Idealizadora da Caminhada de Combate à Violência contra a Mulher, delegada é homenageada pela Câmara de Feira
Uma das idealizadoras da Caminhada de Combate à Violência contra a Mulher – que este ano acontece no dia 24 de março, às 8h – e com um desempenho elogiado no comando da Delegacia da Mulher em Feira de Santana, a delegada e professora Clécia Vasconcelos foi homenageada nesta semana, pela Câmara de Vereadores, com uma placa comemorativa em reconhecimento pelo trabalho realizado no Município.
A placa, iniciativa da presidente Eremita Mota (PSDB), foi entregue pelo vereador Professor Ivamberg (PT), em nome do Poder Legislativo. Ele destacou que o mês de março é dedicado à reflexão sobre o papel da mulher na sociedade. São de sua autoria iniciativas como a Lei nº 4.149/2023 [inclusão da Caminhada de Combate à Violência à Mulher no Calendário Oficial do Município] e o Selo Empresa Amiga da Mulher [que ainda aguarda sanção do prefeito].
Líder do Governo Municipal na Câmara, o vereador José Carneiro (MDB) disse que as homenagens prestadas, principalmente à delegada Clécia, se deve ao exercício da função com respeito e comprometimento à causa da mulher.
Para Paulão do Caldeirão (PSC), a delegada Clécia é “uma das melhores delegadas da Bahia e do Brasil”, devido a forma de agir e pela simplicidade com que trata a todos. O vereador Lulinha (UB) confirmou presença na segunda edição da Caminhada. Silvio Dias (PT) lembrou que foi a partir dos governos de seu partido que as Deam’s passaram a focar também em trabalhos voltados à politica de proteção social e a delegada Clécia “é um exemplo deste acolhimento”. Em breve, anunciou, ocorrerá, em Feira, a inauguração da Casa da Mulher Brasileira.
Corrida TPM 2024 altera tráfego nas avenidas Getúlio Vargas e Noide Cerqueira neste domingo
Neste domingo (10), das 17h às 21h, as faixas centrais das avenidas Getúlio Vargas e Noide Cerqueira serão temporariamente interditadas para o tráfego de veículos. A Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) comunica que o trânsito será compartilhado entre atletas e veículos, devido à realização da Corrida TPM 2024. Os percursos disponíveis serão de 5 e 10 km, com largada e chegada no Shopping Avenida.
As rotas se estendem ao longo das avenidas, compreendendo o trecho entre a Casa Esportiva (Av. Getúlio Vargas) e a Eventos Brilhante (Av. Noide Cerqueira).
As vias serão liberadas conforme os atletas concluírem o percurso. A sinalização ao longo da rota, assim como as medidas de segurança e saúde dos atletas, serão supervisionadas pelos organizadores do evento, que assumem total responsabilidade por esses aspectos.
Viaturas e agentes da SMT estarão posicionados em pontos estratégicos das avenidas para auxiliar no fluxo de veículos e garantir a segurança de todos os envolvidos.
39 pacientes estão internados com dengue em Feira de Santana, sendo 3 na UTI
A Prefeitura de Feira de Santana divulgou, nesta quinta-feira (7), mais um balanço com os números da dengue na cidade, que traz preocupação e liga o sinal de alerta.
Já são 39 pessoas internadas com diagnóstico de dengue, sendo três pacientes em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Já são 538 casos notificados e 797 exames aguardando confirmação.
As cinco localidades com mais casos de dengue seguem as mesmas: Humildes, com 184 casos, seguido por Mangabeira (129), Tomba (96), Campo Limpo (82) e Papagaio (78).
Seis óbitos estão em investigação no município, enquanto um já foi confirmado. O número de casos suspeitos, na data de hoje, é de 84, conforme aponta a Secretaria de Saúde.
Bahia vai receber 716 obras e equipamentos do Novo PAC Seleções, contemplando mais de 350 municípios do estado
Os resultados de 16 das 27 modalidades do Novo PAC Seleções, que compreendem os eixos Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia e Infraestrutura Social e Inclusiva, foram divulgados nesta quinta-feira (7), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília. O governador Jerônimo Rodrigues acompanhou o anúncio que contemplou a Bahia com 716 obras, distribuídas em mais de 350 municípios do estado.
