A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) realizará, na quarta-feira (18), às 14h, o 1º Seminário “Reflexões sobre a saúde da população LGBTQIAPN+”. O evento acontecerá no auditório V do módulo 7 da universidade e está com inscrições abertas por meio de QR Code disponibilizado pela organização.
A iniciativa tem como objetivo promover reflexões sobre a construção de uma saúde mais equitativa e respeitosa, reunindo experiências acadêmicas e práticas profissionais voltadas ao fortalecimento das políticas de diversidade, direitos e cuidado integral da população LGBTQIAPN+.
A programação contará com palestras e apresentações de projetos voltados à saúde coletiva e à atenção à diversidade. Entre os temas previstos estão letramento em saúde LGBTQIAPN+, com o enfermeiro e doutorando em Saúde Coletiva Valterney Morais, além da apresentação do projeto de extensão “Formação sobre uso do nome social na atenção primária em saúde na cidade de Feira de Santana”, conduzida pelo estudante de Medicina da Uefs Roberto Giuliano.
Também integram a programação a apresentação do projeto “Direito de Existir”, com a graduanda em Direito Isis Ricardo Santos, a palestra sobre consulta ginecológica para mulheres lésbicas, com a sanitarista Sandra Brignol, e a discussão sobre abordagem em saúde de homens e mulheres trans, ministrada pela médica ginecologista e psicóloga Renata Soraia.
O seminário conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Uefs e do Núcleo de Pesquisa em Saúde Coletiva, sendo aberto à comunidade acadêmica e ao público externo. Os participantes receberão certificado de 4 horas.
12 de março de 2026 - 16H 37m
A Procuradoria Geral do Município (PGM) passará a funcionar em um novo endereço a partir de segunda-feira (16), em Feira de Santana. A mudança tem como objetivo melhorar a estrutura de trabalho do órgão e oferecer melhores condições de atendimento ao público.
A nova sede está localizada na avenida Maria Quitéria, nº 1139, no Centro da cidade. Com a transferência das atividades, a equipe técnica e administrativa já iniciou os preparativos para a ocupação do imóvel, garantindo a continuidade das demandas processuais e consultivas da administração municipal.
De acordo com o procurador-geral do Município, Guga Leal, a mudança integra um conjunto de melhorias estruturais promovidas pela Prefeitura em diferentes setores da administração pública.
Segundo ele, o novo espaço oferece uma estrutura mais ampla e adequada às necessidades da Procuradoria, contribuindo para a organização das atividades jurídicas e facilitando o acesso da população ao serviço.
O atendimento ao público na nova unidade seguirá o horário normal de expediente, mantendo os serviços prestados à comunidade feirense.
A Polícia Federal (PF) cumpriu seis mandados de busca e apreensão, na quarta-feira (11), em Feira de Santana, no âmbito da Operação Cancro Cítrico, que investiga um suposto esquema de fraude eletrônica envolvendo contas bancárias. Entre os alvos da investigação está um ex-gerente da Caixa Econômica Federal, suspeito de participar do esquema.
De acordo com as apurações, o investigado teria utilizado acessos fraudulentos a contas de clientes da instituição bancária para realizar transferências de valores. O dinheiro era enviado para um grupo de pessoas, incluindo empresas ligadas ao próprio suspeito, e posteriormente retornava para seu proveito.
As diligências têm como objetivo apreender materiais relacionados aos crimes investigados, como dispositivos eletrônicos, meios de armazenamento de moedas digitais, instrumentos possivelmente utilizados na prática das fraudes e outros elementos considerados importantes para o aprofundamento das investigações.
Além das buscas, a Justiça autorizou o afastamento dos sigilos telemático, bancário e fiscal dos investigados. Também foi determinado o bloqueio de valores existentes em contas bancárias e outros ativos financeiros até o limite de R$ 1,3 milhão, valor que corresponde ao montante estimado das transações fraudulentas identificadas até o momento.
Segundo a Polícia Federal, caso as suspeitas sejam confirmadas, as condutas podem caracterizar os crimes de furto qualificado mediante fraude e associação criminosa, além de outros delitos que eventualmente sejam identificados ao longo das investigações.
Política /
12 de março de 2026 - 14H 18m
A Justiça Eleitoral de Feira de Santana julgou improcedente, nesta terça-feira (10), a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) que acusava o presidente do Democracia Cristã (DC), Colbert Martins, e o prefeito José Ronaldo (União Brasil) de abuso de poder político e econômico nas eleições municipais de 2024. A ação havia sido movida pela coligação “Pra Fazer o Futuro Acontecer” e pelo deputado federal Zé Neto (PT).
