×
Política / 10 de março de 2026 - 15H 36m

Câmara aprova novo plano para equacionar déficit da Previdência de Feira

Câmara aprova novo plano para equacionar déficit da Previdência de Feira
Foto: Divulgação/PMFS

A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou, na sessão desta terça-feira (10), um novo plano de equacionamento do déficit do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do município. A proposta foi aprovada em segunda votação pela maioria dos vereadores.

De autoria do Poder Executivo, o Projeto de Lei Complementar nº 02/2026 altera dispositivos das leis complementares nº 011/2002, 154/2025 e 161/2025 e institui um plano de amortização para reduzir o déficit previdenciário. A medida estabelece alíquotas extraordinárias mensais que serão aplicadas à administração direta, indireta e também ao Poder Legislativo.

De acordo com a tabela apresentada no artigo 1º do projeto, os percentuais definidos para o equacionamento do déficit serão progressivos: 9,15% em 2026, 13,95% em 2027, 18,69% em 2028 e 23,38% entre 2029 e 2052.

Na mensagem encaminhada ao Legislativo, o Executivo municipal argumenta que a proposta busca garantir a sustentabilidade financeira do regime próprio de previdência dos servidores e adequar o custo previdenciário à capacidade financeira e orçamentária do Município. A gestão também afirma que a iniciativa atende às exigências da Portaria nº 1467/2022 do Ministério do Trabalho e Previdência. O novo plano foi elaborado a partir de uma reavaliação atuarial realizada em fevereiro e aprovada pelo Conselho Municipal de Previdência.

O projeto aprovado também promove mudanças na composição da Diretoria Executiva do Instituto de Previdência de Feira de Santana (IPFS). A estrutura passará a contar com presidente, diretor vice-presidente, diretor administrativo, diretor financeiro, diretor de previdência, diretor controlador e diretor jurídico, todos nomeados pelo Poder Executivo.

Segundo a justificativa da proposta, a reestruturação busca fortalecer a governança do instituto, com melhor segregação de funções e aprimoramento da gestão administrativa e previdenciária. O texto também prevê mudanças no quadro de pessoal do IPFS, com o objetivo de ampliar a capacidade técnica e administrativa do órgão. O plano de equacionamento entrará em vigor a partir do primeiro dia do mês seguinte à sanção da lei. Após a aprovação no Legislativo, o projeto segue agora para sanção do prefeito José Ronaldo.

Feira de Santana / 10 de março de 2026 - 15H 10m

Feira de Santana recebe I Congresso Interdisciplinar de Endometriose e amplia debate sobre diagnóstico, tratamento e qualidade de vida feminina 

Feira de Santana sediará, no próximo dia 14 de março, o I Congresso Interdisciplinar de Endometriose, evento que nasce com a missão de ampliar, aprofundar e qualificar o debate sobre uma das doenças ginecológicas mais prevalentes e, ao mesmo tempo, ainda subdiagnosticadas da atualidade. O encontro será realizado no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e reunirá profissionais de diversas áreas da saúde para discutir o tema de forma científica, prática e baseada em evidências.

A endometriose afeta milhões de mulheres em todo o mundo e tem impacto direto não apenas na saúde física, mas também nos aspectos emocionais, sociais e produtivos da vida feminina. Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 176 milhões de mulheres convivem com a doença globalmente, sendo mais de 7 milhões apenas no Brasil. Apesar da alta incidência, o diagnóstico ainda costuma ser tardio, levando anos entre o início dos sintomas e a confirmação da doença.

Diante desse cenário, o congresso surge como um espaço científico, ético e colaborativo, voltado para a construção de um olhar verdadeiramente integral sobre a endometriose. A proposta é promover atualização técnica, troca de experiências e integração entre diferentes especialidades que atuam no cuidado da mulher.

Idealizado pelas ginecologistas Nathália Lima, Priscila Carvalho e Raissa Peixoto, profissionais que vivenciam diariamente os desafios do diagnóstico e tratamento da doença, o evento responde a uma demanda real da comunidade médica e de saúde da região. A iniciativa também busca posicionar Feira de Santana como um polo regional de discussão científica em saúde da mulher.

A programação do congresso contempla temas fundamentais para o manejo da endometriose, como diagnóstico por imagem, abordagem da dor crônica, critérios cirúrgicos, fertilidade, saúde mental, nutrição e impacto do estilo de vida. Entre os palestrantes está o médico Marcos Travessas, cirurgião ginecológico reconhecido especialmente por sua atuação no tratamento de casos complexos de endometriose e miomas.

O evento também contará com mesas-redondas que promoverão o diálogo entre especialistas, ampliando a discussão sobre decisões terapêuticas e estratégias de cuidado mais integradas.

Realizado durante o Março Amarelo, mês internacional de conscientização sobre a endometriose, o congresso reforça a importância da informação, do diagnóstico precoce e de uma abordagem multidisciplinar para melhorar a qualidade de vida das pacientes.

O encontro é voltado para ginecologistas, cirurgiões, médicos que atuam na saúde da mulher, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, profissionais de educação física, nutrólogos, especialistas em fertilidade, além de estudantes da área da saúde, pacientes e público interessado no tema.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pela plataforma Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/i-congresso-interdiciplinar-de-endometriose/3298891?algoliaID=b7d19613b908693934b225777b6bdbe9&referrer=app.asana.com&referrer=app.asana.com .

Feira de Santana / 10 de março de 2026 - 13H 06m

Cesta básica recua no mês de fevereiro em Feira de Santana, aponta levantamento da Uefs

Cesta básica recua no mês de fevereiro em Feira de Santana, aponta levantamento da Uefs
Foto: Reprodução

O custo da cesta básica registrou queda em Feira de Santana no mês de fevereiro, segundo levantamento do Programa Conhecendo a Economia Feirense: o custo da cesta básica e indicadores socioeconômicos, desenvolvido pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Em comparação com janeiro, a redução foi de 1,28%. No acumulado dos últimos 12 meses, entre fevereiro de 2025 e fevereiro de 2026, a retração chega a 0,73%.

