Um evento promovido pela Rede de Apoio e Atenção à Mulher de Feira de Santana reuniu representantes de instituições públicas, comunidade acadêmica e sociedade civil, na última semana, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, no centro da cidade. A iniciativa, realizada dentro da programação do Março Mulher, contou com o apoio do Centro Universitário Nobre (UNIFAN) e teve como foco o debate sobre direitos, valorização e enfrentamento à violência contra a mulher.
A ação integrou diferentes órgãos que atuam na proteção e garantia de direitos, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, o Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA), o Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb), a Ronda Maria da Penha, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) e a Casa Abrigo.
A programação contou com a participação das promotoras de Justiça Susila Ribeiro Machado e Nayara Valtércia Gonçalves Barreto. Entre as atividades, o público acompanhou a apresentação da peça teatral “Nem Amélias, nem Quitérias”, dirigida por Fernando Souza e encenada pelo Grupo Recorte de Teatro, além de momentos de diálogo sobre a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Para a UNIFAN, o apoio à iniciativa reforça o compromisso com a responsabilidade social e a formação cidadã. O pró-reitor Gustavo Checcucci destacou a importância de aproximar a comunidade acadêmica de ações com impacto direto na sociedade. “Apoiar iniciativas promovidas por instituições como o Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil contribui para fortalecer valores essenciais na formação dos nossos alunos, estimulando reflexões que ajudam na construção de uma sociedade mais consciente, inclusiva e igualitária”, afirmou.
O apoio ao evento integra as ações de responsabilidade social desenvolvidas pela instituição, que busca contribuir com projetos voltados à educação, cidadania e transformação social em Feira de Santana e região.
Saúde /
17 de março de 2026 - 07H 00m
O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, celebrou 42 anos de fundação no domingo (15), com uma missa em ação de graças no Santuário Santo Antônio dos Capuchinhos. A data foi marcada também pela divulgação de resultados expressivos da unidade, que registrou crescimento de 31,8% nos atendimentos em 2025.
Referência em média e alta complexidade e considerado o maior hospital público do interior da Bahia, o HGCA tem papel estratégico na assistência à saúde na região. Ao longo do ano, a unidade também registrou aumento de 83,43% no número de pacientes regulados aceitos.
Durante a celebração, a diretora-geral do hospital, Cristiana França, destacou a trajetória da instituição e os avanços conquistados. “O Clériston Andrade completa 42 anos com muito mais a comemorar. Ao longo desse tempo, construímos um hospital mais tecnológico, mais maduro em seus processos de trabalho e, acima de tudo, comprometido com o cuidado ao paciente e com a valorização dos profissionais”, afirmou.
Os indicadores de 2025 reforçam o crescimento da unidade. Os atendimentos de emergência tiveram aumento de 22,69%, enquanto o número de cirurgias realizadas cresceu 31,59%. Entre as especialidades, os destaques foram neurocirurgia, com crescimento de 43,07%, urologia, com 40,87%, e cirurgia torácica, com 38,43%. O hospital também ampliou em 63,66% a realização de exames e registrou aumento nas captações de órgãos, fortalecendo a rede de transplantes no estado.
Além da ampliação assistencial, o HGCA avançou na incorporação de tecnologias e na qualificação profissional. Em 2025, foram implantados serviços como teleneurocirurgia, diálise contínua e programas de residência médica e multiprofissional, consolidando o perfil de hospital de ensino e pesquisa.
A unidade também conquistou reconhecimento nacional e internacional pela qualidade no atendimento a pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC), sendo certificada com um prêmio mundial de excelência.
“Estamos vivendo um momento de maturidade institucional. O hospital seguirá avançando em tecnologia, ensino e pesquisa, mas sempre com foco na humanização. Não basta investir em equipamentos e processos se não houver acolhimento e respeito ao paciente”, pontuou França.
Entre os próximos investimentos previstos estão a ampliação de leitos de UTI, a implantação do Centro de Ensino e Pesquisa, a reforma de enfermarias e a instalação de um novo serviço de hemodinâmica, que permitirá a realização de exames e procedimentos de alta complexidade na própria unidade.
Saúde /
16 de março de 2026 - 21H 13m
A ausência de pacientes em consultas e exames agendados tem impactado diretamente o funcionamento da rede municipal de saúde, em Feira de Santana, neste ano. Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que 39.511 atendimentos deixaram de ser realizados por falta de comparecimento dos usuários, o que representa 9,6% dos 411.434 agendamentos feitos no período.
Do total, foram 298.160 exames e 113.274 consultas marcados ao longo do ano. Segundo a pasta, cada vaga não ocupada poderia ter sido destinada a outro paciente que aguarda atendimento, o que compromete a organização da rede e amplia o tempo de espera.
O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, destaca a importância de avisar com antecedência em caso de impossibilidade de comparecimento. “Sabemos que imprevistos acontecem e que, em alguns momentos, o paciente realmente não consegue comparecer. Mas, sempre que for possível, é muito importante avisar ou cancelar o agendamento com antecedência. Assim, conseguimos disponibilizar a vaga para outra pessoa que também está aguardando atendimento”, orienta.
