×
Municípios / 13 de abril de 2026 - 09H 07m

Cidade Jardim Festival 2026 tem datas confirmadas em São Gonçalo dos Campos

O prefeito Tarcísio Pedreira (União Brasil) anunciou, por meio das redes sociais, o calendário oficial dos principais eventos que integram o Cidade Jardim Festival 2026, um dos maiores projetos culturais do interior da Bahia. As datas já estão definidas e prometem movimentar o município entre os meses de maio e julho.

A programação começa com a tradicional Cavalgada #PartiuSonga, marcada para o dia 31 de maio. O evento, que já se consolidou como uma das maiores cavalgadas da Bahia, reúne milhares de cavaleiros e amazonas em um grande encontro de cultura, tradição e música.

Em seguida, o destaque fica por conta do São João no Jardim do Forró, que acontecerá de 19 a 27 de junho. Considerado um dos festejos juninos mais bonitos e bem organizados do estado, o evento atrai visitantes de diversas cidades, com estrutura diferenciada, decoração temática e uma programação que valoriza o forró e a cultura nordestina.

Encerrando o calendário, o charmoso Jardim de Inverno será realizado entre os dias 24 e 26 de julho. Conhecido pela ambientação sofisticada, diversidade musical e clima aconchegante, o festival tem se destacado como uma experiência cultural única na região.

Apesar da divulgação das datas, a Prefeitura informou que as atrações ainda serão anunciadas nos próximos dias, o que aumenta a expectativa do público, já que nas edições anteriores o festival contou com grandes nomes da música nacional. “O Cidade Jardim Festival já faz parte da identidade de São Gonçalo dos Campos. Estamos organizando mais uma edição com muito planejamento, valorizando nossa cultura e impulsionando a economia local,” destacou o prefeito Tarcísio.

13 de abril de 2026 - 06H 35m

Prefeitura de Feira de Santana homologa contrato de R$ 626 mil para instalação da Casa do Trabalhador no Shopping Popular

A edição do Diário Oficial do Município de sábado, 11 de abril, publicou o Ato de Adjudicação e Homologação da Licitação nº 111-2025-14L – Pregão Eletrônico nº 111-2025-PE, que trata da implantação da Casa do Trabalhador em Feira de Santana.

O objeto da licitação é a contratação de empresa para execução de serviços de engenharia, voltados à adequação de um espaço no Shopping Popular, localizado no centro da cidade, onde será instalada a unidade.

Após o encerramento das fases de julgamento e habilitação, e sem recursos administrativos pendentes, o certame foi adjudicado à empresa T & F Construções e Empreendimentos Ltda, vencedora da licitação, pelo valor de R$ 626.440,12. A homologação ocorreu em 18 de março de 2026, com publicação oficial datada de 10 de abril de 2026.

Na mesma edição do Diário Oficial, também foi publicado o Extrato do Contrato nº 117-2026-14C, firmado entre o Fundo do Trabalho do Município de Feira de Santana e a empresa contratada. O contrato foi assinado em 2 de abril de 2026, mantendo o valor global de R$ 626.440,12, e tem como finalidade viabilizar a instalação da Casa do Trabalhador no espaço do Shopping Popular.

A Casa do Trabalhador é voltada à oferta de serviços relacionados ao mercado de trabalho, como intermediação de mão de obra, orientação profissional e apoio ao trabalhador. A implantação da unidade no Shopping Popular deve centralizar atendimentos e ampliar o acesso da população a serviços de emprego e renda em uma área de grande circulação no centro da cidade.

Feira de Santana / 12 de abril de 2026 - 19H 34m

Educação amplia contrato de fardamento escolar e aditivo chega a R$ 2 milhões em Feira de Santana

A edição do Diário Oficial do Município deste sábado, 11 de abril, publicou o Extrato do Termo Aditivo nº 70-2026-09AC, referente ao fornecimento de fardamento escolar para alunos da rede pública municipal de ensino de Feira de Santana.

O aditivo foi firmado entre o Fundo Municipal de Educação e a empresa GGS Indústria, Comércio e Serviços Ltda, responsável pelo Contrato nº 311-2025-09C, originado da Licitação nº 07-2025-09L (Pregão Eletrônico nº 07-2025-PE).

O contrato prevê o fornecimento de fardamento escolar completo, incluindo camisas, camisetas, bermudas, shorts-saia, calça helanca, calça tactel, meias e tênis, destinados aos estudantes da rede municipal no ano letivo de 2025.

De acordo com o termo aditivo, foi autorizado um acréscimo quantitativo em todos os itens do contrato, no valor de R$ 2.041.470,00. Com isso, o contrato, que originalmente era de R$ 8.165.880,00, passa a ultrapassar a marca de R$ 10,2 milhões.

A justificativa apresentada pelo município é o aumento da demanda, com o objetivo de garantir a entrega completa do fardamento para todos os alunos da rede pública municipal. O aditivo tem fundamento nos artigos 124 e 125 da Lei Federal nº 14.133/2021, que permitem alterações contratuais com acréscimo de quantitativos. O termo foi assinado em 6 de abril de 2026 pelo gestor do Fundo Municipal de Educação, o secretário Pablo Roberto e pela representante da empresa contratada.

