×
Política / 01 de abril de 2026 - 19H 55m

Ângelo Almeida deixa Secretaria de Desenvolvimento Econômico para disputar reeleição à ALBA

Ângelo Almeida deixa Secretaria de Desenvolvimento Econômico para disputar reeleição à ALBA
Foto: Reprodução

O secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Ângelo Almeida, anunciou, nesta quarta-feira (1), o desligamento do comando da pasta para disputar a reeleição na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Deputado estadual licenciado, o político feirense retorna à cena eleitoral após cumprir a função no governo Jerônimo Rodrigues.

Por meio das redes sociais, o secretário fez um balanço da passagem pela pasta, destacando as ações desenvolvidas durante a gestão. “Saio da Secretaria com a certeza de que avançamos, construímos oportunidades e conquistamos caminhos que impulsionam o desenvolvimento econômico sustentável da nossa Bahia”, afirmou.

Na publicação, Ângelo Almeida ressaltou que o período à frente da secretaria foi marcado pelo trabalho coletivo e pela construção de resultados. “Mais do que números, entregas e agendas, o que construímos aqui foi feito de gente. De encontros, de escuta, de confiança e de um trabalho coletivo que acontece todos os dias, nos bastidores, com dedicação de verdade”, escreveu.

O secretário também destacou o apoio recebido durante a gestão e agradeceu à equipe que o acompanhou no governo estadual. “Obrigado a cada servidor, parceiro, a toda equipe, a cada mão que ajudou a construir essa história comigo. Ao governador Jerônimo Rodrigues, minha gratidão pela confiança. A caminhada continua. E eu sei: a gente ainda vai fazer muito mais, juntos”, disse o socialista.

À frente da SDE, Ângelo participou de agendas voltadas à atração de investimentos, fortalecimento da economia baiana e geração de oportunidades em diversas regiões do estado. Agora, volta o foco para a articulação política visando a renovação do mandato na Assembleia Legislativa.

Com forte atuação em Feira de Santana e no interior baiano, a expectativa é que o deputado licenciado intensifique, nos próximos dias, a agenda de encontros com lideranças e apoiadores.

Política / 01 de abril de 2026 - 19H 42m

PT apresenta ação ao TRE-BA contra chapa de ACM Neto por ato realizado em Feira

PT apresenta ação ao TRE-BA contra chapa de ACM Neto por ato realizado em Feira
Foto: Divulgação/ACM Neto

A Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV, protocolou uma representação judicial no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) contra a chapa liderada por ACM Neto (União Brasil) na disputa pelo Governo do Estado. A ação questiona o evento realizado em Feira de Santana, na segunda-feira (30), durante o anúncio da composição da chapa de oposição, apontando suposta prática de propaganda eleitoral antecipada e irregular, além de propaganda negativa contra adversários.

Além de ACM Neto, também são citados no processo o prefeito de Jequié, Zé Cocá, apontado como pré-candidato a vice-governador; o ex-ministro João Roma, pré-candidato ao Senado; o senador Angelo Coronel, que busca a reeleição; e o prefeito de Salvador, Bruno Reis.

De acordo com a petição, o ato promovido no Teatro CDL teria funcionado como uma espécie de “convenção antecipada” para lançamento da pré-campanha ao governo estadual e ao Senado. A federação sustenta que o evento apresentou características semelhantes às de um comício, com a utilização de telões externos para o público e participação de artistas para animação, o que, segundo a ação, seria vedado neste momento do calendário eleitoral.

O documento destaca ainda que a atividade foi amplamente divulgada e transmitida ao vivo por meio das redes sociais, como Instagram e YouTube. Entre os pontos levantados, a representação cita trechos de discursos que, na avaliação dos autores, configurariam pedido explícito de votos, além do uso de jingles e expressões como “quem vai ganhar é ACM Neto” e “vamos à vitória”.

A Federação Brasil da Esperança também acusa os envolvidos de promover propaganda negativa antecipada contra o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e contra o Partido dos Trabalhadores. Segundo a peça, foram utilizadas declarações consideradas agressivas e, conforme sustenta a ação, “sabidamente inverídicas”, com o objetivo de desgastar a imagem dos adversários.

Entre as falas reproduzidas no processo estão críticas às áreas de segurança pública, saúde e educação, além de expressões como “testado e reprovado”, “células cancerosas do PT” e “governo da promessa”.

Os advogados da federação pedem a concessão de tutela de urgência para que a Justiça Eleitoral determine a retirada imediata de vídeos e postagens relacionadas ao evento nas plataformas Instagram, YouTube e X, antigo Twitter. O pedido inclui, inclusive, conteúdos publicados pelo jornalista Victor Pinto, que realizou a cobertura do ato.

A ação solicita ainda a aplicação de multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento da ordem de remoção das mídias, além de multa por propaganda antecipada em seu valor máximo para cada um dos citados. Também foi requerida a notificação das empresas Meta e X Brasil para cumprimento das eventuais determinações judiciais.