Com as propostas selecionadas, a Bahia receberá investimentos do Governo Federal para realizar obras que irão melhorar o acesso a serviços de saúde, educação, esporte e cultura. Os benefícios alcançarão mais de 12,7 milhões de baianos, 90% da população do estado. “Um dia muito importante para o nosso estado. É mais saúde, mais educação, mais desenvolvimento, mais empregos e geração de renda para a nova Bahia, que segue também nos rumos do novo Brasil, que está sendo construído pelo Governo Federal”, afirmou o governador.
A Bahia teve participação ativa no Novo PAC Seleções, inscrevendo propostas em todas as modalidades. No total, 335 municípios foram contemplados. Estima-se que as obras e empreendimentos do Novo PAC Seleções beneficiem uma população de 12,7 milhões de baianos nas áreas de saúde, educação, cultura e esporte.
Das obras baianas contempladas, 400 serão do eixo da educação. Serão construídas escolas em tempo integral, creches e instituições de educação infantil. A área da saúde tem o segundo maior volume, com 255 equipamentos que incluem policlínicas, unidades básicas de saúde, maternidades, centros de parto natural e novas ambulâncias do SAMU. Os setores de Cultura e Esporte completam a lista com 61 diferentes investimentos, incluindo centros de arte e espaços esportivos comunitários.
As 16 modalidades são executadas pelos Ministérios da Saúde, Educação, Cultura e Esporte e somam, para todo o país, R$ 23 bilhões em investimentos. No total, foram selecionados 6.778 obras e empreendimentos nos 26 estados e no Distrito Federal, alcançando 59% dos municípios brasileiros. As seleções priorizaram a cobertura de vazios assistenciais, além dos critérios de cada modalidade, conforme divulgado no lançamento do programa.
Para o presidente Lula, a iniciativa é uma forma de “atender as demandas dos municípios e estados mais necessitados”. Ele também destacou que novas ações semelhantes, para promover o crescimento do país, serão aplicadas durante o governo. “O Brasil vive um momento de ouro. Estou muito otimista com o futuro desse país e com o que vai acontecer nos próximos anos”, disse.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, destacou que além de levar obras importantes para os municípios, distribuídas de forma democrática, o Novo PAC Seleções terá forte impacto no desenvolvimento social também com a geração de empregos. “Dialogamos com todos os 27 governadores, independente de questões partidárias. E o que estamos cumprindo é um reflexo da convicção do presidente Lula em gerar emprego nesse país”, completou o ex-governador baiano.
Novo PAC Seleções
O Novo PAC Seleções foi lançado no dia 27 de setembro de 2023 quando foram anunciados investimentos de R$ 65,4 bilhões para seleções de obras e empreendimentos com participação dos estados e municípios. O valor total destinado ao Novo PAC Seleções é de R$ 136 bilhões e a segunda etapa do programa deve ser lançada em 2025. O recurso está contemplado no investimento total do Novo PAC que é de R$ 1,7 trilhão.
No total, o programa compreende cinco eixos e 27 modalidades, executadas pelos Ministérios das Cidades, Saúde, Educação, Cultura, Justiça e Esporte, sob coordenação da Casa Civil da Presidência da República. Com o Novo PAC Seleções, o Governo Federal ampliou o formato para as cidades e estados apresentarem as principais necessidades e prioridades para a população.
Os projetos selecionados se somam às obras já anunciadas pelo Governo Federal, em agosto de 2023, quando foi lançado o Novo PAC. O programa está consolidado como uma forte parceria entre Governo Federal e setor privado, estados, municípios e movimentos sociais, para gerar emprego e renda, reduzir desigualdades sociais e regionais em um esforço comum e comprometido com a transição ecológica, neoindustrialização, crescimento com inclusão social e sustentabilidade ambiental.
Mortes violentas têm redução de 14,3% na Bahia, no primeiro bimestre de 2024
Em coletiva de balanço do bimestre, realizada nesta quarta-feira (6), no Centro de Operações e Inteligência (COI), a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) apresentou os resultados da ampliação das ações ostensivas e de inteligência, neste ano, pelas Forças da Segurança da Bahia. Nos dois primeiros meses de 2024, a pasta registrou uma redução de 14,3% das mortes violentas, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Isso quer dizer que cento e vinte e quatro casos a menos foram computados em todo o estado.
Entre janeiro e fevereiro, foram registradas diminuições de 13,2% dos homicídios, de 53,8% das lesões dolosas seguidas de morte e de 29,4% dos latrocínios (roubo seguido de morte). O índice de feminicídio também registrou queda de 23,1%.