O gestor ressalta que o tema exige sensibilidade, já que a ausência pode ocorrer por diferentes motivos, como incompatibilidade de horário, compromissos de trabalho, melhora do quadro clínico ou falhas na comunicação. “É uma situação que precisa ser tratada com equilíbrio. Muitas vezes o paciente enfrenta dificuldades reais para comparecer. Por isso, nosso compromisso é seguir aprimorando o acesso, a comunicação e a organização da rede. Ao mesmo tempo, quando há aviso prévio, conseguimos reaproveitar a vaga para outro paciente que também precisa”, explica Rodrigo Matos.
Para acompanhar os agendamentos, o cidadão pode utilizar o aplicativo ou conferir as mensagens enviadas ao celular pela Central Municipal de Regulação. Também é possível procurar a unidade de saúde para verificar se a consulta ou exame foi marcado. Em caso de impossibilidade de comparecimento, o cancelamento pode ser feito pelo WhatsApp, por meio do número (75) 99184-9093.
Bahia /
16 de março de 2026 - 16H 02m
Um grave engavetamento envolvendo nove veículos deixou uma pessoa morta e outras seis feridas na tarde desta segunda-feira (16), na BR-324, no trecho do município de Amélia Rodrigues, no sentido Salvador.
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta das 13h e envolveu carros de passeio, um caminhão e uma carreta. O impacto da colisão foi considerado forte.
Imagens que repercutem nas redes sociais mostram a dimensão do acidente. Um dos carros ficou completamente destruído, reduzido a ferragens, enquanto um caminhão saiu da pista e acabou tombando em uma vala às margens da rodovia.
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia foram acionadas e se deslocaram rapidamente até o local para prestar socorro às vítimas. Algumas pessoas precisaram ser retiradas das ferragens.
Por causa do acidente, o trânsito na BR-324 ficou parcialmente interditado e motoristas precisaram utilizar o acostamento para conseguir seguir viagem no trecho. As circunstâncias do engavetamento ainda serão investigadas pela Polícia Rodoviária Federal.
Política /
16 de março de 2026 - 15H 42m
Com o avanço das movimentações políticas visando as eleições de 2026, lideranças já começam a definir os primeiros apoios para as disputas à Assembleia Legislativa da Bahia e à Câmara dos Deputados. Em Feira de Santana, o vereador Josivaldo Santana (União Brasil) tornou público os nomes que terão o seu apoio no próximo pleito.
O edil confirmou, em entrevista ao Blog do Velame, que irá apoiar a reeleição do deputado federal Diego Coronel (sem partido) e a pré-candidatura do prefeito reeleito de Coração de Maria, João de Furão (PSD), para deputado estadual. Na oportunidade, assegurou ainda que o grupo político está mobilizado para fortalecer o projeto de reeleição do senador Angelo Coronel (sem partido).
De acordo com Josivaldo, o trabalho político já começou na segunda maior cidade do estado e em municípios da região, com o objetivo de construir uma base sólida de apoio às candidaturas. “Em Feira de Santana e toda a região vamos lutar para trazer uma votação expressiva e garantir a reeleição do nosso senador Coronel. Também já estamos caminhando pela cidade levando o nome do nosso federal Diego Coronel e do nosso estadual João de Furão”, afirmou.
Ao comentar sobre o apoio a João de Furão, o vereador destacou o desempenho eleitoral do gestor em Coração de Maria. “João de Furão teve a maior reeleição da história de Coração de Maria. Estamos aí envolvidos e dedicados nessa eleição da pré-candidatura de João de Furão e na reeleição do deputado Diego Coronel. Para a gente vai ser uma luta bonita, porque vamos trabalhar incansavelmente no decorrer desse ano todo até o dia 4 de outubro para trazer êxito para as campanhas de ambos”, concluiu ao blog.
João de Furão chega ao cenário estadual após consolidar forte aprovação política em Coração de Maria. Nas eleições municipais mais recentes, foi reeleito prefeito com ampla vantagem nas urnas, resultado que o credenciou dentro do grupo político para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia.
Já Diego Coronel, que atualmente exerce mandato na Câmara dos Deputados, passou recentemente por uma reconfiguração política. Ao lado do pai, o senador Angelo Coronel, rompeu com a base do governo do Estado e deve disputar as eleições de 2026 alinhado ao grupo de oposição na Bahia.
Política /
16 de março de 2026 - 14H 57m
Uma indicação apresentada na Câmara Municipal de Feira de Santana propõe a reabertura dos retornos de veículos atualmente fechados, nos dois sentidos da avenida Maria Quitéria. A sugestão é de autoria do vereador Professor Ivamberg (PT) e foi encaminhada ao prefeito José Ronaldo e aos órgãos responsáveis pela gestão do trânsito no município.