POR RAFAEL VELAME / 01 de abril de 2026 - 12H 02m

#FOGUETINHODODIA: O dilema de Pablo

Diante do cenário atual, a decisão mais sensata para Pablo Roberto é simples: não sair de onde está. Permanecer como vice-prefeito e à frente da Secretaria de Educação é, hoje, o caminho mais coerente com a expectativa criada junto à população. Ele foi eleito ao lado de José Ronaldo e, ao longo do percurso, já fez movimentos importantes: abriu mão do mandato de deputado estadual e recuou de uma candidatura própria à prefeitura. Isso criou um compromisso político que não pode ser tratado como descartável. Além disso, com pouco mais de um ano na Educação, já há sinais de avanço, mesmo com os inevitáveis percalços com professores e APLB. O trabalho está em andamento, os projetos seguem em curso e interromper esse processo agora seria mais um gesto de instabilidade do que de estratégia. Em política, nem sempre avançar é o melhor movimento. Às vezes, o acerto está em permanecer.

Política / 01 de abril de 2026 - 09H 34m

Câmara de Feira decreta ponto facultativo na Quinta-Feira Santa

A Câmara Municipal de Feira de Santana terá ponto facultativo nesta quinta-feira (2), em razão das celebrações da Semana Santa. A medida foi oficializada por meio da Portaria nº 064/2026, publicada na terça-feira (31), pelo presidente da Casa, vereador Marcos Lima (União Brasil).

De acordo com o ato do Poder Legislativo, a decisão leva em consideração a tradição cultural e religiosa do período, além da necessidade de disciplinar o funcionamento das atividades institucionais durante a Semana Santa.

Apesar da suspensão do expediente em grande parte dos setores, a portaria estabelece exceções para serviços considerados essenciais. Permanecerão em funcionamento a Procuradoria Jurídica e a Coordenação de Compras e Licitações, com o objetivo de assegurar a continuidade dos procedimentos administrativos, especialmente aqueles sujeitos a prazos legais e operacionais.

O documento também determina que as chefias imediatas adotem as providências necessárias para garantir o cumprimento da medida, podendo estabelecer regime interno compatível com a manutenção da regularidade do serviço público. A portaria entrou em vigor na data de sua publicação.

Feira de Santana / 01 de abril de 2026 - 05H 31m

Vereador denuncia falhas na sinalização viária em diversas avenidas de Feira, risco de acidentes e excesso de multas

Vereador denuncia falhas na sinalização viária em diversas avenidas de Feira, risco de acidentes e excesso de multas
Foto: Divulgação/PMFS

A necessidade de melhorias na sinalização viária de Feira de Santana voltou a ser tema de debate na Câmara Municipal na terça-feira (31). Durante pronunciamento em plenário, o vereador Luiz da Feira (PP) cobrou da gestão municipal providências para reforçar a organização do trânsito e apontou falhas em diversos pontos da cidade, que, segundo ele, têm contribuído para a ocorrência de acidentes.

O edil destacou que, embora o Município possua uma secretaria responsável pela área, ainda persistem problemas relacionados à sinalização horizontal e vertical em importantes vias. Entre os locais citados estão as avenidas Maria Quitéria, João Durval, Iguatemi e Sérgio Carneiro, além de regiões como a Vila Olímpica e o bairro Tomba.

Segundo o vereador, a ausência de pintura nas vias e em quebra-molas tem gerado transtornos para condutores, sobretudo motoristas e motociclistas, que muitas vezes são surpreendidos pela falta de indicação adequada. Ele afirmou que essa deficiência tem aumentado os riscos no trânsito e favorecido a ocorrência de acidentes.

Na ocasião, Luiz da Feira também questionou o volume de multas aplicadas e cobrou esclarecimentos sobre a destinação dos recursos arrecadados com as autuações.

Durante o discurso, o edil ainda defendeu maior eficiência por parte da empresa responsável pelos serviços de sinalização, sugerindo a adoção de medidas que garantam a execução das demandas apresentadas pela população. Entre os pedidos citados estão a implantação de faixas de pedestres em frente a escolas, igrejas e locais com grande circulação de pessoas.
Ao final, o vereador reforçou o apelo para que a Prefeitura adote providências em toda a cidade, com foco na ampliação da segurança viária e na redução do número de acidentes.

Feira de Santana / 31 de março de 2026 - 15H 06m

Prefeitura de Feira de Santana homologa contrato de R$ 58,4 milhões para duplicação da Avenida Artêmia Pires

A edição do Diário Oficial do Município desta terça-feira, 31 de março, publicou o Ato de Adjudicação e Homologação da Licitação Internacional nº 98-2025-02L – Concorrência Eletrônica nº 98-2025-CE, que trata de uma das principais obras de mobilidade urbana previstas para a cidade.

O objeto da licitação é a contratação de empresa de engenharia para a duplicação da Avenida Artêmia Pires, incluindo a elaboração do projeto executivo de arquitetura e projetos complementares, dentro das ações do programa Feira 200 anos.