Na decisão, o juiz eleitoral Wagner Ribeiro Rodrigues afirmou que os autores da ação não apresentaram provas suficientes para comprovar as irregularidades apontadas. Segundo o magistrado, condenações por abuso de poder exigem evidências objetivas e robustas, não podendo se basear apenas em suposições ou indícios frágeis.
Entre as acusações apresentadas estavam suposta compra de votos, distribuição irregular de combustível e realização de eventos considerados irregulares durante o período eleitoral. No entanto, ao analisar o caso, o juiz entendeu que os elementos apresentados no processo não demonstraram gravidade suficiente para caracterizar abuso de poder ou comprometer a lisura do pleito.
Sobre a denúncia de distribuição de combustível no Posto Matarazzo, a sentença aponta que os depoimentos colhidos foram inconclusivos. O magistrado também mencionou o arquivamento de um inquérito policial que investigava o mesmo fato por falta de justa causa.
A ação também citava a participação do cantor Deivison Santos, atual suplente conhecido nas urnas como “Polly, O Polêmico”. Neste ponto, a Justiça Eleitoral entendeu que o uso da imagem do artista não caracterizou showmício, já que não houve apresentações musicais performáticas nem comprovação de gastos excessivos.
Em relação às contratações realizadas pela Prefeitura de Feira de Santana em ano eleitoral, o juiz afirmou que não ficou demonstrada finalidade eleitoreira ou indicação política nas nomeações analisadas. Além de Colbert Martins e José Ronaldo, a decisão também beneficia os políticos Pablo Roberto (PSDB) e Raimundo Araújo Júnior (PL), que eram citados na ação.
Ao final da sentença, o magistrado concluiu que não foram preenchidos os requisitos de gravidade necessários para comprometer a legitimidade do resultado eleitoral, mantendo assim a validade do pleito realizado em 2024.
Política /
12 de março de 2026 - 08H 30m
O ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, afirmou, na quarta-feira (11), que vai acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) para pedir a apuração do que classificou como vazamento criminoso de dados sigilosos divulgados na imprensa. O requerimento foi protocolado no mesmo dia e também solicita a investigação de possível motivação política para a divulgação das informações em período pré-eleitoral.
Na solicitação, Neto afirma que também se colocará à disposição das autoridades para prestar esclarecimentos. “Ainda no dia de hoje, nós estamos dando entrada junto ao Supremo Tribunal Federal e à Procuradoria Geral da República com um requerimento solicitando que se apure o vazamento criminoso de dados sigilosos, um vazamento manipulado que foi amplamente noticiado na imprensa no dia de hoje. Neste mesmo requerimento, eu vou me colocar inteiramente à disposição desses dois órgãos para prestar qualquer tipo de esclarecimento”, afirmou.
Durante a declaração, o ex-prefeito levantou a hipótese de que a divulgação das informações possa ter relação com o cenário político. “É claro que esse vazamento faz com que a gente se pergunte se não tem política por trás disso. Nós sabemos o momento que a gente vive, nós sabemos que estamos na boca de uma eleição, e é muito estranho isso acontecer”, disse.
Neto também explicou que, após a eleição para o governo da Bahia em 2022, passou a dedicar parte do tempo à atividade empresarial, incluindo uma empresa de consultoria que prestou serviços para instituições do mercado financeiro. “Todo mundo sabe que a partir do final de 2022 eu passei a dedicar uma parte do meu tempo e da minha vida à atividade empresarial, momento em que eu não exercia mais nenhum cargo público. Dentre as atividades empresariais está a empresa de consultoria, que tinha alguns clientes no Brasil, dentre os quais estavam o Master e a Reag. Os contratos foram feitos da maneira mais transparente possível, com notas fiscais emitidas, com imposto recolhido e com serviço prestado. Essas duas empresas eram enquadradas dentre as maiores do mercado financeiro nacional, mercado inclusive que é altamente regulado”, afirmou.
Ao comentar sua trajetória política, Neto disse ter tranquilidade sobre sua atuação pública e destacou que não responde a processos judiciais relacionados à sua passagem pela prefeitura de Salvador. “Eu tenho muita tranquilidade porque todas as atividades que realizei foram atividades lícitas, corretas e transparentes. Quem me conhece sabe: passei oito anos na prefeitura de Salvador e posso dizer com muito orgulho que não respondo até hoje a uma ação, a um processo, não houve contra mim nenhuma denúncia de qualquer tipo”, disse.
O ex-prefeito afirmou ainda que seguirá atuando da mesma forma na pré-campanha, não vendo o episódio como possível desgaste. “Essa é a minha história, essa é a minha vida, esse é o meu currículo, esses são os princípios que aprendi com a minha família. Não vai ser a política, a tentativa de intimidar ou a ação dos meus adversários que estão aflitos com o crescimento da nossa pré-candidatura que vai me desviar desse caminho”, concluiu..