Apesar da queda no valor total da cesta, alguns produtos registraram aumento expressivo de preço. Na comparação com o mês anterior, o feijão teve alta de 16,74%, enquanto o tomate subiu 11,43%, sendo os itens com maiores elevações no período. Por outro lado, também houve redução significativa em alguns produtos. A banana-prata apresentou queda de 14,20%, enquanto o óleo de soja ficou 9,57% mais barato em fevereiro.

O levantamento também analisou o peso das principais refeições no orçamento do consumidor feirense. O gasto médio com o almoço tradicional, composto por arroz, feijão, carne e farinha, representou 38,84% do valor destinado à cesta básica no mês de fevereiro. O percentual é 1,33 ponto percentual superior ao observado em janeiro, quando era de 37,51%.

Já o custo do café da manhã, formado por pão, manteiga, café, leite e açúcar, comprometeu 36,37% do orçamento destinado à alimentação básica, participação inferior à registrada no mês anterior, que foi de 36,95%.

De acordo com o estudo, o custo da cesta básica comprometeu 36,81% do salário mínimo líquido do trabalhador feirense em fevereiro, considerando o valor após os descontos previdenciários. O índice é 0,47 ponto percentual menor que o registrado em janeiro, quando o comprometimento era de 37,28%. Para adquirir os produtos da cesta básica, o trabalhador precisou dedicar 81 horas e 31 minutos de trabalho no mês de fevereiro.

Cultura / 10 de março de 2026 - 12H 43m

Produção de Feira de Santana leva o Feiraguay para festival internacional de cinema

Produção de Feira de Santana leva o Feiraguay para festival internacional de cinema
Foto: Divulgação/PMFS

O longa-metragem feirense ‘Feiraguay’, dirigido pelo cineasta Francisco Gabriel Rêgo, foi selecionado para a Mostra Competitiva Baiana da XXI edição do Panorama Internacional Coisa de Cinema, considerado um dos festivais mais relevantes do país e a principal vitrine do audiovisual produzido na Bahia.

Com 68 minutos de duração, o documentário representa a produção cultural de Feira de Santana no evento e leva para o público um retrato do cotidiano de um dos maiores centros de comércio popular do Nordeste.

Realizado pela Pau Ferro Produções em parceria com o Coletivo Urgente de Audiovisual (CUAL), o filme parte da realidade local para dialogar com um cenário mais amplo. A narrativa mergulha no dia a dia do entreposto comercial Feiraguay e constrói um olhar sobre trabalho, memória e as dinâmicas sociais do interior baiano.

Ao longo da obra, o espaço comercial ganha contornos de paisagem histórica. Entre corredores e bancas, o documentário apresenta o Feiraguay como um território marcado por encontros, circulação de pessoas e diferentes trajetórias de vida, dando voz a comerciantes e frequentadores do local. Atualmente, o entreposto reúne cerca de 650 boxes e registra um movimento médio de mil pessoas por dia.

Para a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Márcia Ferreira, a visibilidade do filme reforça a importância do espaço para a economia local e evidencia o papel das políticas de apoio aos empreendedores. Segundo ela, o Feiraguay se consolidou como um importante polo de comércio e também de atração turística em Feira de Santana.

“O Feiraguay possui uma variedade imensa de produtos e é um entreposto fundamental para o comércio e o turismo. Por meio da SETTDEC, mantemos a atualização cadastral e disponibilizamos treinamentos para capacitar esses empreendedores”, afirmou.

A gestora também destacou a atuação da Associação dos Vendedores Ambulantes de Feira de Santana (AVANFIS), ressaltando que o associativismo contribui para fortalecer a atividade e ampliar as conquistas da categoria.

“O associativismo é uma ferramenta importante para a sustentabilidade desse tipo de negócio. A AVANFIS está presente para apoiar os permissionários, pois, sem a força da associação, os avanços para a categoria se tornam mais lentos”, acrescentou.

O Panorama Internacional Coisa de Cinema acontece entre março e abril, com exibições em Salvador e Cachoeira. As sessões do filme estão previstas para o Cine Theatro Cachoeirano, no dia quinta-feira (27), e no Cine Glauber Rocha, em Salvador, nos dias domingo (30) e terça-feira (1º). Após as exibições, o público poderá participar de debates com a equipe do documentário.

Feira de Santana / 10 de março de 2026 - 12H 15m

Prefeitura lança licitação para construção do Hospital Municipal de Feira com investimento de R$ 260 milhões e contrato de 22 anos

Prefeitura lança licitação para construção do Hospital Municipal de Feira com investimento de R$ 260 milhões e contrato de 22 anos
Foto: Divulgação/PMFS

A licitação pública para contratação de uma Parceria Público-Privada (PPP) destinada à construção do Hospital Municipal de Feira de Santana será publicada pela Prefeitura na edição de quarta-feira (11), do Diário Oficial Eletrônico do Município. O anúncio foi feito pelo prefeito José Ronaldo (União Brasil), na manhã desta terça-feira (10), durante coletiva de imprensa realizada no Paço Municipal Maria Quitéria.

O processo licitatório será realizado por meio de leilão na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, com etapas previstas para os dias 11 e 15 de maio. A empresa vencedora da PPP será responsável não apenas pela construção da unidade hospitalar, mas também pela equipagem, operação e manutenção do hospital.

O projeto arquitetônico e de engenharia foi elaborado pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fespsp) e levou cerca de 10 meses para ser concluído. O investimento estimado para a implantação do equipamento ultrapassa R$ 260 milhões.

Durante a apresentação do projeto, o prefeito destacou que a iniciativa representa a concretização de um antigo projeto voltado ao fortalecimento da rede municipal de saúde. Segundo ele, o município tem ampliado significativamente os investimentos no setor.

“É um desafio e uma ousadia muito grande sonhar com um projeto como este para ser realizado em Feira de Santana”, afirmou o prefeito, ressaltando que o município destina cerca de 35% da arrecadação para investimentos na área da saúde.

