×
Cultura / 21 de março de 2026 - 10H 39m

Flifs 2026 será realizada em agosto, estreando no Centro de Convenções de Feira

Flifs 2026 será realizada em agosto, estreando no Centro de Convenções de Feira
Foto: Divulgação/GOVBA

O Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs) já tem data e novo endereço definidos, marcando uma nova fase do evento no município. A edição de 2026 será realizada entre segunda-feira (25) e sábado (30) de agosto, pela primeira vez no Centro de Convenções de Feira de Santana.

Tradicionalmente sediado em espaços públicos, o festival construiu sua trajetória em locais emblemáticos da cidade. Nas primeiras edições, ainda como Feira do Livro, o evento acontecia na Praça João Barbosa de Carvalho, conhecida como Praça do Fórum, ao lado do Fórum Desembargador Filinto Bastos.

Com o crescimento do público e da programação, o evento foi transferido para a Praça Padre Ovídio, no centro da cidade, onde se consolidou como uma das principais iniciativas culturais de Feira de Santana.

Agora, com o Flifs já consolidado no calendário cultural da região, a mudança para o Centro de Convenções sinaliza um novo momento, com estrutura ampliada e maior capacidade para receber visitantes, atividades e atrações.

A expectativa é de que o novo espaço proporcione mais conforto ao público e melhores condições para a realização das atividades, além de ampliar o alcance do festival no cenário cultural baiano.

Feira de Santana / 21 de março de 2026 - 07H 30m

Vereador propõe modernização da iluminação do Portal do Sertão, principal entrada de Feira, com tecnologia LED

Vereador propõe modernização da iluminação do Portal do Sertão, principal entrada de Feira, com tecnologia LED
Foto: Reprodução

A modernização da iluminação pública do Complexo Viário Portal do Sertão, uma das principais entradas de Feira de Santana, foi solicitada à Prefeitura por meio de indicação apresentada na Câmara Municipal. A proposta, de autoria do vereador Albino Brandão (PSDB), prevê a realização de estudo técnico e a substituição das luminárias atuais por tecnologia LED ou outro sistema mais moderno e eficiente.

Segundo o parlamentar, o complexo concentra intenso fluxo diário de veículos e pessoas, por interligar importantes rodovias e funcionar como porta de entrada da cidade. Na justificativa, ele aponta que a iluminação existente está defasada, com luminárias antigas, baixa eficiência luminosa e diversos pontos sem funcionamento.

Albino Brandão destaca que a iluminação pública adequada é essencial para garantir maior segurança viária e contribuir para a prevenção da criminalidade, especialmente durante o período noturno. De acordo com ele, a deficiência no serviço compromete a visibilidade, prejudica a fluidez do trânsito e aumenta a sensação de insegurança entre motoristas, ciclistas e pedestres que circulam pela região.

A indicação também sugere que o Executivo municipal atue em articulação com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para viabilizar a modernização do sistema.

Ainda conforme o vereador, a adoção de luminárias em LED pode trazer benefícios como maior eficiência energética, melhor qualidade de iluminação, redução de custos de manutenção e valorização do principal acesso à cidade.

Esportes / 20 de março de 2026 - 20H 02m

Feira de Santana recebe os maiores atletas do mundo para torneio ITF BT 400 de Beach Tennis em abril

Feira de Santana recebe os maiores atletas do mundo para torneio ITF BT 400 de Beach Tennis em abril
Foto: Rafael Falcão

Após o sucesso da edição 2025 com mais de cinco mil pessoas comparecendo ao longo da semana, a Academia Smash, na cidade de Feira de Santana (BA), voltará a receber os melhores do mundo do Beach Tennis para sua segunda edição do torneio ITF BT 400 e a terceira edição de um evento profissional internacional do esporte. A premiação agora está maior e pagará no total US$ 45 mil distribuídos entre os atletas da chave principal masculina e feminina sendo 400 pontos no ranking mundial para cada dupla campeã.

A competição acontece entre os dias 14 e 18 de abril em sete das 18 quadras: “Já temos os melhores do mundo confirmados, será um evento grandioso para Feira de Santana, para a Bahia e os apaixonados pelo esporte”, descreve Francisco Suzarte, organizador do evento: “As novidades para esta edição é o dia a mais no torneio que agora passa a ter quatro dias de chave principal e jogos iniciando mais tarde, a partir das 16h devido ao forte calor nesta época do ano. Esta ação visa oferecer mais conforto aos atletas”, revelou.

O torneio terá a transmissão do canal PlayBT do Youtube em todos os dias. O ITF BT 400 de Feira de Santana tem a chancela da Federação Bahiana de Tênis, da Confederação Brasileira de Tênis e Federação Internacional de Tênis.

O evento tem os patrocínios da Seara, Brasfrutt, Nobre Fibra, Timer Soluções, União Médica, Construtora L. Marquezo e da Sudesb. O Hotel Oficial é o NH Hotels. O evento tem o apoio da Artrus – Ortopedia e Traumatologia. A bola oficial é a Zeiq.

Feira de Santana / 20 de março de 2026 - 19H 59m

Proposta sugere criação de banco de ração e insumos veterinários para animais vulneráveis em Feira

Com o objetivo de garantir alimentação e cuidados básicos para cães e gatos em situação de vulnerabilidade, uma proposta apresentada na Câmara Municipal de Feira de Santana sugere a criação de um banco municipal de ração e insumos veterinários. A indicação foi encaminhada ao prefeito José Ronaldo pelo vereador Pedro Américo (Cidadania), que propõe a implantação da iniciativa por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A proposta prevê a distribuição de ração, medicamentos e itens essenciais para animais abandonados, resgatados ou pertencentes a famílias em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa também busca fortalecer o trabalho de organizações não governamentais, associações e protetores independentes que atuam no resgate, acolhimento e encaminhamento para adoção no município.

