pela organização e encaminhamento da documentação ao cartório, enquanto a Conder realizou o cadastramento das famílias contempladas.

O governador ressaltou, por sua vez, a importância dos títulos para a vida dos moradores, destacando que a documentação garante maior segurança jurídica e amplia as possibilidades de acesso ao crédito.

Já o desembargador Mário Albiani Júnior enfatizou a relevância da união entre as instituições para a concretização da iniciativa e destacou que a regularização fundiária representa mais do que a posse legal dos imóveis. “Os documentos entregues hoje representam cidadania, dignidade e reconhecimento para essas famílias”, pontuou.

A ação integra o programa de regularização fundiária desenvolvido no município e prevê a continuidade das entregas, beneficiando milhares de moradores que ainda aguardam a documentação definitiva de suas residências.

Feira de Santana / 02 de junho de 2026 - 14H 54m

Expo Portal 2026 reúne criadores de todo o país e fortalece agronegócio em Feira de Santana

Expo Portal 2026 reúne criadores de todo o país e fortalece agronegócio em Feira de Santana
Foto: Divulgação/PMFS

Feira de Santana volta a ocupar posição de destaque no cenário agropecuário nacional com a realização da Expo Portal 2026, que acontece entre os dias 3 e 7 de junho, no Parque de Exposição João Martins da Silva. O evento, com entrada gratuita, é promovido pela Associação Baiana de Criadores do Cavalo Campolina (ABCCC), em parceria com a Prefeitura Municipal.

A exposição reunirá cerca de 250 animais de alto padrão genético, provenientes da Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas e Rio de Janeiro. A expectativa é consolidar ainda mais o município como uma das principais referências brasileiras na criação da raça Campolina.

Segundo o presidente da ABCCC, Jorge Bulus, a Expo Portal representa uma importante oportunidade para fortalecer o setor, incentivar o melhoramento genético dos animais e ampliar as conexões entre criadores de diferentes regiões do país.

A programação inclui etapas oficiais da exposição brasileira da raça Campolina, consideradas fundamentais para o ranqueamento dos animais e para a difusão de novas tecnologias voltadas ao aprimoramento genético. O intercâmbio entre expositores também favorece a geração de negócios e a abertura de novos mercados para o agronegócio.

Além das atividades voltadas à pecuária equestre, a Expo Portal contará com espaços dedicados à agricultura familiar, ao artesanato regional e à gastronomia típica do sertão baiano. O público ainda poderá acompanhar apresentações culturais, com destaque para o tradicional forró pé de serra.

A movimentação econômica será reforçada pelos leilões da raça Campolina e pelos estandes de empresas do setor, que apresentarão máquinas, equipamentos e implementos agrícolas. A expectativa é de geração de empregos temporários, fortalecimento da cadeia produtiva e incremento dos negócios na região.

Política / 02 de junho de 2026 - 12H 06m

Jerônimo anuncia licitação para nova etapa de ampliação do Aeroporto de Feira de Santana

Jerônimo anuncia licitação para nova etapa de ampliação do Aeroporto de Feira de Santana
Foto: Divulgação

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou a publicação do edital de licitação para uma nova etapa das obras de ampliação do Aeroporto de Feira de Santana. A medida, prevista para esta terça-feira (2), contempla a expansão do pátio de aeronaves, estrutura fundamental para que o terminal possa receber aviões de maior porte.

O anúncio foi feito na noite de segunda-feira (1º), durante reinauguração do Complexo Cultural Carro de Boi, no Centro de Cultura Amélio Amorim. Na ocasião, o governador destacou que a iniciativa dá continuidade aos investimentos já realizados na infraestrutura aeroportuária do município.

Segundo Jerônimo, as intervenções anteriores permitiram a ampliação da pista de pouso e decolagem, mas o espaço destinado ao estacionamento e à movimentação das aeronaves ainda precisa ser adequado para atender operações de maior capacidade.

A ampliação do pátio integra o conjunto de investimentos do Governo da Bahia voltados ao fortalecimento da infraestrutura aeroportuária do interior do estado. A expectativa é que a obra aumente a capacidade operacional do aeroporto, contribuindo para a melhoria da conectividade aérea e para o desenvolvimento econômico da região de Feira de Santana.

