Zé Ronaldo anuncia Pablo na Micareta de Feira 2026
O prefeito José Ronaldo anunciou, na quarta-feira (8), em publicação nas redes sociais, o cantor Pablo como mais uma atração confirmada da Micareta de Feira 2026, que será realizada entre os dias 19 e 22 de novembro, no circuito Maneca Ferreira.
No vídeo divulgado, o prefeito revelou a presença do artista, um dos principais nomes do arrocha no país. “Mais um nome que vai parar a avenida, lá no circuito Maneca Ferreira. Vai ter o rei do arrocha, o rei da música apaixonada, Pablo”, antecipou.
Antes de Pablo, o cantor Léo Santana já havia sido anunciado como a primeira atração confirmada da Micareta. A folia momesca conta ainda com a participação de Pedro Sampaio, dono de um dos hits de maior sucesso nacional neste ano.
Esta será a primeira edição em que a folia momesca acontece no mês de novembro. A expectativa, ao anunciar quase seis meses antes as atrações, é viabilizar patrocínios para custear a realização da festa, atraindo também turistas de todo o estado.
APLB deve integrar comissão de fiscalização dos precatórios, propõe vereador
Com os recursos dos precatórios do antigo Fundef já disponíveis nos cofres da Prefeitura de Feira de Santana, o vereador Professor Ivamberg (PT) defendeu, na sessão desta quarta-feira (8), a inclusão da APLB-Sindicato na Comissão de Trabalho dos Precatórios. O pedido foi apresentado em plenário após a confirmação da chegada da verba ao Município.
De acordo o edil, a participação do sindicato é necessária por se tratar da entidade que representa diretamente os profissionais da educação que têm direito ao benefício. Para ele, a presença da APLB nas discussões é fundamental para garantir transparência e segurança no processo de divisão dos valores. “A comissão já existe e nossa solicitação é que o sindicato também possa participar”, afirmou.
Presidente da Comissão de Educação da Câmara, Ivamberg informou ainda que o colegiado também acompanhará as reuniões, dentro da prerrogativa de fiscalização do Poder Legislativo. De acordo com ele, o objetivo é evitar divergências na distribuição dos recursos. “Não podemos ter problemas com essa divisão. Sabemos que 60% dos precatórios é dos professores, mas é preciso considerar aqueles que trabalharam com cargas de 20 ou 40 horas”, disse.
Além da inclusão do sindicato na comissão, o edil sugeriu ao prefeito que avalie a concessão de um abono para todos os profissionais da educação, independentemente do período em que atuaram na rede municipal, além do percentual já destinado à categoria.
Segundo o vereador, medida semelhante foi adotada pelo Governo do Estado, com a concessão de aproximadamente R$ 10 mil para cada profissional da educação.
Lei de proteção animal pode representar mudança histórica em Feira, avalia presidente da APA
A presidente da Associação Protetora dos Animais (APA) de Feira de Santana, Sandra dos Santos, defendeu na sessão desta quarta-feira (8), na Câmara Municipal, a aprovação do Projeto de Lei nº 36/2026, que institui a Política Municipal de Proteção, Direitos e Bem-Estar Animal no município. A proposta, de autoria do vereador Pedro Américo, está prevista para ser discutida e votada na próxima terça-feira (14).
Durante pronunciamento na Tribuna Livre, Sandra afirmou que a votação da matéria poderá representar um marco para a causa animal na cidade. Segundo ela, a aprovação do texto significará um avanço na forma como Feira de Santana enfrenta questões como abandono, maus-tratos e saúde animal.
“Esta votação será um divisor de águas. Aprovar a proposta de lei é assumir uma cidade saudável e mais humana. É dizer que Feira escolhe o futuro e que a sociedade está atenta à causa animal”, declarou.
A dirigente da APA ressaltou que o município ainda não possui uma legislação específica voltada à proteção animal, o que, segundo ela, contribui para a continuidade de casos de maus-tratos e para o aumento do número de animais abandonados nas ruas.
Conforme destacou, o projeto assegura direitos fundamentais aos animais, como direito à vida, alimentação, abrigo, assistência veterinária e cuidados básicos. Além disso, estabelece deveres para os tutores, mecanismos de fiscalização e previsão de penalidades para casos de violência e negligência.
