×
Eleições 2026 / 29 de março de 2026 - 16H 01m

Com as bênçãos de José Ronaldo e Angelo Coronel, João de Furão lança pré-candidatura à Assembleia Legislativa

O prefeito de Conceição da Feira, João de Furão, lançou neste sábado (28) sua pré-candidatura a deputado estadual durante um grande evento que reuniu milhares de pessoas, além de lideranças políticas de diversas cidades da Bahia. O ato marcou o início de uma nova etapa na trajetória do gestor, que pretende ampliar sua atuação em defesa da região na Assembleia Legislativa.

A pré-candidatura ganhou peso político com o apoio de duas importantes lideranças do estado. O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, destacou a decisão de João de Furão. “Só homens de coragem tomam a decisão de deixar o cargo e disputar uma cadeira na Alba. Estamos juntos e vamos fazer essa caminhada juntos”, afirmou. Já o senador Angelo Coronel reforçou a confiança no projeto político: “Não tenha dúvida de sua eleição. Você terá sempre a mão do seu amigo Angelo Coronel”.

O deputado federal Diego Coronel também manifestou apoio e classificou João de Furão como “um novo talento da política baiana, de atitude e responsabilidade”. Para ele, o pré-candidato reúne características importantes para representar a população no Legislativo estadual.

Lideranças regionais presentes ao evento também ressaltaram a importância da pré-candidatura. O prefeito de Baixa Grande, Canário, afirmou que João representa a vontade da região. Já Mauro Vieira, de Anguera, destacou que a gestão em Conceição da Feira é referência e acredita em uma atuação consistente em nível estadual. O vice-prefeito João Lefundes, que assumirá o comando do município durante o afastamento do prefeito, garantiu a continuidade administrativa e afirmou ter João de Furão como principal referência. O ex-prefeito de São Gonçalo dos Campos, Furão, também declarou orgulho da trajetória do filho. O ex-deputado Targino Machado, que também esteve presente, foi parabenizado como coordenador da pré-campanha do sobrinho.

Em seu discurso, João de Furão agradeceu a presença do público e o apoio das lideranças políticas, reafirmando o compromisso de seguir trabalhando por Conceição da Feira e por toda a Bahia. Segundo ele, a pré-candidatura nasce com diálogo, responsabilidade e o objetivo de ampliar conquistas para a população.

Feira de Santana / 28 de março de 2026 - 11H 51m

Uefs promove 1º Simpósio de Saúde da Mulher e da Pessoa Trans

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem na Saúde da Mulher (Nepem), realiza nos dias 30 e 31 de março o 1º Simpósio de Saúde da Mulher e da Pessoa Trans. Com o tema “Conectando saberes, Inspirando Cuidados”, o evento acontece no auditório 2, módulo 1, reunindo especialistas para debater a assistência à saúde sob a ótica da diversidade.

O objetivo é promover discussões sobre temas emergentes e essenciais para o cuidado de mulheres e das pessoas trans. Para a organização, as atividades vão oportunizar reflexões sobre o cuidado respeitoso em diferentes âmbitos do atendimento, além de estimular o intercâmbio entre o conhecimento acadêmico, a gestão municipal e a assistência prática à saúde. A programação é diversificada, com minicursos, mesas de discussão e palestras. O evento é gratuito.

Confira a programação AQUI

Política / 28 de março de 2026 - 07H 18m

Câmara de Feira aprova título de cidadão feirense a pastor bolsonarista

Câmara de Feira aprova título de cidadão feirense a pastor bolsonarista
Foto: Reprodução

A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou a concessão do Título de Cidadão Feirense ao missionário R. R. Soares. A proposta, de autoria do vereador Ismael Bastos (PL), foi votada no plenário da Casa da Cidadania e passa a integrar a pauta oficial do Legislativo do município.

Conhecido nacionalmente por sua atuação à frente da Igreja Internacional da Graça de Deus e por sua presença em emissoras de televisão, o líder religioso também possui forte inserção no cenário político brasileiro, com apoio declarado ao ex-presidente Jair Bolsonaro desde as eleições de 2018.

Além do posicionamento político, R. R. Soares e estruturas ligadas ao seu nome já estiveram no centro de controvérsias. Funcionários da Rede Internacional de Televisão teriam relatado ao Sindicato dos Jornalistas de São Paulo possíveis episódios de assédio eleitoral durante o período eleitoral, com orientações internas para favorecer o então presidente Jair Bolsonaro na programação da emissora. As denúncias foram encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral.

Relatos também apontam que profissionais teriam sido alertados sobre riscos de demissão em caso de vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além da circulação de informações não comprovadas envolvendo fechamento de igrejas.