Após a conclusão das etapas de julgamento e habilitação, e com todos os recursos administrativos encerrados, o certame foi adjudicado à empresa Metro Engenharia e Consultoria Ltda, que obteve a maior pontuação técnica, com 97,78 pontos. A segunda colocada foi a empresa PJ Construções e Terraplanagem Ltda, com 63,00 pontos. O valor do contrato é de R$ 58.476.454,93.

A homologação foi realizada em 11 de março de 2026 e publicada oficialmente no Diário desta terça-feira.

Na mesma edição, também foi publicado o Extrato do Contrato nº 104-2026-02C, firmado entre o Município de Feira de Santana e a empresa vencedora. O contrato foi assinado em 24 de março de 2026 e contempla tanto a execução da obra quanto o desenvolvimento dos projetos necessários para sua implantação. A duplicação da Avenida Artêmia Pires é considerada uma intervenção estratégica para a mobilidade urbana de Feira de Santana, especialmente em uma das regiões que mais cresceram nos últimos anos. A obra integra o pacote de investimentos do programa Feira 200 anos e deve impactar diretamente o fluxo de veículos, a organização do trânsito e o desenvolvimento urbano no entorno da via.

Política / 31 de março de 2026 - 14H 26m

Após 10 anos na base do Governo, Angelo Coronel dispara: ‘Virou um grupo cansado e enfadonho’

Após uma década ao lado do grupo político que governa a Bahia, o senador Angelo Coronel (Republicanos) elevou o tom contra antigos aliados durante o lançamento da chapa liderada por ACM Neto, na noite de segunda-feira (30), em Feira de Santana.

Em um dos momentos mais fortes do discurso, Coronel relembrou o período em que esteve na base governista e mandou um recado direto ao grupo adversário. “Eu vou mandar um recado para o lado de lá, onde eu passei dez anos. Vem com o teu chumbo, que eu também tenho chumbo aqui. Neto, você é um cabra de sorte. Você vive um momento em que o cansaço bateu. Do lado de lá, virou um grupo já cansado, enfadonho, sem nada de novidade”, declarou.

A fala reforça o tom de confronto adotado pela oposição no início da pré-campanha e busca associar o grupo governista ao desgaste de duas décadas no poder. Na sequência, o senador ampliou a crítica e questionou a capacidade do adversário de apresentar um novo projeto para a Bahia.

“O povo gosta de novidade. O que é que tem de novidade para apresentar à Bahia depois de 20 anos? O que é que vai gostar de se apresentar? Nós temos que apostar no novo. Não vão conseguir depreciar essa chapa. Não vai conseguir”, afirmou.

Ao defender a composição majoritária lançada em Feira, Coronel demonstrou confiança no desempenho eleitoral do grupo liderado por ACM Neto (União Brasil), Zé Cocá (PP) e João Roma (PL). No encerramento da fala, o pré-candidato à reeleição disse perceber um sentimento de mudança na Bahia.

“Eu sinto, nas minhas andanças pela Bahia afora, que o baiano quer mudar. E essa mudança é no dia 4 de outubro”, concluiu.

Política / 31 de março de 2026 - 13H 53m

Oficializado como vice, Zé Cocá critica 20 anos do PT no poder: ‘Acham que são donos, que mandam em todo mundo’

Oficializado como vice, Zé Cocá critica 20 anos do PT no poder: ‘Acham que são donos, que mandam em todo mundo’
Foto: Leandro Santana/Blog do Velame

Anunciado oficialmente como pré-candidato a vice-governador na chapa liderada por ACM Neto (União Brasil), o prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), elevou o tom contra o grupo político que governa a Bahia há duas décadas, afirmando que a permanência do PT no comando do Estado fez com que integrantes da base passassem a agir como “donos” da Bahia. A declaração foi dada na noite da segunda-feira (30), em Feira de Santana.

“São 20 anos. Começaram a se sentir donos. E aí, infelizmente, o que tem acontecido é que se sentem empoderados, acham que são donos, que mandam em todo mundo, que todo mundo tem que baixar a cabeça”, declarou.

Em outro momento do discurso, o prefeito de Jequié afirmou que a população tem demonstrado insatisfação com o cenário político atual e que esse sentimento deve ganhar força ao longo da disputa eleitoral. “Graças a Deus, a Bahia é um povo muito forte. As pessoas têm a cobrança da população, têm debatido isso. Eu acho que daqui para frente vai mostrar, de fato, que a arrogância e a prepotência estão passando”, afirmou.

Em seguida, o pré-candidato a vice voltou a destacar a necessidade de ampliar investimentos no interior, especialmente em áreas ligadas à produção rural e ao desenvolvimento dos municípios menores.

“Para que a gente consiga chegar em todos os cantos da Bahia, naquele cantinho, naquela cidade lá na ponta do mapa, naquele pequeno produtor que não teve a condição que eu tive de ter assistência técnica para mudar a minha vida, a gente precisa levar investimento”, completou Cocá.

A escolha de Zé Cocá para compor a chapa majoritária fortalece a estratégia da oposição de ampliar a presença política no interior baiano, sobretudo entre prefeitos e lideranças municipais.