Para garantir o funcionamento do banco, o vereador sugere que a Prefeitura promova campanhas de arrecadação junto à sociedade civil, empresas do setor pet, clínicas veterinárias e outros parceiros. O texto também prevê a possibilidade de utilização de recursos públicos, conforme estabelece a legislação.

Além disso, a proposta inclui a definição de critérios para cadastro dos beneficiários e para a distribuição dos insumos, com o objetivo de assegurar transparência e efetividade na execução da política pública.

Segundo Pedro Américo, a demanda por apoio à causa animal tem crescido em Feira de Santana, enquanto entidades e voluntários enfrentam dificuldades para manter suas atividades. Ele destaca que os custos com alimentação, tratamentos veterinários e materiais de higiene têm impactado diretamente a continuidade do trabalho desenvolvido.

O vereador avalia que a criação do banco municipal pode contribuir para reduzir o abandono de animais, além de fortalecer políticas de controle populacional e guarda responsável. A medida também deve auxiliar famílias de baixa renda a manterem seus animais com dignidade.

Feira de Santana / 20 de março de 2026 - 19H 56m

Procon de Feira prorroga prazo para postos explicarem preço do diesel após desoneração

Procon de Feira prorroga prazo para postos explicarem preço do diesel após desoneração
Foto: Reprodução

A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), prorrogou o prazo para que postos de combustíveis apresentem esclarecimentos sobre a formação do preço do óleo diesel no município. A medida foi oficializada nesta sexta-feira (20), com a publicação da Portaria nº 02/2026, e amplia por mais cinco dias úteis o período inicialmente concedido.

A decisão tem como objetivo aprofundar a investigação sobre o repasse da desoneração de impostos federais no valor final ao consumidor. O foco do monitoramento é a redução de aproximadamente R$ 0,64 por litro, anunciada pelo Governo Federal no dia 12 de março.

De acordo com o Procon, análises realizadas a partir de notas fiscais de compra dos postos indicam que o benefício não chegou às bombas. Isso porque aumentos nos preços praticados pelas distribuidoras acabaram anulando o impacto da redução tributária.

O órgão identificou situações em que o valor de aquisição do diesel passou de R$ 5,80 para R$ 6,17, e de R$ 6,28 para R$ 6,80, o que, na prática, impede a queda no preço final ao consumidor.

O superintendente do Procon em Feira de Santana, Maurício de Carvalho, afirmou que a atuação do órgão segue critérios técnicos rigorosos. Segundo ele, mais de 40 fiscalizações já foram realizadas desde o final de fevereiro. “O Procon de Feira, através do seu departamento de fiscalização, continua em campo fiscalizando e monitorando. Já são mais de 40 fiscalizações desde o final de fevereiro em um trabalho técnico e diligente”, destacou.

A prorrogação do prazo, que anteriormente era de 48 horas, foi definida após diversos estabelecimentos alegarem dificuldade para reunir e apresentar a documentação solicitada dentro do período inicial. Com a mudança, os postos terão até quinta-feira (26) para encaminhar as informações, seja de forma presencial ou por meio do e-mail oficial do órgão.

Feira de Santana / 20 de março de 2026 - 19H 37m

Vigilância Sanitária interdita lanchonete em Feira por irregularidades e risco à saúde

Vigilância Sanitária interdita lanchonete em Feira por irregularidades e risco à saúde
Foto: Divulgação/PMFS

A Vigilância Sanitária interditou, na tarde desta sexta-feira (20), uma lanchonete instalada na área de um posto de combustível, no bairro Novo Horizonte, em Feira de Santana, após identificar irregularidades que representam risco à saúde da população.

A ação foi motivada por uma denúncia registrada por meio do canal 156. Durante a fiscalização, os técnicos constataram diversas inadequações sanitárias, incluindo infiltrações nas paredes, armários danificados, acúmulo de sujeira, além de utensílios e alimentos expostos de forma irregular.

De acordo com a chefe da Vigilância Sanitária, Thaís Marques, o estabelecimento também funcionava sem alvará sanitário e não apresentou a documentação obrigatória para funcionamento.

“Diante da gravidade das irregularidades e do risco à saúde da população, foi determinada a interdição do estabelecimento”, afirmou.

Segundo o órgão, a lanchonete só poderá retomar as atividades após a correção de todas as irregularidades apontadas e a regularização da documentação exigida.

Feira de Santana / 20 de março de 2026 - 16H 42m

Meia Maratona União Médica reúne 2 mil atletas e movimenta Feira de Santana com mais de R$ 29 mil em prêmios

Meia Maratona União Médica reúne 2 mil atletas e movimenta Feira de Santana com mais de R$ 29 mil em prêmios
Foto: Divulgação/União Médica

A cidade de Feira de Santana já vive a expectativa para mais uma grande celebração do esporte. No próximo dia 12 de abril de 2026, acontece a Meia Maratona de Feira União Médica, considerada a prova mais tradicional do calendário esportivo local. O evento deve reunir cerca de 2 mil atletas, vindos de diversas cidades da Bahia e de outros estados, consolidando o município como referência no turismo esportivo.