O Hospital Municipal será construído na Avenida Maria Quitéria, na área onde funcionava a antiga Associação de Proteção à Infância (API), ocupando um terreno de 13.875 metros quadrados. A estrutura contará com 110 leitos, incluindo 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de centro cirúrgico com duas salas amplas e espaço de treinamento com capacidade para 80 pessoas.

Classificado como hospital de alta complexidade, o equipamento terá atendimento 100% voltado para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A gestão da unidade deverá ocorrer por meio da Parceria Público-Privada pelo prazo de 22 anos.

O hospital também será voltado para a realização de cirurgias eletivas e contará com leitos de retaguarda para pacientes que necessitam de internação clínica. A unidade será equipada com parque tecnológico de bioimagem, possibilitando a realização de exames como tomografia, ressonância magnética, ultrassonografia e ecocardiografia.

Feira de Santana / 10 de março de 2026 - 12H 03m

Tribunal de Justiça mantém passarelas do Colégio Helyos e determina que Prefeitura de Feira conclua regularização

Tribunal de Justiça mantém passarelas do Colégio Helyos e determina que Prefeitura de Feira conclua regularização
Foto: Reprodução

Uma decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), publicada na segunda-feira (9), no Diário da Justiça, manteve as passarelas do Colégio Helyos e determinou que a Prefeitura de Feira de Santana conclua o processo administrativo de regularização das estruturas no prazo de 180 dias, sob pena de multa diária de R$1 mil.

A decisão foi tomada pela Quinta Câmara Cível do TJ. O voto do relator, desembargador José Cícero Landin Neto, foi acompanhado de forma unânime pelos demais magistrados. No julgamento, ele considerou improcedente a ação civil pública movida pelo município e reconheceu a validade do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a prefeitura e a instituição de ensino em novembro de 2021.

O acórdão foi publicado cerca de nove meses após o próprio desembargador ter suspendido a ordem de demolição das passarelas. A demolição havia sido determinada em junho do ano passado pelo juiz Nunisvaldo dos Santos, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Feira de Santana, após ação civil do Ministério Público da Bahia (MP-BA). O pedido foi apresentado oito anos após a construção das estruturas e também solicitava a anulação do TAC.

Ao analisar o caso, o relator entendeu que a sentença que determinava a demolição violava a garantia constitucional da coisa julgada. Segundo ele, o TAC foi firmado após o processo ter transitado em julgado e deve ser interpretado como instrumento de cumprimento da decisão judicial.

“O TAC não foi um ato isolado ou autônomo, mas instrumento de cumprimento da decisão judicial transitada em julgado, visando operacionalizar a regularização determinada pelo Tribunal”, afirmou o desembargador em seu voto.

Landin Neto também destacou que não é possível aplicar de forma retroativa a Lei Complementar Municipal nº 118, de 2018, que trata da construção de passarelas sobre vias públicas. O pedido de licenciamento das estruturas havia sido protocolado pela escola em 2016, quando ainda não existia legislação municipal específica sobre o tema.

Para o magistrado, a demolição seria uma medida desproporcional. Ele ressaltou que a obra passou por perícia e foi considerada segura, além de existir previsão legal para sua regularização. O relator também apontou omissão do poder público municipal ao não analisar o pedido de licenciamento protocolado em 2016 e ao não concluir o procedimento administrativo no prazo previsto.

“A omissão do Município em fiscalizar adequadamente e em analisar tempestivamente os pedidos de licenciamento contribuiu decisivamente para a configuração da irregularidade”, afirmou.

Função social

Na decisão, o desembargador destacou ainda a função social das passarelas, que conectam os prédios do colégio e permitem a circulação de estudantes sem exposição aos riscos do trânsito. Segundo ele, a demolição poderia gerar prejuízos patrimoniais irreversíveis à instituição e comprometer a segurança dos alunos e o funcionamento da atividade educacional.

“Tal medida revela-se manifestamente desarrazoada, especialmente quando existem alternativas menos gravosas e igualmente eficazes para a proteção da ordem urbanística”, registrou.

Defesa da escola

Ao jornal CORREIO, o advogado Tadeu Nogueira, que representa o Colégio Helyos, afirmou que a decisão do tribunal confirma entendimento já manifestado anteriormente pela Justiça. Segundo ele, em 2019 o próprio TJ já havia determinado que o município realizasse a regularização das passarelas. “Não era nem para ter existido essa discussão, mas o promotor entrou com a ação alegando uma questão ambiental”, disse.

De acordo com o advogado, o acórdão reconhece que a questão já havia sido julgada e afasta qualquer possibilidade de demolição das estruturas. Outro ponto destacado foi a inexistência de dano moral coletivo, já que a legislação municipal utilizada como base para o questionamento ambiental foi publicada após a construção das passarelas. “A escola sempre cumpriu as determinações legais e espera agora que o município exerça seu papel e regularize o processo”, afirmou.

Entenda o caso

As passarelas do Colégio Helyos têm cerca de 17 metros de extensão e foram instaladas a aproximadamente nove metros de altura sobre a via pública. As estruturas foram concluídas em 2017.

Na época, a prefeitura afirmou que não havia concedido autorização para a obra. A escola, por sua vez, alegou ter solicitado as licenças mais de um ano antes, sem obter resposta do poder público. Em novembro de 2021, município e colégio firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta. Pelo acordo, a prefeitura concederia as licenças necessárias e a escola financiaria a urbanização da Lagoa do Subaé, em um investimento estimado em R$280 mil.

O TAC foi assinado pelo então prefeito Colbert Martins, além de representantes da escola, da Procuradoria do Município e das secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano e de Meio Ambiente. O documento previa multa diária de R$5 mil em caso de descumprimento. Apesar disso, segundo a defesa da instituição, a prefeitura não chegou a emitir as licenças nem a lançar o edital de licitação para a obra de urbanização da lagoa.