Política / 31 de março de 2026 - 10H 58m

‘Eu errei em 2022 e aprendi, Zé Ronaldo precisava estar ao meu lado naquela campanha’, diz ACM em Feira

‘Eu errei em 2022 e aprendi, Zé Ronaldo precisava estar ao meu lado naquela campanha’, diz ACM em Feira
Foto: Leandro Santana/Blog do Velame

Ao realizar o pré-lançamento da chapa majoritária da oposição na noite de segunda-feira (30), em Feira de Santana, ACM Neto (União Brasil) fez um discurso marcado por autocrítica, reconhecimento ao prefeito José Ronaldo (União Brasil) e bastidores da construção política para a eleição deste ano. Diante de lideranças do interior e do próprio gestor feirense, o pré-candidato ao Governo da Bahia relembrou a derrota de 2022, falou sobre a reaproximação entre os dois e destacou a participação de Zé Ronaldo na composição da nova chapa.

“Eu errei em 2022, nós erramos, e a derrota me ensinou muito mais do que qualquer vitória poderia ensinar. Foi um ano de muita luta, mas também de dor e sofrimento. Quem disputa uma eleição e ama a política sabe a dor que é a derrota. E a derrota ensina muito. Eu diria que ela ensina muito mais do que a vitória. Hoje eu vejo o quanto aprendi, o quanto me capacitei, o quanto estou mais experiente e mais preparado, corrigindo os erros e tomando as melhores decisões. E Zé estava ao meu lado naquela campanha de 2022”, afirmou.

A fala remete diretamente ao episódio que marcou a eleição passada, quando José Ronaldo, então cotado para a vice-governadoria, acabou sendo preterido nos acréscimos pela empresária Ana Coelho (Republicanos), decisão que provocou forte repercussão política em Feira de Santana e alimentou especulações sobre um possível afastamento entre os dois.

Em outro momento do discurso, o ex-prefeito de Salvador revelou detalhes da conversa que teve com o prefeito feirense no fim do ano passado, já no processo de reconstrução da aliança política. “Eu estive com Zé no final do ano passado. Tivemos uma conversa em minha casa, uma conversa muito franca e muito amiga. E naquela conversa eu queria sentir e ouvir qual era o pensamento dele sobre a possibilidade de participar dessa caminhada em 2026. Foi ali que eu vi, mais uma vez, o amor que Zé tem por Feira de Santana, o compromisso que ele carrega por esta terra e a responsabilidade que ele tem com o povo desta cidade.”

A declaração reforça a importância de Feira de Santana no tabuleiro eleitoral deste ano e o peso político do cacique feirense na articulação da oposição no interior baiano. Ainda na oportunidade, ao trazer detalhes sobre a definição da nova chapa, Neto atribuiu ao prefeito a participação no processo que culminou com a escolha do prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), para a vice-governadoria.

“Zé teve, sim, influência nessa construção. Nós conversamos muito sobre a importância de trazer o interior para dentro da chapa. A escolha de Zé Cocá representa esse momento, representa a força do interior e o reconhecimento de lideranças como Zé Ronaldo, que conhecem a Bahia profunda e sabem onde estão as maiores demandas do nosso povo”, concluiu.

Política / 31 de março de 2026 - 10H 22m

Zé Ronaldo relembra 2022 e diz que ACM Neto ‘sofreu, apanhou e amadureceu’

Zé Ronaldo relembra 2022 e diz que ACM Neto ‘sofreu, apanhou e amadureceu’
Foto: Leandro Santana/Blog do Velame

Ao reafirmar apoio à pré-candidatura de ACM Neto (União Brasil) ao Governo da Bahia, o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (União Brasil), trouxe novamente ao centro do debate político um dos episódios mais marcantes da eleição de 2022: a escolha da empresária Ana Coelho (Republicanos) para a vice na chapa oposicionista, decisão que, à época, tirou o gestor feirense da composição nos momentos finais e gerou forte repercussão política em toda a Bahia, sobretudo no interior do estado.

Durante discurso no lançamento da nova chapa da oposição, realizado na noite de segunda-feira (30), em Feira, Zé Ronaldo afirmou que a derrota de 2022 e os acontecimentos daquele período serviram para amadurecer ACM Neto.

“Eu disse há quatro anos que acreditava que Neto seria um grande governador. Hoje posso dizer que ele está ainda mais preparado. Ele sofreu, apanhou e amadureceu muito mais. Cresceu muito mais. Hoje tem a cabeça madura de um homem 100% preparado para ser governador da Bahia”, declarou o líder do executivo feirense.

Na época, a decisão surpreendeu lideranças locais e alimentou especulações sobre um possível afastamento de Zé Ronaldo do grupo político liderado por ACM Neto. Ao longo dos últimos meses, inclusive, o prefeito foi intensamente cortejado por interlocutores da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT), o que ampliou rumores sobre uma possível mudança de lado.

Segundo Ronaldo, a derrota e as tensões do processo eleitoral anterior fortaleceram politicamente ACM Neto. “Foi uma campanha dura, de muito enfrentamento. Ele sofreu, foi testado e hoje chega mais forte”, afirmou.