Ao apresentar a proposta, o edil argumentou que a avenida Maria Quitéria é uma das principais vias da cidade e concentra, diariamente, um grande fluxo de veículos, sendo fundamental a adoção de medidas que contribuam para melhorar a mobilidade urbana na região.
Ainda de acordo com Ivamberg, os retornos foram fechados em 2019, durante a gestão do ex-prefeito Colbert Martins, após decisão da então Superintendência Municipal de Trânsito (SMT). À época, a justificativa apresentada foi a de que o fechamento ajudaria a garantir maior fluidez e segurança ao tráfego.
No entanto, o vereador avalia que o resultado não correspondeu ao esperado. “O impacto buscado de amenização do tráfego na avenida não justifica a medida de fechamento dos retornos, uma vez que há uma grande concentração e engarrafamento de veículos naqueles retornos que permaneceram abertos”, argumenta.
Para o parlamentar, a reabertura dos retornos pode favorecer o melhor aproveitamento da via, reduzir as distâncias percorridas pelos motoristas e contribuir para diminuir riscos de infrações de trânsito e acidentes envolvendo condutores e pedestres.
Política /
16 de março de 2026 - 11H 15m
Dados do Portal da Transparência apontam que o Governo do Estado realizou 207 pagamentos ao Banco Master entre 2023 e fevereiro de 2026, totalizando R$ 49,2 milhões. As informações foram divulgadas pelo jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, em coluna publicada no domingo (15).
De acordo com os registros, apenas em 2024 foram pagos R$ 47,4 milhões em operações relacionadas à antecipação de créditos provenientes de precatórios do Fundef. Além disso, reportagem publicada no sábado (14) pelo site Metrópoles afirma que o empresário baiano Augusto Lima, ex-CEO do Banco Master, teria operado um esquema de pagamento de propina para empresas com políticos como sócios ocultos.
Segundo a publicação, a Polícia Federal teria identificado que uma das empresas que recebeu recursos estaria registrada em nome da esposa de um secretário de Estado com conexões com o PT baiano.
Em nota enviada após a publicação da coluna de O Globo, a Secretaria da Administração do Estado da Bahia afirmou que os pagamentos não representam contratação direta do Estado com a instituição financeira.
“A Secretaria da Administração do Estado da Bahia esclarece que os pagamentos citados em coluna publicada no jornal O Globo, em 15/03, não se referem à contratação ou relação direta do Estado com a instituição financeira mencionada. Os valores, registrados no Portal da Transparência, resultam da antecipação de créditos feita por opção de servidores da Educação que têm direito a precatórios do Fundef, conforme a Emenda Constitucional 114/2021 aprovada pelo Congresso Nacional”, informou.
A pasta também explicou que a legislação permite aos servidores anteciparem os valores junto a instituições financeiras credenciadas, por meio da cessão do direito de recebimento.
“A lei permite ao servidor antecipar o crédito com instituição financeira credenciada, por cessão do direito de recebimento e sem intervenção do Estado, que se limita ao pagamento das parcelas do acordo. Os valores antecipados são direcionados à instituição que passou a ser titular do crédito, conforme escolha do servidor”, diz outro trecho da nota.
Segundo o Palácio de Ondina, o Banco Master foi uma das instituições credenciadas e autorizadas pelos servidores a receber os créditos.
“O referido banco se credenciou e foi autorizado pelos servidores a receber os respectivos créditos. O credenciamento é público, segue critérios de controle externo e permanece aberto a novas instituições que atendam às regras, sendo praticado também em outras unidades da federação conforme a lei”, conclui a secretaria.
Política /
16 de março de 2026 - 11H 09m
As ações voltadas ao controle populacional de cães e gatos e à proteção dos animais passam a ganhar reforço em Feira de Santana com a criação do Dia Municipal da Castração Animal. A medida foi oficializada por meio da Lei Municipal nº 4.410, sancionada pelo prefeito José Ronaldo (União Brasil), após aprovação da Câmara Municipal.
A legislação estabelece que a data será celebrada anualmente em 4 de outubro, com a promoção de campanhas e iniciativas voltadas à castração de cães e gatos, além de outras ações de cuidado e proteção animal.
De autoria do vereador Galeguinho (União Brasil), a lei também incentiva a realização de campanhas públicas e privadas de esterilização, vacinação e identificação animal, consideradas estratégias importantes para reduzir o número de animais abandonados nas ruas da cidade.
Outro objetivo da legislação é estimular a conscientização da população sobre a guarda responsável, a adoção e o bem-estar animal, contribuindo para diminuir os casos de abandono, doenças e maus-tratos. Entre as iniciativas previstas está a realização de mutirões de castração gratuitos ou a baixo custo, priorizando animais em situação de rua e aqueles pertencentes a famílias de baixa renda.
A programação do Dia Municipal da Castração Animal também poderá incluir palestras, ações educativas e orientações em escolas, praças e instituições públicas. A lei ainda permite a formação de parcerias com clínicas veterinárias, universidades, organizações não governamentais, protetores independentes e outras entidades ligadas à causa animal.