Três anos depois, o Ministério Público da Bahia pediu a anulação do TAC. Em junho de 2025, a Justiça de primeira instância acolheu o pedido, determinou a demolição das passarelas em até 90 dias e fixou indenização de R$100 mil por danos morais coletivos. Após recurso da escola, o Tribunal de Justiça suspendeu a demolição e agora decidiu manter as estruturas, reconhecendo a validade do acordo firmado com o município.

Fundado na década de 1980, o Colégio Helyos é considerado um dos mais tradicionais da Bahia e figura entre as instituições com melhor desempenho educacional do estado. No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, última edição com divulgação de resultados por escola, ficou em segundo lugar no ranking das melhores escolas da Bahia, atrás apenas do Colégio Bernoulli, em Salvador.

Feira de Santana / 10 de março de 2026 - 09H 55m

Feira de Santana reúne competidores de várias cidades na II etapa do Baiano de Ranch Sorting

Feira de Santana reúne competidores de várias cidades na II etapa do Baiano de Ranch Sorting
Foto: Ari Publio

O Clube do Cavalo Ranch, em Feira de Santana, será palco da II Etapa do Campeonato Baiano de Ranch Sorting, nos dias 20 e 21 de março, consolidando o município como uma das principais referências do esporte equestre na Bahia. A competição deve reunir cerca de 100 competidores, distribuídos em cinco categorias, movimentando atletas, criadores e apaixonados por cavalos de diversas cidades do estado.

O evento é aberto ao público, com entrada gratuita, e promete dois dias de muita emoção, velocidade e estratégia na pista. O Ranch Sorting é uma modalidade de apartação de gado praticada em dupla que exige sintonia entre cavalo e cavaleiro, além de precisão e trabalho em equipe, características que vêm atraindo cada vez mais adeptos na região.

Além das disputas, o Clube do Cavalo oferecerá uma estrutura completa para receber competidores e visitantes, com restaurante no local, hamburgueria Primos Burguer, parque infantil para as crianças, telão de LED, proporcionando mais interatividade ao público presente, além de transmissão ao vivo através do canal Agenda do Cavalo no Youtube. 

A expectativa é que a premiação total ultrapasse os R$ 70 mil, reforçando a importância da etapa dentro do calendário estadual e incentivando a participação de competidores de alto nível técnico. Mais do que uma competição, a II Etapa do Campeonato Baiano de Ranch Sorting representa um momento de integração entre esporte, família e tradição rural, fortalecendo o turismo esportivo e movimentando a economia local. A II etapa CBRS 2026  tem o apoio da Prefeitura de Feira, do deputado estadual Angelo Almeida, Feno GVBA, da Unagro, Integral Mix, Ivy Barros, MZ Agropecuária, Cheiro de Fazenda, Zé Chico, vereador Pedro Américo, Haras G8 e Silvio Agra Imobiliária.

Feira de Santana / 10 de março de 2026 - 09H 47m

Clériston Andrade lidera captação de órgãos na Bahia e reforça papel estratégico no sistema de transplantes

O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), mantém posição de destaque no sistema estadual de transplantes e voltou a liderar, em 2025, o número de notificações de morte encefálica e de doações efetivas de múltiplos órgãos na Bahia. Os dados fazem parte do Registro Baiano de Transplantes (RBATX), divulgado pela Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes.
De acordo com o levantamento, o HGCA registrou 121 notificações de morte encefálica, o maior número entre as unidades hospitalares do estado. A unidade também foi responsável por 29 doações efetivas de múltiplos órgãos, liderando o ranking estadual de captação.
O desempenho é resultado do trabalho integrado da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) e da Organização de Procura de Órgãos (OPO) sediada no hospital, responsáveis pela identificação de potenciais doadores, condução dos protocolos e acolhimento das famílias durante o processo de autorização para doação.

Além da liderança na captação de órgãos, o HGCA também aparece entre os hospitais com maior participação nas ações relacionadas à doação de córneas no estado, contribuindo para ampliar o acesso a transplantes e reduzir o tempo de espera de pacientes na fila.

Em 2025, a Bahia contabilizou 1.073 notificações de morte encefálica, que resultaram em 219 doações efetivas de múltiplos órgãos, além de 1.210 doações de córneas. O resultado representa um avanço no cenário estadual de transplantes e reflete o fortalecimento da rede de captação e do trabalho das equipes hospitalares envolvidas.

Outro dado que chama atenção é o papel da OPO Feira de Santana, que registrou 228 notificações de morte encefálica e 42 doações efetivas de órgãos em 2025, consolidando a região como um dos principais polos de captação no interior do estado. Para as equipes do HGCA, os números demonstram o compromisso da unidade com a ampliação da cultura da doação de órgãos e com o fortalecimento da rede de transplantes. O processo envolve desde a identificação precoce de possíveis doadores até o diálogo sensível com as famílias, etapa decisiva para a autorização da doação. A doação de órgãos é um ato de solidariedade que pode salvar várias vidas. Cada doador pode beneficiar diferentes pacientes que aguardam na fila por um transplante, oferecendo novas oportunidades de tratamento e qualidade de vida.
Bahia / 10 de março de 2026 - 09H 18m

Angelo Almeida celebra novo investimento da Papaiz na Bahia com geração de 500 empregos

O grupo Papaiz anuncia novo investimento no estado, na área de logística. A divulgação foi feita nessa segunda-feira (09), durante reunião com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida. A unidade será um consórcio entre a Log Commercial Properties (Log CP) e a Papaiz, na área da antiga fábrica de marca de cadeados vendida ao grupo sueco Assa Abloy em 2015.

“Recebi a notícia com bastante satisfação. Toda a equipe da SDE tem trabalhado nos últimos anos para atrair novos investimentos. Este é o lema do governo Jerônimo Rodrigues: criar um ambiente favorável de negócios para gerar empregos e renda para o povo baiano. Em 2024, fomos surpreendidos com a notícia de que as operações da Papaiz e a La Fonte, da Assa Abloy, seriam transferidas para a cidade de Porto Feliz, em São Paulo. E agora, dois anos depois, temos a excelente notícia desse consórcio entre a Log e a Papaiz, que continuam sendo proprietários da área da antiga fábrica na Estrada de Pirajá. A área logística tem se expandido muito e a demanda está cada vez mais crescente.”, afirma o secretário da pasta.

