×
Bahia de Feira / 03 de março de 2024 - 19H 32m

Bahia de Feira é rebaixado para a Segunda Divisão do Campeonato Baiano

Bahia de Feira é rebaixado para a Segunda Divisão do Campeonato Baiano
Foto: Rafael Falcão

O Bahia de Feira entrou em campo na tarde deste domingo (3) em um duelo de vida ou morte, na Arena Cajueiro, em Feira de Santana. Na última rodada, diante da Juazeirense, perder ou empatar significaria o rebaixamento e vencer ainda poderia acender qualquer sinal de esperança.

Sabendo da responsabilidade, o time foi para cima desde os primeiros minutos de jogo. Após cruzamento de Cazumba, Jarbas subiu mais alto que todo mundo, inaugurando o marcador.

Daí em diante, a porteira foi aberta e a equipe feirense emendava uma goleada. Vitinho, JP, Reinaldo e Kaio balançaram as redes. Os visitantes até descontaram, mas não foi o suficiente para impedir a goleada por 5 a 1.

Com o resultado favorável, o torcedor do Bahia de Feira cruzava os dedos e tentava secar o Atlético de Alagoinhas. E tudo parecia se desenhar para um roteiro de filme com final feliz. O Carcará ia empatando em 0 a 0 com o Barcelona.

A arbitragem já sinalizava os acréscimos nos dois jogos. Faltava pouco para soltar o grito da garganta. Mas o sabor foi amargo e a noite terminou como uma tragédia. No último lance, o Atlético marcou, transformando o sonho do Tremendão em pesadelo.

“Infelizmente o campeonato acabou para nós. Eu acho que o Bahia de Feira não tem que lamentar. O Bahia de Feira tem que encarar isso daí com profissionalismo e buscar se reerguer novamente”, disse o técnico Nasareno Silva ao Blog do Velame.

Saúde / 01 de março de 2024 - 16H 49m

Secretaria de Saúde confirma morte por dengue em Feira; Outros seis casos estão em investigação

Secretaria de Saúde confirma morte por dengue em Feira; Outros seis casos estão em investigação
Foto: Divulgação/PMFS

A Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana (SMS) concluiu a investigação de uma morte causada por dengue tipo 2. Trata-se de uma jovem de 17 anos, que teve o caso confirmado após a Vigilância Epidemiológica (VIEP) ter os resultados positivos das amostras do exame laboratorial Dengue NS1 e sorologia IgM que foram analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (LACEN).

A Vigilância Epidemiológica também investiga seis óbitos com quadro clínico epidemiológico semelhante ao de dengue. A conclusão das investigações depende de resultados positivos em amostras de exames laboratoriais específicos analisados pelo LACEN. Em alguns casos, são feitos exames de outras doenças como meningite, Covid-19 e arboviroses, incluindo, chikungunya e zika vírus.

A equipe da VIEP realizou uma busca ativa na região onde essas pessoas residiam. O trabalho de eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti está sendo intensificado nas localidades.

Desde o início deste ano, foram confirmados 290 casos de dengue, sendo 51 classificados como sinais de alarme. A Secretaria de Saúde criou o Comitê de Enfrentamento às Arboviroses para alinhar estratégias de combate e prevenção. Além das capacitações com os profissionais de saúde para a assistência, manejo clínico dos casos e um plano de contingência aprovado e publicado pelo Conselho de Saúde para atuar no enfrentamento.

A recomendação da Vigilância Epidemiológica é que ao notar os sinais, procure a unidade de saúde mais próxima para receber orientações e fazer o exame. Em casos graves, o paciente deve procurar, de forma imediata, as UPAs e Policlínicas Municipais.

O exame é ofertado, de maneira gratuita, no Ambulatório Municipal de Infectologia e no Centro de Saúde Especializada Dr. Leone Coelho Lêda (CSE), entre segunda e sexta-feira, das 8h às 11h30. À tarde, de 13h30 às 16h. O atendimento é feito por demanda espontânea, sem agendamento.

Política / 01 de março de 2024 - 09H 16m

Projeto propõe campanha de conscientização sobre os riscos do cigarro eletrônico

Projeto propõe campanha de conscientização sobre os riscos do cigarro eletrônico
Foto: Divulgação

O deputado Bobô (PCdoB) propôs a criação de medidas educativas que sirvam de alerta e instruam os jovens sobre os perigos do cigarro eletrônico nas escolas públicas da Bahia. Para tanto, ele apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa que institui uma campanha de conscientização e prevenção aos riscos dos cigarros eletrônicos à saúde das crianças e adolescentes nas unidades de ensino.