Cultura /
16 de março de 2026 - 07H 00m
A música instrumental volta a ganhar espaço em Feira de Santana no próximo domingo (22), quando será realizada a primeira edição do “Jam na CUCA Circula” no Parque da Lagoa Grande. A programação começa às 16h e promete reunir público, músicos e artistas em um fim de tarde dedicado à cultura e ao lazer.
O evento contará com a apresentação da banda base da Jam na CUCA, projeto de música instrumental já conhecido do público feirense. Nesta edição especial, o palco também receberá as instrumentistas convidadas Kleide Lessa, Laninha Lopes e Débora Rodrigues, em uma celebração ao mês da mulher e ao talento feminino na cena musical da cidade.
Além da música ao vivo, o público poderá conferir o “Varal da Jam”, espaço que reunirá expositoras com produtos de gastronomia, acessórios e outros itens. A proposta é integrar arte, economia criativa e o clima de lazer que marca os domingos no Parque da Lagoa Grande.
O Jam na CUCA Circula é um projeto itinerante que busca levar a música instrumental para diferentes espaços públicos de Feira de Santana, ampliando o acesso à cultura e incentivando o encontro entre artistas e público. A primeira edição na Lagoa Grande promete unir música, convivência e o pôr do sol como cenário para uma experiência cultural ao ar livre.
A edição do Diário Oficial do Município da última sexta-feira, 13 de março, publicou a Dispensa de Licitação nº 58-2026-09D, que autoriza a contratação emergencial de empresa para prestação de serviços terceirizados na Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana.
De acordo com a publicação, o Fundo Municipal de Educação realizou a contratação, em caráter emergencial e temporário, de uma empresa especializada em terceirização de mão de obra para serviços gerais e administrativos voltados ao funcionamento da Secretaria.
A empresa contratada é a Angra Serviços Ltda, com valor global estimado de R$ 7.601.377,92. A contratação foi realizada por dispensa de licitação, com base no artigo 75, inciso VIII, da Lei Federal nº 14.133/2021, dispositivo que permite a contratação direta em situações emergenciais, quando há risco de prejuízo à continuidade de serviços públicos.
Segundo o extrato do contrato publicado no Diário Oficial, o acordo terá prazo de vigência de até seis meses. O contrato foi assinado em 11 de março de 2026, após parecer favorável da Procuradoria Geral do Município, e ratificado pelo gestor do Fundo Municipal de Educação, Pablo Roberto.
Mais de 300 carteiras de identificação destinadas a pessoas com transtorno do espectro autista, fibromialgia e anemia falciforme já foram emitidas pela Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana somente neste ano. Os documentos garantem maior reconhecimento dessas condições e contribuem para assegurar direitos como prioridade no atendimento em serviços públicos e privados.
Entre os documentos disponibilizados está a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). Nos quatro últimos meses de 2025, foram confeccionadas 124 carteiras no município. Já em 2026, até esta quarta-feira (13), outras 72 pessoas com autismo receberam o documento.
A CIPTEA é gratuita e pode ser solicitada de forma simples pela internet ou presencialmente. Pelo site oficial da Prefeitura, o interessado pode realizar o cadastro on-line preenchendo um formulário com os dados da pessoa com transtorno do espectro autista e do responsável legal, no caso de crianças, adolescentes ou pessoas incapazes, além de anexar os documentos necessários para validação.
Adultos autistas com autonomia podem preencher o requerimento diretamente na plataforma digital. Já para crianças e adolescentes, a solicitação deve ser feita pelos pais ou responsáveis. A iniciativa busca facilitar o acesso ao documento e dar mais agilidade ao processo de emissão.
Para solicitar a carteira, é necessário apresentar RG e CPF da pessoa com autismo e do responsável, uma foto recente, laudo médico contendo a Classificação Internacional de Doenças (CID), com assinatura e carimbo do médico, além do exame de tipagem sanguínea. Todos os documentos devem ser digitalizados e anexados ao sistema durante o cadastro.
Além da CIPTEA, a Secretaria Municipal de Saúde também emite carteiras de identificação para pessoas com fibromialgia e para cidadãos com anemia falciforme. Somente neste ano, já foram confeccionadas 219 carteiras para pessoas com fibromialgia e 29 para pacientes com anemia falciforme.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, a iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a inclusão e o reconhecimento das necessidades específicas da população. “Essas carteiras representam um importante instrumento de garantia de direitos. Elas ajudam a assegurar atendimento prioritário e a dar mais visibilidade às pessoas que convivem com essas condições, fortalecendo as políticas públicas de inclusão e cuidado no município”, afirmou.
A solicitação das carteiras também pode ser feita presencialmente. O pedido da CIPTEA e da carteira para pessoas com fibromialgia pode ser realizado na Divisão de Informações da Secretaria Municipal de Saúde, localizada na avenida Getúlio Vargas. Já a carteirinha destinada às pessoas com anemia falciforme é emitida pelo programa municipal que funciona no bairro Kalilândia.