No campo político, a relação do missionário com o bolsonarismo também se estende a benefícios institucionais. Durante o governo Bolsonaro, R. R. Soares recebeu passaporte diplomático e instituições ligadas ao seu grupo religioso estariam envolvidas em discussões sobre perdão de dívidas milionárias junto à União. Um de seus filhos, Marcos Soares, é deputado federal e também atua no meio político.

Apesar das controvérsias, a justificativa do projeto aprovado na Câmara de Feira destaca os serviços prestados pelo líder religioso nas áreas espiritual e social, além de sua projeção nacional. A data da sessão solene para entrega do título ainda será definida pela Mesa Diretiva da Casa.

Política / 28 de março de 2026 - 07H 04m

Vereadores de Feira aprovam sessão solene para celebrar Dia da Pastora e do Pastor

A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou, em única discussão, um requerimento que prevê a realização de uma sessão solene em homenagem ao Dia da Pastora e do Pastor no município. A iniciativa é de autoria do vereador Pedro Américo (Cidadania) e foi incluída e aprovada na Ordem do Dia da Casa Legislativa.

A sessão será realizada na terça-feira (9), às 19h, no plenário da Casa da Cidadania, reunindo lideranças religiosas, autoridades e convidados. O objetivo, segundo o texto, é celebrar a data e promover a discussão de pautas de interesse da classe pastoral em Feira de Santana.

De acordo com o requerimento, além da homenagem, o encontro também abrirá espaço para o debate de demandas e desafios enfrentados por pastoras e pastores, fortalecendo o diálogo entre o poder público e representantes das igrejas.

A proposta destaca a importância do reconhecimento do trabalho desenvolvido por essas lideranças, tanto no campo religioso quanto nas ações sociais realizadas junto à comunidade.

No âmbito administrativo, as despesas com a realização da sessão solene devem ser custeadas por dotações orçamentárias próprias da secretaria da Câmara Municipal. Já a Mesa Diretiva será responsável pela organização do evento e pela confecção dos certificados que serão entregues aos homenageados.

A iniciativa passa a integrar a pauta oficial do Legislativo feirense e reforça o reconhecimento institucional ao papel desempenhado por pastoras e pastores no município.

Feira de Santana / 27 de março de 2026 - 15H 09m

Coelba nega falhas no fornecimento de energia e atribui ocorrências a problemas internos em condomínios de Feira

Coelba nega falhas no fornecimento de energia e atribui ocorrências a problemas internos em condomínios de Feira
Foto: Divulgação

Após diversos relatos de quedas e oscilações de energia em condomínios do bairro Santa Mônica, em Feira de Santana, a Neoenergia Coelba afirmou, ao Blog do Velame, que não há irregularidades no fornecimento de energia elétrica na região, sendo as ocorrências provocadas por problemas internos nas unidades.

As reclamações envolvem interrupções frequentes no fornecimento, prejuízos com equipamentos eletrônicos e até situações de risco, como moradores que ficaram presos em elevadores em condomínios como a Mansão José da Costa Falcão e o Vivant.

Segundo a concessionária, equipes técnicas realizaram visitas aos empreendimentos e constataram que as situações não estão relacionadas à rede de distribuição. A empresa afirma que o fornecimento de energia na localidade opera dentro da normalidade, sem registro de intercorrências.

Em nota encaminhada ao blog, a Neoenergia Coelba destacou que “as duas situações são provocadas por problemas internos das unidades, já sinalizadas às administrações”, reforçando que as ocorrências não têm origem na rede elétrica sob responsabilidade da distribuidora.

A empresa também informou que segue acompanhando os casos para prestar o apoio necessário, caso seja demandada. Questionada por nossa equipe sobre quais seriam os problemas internos, a concessionário disse não podre detalhar ou emitir laudos sobre as falhas internas identificadas, uma vez que essas verificações são de responsabilidade de eletricistas particulares contratados pelos próprios condomínios ou moradores.

 Confira a nota na íntegra:

“Sobre problemas relacionados à energia elétrica nos condomínios Mansão José da Costa Falcão e Vivant, no bairro Santa Mônica, a Neoenergia Coelba esclarece que visitou as duas localidades e verificou que as duas situações são provocadas por problemas internos das unidades, já sinalizadas às administrações. Análises apontam que o fornecimento de energia por parte da distribuidora está normal, sem intercorrência. A Neoenergia Coelba segue acompanhando a situação para prestar o apoio que for necessário.”