Quem mais comemorou a confirmação de que José Ronaldo não aceitou ser vice de Jerônimo Rodrigues foi o deputado Zé Neto. O petista nunca escondeu o desconforto com a aproximação entre o prefeito de Feira e o governador — sempre torceu o nariz e deixava o incômodo escapar quando era questionado sobre o assunto. Agora, com a negativa de Ronaldo, Neto parece ter encontrado um pequeno alívio político. Depois de perder várias disputas para o atual prefeito nas eleições municipais, tem repetido em tom de vitória: “Eu avisei, eu avisei”. Segundo ele, sempre soube que Ronaldo não mudaria de lado e que qualquer esforço para trazê-lo para a base governista seria perda de tempo. No jogo político, às vezes não é preciso ganhar uma eleição para comemorar — basta provar que estava certo.
Bahia /
12 de março de 2026 - 07H 00m
O acesso da BR-324/BA para a BR-110/BA, na saída 574, no município de São Sebastião do Passé, será interditado temporariamente para a realização de serviços de manutenção no pavimento da rodovia. O bloqueio teve início às 21h de quarta-feira (11) e segue até o sábado (14).
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a interdição é necessária para a execução de reparos no trecho que liga as duas rodovias. Durante o período de execução dos trabalhos, os motoristas que trafegam pela BR-324 e precisam acessar a BR-110 devem utilizar o retorno localizado na saída 565, que dá acesso aos municípios de Santo Amaro e São Francisco do Conde.
O DNIT informa, ainda, que o trecho estará devidamente sinalizado e reforça que a medida tem como objetivo garantir a segurança viária durante a realização dos serviços.
Política /
11 de março de 2026 - 18H 30m
O deputado federal Zé Neto (PT) comentou, nesta quarta-feira (11), as especulações sobre uma possível saída do prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo (União Brasil), do cargo para disputar as eleições de 2026 como candidato a vice-governador. Em entrevista à imprensa, o parlamentar afirmou que já esperava a decisão do gestor de permanecer à frente da administração municipal.
Adversários políticos históricos na cidade, Zé Neto já enfrentou Zé Ronaldo em seis eleições municipais. Segundo o deputado, o resultado apertado da disputa de 2024 foi um dos fatores que tornariam improvável uma renúncia do prefeito para compor uma chapa estadual.
“Eu sabia que lá em Feira o prefeito não ia sair para nenhuma aventura dessa, como já aconteceu no passado. Até porque em Feira de Santana ele se elegeu em uma eleição muito apertada. É difícil que ele abandonasse a cidade para ser vice em qualquer chapa fechada”, afirmou.
Durante a entrevista, o deputado também comentou sobre a possibilidade de mudanças no posicionamento político do atual prefeito em relação ao governo estadual.
“E quanto ao caso, se ele vai ficar com a gente ou não, o tempo está mostrando o que eu mais ou menos já espero. Vamos aguardar”, disse.
Zé Neto também falou sobre as discussões dentro da base governista a respeito da formação da chapa para as eleições de 2026, especialmente sobre a escolha do candidato a vice-governador. Para ele, o MDB deve permanecer no grupo político e precisa ser ouvido nas definições.
“Para mim, a chapa está quase pronta. Tem a situação do MDB, que eu pessoalmente acho que a gente tem que ouvir o MDB em tudo. Não vejo por que mudar o MDB. Agora, a conversa tem que ser com o próprio MDB. Eles foram corretos conosco nas eleições do interior, inclusive em Feira”, declarou.
Duas mulheres foram detidas em Feira de Santana, nesta quarta-feira (11), durante uma operação da Polícia Civil que investiga um esquema de comercialização irregular de canetas emagrecedoras na Bahia. A ação integra a Operação Peptídeos, que resultou na detenção de 13 pessoas em diferentes cidades do estado.
Em Feira de Santana, as duas suspeitas foram conduzidas ao Complexo de Delegacias do bairro Sobradinho, onde prestaram depoimento e permanecem à disposição da Justiça. Segundo a polícia, elas devem passar por audiência de custódia enquanto as investigações seguem para identificar fornecedores e outros envolvidos na rede de distribuição dos produtos.
A operação também cumpriu mandados em Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari, além de diligências na capital de São Paulo. Ao todo, foram realizadas três prisões em flagrante e nove por mandado de prisão temporária, além do cumprimento de 57 mandados de busca e apreensão.
Durante a operação, os policiais apreenderam diversos medicamentos, incluindo a substância Retatrutide, que não possui autorização para uso no Brasil. O composto é estudado para tratamento de diabetes tipo 2 e obesidade, mas vinha sendo comercializado ilegalmente para fins estéticos e de emagrecimento.