Entre os principais pontos da proposta, Sandra citou a criação de um programa permanente de castração e controle populacional, atendimento veterinário básico e emergencial, campanhas educativas nas escolas, além da implantação de um departamento e de um conselho municipal de proteção animal.
A presidente da entidade também destacou a previsão de um portal da transparência e de um fundo municipal destinado a garantir recursos para ações de proteção e bem-estar animal.
Também na Tribuna Livre, a representante dos protetores independentes de Feira, Suely dos Santos, cobrou maior atuação do poder público na área. Ela lembrou que a proteção da fauna é uma obrigação constitucional e afirmou que, atualmente, protetores independentes realizam, de forma voluntária, um trabalho que deveria contar com maior participação da administração municipal.
Segundo Suely, municípios da região já desenvolvem políticas públicas mais estruturadas para a causa animal. “Eles estão dando exemplo para Feira, segunda maior cidade da Bahia e com mais de 600 mil habitantes. Os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário precisam olhar para os animais e ter compaixão”, afirmou.
Feira de Santana aplica mais de 17 mil doses da vacina contra a gripe
A campanha de vacinação contra a gripe em Feira de Santana já alcançou 17.285 doses aplicadas desde o início antecipado da imunização, no último dia 25, até a manhã desta terça-feira (7). O imunizante está disponível nas 103 salas de vacinação distribuídas pela rede municipal de saúde.
A meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 315.114 pessoas que integram o público elegível da campanha. Entre os grupos prioritários estão crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos a partir de 60 anos, gestantes e outros públicos definidos pelo Ministério da Saúde. A mobilização segue até 30 de maio.
As doses podem ser encontradas em todas as unidades de saúde do município, incluindo as que funcionam em horário estendido até as 21h por meio do programa Saúde na Hora, ampliando o acesso da população à imunização.
O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, destacou a importância da adesão à campanha. Segundo ele, a vacina é fundamental para prevenir complicações decorrentes da doença.
“A vacina contra a gripe é uma proteção essencial à saúde, pois reduz complicações, internações e até óbitos causados pela doença”, afirmou.
Na manhã desta terça-feira (7), a Rede de Frio do município recebeu uma nova remessa com 23.640 doses da vacina contra a influenza. Na primeira entrega, já haviam sido encaminhadas 58.310 doses. Ao todo, a previsão é de recebimento de 315.114 doses para atender a população de Feira de Santana.
Além de crianças, idosos e gestantes, a campanha contempla trabalhadores da saúde, puérperas, quilombolas, pessoas em situação de rua, professores, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo urbano e rodoviário.
Também integram o público-alvo povos indígenas, trabalhadores portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento, integrantes das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e trabalhadores dos Correios.
Prefeitura de Feira investiga grande quantidade de peixes mortos após denúncias de moradores
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam) investiga a mortandade de peixes registrada na Barragem de Jaguara, no Rio Jacuípe, localizada no distrito de Jaguara, em Feira de Santana. O caso foi identificado na terça-feira (7), após moradores e pescadores denunciarem a presença de peixes mortos às margens do rio, além de forte odor e alteração na coloração da água.
Segundo relatos da comunidade, além da grande quantidade de peixes encontrados sem vida, o espelho d’água apresentou uma tonalidade esverdeada, o que aumentou a preocupação entre moradores da região e trabalhadores que dependem da pesca.
Equipes da secretaria foram encaminhadas ao local para averiguar a situação e confirmaram a ocorrência. De acordo com o diretor de Meio Ambiente, João Dias, entre as espécies mais afetadas estão o acará, conhecido como acará brasilis, e o piau três-pintas.
Neste primeiro momento, a Semmam informou que ainda não é possível apontar a causa exata da mortandade. A hipótese inicial é de que diferentes fatores possam ter provocado o problema, incluindo alterações ambientais externas ou desequilíbrios internos no próprio ecossistema da barragem.
Um dos pontos que chamou a atenção da equipe técnica foi justamente a coloração da água. Segundo o diretor, diante do volume de chuvas registrado nos últimos dias, o aspecto esverdeado não era esperado, o que reforçou a necessidade de uma análise detalhada dos parâmetros da água.
Para identificar a origem do problema, a secretaria acionou uma empresa especializada, que deve realizar a coleta de amostras para exames laboratoriais. Entre os itens que serão avaliados estão níveis de oxigênio dissolvido, turbidez e outros indicadores que podem ajudar a explicar a morte dos peixes.