Feira de Santana / 02 de junho de 2026 - 09H 53m

PF faz operação contra fraudes bancárias e cumpre mandados em Feira de Santana

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (2) a Operação Linha Fantasma, que investiga um esquema de fraudes bancárias eletrônicas praticadas por meio de mensagens SMS falsas e centrais telefônicas fraudulentas.

Durante a ação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, sendo dois em Feira de Santana e um em São Paulo. Também foram executados dois mandados de prisão temporária, um em cada estado, além de duas prisões em flagrante.

As investigações começaram após uma operadora de telefonia identificar o envio em massa de mensagens informando supostas compras ou movimentações suspeitas nas contas das vítimas. Os SMS orientavam os usuários a ligar para números iniciados por 0800, apresentados como centrais de atendimento bancário.

Segundo a Polícia Federal, ao entrarem em contato com esses números, as vítimas eram induzidas a fornecer dados pessoais e bancários ou a realizar procedimentos que permitiam o acesso dos criminosos às suas contas. As apurações apontam que o grupo utilizava empresas formalmente constituídas e uma estrutura tecnológica sofisticada para dar aparência de legalidade ao golpe. Também foram identificados indícios de movimentações financeiras fracionadas, supostamente utilizadas para dificultar o rastreamento do dinheiro obtido de forma ilegal.

Em nota, a Polícia Federal informou que os investigados poderão responder pelos crimes de fraude eletrônica, associação criminosa e lavagem de dinheiro, além de outros delitos que possam ser identificados durante o andamento das investigações.

A Operação Linha Fantasma faz parte do Projeto Tentáculos, iniciativa desenvolvida em parceria entre a Polícia Federal, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e instituições financeiras para combater fraudes no sistema bancário. A PF não divulgou o nome dos investigados.

Feira de Santana / 02 de junho de 2026 - 09H 26m

Com ingressos esgotados, Augusto Cury participa de encontro sobre inteligência emocional e liderança em Feira de Santana

Feira de Santana receberá, no próximo dia 12 de junho, um dos maiores nomes da literatura e do desenvolvimento humano do país. O escritor, psiquiatra e pesquisador Augusto Cury estará no Hotel Charmant para um encontro voltado ao crescimento pessoal, profissional e emocional.

Com ingressos já esgotados, o evento acontecerá das 13h às 16h e contará também com a participação da empreendedora Daniela Lacerda. Durante a programação, os participantes terão a oportunidade de acompanhar uma conversa sobre temas como mentalidade, inteligência emocional, liderança, empreendedorismo, gestão das emoções e desenvolvimento humano.

Reconhecido internacionalmente por suas obras sobre psicologia, educação e qualidade de vida, Augusto Cury é autor de diversos best-sellers traduzidos para dezenas de idiomas. Além de sua trajetória como escritor e palestrante, ele também é pré-candidato à Presidência da República pelo partido Avante.

A proposta do encontro é proporcionar reflexões e ferramentas práticas para pessoas que buscam melhorar sua performance profissional, fortalecer relacionamentos e desenvolver habilidades emocionais cada vez mais importantes no mundo contemporâneo.

Todos os ingressos para o evento já foram trocados pela doação de 1 quilo de alimento não perecível,  que serão destinados a instituições de caridade de crianças com autismo.

Feira de Santana / 02 de junho de 2026 - 09H 16m

Nova fábrica de charque vai gerar 300 empregos e investir R$ 30 milhões em Feira de Santana

Feira de Santana está prestes a receber um importante reforço para sua economia e setor industrial. A empresa Metropolitana está finalizando a implantação de uma moderna fábrica de carne de charque no Centro Industrial do Subaé (CIS), às margens da BR-324, com previsão de início das operações em 15 de julho.

O empreendimento representa um investimento de aproximadamente R$ 30 milhões e deverá gerar cerca de 300 empregos diretos, fortalecendo a indústria de alimentos no município e ampliando as oportunidades de trabalho na região.

Com estrutura voltada para atender mercados nacional e internacional, a empresa possui registro que permite a comercialização dos produtos em outros estados e também para exportação.