De acordo com o sócio do consórcio, Paolo Papaiz, a boa notícia chega justamente quando o grupo completa 28 anos desde a assinatura do primeiro protocolo de intenções com o Governo da Bahia. “Viemos pessoalmente anunciar o novo investimento de R$ 50 milhões, com a perspectiva de gerar 500 empregos diretos. Para nós é um orgulho estar de volta à Bahia. Vendemos a primeira operação que nós tínhamos, mas não vendemos o imóvel e agora estamos de volta com este projeto. Percebemos que a parte logística era a coisa mais importante para a Bahia e assim fomos buscar o parceiro ideal. Em breve, vamos disponibilizar a estrutura às margens da BR-324 ao empresariado baiano.”, diz Paolo, que esteve na secretaria acompanhado do diretor da Papaiz, Ricardo Franco.
Feira de Santana / 10 de março de 2026 - 07H 00m

Vereador aponta necessidade de creches para ampliar vagas na educação infantil em Feira

Vereador aponta necessidade de creches para ampliar vagas na educação infantil em Feira
Foto: Divulgação/PMFS

Bairros e comunidades rurais de Feira de Santana necessitam de novas creches para ampliar o acesso à educação infantil no município. A demanda foi encaminhada ao prefeito José Ronaldo (União Brasil) por meio de indicações apresentadas pelo vereador Lulinha (União Brasil), que solicitou a implantação de unidades em diferentes localidades. Cópias das propostas também foram enviadas aos secretários municipais de Planejamento, Carlos Brito, e de Educação, Pablo Roberto, além do superintendente de Operações e Manutenção, João Vianey.

Entre as indicações apresentadas, o vereador pede a construção de uma creche na sede do distrito de Jaíba, com o objetivo de atender crianças da comunidade local e de localidades próximas. Outra proposta prevê a implantação de uma unidade de educação infantil no distrito de Matinha, também justificada pela necessidade de ampliar a oferta de vagas para moradores da região.

O parlamentar também indicou a construção de uma creche e de uma escola no Parque Brasil, localizado no bairro Conceição. Segundo ele, a iniciativa busca atender crianças e estudantes da localidade, que enfrentam dificuldades para acesso a unidades educacionais próximas. Como medida provisória, até a construção da unidade definitiva, o vereador propôs que a sede da Associação do Parque Brasil seja adaptada para funcionar temporariamente como creche.

Outra indicação apresentada por Lulinha da Gente sugere a construção de uma creche ou escola no espaço onde atualmente funciona uma quadra de esportes, na Rua Garanhuns, no bairro Conceição II. De acordo com o vereador, além de ampliar o acesso à educação infantil, as novas unidades também poderão atender famílias que precisam de espaços adequados para deixar as crianças enquanto trabalham.

Feira de Santana / 09 de março de 2026 - 18H 24m

Concurso para professores da rede municipal de Feira tem gabarito preliminar divulgado

Concurso para professores da rede municipal de Feira tem gabarito preliminar divulgado
Foto: Divulgação/PMFS

O gabarito preliminar das provas objetivas do concurso público para professor da rede municipal de Feira de Santana foi divulgado, nesta segunda-feira (9), pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan). O certame oferece mil vagas e as provas foram aplicadas no domingo (8), registrando índice de abstenção de 19,61%.

De acordo com a banca, os candidatos podem consultar o gabarito na área do candidato, disponível no site do Idecan. O prazo para interposição de recursos contra o gabarito preliminar será nesta terça-feira (10) e quarta-feira (11). A publicação dos gabaritos definitivos das provas objetivas, juntamente com o resultado preliminar dessa etapa e o espelho do cartão-resposta, está prevista para segunda-feira (31).

Os recursos contra o resultado preliminar das provas objetivas poderão ser apresentados nos dias terça-feira (1º) e quarta-feira (2) de abril. O resultado definitivo dessa etapa será divulgado no dia 20.

A divulgação do resultado preliminar da prova discursiva está prevista para segunda-feira (5) de maio. Segundo a coordenadora executiva do concurso, Márcia Evangelista, os candidatos poderão apresentar recursos contra esse resultado nos dias 6 e 7 de maio. “O resultado definitivo da prova discursiva será publicado no dia 25 de maio”, informou.

Após essa fase, será publicado no dia 26 de maio o edital de convocação para a prova de títulos. O envio da documentação deverá ser feito entre os dias 27 e 29 do mesmo mês. O resultado preliminar dessa etapa está previsto para o dia 10 de junho.

Os recursos contra o resultado preliminar da prova de títulos poderão ser apresentados nos dias 11 e 12 de junho, enquanto o resultado definitivo dessa etapa será divulgado no dia 24 de junho. O edital de convocação para a avaliação biopsicossocial e para o procedimento de heteroidentificação, incluindo candidatos indígenas, será publicado no dia 25 de junho. As avaliações ocorrerão nos dias 27 e 28 do mesmo mês, com divulgação do resultado preliminar prevista para o dia 1º de julho.

O prazo para interposição de recursos contra essa etapa será nos dias 2 e 3 de julho. Já o resultado definitivo da avaliação biopsicossocial e da heteroidentificação está previsto para o dia 10 de julho. O resultado final do concurso será divulgado no dia 14 de julho. A data de homologação do certame ainda será definida pela organização.

Feira de Santana / 09 de março de 2026 - 17H 57m

UPA da Queimadinha passa por fiscalização da Comissão de Saúde da Câmara

UPA da Queimadinha passa por fiscalização da Comissão de Saúde da Câmara
Foto: Divulgação/Prefeitura de Feira

As condições de atendimento e a estrutura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Queimadinha, em Feira de Santana, foram avaliadas, na última sexta-feira (6), durante uma visita de fiscalização realizada pela Comissão de Saúde da Câmara Municipal. Participaram da agenda os vereadores Lulinha (União Brasil) e Luiz da Feira (PP), membros da comissão.