A largada está marcada para às 5h30, em frente à Prefeitura Municipal de Feira de Santana, ponto simbólico que marca o início de um dos percursos mais aguardados pelos corredores da região.

O diretor-presidente da União Médica, André Guimarães, destaca que a prova já se tornou uma tradição no calendário esportivo da instituição e da cidade. “A Meia Maratona União Médica representa o nosso compromisso permanente com o incentivo ao esporte e à promoção da saúde. É uma iniciativa que fortalece a prática esportiva, estimula o turismo esportivo em Feira de Santana e mobiliza atletas de diferentes regiões. Em 2026, a corrida ganha um significado ainda mais especial, pois integra as comemorações pelos 25 anos de história da União Médica”, afirma.

Entre as novidades desta edição, a organização preparou um incentivo especial para os atletas da prova principal de 21 km. Os 50 primeiros colocados no tempo líquido, tanto no masculino quanto no feminino, receberão a exclusiva medalha Top 50, uma premiação diferenciada que valoriza o desempenho e eleva ainda mais o nível técnico da competição. A iniciativa promete aumentar a competitividade e atrair corredores de alto rendimento, sem deixar de lado o caráter participativo que já é marca registrada da prova.

Outro destaque da edição 2026 é o volume de premiação. Ao todo, a Meia Maratona de Feira União Médica poderá distribuir mais de R$ 29 mil em prêmios, contemplando diferentes categorias e incentivando atletas profissionais e amadores. Uma novidade na premiação é que a prova vai reconhecer atletas que quebrarem recordes nas distâncias de 5, 10 e 21 km, reforçando o estímulo ao desempenho esportivo e à evolução técnica dos participantes.

Para André Guimarães, investir na valorização dos atletas também faz parte da missão institucional. “Acreditamos que o esporte transforma vidas e contribui diretamente para a construção de uma sociedade mais saudável. Ao apoiar iniciativas como a Meia Maratona, a União Médica reafirma seu papel social e seu compromisso com o desenvolvimento humano e com a qualidade de vida da população”, ressalta.

Seguindo o sucesso das edições anteriores, a prova se consolida não apenas como um evento esportivo, mas também como um importante vetor de desenvolvimento econômico e turístico. A chegada de atletas e visitantes movimenta hotéis, restaurantes, comércio e serviços, fortalecendo a economia local.

Com organização consolidada, percurso desafiador e novidades atrativas, a edição 2026 promete ser uma das maiores já realizadas. A expectativa é de que o evento supere marcas anteriores e continue elevando o padrão das corridas de rua na região.

Para atletas e amantes do esporte, o dia 12 de abril já está marcado no calendário como mais uma oportunidade de vivenciar a energia única da corrida que se tornou símbolo de tradição, superação e celebração da saúde em Feira de Santana.

Política / 20 de março de 2026 - 16H 36m

Prefeito de Conceição da Feira, João de Furão oficializa pré-candidatura a deputado no dia 28 de março

Prefeito de Conceição da Feira, João de Furão oficializa pré-candidatura a deputado no dia 28 de março
Foto: Divulgação/Câmara Municipal
Aos 32 anos, o atual prefeito de Conceição da Feira, João de Furão (PSD), dá mais um passo na trajetória política e lança, no sábado (28), sua pré-candidatura a deputado estadual. O ato está marcado para as 18h, na Chácara de Pró Indaiá, às margens da BA-502, e deve reunir lideranças políticas, apoiadores e moradores da região.

Reeleito com ampla vantagem nas eleições municipais, João de Furão obteve 82,79% dos votos válidos no pleito mais recente, consolidando uma das maiores votações proporcionais do estado . Natural de Salvador, ele cresceu em São Gonçalo dos Campos e construiu sua trajetória política em Conceição da Feira, onde venceu a primeira eleição em 2020 e foi reconduzido ao cargo em seguida .

Com perfil jovem, o gestor tem buscado ampliar sua atuação política para além do município. Nos últimos meses, tem intensificado agendas e articulações regionais, o que reforça o movimento de projeção para a disputa estadual. O evento deste sábado marca o início público dessa nova etapa. A expectativa é de que, durante o encontro, o prefeito apresente as linhas iniciais do projeto político e sinalize suas principais bandeiras para a pré-campanha.

Em publicação nas redes sociais, João de Furão destacou o significado do momento e convocou apoiadores. “É hora de dar um novo passo, de acreditar e construir juntos uma nova história para nossa gente. Chegou o tempo de união, coragem e futuro”, afirmou.

O ato é aberto ao público e integra a agenda política que antecede as definições partidárias para as eleições de 2026.

Política / 20 de março de 2026 - 10H 30m

De olho em outubro, Jerônimo intensifica agenda no interior, percorrendo 11 municípios até domingo

De olho em outubro, Jerônimo intensifica agenda no interior, percorrendo 11 municípios até domingo
Foto: Leandro Santana/Blog do Velame

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) iniciou, nesta quinta-feira (19), uma maratona de agendas pelo interior da Bahia, com passagem por 11 municípios até o domingo (22). A movimentação, que ocorre em meio à articulação política para outubro, inclui anúncios, autorizações e inaugurações de obras, além de investimentos nas áreas de infraestrutura, saúde e educação.

A estratégia reforça a presença do Governo do Estado nas diversas regiões baianas, com o objetivo de descentralizar ações, ampliar a oferta de serviços públicos e estreitar o diálogo com a população. A agenda teve início no Extremo Sul, com visitas aos municípios de Itanhém e Medeiros Neto, ainda na quinta-feira (19).