Entre os alvos das medidas judiciais estão dois hospitais, sete clínicas de estética, uma loja de cosméticos, uma farmácia e diversos imóveis residenciais ligados a profissionais das áreas de saúde e estética.
A Operação Peptídeos investiga a atuação de uma rede estruturada voltada à comercialização clandestina de substâncias utilizadas no tratamento de pacientes com diabetes tipo 2, mas que vinham sendo amplamente divulgadas e vendidas para fins estéticos e de emagrecimento, muitas vezes sem prescrição médica e fora dos padrões sanitários exigidos pela legislação.
Segundo a polícia, os produtos eram comercializados principalmente por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens. As investigações também identificaram indícios de transporte e armazenamento sem controle sanitário adequado, além da venda sem comunicação aos órgãos de vigilância sanitária.
A operação mobilizou mais de 200 policiais civis, além de equipes do Departamento de Polícia Técnica (DPT), da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), da Vigilância Sanitária Municipal de Salvador (DVIS), das coordenações de Polícia Interestadual (Polinter) e de Operações de Polícia Judiciária (COPJ), da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core) e da Polícia Militar da Bahia (PM-BA).
Política /
11 de março de 2026 - 16H 10m
Os congestionamentos registrados na entrada de Feira de Santana, no trecho que liga a BR-324 à avenida Presidente Dutra, foram alvo de críticas durante a sessão desta quarta-feira (11), na Câmara Municipal. O vereador Gean Caverna (Podemos), ao fazer uso da tribuna, cobrou providências por parte do Governo do Estado para melhorar o fluxo de veículos na região.
O edil explicou, na oportunidade, que o local tem se transformado em um gargalo para motoristas que chegam à cidade, com retenções frequentes ao longo do dia. Em alguns momentos, segundo ele, os congestionamentos chegam a atingir cerca de 5 km de extensão.
Gean Caverna recordou, durante a sessão, que o trecho é um dos principais acessos ao Município e funciona como um dos cartões de visita de Feira de Santana para quem chega à cidade. “Peço ao governador Jerônimo Rodrigues, que vem a Feira de Santana constantemente, que resolva essa situação. É um problema que precisa de solução urgente”, afirmou.
Ao concluir a fala, o vereador defendeu que o Governo avalie alternativas para melhorar a mobilidade no trecho e reduzir os engarrafamentos enfrentados diariamente por motoristas que utilizam a via para acessar a cidade.
Política /
11 de março de 2026 - 15H 30m
O déficit de policiais penais no conjunto prisional de Feira de Santana foi denunciado durante a sessão desta quarta-feira (11), na Câmara Municipal. A cobrança foi feita pelo vereador Albino Brandão (PSDB), que pediu providências ao Governo do Estado para reforçar o efetivo na unidade.
De acordo com o edil, a situação foi discutida há poucos dias durante reunião com representantes da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A falta de profissionais estaria provocando dificuldades para o funcionamento da unidade e impactando diretamente o exercício da advocacia criminal.
“O problema tem acarretado grandes dificuldades para o exercício da advocacia criminal, além de prejuízos aos custodiados, que estão tendo direitos cerceados, e aos familiares que não estão conseguindo realizar visitas”, afirmou.
Durante o pronunciamento, Albino Brandão informou que está prevista uma formação de novos policiais penais e solicitou que o governador do Estado e a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) destinem parte desses profissionais para o conjunto penal de Feira de Santana. Segundo ele, a medida é necessária para garantir segurança na unidade, melhores condições de trabalho para os servidores e o funcionamento adequado do sistema prisional.
O vereador também destacou que o número atual de policiais penais está muito abaixo do recomendado. Conforme explicou, orientações do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária indicam uma proporção média de cinco detentos para cada policial penal. Em Feira de Santana, no entanto, a realidade seria bem diferente.
“O conjunto penal da cidade tem mais de 2.000 detentos e conta com menos de 10 policiais por turno. Hoje a média chega a cerca de 200 presos para cada policial penal. Que o poder público tenha um olhar de cuidado com Feira de Santana e destine, com essa nomeação, um número maior de policiais penais para reduzir os problemas enfrentados pela população, pelos advogados e pelos próprios detentos”, concluiu.
Política /
11 de março de 2026 - 14H 47m
O vereador Luiz da Feira (PP) reagiu, durante a sessão desta quarta-feira (11), na Câmara Municipal de Feira de Santana, às críticas feitas pelo líder do governo na Casa, José Carneiro Rocha (União Brasil), após ser chamado de demagogo durante o debate no plenário.
A manifestação ocorreu em meio ao clima de tensão registrado na sessão, provocado pela participação de um representante do bairro Panorama na tribuna livre da Câmara. O morador denunciou dificuldades enfrentadas pela comunidade após as chuvas recentes e cobrou providências do poder público, o que gerou reação entre vereadores governistas.