De acordo com a proposta, a campanha poderá incluir ações educativas, palestras, distribuição de materiais informativos e outras estratégias pedagógicas. Ao justificar as medidas educativas, Bobô citou dados, segundo os quais um a cada quatro jovens de 18 a 24 anos no Brasil (23,9%) já utilizou alguma vez um cigarro eletrônico, embora os aparelhos tenham a venda proibida no país.

“A curiosidade dos jovens os leva a experimentar novidades como o cigarro eletrônico, impulsionados pela propaganda maciça em diversas mídias”, observou ele, no documento. “A pressão social, influência dos amigos e exposição nas redes sociais, cinema e televisão aumentam a curiosidade por essas formas alternativas de tabaco”, acrescentou ele.

Para o deputado, diante desse cenário, é essencial implementar medidas educativas que sirvam de alerta e instruam os jovens sobre os perigos do cigarro eletrônico.

“A escola apresenta-se como um ambiente propício para essa abordagem, fornecendo acesso a informações qualificadas e ações preventivas que contribuam para a formação de cidadãos conscientes e saudáveis”, concluiu o autor da proposta.

Política / 01 de março de 2024 - 09H 15m

Deputado quer tornar presidente Lula ‘persona non grata’ na Bahia

Deputado quer tornar presidente Lula ‘persona non grata’ na Bahia
Foto: Divulgação

O deputado Leandro de Jesus (PL) apresentou, na Assembleia Legislativa, projeto de lei que declara o presidente Lula ‘persona non grata’ na Bahia. O parlamentar listou 17 fatos que considera justificar a declaração, que significa literalmente pessoa não bem-vinda.

“Trata-se de um mecanismo formal usado pelos governos para sinalizar que uma certa pessoa não é mais aceitável dentro de suas fronteiras”, esclareceu o deputado.

O parlamentar se declarou indignado com falas do presidente da República, citando que Lula teria afirmado que “Israel é genocida e nazista”; chamado o “agronegócio fascista” e, ainda, onde ele teria afirmado que “roubos e furtos de celulares são para jovens sobreviverem”. Leandro de Jesus também citou a guerra da Rússia com a Ucrânia, assunto sobre o qual o presidente teria garantido resolver “no bar com uma cervejinha”, em “evidente sarcasmo com uma situação tremendamente séria e lamentável, que já resultou em milhares de mortes” e quando, na abertura do Foro de São Paulo”, Lula disse “ter orgulho de ser comunista”.

Leandro de Jesus prosseguiu citando que “Lula afirma categoricamente ter voltado ao poder para se vingar de brasileiros”, e que, numa “verbalização antidemocrática contra as instituições permanentes do país, diz que quer acabar com a vida do ex-juiz e atual senador Sérgio Moro”. Compõe ainda a listagem do deputado outros assuntos que ele atribui ao presidente, como “não se indica amigo, companheiro para o STF” e sobre o “orgulho do primeiro ministro comunista no STF”, referindo-se à aprovação de Flávio Dino à Suprema Corte.

Política / 01 de março de 2024 - 09H 12m

Mais de 400 crianças da APAE de Feira estão sem repasse de recursos para alimentação escolar, denuncia vereador

A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Feira de Santana está sem receber recursos para oferecer alimentação aos cerca de 480 alunos, conforme denunciou na sessão de ontem (29), o vereador Emerson Minho (DC), fundamentado em informações da entidade.

O problema ocorre devido a uma alteração realizada pela Secretaria Municipal de Educação relativa à classificação da entidade. O órgão da Prefeitura, informou ele, retirou a Apae do “fluxo normal” e a inseriu no grupo de “escola especial”. Por este motivo, uma nova empresa, que assumiu o fornecimento, não irá entregar os alimentos para a instituição, explicou o edil.

“São mais de 400 crianças especiais que ficam sem alimentação. O que fazer diante disto?”, questionou Emerson Minho, ressaltando que a refeição servida na escola acaba servindo de reforço alimentar para crianças carentes. O Governo Municipal tenta conversar com a empresa, objetivando que ela oferte uma “bonificação” à Apae, mas o vereador avalia não ser uma solução adequada. “É que não se trata de algo garantido ou obrigado por lei. Vai dar, se quiser”, frisou. Ele pediu apoio dos demais colegas do Legislativo em cobrar que a secretária de Educação libere a alimentação escolar para a Apae.