Na sexta-feira (20), o governador segue para a região do Sisal, com compromissos em Conceição do Coité. No mesmo dia, também cumpre agenda no território Semiárido Nordeste II, passando por Ribeira do Amparo, Cipó, Ribeira do Pombal e Tucano.

No sábado (21), a programação continua na região sisaleira, com passagem por Capela do Alto Alegre, e avança para a Chapada Diamantina, com visita ao município de Ruy Barbosa. Em seguida, o roteiro inclui Itaberaba, no território Piemonte do Paraguaçu. O encerramento da agenda acontece no domingo (22), em Serra Preta, no centro-norte baiano.

De acordo com o governador, que já visitou 377 dos 417 municípios da Bahia, a meta é alcançar todas as cidades do estado nos próximos meses, consolidando uma agenda itinerante como marca da gestão.

“Nossa meta é, até meados do ano, completar esta marca de ter visitado toda a Bahia, os 417 municípios, trabalhando por cada canto do nosso estado. É nessas agendas que temos a oportunidade de escutar a população local e transformar os anseios do povo em ações”, afirmou.

Jerônimo também destacou que as agendas têm contado com a presença de ministros, senadores e deputados federais, fortalecendo a parceria entre os governos estadual e federal durante as entregas e anúncios realizados nas cidades.

Feira de Santana / 20 de março de 2026 - 07H 00m

‘Não temos mais sossego’: moradores denunciam barulho constante, perturbação e obras em horários irregulares na Lagoa Salgada, em Feira

‘Não temos mais sossego’: moradores denunciam barulho constante, perturbação e obras em horários irregulares na Lagoa Salgada, em Feira
Foto: Reprodução

Barulho constante, perturbação do sossego e obras realizadas em horários irregulares têm tirado o descanso de moradores do condomínio Parque Florença, localizado na rua Palmeira Branca, no bairro Lagoa Salgada, em Feira de Santana. As reclamações são direcionadas a um empreendimento do programa Minha Casa Minha Vida, construído ao lado do residencial.

De acordo com os relatos, o empreendimento, identificado como Parque das Camélias, mantém atividades intensas desde as primeiras horas da manhã até o período da noite, sem qualquer controle visível de horário. O uso frequente de equipamentos de alto ruído, como maquitas, somado à gritaria de trabalhadores ao longo do dia, tem transformado a rotina dos moradores em um cenário de incômodo permanente.

A situação se agrava, segundo os residentes, pela ocorrência de trabalhos ainda na madrugada. Um dos episódios mais recentes foi registrado na quinta-feira (19), por volta das 05h, quando um funcionário utilizava uma maquita nas proximidades do condomínio, antes mesmo do amanhecer. Para os moradores, esse tipo de situação tem se tornado recorrente.

“Não temos mais sossego. É barulho o tempo todo, desde muito cedo até tarde da noite. Hoje mesmo, antes das cinco e meia da manhã, já tinha máquina ligada”, relatou um morador.

Além do barulho constante, os residentes apontam a ausência de fiscalização como um dos principais problemas. Eles afirmam que não há qualquer tipo de controle que limite os horários de trabalho ou reduza os impactos sonoros da obra, mesmo em uma área predominantemente residencial.

Diante do cenário, os moradores cobram providências urgentes dos responsáveis pelo empreendimento e das autoridades competentes, com o objetivo de garantir o cumprimento das normas de silêncio e dos horários permitidos para atividades que geram poluição sonora. Até o momento, não houve posicionamento oficial por parte da construtora responsável pela obra.

Feira de Santana / 19 de março de 2026 - 23H 23m

‘Governo está nos levando à greve’, diz APLB ao cobrar acordo não cumprido com Prefeitura de Feira

‘Governo está nos levando à greve’, diz APLB ao cobrar acordo não cumprido com Prefeitura de Feira
Foto: Divulgação/CMFS

À beira de uma possível paralisação total, professores da rede municipal de Feira de Santana cobram o cumprimento de um acordo firmado entre a Prefeitura e a APLB Sindicato, representante da categoria. A cobrança foi reforçada pela presidente da entidade, Marlede Oliveira, durante pronunciamento na Tribuna Livre da Câmara Municipal, na manhã de quinta-feira (19).

De acordo com a dirigente sindical, o acordo, homologado no dia 12 de setembro de 2025 com mediação do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), vem sendo descumprido pela gestão municipal. O documento reúne 14 pontos, incluindo a realização de concurso público, Reda emergencial, reformulação do plano de carreira, recomposição da tabela salarial e a eleição direta para diretores escolares.

Sobre este último ponto, Marlede destacou que o prazo estabelecido previa a realização das eleições até outubro. No entanto, em sentido contrário ao acordo, a Prefeitura enviou, em novembro, um Projeto de Lei extinguindo esse modelo de escolha.

A presidente da APLB também chamou atenção para a situação da tabela salarial da categoria, que não teve reajuste nos anos de 2020 e 2021 e sofreu correções consideradas insuficientes em 2022. De acordo com ela, o compromisso firmado previa a regularização até novembro, o que ainda não ocorreu.

“Hoje, uma professora com doutorado recebe praticamente o mesmo que um professor de nível médio em início de carreira”, afirmou, ao destacar que as distorções acumuladas entre 2022 e 2025 permanecem.

Marlede reforçou que a reivindicação da categoria não é por novos reajustes, mas pelo cumprimento do que já foi acordado. “Não estamos pedindo aumento. Estamos cobrando o cumprimento da lei e do acordo assinado pelo desembargador, pelo Governo Municipal, pelo secretário de Educação e pela APLB”, declarou.