José Ronaldo diz ver com naturalidade movimento de Colbert e garante que não exigiu permanência de Pablo
Após definir seu posicionamento político ao lado do grupo de oposição, o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (União Brasil), comentou as recentes movimentações no cenário político municipal, que envolvem o ex-prefeito Colbert Martins Filho (PSDB) e o vice-prefeito e secretário de Educação Pablo Roberto (PSDB), em meio às articulações que já começam a projetar a disputa eleitoral de 2026.
Questionado sobre a filiação de Colbert ao PSDB e a decisão do ex-prefeito de colocar o nome à disposição para uma candidatura a deputado estadual, José Ronaldo afirmou ter recebido a movimentação com tranquilidade e destacou que a escolha faz parte do processo político.
“Recebi com imensa normalidade. Ele tem todo o direito de ser candidato. Se filiou ao PSDB e apresentou seu nome para a Assembleia Legislativa. É perfeitamente normal”, declarou ao Acorda Cidade.
A declaração foi feita durante a celebração dos 100 anos do Paço Municipal Maria Quitéria, evento que reuniu lideranças políticas e marcou também a presença de Colbert Martins. Durante a solenidade, fez questão de destacar o gesto institucional ao convidar o ex-prefeito para assinar a galeria histórica dos gestores que já comandaram o município, em um momento de forte simbolismo político.
Ainda na oportunidade, Ronaldo também comentou a decisão de Pablo Roberto de permanecer à frente da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e abrir mão, ao menos neste momento, de uma possível candidatura a deputado federal.
Segundo o prefeito, houve diálogo entre os dois, mas a decisão partiu do próprio secretário. “Eu não solicitei. Houve diálogo, houve conversa, mas foi uma decisão pessoal dele. E, se ele tomou a decisão, teve de minha parte o apoio”, afirmou.
José Ronaldo ressaltou ainda que a permanência de Pablo na pasta é positiva para a continuidade do trabalho desenvolvido pela gestão na área da educação, que ele avalia como uma das frentes importantes do governo. “Eu gostei dele continuar como secretário. Tivemos um bom ano em 2025 e acredito que teremos um ano em 2026 ainda melhor”, disse.
Jornalista e produtor cultural se unem para relançar site Feirenses.com
O site Feirenses, referência em jornalismo cultural, na preservação da memória e identidade de Feira de Santana, será oficialmente relançado no próximo dia 16 de abril, às 20h, no Museu de Arte Contemporânea (MAC). O evento marca o retorno de um projeto que, ao longo dos anos, se consolidou como um importante espaço de registro, valorização e difusão da história e da cultura feirense.
Criado pelo produtor cultural Danillo Ferreira, o Feirenses nasceu com a proposta de contar histórias da cidade a partir de um olhar atento, sensível e comprometido com a memória coletiva. Reportagens, perfis, registros históricos e conteúdos culturais ajudaram a construir um acervo relevante, que ultrapassou o caráter noticioso e passou a ocupar também um papel documental.
Mesmo durante os últimos três anos em que esteve em stand-by, sem atualizações, o site manteve uma média de mais de 500 acessos mensais. Um indicativo da sua relevância contínua como fonte de pesquisa e consulta. Esse fluxo constante de visitantes reforça o reconhecimento do Feirenses como um repositório confiável sobre a identidade e a história local.
Agora, o projeto retorna sob a condução de Danillo Ferreira e da jornalista Dandara Barreto, que se unem para dar uma nova fase ao Feirenses, mantendo sua essência e ampliando seus formatos de atuação.
Além da retomada das publicações no site, o Feirenses passa a investir em novas linguagens e plataformas. Entre as novidades estão o lançamento de um podcast jornalístico, que estará disponível nas principais plataformas de áudio, e a produção de reportagens especiais e webséries para o YouTube e redes sociais.
A proposta é fortalecer ainda mais o diálogo com o público, utilizando diferentes formatos para contar histórias, registrar memórias e discutir temas relevantes para a cidade, sempre com o compromisso editorial que consolidou o projeto desde sua criação.
O relançamento no MAC promete reunir convidados, parceiros e pessoas que acompanham a trajetória do Feirenses, celebrando não apenas o retorno de um site, mas a continuidade de um trabalho dedicado à valorização da cultura e da identidade feirense.