Feira de Santana / 12 de abril de 2026 - 18H 26m

Feira de Santana recebe encontro estratégico de negócios e turismo no Sesc

Feira de Santana recebe, no próximo dia 14 de abril, um encontro estratégico para o desenvolvimento e fortalecimento do turismo no interior da Bahia. O II Encontro Baiano FBHA – Integração do Turismo Regional reunirá, no Sesc da Praça Carlos Bahia, empresários, gestores públicos e especialistas para discutir os rumos do setor em Feira de Santana e na Zona Turística Caminhos do Sertão.

Com a participação da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA), que apresentará o Programa Qualiturismo Bahia, voltado para capacitar profissionais e preparar o estado para receber cerca de 7,5 milhões de visitantes previstos para o primeiro semestre de 2026, e da Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETTDEC) de Feira de Santana, que estará apresentando o Plano Municipal de Turismo (2023–2030) em conjunto com reunião simultânea do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), o evento reforça o alinhamento entre poder público e iniciativa privada, consolidando o município como um dos principais pólos de articulação do turismo regional.

Direcionado a empresários e profissionais da hotelaria, gastronomia e setores que interagem com o turismo, a programação abordará temas como impactos da legislação nos negócios, desafios trabalhistas (incluindo insalubridade, gorjetas e gestão de equipes), estratégias de gestão e vendas para hotéis, pousadas e restaurantes, além da comunicação corporativa como ferramenta de prevenção de conflitos no ambiente de trabalho.

Ao longo do dia, também serão promovidos momentos estruturados de networking, fortalecendo a conexão entre os diferentes agentes da cadeia produtiva do turismo da região. A programação inclui ainda a entrega do prêmio “Embaixadores do Turismo Feirense”.

Encerrando o evento, a aula-show gastronômica com Uelcimar Cerqueira, instrutor do Senac Bahia, conecta técnica, criatividade e visão de mercado, evidenciando o papel da gastronomia como vetor de desenvolvimento econômico e experiência turística. O evento tem participação gratuita e vagas limitadas.

O Encontro Baiano FBHA é realizado e promovido pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), SindFeira de Santana e Feira de Santana Convention & Visitors Bureau, com correalização do Sebrae e apoio institucional da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Fecomércio Bahia, Secretaria de Turismo do Estado da Bahia e Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico.

Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/ii-encontro-baiano-fbha-integracao-do-turismo-regional-feira-de-santana-2026/3342971?share_id=whatsapp

Feira de Santana / 11 de abril de 2026 - 16H 59m

1ª Motociata Contra a Violência às Mulheres tem forte adesão de motoubers e mobiliza Feira de Santana

A manhã deste sábado (11) ganhou um tom diferente em Feira de Santana. Às 9h, dezenas de motocicletas tomaram as ruas em um movimento que foi além do barulho dos motores: levou conscientização, engajamento e um recado claro contra a violência às mulheres.

A 1ª Motociata Contra a Violência às Mulheres reuniu um expressivo número de motoubers, marcando uma adesão significativa da categoria, que abraçou a causa e protagonizou a mobilização. A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, e se destacou pela participação ativa dos trabalhadores sobre duas rodas.

Com o tema “Pelo fim da violência contra a mulher”, o ato evidenciou a importância do envolvimento coletivo no enfrentamento à violência de gênero. A presença massiva dos motoubers chamou a atenção e reforçou o papel social da categoria, que diariamente está nas ruas e, cada vez mais, se posiciona como aliada na proteção e no respeito às mulheres.

A secretária municipal de Políticas para Mulheres, Neinha Bastos, destacou o simbolismo do momento e a força da adesão masculina à causa. “Foi um momento único, em que pude presenciar homens apoiando a causa, apoiando as mulheres e dizendo não à violência contra as mulheres”, afirmou.

Durante a ação, os motoubers foram reconhecidos como verdadeiros “anjos invisíveis”, não apenas pelo serviço que prestam, mas também pela postura de cuidado e atenção no dia a dia. Para muitos, a motociata representou mais do que um evento: foi um posicionamento público.

Um dos participantes, Robério Fernandes, reforçou a importância da iniciativa e da união entre sociedade e poder público. “Estou muito satisfeito em ver o poder público envolvido nessa questão tão sensível. Isso contribui para unir mais organizações e fortalecer ações que visem reduzir os índices de violência contra as mulheres”, pontuou.

A forte participação da categoria evidenciou que o combate à violência contra a mulher não é uma pauta isolada, mas uma responsabilidade coletiva. A mobilização também reafirma o compromisso da administração municipal em ampliar o diálogo com diversos segmentos e fortalecer ações de conscientização.

 

Feira de Santana / 10 de abril de 2026 - 23H 28m

Motociclista sem habilitação incendeia própria moto após abordagem em blitz em Feira de Santana

Motociclista sem habilitação incendeia própria moto após abordagem em blitz em Feira de Santana
Foto: Reprodução

Uma abordagem de rotina da Polícia Militar terminou de forma inusitada na quinta-feira (9), no bairro Jardim Cruzeiro, em Feira de Santana, após um motociclista incendiar o próprio veículo ao ser parado em uma blitz.