Para o subsecretário da Segurança Pública, Marcel de Oliveira, a divulgação dos dados é uma prestação de contas que a SSP deve fazer à sociedade de todo investimento que vem sendo feito pelo Governo, tanto nos recursos humanos quanto nos recursos materiais: “esses números são o resultado direto da integração, do uso da inteligência e dos investimentos. Se a gente apreende mais armas, se a gente faz mais prisões, se a gente consegue incrementar a apreensão de drogas, consequentemente, há uma relação direta com a redução nos índices principais de criminalidade, que são os crimes contra a vida, os crimes contra o patrimônio, roubos furtos a veículos, a coletivos, feminicídio, todos esses dados que a gente enxerga”.
Houve, ainda, aumento nos números de inquéritos instaurados e remetidos, conforme ressaltou a delegada-geral da Polícia Civil (PC), Heloísa Brito. “Tivemos prisões extremamente relevantes, inclusive, de principais líderes das organizações criminosas. Isso é fruto de investigações de longo tempo. Além disso, nós fizemos a recuperação e entrega de mais de 30 celulares, que foram apreendidos nos circuitos do Carnaval. Ficamos extremamente felizes com esse resultado porque essa é a nossa missão: proteger, servir e cuidar sempre”, afirmou.
Roubo a banco
Nos meses de janeiro e fevereiro de 2024, nenhum roubo a banco foi contabilizado na Bahia. A redução dos roubos a bancos foi de 100% quando comparado com o mesmo período do ano passado. No primeiro bimestre de 2023, a polícia registrou três crimes contra instituições financeiras.
Ações contra grupos envolvidos em ataques a bancos foram desenvolvidas no primeiro bimestre de 2024. Em janeiro, um homem apontado como líder de uma organização criminosa foi preso em Lauro de Freitas. Outros flagrantes em 2024 resultaram nas apreensões de armas e materiais explosivos.
Redução constante
Em 2023, a SSP registrou 10 roubos a bancos na Bahia, menor número apresentado nos últimos nove anos. A diminuição foi de 96,4% quando comparado com 2014 – ano com 279 ocorrências.
“Saímos de 279 ataques a bancos em 2014, para 10 ocorrências no ano passado. Seguiremos atuando com inteligência e integrando as forças estaduais e federais no combate ao crime organizado”, destacou Oliveira.
Jhonatas Monteiro pede apuração diante de suposto favorecimento de empresa contratada pela Prefeitura de Feira
Durante sessão na Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador Jhonatas Monteiro (PSOL) afirmou que realizará uma denúncia ao Ministério Público, para que seja averiguado um suposto favorecimento de empresa por parte da Prefeitura.
Segundo o edil, que compõe a bancada de oposição, “houve, no mínimo, uma fraude na licitação” para a contratação de empresa no setor de paisagismo, a Eco Irrigação e Jardim LTDA, no ano passado.
O psolista destacou que entre 10 de novembro de 2023 até 26 de fevereiro de 2024, a empresa recebeu o valor de aproximadamente R$ 1.160.000,00. Segundo ele, durante o processo licitatório, a empresa classificada em primeiro lugar não teria apresentado os documentos necessários.
A segunda colocada foi a Eco Irrigação e Jardim LTDA., que, conforme o parlamentar, também não apresentou a documentação necessária para a contratação. Ainda assim, esta foi classificada e contratada pela Prefeitura Municipal.
Para o parlamentar, a situação é ainda mais grave pelos registros de reclamações dos munícipes quanto à falta de capinação “não só na periferia, como nas avenidas centrais”. Com o “mato tomando conta da cidade” e a possibilidade do processo licitatório ter favorecido uma empresa “que não trabalha”.
Lorena Peixoto assume a presidência da OAB Feira interinamente; 1ª mulher em 51 anos
A OAB Subseção Feira de Santana tem nova presidente, pelo menos ao longo deste mês de março. Trata-se da 1ª mulher a ocupar o cargo, ao longo de 51 anos de história da instituição. Lorena Peixoto será presidente nos próximos dias como forma de prestar homenagem a todas as advogadas por conta das comemorações do mês, voltado para as mulheres.