PROJETOS PARADOS DEVIDO SUBVENÇÕES NÃO REPASSADAS

Emerson Minho também queixou-se que diversos projetos da Apae de Feira, prontos para a execução, estão impedidos de funcionar devido a falta de repasse, pela Prefeitura, das subvenções sociais aprovadas pela Câmara. Ele afirma que, apesar do aporte considerável de recursos destinado por vários parlamentares nos últimos dois anos, o prefeito Colbert Filho não teria repassado os valores. De 2022, são R$ 413 mil reais sem pagamento. Do ano 2023, são mais de 600 mil reais de subvenção, também não pagos.

Nem da verba referente a um convênio firmado entre a Apae e o Ministério da Saúde, no valor de R$ 1 milhão, creditado em outubro de 2023, houve repasse, conforme o vereador.

“Até hoje não foi pago pela Prefeitura, que funciona apenas como intermediária”, reclamou. Destacou ainda que, em razão disso, houve redução de atendimentos e prejuízo na implantação ou desenvolvimento de projetos referentes a serviços de obrigação do poder público.

Feira de Santana / 01 de março de 2024 - 09H 11m

Prefeitura de Feira pede apoio ao Ministério do Desenvolvimento Social para ajudar famílias atingidas pelas fortes chuvas

A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) solicitou ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome cofinanciamento do Serviço de Proteção em Situação de Calamidade para atender às pessoas atingidas pelas fortes chuvas que caíram no município nas últimas semanas.

Vale pontuar que o Município encontra-se em Situação de Calamidade Pública por meio de portaria publicada no Diário Oficial Eletrônico, em dezembro de 2023, pelo prefeito Colbert Filho, e no Decreto Municipal em 21 de fevereiro deste ano.

Conforme as demandas, a Prefeitura de Feira solicita 5.400 cestas básicas, 450 diárias de hospedagem na rede hoteleira com café da manhã incluso, 200 colchões para serem distribuídos e contratação de empresa para higienizar os imóveis atingidos pelas chuvas.

Atualmente 16 famílias estão com moradia temporária através do Aluguel Social. Outras 18 já tiveram o pedido de aluguel deferido e aguardam a locação dos imóveis e mais 22 famílias que estão hospedadas em casas de passagem e abrigos temporários desejam retornar para suas casas alagadas, mesmo sabendo dos riscos.

No entanto, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Denilton Brito, há mais famílias no município que necessitam do apoio do poder público municipal. Conforme dados da Defesa Civil há pelo menos 200 famílias nestas condições.

“Recebemos do Governo do Estado a ajuda com 259 cestas básicas e 100 colchões, entre outras doações por outras instituições. Mas, o nosso estoque já está zerado. Estamos empenhando esforços para ajudar as famílias atingidas pelas fortes chuvas”, ressalta.

CAMPANHA DE DOAÇÃO

Nesse sentido, a Sedeso prevê começar a partir de terça-feira (5) uma campanha de doação voluntária para mobilizar empresas e a comunidade em geral. Importante ressaltar que diversas secretarias municipais estão atuando em conjunto no atual cenário com ações de infraestrutura urbana, de saúde e limpeza pública.

Micareta de Feira / 01 de março de 2024 - 09H 10m

Com meta de 2 milhões de foliões, estratégias de publicidade da Micareta de Feira são discutidas em reunião

Com meta de 2 milhões de foliões, estratégias de publicidade da Micareta de Feira são discutidas em reunião
Foto: Divulgação

Uma equipe da Secretaria de Comunicação liderada pela titular da pasta, a jornalista Renata Maia, se reuniu com publicitários da agência Ativa Propaganda, responsável pela publicização da Micareta de Feira, com o intuito de definir estratégias de divulgação do evento nos meios de comunicação. O encontro ocorreu na quinta-feira (29) na sede da agência.

Na reunião foram discutidos o jingle musical que será a marca do evento, a possibilidade de parceria com artistas e influenciadores digitais para divulgação massiva nas redes sociais, e a criação de uma coreografia oficial da Micareta, ou a popular “dancinha”.