Política / 31 de março de 2026 - 08H 52m

Fim da novela: Zé Ronaldo cita ‘convites tentadores’ do Governo, mas oficializa apoio a ACM e promete trabalhar ativamente na campanha

Fim da novela: Zé Ronaldo cita ‘convites tentadores’ do Governo, mas oficializa apoio a ACM e promete trabalhar ativamente na campanha
Foto: Leandro Santana/Blog do Velame

Após semanas de especulações nos bastidores da política baiana e de movimentações da base governista em torno de seu nome, o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (União Brasil), anunciou, na noite de segunda-feira (30), o apoio à pré-candidatura de ACM Neto ao Governo da Bahia. A declaração foi feita durante o pré-lançamento da chapa majoritária da oposição, realizado no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Nos últimos meses, o líder feirense vinha sendo um dos principais nomes cortejados pela base do governador Jerônimo Rodrigues (PT), diante do seu protagonismo no segundo maior colégio eleitoral do estado. A possibilidade de aproximação chegou a movimentar o cenário político, mas, ao discursar no evento, Zé Ronaldo tratou de afastar qualquer dúvida sobre sua posição.

“Recebi convites e ouvi propostas, mas tem uma coisa que para mim não muda: palavra, compromisso e história. A conveniência não vai vencer nunca a minha história. Quem construiu uma caminhada não abandona no meio do caminho. Eu tenho lado e não mudei”, declarou.

Além de reafirmar o apoio a ACM Neto, o prefeito destacou o amadurecimento político do ex-prefeito de Salvador após a eleição de 2022. “Tenho certeza absoluta de que Neto se transformou em um homem muito mais maduro”, disse Zé Ronaldo, ao defender que o aliado chega mais preparado para a nova disputa ao Palácio de Ondina.

Ainda na oportunidade, o gestor feirense ressaltou a importância do momento político vivido pela oposição e o simbolismo da escolha de Feira de Santana para o lançamento da chapa. “A decisão de trazer o interior para dentro da chapa não é só uma escolha política, é um reconhecimento da força do interior”, afirmou.

A declaração de apoio de José Ronaldo é vista como um movimento estratégico para a campanha de ACM Neto, sobretudo pelo peso eleitoral de Feira de Santana e pela influência histórica do prefeito na política baiana.

Política / 30 de março de 2026 - 23H 04m

Em Feira de Santana, ACM Neto apresenta chapa para disputa ao Governo do Estado

Em Feira de Santana, ACM Neto apresenta chapa para disputa ao Governo do Estado
Foto: Divulgação/ACM Neto

Segunda maior cidade do estado, Feira de Santana voltou ao centro do cenário político baiano na noite desta segunda-feira (30), ao sediar o lançamento da chapa majoritária liderada por ACM Neto (União Brasil) para a disputa do Governo da Bahia nas eleições deste ano. O ato político, realizado no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), contou com a presença do prefeito do município, José Ronaldo (União Brasil), além de prefeitos, parlamentares e lideranças partidárias de diversas regiões.

A composição foi oficializada com o prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), como pré-candidato a vice-governador. Para as duas vagas ao Senado, foram anunciados os nomes de João Roma (PL) e Angelo Coronel (Republicanos), consolidando uma frente ampla da oposição para a disputa estadual.

Anfitrião do evento, o prefeito feirense reforçou o alinhamento político com Neto e destacou a importância da construção de uma chapa com forte presença no interior da Bahia. A escolha de Feira de Santana como palco do lançamento evidencia o peso político da segunda maior cidade do estado e a estratégia do grupo de ampliar sua força fora da capital.

Durante o ato, ACM Neto afirmou que a composição representa o início de um novo projeto político para a Bahia, com foco em áreas como segurança pública, saúde e combate à pobreza. “O nosso propósito é iniciar a construção de um novo futuro para a Bahia a partir deste ano. Queremos oferecer aos baianos um governo que cuide de fato da vida das pessoas, com segurança, assistência à saúde e atenção especial ao interior”, declarou o pré-candidato.

Em outro momento do discurso, Neto reforçou o tom de mudança defendido pelo grupo oposicionista. “O que a gente percebe ao percorrer a Bahia é um sentimento crescente de mudança, depois de duas décadas do mesmo grupo no comando do estado”, afirmou.

A presença de Zé Cocá na vice-governadoria foi apresentada como um movimento estratégico para ampliar a capilaridade eleitoral da chapa. Prefeito reeleito de Jequié e uma das principais lideranças municipalistas do estado, ele chega ao grupo com forte influência política no sudoeste baiano.

João Roma e Angelo Coronel também destacaram, em seus pronunciamentos, a expectativa de fortalecimento da oposição e a construção de uma candidatura competitiva ao Palácio de Ondina e ao Senado.

Apesar do lançamento político realizado nesta segunda-feira (30), a oficialização das candidaturas ocorrerá apenas durante as convenções partidárias, previstas no calendário eleitoral entre os dias 20 de julho e 5 de agosto.