A iniciativa foi do atual presidente da instituição, Raphael Pitombo. “O objetivo é poder prestar uma singela homenagem a todas as mulheres pela comemoração do seu dia, 8 de março, e por todas as comemorações alusivas à data ao longo deste mês. As mulheres merecem respeito, são dignas de ocuparem lugares de destaque e de poder, e nada mais justo do que poder valorizar e contribuir para isso, mesmo que de forma interina”, declara Pitombo, que anunciou a iniciativa durante entrega de carteiras da OAB aos novos membros da advocacia feirense na tarde desta quarta-feira (6).
Vale lembrar que Lorena Peixoto é a atual vice-presidente da instituição, ocupando a diretoria da mesma ao lado de Pitombo, Diogo Rios (secretário geral), Lísian Mota (secretária adjunta) e Simone Lopes (tesoureira).
Prefeitura inicia recapeamento asfáltico na avenida Noide Cerqueira
A avenida Noide Cerqueira está ganhando um asfalto novinho. A Prefeitura de Feira de Santana iniciou o processo na última segunda-feira (4) com a remoção cuidadosa do antigo pavimento através da fresagem – assegurando uma base limpa e adequada para a implementação do novo asfalto. Serão contemplados inicialmente 8 mil metros quadrados da via.
Antes de preencher a superfície com a nova camada, a equipe está dedicando esforços para nivelar o terreno de forma precisa. Essa etapa é crucial para garantir uma travessia suave e segura para os condutores, otimizando a durabilidade e eficiência do novo revestimento.
Essa abordagem visa não apenas a estética, mas também a funcionalidade e a segurança, contribuindo para uma melhor trafegabilidade e conforto dos condutores e transeuntes da avenida Noide Cerqueira.
A obra é realizada pela Superintendência de Operações e Manutenção (SOMA). “O primeiro asfalto tinha algumas falhas como o acúmulo de água decorrentes do desnível que foi evidenciado com as chuvas recentes na cidade”, explicou Ianco Pinho, diretor de Execução de Obras da SOMA.
Ianco considera que com essas melhorias, a rua não apenas ganhará uma nova aparência, mas também promoverá uma infraestrutura viária mais moderna e eficiente “atendendo às necessidades da comunidade local e proporcionando uma experiência de trânsito mais suave e segura”, pontuou.
Tiago da Central lança pré-candidatura à prefeitura de Santo Estevão pelo União Brasil
No próximo dia 10 de março, às 16 horas, a cidade de Santo Estevão se prepara para receber o lançamento da pré-candidatura de Tiago da Central à prefeitura. O evento promete reunir apoiadores, líderes políticos locais e estaduais, além de representantes do partido União Brasil.
Tiago, que é empresário, concorrerá ao cargo pelo União Brasil, busca consolidar sua posição como uma alternativa política para o município. Sua trajetória política ganhou destaque em 2020, quando foi candidato pelo PSB, obtendo expressivos 5.117 votos, o que o posicionou em terceiro lugar na corrida eleitoral.
O lançamento de sua pré-candidatura promete ser um marco importante na política local, com a presença esperada de líderes estaduais do União Brasil, como José Ronaldo e ACM Neto. A participação dessas figuras emblemáticas do partido fortalece a campanha de Tiago da Central e sinaliza o apoio e a confiança depositados em sua candidatura.
Em 2020, o cenário político de Santo Estevão foi marcado por uma disputa acirrada, onde Tiago da Central se destacou como uma voz que representa a mudança e a renovação na política municipal. Sua performance nas urnas, mesmo não alcançando a vitória, demonstrou a aceitação e o respaldo de uma parcela significativa da população. Ele ficou na terceira colocação, atrás de Carlinhos LM (Avante), que obteve 9.941 votos, e do prefeito reeleito Rogério (PT), que conquistou 12.024 votos.
Programa Bahia Pela Paz é apresentado a deputados e deputadas na Alba
Após apresentar o Programa Bahia Pela Paz ao Comitê de Governança, colegiado composto pelo governador Jerônimo Rodrigues, representantes dos três poderes e de instituições baianas, foi a vez dos deputados e deputadas da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) conhecerem as propostas do Governo do Estado, para desenvolver uma nova perspectiva de promoção da cultura de paz, associada à política de segurança pública do Estado. O Projeto de Lei será entregue na Alba, na próxima terça-feira (12), pelo governador.
“A Assembleia Legislativa é fundamental nesse processo de discussão, não só pelas boas ideias que, seguramente, os deputados e deputadas aportarão ao projeto, mas também pela legitimidade social que o parlamento traz para o programa, no diálogo com os diferentes grupos que estão aqui representados”, agradeceu o secretário de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Felipe Freitas.