A sindicalista também cobrou maior participação do Legislativo no processo de negociação e defendeu a criação de uma comissão paritária para analisar a defasagem da tabela salarial. Inicialmente, segundo ela, a Prefeitura indicou seis representantes do Executivo e apenas um da categoria. Após contestação, o número foi ajustado para sete representantes de cada lado.

Outro ponto levantado foi a falta de diálogo com a Secretaria Municipal de Educação. De acordo com Marlede, ao menos três reuniões foram agendadas entre fevereiro e março, mas nenhuma foi realizada até o momento. Um novo encontro está previsto para a próxima segunda-feira, seguido de uma assembleia da categoria na terça-feira, quando poderá ser definida a deflagração de greve.

“O governo está nos levando para a greve. Sabemos que não é bom para ninguém, mas se não há cumprimento do acordo, não temos saída”, afirmou.

Além das questões salariais e administrativas, a presidente da APLB apontou problemas estruturais na rede municipal, como a falta de professores, funcionários e cuidadores, além da necessidade de melhorias na alimentação escolar.

Ao final do pronunciamento, Marlede anunciou a distribuição de cópias do acordo firmado com a Prefeitura e de um estudo elaborado pelo Dieese, que aponta perdas salariais acumuladas consideradas graves para a categoria ao longo dos últimos anos.

Política / 19 de março de 2026 - 18H 41m

Crimes violentos caem 15% em Feira de Santana, aponta vereador

Crimes violentos caem 15% em Feira de Santana, aponta vereador
Foto: Divulgação/PMBA

Os índices de Crimes Violentos Letais Intencionais registraram queda de 15% nos primeiros meses deste ano em Feira de Santana. A informação foi destacada nesta quinta-feira (19), durante sessão da Câmara Municipal, pelo vereador Silvio Dias (PT), que atribuiu o resultado à atuação integrada das forças de segurança pública no combate ao crime organizado.

Ao comentar os dados, o petista afirmou que a redução já vinha sendo observada desde 2025. Segundo ele, naquele ano o município apresentou queda de cerca de 30% nos homicídios em comparação com 2024, indicando uma tendência de diminuição da violência.

De acordo com o edil, os resultados refletem o trabalho conjunto da Guarda Municipal, das polícias Militar, Civil e Federal, que vêm intensificando as ações contra organizações criminosas na cidade.

Como exemplo, Silvio Dias citou a Operação Cavalo de Troia, realizada na manhã desta quinta-feira (19), que resultou na prisão de 11 pessoas suspeitas de integrar um grupo criminoso. Durante a ação, também foram apreendidos entorpecentes, armas de fogo e munições.

Feira de Santana / 19 de março de 2026 - 18H 33m

Marcha para Jesus passa a ser realizada em dois dias em Feira, com apoio da Prefeitura

Marcha para Jesus passa a ser realizada em dois dias em Feira, com apoio da Prefeitura
Foto: Divulgação/PMFS

Marcha para Jesus passa a ser realizada em dois dias em Feira, com apoio da Prefeitura

Uma reunião realizada nesta quinta-feira (19), em Feira de Santana, entre o prefeito José Ronaldo e lideranças evangélicas definiu mudanças na realização da Marcha para Jesus no município. O encontro tratou da organização do evento deste ano, que passará a contar, pela primeira vez, com dois dias de programação.

De acordo com Roque Hudson, responsável pela coordenação da marcha em 2026, a reunião marcou o alinhamento das ações com o poder público e a aprovação do novo formato. “Tivemos uma reunião com o prefeito a respeito da marcha, que será nos dias 7 e 8 de agosto. Agora com a novidade de dois dias, tudo foi aprovado. As tratativas foram muito boas para que possamos realizar uma grande marcha”, afirmou

Mary Angela, presidente do Conselho Federal de Mulheres Ministras do Evangelho e Femininas (COMMFE), ressaltou que o encontro teve como objetivo fortalecer a parceria para a realização da Marcha para Jesus. Segundo ela, o apoio da gestão municipal será fundamental para a estrutura do evento. “Ele trouxe a boa notícia de que, mais uma vez, vai contribuir com a estrutura da Marcha para Jesus. Este ano teremos dois dias: um dedicado a culto e oração, e o outro à marcha”, disse.

“É um prazer receber a comissão da Marcha para Jesus, que vai acontecer nos dias 7 e 8 de agosto. Todos os anos era um único dia, mas agora teremos essa novidade. No dia 7, haverá cultos na avenida, e no dia 8, a marcha seguirá pela Avenida Getúlio Vargas”, afirmou o prefeito.

Cultura / 19 de março de 2026 - 18H 24m

NEOJIBA reúne jovens músicos em apresentações de percussão no SESC Centro, em Feira

NEOJIBA reúne jovens músicos em apresentações de percussão no SESC Centro, em Feira
Foto: Divulgação/Neojiba

O Núcleo Territorial do NEOJIBA de Feira de Santana realiza, no sábado (21), no SESC Centro, duas apresentações dedicadas ao universo da percussão, reunindo jovens músicos em formação e evidenciando o desenvolvimento artístico e pedagógico promovido pelo programa no município.

A programação conta com um concerto didático gratuito e uma apresentação do Ensemble de Percussão, com ingressos a preços populares, valorizando a diversidade sonora dos instrumentos percussivos e aproximando o público do trabalho desenvolvido com crianças, adolescentes e jovens atendidos pelo núcleo.