A Prefeitura de Feira de Santana intensificou, na sexta-feira (13), a fiscalização em postos de combustíveis da cidade para acompanhar os preços praticados nas bombas e verificar o cumprimento da redução no valor do óleo diesel anunciada pelo Governo Federal. A ação é coordenada pela Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Feira de Santana e também monitora os recentes reajustes registrados no preço da gasolina.
A operação ocorre após a desoneração de impostos federais que incidem sobre o diesel, medida que representa uma redução aproximada de R$ 0,64 no valor do combustível nas refinarias. Duas equipes de fiscalização foram mobilizadas e estão distribuídas em diferentes regiões da cidade, recolhendo notas fiscais de compra dos postos para verificar se a redução no custo de aquisição está sendo repassada ao consumidor.
De acordo com as normas vigentes, os estabelecimentos só podem manter os preços anteriores caso comprovem, por meio de notas fiscais, que o combustível disponível ainda pertence a estoques adquiridos antes da vigência da desoneração. Caso seja constatado que o produto já foi comprado com valor reduzido e o preço final não tenha sido ajustado nas bombas, o posto poderá ser autuado.
Além da verificação relacionada ao diesel, as equipes também monitoram o aumento no preço da gasolina registrado na última quarta-feira (11). O reajuste foi influenciado pela valorização do petróleo no mercado internacional, o que elevou o preço médio do litro nas refinarias para cerca de R$ 3,10.
Em Feira de Santana, o preço médio da gasolina encontrado na maioria dos postos gira em torno de R$ 6,93, podendo chegar a R$ 6,98 em alguns estabelecimentos. Segundo o superintendente do órgão, Maurício de Carvalho, a análise das notas fiscais de compra indica que o reajuste segue dentro da margem considerada normal.
“Verificamos que o valor de compra nas distribuidoras subiu para cerca de R$ 5,75. O repasse nas bombas tem se mantido em uma margem média de 30%. Enquanto cidades como Salvador já registram preços entre R$ 7,49 e R$ 7,69, Feira de Santana ainda mantém valores abaixo dos R$ 7,00 devido ao monitoramento constante realizado”, explicou.
O trabalho técnico da fiscalização utiliza as notas fiscais de aquisição junto às distribuidoras para calcular o percentual de lucro aplicado pelos estabelecimentos. Caso o valor repassado ao consumidor ultrapasse o patamar considerado razoável sobre o custo de compra, pode ser aberta investigação por suspeita de prática abusiva.
A orientação aos consumidores é que sempre solicitem a nota fiscal no momento do abastecimento, medida que contribui para garantir transparência nas relações de consumo e fortalecer as ações de fiscalização.
Uma operação de fiscalização realizada em farmácias de Feira de Santana, entre o final de fevereiro e o início de março, resultou na visita a 47 estabelecimentos e na lavratura de cinco autos de constatação por descumprimento de normas previstas no Código de Defesa do Consumidor. A ação teve como objetivo garantir que a população tenha acesso a produtos seguros e a um atendimento adequado em estabelecimentos que comercializam itens ligados à saúde.
Durante as vistorias, as equipes da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Feira de Santana identificaram irregularidades como a comercialização de produtos com prazo de validade vencido, ausência de clareza na exposição de preços e problemas relacionados às formas de pagamento oferecidas aos consumidores. Nos casos em que foram encontrados itens fora do prazo de validade, o descarte foi realizado imediatamente para evitar qualquer risco à saúde da população.
Segundo o superintendente do órgão, Antônio Maurício Santana de Carvalho, a retirada imediata desses produtos é uma medida necessária para garantir a segurança do consumidor. “Todas as vezes que identificamos produtos vencidos nas prateleiras, realizamos o descarte imediato. Esses produtos não retornam para o consumo”, explicou.
Um dos pontos que recebeu atenção especial durante a operação foi uma unidade localizada na Avenida Senhor dos Passos, responsável pela comercialização de insulina. No local, os fiscais constataram falhas na prestação de serviço em razão do tempo excessivo de espera nas filas, situação que atingia inclusive consumidores pertencentes a grupos prioritários, como idosos e crianças.
De acordo com o superintendente, a empresa justificou a demora no atendimento alegando déficit de pessoal. No entanto, ele destacou que cabe ao estabelecimento ajustar sua estrutura de funcionamento conforme a demanda. “Se há poucos funcionários e a procura é grande, a empresa precisa disponibilizar mais mão de obra para garantir um atendimento adequado ao consumidor. Por isso também foi lavrado auto de constatação por má prestação de serviço”, afirmou.
Os processos administrativos já estão em fase de instrução para que as empresas notificadas apresentem defesa. Caso as irregularidades sejam confirmadas após análise jurídica, as penalidades podem variar conforme a gravidade das infrações identificadas.
Entre as sanções previstas estão advertência, aplicação de multa e até suspensão temporária das atividades do estabelecimento. O período de suspensão será definido de acordo com o impacto da infração na comunidade e a gravidade da irregularidade constatada.