A expectativa é que a unidade produza cerca de 90 mil quilos de charque por dia, tornando-se uma das maiores operações do segmento na Bahia. Além da carne de charque, a fábrica também produzirá linguiça calabresa, carne para hambúrguer, produtos salgados de origem suína e outros derivados.

As obras avançam em ritmo acelerado, com equipes trabalhando na montagem dos equipamentos industriais, muitos deles fabricados especialmente para atender às necessidades da unidade. Neste momento, a empresa aguarda a conclusão do processo de ligação da rede elétrica pela Coelba para viabilizar o início da operação.

A chegada da Metropolitana reforça o papel de Feira de Santana como um dos principais polos industriais e logísticos do Nordeste, atraindo novos investimentos e ampliando a capacidade produtiva do município. Além do impacto na geração de empregos, o empreendimento deve movimentar a cadeia de fornecedores, transporte e serviços, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região.

Feira de Santana / 02 de junho de 2026 - 09H 02m

Prefeitura de Feira de Santana firma dois contratos que somam R$ 2,4 milhões para assistência funerária de famílias carentes

A Prefeitura através do Fundo Municipal de Assistência Social publicou no Diário Oficial do Município dois contratos voltados à prestação de serviços funerários para famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pela rede de assistência social de Feira de Santana.

Os contratos foram formalizados por meio do Termo de Credenciamento nº 3-2026-1224CD e contemplam empresas especializadas no fornecimento de urnas mortuárias e na execução de serviços funerários completos.

A primeira contratação foi realizada com a empresa Mais Pax Regional Serviços Funerários de Jequié Ltda, por meio do Contrato nº 158-2026-1224C, no valor de R$ 1.203.553,30. Já o Contrato nº 162-2026-1224C foi firmado com a Companhia Brasileira de Serviços Funerários Ltda, também no valor de R$ 1.203.553,30. Somados, os dois credenciamentos representam um investimento de R$ 2.407.106,60.

Segundo a publicação, os contratos têm como objetivo garantir a prestação de serviços funerários, incluindo o fornecimento de urnas mortuárias e demais itens necessários para a realização de sepultamentos, destinados a famílias sem condições financeiras de arcar com esses custos.

Os atendimentos serão realizados sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, por meio dos programas de assistência social do município. Os dois contratos foram assinados em 4 de maio de 2026 e publicados no Diário Oficial em 1º de junho de 2026, com assinatura da gestora do Fundo Municipal de Assistência Social, Gerusa Maria Bastos Silva Sampaio. O credenciamento de mais de uma empresa permite ao município ampliar a capacidade de atendimento e garantir a continuidade do benefício eventual de auxílio-funeral para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Feira de Santana / 01 de junho de 2026 - 19H 48m

Movê Ortopedia chega a Feira de Santana com proposta inovadora de cuidado integral da saúde do movimento

Feira de Santana acaba de ganhar uma nova opção em ortopedia especializada. A Movê Ortopedia, liderada pela médica ortopedista Danila Feitoza, iniciou suas atividades na cidade trazendo uma proposta que promete ir além do modelo tradicional de atendimento, com foco na investigação da causa da dor, prevenção de lesões e preservação da qualidade de vida dos pacientes.

 

Cultura / 01 de junho de 2026 - 14H 57m

Ministra Margareth Menezes participa de cerimônia de entrega do Complexo Cultural Carro de Boi em Feira de Santana

Ministra Margareth Menezes participa de cerimônia de entrega do Complexo Cultural Carro de Boi em Feira de Santana
Foto: Reprodução

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participa, nesta segunda-feira (1º), em Feira de Santana, da solenidade de entrega da reforma e modernização do Complexo Cultural Carro de Boi (Jerimum/Abóbora), um dos mais importantes equipamentos culturais do interior da Bahia. O evento acontece no Centro de Cultura Amélio Amorim e reúne o governador Jerônimo Rodrigues, o secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, autoridades, artistas, mestres e mestras das culturas populares e representantes dos diversos territórios culturais do estado.

A requalificação do Complexo Cultural Carro de Boi preservou as características originais do projeto concebido pelo arquiteto Amélio Amorim na década de 1970, ao mesmo tempo em que promoveu melhorias estruturais e modernização dos espaços, ampliando as possibilidades de realização de atividades culturais, artísticas e comunitárias.