Feira de Santana / 27 de março de 2026 - 09H 16m

Feira sediará ‘Bahia Digital Summit 2026’ no NH Hotel, um dos principais eventos de negócios do estado

Feira sediará ‘Bahia Digital Summit 2026’ no NH Hotel, um dos principais eventos de negócios do estado
Foto: Divulgação

Feira de Santana será palco de um dos principais encontros de inovação e empreendedorismo da Bahia. No sábado (25), o Bahia Digital Summit 2026 será realizado no auditório do NH Hotel Feira de Santana, reunindo especialistas, empresários e líderes para uma imersão voltada ao crescimento de negócios na era digital.

Consolidado como um dos maiores eventos do segmento no estado, o encontro propõe 14 horas de programação intensiva, com foco em três pilares estratégicos: estratégia, vendas e tecnologia. A proposta é oferecer não apenas conteúdo teórico, mas ferramentas práticas para aplicação imediata no ambiente corporativo.

A programação inclui palestras, painéis e momentos de interação entre os participantes, com destaque para o networking entre empresários de Feira de Santana, Salvador e outras cidades do interior baiano. A expectativa é fortalecer conexões e estimular novas oportunidades de negócios.

Segundo a organização, o evento busca transformar a visão estratégica dos participantes em um único dia, com conteúdos voltados à inovação, performance comercial e uso de tecnologia como diferencial competitivo.

Além de fomentar o conhecimento, o Bahia Digital Summit também reforça o papel de Feira de Santana como polo de desenvolvimento fora da capital, contribuindo para a movimentação da economia local e atraindo a atenção de investidores de diferentes regiões.

A organização destaca que o encontro representa uma oportunidade para empresários e profissionais compreenderem, na prática, como integrar tecnologia e estratégias de vendas para gerar resultados concretos nos negócios.

Feira de Santana / 27 de março de 2026 - 09H 04m

Prefeitura de Feira prorroga contrato de R$ 1,6 milhão para iluminação de festas e eventos

Prefeitura de Feira prorroga contrato de R$ 1,6 milhão para iluminação de festas e eventos
Foto: Divulgação/Prefeitura de Feira

A Prefeitura de Feira de Santana prorrogou o contrato para serviços de iluminação complementar utilizados em festas populares e eventos públicos no município. O novo aditivo garante a continuidade da prestação pelos próximos 12 meses, entre 20 de abril de 2026 e 20 de abril de 2027.

Firmado com a empresa Compacta Engenharia Ltda., o contrato contempla a instalação de iluminação provisória em circuitos festivos, reforço elétrico em praças e logradouros, além de manutenção e suporte técnico durante a realização dos eventos, tanto na sede quanto nos distritos e localidades rurais.

Com os reajustes acumulados desde a assinatura inicial, em 2024, o valor contratual foi atualizado de R$ 1,33 milhão para R$ 1.666.322,65, com o pagamento sendo realizado em 12 parcelas ao longo da vigência.

De acordo com a administração municipal, a prorrogação tem como objetivo garantir a segurança e a organização das festividades, assegurando condições adequadas de iluminação para o fluxo de pessoas, funcionamento de ambulantes e operação de estruturas como palcos.

Em nota, a Prefeitura informou que os termos aditivos seguem a legislação vigente, com base na Lei nº 8.666/1993 e na Lei nº 14.133/2021, e visam assegurar a continuidade e a qualidade dos serviços públicos prestados à população.

Ainda segundo o município, o Contrato nº 840-2024 teve sua vigência prorrogada dentro dos parâmetros legais, garantindo a manutenção do calendário cultural e a realização dos eventos sem interrupções. A gestão destacou que a medida é considerada essencial para evitar prejuízos à população e manter a estrutura necessária para os festejos ao longo do ano.

Feira de Santana / 27 de março de 2026 - 08H 58m

INSS anuncia ‘mutirão’ de perícias médicas, mas Feira de Santana terá apenas seis vagas para atendimento

INSS anuncia ‘mutirão’ de perícias médicas, mas Feira de Santana terá apenas seis vagas para atendimento
Foto: Reprodução

Segurados de Feira de Santana contarão com oferta limitada no mutirão de perícias médicas promovido pelo Instituto Nacional do Seguro Social neste fim de semana. A ação será realizada no sábado (28) e domingo (29), na cidade, com apenas 6 vagas disponíveis para atendimento.

A iniciativa ocorre simultaneamente em outros municípios da Bahia, como Salvador, Santo Antônio de Jesus e Paripiranga, com o objetivo de reduzir a fila de espera por perícias médicas. Em Feira de Santana, no entanto, a quantidade reduzida de atendimentos disponíveis evidencia a limitação da ação diante da demanda local.

Os atendimentos serão realizados tanto de forma presencial quanto por meio da perícia conectada, modalidade de teleatendimento que amplia o acesso ao serviço, especialmente em regiões com menor número de médicos peritos. A proposta é agilizar os processos, reduzir o tempo de espera e evitar deslocamentos longos por parte dos segurados.