O chefe da SJDH fez uma apresentação das propostas desenvolvidas por diversos órgãos do poder público estadual e da sociedade civil, direcionadas para o desenvolvimento social e humano das faixas populacionais em situação de vulnerabilidade, promovendo também a redução da criminalidade e da violência no estado.
“Simplificamos a estrutura de governança do programa para fazer com que ele seja mais efetivo e fortalecemos as estruturas de participação e controle social. A iniciativa passa a contar com uma estrutura de acompanhamento da sociedade civil, através dos representantes dos Conselhos de Direito e uma Câmara de Especialistas, formada a partir do Observatório Bahia Pela Paz, um espaço de agregação das pesquisas desenvolvidas pela sociedade civil, pelas universidades, no aprimoramento das políticas de segurança pública e de prevenção à violência”, explicou o secretário.
Para o líder do Governo na Alba, deputado Rosemberg Pinto (PT), o programa cumprirá um papel importante para juventude em situação de vulnerabilidade social, construindo uma nova concepção de segurança publica no estado. “A participação da Assembleia Legislativa é sugerir, a partir do Projeto de Lei, e se for necessário, realizar algumas alterações. O governador vai vir pessoalmente entregar à Assembleia Legislativa, na próxima terça-feira (12) e, num prazo de 30 dias, realizaremos debates, depois o secretário [Felipe] retorna para receber essas demandas e construir o projeto definitivo, que esperamos ser aprovado por unanimidade dos deputados e deputadas da Casa Legislativa”, explicou o representante do governo do Estado no parlamento baiano.
A iniciativa envolve mais de 12 secretarias do Estado e todas as áreas temáticas. O objetivo, em seu primeiro ano de funcionamento, é atender comunidades que mais necessitam de alternativas e possibilidades de fortalecimento e de estruturação de políticas públicas, para o enfrentamento de problemas sociais como a violência.
Irmãos de Feira precisam de doações para participar de competições de natação
Os irmãos Ana Beatriz Bispo e João Bispo, moradores de Feira de Santana, tiveram resultados promissores nos últimos anos em provas de natação, contudo, esbarram em um obstáculo muito comum para quem busca continuar no esporte: a falta de incentivo e patrocínio.
Ana, que começou a nadar aos oito anos de idade, tem mais afinidade nas provas em piscinas. Entre outros feitos, ela foi convocada nos últimos três anos para integrar a Seleção Baiana de Natação e conquistou índice para disputar o Campeonato Brasileiro em 2023. Agora, ela busca ajuda para competir o Brasileiro Junior de Inverno e de Verão (Rio de Janeiro e Recife).
Já João Bispo, que tem 15 anos, tem 11 medalhas de ouro, 16 de prata e 27 medalhas de bronze. A meta agora é conseguir recursos para disputar as etapas da Copa Brasil, que será realizada em vários estados do país.
“Desde 2023, tenho treinado para nadar provas de maior resistência como as maratonas aquáticas (2,5km ou 5km) ou as longas de piscina (400m, 800m ou 1.500m livre)”, explicou João.
COMO AJUDAR
Quem puder e tiver interesse, pode ajudar os irmãos feirenses através da chave pix 75 9 9187-9855.
“Empresas podem nos apoiar pelo Programa Faz Atleta do Governo do Estado com o repasse do ICMS. A Prefeitura de Feira tem um Projeto Pró-Cultura e Esporte desativado desde 2020 com a pandemia, mas ainda não retornou. Empresas apoiam projetos com o repasse do ISS. Estamos todos na expectativa”, disse Ana Beatriz. (@jjdejesus_75 e @bia_anabispo).
Santa Casa de Feira recepciona novos residentes em oito áreas da Medicina e forma os primeiros especialistas
Com dez novos residentes, a Santa Casa de Feira de Santana realizou na última sexta-feira, 1º, uma cerimônia de boas vindas aos novos profissionais que ingressaram nos programas de residência médica da entidade. Na mesma cerimônia, dois médicos receberam o certificado de especialista em Administração em Saúde.
O evento aconteceu no auditório da entidade, com a presença dos preceptores, coordenadores e supervisores dos vários cursos, além de familiares e da equipe de gestão da Santa Casa de Feira de Santana.