Outra ideia discutida envolve a ampliação da divulgação do evento em diversos aeroportos do país. Além disso, as peças publicitárias que serão espalhadas em pontos da cidade vão reforçar que a Micareta de Feira é “a maior do Brasil”.

“Após uma pesquisa constatamos que Feira de Santana tem a maior Micareta do Brasil e precisamos abraçar isso. Nós queremos levar esse evento para o mundo”, destaca a publicitária da Ativa, Jamille Campos.

A expectativa é que a Micareta deste ano supere o público da anterior. “A nossa meta é dobrar o número de participantes do evento, queremos alcançar dois milhões de pessoas na Micareta deste ano”, enfatiza a secretária de Comunicação, Renata Maia.

Feira de Santana / 29 de fevereiro de 2024 - 23H 14m

Primeiro bebê feirense bissexto de 2024 é um menino, nascido às 00h01

Primeiro bebê feirense bissexto de 2024 é um menino, nascido às 00h01
Foto: Divulgação

A meia-noite e um minuto desta quinta-feira (29), um parto chamou a atenção no Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher: o nascimento de Aílton Kauê, o primeiro bebê bissexto de 2024 na unidade.

Stela Nicole Pereira Rosa, 18 anos, estudante e mãe de primeira viagem, emocionada, relata a experiência.

“Comecei a sentir contrações na tarde de quarta-feira e cheguei ao hospital às 14h. A médica me internou, pois eu estava com 37 semanas e esperava dar à luz no final de março. Mas as contrações evoluíram rapidamente e meu filho nasceu de parto natural, exatamente como eu queria. Deus é maravilhoso por nos dar o dom de gerar vida!”.

Aílton Kauê, pesando 2,855kg e medindo 49cm, é o primeiro filho do casal Stela e Kauê.

Para Isabela Passos Neves, enfermeira obstetra do Hospital da Mulher, a madrugada foi agitada.

“Nasceram seis bebês durante a madrugada e mais um no início da manhã, cinco de parto normal e dois de cesárea. Estamos acostumados com o grande fluxo do hospital, mas ficamos felizes pelas mães que tiveram seus filhos com saúde”.

Em janeiro de 2024, o Hospital da Mulher já havia realizado 692 partos. A chegada de Aílton Kauê, no primeiro minuto do dia 29 de fevereiro, simboliza a esperança e a renovação da vida, mesmo em um ano bissexto, considerado por muitos um ano especial.

Política / 29 de fevereiro de 2024 - 13H 00m

Colbert visita Kassab e pede cooperação em saúde, segurança e educação

Colbert visita Kassab e pede cooperação em saúde, segurança e educação
Foto: Reprodução

Em uma visita à cidade de São Paulo na quarta-feira (28), o prefeito de Feira de Santana, Colbert Filho (MDB), reuniu-se com o secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab. Durante o encontro, o prefeito entregou um pedido oficial da Prefeitura para cooperação técnica com o governo paulista, especialmente nas áreas cruciais de educação, segurança e saúde.

“Estamos empenhados em encontrar soluções para diminuir a incidência de crimes em nosso município, promover métodos para engajar e melhorar o progresso tanto de alunos quanto de professores, e garantir um acesso mais rápido e abrangente aos serviços de saúde, incluindo a possibilidade de utilizar a Telemedicina.”, explicou o prefeito Colbert Filho.

O Governo Municipal expressou seu interesse em celebrar uma Cooperação Técnica com São Paulo nas seguintes áreas, visando aproveitar o compartilhamento de tecnologia como meio para transformação e ampliação da produtividade dos cidadãos de Feira de Santana:

I. Tecnologia em Segurança Pública: buscando estratégias para a redução das ocorrências criminosas através do emprego de tecnologias avançadas.

II. Tecnologia em Educação: visando a implementação de ferramentas tecnológicas que promovam a fidelização dos alunos à educação e elevem o desenvolvimento tanto dos estudantes quanto dos professores.

III. Tecnologia em Saúde: com o objetivo de proporcionar um atendimento em larga escala em um menor espaço de tempo possível, incluindo o uso da Telemedicina para ampliar o acesso aos serviços de saúde.

“A Prefeitura de Feira de Santana reconhece o Estado de São Paulo como uma referência nacional em diversas áreas e acredita que essa parceria estratégica poderá trazer benefícios significativos para a qualidade de vida e o desenvolvimento da nossa cidade”, completa o prefeito.