MST ocupa ruas de Feira de Santana durante marcha estadual em defesa da reforma agrária
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) iniciou, na manhã desta quarta-feira (8), em Feira de Santana, mais uma edição da Marcha Estadual pela Reforma Agrária na Bahia. A mobilização reúne mais de 2 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais, entre famílias acampadas e assentadas de diversas regiões do estado, que seguirão em caminhada por mais de 120 quilômetros até Salvador, entre os dias 8 e 17 de abril.
A marcha deste ano ocorre em um contexto marcado pelos 30 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás, episódio que permanece como um dos símbolos da violência no campo brasileiro e da luta pela democratização do acesso à terra. Com o lema “30 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás: por memória, justiça e Reforma Agrária Popular”, o ato reforça a pauta histórica do movimento.
Segundo Simone Souza, da coordenação nacional do MST na Bahia, abril é um mês de forte simbolismo para a luta no campo “Abril é um mês de memória e resistência. Marchamos por memória, por justiça e pela Reforma Agrária Popular”, afirmou.
Logo nas primeiras horas do dia, os participantes deram início ao percurso em Feira de Santana, abrindo uma jornada de 10 dias que combina mobilização política, atividades formativas, ações de solidariedade e diálogo com a sociedade ao longo do trajeto até a capital baiana.
De acordo com Evanildo Costa, também da coordenação nacional do movimento no estado, a marcha busca chamar atenção para a situação das famílias que ainda aguardam assentamento. “É fundamental que o governo federal avance com medidas emergenciais e assente as famílias que hoje vivem debaixo da lona”, destacou.
Para Isaias Nascimento, a mobilização também apresenta um projeto de desenvolvimento para o campo “A Reforma Agrária Popular aponta para um novo modelo de desenvolvimento, com democratização da terra, respeito aos povos e produção de alimentos saudáveis”, pontuou.
Além de rememorar o Massacre de Eldorado dos Carajás, a marcha também presta homenagem a lideranças e militantes mortos em conflitos agrários, como Fábio Santos, Márcio Matos e Nega Pataxó, e denuncia a permanência da violência no campo.
Atletas baianos desafiam os maiores nomes do planeta no ITF BT 400 de Beach Tennis, na Academia Smash, em Feira
A elite mundial do beach tennis desembarca em Feira de Santana, entre os dias 14 e 18 de abril, para a disputa do Bahia Open – ITF BT 400 de Beach Tennis, competição que também terá o protagonismo de atletas baianos em busca de uma campanha histórica diante do público local. O torneio será realizado na Academia Smash e chega à sua terceira edição internacional profissional no município.
Neste ano, a competição ganha ainda mais relevância no circuito com premiação total de US$ 45 mil, distribuída entre as chaves masculina e feminina, além de 400 pontos no ranking mundial para cada dupla campeã.
Entre os destaques da casa está a jovem Júlia Noronha, de 14 anos, natural de Feira de Santana, que terá a primeira oportunidade em um torneio internacional deste porte. Atleta da Academia Smash, ela formará dupla com a baiana Mariana Frugoni, de Salvador, em uma parceria que une juventude e experiência.
“Vai ser uma honra jogar na minha casa, no lugar onde mais amo estar, sendo assistida por pessoas que eu amo”, afirmou Júlia, que vê a competição como uma oportunidade de aprendizado diante das principais jogadoras do mundo.
Mariana Frugoni destacou o potencial da parceira e a importância da estreia da jovem no circuito internacional.
“A Júlia é uma joia do beach tennis de Feira de Santana, da Bahia e do Brasil. É muito bonito ver a nova geração chegando tão bem no circuito internacional”, ressaltou.
A atleta também enalteceu a estrutura do evento realizado em Feira. “O BT 400 de Feira de Santana, realizado na Academia Smash, é uma das melhores etapas do circuito internacional e conta com uma das melhores estruturas físicas do país”, pontuou.
No masculino, a expectativa recai sobre a dupla baiana formada por Augusto César e Murilo Valadares, que reedita a parceria responsável por surpreender na edição de 2025, quando alcançou as quartas de final diante de um público numeroso.
O Bahia Open também contará com grandes nomes do circuito internacional, entre eles o hexacampeão mundial Michele Cappelletti, que atuará ao lado do brasileiro André Baran. Também estarão em ação Gabriele Gini, Felipe Loch, Giovanni Cariani e Daniel Mola, todos entre os principais nomes do ranking mundial.