Segundo informações da Polícia Civil, o homem, de 45 anos, foi abordado pelos agentes e, durante a fiscalização, foi constatado que ele não possuía habilitação e que a motocicleta estava com o licenciamento vencido.

De acordo com a Polícia Militar, ao ser informado de que o veículo seria removido, o condutor reagiu de maneira agressiva. Em seguida, ele retirou a mangueira de combustível da moto e, utilizando um isqueiro, ateou fogo no próprio veículo.

O homem foi preso em flagrante logo após a ação e encaminhado para a Central de Flagrantes, junto com a motocicleta. Ele deverá responder por conduzir veículo automotor sem habilitação.

Feira de Santana / 10 de abril de 2026 - 22H 15m

Arroba do boi gordo volta a R$ 350 e reforça tendência de alta em Feira de Santana

Arroba do boi gordo volta a R$ 350 e reforça tendência de alta em Feira de Santana
Foto: Reprodução

O preço da arroba do boi gordo voltou ao patamar de R$ 350 nesta semana na região de Feira de Santana, conforme levantamento da Cooperfeira, indicando uma nova pressão de alta no mercado pecuário local. O valor já havia sido registrado por duas semanas no início de março e agora reaparece em um cenário de demanda aquecida.

De acordo com a avaliação da cooperativa, o movimento não está relacionado à falta de oferta de animais. A disponibilidade de bois para abate segue dentro da normalidade, mas o mercado se mantém comprador, o que tem sustentado a valorização da arroba. A procura mais intensa, especialmente no mercado externo, é apontada como um dos principais fatores para esse comportamento.

O cenário internacional também entra no radar dos produtores e compradores. A China confirmou surtos de febre aftosa em regiões relevantes da produção bovina, o que pode elevar a necessidade de importação de carne para garantir o abastecimento interno. Caso esse movimento se intensifique, a tendência é de impacto nos preços internacionais, com reflexos diretos no mercado brasileiro.

No contexto local, o comportamento ao longo de 2026 já vinha sinalizando essa sustentação. Desde o início do ano, a arroba do boi gordo apresenta trajetória de valorização, ainda que com oscilações pontuais. Em janeiro, os preços giravam entre R$ 310 e R$ 315, patamar inferior ao observado atualmente.

A Cooperfeira avalia que, com a combinação de demanda externa aquecida e mercado interno ativo, os preços devem continuar firmes no curto prazo. Apesar disso, não estão descartadas variações ao longo das próximas semanas, conforme a dinâmica de negociação entre produtores e frigoríficos.

Os valores divulgados têm como base informações repassadas por compradores que realizam abate no Frifeira e servem como referência de mercado, podendo variar de acordo com a movimentação diária.

Feira de Santana / 10 de abril de 2026 - 15H 32m

Obra da Embasa provoca suspensão no fornecimento de água em Feira e região

Obra da Embasa provoca suspensão no fornecimento de água em Feira e região
Foto: Divulgação/PMFS

O fornecimento de água será temporariamente interrompido em Feira de Santana e outros cinco municípios da região a partir das 8h de segunda-feira (13), para a realização de serviços de ampliação do sistema integrado de abastecimento operado pela Embasa.

Além de Feira, a suspensão atinge as cidades de Conceição da Feira, São Gonçalo dos Campos, Tanquinho, Santa Bárbara e Santanópolis. A paralisação é necessária para a instalação de novos equipamentos na área de captação de água do Lago de Pedra do Cavalo.

De acordo com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento, a obra integra um conjunto de investimentos que ultrapassa R$ 110 milhões e tem como objetivo ampliar a capacidade de produção para 2.250 litros de água tratada por segundo, beneficiando cerca de 1,1 milhão de pessoas.

Entre as intervenções em andamento estão a ampliação da estação de tratamento de água existente, a implantação de uma estação de tratamento de lodo, a construção de um reservatório elevado com capacidade para 600 metros cúbicos, além da ampliação de estações elevatórias e da instalação de um sistema de lavagem dos filtros.

A previsão é que o abastecimento comece a ser retomado de forma gradativa no final da tarde da própria segunda-feira (13), após a conclusão dos serviços e o reabastecimento da rede distribuidora. No entanto, a normalização completa pode levar até 48 horas, especialmente em áreas mais altas ou distantes.

A Embasa orienta que os moradores reservem água com antecedência e façam uso econômico durante o período, evitando atividades que possam ser adiadas até a regularização total do fornecimento.

Feira de Santana / 10 de abril de 2026 - 12H 36m

Fiscalização remove 153 placas de publicidade irregulares entre a avenida Fraga Maia e o bairro Papagaio

Fiscalização remove 153 placas de publicidade irregulares entre a avenida Fraga Maia e o bairro Papagaio
Foto: Divulgação/PMFS

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam) realizou, nesta semana, mais uma etapa da operação ‘Feira Mais Limpa’, com a retirada de 153 placas de publicidade irregular em Feira de Santana.

A ação ocorreu no trecho compreendido entre o Bar Trivela, na Avenida Fraga Maia, e o Condomínio Reserva Papagaio. De acordo com a Prefeitura, a operação teve como foco a remoção de peças publicitárias instaladas de forma irregular em espaços públicos, além do ordenamento urbano em vias de grande circulação.