Às 15h, será apresentado o Concerto Didático de Percussão do Núcleo Territorial, marcando a culminância de um projeto realizado em parceria com o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA). A iniciativa contribuiu para o fortalecimento das ações pedagógicas e artísticas, ampliando oportunidades, garantindo melhor estrutura e promovendo o desenvolvimento integral dos participantes.

Durante a apresentação, alunos em diferentes níveis de aprendizado demonstram aspectos fundamentais da prática percussiva, com execução de repertório e apresentação de instrumentos variados. A proposta é evidenciar o processo formativo, a prática coletiva e o compromisso do NEOJIBA com a excelência musical e a transformação social por meio da música.

Na sequência, às 16h, o público poderá acompanhar o Concerto do Ensemble de Percussão do Núcleo Territorial, que destaca a energia, a criatividade e o talento dos jovens músicos. A apresentação explora diferentes possibilidades sonoras com instrumentos como congas, caixas, bongôs, xilofones, marimbas e vibrafone, em repertório que transita entre a música de concerto e ritmos populares.

Entre as obras previstas estão Bossa Nova Without Instruments, de William Schinstine; Uracan, de Philippe Spiesser; Encelados, de RJ Washburn; Duo: Diálogo para Caixa e Tímpano, de Red Bullfinches; Tem Tam Tum, de Bobby Christian; 4×4, de Antoni Cirone; Cha-Chá Blues, de Josh Gottry; e Oye Cómo Va, com arranjo de Igor Escalona, entre outras.

O NEOJIBA é um programa do Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social pela Música. Criado em 2007, tem como missão promover o desenvolvimento e a integração social de crianças, adolescentes e jovens, prioritariamente em situação de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletiva.

Em Feira de Santana, o programa iniciou as atividades em 2014, em parceria com o Instituto Antônio Gasparini. Em 2019, tornou-se o primeiro Núcleo Territorial do NEOJIBA no interior do estado. Atualmente, funciona no Centro Social Urbano e atende cerca de 300 integrantes, com idades a partir de 6 anos.

Feira de Santana / 19 de março de 2026 - 12H 15m

Carreta de exames começa a atender em Feira e deve realizar mais de 1.300 atendimentos, reduzindo fila da regulação

Carreta de exames começa a atender em Feira e deve realizar mais de 1.300 atendimentos, reduzindo fila da regulação
Foto: Divulgação/GOVBA

A população de Feira de Santana e de municípios da região passa a contar, a partir desta sexta-feira (20), com um reforço na rede pública de saúde: a carreta de exames de imagem do programa “Agora Tem Especialistas”. A estrutura será lançada às 10h, na Policlínica Regional, e inicia os atendimentos no mesmo dia, a partir das 14h.

Instalada no estacionamento da unidade, na Avenida Eduardo Fróes da Mota, ao lado do Hospital Estadual da Criança, a carreta integra uma estratégia de ampliação da oferta de exames especializados no Sistema Único de Saúde. A ação é resultado de parceria entre o Ministério da Saúde, o Governo do Estado e o município.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, cerca de 30 pacientes serão atendidos já no primeiro dia, todos previamente agendados pela Central de Regulação. “A proposta é iniciar imediatamente a redução da fila de espera”, afirmou.

A unidade móvel realizará exames de tomografia computadorizada sem contraste e sem sedação, incluindo procedimentos de crânio, tórax, abdômen, articulações e partes moles. A previsão é de funcionamento por cerca de 30 dias, com capacidade média de 60 exames por dia, o que pode ultrapassar 1.300 atendimentos no período.

Ainda segundo o titular da pasta, a iniciativa tem como foco pacientes que já aguardam na fila do sistema. “Não se trata de demanda espontânea. Estamos priorizando quem já está na regulação, respeitando a ordem de espera. A expectativa é que, ao final da ação, não haja mais pacientes aguardando por mais de 30 dias por tomografia na região”, destacou.

Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, contemplando usuários dos 28 municípios que integram a região de saúde de Feira de Santana. Para realizar o exame, os pacientes agendados devem apresentar documento de identificação, comprovante de agendamento, solicitação médica e comprovante de residência.

Os resultados serão disponibilizados por meio de QR Code, permitindo acesso às imagens e ao laudo de forma rápida. Uma equipe de apoio também estará disponível no local para orientar os usuários e organizar o fluxo de atendimento.

“A iniciativa representa um avanço na redução do tempo de espera por diagnóstico e contribui diretamente para um tratamento mais rápido e eficaz na rede pública de saúde”, concluiu o secretário de Saúde, Rodrigo Matos.

Feira de Santana / 19 de março de 2026 - 11H 29m

Fiéis celebram São José com missa solene e renovam esperança por chuvas em Feira de Santana

Fiéis celebram São José com missa solene e renovam esperança por chuvas em Feira de Santana
Foto: Divulgação/PMFS

A missa solene em louvor a São José reuniu centenas de fiéis na Catedral Metropolitana de Senhora Santana, em Feira de Santana, na manhã desta quinta-feira (19), em um ato de fé e devoção marcado, sobretudo, pela esperança de trabalhadores rurais por chuva no sertão. A celebração foi presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Zanoni Demettino Castro.

Durante a homilia, Dom Zanoni destacou São José como patrono das famílias e modelo de pai amoroso e protetor, ressaltando sua importância na vivência da fé cristã. Uma das datas mais significativas do calendário católico, a festa de São José tem como centro a figura do pai adotivo de Jesus Cristo e esposo da Virgem Maria, sendo celebrada ao longo de todo o dia com missas e momentos de oração.