Saúde / 29 de fevereiro de 2024 - 12H 06m

Hospital Clériston Andrade, em Feira, se torna referência nacional em neurocirurgia, com quase mil procedimentos realizados

Hospital Clériston Andrade, em Feira, se torna referência nacional em neurocirurgia, com quase mil procedimentos realizados
Foto: Divulgação/HGCA

Localizado em Feira de Santana, o Hospital Clériston Andrade (HGCA) tem se destacado nacionalmente pelo crescimento no número de cirurgias neurológicas. Somente em um ano foram quase mil procedimentos realizados.

Sob a coordenação do neurocirurgião Márcio Brandão, o Serviço de Neurocirurgia do hospital alcançou a marca de 968 procedimentos, representando um aumento de 58% em comparação ao ano anterior.

Dentre as quase mil intervenções realizadas, 321 foram para tratar neurotraumas, 202 para tumores cerebrais, 184 para questões na coluna vertebral, 164 para hidrodinâmica, 81 para casos neurovasculares e 17 para tratamento da dor.

“Estamos comprometidos em resolver casos mais complexos e oferecer o melhor cuidado possível aos nossos pacientes. Em 2023, dentre as inúmeras cirurgias, uma teve um destaque nacional que foi a cirurgia para a retirada de um tumor cerebral em uma jovem feirense. O procedimento ocorreu com a paciente acordada, uma cirurgia inovadora e com um resultado totalmente positivo”, destacou o médico.

Além do aumento no número de cirurgias, o HGCA expandiu seu atendimento ambulatorial, realizando 3.481 consultas neurológicas em 2023. A instituição inovou ao organizar os Ambulatórios de Neurocirurgia por subespecialidades, possibilitando uma abordagem mais específica ao tratamento das diversas condições.

Política / 29 de fevereiro de 2024 - 11H 44m

Deputado Pablo Roberto é reconduzido à presidência da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da ALBA

Deputado Pablo Roberto é reconduzido à presidência da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da ALBA
Foto: Divulgação

Por decisão unânime entre os deputados, na última terça-feira (27), Pablo Roberto (PSDB) foi reconduzido à presidência da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública.

No ano passado a comissão promoveu 18 audiências. Entre as pautas que estiveram na mesa: integração da Guarda Municipal à Segurança Pública do Estado, crescente índice de violência contra motoristas de aplicativo na Bahia e superlotação do sistema carcerário no estado.

“Agradeço os colegas pela confiança. Seguir na presidência dessa Comissão, tão importante, só reforça o nosso compromisso em continuar trabalhando muito pela Bahia”, afirma Pablo Roberto.

A primeira reunião da Comissão de 2024 acontece no próximo dia 05 de março. Também compõem a Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública: Neusa Cadore (PT/ vice-presidente), Dr Diego Castro (PL), Hilton Coelho (PSOL), Ludmilla Fiscina (PV), Olivia Santana (PC do B), Robinson Almeida (PT), Vitor Azevedo (PL).

Feira de Santana / 29 de fevereiro de 2024 - 11H 00m

Parque de Exposições deve receber 20 mil escoteiros no mês de novembro

Parque de Exposições deve receber 20 mil escoteiros no mês de novembro
Foto: Divulgação

O Parque de Exposições João Martins da Silva, em Feira de Santana, será o palco do Campori dos Escoteiros Desbravadores da União Leste Brasileira, que acontecerá entre os dias 13 e 17 de novembro deste ano.

Composto por 225 comunidades, que abrangem desde o município de Valença até Paulo Afonso, o grupo dos Desbravadores reúne 5.700 membros. Este encontro é inter-estadual, envolvendo a Bahia e Sergipe, e espera-se a participação de cerca de 20.000 jovens.

A reunião para discutir os detalhes do evento ocorreu na segunda-feira (26), com a presença do secretário de Agricultura, Alexandre Monteiro; Orleando Vilas Boas, pastor da Igreja Adventista e líder dos Desbravadores da região central do estado da Bahia; e Adaílton Queiroz, responsável pela área social da Igreja Adventista.

“Será um final de semana onde os participantes irão acampar e celebrar todas as ações sociais realizadas pelos Desbravadores ao longo do ano de 2024 em suas comunidades. Haverá uma grande celebração com atividades pedagógicas e lúdicas, promovendo o trabalho em equipe e o crescimento físico, mental e espiritual de cada indivíduo”, afirmou o líder dos Desbravadores, Orleando Vilas Boas.