No feminino, o torneio terá a presença das italianas Giulia Gasparri e Ninny Valentini, bicampeãs mundiais em 2022 e 2023 e referências da modalidade. Os jogos serão disputados em sete das 18 quadras do complexo da Academia Smash, com transmissão diária pelo canal PlayBT no YouTube.
Empresários do food service se reúnem em Feira de Santana para discutir vendas e gestão de restaurantes
Empresários do setor de alimentação fora do lar voltam a se reunir na Bahia para mais uma edição do RAP – Restaurantes de Alta Performance, que desta vez acontece em Feira de Santana, um dos principais polos econômicos do interior do estado. O encontro será realizado no dia 23 de abril, das 12h às 18h, na Churrascaria Los Pampas, reunindo donos de bares, restaurantes e gestores interessados em aprimorar a gestão e impulsionar resultados.
Com uma proposta direta e prática, o evento coloca em pauta dois dos maiores desafios do food service atualmente: a alta rotatividade de equipes e a necessidade de aumentar as vendas de forma sustentável. A programação reúne especialistas e empresários do setor para compartilhar experiências reais, estratégias de gestão e soluções aplicáveis ao dia a dia dos negócios.
“O RAP nasce com o propósito muito claro de ajudar empresários a enxergarem seus negócios com mais estratégia e menos improviso. A gente fala de problemas reais, como dificuldade em manter equipes, baixa previsibilidade de vendas e gestão desorganizada, mas, principalmente, apresenta caminhos possíveis e testados para crescer de forma consistente”, afirma Acácio Sacerdote, CEO do Grupo Food Qualy, realizador do evento.
Durante o encontro, os participantes terão acesso a cases de empresas do setor, orientações práticas para recrutamento e retenção de equipes, além de estratégias para aumentar o faturamento e melhorar a experiência do cliente, um dos fatores-chave para fidelização. O ambiente também é pensado para estimular o networking entre empresários que enfrentam desafios semelhantes e buscam soluções conjuntas.
Segundo Sacerdote, o diferencial do RAP está justamente na aplicabilidade do conteúdo. “Não é um evento teórico. É um espaço de troca, onde o empresário sai com ideias claras do que precisa ajustar e como executar”, completa. Voltado a donos de restaurantes, bares e negócios de alimentação em geral, o RAP – Restaurantes de Alta Performance se posiciona como uma imersão estratégica para quem deseja melhorar a gestão interna, escalar o faturamento e transformar o estabelecimento em referência local e regional. As inscrições podem ser feitas pelo site oficial do evento: www.foodqualy.com.br/
Documentário produzido por audiovisualista feirense reforça protagonismo do graffiti baiano
Campanha de vacinação contra a gripe já imunizou mais de 17 mil pessoas em Feira
A campanha de vacinação contra a gripe em Feira de Santana já alcançou 17.285 doses aplicadas desde o início antecipado da imunização, no último dia 25, até a manhã desta terça-feira (7). O imunizante está disponível nas 103 salas de vacinação distribuídas pela rede municipal de saúde.
A meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 315.114 pessoas que integram o público elegível da campanha, com a mobilização até o dia 30 de maio. Entre os grupos prioritários estão crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos a partir de 60 anos, gestantes e outros públicos definidos pelo Ministério da Saúde.
As doses podem ser encontradas em todas as unidades de saúde do município, incluindo as que funcionam em horário estendido até as 21h por meio do programa Saúde na Hora, ampliando o acesso da população à imunização.
Na manhã desta terça-feira (7), a Rede de Frio do município recebeu uma nova remessa com 23.640 doses da vacina contra a influenza. Na primeira entrega, já haviam sido encaminhadas 58.310 doses. Ao todo, a previsão é de recebimento de 315.114 doses para atender a população de Feira de Santana.
Além de crianças, idosos e gestantes, a campanha contempla trabalhadores da saúde, puérperas, quilombolas, pessoas em situação de rua, professores, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo urbano e rodoviário.
Também integram o público-alvo povos indígenas, trabalhadores portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento, integrantes das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e trabalhadores dos Correios.
Símbolo da história política de Feira, Paço Municipal Maria Quitéria completa 100 anos
O Paço Municipal Maria Quitéria chega ao seu centenário consolidado como um dos mais importantes símbolos da história política, administrativa e cultural de Feira de Santana. Referência arquitetônica e institucional do município, o prédio atravessa gerações, completando 100 anos como espaço de memória e de decisões que marcaram o desenvolvimento da cidade.