Os médicos Tiago João Alves Nunes Oliveira e Denisval Flores Cavalcanti são os dois primeiros profissionais a se formarem na Residência Médica da entidade, evidenciando a relevância do programa para Feira de Santana e sua macrorregião.
O primeiro curso foi implementado em 2022. Agora, a Santa Casa já oferece a formação em oito áreas, todos os cursos aprovados pelo Ministério da Educação. A instituição filantrópica oferta a especialização médica nas áreas de cardiologia, cirurgia cardiovascular, clínica médica, endoscopia, medicina intensiva, ortopedia e traumatologia, administração em saúde e oncologia clínica.
Para o médico Rodrigo Matos, provedor da Santa Casa, é gratificante ver os programas de residência médica transformarem a vida das pessoas.
“Formamos dois residentes médicos em uma área estratégica para a saúde, que é Administração em Saúde. Acolhemos também novos profissionais que passam a integrar os oito programas que oferecemos”, destaca o provedor.
MARCO NA EDUCAÇÃO MÉDICA
Rodrigo Matos ressalta que “os novos profissionais serão formados com excelência, mostrando que a Santa Casa aos longo dos seus 164 anos mantém-se como referência na assistência à saúde e agora também conquista o destaque na Educação Médica”.
O coordenador da COREME, João Eduardo Pereira, acentuou o valor da instituição para a sociedade que passa a contar com um sistema de saúde mais experimentado e profissionais mais qualificados.
“É um marco para a nossa macrorregião. A Santa Casa sempre se destacou pela excelência dos serviços prestados e agora expande seu raio de atuação também para o ensino e a pesquisa”, pontua.
Polícia prende homem que se passava por servidor público para conseguir empréstimos na região de Feira
Policiais da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (Cati/Sertão) autuaram um homem em flagrante por estelionato, falsificação de documento público e uso de documento falso, na tarde de terça-feira (5), no Centro de Feira de Santana.
O acusado se identificava como funcionário público e abriu uma conta com recebimento de cartão de crédito em uma instituição financeira, com o objetivo de realizar um empréstimo consignado no valor de R$ 300 mil.
A cooperativa de crédito, ao perceber a movimentação suspeita, verificou a veracidade dos documentos e acionou a Polícia Civil. Após a constatação da tentativa de golpe houve o bloqueio do cartão de crédito do investigado, que entrou em contato com o banco.
“As equipes realizaram uma campana em uma sede da instituição financeira e conseguiram prender o acusado em flagrante. Ele confessou o crime, inclusive indicando outros comparsas”, relatou o delegado Yves Correia, coordenador da 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Feira de Santana).
O homem, que já tinha realizado essa mesma modalidade em outros bancos da região, está custodiado à disposição da Justiça. Os documentos falsos passarão por exames periciais no Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Humildes, Mangabeira, Tomba, Campo Limpo e Papagaio são os locais de Feira com mais casos de dengue confirmados
A Prefeitura de Feira de Santana divulgou, nesta terça-feira (5), os números atualizados da dengue no município. São 336 casos confirmados e outros 144 suspeitos.
Entre os pacientes confirmados há 65 que apresentam sinal de alarme, três graves e um óbito. São 27 pessoas internadas, sendo quatro em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O balanço apresentado pela Secretaria de Saúde também aponta os bairros que lideram o número de casos, ligando o sinal de alerta para a população, uma vez que os focos costumam estar dentro das próprias residências.
Em primeiro lugar aparece o distrito de Humildes (167), seguido por Mangabeira (122), Tomba (90), Campo Limpo (79), Papagaio (76), Feira X (71), Gabriela (65), Rua Nova (58), Conceição (54) e Jardim Cruzeiro (52).
No último sábado (2), Dia Nacional de Mobilização Contra a Dengue, mais de 600 crianças foram vacinadas nos pontos distribuídos pela cidade de Feira de Santana.

Prefeitura de Feira terá que apresentar informações à Câmara sobre o cumprimento do reajuste do funcionalismo
Um requerimento, de autoria do vereador Pedro Américo (União), aprovado por unanimidade, dispõe que a Prefeitura de Feira de Santana deverá apresentar, dentro do prazo legal, detalhes sobre o último reajuste, aprovado pelo Poder Legislativo, sobre a remuneração dos servidores públicos municipais.