“Estamos atuando desde Valença até Paulo Afonso. Estamos apoiando este grande evento que acontecerá em novembro e acreditamos que terá um impacto positivo na comunidade, pois a área social promove valores que pretendemos resgatar nessa juventude”, ressaltou Adaílton Queiroz.

Política / 28 de fevereiro de 2024 - 21H 49m

Vereador é chamado de ‘papagaio de pirata de Zé Neto’ e se defende: ‘Eu vim da roça’

Vereador é chamado de ‘papagaio de pirata de Zé Neto’ e se defende: ‘Eu vim da roça’
Foto: Blog do Velame

As sessões da Câmara de Vereadores de Feira de Santana seguem rendendo, dia após dia, episódios de ânimos exaltados, bate-boca e polêmicas. Desta vez, os vereadores Luiz da Feira (AVANTE) e José Carneiro (MDB) roubaram a cena.

O líder do governo na Casa se dirigiu ao colega de oposição como “papagaio de pirata” do deputado Zé Neto, por ter uma postura sempre alinhada ao parlamentar.

Luiz da Feira, por sua vez, rebateu a fala, afirmando que prefere ser associado à lealdade e apoio ao deputado petista, ao governador e ao povo, ao invés de ser visto como um puxa-saco do prefeito, que, segundo ele, não tem compromisso com a população feirense, deixando a cidade abandonada.

“Eu posso ser papagaio de pirata de Zé Neto, posso ser papagaio de pirata do nosso governador e da nossa população. O vereador está aqui para cobrar e fiscalizar o nosso município de Feira de Santana. Eu sou um tabaréu, senhor vereador José Carneiro, eu vim da roça”, disse Luiz da Feira.

Feira de Santana / 28 de fevereiro de 2024 - 20H 27m

Exposição “FeminiNUS” celebra o Dia da Mulher no Museu de Arte Contemporânea de Feira de Santana

No próximo dia 7 de março, o Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAC) abrirá suas portas para a exposição coletiva “FeminiNUS”, em parceria com o grupo Femini(nus). O evento, em celebração ao Dia da Mulher, tem como propósito principal destacar a produção artística feminina local e promover a representatividade das mulheres no universo das artes.

Mais de 20 talentosas artistas de Feira de Santana e região estarão reunidas nesta mostra, trazendo suas obras que abordam questões fundamentais como gênero, classe e raça. Entre as artistas participantes, destacam-se nomes como Cida Porto, Rosalice Gomes, Thially Lima, Maria Strudth, Nanja Brasileiro, Ana Reis, Bel Carneiro, Victória Nasck, Lyed Caldas, Marilene Brito, Candida Tomé, Elis Santos, Hortência, Fanny Glemarec, Laiane Nunes, Maristela Ribeiro, Graça Ramos, Joelma Morbeck, Thenize Rasslan, Simone Rasslan, Gal Meirelles e Amanda Nunes.

Além de apresentar o trabalho contemporâneo dessas artistas, a exposição também reserva um espaço para homenagear figuras emblemáticas da arte regional, como Miriam Abdon (In Memoriam), Graça Ramos, Leonice Barbosa, Veroka, Lucely Guimarães e Sônia Cardoso.

A curadoria, realizada por Simone Rasslan, Laiane Nunes e Emilly Reis, em conjunto com as contribuições da Diretora de Atividades Culturais, Georgia Pitombo, e das colaboradoras Ana Claudia, Irlen Pedreira e Thenize Rasslan, promete oferecer ao público uma experiência rica e reflexiva. Uma oportunidade para se inspirar, apreciar e contribuir para a valorização da produção artística feminina e para o reconhecimento da luta histórica das mulheres por direitos e liberdades.

Feira de Santana / 28 de fevereiro de 2024 - 19H 26m

Moradores do Papagaio pedem ‘socorro’ durante sessão da Câmara de Vereadores

Moradores do Papagaio pedem ‘socorro’ durante sessão da Câmara de Vereadores
Foto: Divulgação

Com faixa e protestos, moradores do bairro Papagaio, em Feira de Santana, se dirigiram à Câmara de Vereadores para expor uma situação que tem preocupado. Uma parte do muro ao redor do condomínio Casas de Veneza pode vir a desabar a qualquer momento, com risco de mortes.