Consumidores que identificarem irregularidades em farmácias ou em qualquer outro estabelecimento comercial podem formalizar denúncia diretamente na sede da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Feira de Santana, localizada na Rua Alberto Oliveira, no Centro de Feira de Santana. O órgão reforça que a participação da população é fundamental para fortalecer as ações de fiscalização e garantir o cumprimento dos direitos previstos na legislação consumerista.
A Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) realizou, na manhã desta sexta-feira (13), uma operação de fiscalização na agência da Neoenergia Coelba localizada na rua Barão do Cotegipe, em Feira de Santana. A ação ocorre após o encerramento do prazo de 120 dias concedido à concessionária para adequação às normas previstas na legislação municipal que estabelece limites para o tempo de atendimento ao público.
A fiscalização foi conduzida por uma equipe formada por três advogados e três fiscais de serviços públicos do órgão. Durante a operação, os agentes verificaram o funcionamento do sistema de senhas e conversaram com consumidores que aguardavam atendimento, com o objetivo de avaliar se os prazos estabelecidos pela lei estão sendo cumpridos.
A unidade já havia sido formalmente notificada pelo Procon em 12 de fevereiro de 2026, por meio da Notificação nº 02/2026, assinada pelo superintendente Antônio Maurício Santana de Carvalho. O documento fixava o dia 11 de março como prazo final para que a concessionária promovesse os ajustes necessários no atendimento.
“Nosso corpo técnico está aqui solicitando as senhas e conversando com os consumidores para identificarmos se a lei está sendo devidamente cumprida. Se houver irregularidade, vamos lavrar um auto de constatação e abrir processo administrativo para que a empresa seja punida. A lei existe e deve ser cumprida”, afirmou o superintendente.
De acordo com a legislação sancionada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, o tempo de espera nas unidades da Coelba em Feira de Santana deve obedecer a critérios específicos. O prazo máximo padrão para atendimento é de 15 minutos. Em períodos de maior movimento, como vésperas de feriados ou nos primeiros e últimos dias do mês, o tempo pode chegar a 30 minutos, desde que haja justificativa visível ao público.
A legislação também determina que a concessionária mantenha um sistema de controle de senhas com registro de data e horário de chegada dos consumidores, mecanismo que permite a fiscalização do cumprimento da norma. Além disso, deve ser garantido atendimento prioritário a idosos, gestantes, lactantes, pessoas com deficiência e pessoas com crianças de colo.
O descumprimento das regras pode resultar em sanções administrativas que vão desde advertência até multa inicial de R$ 5 mil. Em caso de reincidência, o valor pode ser dobrado e a unidade infratora pode sofrer suspensão temporária das atividades. O Procon orienta que consumidores que identifiquem irregularidades podem registrar denúncias por meio do aplicativo Procon Feira de Santana, pelo site oficial da Prefeitura ou presencialmente na sede do órgão, localizada na rua Castro Alves, nº 635, no Centro da cidade.
Saúde /
13 de março de 2026 - 15H 24m
A Fundação Hospitalar de Feira de Santana, realiza, neste sábado (14) a abertura oficial da campanha Março Lilás, iniciativa voltada à promoção da saúde da mulher e à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças. A ação integra a programação especial em comemoração ao Mês da Mulher e mobiliza as unidades de saúde administradas pela autarquia municipal.
De acordo com a diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, a expectativa é superar os números alcançados na edição anterior da campanha, diante da grande procura registrada logo nos primeiros dias de agendamento.
“A nossa expectativa é superar os dados da campanha Março Lilás do ano passado. Abrimos o agendamento no dia 9 e, em apenas dois dias, conseguimos marcar 1.518 atendimentos entre exames e consultas com especialistas no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC), além de 1.040 exames de pequena e média complexidade no Centro de Diagnóstico por Imagem Antônio Lázaro (CMDI II), localizado no bairro Baraúnas. No Ambulatório de Saúde da Mulherjá foram agendados 400 atendimentos para este sábado, durante a abertura da campanha”, destacou.
Os números reforçam a importância das ações voltadas à saúde feminina no município. Em 2025, o CMPC realizou 58.817 atendimentos entre os meses de janeiro e dezembro. Somente durante o período da campanha Março Lilás foram registrados 6.461 atendimentos entre consultas e exames.
No CMDI II – Centro de Diagnóstico por Imagem Antônio Lázaro, também localizado no bairro Baraúnas, foram realizados 86.336 atendimentos ao longo de 2025, sendo 5.693 apenas durante o período da campanha.
Outro importante equipamento público é a Casa de Parto Natural (CPN), localizada no bairro Feira VII, que tem contribuído para reduzir a demanda de atendimentos de urgência no Hospital Inácia Pinto dos Santos, conhecido como Hospital da Mulher. Entre 2024 e 2025, a unidade realizou 2.042 atendimentos, incluindo cerca de 200 partos no período.