Ao usar a tribuna, Luiz da Feira cobrou respeito aos moradores da cidade e defendeu o direito da população de apresentar reivindicações no Legislativo. O parlamentar afirmou que tem acompanhado de perto a situação de famílias atingidas pelos alagamentos e relatou o drama de moradores que perderam móveis e bens dentro de casa.
“Eu peço respeito com a população. Eu estive lá vendo crianças alagadas, chorando, pais e mães desesperados perguntando o que fazer. Pessoas acordando três horas da manhã com a água entrando dentro de casa, molhando sofá, geladeira, perdendo tudo. Eu vi isso de perto”, afirmou.
Durante o discurso, o vereador citou bairros que sofreram com os alagamentos e reforçou a necessidade de atenção às demandas apresentadas pelos moradores. “É preciso ter respeito com essas pessoas que estão sofrendo com alagamentos em nossa cidade. Panorama, Campo Limpo, Campo do Gado, Paraúna. Quem está lá sabe o desespero que é acordar de madrugada com a água invadindo a casa”, disse.
Luiz da Feira também rebateu as acusações feitas durante a sessão e afirmou que exerce o mandato de forma independente no Legislativo municipal, ao ser acusado de atuar em benefício do Estado e do Município, com um suposto conflito de interesses..
“Eu peço respeito ao vereador Luiz da Feira. Enquanto eu estiver nesta Casa, eu vou brigar pelo povo. Eu sou empregado do povo de Feira de Santana. Não estou aqui como puxadinho de governo nenhum. Estou aqui para lutar pelo camelô, pelo comerciante, pelo professor, pelos trabalhadores da saúde, da energia e por toda a nossa cidade”, concluiu.
Política /
11 de março de 2026 - 14H 24m
A sessão ordinária desta quarta-feira (11), na Câmara Municipal de Feira de Santana, foi marcada por ânimos exaltados e troca de acusações entre vereadores após o uso da tribuna livre por um representante de moradores do bairro Panorama. O momento acabou provocando forte debate no plenário.
Durante a participação, o representante dos moradores relatou dificuldades enfrentadas pela comunidade após as chuvas recentes, afirmando que o bairro vive uma situação de abandono. Em sua fala, também criticou a atuação do Legislativo municipal, dizendo que os vereadores “não fazem nada” para resolver os problemas da localidade e sugerindo que os parlamentares visitassem o bairro para conhecer a realidade enfrentada pela população.
A declaração provocou reação imediata entre parlamentares e elevou o clima da sessão. Parte dos vereadores interpretou o discurso como uma tentativa de politizar o debate dentro da Casa. O líder do governo na Câmara, o vereador José Carneiro (União Brasil), alegou que a presença do representante teria sido articulada com objetivo de atingir a gestão municipal e fez críticas diretas ao vereador Luiz da Feira.
Durante o pronunciamento, o parlamentar acusou o colega de agir com demagogia e de não assumir uma posição política clara no Legislativo. “Eu não sou demagogo. Nunca fui. Sempre tive lado e sempre assumi minha posição. O senhor, vereador Luiz da Feira, precisa assumir a sua postura. Não tem coragem de se declarar oposição de forma clara e quer agradar a todos. Isso é lamentável. Um vereador precisa ter posição. Eu lamento profundamente que a gente tenha que conviver com esse tipo de postura dentro desta Casa. Quem está na política precisa assumir o que é, e não agir com demagogia”, declarou.
Na sequência, José Carneiro também citou a atuação do vereador em demandas relacionadas ao Hospital Geral Clériston Andrade e elevou o tom das críticas durante o debate.
“Repito, Luiz: o senhor é um demagogo. Eu lamento profundamente que a gente tenha que conviver com pessoas assim, que não são capazes de assumir o que são. É lamentável, é vergonhoso um vereador com essa postura. Está lá no Clériston Andrade, só falta botar uma rede lá para morar. Aí tem medo de perder a boquinha lá e vem para cá”, afirmou.
Futebol /
11 de março de 2026 - 13H 57m
O Conselho Deliberativo do Fluminense de Feira aprovou, por unanimidade, a proposta de atualização do escudo e da identidade visual do clube, durante reunião realizada no Centro de Treinamento Noide Cerqueira. A proposta foi apresentada pela diretoria na terça-feira (10) e recebeu respaldo imediato dos conselheiros.
A iniciativa integra um projeto de reposicionamento de marca do tradicional Touro do Sertão. De acordo com o clube, a intenção é modernizar a comunicação visual, fortalecer a presença digital e ampliar o potencial de atração de patrocinadores.