Além da Catedral Metropolitana, as celebrações também atraem grande número de fiéis à igreja-sede do distrito de São José. No local, produtores rurais se reúnem para renovar a esperança por chuvas e bênçãos para a produção no campo, tendo como ponto alto a missa realizada no período da noite.

Cultura / 19 de março de 2026 - 07H 00m

Com uso de máscaras, espetáculo ‘Aí Eu Vou, Aí Eu Volto’ é apresentado no Teatro do Cuca dias 27 e 28 de março

Com uso de máscaras, espetáculo ‘Aí Eu Vou, Aí Eu Volto’ é apresentado no Teatro do Cuca dias 27 e 28 de março
Foto: Divulgação

Após apresentações em espaços públicos da cidade e em distritos de Feira de Santana, o espetáculo “Aí Eu Vou, Aí Eu Volto” chega ao Teatro do Cuca nos dias 27 e 28 de março, às 20h. A montagem mistura poesia, música e técnicas do teatro de máscaras para provocar o público a refletir sobre escolhas coletivas. Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia) e podem ser adquiridos pela plataforma Sympla. https://www.sympla.com.br/evento/ai-eu-vou-ai-eu-volto/3348103

Com dramaturgia e direção de Karina de Faria e trilha sonora original de Deco Simões, o espetáculo é resultado do processo criativo do Coletivo Panavuá, que completa cinco anos de existência em 2026. A peça dialoga com o tempo presente ao abordar, como pano de fundo, temas como democracia, migração, crise ambiental, falsa ideia de consenso e apagamento de vozes dissidentes.

A trama acompanha um bando que deixa uma terra arrasada em busca de um lugar melhor. Ao chegar a um território desconhecido, instala-se o conflito central: ficar ou seguir adiante? A narrativa revela visões de mundo distintas, disputas de poder, discursos autoritários, medo do novo e, em contraponto, o desejo de mudança, escuta e reinvenção.

O elenco reúne Karina de Faria, Nanne Santana, Deco Codeceira, Clara Dias, Marcos Machado, João França e Simone Rasslan, que também assina o figurino da peça. A iluminação e a operação de luz ficam a cargo de Marcus Soco.

O espetáculo “Aí Eu Vou, Aí Eu Volto” foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia (PNAB) e conta com apoio financeiro da Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, via PNAB, com recursos do Ministério da Cultura – Governo Federal.

Após apresentações em espaços públicos da cidade e em distritos de Feira de Santana, o espetáculo “Aí Eu Vou, Aí Eu Volto” chega ao Teatro do Cuca nos dias 27 e 28 de março, às 20h. A montagem mistura poesia, música e técnicas do teatro de máscaras para provocar o público a refletir sobre escolhas coletivas. Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia) e podem ser adquiridos pela plataforma Sympla.

Com dramaturgia e direção de Karina de Faria e trilha sonora original de Deco Simões, o espetáculo é resultado do processo criativo do Coletivo Panavuá, que completa cinco anos de existência em 2026. A peça dialoga com o tempo presente ao abordar, como pano de fundo, temas como democracia, migração, crise ambiental, falsa ideia de consenso e apagamento de vozes dissidentes.

A trama acompanha um bando que deixa uma terra arrasada em busca de um lugar melhor. Ao chegar a um território desconhecido, instala-se o conflito central: ficar ou seguir adiante? A narrativa revela visões de mundo distintas, disputas de poder, discursos autoritários, medo do novo e, em contraponto, o desejo de mudança, escuta e reinvenção.

O elenco reúne Karina de Faria, Nanne Santana, Deco Codeceira, Clara Dias, Marcos Machado, João França e Simone Rasslan, que também assina o figurino da peça. A iluminação e a operação de luz ficam a cargo de Marcus Soco.

O espetáculo “Aí Eu Vou, Aí Eu Volto” foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia (PNAB) e conta com apoio financeiro da Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, via PNAB, com recursos do Ministério da Cultura – Governo Federal.

Feira de Santana / 18 de março de 2026 - 22H 42m

Angelo Almeida participa do Cenários & Tendências 2026 e destaca potencial de Feira de Santana no comércio baiano

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) participou da segunda edição do evento “Cenários & Tendências”, consolidado como o maior evento do setor comercial de Feira de Santana. O evento, realizado nesta quarta-feira (18), no Centro de Convenções da cidade, foi promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Feira de Santana e reuniu especialistas, empresários e gestores para discutir as principais mudanças que impactam o comércio, a indústria e os serviços.

Representando o governador Jerônimo Rodrigues na abertura do evento, o secretário da pasta, Angelo Almeida, destacou o potencial do setor comercial e varejista de Feira de Santana para a economia da Bahia. “Feira de Santana hoje é um hub estratégico para o comércio, os serviços e a inovação, e iniciativas como essa são fundamentais para preparar o nosso setor produtivo para os desafios do presente e, principalmente, para as oportunidades futuras. A participação do Governo da Bahia reafirma o nosso compromisso com a interiorização do desenvolvimento, o estímulo à inovação e a criação de oportunidades para o crescimento econômico sustentável”, declara o gestor.