Diante das fortes chuvas que atingiram a cidade recentemente, uma grande lagoa se formou no terreno ao lado. A água atinge o muro e invade a área das residências, conforme relatou o próprio síndico do condomínio.

A preocupação dos moradores é devido ao volume de água acumulada, que já estaria na altura de dois metros, com risco de infiltração na estrutura e ameaça de desabamento.

“O terreno, de propriedade da L. Marquezzo, virou uma lagoa, não tem escoamento e 40 casas estão encostadas no muro”, informou Ina Xavier Guimarães, conselheira do condomínio construído pela R. Carvalho.

O condomínio vem sofrendo invasão de animais, como cobras e escorpiões. A situação já foi levada ao conhecimento das construtoras, uma responsável pelo empreendimento e outra pelo terreno, mas nada foi feito. Por este motivo, buscaram o apoio dos vereadores.

“Há um jogo de empurra e não conseguimos resolver os problemas. Tudo lindo, mas os problemas tambem estão lá” (no Parque Linear), atestou o síndico, que mora no Papagaio há 41 anos.

Feira de Santana / 28 de fevereiro de 2024 - 14H 35m

Trânsito no anel de contorno sofre alteração por 15 dias, informa PRF

Trânsito no anel de contorno sofre alteração por 15 dias, informa PRF
Foto: Blog do Velame

Os motoristas que precisaram utilizar o anel de contorno, na manhã desta quarta-feira (28), já se depararam com uma mudança no trânsito do local.

Isto porque, o fluxo na pista Cidade Nova – Sobradinho, trecho próximo ao bairro Morada das Árvores, precisou ser interrompido.

A informação foi confirmada pelo Polícia Rodoviária Federal (PRF), indicando que o fluxo de veículos será desviado para uma via lateral até as proximidades do bairro Sobradinho.

As mudanças ocorrem por conta das obras que estão sendo realizadas no local. Segundo a estimativa do órgão, a interdição deve durar aproximadamente 15 dias.

Política / 28 de fevereiro de 2024 - 13H 49m

Após sinal de abertura ao diálogo de Zé Ronaldo, Pablo Roberto sugere que ex-prefeito o apoie: ‘Seria um grande gesto’

Após sinal de abertura ao diálogo de Zé Ronaldo, Pablo Roberto sugere que ex-prefeito o apoie: ‘Seria um grande gesto’
Foto: Divulgação

Pré-candidato à Prefeitura de Feira de Santana pelo PSDB, o deputado estadual Pablo Roberto reagiu, na terça-feira (27), às declarações do ex-prefeito Zé Ronaldo (União Brasil), que manifestou estar aberto ao diálogo com o tucano.

Em resposta, Pablo assegurou que mantém firme sua postura de permanecer na disputa eleitoral deste ano, declarando que “chegou a hora da mudança”. “Minha pré-candidatura está mantida”, reafirmou.

O parlamentar afirmou estar “preparado” para encabeçar a disputa.

“Feira de Santana vive um momento de transição política, o que é natural. Tanto Zé Neto quanto Zé Ronaldo estão há mais de 20 anos sendo os principais políticos de Feira de Santana”, comparou.

“Essa disputa e o poder que ambos tiveram já foram suficientes para a população perceber o que cada um contribuiu para a cidade. Ambos já tiveram tempo suficiente. Neste momento, a cidade deseja uma grande transformação e mudança”, justificou Pablo.

Questionado sobre o diálogo, Pablo Roberto mencionou que seria um “grande gesto político” se o ex-gestor o apoiasse, destacando a importância de reconhecer o contexto político atual tanto na Bahia quanto no Brasil.

“Para obter um novo modelo de gestão e alcançar resultados melhores na cidade, é necessário contar com novos nomes e um perfil administrativo renovado. Ele contribuiu com o que pode, no seu tempo e da sua forma. Agora, é o momento da mudança”, completou Pablo Roberto.

Política / 28 de fevereiro de 2024 - 10H 22m

Vereador denuncia situação de posto de saúde que só tem médico duas vezes na semana: ‘Total descaso’

Vereador denuncia situação de posto de saúde que só tem médico duas vezes na semana: ‘Total descaso’
Foto: Divulgação

A situação da unidade de saúde do povoado de Alecrim Miúdo, no distrito de Matinha, foi motivo de críticas por parte do vereador Silvio Dias (PT), durante sessão na Câmara de Vereadores de Feira de Santana.