Presidente do Conselho Deliberativo, Allan Victor Ribeiro, explicou que a atualização busca alinhar o clube às novas tendências de mercado sem romper com a história construída ao longo das décadas. O novo escudo mantém elementos históricos da identidade do Fluminense de Feira, como o touro, símbolo do clube, e as duas estrelas que representam conquistas estaduais.
O desenho também preserva referências à cidade de Feira de Santana, como a Caixa d’Água do Tomba, além de elementos ligados à cultura do sertão baiano. O ano de fundação do clube, 1941, permanece presente na marca. Apesar da aprovação no Conselho Deliberativo, a mudança ainda depende de votação dos sócios, conforme prevê o estatuto da entidade. A assembleia será convocada pelo presidente do clube, Zé Chico.
Segundo o gestor da SAF do Fluminense de Feira, Filemon Neto, a atualização do escudo é considerada importante para posicionar o clube de forma mais competitiva no cenário atual do esporte e do entretenimento. Caso seja aprovada pelos associados, a nova marca passará a representar oficialmente o Fluminense de Feira.
Política /
11 de março de 2026 - 11H 33m
O ex-prefeito de Salvador e vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, confirmou ter recebido R$ 3,6 milhões do Banco Master e da gestora Reag Investimentos por meio de contratos de consultoria firmados após as eleições de 2022. Segundo ele, os serviços foram prestados de forma regular, com contratos formais, recolhimento de impostos e atividades efetivamente executadas.
Os pagamentos ocorreram por meio da empresa A&M Consultoria Ltda., da qual o político é sócio ao lado da esposa. A empresa foi constituída em 28 de dezembro de 2022 e possui capital social de R$ 2 mil. De acordo com dados da Receita Federal, a atividade principal é a prestação de serviços de consultoria em gestão empresarial, além de atuação secundária em atividades de apoio à educação.
Relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras, órgão vinculado ao Banco Central, citado pelo jornal O Globo, aponta que os repasses ocorreram logo após as eleições de 2022, a partir de dezembro daquele ano, e entre março de 2023 e maio de 2024. Conforme o documento, entre junho de 2023 e maio de 2024 a empresa recebeu R$ 1,55 milhão em 11 transferências feitas pela Reag e R$ 1,34 milhão em nove repasses do Banco Master, totalizando R$ 2,89 milhões no período analisado.
A reportagem também recorda que o Banco Master contratou outros consultores e profissionais ligados ao meio político e jurídico. Entre eles está o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, que atuou como consultor da instituição e intermediou um encontro entre o empresário Daniel Vorcaro e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Também prestou consultoria ao banco o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski, cujo contrato previa pagamentos mensais de R$ 250 mil e teria rendido cerca de R$ 6,5 milhões entre agosto de 2023 e agosto de 2025.
Outro acordo citado envolve o escritório da advogada Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. O contrato previa pagamentos de até R$ 129 milhões em três anos para atuação em Brasília, mas foi encerrado após a prisão de Vorcaro e a liquidação do Banco Master.
Em nota enviada, ACM Neto afirmou que criou a empresa após deixar a vida pública e que passou a prestar serviços de consultoria a diferentes clientes, entre eles o Banco Master e a Reag Investimentos. Segundo ele, os trabalhos estavam relacionados à análise da agenda político-econômica nacional e foram materializados em reuniões com equipes técnicas e jurídicas das empresas contratantes.
O ex-prefeito afirmou ainda que, no período em que os contratos foram firmados, não havia qualquer fato que desabonasse a atuação das empresas. “Os serviços por mim prestados não envolveram qualquer tipo de irregularidade e não têm correlação com os temas que se noticia estarem sob investigação”, declarou. Ele acrescentou que os honorários recebidos, os rendimentos declarados e os dividendos distribuídos são compatíveis com os serviços realizados e que os pagamentos foram encerrados após o término dos contratos.
Bahia /
11 de março de 2026 - 10H 58m
O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, por meio da sua Superintendência de Controle Externo, publicou um edital na edição do seu Diário Oficial desta quarta-feira (11/03) com a relação das prefeituras baianas que ainda não cumpriram a exigência do Supremo Tribunal Federal e forneceram informações sobre o recebimento de recursos originários de emendas parlamentares classificadas como “Emendas Pix”, e a aplicação dos recursos. O TCM, por determinação do Supremo, enviou às prefeituras um questionário para colher a informações e proceder a devida fiscalização.
O preenchimento do questionário é obrigatório e as prefeituras que ainda não cumpriram a determinação têm prazo – irrevogável – até a próxima terça-feira (17/03) para o encaminhamento das respostas à Corte de Contas. Um novo link para acesso ao questionário foi encaminhado pela Superintendência de Controle Externo do TCM às prefeituras faltosas, pelo endereço eletrônico institucional cadastrado junto `Corte de Contas pelo prefeito do município.