O edil busca constatar se o Governo aplicou os índices e contemplou a todos os segmentos do funcionalismo, conforme previsto em lei municipal. O documento questiona quais categorias receberam efetivamente o reajuste e se há alguma ainda não beneficiada. Se houver, por quais razões ainda não foi concedido o percentual aprovado e se há previsão para solucionar o problema.
Em outro requerimento do mesmo autor, a Câmara questiona o Poder Executivo a respeito da realização do pagamento do novo salário, se ocorreu de forma retroativa ao mês de maio de 2023.
Caso não tenha sido cumprida a retroatividade estabelecida pela lei, o Município deverá apresentar a justificativa para a não observância deste dispositivo. A lei que estabeleceu a revisão anual da remuneração dos servidores públicos foi aprovada pelos vereadores em dezembro do ano passado.
De acordo com Pedro Américo, apesar da sanção do Prefeito e dessa previsão normativa, têm sido recorrentes as queixas dos servidores municipais quanto à ausência de concessão desse aumento e, especialmente, do seu pagamento retroativo ao mês de maio do ano passado.
O vereador Jhonatas Monteiro (PSOL) também cobrou o cumprimento do piso salarial da Educação determinado pelo MEC para 2024.
Prefeitura de Feira reforça importância da vacina no Dia da Conscientização sobre o HPV
A vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) é fundamental na prevenção do câncer de colo do útero. Nesta segunda-feira (04) é celebrado o Dia Mundial da Conscientização sobre o vírus, que é uma das infecções sexualmente transmissíveis mais comuns.
A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria da Saúde (SMS), reforça a importância da vacinação que é realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs). Somente neste ano, 3.542 doses da vacina contra o HPV foram aplicadas.
Para Carlita Correia, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, a imunização é fundamental no combate à doença. “A vacina contra o HPV é uma ferramenta poderosa na redução do risco de câncer de colo do útero. É essencial que as pessoas estejam cientes da importância de se protegerem através da vacinação”, destaca.
A vacina contra o HPV é disponibilizada para meninas de nove a 14 anos. O imunizante também é ofertado aos meninos de nove a 14 anos, homens e mulheres imunossuprimidos de nove a 45 anos que vivem com HIV/AIDS, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos.
Para ser imunizado, é necessário apresentar documento de identidade, cartão SUS e caderneta de vacinação. Entretanto, a aplicação em crianças e adolescentes é feita somente na presença dos pais ou responsável legal.
Após encontro com lideranças, Jerônimo anuncia licitações para infraestrutura e iluminação em Feira de Santana
Nesta segunda-feira (4), o governador Jerônimo Rodrigues esteve reunido no Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (COI-SSP), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, com líderes e empresários de Feira de Santana. O encontro teve como pauta principal um balanço das demandas do setor produtivo da região. Durante a reunião, o governador assinou duas autorizações para a Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra-BA) licitar importantes projetos para o município. Ambas serão publicadas no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (5).
A primeira autorização refere-se à execução da primeira etapa das obras de recuperação das vias internas no Centro Industrial do Subaé (CIS), incluindo urbanização, drenagem e iluminação. Este investimento, que contempla diversas localidades, como a avenida Sudene, rua Desenbanco e avenida Vicente de Paula, totaliza R$ 23 milhões.
Além disso, foi autorizada a execução da modernização do sistema de iluminação da BA-502, no trecho que compreende a região do Tomba até o distrito de Tapera, no município de São Gonçalo, com extensão de seis quilômetros. O projeto contempla a instalação de 232 postes metálicos de 12 metros, 764 luminárias de LED e passagem de condutores subterrâneos. O investimento total para esta obra é de R$ 4,3 milhões.
O governador Jerônimo Rodrigues enfatizou que o encontro reafirma uma relação de cooperação entre o empresariado local e o Governo do Estado, com diálogo e ação conjunta para efetivação de ações concretas às demandas apresentadas pela comunidade empresarial, com um plano de ação para investimentos em saneamento, alimentação, educação, saúde, segurança pública para os próximos 50 anos, em Feira de Santana. “É a continuidade de um processo que iniciamos em Feira de Santana, no ano passado, em 2023, quando os empresários se interessaram em dialogar, trazendo um documento, me apresentando ali umas demandas de investimento. Nós construímos um ambiente de confiança, de diálogo e hoje já é a terceira ou quarta reunião que a gente se encontra, já com respostas concretas”, afirmou.