Segundo ele, que também é presidente da Comissão de Saúde da Casa, a comunidade só dispõe, atualmente, de uma médica, que atua em um turno, uma vez por semana. A outra profissional está afastada devido à licença maternidade.

O edil lamentou as condições de funcionamento das unidades de atendimento, principalmente na zona rural, e alertou que os prejuízos para a população são incalculáveis. O vereador denuncia que outras unidades passam por problemas semelhantes e que necessitam da atenção da Secretaria Municipal de Saúde.

“É essa a forma que a Prefeitura cuida de Feira de Santana, com total descaso. O prefeito tem birra com a população de Feira de Santana, principalmente com a população mais pobre”, protestou o petista.

Saúde / 28 de fevereiro de 2024 - 09H 55m

Gestantes devem redobrar cuidados contra a dengue, alerta obstetra

Gestantes devem redobrar cuidados contra a dengue, alerta obstetra
Foto: Divulgação

Com a alta nos casos de dengue em todo o estado, alguns grupos em específicos devem redobrar os cuidados. É o caso das gestantes, que são suscetíveis a desenvolver forma grave da doença.

Para conscientizar as mulheres grávidas em Feira de Santana, sobre os perigos da dengue, uma especialista em obstetrícia explica as melhores formas de se prevenir: acompanhamento de pré-natal, instalação de telas em janelas e portas, uso de roupas compridas e aplicação regular de repelente.

A médica Andréa Alencar ressalta que as gestantes com dengue podem apresentar febre alta que, rapidamente, leva à desidratação. Durante os primeiros três meses de gestação, pode ocorrer ameaça de aborto, enquanto nos estágios finais, casos graves da doença podem resultar em hipertensão gestacional e descolamento prematuro da placenta.

“É crucial que as unidades básicas de saúde encaminhem as pacientes com suspeita de dengue para unidades de alto risco. As complicações da dengue em mulheres grávidas podem aumentar significativamente o risco de morte em comparação com a população em geral”, explicou.

Segundo Gilberte Lucas, presidente da Fundação Hospitalar, os profissionais do Hospital da Mulher passaram por capacitação para lidar com possíveis casos. Estamos alertas quanto aos riscos da dengue e implementando ações de prevenção em nossas unidades de saúde, administradas pela Fundação Hospitalar. Isso inclui a capacitação de nossos profissionais para identificar e orientar sobre a doença”, concluiu Lucas.

Feira de Santana / 28 de fevereiro de 2024 - 09H 41m

Feirense da Seleção Brasileira de Karatê cria campanha para disputar campeonato mundial no Japão

Feirense da Seleção Brasileira de Karatê cria campanha para disputar campeonato mundial no Japão
Foto: Divulgação

Sophia Dantas é uma jovem campeã natural de Feira de Santana que tem um objetivo e precisa da ajuda de sua comunidade: representar o Brasil no Campeonato Mundial de Karatê, no Japão.

A feirense, que tem 10 anos de idade, descobriu a sua paixão pelo esporte enquanto realizava um curso de ballet no Cuca – Centro Universitário de Cultura e Arte. Ela estava matriculada na atividade de dança, mas logo viu que a sua afinidade era com o karatê, sendo assim, mudou o rumo e começou no esporte.

Os resultados vieram com rapidez, Sophia foi campeã estadual e brasileira. Com as excelentes apresentações, a moradora de Feira de Santana será a única baiana em sua categoria a representar o Brasil numa competição internacional.

“Como ela se saiu muito bem, foi convidada para participar do Mundial, que será no Japão. Mas, como viajar para lá é muito caro e as despesas são dobradas, porque ela precisa de um responsável, estamos fazendo essa campanha de arrecadação de recursos”, explicou a mãe da atleta, Romana Gonçalves ao Blog.

Os custos são elevados, a estimativa é que um competidor gaste entre 9 a 12 mil reais no Mundial. Quem quiser colaborar na campanha, pode fazer qualquer doação através da chave pix 75 9 9272-4461. Outra opção é entrar em contato pelo perfil @sophiarosadofc.

Histórico

2019
set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2018
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2017
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2016
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2015
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2014
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2013
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2012
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2011
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2010
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2009
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2008
dez | nov