Para participar, é necessário realizar agendamento prévio, que pode ser feito pelo telefone 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h, ou por meio da plataforma Meu INSS, acessível via site ou aplicativo.

Após a confirmação do agendamento, o segurado deve comparecer à agência no dia e horário marcados. No caso da perícia conectada, o atendimento mantém os mesmos critérios de segurança, sigilo e autonomia médica adotados nas avaliações presenciais.

A ação integra uma estratégia do INSS para acelerar a análise de benefícios e diminuir a fila de espera, embora, em Feira de Santana, o número restrito de vagas ainda seja um obstáculo para atender a demanda existente.

Feira de Santana / 27 de março de 2026 - 08H 00m

Forças de segurança realizam nova operação no entorno da rodoviária de Feira

Forças de segurança realizam nova operação no entorno da rodoviária de Feira
Foto: Divulgação/PMFS

Uma grande operação integrada foi realizada, na tarde da última quinta-feira (26), no entorno da rodoviária de Feira de Santana, com o objetivo de intensificar a fiscalização, coibir irregularidades e promover ações de acolhimento social na região.

A ação reuniu órgãos municipais e estaduais, incluindo forças de segurança e equipes de assistência social, que atuaram de forma conjunta para identificar problemas e garantir maior organização no local.

De acordo com o secretário de Prevenção à Violência, Luziel Andrade, a operação dá continuidade a um conjunto de intervenções já realizadas anteriormente na área. “Estamos retornando à região da rodoviária para dar continuidade às fiscalizações. Já foram feitas três operações, e esta é a sequência desse trabalho. Vamos revisitar locais que já apresentaram problemas, verificar se houve correções e também identificar novas situações que necessitem de intervenção”, explicou.

O secretário destacou ainda o caráter integrado da ação, que envolveu secretarias municipais como Prevenção à Violência, Serviços Públicos, Desenvolvimento Social, Trânsito e Obras, além da Guarda Municipal. Também participaram órgãos estaduais, como a Polícia Militar e equipes da Vigilância Sanitária.

Durante a operação, equipes realizaram fiscalizações, interdições e levantamentos de possíveis irregularidades, com o objetivo de mapear as demandas existentes e encaminhar as providências necessárias.

A região da rodoviária é considerada um ponto sensível do município, marcada pela presença de pessoas em situação de vulnerabilidade social e por ocorrências relacionadas à violência. Nesse contexto, a atuação conjunta entre segurança pública e assistência social busca não apenas coibir irregularidades, mas também reduzir os índices de violência por meio de ações preventivas e de inclusão social.

Política / 26 de março de 2026 - 16H 11m

Lei promulgada pelo legislativo assegura 5% de moradias populares para mulheres vítimas de violência em Feira

Lei promulgada pelo legislativo assegura 5% de moradias populares para mulheres vítimas de violência em Feira
Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores de Feira de Santana

Mulheres vítimas de violência doméstica passarão a ter prioridade em programas habitacionais de Feira de Santana com a promulgação de uma nova lei durante a sessão ordinária desta quinta-feira (26), na Câmara Municipal. A proposta, de autoria da vereadora Lu de Ronny (PV), determina a reserva de 5% das unidades de loteamentos sociais e projetos de habitação popular para esse público.

A norma foi promulgada pelo presidente da Casa, vereador Marcos Lima (União Brasil), e estabelece que, para ter acesso ao benefício, a mulher deverá atender aos critérios exigidos pelos órgãos responsáveis pelos programas habitacionais.

Conforme o texto, são consideradas vítimas aquelas que se enquadram nas situações previstas na Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/2006). Para comprovação, será necessário apresentar documentos como boletim de ocorrência, decisão judicial ou relatório elaborado por assistente social, no ato da inscrição no programa.

A lei também prevê que não terão direito ao benefício mulheres que optarem por renunciar à representação nos termos da própria legislação federal. Ao defender a proposta, a vereadora destacou a realidade enfrentada por muitas mulheres e a importância da iniciativa como instrumento de reconstrução de vida. Segundo ela, o projeto nasceu a partir da escuta de vítimas que vivem em contextos de vulnerabilidade e violência.

“São mulheres que perderam a dignidade ao serem submetidas a ambientes hostis, a ciclos de violência. A partir disso, buscamos apoio jurídico para construir um projeto que pudesse oferecer uma resposta concreta. Hoje, com essa lei, essas mulheres terão a oportunidade de reconstruir a dignidade dentro de um lar”, afirmou.

A vereadora também ressaltou que a efetivação da lei será prioridade após a publicação oficial. De acordo com ela, a intenção é dialogar com a Secretaria Municipal competente para garantir que a medida saia do papel.