A iniciativa está alinhada às decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 854, que determinou a obrigatoriedade de maior transparência e rastreabilidade na aplicação de recursos oriundos de emendas parlamentares. Posteriormente, o ministro-relator da ação no STF, Flávio Dino, estendeu o entendimento às emendas apresentadas por vereadores, reforçando a necessidade de controle uniforme em todos os entes federativos.
O levantamento busca identificar se as emendas impositivas estão devidamente regulamentadas, se há normas específicas sobre o tema e se existem mecanismos de controle que garantam transparência e acompanhamento da aplicação dos recursos. Eventuais dúvidas sobre o questionário podem ser encaminhadas ao TCM através do e-mail
questionariodce1dce2@tcm.ba.gov.br ou esclarecidas por meio de contato com os números (71) 3115-4635 e (71) 3115-4487.
Prefeitura convoca empresas e estabelece prazo de 60 dias para regularização de outdoors em Feira de Santana
Empresas de publicidade exterior que atuam em Feira de Santana terão 60 dias para regularizar a instalação de outdoors, painéis eletrônicos e outros engenhos publicitários no município. O prazo foi definido após uma reunião promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais, realizada na tarde de terça-feira (10), com representantes do setor.
O encontro contou com a presença da secretária municipal de Meio Ambiente, Jaciara Costa, e de empresários que trabalham com mídia exterior na cidade. A principal pauta foi o combate à poluição visual e o cumprimento das normas estabelecidas no Decreto Municipal nº 13.746, que regulamenta a exibição de publicidade em outdoors e painéis eletrônicos no município.
De acordo com a secretária, a reunião teve como objetivo orientar os empresários e organizar o setor para que a publicidade na cidade ocorra de forma legal e ordenada. “Essa reunião é de suma importância para que possamos reunir os empresários e organizar a utilização desses painéis eletrônicos e outdoors. A gente percebe que muitas pessoas estão trabalhando de forma aleatória, chegam, colocam suas placas e fazem suas publicidades sem dar nenhuma satisfação. Para ter uma cidade bem organizada, sem poluição visual, é preciso organização”, afirmou.
Durante o encontro, os empresários também foram advertidos sobre a necessidade de regularizar as estruturas já instaladas. A Secretaria de Meio Ambiente concedeu o prazo de 60 dias, a partir desta terça-feira (10), para que as empresas procurem o órgão e iniciem o processo de legalização.
“A partir de hoje eles têm 60 dias para se organizar e procurar a Secretaria de Meio Ambiente, na diretoria responsável pelo protocolo e legalização dos processos. Após esse prazo, começaremos a aplicar multas e outras penalidades previstas”, explicou a secretária.
Na reunião também foi apresentado o conteúdo do decreto municipal que estabelece regras para instalação e funcionamento de outdoors, painéis eletrônicos e outros engenhos publicitários. A norma define critérios como localização, dimensões das estruturas, distanciamento entre equipamentos e a obrigatoriedade de autorização prévia do município, além do pagamento das taxas correspondentes.
O preço da arroba do boi gordo permanece em R$ 350 na região de Feira de Santana, segundo levantamento da Cooperfeira. O valor repete a cotação registrada na semana passada e mantém o mercado no patamar mais alto do ano.
A manutenção desse preço está diretamente ligada à baixa oferta de animais prontos para abate. No Frifeira, frigorífico do grupo Cooperfeira, o volume de abate se estabilizou em cerca de 500 animais por dia, média que se mantém há meses. Mesmo assim, houve novamente compradores que precisaram adquirir gado fora do estado da Bahia para garantir a escala.
Embora as condições de acesso às propriedades tenham melhorado com a redução das chuvas, a oferta continua limitada. As pastagens já começam a brotar em várias regiões e muitos pecuaristas optam por reter o gado no campo para ganho de peso, aproveitando a alimentação natural e evitando custos adicionais com ração e aditivos.
Nesse cenário, quem possui boi pronto para venda encontra comprador imediato, mantendo o mercado firme.
A trajetória de valorização da arroba vem sendo registrada desde o início do ano. Em janeiro, os preços giravam entre R$ 310 e R$ 315, ainda refletindo os efeitos da estiagem no final de 2025, quando muitos produtores anteciparam a venda de animais por falta de pasto. Tomando como referência a faixa de R$ 310, o valor atual de R$ 350 representa uma alta aproximada de 12,9% em 2026.
Com a chegada das primeiras chuvas, na segunda quinzena de janeiro, a cotação reagiu para a faixa de R$ 320 a R$ 325, avanço de cerca de 3% a 5% em relação ao início do ano.