Segundo a Semmam, as ações vêm sendo realizadas semanalmente em diferentes pontos do município e incluem fiscalização e retirada de materiais considerados irregulares. A secretaria informou, ainda, que a operação continuará em outras áreas da cidade nas próximas semanas.

Feira de Santana / 10 de abril de 2026 - 12H 27m

Aprovado reajuste salarial de 5,4% para professores da rede municipal de Feira

Aprovado reajuste salarial de 5,4% para professores da rede municipal de Feira
Foto: Divulgação/PMFS

Os professores da rede municipal de ensino de Feira de Santana terão reajuste salarial de 5,4% referente ao ano de 2026, com efeitos retroativos ao mês de janeiro. O aumento foi aprovado pela Câmara Municipal, na quinta-feira (9), em primeira e segunda votações, por meio do Projeto de Lei nº 70/2026, de autoria do Poder Executivo.

Conforme o texto aprovado, o índice incide sobre o vencimento básico dos profissionais do magistério público municipal e será aplicado sobre a tabela salarial vigente em dezembro de 2025.

A medida é direcionada exclusivamente aos servidores ativos da área de educação e contempla os profissionais que não receberam acréscimo nos vencimentos após a atualização do Piso Nacional do Magistério neste ano.

De acordo com o projeto, o pagamento dos efeitos financeiros do reajuste está condicionado à disponibilidade financeira e orçamentária do município. O parágrafo único do artigo 3º estabelece que a execução dependerá da capacidade fiscal da administração municipal.

O texto também determina que o impacto global da medida ficará limitado a 80% dos recursos anuais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) recebidos pelo município.

Durante a tramitação da proposta, a gestão municipal informou que o percentual foi definido após diálogo com entidades representativas da categoria, entre elas a APLB, associações e sindicatos.

Em relação aos professores aposentados, a Secretaria Municipal de Educação informou que o reajuste deverá ser encaminhado por meio de um novo projeto de lei, que também contemplará outros servidores aposentados do município.

Feira de Santana / 10 de abril de 2026 - 12H 15m

Feira de Santana recebe I Simpósio de Liberdade Religiosa, promovendo diálogo entre diversos credos

Feira de Santana recebe, neste sábado (12), às 17h, o I Simpósio de Liberdade Religiosa, evento que reúne lideranças de diferentes credos para discutir a liberdade de culto como direito humano fundamental. A programação será realizada na sede da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na Rua Professor Geminiano Costa, no bairro Kalilândia.

Entre as presenças confirmadas está o arcebispo metropolitano de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino Castro, além de representantes de outras tradições religiosas e convidados da área jurídica e da sociedade civil.

Com o tema “Liberdade Religiosa como Direito Humano Fundamental”, o simpósio propõe um espaço de debate e reflexão sobre o direito de cada cidadão professar sua fé com liberdade, dignidade e respeito.

A programação também contará com apresentações musicais, incluindo coral infantil e coral adulto, dentro da proposta de promover o diálogo inter-religioso e a convivência entre diferentes expressões de fé.

Feira de Santana / 10 de abril de 2026 - 07H 00m

Alliança Saúde desiste de compra milionária do Grupo Meddi, em Feira de Santana

A Alliança Saúde anunciou, na quinta-feira (9), o encerramento das negociações para a aquisição do Grupo Meddi, operação avaliada em R$ 252 milhões e considerada estratégica para a expansão da companhia no Nordeste. A decisão ocorre em meio ao processo de reestruturação financeira da empresa e foi formalizada sem aplicação de multas ou penalidades entre as partes.

O Grupo Meddi, com forte presença na Bahia, atua nas áreas de diagnóstico laboratorial, exames por imagem e vacinação. A compra havia sido anunciada no início do ano e era vista pelo mercado como um movimento importante para ampliar a atuação regional da Alliança, especialmente no estado baiano.

Em comunicado ao mercado, a companhia informou que, após a conclusão das análises sobre os impactos relacionados aos contratos de compra e venda, incorporação e demais instrumentos firmados, optou pelo distrato amigável da operação. Segundo a empresa, o encerramento foi definitivo e ocorreu sem qualquer ônus financeiro para as partes envolvidas.

O recuo na aquisição acontece em um momento delicado para a saúde financeira da Alliança. No fim de março, a empresa ingressou com uma ação cautelar na Justiça de São Paulo para suspender cobranças e execuções, enquanto iniciou um processo de mediação com credores na tentativa de reorganizar suas finanças e preservar o caixa.

A reestruturação ganhou ainda mais relevância após a mudança no controle acionário da companhia. O fundo Tessai, ligado à gestora Geribá Investimentos, passou a deter 59,84% do capital social, assumindo a liderança do processo de reorganização financeira e revisão da estratégia de negócios.

Com a desistência, a Alliança mantém sua estrutura atual e adia, ao menos por ora, o plano de expansão mais robusta no mercado nordestino. A operação vinha sendo acompanhada de perto por investidores desde fevereiro e seu cancelamento reforça a prioridade da empresa em estabilizar a situação financeira antes de retomar movimentos de crescimento.