“Mais importante do que promulgar é fazer a lei acontecer. Vamos buscar a aplicação prática para que essas mulheres tenham acesso real a esse direito”, completou.

Política / 26 de março de 2026 - 15H 40m

Presidente da Câmara de Feira anuncia mudança em regimento interno e adverte que vereadores podem ter salário descontado por faltas em sessões 

Presidente da Câmara de Feira anuncia mudança em regimento interno e adverte que vereadores podem ter salário descontado por faltas em sessões 
Foto: Leandro Santana/Blog do Velame

A ausência de vereadores voltou a impactar o funcionamento da Câmara Municipal de Feira de Santana na manhã da última quarta-feira (25), conforme noticiado pelo Blog do Velame, quando a sessão ordinária não pôde ser aberta por falta de quórum. Diante da situação, o presidente da Casa, o vereador Marcos Lima (União Brasil), anunciou à nossa equipe que os parlamentares que faltarem, sem justificativa plausível, poderão ter o valor do dia descontado no salário.

A medida surge após o registro de apenas seis vereadores presentes no horário regimental, número inferior ao mínimo de sete exigido para o início dos trabalhos. Com isso, nenhuma matéria prevista na pauta foi apreciada. De acordo com o chefe do legislativo, o regimento interno atual permite que os vereadores registrem presença até as 10h, horário em que começam as votações, embora a sessão tenha início antes desse horário. Na prática, a regra tem contribuído para atrasos e dificuldades na abertura dos trabalhos legislativos.

O presidente informou que pretende propor alterações no regimento interno da Câmara, tornando obrigatória a presença dos vereadores até, no máximo, 8h45. De acordo com ele, a chegada gradual dos parlamentares compromete o andamento das sessões e o número mínimo costuma ser atingido apenas próximo das 10h.

Na sessão que não foi realizada, estavam previstas votações de projetos de lei, decretos legislativos e requerimentos. Entre eles, o Projeto de Lei nº 33/2026, que institui a campanha municipal de conscientização sobre doenças raras, além de proposições relacionadas à transparência de receitas públicas.

Mesmo com 21 vereadores no total, outros parlamentares chegaram após o horário previsto, quando já não era mais possível iniciar a sessão. Alguns edis presentes apontaram que parte das ausências e atrasos pode ter ocorrido devido à participação em atividades ligadas ao aniversário do Hospital Dom Pedro de Alcântara.

Marcos Lima ressaltou que a frequência irregular não é uma prática comum, mas reconheceu que episódios semelhantes têm ocorrido ocasionalmente. Segundo ele, a adoção de medidas mais rígidas busca evitar novos cancelamentos de sessões e garantir o funcionamento regular do Legislativo municipal.

Feira de Santana / 26 de março de 2026 - 13H 58m

Projeto prevê criação de quiosques para fotógrafos na “Praça do Lambe-Lambe”, em Feira

Projeto prevê criação de quiosques para fotógrafos na “Praça do Lambe-Lambe”, em Feira
Foto: Reprodução

A criação de quiosques para fotógrafos lambe-lambe em Feira de Santana foi discutida durante reunião entre representantes da Prefeitura e profissionais da área, realizada na última quarta-feira (25).

O encontro contou com a participação dos secretários municipais de Cultura, Cristiano Lôbo, e de Planejamento, Carlos Brito. Também estiveram presentes os fotógrafos José Alves dos Santos, Neuzete Almeida, Valtenir Carlos e Erivaldo Carlos, que atuam há décadas no município e mantêm viva uma prática tradicional da cultura local.

Durante a reunião, o principal ponto debatido foi a implantação de um espaço estruturado para os profissionais na Praça Bernardino Bahia, garantindo melhores condições de trabalho e organização da atividade.

A proposta prevê a construção de quiosques padronizados, planejados a partir das necessidades dos próprios fotógrafos, respeitando as características do espaço público e assegurando funcionalidade para o exercício da atividade.

Também foram discutidos aspectos técnicos, como a localização e o modelo das estruturas, com o objetivo de oferecer mais conforto tanto para os profissionais quanto para a população que utiliza o serviço.

Como encaminhamento, ficou definida a elaboração de um projeto coletivo que contemple os fotógrafos em atividade, reforçando a valorização da categoria e a preservação dessa prática histórica em Feira de Santana.

Política / 26 de março de 2026 - 13H 55m

Zé Neto cobra Congresso por avanço no fim da escala 6×1 e reforça apoio popular

Zé Neto cobra Congresso por avanço no fim da escala 6×1 e reforça apoio popular
Foto: Divulgação

O deputado federal Zé Neto (PT) voltou a defender o avanço no debate sobre o fim da escala 6×1, durante discussão na Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta semana. A proposta, segundo o parlamentar, conta com amplo apoio da população e precisa ganhar encaminhamentos concretos no Congresso Nacional.