Feira de Santana / 30 de março de 2026 - 20H 56m

Binho Galinha destina emendas para diversas cidades da região de Feira

O deputado estadual Binho Galinha (Avante) destinou emendas parlamentares para a área da saúde em municípios da região de Feira de Santana. Os recursos irão contemplar as cidades de Anguera, Conceição do Coité, Teodoro Sampaio e Irará, com investimentos voltados ao fortalecimento dos serviços de saúde. Ao todo, as ações somam R$ 700 mil em recursos do orçamento do Governo do Estado da Bahia.

De acordo com a distribuição, o município de Anguera recebeu R$ 100 mil. Já Conceição do Coité foi contemplada com dois repasses: R$ 200 mil destinados ao Hospital Português de Conceição do Coité, que atende a região sisaleira, e outros R$ 200 mil para o próprio município. As cidades de Teodoro Sampaio e Irará também receberam R$ 200 mil cada.

Segundo o parlamentar, apesar de ter sua principal base política em Feira de Santana, a destinação de recursos para cidades do entorno contribui para reduzir a demanda por serviços na Princesa do Sertão.

A iniciativa busca ampliar a capacidade de atendimento regional e descentralizar os serviços de saúde, beneficiando diretamente a população desses municípios.

Saúde / 30 de março de 2026 - 16H 26m

Feira de Santana aplica mais de 2 mil doses da vacina contra a gripe no fim de semana

Feira de Santana aplica mais de 2 mil doses da vacina contra a gripe no fim de semana
Foto: Divulgação/PMFS

A mobilização contra a gripe em Feira de Santana resultou na aplicação de 2.066 doses da vacina contra a Influenza ao longo do último fim de semana, durante ações realizadas em diferentes pontos da cidade, incluindo unidades de saúde, o vacimóvel e um posto estratégico montado no Shopping Avenida.

No domingo (29), foram aplicadas 253 doses no ponto instalado no centro comercial, ampliando o acesso da população à imunização em um local de grande circulação. A iniciativa deu continuidade à força-tarefa realizada no sábado (28), durante o Dia D de mobilização nacional, quando 1.823 doses foram administradas.

A ação do sábado contou com o funcionamento de 26 Unidades Básicas de Saúde, distribuídas entre a sede e os distritos do município. Também integrou a estratégia o vacimóvel, posicionado no estacionamento da Prefeitura, na avenida Getúlio Vargas, facilitando o atendimento de quem circulava pela região central.

A campanha nacional tem como público-alvo crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos, gestantes e demais grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Com o resultado do fim de semana, o município reforça o avanço da cobertura vacinal entre os grupos elegíveis.

A vacinação segue disponível de segunda a sexta-feira nas 103 salas de imunização do município. Destas, sete unidades funcionam em horário estendido, com atendimento até as 21h, para ampliar o acesso da população.

As unidades com horário ampliado são Campo Limpo I, V e VI; Liberdade I, II e III; Queimadinha I, II e III; Parque Ipê I, II e III; George Américo III e IV; Videiras I, II e III; além da Rua Nova II e III/Barroquinha.

“A vacinação segue disponível nas salas de imunização, com horários ampliados em algumas unidades para facilitar o acesso da população”, destacou a coordenadora da Rede de Frio, Natálya Duarte.

A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 315.114 pessoas que integram o público prioritário. Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identificação e o cartão de vacinação.

Feira de Santana / 30 de março de 2026 - 15H 16m

Prefeitura interdita ponte, em Feira, após desmoronamento causado pelas chuvas

Prefeitura interdita ponte, em Feira, após desmoronamento causado pelas chuvas
Foto: Divulgação/PMFS

A Prefeitura de Feira de Santana interditou, nesta segunda-feira (30), a passagem de veículos pela ponte da localidade de Três Riachos, nas proximidades do rio Jacuípe, após o desmoronamento parcial da estrutura provocado pelas fortes chuvas registradas no último final de semana. A medida, segundo a administração municipal, foi adotada para garantir a segurança dos moradores e permitir a realização de serviços emergenciais no local.

A interdição foi realizada pela Superintendência Municipal de Operações e Manutenção (SOMA), que iniciou, desde as primeiras horas da manhã, os trabalhos de reparo na ponte. Segundo a administração municipal, a intervenção busca restabelecer o tráfego no menor prazo possível, assegurando a estabilidade da estrutura.

Durante a execução das obras, está proibida a circulação de qualquer tipo de veículo pela ponte, incluindo ônibus do transporte coletivo urbano e caminhões da coleta de lixo. Equipes da Prefeitura seguem monitorando a área e orientando os moradores sobre as mudanças temporárias no tráfego da região.

De acordo com a gestão, a interdição é necessária para evitar riscos de acidentes, uma vez que a estrutura foi comprometida pela força das chuvas que atingiram Feira de Santana e outras cidades baianas nos últimos dias.

Técnicos da Prefeitura avaliam as condições da ponte para definir as intervenções mais adequadas e garantir a durabilidade da obra após a recuperação. A administração municipal informou ainda que todos os esforços estão concentrados para que os serviços sejam concluídos no menor prazo possível.