Cultura / 09 de abril de 2026 - 19H 26m

Festival ‘Feira Canta Feira’ reúne nomes da música feirense em espetáculo gratuito no Centro de Convenções

Festival ‘Feira Canta Feira’ reúne nomes da música feirense em espetáculo gratuito no Centro de Convenções
Foto: Divulgação

A música produzida em Feira de Santana terá uma noite dedicada à valorização dos artistas da terra na sexta-feira (18), quando o Teatro do Centro de Convenções recebe o Festival Feira Canta Feira. O espetáculo, com início às 20h, foi idealizado para dar visibilidade à produção musical feirense e reunir no mesmo palco diferentes estilos, histórias e gerações que ajudam a traduzir a identidade cultural da cidade.

Com entrada gratuita, o evento conta com apresentações de artistas que representam a diversidade sonora de Feira de Santana. Estão confirmados Dionorina, cantor, compositor, violonista e professor reconhecido como um dos grandes nomes do reggae na Bahia; Camila Pereira, dona de um repertório que passeia entre MPB, rock e música regional; Maryzélia, sambista de voz marcante e forte ligação com o samba tradicional e do Recôncavo; Paula Sanffer, cantora, compositora e instrumentista feirense com trajetória consolidada na música baiana e participação no The Voice Brasil; além de Matheus Amorim, artista autoral com destaque na cena local e estadual.

Mais do que um espetáculo musical, o festival foi concebido como um encontro entre estilos e trajetórias artísticas, com o objetivo de emocionar o público, despertar memórias afetivas e reforçar o protagonismo dos talentos locais. A proposta prevê que cada artista apresente um repertório composto por quatro canções, construído de forma a dialogar com sua identidade artística e com a própria história da cidade.

O roteiro de cada apresentação inclui uma música autoral, uma canção de trabalho do artista, um clássico da música brasileira e uma composição feirense que alcançou projeção nacional. A proposta busca estabelecer uma conexão entre passado e presente da produção cultural do município.

O festival também prestará homenagem especial a dois nomes históricos da música baiana com raízes feirenses: os saudosos Carlos Pitta e Jorge de Angélica, reconhecidos pela contribuição à cultura popular e à música produzida no interior do estado.

A iniciativa acontece em um momento em que Feira de Santana reforça sua posição como um dos principais polos criativos do interior da Bahia, berço de artistas e movimentos culturais relevantes. Mesmo com esse cenário, muitos talentos locais ainda enfrentam dificuldades para ampliar o alcance de seus trabalhos, e o projeto surge justamente como uma ação de fortalecimento dessa cena.

A concepção do festival é assinada pelo jornalista e produtor Caíque Marques, responsável também pela direção artística, em parceria com a jornalista Beatriz Ferreira. A direção musical é de Marcus Rossini, enquanto a cenografia leva a assinatura de Matheus Guimarães, do projeto Chão de Palha.

Futebol / 09 de abril de 2026 - 17H 15m

Bahia escolhe Feira de Santana como casa para os jogos do Brasileirão Feminino 2026

Bahia escolhe Feira de Santana como casa para os jogos do Brasileirão Feminino 2026
Foto: Reprodução

Feira de Santana passará a ser a casa das Mulheres de Aço na sequência da temporada 2026. Com o fechamento do Estádio de Pituaçu para obras, o Esporte Clube Bahia confirmou que mandará suas partidas na Arena Cajueiro durante a disputa do Campeonato Brasileiro Feminino Série A1.

A mudança acontece em razão da interdição de Pituaçu, em Salvador, que será submetido a uma ampla reforma estrutural visando a preparação para a Copa do Mundo Feminina de 2027. O equipamento esportivo, que servirá como estádio de apoio para o torneio, terá o gramado completamente substituído, além de passar por melhorias nos sistemas de irrigação e drenagem e por outras adequações técnicas exigidas para a competição internacional.

A previsão é de que o estádio permaneça fechado entre abril e dezembro, período em que as Mulheres de Aço precisarão atuar longe da capital baiana. Diante disso, a Arena Cajueiro, em Feira de Santana, foi escolhida como sede temporária dos jogos do time.

A alteração impacta diretamente a logística da equipe, que passará a viajar para o interior do estado em compromissos importantes da temporada. Além dos confrontos pelo Brasileirão Feminino Série A1, o calendário do Bahia também inclui partidas da Copa do Brasil Feminina e do Campeonato Baiano. Há ainda a possibilidade de a Copa Maria Bonita seguir no cronograma da equipe ao longo do ano.

O momento vivido pelo time é positivo. O Bahia iniciou bem a temporada 2026, mantendo o bom desempenho apresentado em 2025 e se consolidando na briga pelas primeiras posições da elite do futebol feminino nacional. A expectativa é de que a mudança de mando não atrapalhe a boa fase da equipe.

Para Feira de Santana, a chegada das partidas representa também um fortalecimento do cenário esportivo local, com a possibilidade de aproximar ainda mais a torcida tricolor do time feminino e movimentar a Arena Cajueiro ao longo da temporada.