Construído entre 1921 e 1926, durante as gestões dos intendentes Bernardino Bahia e Arnold Silva, o edifício tornou-se um marco da consolidação do poder público municipal. Ao longo de sua trajetória, abrigou a sede do Executivo, a Biblioteca Municipal e também a Câmara de Vereadores, assumindo papel central na vida pública feirense.
Com arquitetura em estilo eclético, o Paço preserva características históricas que o transformam em um dos patrimônios mais emblemáticos da cidade. A importância do imóvel foi reconhecida com o tombamento pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, órgão que também acompanhou o processo de restauração realizado entre 2006 e 2007.
Entre os espaços mais simbólicos está o Salão Nobre, marcado pela elegância dos elementos originais e pelo mobiliário antigo, preservando a atmosfera histórica do edifício. O ambiente segue como cenário de atos oficiais e momentos relevantes da vida institucional de Feira de Santana.
Mais do que uma construção centenária, o Paço Municipal Maria Quitéria representa a trajetória política e administrativa do município, mantendo-se como um patrimônio vivo da história feirense e um símbolo permanente da memória pública da cidade.
Profissionais da educação devem receber precatórios após chegada de recursos à Prefeitura; informa líder do Governo
Os recursos dos precatórios destinados a professores e demais profissionais da educação já estão nos cofres da Prefeitura de Feira de Santana. A informação foi apresentada nesta terça-feira (7), durante sessão da Câmara Municipal, pelo vereador José Carneiro (União Brasil), líder do Governo na Casa. Os servidores que têm direito ao benefício deverão receber os valores após um longo período marcado por impasses e expectativa da categoria.
De acordo com o edil, a chegada da verba referente ao antigo Fundef foi confirmada pelo presidente do sindicato dos servidores públicos do município, Hamilton Ramos. Carneiro destacou a importância da liberação dos recursos para os profissionais da educação e ressaltou a expectativa em torno do pagamento a cerca de 3 mil beneficiários. “Recebi uma ligação confirmando essa informação. E a alegria desses profissionais, cerca de 3 mil pessoas, é a nossa satisfação”, disse.
O vereador Valdemir (PP) também afirmou ter participado do grupo que defendeu a aprovação da proposta à época e destacou que parte da categoria enfrentou problemas pessoais e de saúde durante o período de espera. Ao final do debate, o presidente da Câmara, Marcos Lima, ressaltou que o pagamento deverá ocorrer de forma integral, sem a intermediação de instituições financeiras.
Da bancada de oposição, Professor Ivamberg (PT) enfatizou que os precatórios representam um direito adquirido pelos profissionais da educação, fruto do trabalho realizado entre os anos de 1997 e 2006. Segundo ele, o debate travado no ano passado dizia respeito à possibilidade de contratação de um empréstimo, proposta que não avançou. Ainda de acordo com o vereador, o montante total gira em torno de R$ 248 milhões, embora o repasse aos profissionais ainda não tenha sido efetivado até o momento.
Pedro Américo acusa Seduc de ignorar legislação e cobra psicólogos e assistentes sociais nas escolas de Feira
A promulgação da lei que autoriza o uso de detectores de metais nas escolas municipais de Feira de Santana foi o ponto de partida para cobranças do vereador Pedro Américo (Cidadania) à Secretaria Municipal de Educação (Seduc). Apesar de ressaltar a importância do dispositivo, o edil responsabilizou a pasta por ignorar legislações já aprovadas pelo Legislativo, reivindicando a presença de psicólogos e assistentes sociais em todas as unidades da rede municipal.
A nova lei, de autoria do vereador Edvaldo Lima, foi promulgada durante a sessão desta terça-feira (7) e autoriza a utilização de detectores de metais nas entradas das escolas como medida preventiva à violência e ao porte de armas e objetos cortantes.
Após a promulgação, Américo chamou atenção para o que classificou como descumprimento de outras legislações já em vigor, especialmente as normas que garantem a atuação de profissionais de assistência social e psicologia nas escolas do município. “Não adianta a Câmara Municipal aprovar as leis aqui e essa Secretaria da Educação simplesmente ignorá-las”, afirmou ao Blog do Velame.