Feira de Santana / 30 de março de 2026 - 15H 08m

 Inmet emite novo alerta de chuvas fortes para Feira de Santana e mais 152 cidades baianas

Feira de Santana está entre os 153 municípios baianos que entraram em novo alerta de chuvas intensas emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)m nesta segunda-feira (30). O aviso, classificado como perigo potencial, segue válido até as 23h59 e prevê chuva de até 50 milímetros por dia, além de ventos moderados.

De acordo com o instituto, a previsão para a cidade e demais municípios em alerta indica volumes entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo alcançar 50 milímetros ao longo do dia. Apesar do risco ser considerado baixo, o órgão alerta para a possibilidade de alagamentos pontuais, acúmulo de água em vias urbanas e pequenos deslizamentos em áreas vulneráveis.

Além de Feira de Santana, o alerta abrange cidades de diferentes regiões da Bahia, incluindo Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Ilhéus, Itabuna e municípios do Recôncavo, sul e sudoeste do estado.

Em Feira, a recomendação é de atenção redobrada em pontos historicamente afetados por alagamentos, principalmente em vias de grande fluxo e bairros com deficiência de drenagem. A orientação é evitar o trânsito em ruas alagadas, não buscar abrigo sob árvores durante rajadas de vento e acionar a Defesa Civil em caso de emergência.

Segundo o Inmet, as instabilidades atmosféricas continuam influenciando o tempo na Bahia, mantendo a condição de chuva ao longo desta segunda-feira (30), sobretudo em áreas do leste e centro-norte do estado.

Feira de Santana / 30 de março de 2026 - 13H 21m

Vigilância Sanitária de Feira de Santana interdita delicatessen por condições insalubres no bairro Muchila

Nesta segunda-feira (30), a Vigilância Sanitária interditou uma delicatessen localizada no bairro Muchila, após identificar condições totalmente insalubres na produção de pães e salgados. O estabelecimento havia solicitado alvará sanitário junto ao órgão da Secretaria Municipal de Saúde.

Contudo, durante a primeira vistoria, a equipe técnica foi informada pelos responsáveis de que toda a produção era fornecida por uma empresa terceirizada e que o espaço lateral — isolado por uma parede de gesso — não pertencia ao estabelecimento.

Diante dessas informações, os fiscais deram continuidade à inspeção e realizaram a notificação dos pontos observados. No entanto, ao retornar ao local nesta segunda-feira, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde constatou que no espaço, anteriormente negado, funcionava ativamente a fabricação de pães e salgados.

“Foram identificadas diversas irregularidades, como equipamentos enferrujados, paredes apresentando umidade, sujeira acumulada nas paredes e no chão, panelas em condições inadequadas de higiene, além de infiltrações, evidenciando graves falhas nas condições higiênico-sanitárias”, pontuou a chefe da Vigilância Sanitária, Thaís Marques.

De acordo com Thais, diante da gravidade da situação e do risco à saúde pública, o estabelecimento foi interditado e deverá permanecer fechado até a regularização das pendências. “Todo estabelecimento foi interditado e deve permanecer fechado até que sejam realizadas as adequações necessárias, garantindo a segurança sanitária e a proteção da população”, acrescentou a chefe da Divisa. A Prefeitura não divulgou o nome da delicatessen.

Feira de Santana / 30 de março de 2026 - 10H 34m

‘Jesus não vem com armas nem com violência, vem com a força do amor’, afirma Dom Zanoni, ao iniciar a Semana Santa

‘Jesus não vem com armas nem com violência, vem com a força do amor’, afirma Dom Zanoni, ao iniciar a Semana Santa
Foto: Divulgação/Arquidiocese de Feira

A Arquidiocese de Feira de Santana deu início, na manhã de domingo (29), às celebrações da Semana Santa com a solenidade do Domingo de Ramos na Catedral Metropolitana de Sant’Ana. A programação começou às 6h15, com a tradicional procissão e a bênção dos ramos, com expressiva participação dos fiéis, que seguiram em caminhada até a Catedral, para a Celebração Eucarística, presidida por Dom Zanoni Demettino Castro.

Neste dia, os católicos recordam a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, sendo acolhido pelo povo com ramos e aclamações de “Hosana”, ao mesmo tempo em que a liturgia já introduz o relato da Paixão do Senhor, marcando a passagem da exaltação à cruz, da aclamação à condenação,

Em sua homilia, o arcebispo metropolitano recordou que Jesus entra em Jerusalém não pela lógica da força ou do poder. Ele entra com mansidão, como testemunho de amor, obediência e fidelidade ao Pai. “Jesus entra em Jerusalém não como um poderoso, mas como um homem simples, montado num jumentinho. Ele não vem com armas, não vem com violência, não vem para dominar. Vem com a força do amor, da mansidão, da fidelidade ao Pai. E é exatamente isso que o torna perigoso para os poderosos do seu tempo”, explicou.

Ao aprofundar a mensagem do Evangelho, Dom Zanoni recordou que esse contraste não se limita à memória de um acontecimento do passado, mas permanece como um espelho da realidade humana e da sociedade atual. A mesma multidão que aclama pode se transformar em multidão que rejeita, sobretudo quando o Evangelho exige conversão, compromisso e ruptura com a lógica da injustiça e da violência.