Em fevereiro, com a recuperação das pastagens em várias regiões da Bahia e a redução da oferta imediata de animais, o preço seguiu em alta, passando pela faixa de R$ 330 a R$ 340, até alcançar R$ 350 no início de março, acumulando valorização próxima de 8% apenas em relação ao mês de janeiro.
Os valores divulgados pela Cooperfeira são baseados em informações repassadas por compradores que realizam abate no Frifeira e servem como referência de mercado, podendo oscilar de acordo com a movimentação diária.
O projeto do novo Hospital Municipal de Feira de Santana prevê uma estrutura hospitalar de grande porta para ampliar a oferta de atendimentos especializados na rede pública do município. A unidade contará com três pavimentos, centro cirúrgico, parque tecnológico de bioimagem e enfermaria destinada ao acolhimento de pacientes com transtornos mentais.
O equipamento contará com 110 leitos, sendo 100 especializados e 10 destinados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta, e funcionará de forma totalmente integrada ao Sistema Único de Saúde (SUS). A estrutura hospitalar terá, ainda, oito leitos de observação, enfermarias distribuídas em dois blocos com 96 leitos no total, quatro salas de isolamento, além de oito leitos de UTI e dois leitos destinados ao isolamento intensivo.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, o hospital será voltado principalmente para a realização de cirurgias eletivas e para atendimentos de média e alta complexidade, ampliando a capacidade da rede municipal.
O projeto arquitetônico foi planejado em uma estrutura vertical distribuída em três pavimentos, organizada para garantir maior eficiência no atendimento e na circulação de pacientes e profissionais de saúde. No pavimento térreo estarão concentrados serviços de acesso mais imediato à população, como recepções, atendimento ambulatorial e atendimento imediato. O espaço também contará com área de bioimagem e com o Serviço de Nutrição e Dietética (SND), além de setores de apoio logístico e anexos necessários para o funcionamento da unidade. O parque tecnológico de bioimagem ofertará exames como tomografia, ressonância magnética, ultrassonografia e ecocardiografia.
O primeiro pavimento será destinado principalmente à internação hospitalar, com 50 leitos, além da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), área de patologia clínica, recepção e setores administrativos. Já o segundo pavimento terá mais 50 leitos de internação e abrigará o centro cirúrgico, com duas salas de grande porte voltadas para procedimentos de ortopedia e cirurgia geral, além de setores de apoio técnico.
A unidade também contará com sala de manipulação de nutrição parental na farmácia hospitalar e espaços voltados ao ensino e à pesquisa. Entre as estruturas previstas um espaço destinado a treinamentos e reuniões com capacidade para até 80 pessoas e estacionamento com 60 vagas para carros e 20 para motos.
“O novo hospital representa uma solução estruturante para a saúde pública de Feira de Santana. É uma obra pensada para enfrentar desafios históricos da rede assistencial. Sem dúvida, essa unidade vai ampliar a capacidade de atendimento do município e melhorar o acesso da população aos serviços de saúde”, afirmou o secretário.
Política /
10 de março de 2026 - 15H 45m
Um Dia Municipal da Castração Animal poderá ser criado em Feira de Santana para incentivar ações de controle populacional de cães e gatos no município. O Projeto de Lei nº 218/2025, que institui a data em 4 de outubro, foi aprovado em primeira e segunda discussões na sessão desta terça-feira (10) e segue agora para sanção do prefeito.
De autoria do vereador Galeguinho (União Brasil), a proposta tem como objetivo estimular campanhas de esterilização de animais e ampliar a conscientização da população sobre proteção e cuidados com cães e gatos. De acordo com o texto aprovado, durante o período da data comemorativa o Poder Executivo poderá promover mutirões de castração gratuitos ou de baixo custo, priorizando animais em situação de rua e aqueles pertencentes a famílias de baixa renda.
O projeto também incentiva a realização de palestras, campanhas educativas e atividades de orientação à população em escolas, praças e instituições públicas, abordando temas relacionados à guarda responsável, adoção e bem-estar animal. Além disso, o texto permite a celebração de parcerias com clínicas veterinárias, universidades, organizações não governamentais, protetores independentes e entidades ligadas à causa animal, com o objetivo de ampliar as ações voltadas à saúde e ao controle populacional de cães e gatos no município.
Segundo o vereador Galeguinho, a iniciativa busca reforçar a importância da castração como uma das principais ferramentas para reduzir o abandono de animais. “A castração é uma das formas mais eficazes de controlar a população de cães e gatos e evitar o sofrimento de muitos animais. A ideia é incentivar campanhas e ações que ajudem a reduzir o abandono e promovam mais responsabilidade na guarda dos animais”, afirmou.
A criação da data também pretende estimular políticas públicas voltadas à esterilização de animais e contribuir para a redução do número de cães e gatos abandonados, doentes ou vítimas de maus-tratos nas ruas da cidade.