O vereador também destacou que há previsões na Lei Orgânica do Município relacionadas à presença de outros profissionais, como nutricionistas, reforçando a necessidade de acompanhamento integral dos alunos e da merenda escolar. Diante disso, o vereador solicitou que a presidência da Câmara faça uma cobrança formal à Seduc para que a secretaria informe quais legislações aprovadas pela Casa ainda não foram implementadas na rede municipal.
“Nós pedimos, senhor presidente, que o senhor possa requerer informações oficiais da Secretaria da Educação para saber o porquê não tem ainda assistentes sociais e psicólogos em todas as escolas do município”, pontuou.
A legislação promulgada, nesta terça, prevê que os detectores de metais sejam operados por guardas municipais ou agentes de portaria devidamente treinados, com recursos do Fundo Municipal de Educação, sem comprometer o funcionamento regular das aulas.
Câmara promulga lei para instalação de detectores de metais em todas as escolas municipais de Feira
As escolas da rede municipal de Feira de Santana estão autorizadas a utilizar detectores de metais nas entradas como medida preventiva contra casos de violência, porte de armas e objetos perfurocortantes. A lei, de autoria do vereador Edvaldo Lima (União Brasil), foi promulgada durante a sessão desta terça-feira (7) pelo presidente da Câmara Municipal, Marcos Lima (União Brasil).
De acordo com o texto da proposta, todas as unidades escolares deverão receber os equipamentos, que deverão ser utilizados com segurança por guardas municipais ou agentes de portaria devidamente treinados, garantindo o uso responsável do sistema.
A abordagem com o detector de metais será realizada na entrada dos estudantes, de forma a não comprometer o funcionamento regular das aulas nem a rotina do ambiente escolar. Ainda conforme a legislação, a aquisição dos aparelhos será custeada com recursos do Fundo Municipal de Educação.
Deputado critica renovação da concessão da Coelba por mais 30 anos e cobra fiscalização rigorosa
A decisão do Ministério de Minas e Energia de renovar por mais 30 anos a concessão da Neoenergia Coelba foi alvo de críticas do deputado estadual Robinson Almeida (PT), que cobrou maior rigor na fiscalização do serviço prestado à população baiana.
Coordenador da subcomissão da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) responsável por acompanhar o contrato da concessionária, o parlamentar lamentou a prorrogação da concessão do grupo espanhol Iberdrola e afirmou que a medida contraria o diagnóstico técnico construído pela Casa ao longo dos últimos meses.
Segundo o petista, o relatório elaborado pela subcomissão recomendou a não renovação automática do contrato e a abertura de um novo processo licitatório. O documento apontou falhas estruturais na prestação do serviço, entre elas interrupções frequentes no fornecimento de energia, elevado número de reclamações de consumidores, mais de 44 mil ações judiciais contra a empresa, dificuldades no atendimento a regiões produtivas e aumento das tarifas nos últimos anos.
“A Coelba foi testada e reprovada na distribuição de energia na Bahia. Há falhas recorrentes que impactam diretamente a vida das pessoas e o desenvolvimento econômico do estado”, afirmou o deputado.
Na avaliação de Robinson, os problemas registrados deveriam ter tido maior peso na decisão do governo federal. Robinson também citou reflexos diretos em obras públicas e no setor produtivo, destacando que escolas de tempo integral construídas pelo governo do estado, em alguns casos, tiveram a entrega atrasada por falta de ligação à rede elétrica.
“Não se trata de uma posição política contra a concessão, mas de uma análise técnica. Quando você renova sem competição, reduz os incentivos para eficiência e qualidade”, pontuou.
Após a oficialização da renovação pelo Ministério de Minas e Energia, a Neoenergia Coelba terá até 60 dias para a assinatura formal do novo contrato. Com isso, a concessão, que venceria em 2027, será prorrogada até 2057. A previsão da empresa é investir R$ 16 bilhões na rede elétrica da Bahia ao longo do novo período.
Prefeitura de Feira formaliza desapropriação de área após a Fraga Maia para nova via
A Prefeitura de Feira de Santana formalizou, nesta segunda-feira (6), a desapropriação de uma área localizada após a Avenida Fraga Maia, medida que viabiliza a implantação de uma nova via e abre espaço para novos investimentos na região. A assinatura da escritura pública ocorreu durante reunião entre representantes do município e empresários, consolidando um acordo que garante as condições necessárias para o avanço do projeto urbano.