Feira de Santana / 09 de abril de 2026 - 14H 10m

TJ-BA nega habeas corpus e mantém prisão de Oyama Figueiredo e filhos em investigação sobre grilagem de terras

TJ-BA nega habeas corpus e mantém prisão de Oyama Figueiredo e filhos em investigação sobre grilagem de terras
Foto: Reprodução

O Tribunal de Justiça da Bahia decidiu manter a prisão preventiva de Oyama de Figueiredo, ex-presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, investigado por suspeita de envolvimento em um esquema de grilagem de terras, falsificação de documentos e lavagem de dinheiro na região. A decisão foi tomada por unanimidade pela Segunda Turma da Primeira Câmara Criminal, que negou o pedido de habeas corpus apresentado pela defesa.

Além de Oyama, também seguem presos os filhos dele: Luanda Cajado de Figueiredo Carvalho, Lívia Cajado de Figueiredo Cosmo e Pedro Henrique dos Reis de Figueiredo. Todos são alvos da Operação Sinete, deflagrada pela Polícia Civil para apurar a atuação de uma organização criminosa com ramificações em cartórios, no setor imobiliário, no meio empresarial e em órgãos da segurança pública.

Segundo as investigações conduzidas pelo Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), o grupo utilizava documentos falsos, procurações fraudulentas, certidões adulteradas e até decisões judiciais supostamente manipuladas para tomar posse irregular de imóveis em Feira de Santana e região.

As apurações também apontam o envolvimento de agentes públicos, empresários, advogados, corretores de imóveis e servidores de cartórios de registro de imóveis. Em alguns casos, conforme a investigação, houve uso de coação, ameaças psicológicas e violência contra vítimas. Um dos episódios citados indica que uma pessoa teria sido intimidada dentro de uma delegacia por integrantes do grupo, entre eles um familiar do investigado.

A defesa pediu a substituição da prisão preventiva por prisão domiciliar, alegando questões de saúde e a idade avançada do investigado, além de argumentar prerrogativas profissionais ligadas ao exercício da advocacia. A Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia (OAB-BA) também sustentou que ele deveria permanecer em local adequado, diante da inexistência de Sala de Estado Maior na região.

Relatora do caso, a desembargadora Soraya Moradillo Pinto entendeu, no entanto, que os argumentos apresentados não justificam a concessão do benefício. Segundo o voto, a condição de saúde, por si só, não é suficiente para autorizar a prisão domiciliar, uma vez que o sistema prisional tem condições de assegurar o atendimento médico necessário. O tribunal também determinou que a primeira instância verifique se Oyama está custodiado em local separado dos presos comuns, conforme prevê a legislação.

O julgamento do habeas corpus havia sido adiado por três vezes antes da conclusão. A análise estava inicialmente marcada para 17 de março, depois foi remarcada para os dias 24 e 31 do mesmo mês. Na retomada da sessão, na terça-feira (7), os magistrados concluíram a votação e decidiram manter a prisão preventiva.

Essa não foi a primeira tentativa da defesa de obter a liberdade dos investigados neste ano. Em fevereiro, o Supremo Tribunal Federal também negou pedido semelhante apresentado por Oyama e pelos filhos. Na ocasião, o ministro Nunes Marques entendeu que o caso não poderia ser analisado naquele momento pela Corte, por se tratar de contestação a decisão individual proferida no âmbito do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

As prisões temporárias dos investigados foram convertidas em preventivas em 4 de dezembro de 2025, após decisão do próprio TJ-BA. As detenções ocorreram durante a deflagração da Operação Sinete, em 26 de novembro do ano passado.

Durante o cumprimento dos mandados, a polícia apreendeu 12 carros de luxo, duas motocicletas, dinheiro em espécie, joias e diversos documentos. A Justiça também determinou o bloqueio de bens e valores, com sequestro de até R$ 6 milhões por CPF e R$ 60 milhões por CNPJ dos investigados.

De acordo com a polícia, a investigação avançou com base em interceptações telefônicas autorizadas judicialmente, análises financeiras, diligências de campo e correições administrativas. Também foi determinado o afastamento cautelar de servidores públicos suspeitos de participação no esquema.

Em manifestação pública, Oyama Figueiredo e os demais integrantes da família investigados negaram qualquer participação nos crimes apurados pela Operação Sinete.

Política / 09 de abril de 2026 - 12H 45m

Vice de ACM Neto, Zé Cocá diz que Jerônimo não melhorou a vida dos baianos e aposta em vitória no primeiro turno

Vice de ACM Neto, Zé Cocá diz que Jerônimo não melhorou a vida dos baianos e aposta em vitória no primeiro turno
Foto: Leandro Santana/Blog do Velame

Anunciado como pré-candidato a vice-governador na chapa liderada por ACM Neto (União Brasil), o ex-prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), fez duras críticas à gestão do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e afirmou acreditar que a eleição deste ano será decidida já no primeiro turno. Em entrevista ao Correio, o pepista disse que o atual governo não conseguiu promover mudanças concretas na vida da população baiana, especialmente no interior do estado.

Segundo Zé Cocá, a decisão de integrar a chapa oposicionista foi motivada pelo descumprimento de compromissos assumidos pelo grupo governista durante a última campanha eleitoral. Para ele, a falta de planejamento da atual gestão tem impedido avanços estruturantes na Bahia.