Ainda durante a reflexão, o arcebispo recordou que a Paixão de Cristo se faz presente nas cruzes que, ainda hoje, marcam a humanidade ferida, como a fome, a pobreza, a exclusão social, a falta de moradia e as diversas formas de violência. “Não queremos ser uma Igreja que apenas contempla a cruz, mas uma Igreja que se compromete a aliviar as cruzes dos irmãos”, completou.

Assim, a celebração do Domingo de Ramos abriu oficialmente a programação da Semana Santa na Arquidiocese, convidando os católicos a viverem, ao longo dos próximos dias, o caminho da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo como um verdadeiro itinerário de fé e conversão.

Feira de Santana / 30 de março de 2026 - 06H 27m

Feira de Santana vai às ruas em ato de enfrentamento à violência contra a mulher

Feira de Santana vai às ruas em ato de enfrentamento à violência contra a mulher
Foto: Divulgacão/PMFS

A luta pelo enfrentamento à violência contra a mulher ganhou voz e ocupou as ruas de Feira de Santana na manhã de domingo (29), durante a realização da IV Caminhada de Combate à Violência Contra a Mulher. A mobilização reuniu mulheres, homens, representantes do poder público e instituições que integram a rede de proteção no município.

Promovido pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, em parceria com instituições públicas e privadas, o evento integra o calendário oficial do Março Mulher e, neste ano, trouxe como tema “Se causa dor, não é amor”.

A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Neinha Bastos, destacou a importância da iniciativa como instrumento de conscientização e alerta para toda a sociedade feirense.

“A caminhada é um chamado à sociedade para o enfrentamento da violência doméstica, o fortalecimento da rede de apoio e a importância da denúncia por meio do Disque 180”, ressaltou.

A concentração aconteceu na Avenida Maria Quitéria, em frente à Padaria Progresso. De lá, os participantes seguiram em caminhada até o Centro de Convenções, acompanhados por um trio elétrico animado pela cantora Letícia Brasil.

Vestidos de branco, os participantes pediram paz, respeito e o fim da violência contra a mulher. O ato contou com a presença de secretários municipais, vereadores e representantes da OAB, Polícia Civil, Polícia Militar, Ministério Público e de diversos órgãos e entidades que compõem a rede de proteção às mulheres no município.

Durante a mobilização, histórias de superação também marcaram o evento. Vítima de violência doméstica, Maria C. S. relatou que conseguiu romper o ciclo de agressões após denunciar o ex-companheiro, com quem conviveu por seis anos, e buscar apoio na rede de proteção.

“Já não me sentia casada nem protegida pelo meu ex-companheiro, porque ele se tornou meu agressor e controlava todos os meus passos. Hoje sou livre e agradeço ao apoio que tive dessas mulheres, que nos encorajam todos os dias a tomar a decisão certa de denunciar”, afirmou.

A caminhada reforçou a importância da denúncia, do acolhimento às vítimas e do fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção e garantia dos direitos das mulheres.

Feira de Santana / 29 de março de 2026 - 16H 03m

Asa Filho lança obra “Apelos & Canções” com show inédito no Teatro do Centro de Convenções em 17 de abril 

Asa Filho lança obra “Apelos & Canções” com show inédito no Teatro do Centro de Convenções em 17 de abril 
Foto: Eduardo Quintela

O cantor, compositor e Mestre de Cultura Popular Asa Filho apresenta, no dia 17 de abril, às 19h30, o show inédito Apelos & Canções, que marca o lançamento do livro homônimo. O evento acontece no Teatro do Centro de Convenções de Feira de Santana, e os ingressos, disponíveis pela Sympla, garantem ao público um exemplar da obra. Clique aqui e adquira.

https://www.sympla.com.br/evento/apelos-cancoes-show-de-lancamento/3365746

Com direção musical de Neném do Acordeon e participações de Cescé Amorim, Camila Pereira e Fabrício Barreto, Asa Filho convida o público a embarcar em uma viagem musical, tomando lugar na garupa do tempo para revisitar a infância saudosa em Tiquaruçu, repensar as tensões entre o urbano e o rural e celebrar a força da cultura popular que sustenta a identidade de Feira de Santana, a Princesinha do Sertão.

Com cenário assinado por Simone Rasslan e figurino de Gui Almeida, o espetáculo reúne canções autorais que entrelaçam memórias individuais e coletivas, emoções e desafios que ajudam a traduzir  o cotidiano do povo do sertão da Bahia.

Ao final da apresentação, o público é convidado para uma sessão de autógrafos, em que o livro Apelos & Canções se integra à experiência do espetáculo como uma extensão da obra. O projeto tem patrocínio do Café 2 de Julho e GMF Distribuidora e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda, com apoio do Laboratório Análise e Empresa São João.

Histórico

2019
set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2018
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2017
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2016
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2015
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2014
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2013
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2012
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2011
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2010
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2009
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2008
dez | nov