A agenda também inclui a assinatura da Ordem de Serviço para a reforma do Centro de Cultura Amélio Amorim, considerado um dos principais equipamentos culturais do interior baiano. A obra será executada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, em uma parceria entre a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) e a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).

Além dos atos institucionais, a programação prevê visita à feira de artesanato “Mulheres Negras que Produzem”, apresentações culturais, homenagens a mestres e mestras das culturas populares e uma visita à exposição “O Sertão de Amélio Amorim”, reforçando a valorização da identidade cultural e das tradições do Portal do Sertão.

A presença da ministra em Feira de Santana também evidencia os investimentos realizados pelo Governo Federal no setor cultural baiano desde a recriação do Ministério da Cultura. Por meio da Lei Paulo Gustavo (LPG), a Bahia recebeu R$ 285,6 milhões destinados ao audiovisual e demais segmentos culturais. Desse total, Feira de Santana recebeu R$ 4,6 milhões, com execução superior a 99% dos recursos.

Já por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, o estado recebeu R$ 221,7 milhões no primeiro ciclo da política. No segundo ciclo, estão previstos mais de R$ 797,8 milhões para a Bahia e seus municípios. Feira de Santana recebeu R$ 3,9 milhões no primeiro ciclo e já recebeu a primeira parcela de R$ 3,98 milhões do segundo ciclo, que deverá totalizar mais de R$ 15,9 milhões para o município.

Feira de Santana / 01 de junho de 2026 - 13H 15m

Casa do Trabalhador de Feira de Santana inicia junho com 312 vagas de emprego disponíveis nesta segunda-feira

A Casa do Trabalhador, órgão vinculado à Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), inicia o mês de junho com 312 vagas de emprego disponíveis, nesta segunda-feira (1º), para candidatos de diferentes níveis de escolaridade e áreas de atuação em Feira de Santana.

O maior destaque da lista é a construção civil, que concentra 120 vagas com contratação imediata. São 60 oportunidades para ajudante de pedreiro e outras 60 para pedreiro. Os candidatos devem possuir ensino fundamental completo, experiência na função e disponibilidade para atuar na região do bairro SIM.

Além das vagas na construção civil, há oportunidades nos setores de comércio, indústria, logística, transporte, alimentação e serviços. Entre as funções com maior número de vagas estão auxiliar de linha de produção para pessoas com deficiência (25 vagas), fiel de depósito (17 vagas), auxiliar de limpeza (15 vagas), porteiro para pessoas com deficiência (15 vagas), pedreiro (12 vagas), servente de obra (10 vagas), auxiliar de linha de produção (10 vagas) e montador de móveis (10 vagas).

O setor de restaurantes também apresenta boas oportunidades para profissionais como garçom, churrasqueiro, cozinheiro, pizzaiolo, barman e masseiro. Já na área industrial, há vagas para soldador, motorista de caminhão, auxiliar de almoxarifado e torneiro mecânico.

As oportunidades destinadas a pessoas com deficiência (PCD) reforçam o compromisso com a inclusão no mercado de trabalho, com vagas para auxiliar de linha de produção e porteiro.

O diretor da Casa do Trabalhador, Magno Felzemburgh, destaca que a abertura do mês com mais de 300 oportunidades representa um cenário positivo para quem busca recolocação profissional. “Começamos junho com uma oferta expressiva de vagas em diferentes segmentos da economia. Isso demonstra a confiança das empresas e o papel da Casa do Trabalhador como ponte entre quem procura uma oportunidade e quem precisa contratar. Nossa expectativa é que muitos trabalhadores iniciem o mês já empregados ou participando de processos seletivos”, afirmou.

Os interessados devem comparecer à Casa do Trabalhador, localizada na Rua Desembargador Felinto Bastos, nº 527A (antiga Rua de Aurora), em Feira de Santana, portando documentos pessoais, currículo atualizado e comprovantes exigidos para cada vaga. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (75) 3614-2551 e 3614-2550.

Histórico

2019
set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2018
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2017
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2016
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2015
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2014
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2013
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2012
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2011
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2010
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2009
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2008
dez | nov