Durante a fala, o petista destacou que cerca de 71% dos brasileiros são favoráveis ao fim da escala 6×1, conforme pesquisa do Datafolha. “Precisamos avançar nesse debate para entregar à sociedade a resposta que ela espera”, afirmou.

O deputado também defendeu a redução da jornada para 40 horas semanais, priorizando o modelo 5×2, sem redução salarial, com ajustes definidos por meio do diálogo entre trabalhadores e o setor produtivo. “Defendemos o fim da escala 6×1, com jornada de 40 horas e ajustes para o modelo 5×2, sem cortes salariais, tratando as especificidades por meio do fortalecimento do diálogo nas convenções entre trabalhadores e o setor produtivo”, destacou.

Ainda de acordo com o feirense, casos específicos devem ser resolvidos por meio de negociação, seguindo o entendimento do Governo Federal. “Vamos encontrar soluções negociadas e avançar na melhoria da qualidade de vida e da produtividade dos trabalhadores do Brasil. “É um debate que precisa envolver as representações do setor produtivo e dos trabalhadores, com responsabilidade e construção coletiva, para garantir dias melhores, mais produção, mais geração de emprego e renda e o fortalecimento do mercado interno”, pontuou.

A proposta segue a linha defendida pelo presidente Lula (PT) e pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, que têm defendido soluções construídas com base no entendimento entre empregadores e empregados. O tema segue em debate no Congresso Nacional e deve avançar a partir da ampliação do diálogo entre parlamentares, governo e representantes dos diversos setores produtivos do país.

Política / 26 de março de 2026 - 13H 00m

Martelo batido: ACM Neto oficializa Zé Cocá como vice na chapa de oposição ao Governo do Estado

Martelo batido: ACM Neto oficializa Zé Cocá como vice na chapa de oposição ao Governo do Estado
Foto: Divulgação

O ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil), oficializou, nesta quinta-feira (26), o prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), como pré-candidato a vice-governador na chapa de oposição ao Governo do Estado.

O anúncio foi feito durante agenda em Jequié, no centro-sul baiano, onde o calista formalizou o convite ao gestor municipal. De acordo com o ex-prefeito, a escolha foi construída de forma consensual dentro do grupo político.

“Zé Cocá foi unânime, consensual, vem com respaldo e apoio de todo o nosso grupo político. E vem para somar, por todas as qualidades que ele possui, mas também para ser a voz de Jequié e de toda essa região”, afirmou.

ACM Neto também ressaltou o perfil político do aliado e destacou a estratégia de ampliar a presença no interior da Bahia. “É um grande líder político, um grande homem. É um cara que nos orgulha e que vai nos ajudar a construir o futuro da Bahia. Queremos montar acampamento no interior para percorrer todo o estado”, acrescentou.

Ao aceitar o convite, Zé Cocá afirmou que a decisão foi motivada pela confiança no projeto político apresentado pela oposição. “Eu sempre disse que só sairia da prefeitura se visse um projeto. Não é um projeto de ser vice, mas de transformação. Quando Neto apresentou suas ideias, sua determinação e os horizontes que pretende alcançar, isso me arrepiou. A Bahia precisa mudar”, declarou.

Para disputar o cargo de vice-governador, Zé Cocá deverá renunciar à Prefeitura de Jequié até o dia 4 de abril. Com isso, o vice-prefeito Flavinho Santana assumirá a gestão municipal.

Natural de Itiruçu e prestes a completar 50 anos no próximo dia 24 de abril, Zé Cocá tem trajetória consolidada na política baiana. Já foi secretário e prefeito de Lafaiete Coutinho, além de ter exercido mandato como deputado estadual. Atualmente, está em seu segundo mandato à frente da Prefeitura de Jequié, onde foi reeleito em 2024 com 92% dos votos válidos. O gestor também já presidiu a União dos Municípios da Bahia (UPB).

POR RAFAEL VELAME / 26 de março de 2026 - 12H 09m

#FOGUETINHODODIA: Velha conhecida

Após uma passagem pra lá de turbulenta pela saúde de Feira de Santana, durante a gestão do ex-prefeito Colbert Martins Filho, a empresa IMAPS ensaia reaparecer no cenário local. Em 2023, a empresa esteve envolvida em atrasos de salários e interrupções no atendimento à população, o que acabou levando ao seu afastamento da gestão municipal. Depois do episódio, mudou de nome e agora tenta voltar, discretamente, disputando novas licitações na área da saúde. Mudam-se os nomes, mas o histórico continua lá, bem documentado.