O Ambulatório de Saúde da Mulher também registrou números expressivos em 2025, com 34.790 atendimentos entre janeiro e dezembro. Durante a campanha Março Lilás foram contabilizados 2.953 atendimentos.
Entre os serviços ofertados estão consultas em ginecologia e obstetrícia, que somaram cerca de 6 mil atendimentos no ano passado, além de aproximadamente 1.100 inserções de métodos contraceptivos de longa duração, 2.446 consultas de pré-natal de alto risco e 2.183 atendimentos relacionados ao planejamento familiar.
Durante todo o período da campanha, as unidades CMPC, CMDI I – Dr. Eugênio Laurine, localizado na Avenida Maria Quitéria, CMDI II – Antônio Lázaro, no bairro Baraúnas, e o Ambulatório de Saúde da Mulher, na Rua Caitité, 550, no bairro Jardim Cruzeiro, estarão abertas para atendimento da população de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 13h. Os agendamentos continuam sendo realizados ao longo de todo o mês da campanha em todas as unidades administradas pela Fundação Hospitalar.
Bahia /
13 de março de 2026 - 12H 38m
A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor da Bahia (Procon-BA) notificou a Acelen, empresa responsável pela administração da Refinaria de Mataripe, para prestar esclarecimentos sobre os sucessivos aumentos nos preços dos combustíveis registrados na Bahia nos últimos 30 dias. A medida foi adotada após novos reajustes nos valores da gasolina e do diesel vendidos às distribuidoras no estado.
A empresa terá prazo de cinco dias para apresentar informações detalhadas sobre os reajustes aplicados na gasolina comum, gasolina aditivada, diesel comum, diesel S-10 e etanol. O órgão também solicitou documentos que comprovem os custos de aquisição e expliquem a formação dos preços praticados pela companhia.
A notificação integra a operação “De olho no preço”, iniciada pelo Procon-BA na quinta-feira (12), com o objetivo de monitorar e fiscalizar a formação dos preços dos combustíveis no estado. Durante a ação, agentes do órgão estão cruzando dados repassados pela refinaria com os valores praticados nos postos de combustíveis, a fim de verificar se os aumentos repassados aos consumidores possuem justificativa econômica ou se podem ser considerados abusivos.
Segundo o diretor de fiscalização do Procon-BA, Iratan Vilas Boas, a iniciativa busca coibir práticas de elevação de preços sem justa causa, vedadas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). “Estamos cruzando os dados da refinaria com os dos postos para identificar se os aumentos repassados à população são abusivos ou se carecem de fundamento econômico. O consumidor é a parte vulnerável e não pode ser penalizado por oscilações injustificadas”, afirmou.
O Procon-BA informou ainda que o descumprimento da notificação poderá resultar em sanções administrativas, incluindo aplicação de multas e abertura de processos administrativos contra a empresa. No mesmo período em que a operação foi iniciada, a Refinaria de Mataripe anunciou novo reajuste nos preços da gasolina e do diesel para as distribuidoras na Bahia. No caso do diesel, o aumento chegou a cerca de 20%.
Segundo a Acelen, a política de preços adotada pela empresa considera variáveis de mercado, como o custo internacional do petróleo, variações cambiais e despesas logísticas, podendo resultar em ajustes para cima ou para baixo. Em nota, a companhia afirmou que pratica uma política de preços transparente, baseada em critérios técnicos e alinhada às práticas internacionais do setor.
De acordo com a empresa, o reajuste na gasolina foi de 7,5%, com o preço do litro passando de R$ 2,8845 para R$ 3,1018 para os revendedores. O valor é o maior registrado desde 2 de outubro de 2025, quando o combustível foi comercializado a R$ 2,8940.
Uma denúncia anônima levou ao resgate de cerca de 100 jabutis, na tarde da última quinta-feira (12), em um terreno de uma casa abandonada no município de Conceição do Jacuípe, a cerca de 27 km de Feira de Santana. A ação foi realizada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).
De acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Conceição do Jacuípe, que também participou da operação, os animais estavam em situação irregular e foram recolhidos para garantir a proteção e preservação da espécie. No momento do resgate, ninguém foi encontrado no imóvel. Segundo relatos de vizinhos repassados à secretaria, a casa não é frequentada por moradores.
Após serem retirados do local, os jabutis foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde passarão por avaliação veterinária, período de reabilitação e cuidados especializados antes de serem devolvidos ao habitat natural.
Vale ressaltar que o jabuti é um animal silvestre protegido pela legislação ambiental brasileira. A manutenção de espécies da fauna silvestre em cativeiro sem autorização de órgãos competentes, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, é considerada crime ambiental.
A prática está prevista na Lei de Crimes Ambientais, que estabelece penalidades como multa e pena de detenção para quem mantém animais silvestres de forma ilegal. A legislação prevê detenção de seis meses a um ano, além de multa, para quem mantém, vende, expõe à venda, transporta ou guarda animais da fauna silvestre sem autorização ou licença do órgão ambiental competente.