Durante a visita, os parlamentares percorreram as dependências da unidade, conversaram com médicos, enfermeiros e demais profissionais e acompanharam de perto o funcionamento do atendimento prestado à população. Além de verificar a infraestrutura da UPA, os vereadores também dialogaram com os servidores que atuam na unidade para compreender as principais demandas enfrentadas no dia a dia, identificar pontos positivos e levantar aspectos que ainda precisam de melhorias.

Após a inspeção nas instalações, foi realizada uma reunião com a diretora geral da UPA da Queimadinha, Emanuela Santos Souza, com o diretor médico da unidade, Anderson Ammina, e com a coordenadora geral das UPAs e Policlínicas municipais, Vanessa Sales Braga. Durante o encontro, foram apresentadas e discutidas reclamações, pedidos e denúncias encaminhados pela população por meio da Ouvidoria da Câmara Municipal.

Na ocasião, a diretora Emanuela Santos Souza informou que já existe um projeto para ampliar duas unidades de saúde do município: a UPA da Queimadinha e a UPA da Mangabeira. Atualmente classificadas como Porte II, as duas unidades deverão passar para Porte III.

Com a mudança, cada unidade passará a contar com 19 leitos, serviço de Ortopedia, seis médicos no turno diurno e cinco no período noturno, ampliando a capacidade de atendimento e fortalecendo a rede de urgência e emergência do município.

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Feira de Santana é composta por cinco vereadores. A presidência é ocupada por Lulinha da Gente (UB), a vice-presidência por Jorge Oliveira (PRD), e os demais membros são Luiz da Feira (PP), Zé Curuca (União Brasil) e Eli Ribeiro (Republicanos).

Feira de Santana / 09 de março de 2026 - 17H 52m

Problemas enfrentados por pequenos construtores em Feira serão discutidos em audiência pública

Problemas enfrentados por pequenos construtores em Feira serão discutidos em audiência pública
Foto: Reprodução/Ilustrativa

As dificuldades enfrentadas por pequenos construtores de Feira de Santana na liberação de documentos junto a órgãos da Prefeitura e aos cartórios do município deverão ser discutidas em audiência pública na Câmara Municipal. O tema foi levado à Tribuna da Casa da Cidadania pelo vereador Jorge Oliveira (PRD), que defendeu a necessidade de um diálogo mais efetivo entre o Governo Municipal, os responsáveis pelos cartórios e representantes do setor da construção civil.

De acordo com o parlamentar, a demora nos processos tem provocado prejuízos e ameaça paralisar atividades no segmento. “O certo mesmo é que não se pode deixar Feira parar. Sabemos que os pequenos construtores estão sofrendo muito e quase parando os serviços”, afirmou.

Jorge Oliveira informou que já solicitou uma nova reunião entre o prefeito e representantes da categoria e também apresentou um requerimento pedindo a realização de audiência pública na Câmara para debater o assunto. Segundo ele, apesar de o problema já ter sido levado à agenda do Executivo e de algumas reuniões terem ocorrido com representantes dos cartórios, as soluções ainda não foram efetivadas.

Entre os principais entraves apontados pelos construtores estão a morosidade excessiva na liberação de documentos, exigências consideradas desproporcionais, falta de padronização nos procedimentos e o alto custo dos serviços cartoriais.

Para o vereador, a audiência pública será importante para ouvir os profissionais diretamente afetados, ampliar a transparência e buscar encaminhamentos que possam destravar os processos. “Temos que ver uma forma de se chegar a um denominador comum para que a classe volte a produzir e a realizar o sonho das pessoas que querem adquirir os imóveis produzidos por gente da cidade”, disse.

O parlamentar também alertou que a situação já tem provocado paralisação de obras, atraso na regularização de imóveis e insegurança jurídica no setor. Durante o debate na Câmara, o vereador Galeguinho SPA (União) foi outro que demonstrou preocupação com os transtornos enfrentados pelos construtores. Segundo ele, a emissão do Habite-se pela Prefeitura tem levado entre cinco e seis meses para ser concluída.

O edil relatou ainda ter ouvido casos de construtores com cerca de 15 casas paradas por falta de documentação. “Eles vão parar, porque não têm condições. Primeiro é o travamento nos cartórios. E segundo é o que se refere às questões da Prefeitura”, afirmou, citando a atuação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e dos cartórios terceirizados no processo.

Feira de Santana / 09 de março de 2026 - 16H 28m

Universidade Estadual de Feira de Santana recebe ‘Finep pelo Brasil’

A Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) realizam, nesta quarta-feira (11/3), em Feira de Santana, mais uma etapa do programa ‘Finep pelo Brasil’. A iniciativa busca aproximar do ecossistema de inovação do Nordeste os instrumentos de financiamento, como crédito e recursos não reembolsáveis (subvenção econômica), com o objetivo de ampliar e simplificar o acesso de empresas de todos os portes e setores, cooperativas e instituições científicas e tecnológicas (ICTs) às linhas de apoio oferecidas pela Finep.

O programa prevê uma série com mais de 100 encontros itinerantes que percorrerá as principais capitais e cidades do interior em todas as regiões do país. A agenda reforça a descentralização dos recursos e fortalece o fomento à inovação da região Nordeste, por meio de editais, chamadas públicas e eventos regionais, com recursos voltados à competitividade nacional.

O evento, que será realizado na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), no município baiano, contará com a presença do diretor de inovação Elias Ramos. “O Finep pelo Brasil é uma oportunidade para aproximar empresas e instituições de pesquisa dos instrumentos públicos de apoio à inovação em Feira de Santana e em toda a Bahia. Queremos dialogar, esclarecer dúvidas e construir soluções que impulsionem o desenvolvimento tecnológico, especialmente em áreas estratégicas como saúde, agro, energia e sustentabilidade, buscando o fomento da região em um portfólio mais robusto de instrumentos adequado à realidade local,” comenta o diretor.