No fim das contas, o velho ditado segue atual: o golpe está aí, cai quem quer.

Feira de Santana / 26 de março de 2026 - 08H 18m

Câmara de Feira aprova criação do Programa Municipal de Equoterapia para pessoas com deficiência

Feira de Santana poderá instituir o Programa Municipal de Equoterapia, destinado ao atendimento, habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência física, intelectual, múltipla ou com transtornos do desenvolvimento. O Projeto de Lei nº 37/2026, com este objetivo, foi aprovado nesta terça-feira (24), em segunda e última votação, por unanimidade dos presentes. A iniciativa é do vereador Silvio Dias (PT).

Conforme o projeto, a proposta segue os parâmetros da Lei Federal nº 13.830/2019, que regulamenta a prática da equoterapia no Brasil. Esta legislação define equoterapia como método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo em abordagem interdisciplinar, visando o desenvolvimento biopsicossocial da pessoa atendida.

Entre os objetivos do Programa estão a promoção do desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social dos atendidos, além da ampliação do acesso a terapias complementares reconhecidas cientificamente. A proposta também busca fomentar ações de inclusão social e escolar; apoiar famílias e cuidadores por meio de orientações e encaminhamentos adequados; promover a interação entre saúde, educação e assistência social e estimular a formação, pesquisa e capacitação sobre equoterapia no Município.

De acordo com o projeto, as atividades serão desenvolvidas por equipe multiprofissional, composta por profissionais como médico, médico veterinário, psicólogo, fisioterapeuta e profissional de equitação, podendo contar ainda com pedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e professores de educação física com formação específica.

Para ter acesso ao atendimento, será necessário passar por avaliação médica, psicológica e fisioterapêutica, além da elaboração de um plano individual de acompanhamento, com reavaliações periódicas. Terão prioridade no Programa pessoas com deficiência com indicação terapêutica, pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), estudantes da rede municipal com laudo multiprofissional e usuários de programas sociais do Município.

O projeto também autoriza o Poder Executivo a firmar parcerias com instituições públicas e privadas para viabilizar a implantação do programa. As despesas deverão ser custeadas com recursos próprios do orçamento municipal.

Feira de Santana / 26 de março de 2026 - 08H 15m

Vereador pede instalação de “ilha de canalização” para conter engarrafamentos na avenida Nóide Cerqueira

Vereador pede instalação de “ilha de canalização” para conter engarrafamentos na avenida Nóide Cerqueira
Foto: Divulgação/Prefeitura de Feira de Santana

A instalação de uma “ilha de canalização” está sendo sugerida à Prefeitura de Feira, para ajudar a conter os constantes engarrafamentos que se formam na avenida Nóide Cerqueira, nas imediações da Escola Asas de Papel. A ideia consta em indicação apresentada pelo vereador Professor Ivamberg (PT) na Câmara e encaminhada ao prefeito José Ronaldo. A obra consiste na instalação de um obstáculo físico ou uma marcação pintada no pavimento (tipo zebrado), que ordena, direciona e separa fluxos do trânsito em cruzamentos, saída de vias ou bifurcações.

Segundo o parlamentar, o problema é detectado nos horários de início da manhã, tarde e noite, quando os veículos formam filas dupla e tripla, ao tentarem acessar o retorno da via no sentido centro. “Deste modo, as filas atrapalham o fluxo normal dos veículos que deveriam continuar a seguir pela Nóide, no sentido BR 324”, explica Ivamberg. A situação exige uma organização da via com a instalação da referida ilha na pista mais à esquerda. A medida, conforme defende ele, fará com que os condutores que desejarem retornar, mas que tenham de aguardar o sinal vermelho [no semáforo], fiquem isolados e não se misturem com os demais veículos.

A avenida Nóide Cerqueira, lembra Ivamberg, é um importante vetor de deslocamento para quem viaja no sentido Salvador-Feira ou na direção inversa. Serve também para conectar os munícipes a outras avenidas essenciais da cidade, a exemplo da Artêmia Pires (bairro SIM), e a vetores de crescimento residencial como a avenida Antônio Rosalvo Bittencourt (bairro Chaparral). Nesta ótica, a ação do Governo Municipal resultará, além de um “bom aproveitamento dos espaços da via, em uma melhor proteção no trânsito para condutores e pedestres”, diz o vereador.

A ausência de lixeiras ao longo dos 8km de extensão da avenida Nóide Cerqueira, segundo observa Professor Ivamberg em outra indicação, faz com que os cidadãos descartem materiais plástico e orgânico de modo inadequado no chão. Em consequência, a sujeira se acumula em alguns pontos. Devido à situação, ele está sugerindo que a Prefeitura providencie a colocação de lixeiras na via.