O Cenários & Tendências 2026 reuniu cerca de 700 pessoas, foi inspirado nas principais tendências globais do varejo, apresentadas na National Retail Federation – NRF Retail’s Big Show 2026, realizado em Nova Iorque. Trazendo uma programação prática e com foco no que já está transformando o mercado, abordou temas como tecnologia, inteligência artificial, experiência do cliente, comunicação e estratégias de crescimento, além de promover networking e troca de experiências entre os empresários.

O presidente da CDL de Feira de Santana, Juscelino Brito, afirma que o evento consolida a cidade como um polo de debates sobre inovação, tecnologia e ferramentas voltadas para o setor comercial e de serviços. “É motivo de muita alegria e muito orgulho promover um evento como esse, que ajuda a fortalecer o ambiente de negócios de Feira de Santana. O Cenários & Tendências surge com o objetivo de promover o diálogo e a reflexão entre os empresários, para entenderem as mudanças que estão acontecendo no mercado, os novos comportamentos de consumo e as novas formas de trabalhar, principalmente no ambiente digital, bem como as formas como o empresário se relaciona com seus clientes”, disse.
Política / 18 de março de 2026 - 19H 16m

Vereador cobra funcionamento do aeroporto de Feira e diz confiar em Jerônimo: ‘Foi promessa de campanha’

Vereador cobra funcionamento do aeroporto de Feira e diz confiar em Jerônimo: ‘Foi promessa de campanha’
Foto: Divulgação/Aeroporto de Feira

A urgência pela retomada do pleno funcionamento do Aeroporto João Durval Carneiro voltou ao centro do debate na Câmara Municipal, em Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, que segue sem voos comerciais regulares apesar do seu peso econômico e logístico no interior do Nordeste.

Durante pronunciamento, nesta quarta-feira (18), o vereador Jorge Oliveira (PRD) cobrou celeridade na conclusão das intervenções necessárias e no início das operações do equipamento, destacando a importância estratégica do aeroporto para passageiros e transporte de cargas.

“Como disse no começo, não vou calar, e nem vou calar a minha voz em dizer que eu ainda acredito que Jerônimo, repito, ainda acredito que o governador Jerônimo fará com que Feira de Santana tenha esse equipamento totalmente pronto, de carga e de passageiros, para a micro e macro região e para a nossa Princesa do Sertão”, afirmou.

O edil reforçou, ainda na oportunidade, que o funcionamento pleno do aeroporto representa uma necessidade histórica para o município, que exerce influência sobre milhões de pessoas na região e concentra um dos maiores polos comerciais. “Isso eu acredito, porque quando ele fala uma coisa, dizem que ele costuma cumprir. E quero ver Jerônimo cumprir também esse feito, que foi uma promessa de campanha do próprio governador”, concluiu.

Hoje, o aeroporto de Feira de Santana enfrenta um cenário de estagnação. O terminal não opera voos comerciais regulares e depende da conclusão de intervenções estruturais para voltar a integrar a malha aérea nacional.

Política / 18 de março de 2026 - 17H 16m

Filiação de senador Angelo Coronel reforça Republicanos e amplia articulação política na Bahia, avalia Josivaldo Santana

Filiação de senador Angelo Coronel reforça Republicanos e amplia articulação política na Bahia, avalia Josivaldo Santana
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

A filiação do senador Angelo Coronel ao Republicanos, anunciada na última terça-feira (17), repercutiu em todo o estado e também foi destacada pelo vereador Josivaldo Santana (União Brasil) durante pronunciamento na Câmara Municipal de Feira de Santana.

A chegada do parlamentar, segundo o edil, fortalece a estrutura da sigla e amplia a capacidade de articulação política, especialmente no interior da Bahia. Ao analisar o cenário, Josivaldo ressaltou que o Republicanos já possui uma base consolidada, com três deputados estaduais e três deputados federais, e que a entrada de Coronel eleva o peso político do partido, antecipando que o senador chega acompanhado de um grupo expressivo de lideranças, o que deve impulsionar ainda mais o crescimento da legenda no estado. “O Republicanos já tem uma base forte e agora recebe um time grande, que é o time do senador Coronel. Isso fortalece ainda mais o partido na Bahia”, declarou.

A movimentação ocorre em um momento de reorganização partidária com foco nas eleições de 2026 e é vista como estratégica para ampliar alianças e consolidar bases eleitorais. Neste contexto, o vereador destacou o perfil municipalista de Angelo Coronel e a relação próxima que o senador mantém com gestores públicos. “Coronel é um senador municipalista, muito presente. Os prefeitos reconhecem o trabalho dele e a atenção que ele dá aos municípios”, afirmou.

Josivaldo também enfatizou a atuação do senador junto às lideranças políticas, incluindo vereadores e prefeitos, destacando a presença ativa e o apoio direto às cidades baianas. Segundo ele, a chegada ao Republicanos não apenas fortalece o partido, mas também amplia a capacidade de atuação política voltada ao desenvolvimento dos municípios. Ao comentar a composição do grupo político, o edil citou nomes ligados ao senador, como o deputado federal Ângelo Filho e o prefeito João de Furão, avaliando que a união dessas lideranças deve contribuir para ampliar os resultados políticos da legenda no estado.

Por fim, Josivaldo Santana declarou confiança no desempenho eleitoral de Angelo Coronel e projetou um cenário favorável para o senador. “Tenho certeza que Coronel será reeleito e muito bem reeleito senador da República. A chegada dele ao Republicanos soma, fortalece e amplia o trabalho em favor do povo baiano”, concluiu.

Histórico

2019
set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2018
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2017
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2016
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2015
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2014
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2013
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2012
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2011
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2010
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2009
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2008
dez | nov