De acordo com a gestão municipal, a área será destinada à construção de uma nova avenida, com o objetivo de ampliar a mobilidade urbana e facilitar o acesso à região situada após a Fraga Maia, uma das áreas de maior expansão da cidade. A nova via também deve contribuir para o desenvolvimento econômico do entorno, com a expectativa de atrair empreendimentos e fortalecer a ocupação urbana da região.
Segundo a Prefeitura, a formalização do documento representa um passo importante para assegurar segurança jurídica ao projeto e permitir o avanço das próximas etapas de implantação da obra.
A intervenção integra as ações voltadas à ampliação da infraestrutura viária de Feira de Santana e ao ordenamento do crescimento urbano em áreas estratégicas do município.
Ex-prefeito de Feira, Colbert se filia ao PSDB e confirma pré-candidatura a deputado estadual em 2026
O ex-prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho, oficializou, na última semana, a sua filiação ao PSDB, confirmando que será pré-candidato a deputado estadual nas eleições de 2026. Até então, o político estava filiado ao Democracia Cristã (DC) desde novembro do ano passado.
Atual assessor especial III da Secretaria Municipal de Governo de Salvador, Colbert afirmou que a decisão contou com a participação do prefeito da capital, Bruno Reis, do ex-prefeito ACM Neto e do vice-prefeito de Feira de Santana, Pablo Roberto.
“Agora, o próximo passo é deputado estadual. Eu quero trabalhar para vermos cada vez mais crescer a nossa cidade, dessa vez no PSDB”, afirmou.
O novo tucano também avaliou o cenário eleitoral do próximo ano e reconheceu que a disputa será acirrada entre os nomes da cidade. Ainda assim, defendeu a importância de o eleitorado feirense priorizar candidatos ligados ao município. “É importante que a gente possa votar nos candidatos da nossa terra. Portanto, eu me enquadro entre esses”, declarou.
Nos próximos dias, Colbert deve se reunir com o prefeito José Ronaldo de Carvalho e com Pablo Roberto em busca de apoio político para a pré-campanha. A expectativa é fortalecer a base local e reunir lideranças em torno do projeto eleitoral. “Vou procurar José Ronaldo pedindo o seu apoio, quanto também de Pablo Roberto. Esse é o nosso grande objetivo, reforçar o que Feira de Santana já teve no passado, de um grupo grande de deputados na Assembleia Legislativa”, disse.
Ao analisar o cenário da disputa, o ex-prefeito afirmou considerar mais viável uma candidatura à Assembleia Legislativa neste momento, em comparação com uma corrida para a Câmara dos Deputados. “Neste momento, é muito mais acessível para mim uma disputa dentro da Assembleia Legislativa do que uma disputa para a cadeira de deputado federal”, concluiu.
Evento em Feira de Santana reúne principais especialistas e empresas do setor de energia solar para fortalecer cadeia produtiva na Bahia
Feira de Santana recebe, na quarta-feira (9), mais uma edição do ABS RoadShow 2026, iniciativa da Associação Baiana de Energia Solar voltada à integração e ao fortalecimento da cadeia produtiva da energia solar no estado. O evento será realizado das 8h às 18h, no auditório do Hotel Ibis, e marca o início de uma série itinerante que deve percorrer diferentes regiões da Bahia.
A proposta é reunir integradores, empresas, especialistas e profissionais do segmento em um ambiente voltado para networking, troca de experiências e geração de negócios, em um momento de expansão do mercado de energia solar no estado.
Promovido em parceria com a Solar da Depressão e a Stella Digital, o RoadShow busca aproximar a atuação da associação dos integradores regionais, além de fortalecer a comunidade ligada ao setor fotovoltaico baiano.
Segundo o presidente da entidade, Marcos Rêgo, a iniciativa pretende ampliar a conexão entre os profissionais em diferentes regiões da Bahia, criando novas oportunidades de desenvolvimento e negócios para o segmento.
O evento conta com o apoio de instituições como Banco do Nordeste, SEBRAE, Federação das Indústrias do Estado da Bahia e Fecomércio-BA, além de empresas do setor como Huawei, Sungrow, Hoymiles e Fox ESS. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pela plataforma Sympla.
Fundada em 2018, a associação reúne mais de 90 empresas e atua em áreas como capacitação técnica, assessoria jurídica, articulação regulatória e fortalecimento do associativismo no setor de energia solar fotovoltaica na Bahia.