Inaugurada em 2014, a avenida é importante para moradores e comércio. E serve também como rota de práticas esportivas, como corridas, ciclismo ou mesmo para lazer familiar durante os finais de semana.

POR RAFAEL VELAME / 25 de março de 2026 - 19H 01m

#FOGUETINHODODIA – Encarcerado

Acostumada à fama de uma Justiça que prende hoje e solta amanhã, muita gente tem perguntado se o empresário e ex-vereador Oyama Figueiredo ainda está preso. A resposta é simples: sim. O pedido de habeas corpus que seria julgado na última terça-feira pelo Tribunal de Justiça da Bahia acabou sendo adiado. A nova previsão é que o caso seja analisado no próximo 31 de março. Oyama e membros da família estão presos desde novembro de 2025, acusados de crimes como grilagem de terras, corrupção e lavagem de dinheiro. A defesa já tentou reverter a prisão em diversas instâncias, inclusive no Supremo Tribunal Federal mas, até agora, todas as tentativas foram frustradas. Por enquanto, ao contrário do clichê popular, a porta da cela continua fechada.

Feira de Santana / 25 de março de 2026 - 17H 14m

Santa Casa de Feira celebra 167 anos de serviço com missa solene e entrega de certificação internacional

Santa Casa de Feira celebra 167 anos de serviço com missa solene e entrega de certificação internacional
Foto: Divulgação/PMFS

Uma missa solene e a entrega de uma certificação internacional marcaram as comemorações pelos 167 anos da Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana, na manhã desta quarta-feira (25). A celebração foi realizada na Capela Nossa Senhora da Piedade, situada no complexo do Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA), reunindo autoridades, profissionais de saúde e convidados.

Após a missa, a programação seguiu no auditório do Hospital Dom Pedro de Alcântara, onde foi realizada a entrega da Acreditação Internacional QMentum – Selo Platinum, reconhecimento que atesta padrões elevados de qualidade e segurança nos serviços de saúde.

A solenidade contou com a presença da provedora da instituição, a médica Fernanda Reis, além de ex-provedores, como os médicos Carlos Seixas e Rodrigo Matos. A missa foi presidida pelo arcebispo emérito Dom Itamar Vian que, durante a homilia, destacou o significado da data escolhida para a celebração. Segundo ele, o dia 25 de março tem forte relevância para a Igreja Católica por marcar a Solenidade da Anunciação do Senhor, quando o Arcanjo Gabriel anuncia à Virgem Maria a concepção de Jesus Cristo. O arcebispo lembrou ainda que a data já foi considerada feriado nacional no Brasil.

Ainda durante a celebração, o padre Júlio César Santa Bárbara apresentou um breve resgate histórico da fundação da Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana, ocorrida em 1859, por iniciativa de Luiz Antônio Pereira Franco, então provedor da Santa Casa de Misericórdia de Nazaré das Farinhas.

Feira de Santana / 25 de março de 2026 - 17H 06m

Centro de Cultura Maestro Miro, em Feira, será reinaugurado com teatro modernizado e oficinas reativadas

Centro de Cultura Maestro Miro, em Feira, será reinaugurado com teatro modernizado e oficinas reativadas
Foto: Divulgação/PMFS

Um dos principais espaços de produção e difusão cultural de Feira de Santana será entregue novamente à população na próxima semana. O Centro de Cultura Maestro Miro (CCMM), localizado no bairro Mochila, será reinaugurado na segunda-feira (31), após passar por um amplo processo de revitalização.

O anúncio da data foi feito pelo prefeito na manhã desta quarta-feira (25), durante visita técnica às obras, que já estão em fase final de conclusão. O espaço cultural foi inaugurado originalmente em 5 de março de 2004 e e reinaugurado em 14 de abril de 2016. As atividades estavam suspensas devido às intervenções estruturais.

De acordo com o diretor do Departamento de Obras da SOMA, Ianco Pinho, os serviços incluem pintura geral, implantação de um novo sistema de climatização, recuperação do piso de madeira, manutenção das redes elétrica e hidráulica, além da revitalização da sala de dança.

O Teatro Ângela Oliveira também foi contemplado com melhorias, incluindo a instalação de 302 novas poltronas e a criação de espaços acessíveis para cadeirantes nas primeiras filas. O projeto ainda prevê a reativação de oficinas culturais, com destaque para atividades de música e dança.

A programação de reinauguração contará com apresentação de um quarteto do Dispensário Santana, além de um espetáculo de balé.

Histórico

2019
set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2018
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2017
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2016
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2015
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2014
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2013
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2012
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2011
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2010
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2009
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2008
dez | nov