Uma nova reunião com um grupo de trabalho formado por lideranças e empresários está agendada para o próximo dia 13 deste mês, na reitoria da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
Jerônimo Rodrigues reiterou seu compromisso em aproveitar a oportunidade como governador para promover o desenvolvimento econômico-sustentável da cidade.
“Feira é o segundo maior município do estado da Bahia, depois de Salvador, em população, e tem grande importância econômica. A cidade é caminho de quem vem para a BR-101, para a BR-116, de quem vem da Chapada, que tem uma força econômica pujante, uma cultura muito forte. Eu tenho uma relação muito forte com a cidade e quero aproveitar essa oportunidade de governador para dar condições para que Feira possa continuar gerando emprego, gerando renda e se desenvolvendo”, concluiu o governador.
Prefeitura de Feira anuncia cantora gospel Isadora Pompeu na ‘Marcha Para Jesus’
Na manhã desta segunda-feira (4), o prefeito Colbert Martins (MDB) reuniu a imprensa para uma coletiva de apresentação da Marcha Para Jesus, que acontecerá no dia 23 de março.
O evento, que se tornou parte do calendário da cidade, contará este ano com a presença da cantora e influenciadora Isadora Pompeu, autora de grandes sucessos do mundo gospel.
Segundo o prefeito, a Marcha será uma oportunidade também para pedir pela paz no município, diante da onda de violência que atinge a cidade.
“Nós vamos fazer uma busca muito forte da paz. A quantidade de casos de violência, a quantidade de mortes que está acontecendo na Bahia, em Feira de Santana, merece que a gente, além das ações que já se fazem, que a gente faça as nossas orações buscando a paz. E a Prefeitura vai participar, sim, inclusive reeditando cada vez mais aquela campanha de ‘Feira pede Paz’”, garantiu o emedebista.
A contratação de outros artistas ainda está sendo viabilizada pela Prefeitura de Feira, que está responsável por toda a infraestrutura, desde trio elétrico até o ordenamento do trânsito no dia, na Avenida Getúlio Vargas.
‘Estamos aguardando que as águas de março venham devagarinho’, diz Colbert sobre realização da Micareta em 2024
A Micareta de Feira de Santana está prevista para acontecer entre os próximos dias 18 a 21 de abril, com o arrastão puxado por Thiago Aquino, no dia 22, segunda-feira pela manhã. Contudo, após a decisão do Governo Municipal de decretar estado de emergência por conta do forte temporal das últimas semanas, a realização da festa momesca entrou em xeque.
O vereador Pedro Américo (UB) até chegou a afirmar que o prefeito Colbert Filho deveria cancelar a realização da Micareta deste ano por causa das chuvas. O edil disse que, por conta do decreto, a festa ficaria inviabilizada.
Nesta segunda-feira (4), em entrevista ao Blog, o chefe do Executivo municipal pontuou que a decisão confirmando ou não a Micareta ainda será estudada.
“Nós estamos aguardando que as águas de março venham devagarinho. Você viu que choveu hoje aqui em Feira, né? Salvador já choveu bastante. Eu espero que, nesses próximos 30 dias, a gente tenha segurança para confirmar a Micareta, mas eu estou muito atento na questão da saúde, muito atento mesmo. Nós deveremos ter uma quantidade de casos de covid, dengue e influenza muito forte nesse período, portanto eu estou muito atento no que vai acontecer aí”, ponderou Colbert.
Ainda segundo o prefeito, caso as condições permitam a realização da Micareta, o evento deverá acontecer com segurança.
Influenciador feirense distribui cestas básicas em bairros da cidade
Como forma de agradecimento a marca de 10 milhões de seguidores, o digital influencer Júnior Caldeirão distribuiu, neste domingo (03), 300 cestas básicas em dois bairros de Feira de Santana.
A ação solidária aconteceu na Queimadinha e na Mangabeira, onde o influenciador já morou. Em cada bairro cerca de 150 famílias foram beneficiadas.
“Resolvi fazer em bairros que já morei porque sei que lá as pessoas precisam muito, senti na pele o que os moradores dos dois bairros sentem hoje. Os problemas são muitos, fome, desnutrição, falta de acesso a educação, saúde, moradia digna e por aí vai”, disse o influenciador que passou toda infância e adolescência em situação de insegurança alimentar, realidade de, pelo menos, 70 milhões de brasileiros, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).
Além de celebrar os 10 milhões de seguidores, a ação social de Júnior Caldeirão também marcou o lançamento de uma agência de publicidade comandada pelo influenciador.