*Recursos com foco no Nordeste*

Os recursos são ofertados com taxas bem mais competitivas do que as praticadas pelo mercado, para o desenvolvimento de projetos de inovação que diminuam a dependência tecnológica do Brasil, fortalecendo sua soberania no atual cenário geopolítico global. Na ocasião, a Finep apresentará detalhes dos 13 editais que acaba de lançar, no total de R$ 3,3 bilhões, para propostas de financiamento de empresas de todo o Brasil, a partir do compromisso de fomentar a modernização tecnológica do setor produtivo.

Dentre esses editais está a segunda rodada do programa Mais Inovação, que destinará o montante de R$ 150 milhões em recursos não reembolsáveis (subvenção econômica) exclusivamente para empresas da região Nordeste com faturamento anual de até R$ 90 milhões. O edital também reserva 30% dos recursos especificamente para micro e pequenas empresas com faturamento de até R$ 4,8 milhões.

Com o objetivo de estimular a incorporação de tecnologias 4.0, fortalecer a indústria nacional de bens de capital e reduzir assimetrias regionais, a Finep e o BNDES criaram a Difusão Tecnológica. Esta é uma linha de crédito com aporte de R$ 2 bilhões, prioritariamente focada em empresas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, visando ampliar o acesso ao crédito destinado à modernização do parque industrial brasileiro.

Em linha com a redução das desigualdades territoriais, a Finep abriu novo ciclo de crédito descentralizado do Inovacred para todo o país. Ao todo, foram disponibilizados R$ 1 bilhão para fomentar a inovação e ampliar a competitividade nacional, sendo R$ 300 milhões destinados às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Feira de Santana / 09 de março de 2026 - 15H 43m

Unidades geridas pelo INSV promovem ações especiais em homenagem ao Dia da Mulher

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, as unidades administradas pelo Instituto de Saúde Nossa Senhora da Vitória (INSV) promoveram uma série de ações voltadas ao cuidado, à valorização e ao bem-estar das mulheres. A programação reuniu atividades de acolhimento, informação e momentos de integração, envolvendo pacientes e colaboradoras das unidades.

Entre as iniciativas, as participantes puderam desfrutar de cafés da manhã especiais, apresentações musicais e da entrega de brindes preparados com carinho para marcar a data. As atividades também incluíram rodas de conversa e orientações voltadas à saúde da mulher, reforçando a importância da prevenção, do autocuidado e do acesso à informação.

A programação contou ainda com momentos de embelezamento, como ações de maquiagem e cuidado pessoal, proporcionando instantes de leveza, fortalecimento da autoestima e troca entre as participantes.

Mais do que celebrar uma data, iniciativas como essa fortalecem o vínculo entre as equipes de saúde e a comunidade atendida, além de valorizar as profissionais que atuam diariamente no cuidado da população. Ao promover espaços de escuta, informação e acolhimento, as ações também contribuem para ampliar a conscientização sobre a saúde da mulher e estimular hábitos de cuidado que impactam diretamente na qualidade de vida.

Para o INSV, promover momentos como esse é também uma forma de reconhecer o papel fundamental das mulheres nos serviços de saúde e na sociedade, reforçando o compromisso das unidades com um atendimento cada vez mais humano, próximo e voltado às necessidades da população.

Feira de Santana / 09 de março de 2026 - 11H 21m

Passageiros e motorista são rendidos em assalto a ônibus em Feira de Santana

Passageiros e motorista são rendidos em assalto a ônibus em Feira de Santana
Foto: Reprodução

Passageiros e o motorista de um ônibus do transporte coletivo foram rendidos durante um assalto, na manhã desta segunda-feira (9), em Feira de Santana. O crime aconteceu por volta das 7h, após um homem embarcar no Terminal Central e anunciar o assalto durante o trajeto da linha 013, que segue para o distrito de Ipuaçu.

De acordo com relatos das vítimas, o suspeito se aproximou do motorista nas proximidades da Avenida Rio de Janeiro, próximo a um atacadão, e anunciou o assalto. Cerca de oito passageiros estavam no coletivo no momento da ação. O homem levantou a camisa e mostrou o que aparentava ser uma arma de fogo.

O motorista do ônibus, que preferiu não se identificar, contou à TV Subaé, afiliada da Rede Bahia na região, que o suspeito exigiu que o trajeto fosse alterado enquanto recolhia os pertences dos passageiros. “Pediu para mudar o percurso e começou a saquear os passageiros. Não sei se a arma era de brinquedo, mas a gente não vai duvidar. O importante é a vida. O material a gente consegue de novo”, relatou.

Um dos passageiros afirmou que, inicialmente, não percebeu se tratar de um assalto porque estava usando fones de ouvido. Segundo ele, o suspeito chegou a agredir um homem durante a ação. “Achei que era uma conversa normal com o motorista. Só percebi quando ele começou a pegar o celular das pessoas”, contou.

Ainda de acordo com o passageiro, o assaltante chegou a dizer que não levaria o celular dele. “Ele olhou para mim e disse que eu não tinha cara de ‘caguete’, que não ia levar meu celular. Depois que saqueou todo mundo, voltou e falou para eu entregar para não levantar suspeita”, relatou.

Após recolher os pertences das vítimas, o suspeito pediu para o motorista parar o veículo na Avenida José Falcão, no bairro Baraúnas, e fugiu a pé.
As vítimas foram até o Complexo de Delegacias do bairro Sobradinho, onde registraram a ocorrência. O caso deve ser investigado pela Polícia Civil.

POR RAFAEL VELAME / 09 de março de 2026 - 10H 05m

#FOGUETINHODODIA A decisão de Ronaldo

O prefeito José Ronaldo de Carvalho finalmente disse em voz alta o que, nos bastidores, já era tratado como certo: não deixará a Prefeitura de Feira de Santana para ser vice-governador de ninguém — nem de ACM Neto, nem de Jerônimo Rodrigues. A dúvida agora mudou de lugar. Não é mais se Ronaldo sairia da prefeitura, mas como ele vai se posicionar na eleição. Permanecer no campo tradicional e apoiar Neto? Ou promover uma guinada histórica e migrar para a base do PT? Há quem levante ainda uma terceira hipótese: a neutralidade. Mas essa tese soa frágil. Neutralidade pode servir para político sem base, sem tropa e sem influência. E uma coisa é certa na política baiana: Ronaldo pode até demorar para decidir, mas nunca foi conhecido por jogar parado.