“A gestão pública é muito dinâmica. O governador fez vários compromissos com a nossa região e não vemos essas coisas acontecendo. Não tem como construir uma aliança quando isso acontece”, disse.

O ex-prefeito de Jequié também criticou o que classificou como desorganização administrativa do governo estadual e disse que a população tem sido a principal prejudicada. “Não se faz gestão pública sem planejamento. O que vemos no governo de Jerônimo é uma total falta de planejamento, uma desorganização, e quem perde é a população que está na ponta”, declarou.

Ao avaliar as ações do governo no interior, Zé Cocá afirmou que a região não recebeu a atenção prometida durante a campanha de 2022. Na visão dele, faltam obras estruturantes que representem melhoria efetiva na vida dos baianos.

“Qual foi a grande obra estruturante de Jerônimo Rodrigues nesses quatro anos? Você não vê uma. Só vê pequenas obras em poucos lugares, muitas que já eram da gestão passada e não do governo dele”, criticou.

Entre os pontos levantados, ele citou o atraso em projetos de grande porte, como a ponte Salvador-Itaparica e a Ferrovia Oeste-Leste. Para o pré-candidato, a ausência dessas entregas reforça a falta de planejamento da gestão estadual e da articulação com o governo federal.

“Ele disse que ele e Luiz Inácio Lula da Silva iriam trazer a ponte. Mas eu me pergunto: o que mudou na Bahia nos últimos quatro anos? A ponte não saiu, a ferrovia também não”, afirmou.

Caso a chapa de oposição vença a eleição, Zé Cocá afirmou que pretende ter participação ativa na gestão e reforçar a presença do governo no interior. “Quero participar com mérito, atraindo principalmente o interior para mais perto da gestão. Vamos mostrar, em um futuro próximo, que a gestão de Neto chegou aos quatro cantos da Bahia”, concluiu.

Política / 09 de abril de 2026 - 12H 18m

Governador afirma que violência na Bahia teve redução e promete ampliar investimentos na segurança pública

Governador afirma que violência na Bahia teve redução e promete ampliar investimentos na segurança pública
Foto: Divulgação

Após a divulgação da queda de 22% nas mortes violentas na Bahia no primeiro trimestre de 2026, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou que o Estado seguirá investindo no fortalecimento da segurança pública, com ampliação das ações de inteligência, uso de tecnologia e reforço do efetivo das forças policiais.

Os dados foram apresentados na quarta-feira (8) pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), durante balanço realizado no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador. Segundo o levantamento, entre janeiro e março deste ano foram registradas 864 ocorrências, contra 1.109 no mesmo período de 2025, o que representa a redução anunciada pelo governo estadual.

Ao comentar os números, Jerônimo destacou que a queda também foi observada em outras regiões do estado. De acordo com o governador, Salvador registrou redução de 29%, enquanto a Região Metropolitana apresentou queda de 19%.

“Só em Salvador a redução foi quase 30%, 29% de redução de mortes violentas em Salvador. Na região metropolitana isso caiu 19% e na Bahia inteira, 22%. Então nós temos que continuar na pegada”, afirmou durante entrevista concedida ao apresentador José Eduardo, na Baiana FM.

O chefe do Executivo estadual ressaltou ainda a frequência das operações realizadas pelas forças de segurança em diversas regiões da Bahia. Segundo ele, em alguns dias são desencadeadas múltiplas ações simultâneas, com foco no combate à criminalidade. “Vocês acompanham aqui e noticiam, nós temos praticamente duas, três, quatro e até cinco operações no mesmo dia”, declarou.

Jerônimo afirmou que o governo não pretende reduzir os investimentos na área e garantiu a continuidade do aporte em inteligência, modernização tecnológica e concursos públicos para ampliação do efetivo.

“Não vou abrir mão de investir em inteligência, de investir em concursos públicos para fortalecer, modernizar e atualizar o nosso efetivo, seja de bombeiro, seja de DPT, seja de polícia técnica, seja de polícia militar”, acrescentou.

Política / 09 de abril de 2026 - 12H 09m

Jerônimo nega conhecer Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, e cobra investigação rigorosa

Jerônimo nega conhecer Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, e cobra investigação rigorosa
Foto: Divulgação/GOVBA

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), negou, nesta quinta-feira (9), qualquer relação com o empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, e afastou a existência de um suposto acordo político com o grupo de ACM Neto para silenciar as denúncias envolvendo a instituição financeira.

As declarações foram dadas durante entrevista ao programa Giro Baiano – 1ª edição, comandado pelo jornalista José Eduardo, em meio à repercussão das revelações feitas pela CPI do Crime Organizado sobre o caso. Segundo documentos enviados à comissão, há indícios de movimentações financeiras envolvendo empresas ligadas a grupos políticos na Bahia.

Ao ser questionado sobre uma possível relação pessoal com Daniel Vorcaro, Jerônimo foi categórico e afirmou nunca ter encontrado ou conversado com o empresário. “Não, eu não o conheço”, respondeu o governador durante a entrevista.

Na mesma conversa, o chefe do Executivo baiano confirmou ter tido apenas um encontro com Augusto Lima, apontado como um dos fundadores ligados ao grupo Master. De acordo com ele, a agenda teve como pauta a apresentação de um projeto social voltado ao combate à fome.