Além das penalidades criminais, os animais apreendidos costumam ser encaminhados para centros de triagem, onde passam por avaliação veterinária, reabilitação e, quando possível, são devolvidos ao ambiente natural.
Política /
13 de março de 2026 - 07H 30m
A adoção de rondas policiais extensivas em horários estratégicos e a ampliação do sistema de videomonitoramento em bairros e comunidades com maior registro de ocorrências de violência são medidas que podem contribuir para melhorar a Segurança Pública em Feira de Santana. As solicitações são do vereador Ron do Povo (PP), que encaminhou indicações ao comandante do Comando de Policiamento da Região Leste (CPR-L), tenente-coronel Michel Alexander Müller, e ao secretário municipal de Prevenção à Violência, Luziel Andrade de Oliveira.
Ao discursar na sessão d quinta-feira (12) da Câmara Municipal, o vereador relatou que sua família também foi vítima recente da criminalidade. Segundo ele, o filho foi assaltado na porta de casa há poucos dias e ficou emocionalmente abalado após o ocorrido. Para Ron, a situação reforça a preocupação com a Segurança Pública em Feira de Santana e a necessidade de ampliar ações preventivas.
Neste sentido, o vereador disse que a intensificação das rondas da Polícia Militar, especialmente nos períodos noturnos e de maior fluxo de pessoas, pode contribuir para a prevenção de delitos, aumentar a sensação de segurança e fortalecer a ordem pública.
O edil ponderou, ainda, que a ampliação e instalação de câmeras de videomonitoramento podem reforçar as ações de prevenção à violência, auxiliar o trabalho das forças de Segurança Pública e contribuir para a identificação de ocorrências. De acordo com ele, a utilização dessa tecnologia em pontos estratégicos também pode ajudar a inibir práticas criminosas e ampliar a proteção à população.
Um novo reajuste no preço dos combustíveis foi anunciado nesta quinta-feira (12), pela Acelen, empresa responsável pela Refinaria de Mataripe, na Bahia. O aumento é o terceiro em menos de dez dias e já começa a refletir nas bombas dos postos em cidades como Feira de Santana, onde o diesel pode registrar elevação de até 20%.
De acordo com os novos valores divulgados para as distribuidoras, o diesel S500 passou de R$ 4,08 para R$ 4,89 por litro, uma alta de 20%. Já o diesel S10 subiu de R$ 4,18 para R$ 4,99, registrando aumento de 19,5%. A gasolina também teve reajuste e passou de R$ 3,05 para R$ 3,27 por litro, o que representa acréscimo de 7,4%.
Segundo a Acelen, a política de preços da refinaria segue critérios de mercado e leva em consideração fatores como o custo do petróleo no cenário internacional, a variação cambial e os custos logísticos de frete. A empresa afirma que os valores podem variar conforme o comportamento dessas variáveis econômicas.
Em nota, a companhia destacou que adota práticas internacionais de precificação e que os contratos firmados com clientes preveem a possibilidade de ajustes escalonados conforme o cenário do mercado.
A sequência de aumentos ocorre em meio à forte instabilidade no mercado internacional de petróleo. Na última segunda-feira (9), o preço do barril chegou ao patamar de US$ 120, impulsionado pelo agravamento de conflitos geopolíticos no Oriente Médio, envolvendo grandes produtores de petróleo.
No Brasil, o Governo Federal anunciou medidas para tentar conter o impacto da alta nos combustíveis. Entre elas, está a decisão de zerar as alíquotas de PIS e Cofins sobre o diesel, com o objetivo de reduzir os efeitos da escalada de preços provocada pelo cenário internacional.
Atualmente, a Refinaria de Mataripe é a única refinaria privada de grande porte em operação no país. A unidade pertencia à Petrobras e foi privatizada durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Hoje, é controlada pela Acelen, empresa de energia criada pelo fundo Mubadala Capital, dos Emirados Árabes Unidos.
Segundo a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), a guerra envolvendo o Irã já provocou aumento de cerca de 10% no preço do diesel S10 nas distribuidoras nesta semana. A entidade estima que a variação represente cerca de R$ 0,60 por litro e alerta para a possibilidade de novas pressões sobre os preços caso o cenário internacional permaneça instável.
A Prefeitura de Feira de Santana publicou, nesta quinta-feira (12), o resultado final do Processo Seletivo nº 001/2026, destinado à contratação temporária de professores por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA).
A seleção foi realizada por análise curricular, conforme previsto no Edital nº 001/2026, e tem como objetivo reforçar o quadro de profissionais da rede municipal de ensino. Segundo a administração municipal, a divulgação do resultado representa mais uma etapa no processo de fortalecimento da educação pública no município, contribuindo para a continuidade das atividades pedagógicas e para o atendimento das demandas da rede escolar.
Os candidatos podem consultar o resultado final no site oficial da Prefeitura e também no Diário Oficial do Município, conforme estabelecido no item 1.4 do edital.