Feira de Santana / 09 de março de 2026 - 08H 29m

Casa do Trabalhador de Feira de Santana realizará seleção com 350 vagas para especialista em atendimento

A Casa do Trabalhador, vinculada à Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), realizará nos dias 10 e 11 de março um processo seletivo para o preenchimento de 350 vagas na função de especialista em atendimento. A seleção acontecerá na própria sede da Casa do Trabalhador, localizada na Rua Desembargador Filinto Bastos, nº 527 A, antiga Rua de Aurora, no centro da cidade.

A empresa responsável pelas contratações é a Atento, que busca profissionais para atuação na área de atendimento. As entrevistas serão realizadas das 9h às 15h, marcando a primeira etapa do processo seletivo.

Para concorrer às vagas, não é necessário ter experiência comprovada. Entre os requisitos exigidos estão ensino médio completo, conhecimentos básicos de informática e boa prática de digitação, além de boa comunicação para o atendimento ao público.

De acordo com o diretor da Casa do Trabalhador, Magno Felzemburgh, a iniciativa representa uma importante oportunidade de inserção no mercado de trabalho para a população. “Essa seleção com um número expressivo de vagas demonstra o esforço da Casa do Trabalhador em aproximar empresas e trabalhadores, facilitando o acesso ao emprego e ampliando as oportunidades para quem busca ingressar no mercado de trabalho”, destacou.

Feira de Santana / 08 de março de 2026 - 08H 22m

SMT orienta motoristas sobre alterações no trânsito durante eventos esportivos e concurso público no domingo (8)

A Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) orienta os motoristas que pretendem circular por Feira de Santana na manhã do próximo domingo (8) a redobrarem a atenção e, se possível, utilizarem rotas alternativas. O órgão informa que haverá mudanças e redução significativa na fluidez do tráfego em algumas vias da cidade devido à realização de eventos esportivos e à aplicação de um concurso público.

De acordo com a SMT, a principal área afetada será a Avenida Maria Quitéria, uma das vias mais movimentadas do município, além de ruas e avenidas do entorno. A recomendação é que os condutores evitem trafegar pela avenida durante o período da manhã, especialmente no trecho compreendido entre a Avenida Presidente Dutra e o viaduto da Avenida Fraga Maia, onde o fluxo de veículos deverá ser mais impactado.

A autarquia informa ainda que todo o trânsito estará devidamente sinalizado, contando com o acompanhamento e orientação de agentes da SMT ao longo do percurso, com o objetivo de garantir segurança tanto para motoristas quanto para participantes dos eventos.

O superintendente da SMT, Ricardo Cunha, reforça a importância da colaboração da população para o bom funcionamento do trânsito durante o período.

“Pedimos que os condutores programem seus deslocamentos com antecedência e, se possível, utilizem rotas alternativas. Nossas equipes estarão nas vias orientando motoristas e garantindo a segurança de todos, tanto dos participantes dos eventos quanto de quem precisa se deslocar pela cidade”, destacou.

Esporte e participação feminina marcam o Dia da Mulher

No domingo também serão realizados dois eventos esportivos de grande porte, que devem reunir atletas e público de diferentes regiões. A programação inclui uma etapa do Campeonato Baiano de Ciclismo de Estrada e uma corrida de rua exclusiva para mulheres, que deverá contar com cerca de 1.500 participantes.

Além de celebrar o Dia Internacional da Mulher, as atividades reforçam a importância do esporte como instrumento de promoção da saúde, incentivo a hábitos de vida mais saudáveis e integração social.

Eventos desse porte também contribuem para movimentar a economia local, impactando setores como comércio, turismo, serviços e gastronomia. Com a presença de atletas, equipes técnicas e visitantes, iniciativas esportivas fortalecem o calendário de eventos da cidade e consolidam Feira de Santana como um importante polo de realização de competições esportivas na Bahia.

A recomendação da SMT é que os motoristas planejem seus deslocamentos com antecedência, respeitem a sinalização e colaborem para que a realização dos eventos ocorra com tranquilidade e segurança para todos.

Futebol / 07 de março de 2026 - 20H 29m

Bahia bate o Vitória de virada, levanta o 52º Baianão e volta a ser campeão invicto após 44 anos

Bahia bate o Vitória de virada, levanta o 52º Baianão e volta a ser campeão invicto após 44 anos
Foto: Reprodução

O Bahia é o Campeão Baiano de 2026. No clássico Ba-Vi que marcou a grande final do estadual, o Tricolor venceu o Vitória por 2 a 1, na tarde deste sábado (7), na Arena Fonte Nova, garantindo o 52º título baiano da sua história.

Com a bola rolando, o Leão saiu na frente ainda no primeiro tempo, com o volante Gabriel Baralhas abrindo o placar. Na etapa final, porém, o Bahia reagiu. Logo no início do segundo tempo, Jean Lucas apareceu como o nome da final. O meia marcou duas vezes e virou o clássico para o Tricolor, garantindo a vitória e o título diante do maior rival.

Com o triunfo, o Bahia amplia sua vantagem como maior campeão do Campeonato Baiano e chega ao 52º troféu estadual. A conquista também quebra dois tabus importantes. O clube volta a levantar o título de forma invicta após 44 anos e conquista o bicampeonato consecutivo, algo que não acontecia há oito temporadas.

Bahia e Vitória voltam a se enfrentar já na próxima quarta-feira (11), novamente na Arena Fonte Nova. Desta vez, o clássico será válido pelo Campeonato Brasileiro Série A e está marcado para as 20h.

Histórico

2019
set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2018
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2017
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2016
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2015
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2014
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2013
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2012
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2011
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2010
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2009
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2008
dez | nov