“Ele veio apresentar um projeto com a esposa dele de combate à fome, e todos que me apresentam debates importantes, como combate à fome e desemprego, eu acolho, eu recebo, mas não tenho relação”, afirmou.

Jerônimo também rebateu rumores sobre um suposto “pacto de silêncio” entre seu grupo político e a pré-campanha de ACM Neto para evitar que o escândalo do Banco Master seja explorado durante o processo eleitoral. “Eu não pactuo com essas coisas de ficar escondendo informações em detrimento da publicidade das coisas que são de interesse da população. Eu espero que a Justiça seja bem rigorosa nesses aspectos”, declarou.

O governador ainda negou qualquer irregularidade em contratos do Estado com o banco e voltou a afirmar que não houve repasse de recursos públicos para a instituição financeira. “Nos meus 3 anos e meio, nós não repassamos recursos para o Banco Master. Espero que essa situação possa ser bastante elucidada. Quem tiver de responder, que responda”, concluiu.

O caso ganhou maior repercussão após a liquidação da instituição pelo Banco Central, em dezembro de 2025, em meio às investigações sobre fraudes no sistema financeiro nacional. Banco Master passou a ser alvo de apurações da Polícia Federal e de comissões parlamentares, com desdobramentos que alcançam o cenário político nacional.

Feira de Santana / 09 de abril de 2026 - 11H 50m

Câmara de Vereadores realiza sessão pelo ‘Dia do Livro dos Espíritos’ em Feira de Santana

Câmara de Vereadores realiza sessão pelo ‘Dia do Livro dos Espíritos’ em Feira de Santana
Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores

A Câmara Municipal de Feira de Santana realizou, na noite de quarta-feira (8), uma sessão em comemoração ao Dia do Livro dos Espíritos. A homenagem, proposta pela vereadora Eremita Mota (PP), por meio do requerimento nº 45/2026, reuniu representantes da comunidade espírita, dirigentes de instituições, simpatizantes da doutrina e membros da sociedade civil.

Ao abrir a solenidade, a pepista destacou a importância de O Livro dos Espíritos, obra de Allan Kardec considerada a base do espiritismo. Em sua fala, enfatizou o impacto humano da publicação. “É de gente que esse livro trata. De pessoas que sofrem, caem, duvidam de si mesmas e que, ainda assim, encontram dentro de si a força para se levantar”, afirmou.

A vereadora também ressaltou a mensagem de esperança e recomeço que estaria presente na doutrina. Segundo ela, o espiritismo transmite a ideia de que ninguém está condenado e que todos podem ter uma nova chance. Durante o discurso, Eremita lembrou ainda que Feira de Santana é terra natal do médium Divaldo Pereira Franco, uma das principais referências do espiritismo no Brasil e no mundo.

Convidado como palestrante da noite, Bruno Godinho conduziu uma reflexão sobre a figura de Jesus sob a ótica espírita e sobre os ensinamentos contidos em O Livro dos Espíritos. Ele destacou que a doutrina rompe com a ideia de que a morte representa o fim da existência, reforçando a continuidade da vida espiritual e a necessidade da prática do bem.

Durante a sessão, também foi lembrada a história do espiritismo em Feira de Santana, iniciada na década de 1930 com pequenos grupos de estudo. Em 1936, foi fundado o Centro Espírita Paz dos Sofredores, na Rua Castro Alves, onde permanece em atividade até hoje. Anos depois, em 1953, surgiu a União Feirense, posteriormente denominada Sociedade de Estudos Espíritas Feirense (SEEF), marco importante para a expansão do movimento no município.

Feira de Santana / 09 de abril de 2026 - 08H 00m

Seen Feira de Santana promove Blue Moon Sunset com DJ e curadoria gastronômica

O Seen Feira de Santana promove no dia 29 de abril, às 17 horas, uma novidade para quem busca por experiências únicas. O Blue Moon Sunset convida o público a contemplar o pôr do sol de um dos cenários mais privilegiados da cidade, unindo o ritmo dos DJs a uma curadoria gastronômica de excelência.

A programação será realizada tanto no restaurante quanto na área da piscina, no rooftop, e contará com a assinatura da cerveja Blue Moon, disponível para consumo, além de coquetel com sabores orientais e clássicos da casa. Entre as opções, estarão sushis como califórnia, gunkan shake, niguiri shake e hot roll, e as famosas entradas do Seen, como croquete de cordeiro, croquete de peixinho, wagyu toast e crostini agridoce.

“Queremos criar momentos especiais para o público de Feira de Santana, unindo gastronomia variada, música e a vista única que temos do alto do hotel NH. O Blue Moon Sunset será uma experiência inesquecível para quem deseja aproveitar o pôr do sol e a noite em um ambiente sofisticado e descontraído”, destaca João Corte-Real, diretor e área Nordeste da Minor Hotels no Brasil.

Os ingressos para o Blue Moon Sunset custam R$ 220 por pessoa ou R$ 400 para o casal. As reservas podem ser feitas através do WhatsApp do restaurante: (75) 99967-7011.

 

Histórico

2019
set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2018
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2017
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2016
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2015
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2014
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2013
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2012
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2011
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2010
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2009
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2008
dez | nov